Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

sábado, 6 de dezembro de 2008

CARTA ABERTA AO DIRECTOR DO REGIÃO CISTER

Foi com alguma perplexidade que li uma Nota de Direcção publicada na contra-capa deste orgão de comunicação social, em 20 de Novembro de 2008.
Fiquei com a nitida certeza que o director do RC, de nome José Ribeiro Vieira, só pode ter escrito esta nota por estar muito, mas muito, mal informado sobre o que se passa no jornal que dirige.
Nem me incomoda que defenda o indefensável, mas incomoda-me muito que o faça faltando à verdade.
Ora na referida nota, este senhor refere textos que postados em determinados blogues (eu tive o cuidado de passar uma ronda pelos blogs de Alcobaça e apenas vi referência a este assunto neste blog) ofendem e caluniam uma "jornalista" do RC - É MENTIRA!
CARTA ABERTA AO DIRECTOR DO REGIÃO DE CISTER
Sr director, dirijo-me a vª Exª, unica e exclusivamente, porque vª Exª já percebeu, decerto, que errou ao ter escrito o que escreveu no nº 796 do RC.
Se vª exª tivesse tido o cuidado de se informar primeiro não teria, decerto, necessidade de estar na posição em que agora se encontra, ou seja, a ver o assunto rectificado na última edição do seu jornal:
"ESCLARECIMENTO"
"1.No jantar de solidariedade para com o escultor António Delgado, em Alcobaça, o militante do PS Portugal da Silveira disse que José Pedrosa, líder da Concelhia socialista, não tinha respondido às afirmações de Gonçalves Sapinho porque, a fazê-lo, seria “na barra do tribunal”.
2.A jornalista responsável pela notícia daquele evento escreveu, a 23 de Outubro, que José Pedrosa iria processar a “maioria PSD” na Câmara, tendo corrigido a informação na edição seguinte, a 30 de Outubro, numa peça em que se pode ler que Portugal da Silveira “assegurou, num evento público, que o presidente da Concelhia ia interpor uma acção em tribunal contra o presidente da Câmara”.
3.Na mesma notícia (dia 30), José Pedrosa desmente a afirmação de Portugal da Silveira de que iria avançar para os tribunais contra o presidente da Câmara, o que pode ser comprovado por gravação áudio da conversa com o dirigente do PS.
4.Com data de 23 de Outubro, é recepcionada no REGIÃO DE CISTER uma carta da militante do PS Lúcia Duarte, solicitando “reparação do erro”.
5.A “rectificação” da incorrecção sobre o “alvo” das intenções judiciais de José Pedrosa já tinha sido feita na edição de dia 30. 6.
Serve este esclarecimento para, em definitivo, encerrar todos os mal-entendidos que se registaram nas últimas semanas entre alguns militantes do PS/Alcobaça e o REGIÃO DE CISTER.
A Direcção"
Quanto a este assunto, da minha parte é um assunto encerrado.
Mas ficou por resolver o resto.
E o resto, caro director prende-se com o que o senhor escreveu em relação aos blogs (e como eu disse na nota introdutória, apenas o meu referiu este facto: http://alcobacacomentaranossaterra.blogspot.com/ - se eu estiver enganada, por favor corrija-me) e a correspondência que fez entre os meus textos e "hipotéticos conflitos partidários".
Não consigo vislumbrar, nas minhas palavras, nada que o possa ter levado a tirar estas conclusões...e, sinceramente, a sua interpretação está muito parecida com a que a sua jornalista, fez ao conseguir ver numa estátua de um pensador, a figura do presidente da câmara (também numa edição do RC).
Por outro lado, diz o senhor que o jornal RC é independente e isento. Eu tenho o direito de lhe dizer que... não o é ! - basta ver os erros em declarações de dirigentes dos partidos de esquerda e o excesso de "graxa" ao poder instituido em Alcobaça.
Também, se fosse isento, o senhor não viria, em nota do director, comentar que sabia existir conflitualidade partidária no interior do Ps (facto que eu desconheço, mas que o senhor parece conhecer muito bem, ao ponto de afirmar ser este o mote para os textos que publico).
Como tem acesso a esse tipo de informação, supostamente, matéria interna do PS?
Não será já, este seu assumido conhecimento de assuntos internos do PS (que reforço, nem sequer conheço!) um sinal de que, afinal, se ouvem vozes de possiveis "sementes de intriga e maldicência" a quem se dá um crédito cego e desmedido?
O senhor aproveita, ainda, esta nota contestatória em relação aos textos publicados no meu blog, para enviar recados ao Ps - Alcobaça - desculpe, mas errou no mensageiro!
,
O meu blog serve para informar e criticar não serve como moço de recados nem do RC, nem do Partido Socialista e, nem mesmo, de "boys for any jobs".
Esses recados, com o devido respeito, deverá Vª Exª enviá-los através da pessoa que, entre alguns cafés e imperiais, se vai servindo, de facto, para lançar informações de dentro do Ps para dentro do RC e se vai servindo da "independência e isenção" do "Região de Cister" para se auto-promover (talvez por não ter outra forma competente de o fazer).
O senhor pode estar solidário com quem quiser, e, como ser humano tem esse direito, desde que, não fuja à verdade e não permita que o façam, no jornal que dirige, colocando em causa escritos, palavras e acções de terceiros, sem sequer se "dar ao trabalho" de os ouvir.
E vai perdoar-me este desabafo mas, o senhor sabe mesmo o que se passa aí por dentro, ou melhor, numa esplanada perto dai?
Vou dar-lhe um conselho - veja, oiça e, depois.... tire conclusões!
Devo recordar-lhe que o seu dever de lealdade deve, em primeiro lugar, ser com a verdade e, depois com a camaradagem com funcionários e, nessa postura, o RC teria bem mais a ganhar.
Seria desejável que ouvisse os ofendidos pelo seu jornal antes de tomar esta atitude. Não o fez!
Mas ainda está a tempo pois, na vida, embora seja dificil ser imparcial, mais dificil parece ser , querer ser justo.
Aguardei, até agora, que vª exª me contactásse para pedir esclarecimentos. Não o fez!
Agora, aguardo uma rectificação do que escreveu em relação aos textos que publico no meu blog (e sinceramente, um pedido de desculpas seria o mais indicado e mais razoável)
Ao dispôr
atenciosamente
Lúcia Duarte