Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Artigo de opinião de Portugal da Silveira no RC de hoje

Faço questão de reproduzir o artigo de opinião enviado por Portugal da Silveira para o semanário Região de Cister.
Foi decerto por falta de espaço (como podem ver é longo demais para artigo de opinião) que um bocado do artigo não foi publicado (o essencial está lá na edição de hoje):


Sr. Director O seu editorial de 12 de Março do corrente ano, serviu já para o referenciar como um Artigo muito bem escrito, na entrevista que dei em directo na Rádio Benedita em 19 do mesmo mês, juntamente com os meus camaradas Lúcia Duarte e José Pedrosa, porque efectivamente, o Partido Socialista está retratado com objectividade, parecendo até, que V. Exª, faz parte deste Partido, tal a certeza com que acertou nas “virtudes democráticas” que se praticam no seu interior.
Do editorial de 9 do corrente mês, escrevo-lhe algumas linhas por não concordar com o que escreveu, não quero dizer, que a sua opinião esteja errada, não está, se o que aconteceu no interior do PS fosse normal, mas não foi, e por não o ter sido, é que lhe vou contar o que se passou, para no final e se assim o entender, corrigir o seu pensamento em relação ao que escreveu “Parecem ter ficado zangados por não ter sido preferido José Pedrosa.
Terão uns e outros as suas razões”. Isto foi o que escreveu, vamos então ver quem é quem, quem tem razão e se o tempo de discussão, neste caso como noutros, terá já terminado! Eu, José Pedrosa e António Delgado, fazíamos parte da lista encabeçada inicialmente por José Acácio Paulino Barbosa.
Durante o seu percurso, este atravessou um período de descrença política e acabou com a sua concordância por ser substituído, por uma fulana de nome Alzira Vicente Mendonça Henriques (useira e vezeira em colocar rótulos nas costas de muitos militantes – o que ela disse do António José Henriques e António Sousa Canha- não o devo divulgar!!!
Alcançado o topo da lista, que era um dos seus verdadeiros objectivos, faltava atingir outro, Presidente da Comissão Política, para poder sorrir de satisfação por ter progredido rapidamente em direcção àquilo que a move dentro do PS, ânsia de subir, subir, subir e fazer uma pausa quando chegar a deputada com a ajuda disfarçada de um fulano que se chama João Paulo Pedrosa, um verdadeiro equívoco político e por sinal Presidente da Distrital.
Esta fulana preparava-se para chegar àquele lugar, passando ao lado da Concelhia, agora como domina o PS com a ajuda de três cavalheiros, já pode ser diferente. Veremos!
Continuando, a certa altura começa com atitudes pouco recomendáveis, tais como mentiras sistemáticas, envolvendo outras pessoas, servir-se delas como se fossem piões ou bonecos, cansei-me, fartei-me e comuniquei-lhe que saía da lista, dias depois pelos mesmos motivos o José Pedrosa fez o mesmo e posteriormente o António Delgado, saímos os três e com a Lúcia Duarte integrámos a lista do Nuno Pereira.
Posso garantir sob minha palavra, que foram precisos pelos menos dois dias, para convencer o José Pedrosa a encabeçar esta última lista. Ouve quem tivesse dito que o José Pedrosa saiu da 1ª. lista por querer ser o líder, nada mais falso se pode dizer de um homem com H e vertical como ele é, pena é não haver mais pessoas com as suas características, o PS seria bem diferente.
Esta lista acabou por vencer as eleições, e nela estavam António José Rodrigues Henriques, Arnaldo Augusto Homem Rebelo e Rui Manuel Dias Alexandre, sendo este o 2º da lista e o porquê de ser hoje o Pres. da Comissão. Política do PS. Estes Snrs. foram eleitos nessa mesma lista, curiosamente ou não, desde a segunda votação, começaram a votar sistemáticamente contra os seus camaradas? eleitos na mesma lista com a maior desfaçatez e o mais á vontade que se possa imaginar resultando de uma crise de valores políticos e éticos,que infelizmente atravessa o Partido Socialista/Alcobaça.
Convém lembrar que nem antes nem depois de eleitos, comunicaram a alguém o que iriam fazer o comportamento altamente reprovável destas três personalidades, contribuíram para a lista que venceu as eleições, com os votos dos militantes socialistas passa a perdedora, e, a que perdeu passa a vencedora. Com a colaboração destes golpista, adultera-se a vontade dos votantes e militantes socialistas.
Estou convicto Sr. Director, que qualquer ser humano, sentir-se-ia envergonhado, por este comportamento ir uma vez mais, contribuir não só para a humilhação do PS como o vai empurrar possivelmente para mais doze anos na oposição, se ao menos tirassem alguma responsabilidade política destas asneiras que são cometidas com um sorriso nos lábios, ainda poderíamos pensar que se tinham arrependido, mas não tiram, porque não são capazes, é mais uma forma de as pessoas os passarem a conhecer melhor e na devida altura eu cá estarei para os lembrar.

Cada vez mais me convenço, que houve um acordo pré-eleitoral entre eles e a lista da fulana, neste momento os três já fazem parte do Secretariado, estou com imensa curiosidade em ver o que resultará da cobrança da traição, imposta por estes personagens de má memória nas listas autárquicas, e a confirmar-se a minha convicção, é a completa falta de vergonha!
Na véspera da escolha do candidato do PS, José Pedrosa tenta mais uma vez um entendimento para que as listas possam aparecer como de unidade, como acontece no PSD, podem andar a esgatanhar-se uns aos outros, para o grande público aparecem como um partido unido.
Reúne com a fulana com José Acácio e José Canha que ficam de dar a resposta no dia seguinte, sabe Sr. Director, que a resposta nem sequer foi dada pessoalmente?
José Pedrosa espera nas instalações do Partido pelo grupo, e a resposta negativa é dada por telemóvel. Depois de mais uma desconsideração, alguém de bom senso e sem precisar da política para nada, aceitava de ânimo leve tanta baixeza contra a sua pessoa?
Obviamente que não e perante os factos, demitiu-se de Presidente da Comissão Política.
Perante o que acabei de escrever, o Sr. Director escreveria novamente o mesmo editorial no que diz respeito ao Partido Socialista? Escreveria que o melhor caminho seria unirem-se em volta do candidato? E sararem as feridas? Mas as feridas políticas não são saradas com pedidos de desculpa? E onde é que esses pedidos andam que ninguém os vê? Eu sou dos que pensam que as feridas por si só não saram, têm é tendência para agravar a sua situação.
Os que passaram e assistiram a faltas de escrúpulos, faltas de respeito, desconsiderações, traições, baixezas etc. não têm direito á saturação e indignação ?
É exactamente neste sentido e por isso, que não me calarei. E para que conste eu acuso as pessoas abaixo descritas, como os novos coveiros do Partido Socialista/Alcobaça 2009 João Paulo Pedrosa – Alzira Vicente Mendonça Henriques - António José Rodrigues Henriques – Arnaldo Augusto Homem Rebelo – Rui Manuel Dias Alexandre Alcobaça,
20 de Abril de 2009
Portugal da Silveira
Agora, tirem vocês as conclusões sobre o que leram, juntando isto ao que vos tenho contado.
Confiar nesta gente para dirigir o concelho ou até mesmo o distrito?

O terreno para o hospital

no tinta fresca pode ler-se:


"A comissão técnica encarregada de estudar a localização do futuro Hospital Oeste Norte deu parecer negativo ao terreno comprado pela Câmara de Alcobaça e aos três terrenos indicados pela Câmara das Caldas da Rainha para a instalação desta unidade hospitalar que irá servir os concelhos do Bombarral, Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Rio Maior, Alcobaça e Nazaré. (...)".
(...)"o principal problema encontrado nos terrenos em causa é a proximidade de linhas de água, o que compromete a construção do edifício, dado que as suas fundações terão de chegar aos 15 metros de profundidade. Outro dos principais problemas detectados com os terrenos propostos pelas duas autarquias prende-se com a necessidade de construção de um heliporto junto ao futuro hospital, o qual requer exigências técnicas difíceis de preencher(...)"
O que vai agora fazer a câmara PSD que, pela voz do seu presidente, este era um investimento necessário.
Mais dizia o presidente que "se o hospital não vier para Alcobaça vende-se o terreno!"
E vende-se a quem senhor presidente?
E se o Psd ganhar as próximas eleições autárquicas, que fará Paulo Inácio ao terreno?
Com a crise que o sector imobiliário atravessa, vende-se o terreno a quem, e pior POR QUANTO?
Alguém pensou nisso antes de se proceder à compra sem que estivessem reunidas garantias de que o hospital viria para o concelho de Alcobaça?
Sr candidato responda: o que vai fazer ao terreno que o seu antecessor comprou por tão alto valor?

terça-feira, 28 de abril de 2009

ESTE BLOG E A SUA AUTORA APOIAM A CANDIDATURA DE JOSÉ LOURENÇO À JUNTA DE PRAZERES

Pois é, caros amigos
Quero publicamente expressar o meu apoio à candidatura de José Lourenço à presidencia da junta de freguesia de Prazeres de Aljubarrota.

Porquê?

porque é um homem sério, um politico honesto e que tudo tem feito para ajudar a desenvolver a freguesia.
Homem atento às necessidades das gentes da sua freguesia, não se escusa a ouvir ninguém e faz tudo o que tem ao seu alcance para tentar resolver as questões.
Se estas não bastassem, há mais duas razões para o apoiar: esteve na linha da frente na luta contra a passagem do tgv e cumpriu 90% do que prometeu no projecto que ele e a sua equipa apresentaram nas últimas eleições.

Politicos assim já existem muitos poucos por isso, é preciso dar valor e apoiar quem trabalha.
É por isso que apelo a todos os amigos da freguesia que estejam no jantar de apresentação da lista, no dia 16 de Maio, pelas 20h na Tabanca- Aljubarrota.
mais informação e marcação para: 933 075 844

Boa caminhada rumo a mais 4 anos de trabalho

Lúcia Duarte

TENTATIVA FRUSTRADA DE DAR NAS VISTAS

Podem até estranhar as criticas, mas não consigo deixar de expressar o que penso das atitudes de alguns politicos, renascidos apenas por causa do recuo do presidente Sapinho na sua candidatura.
No dia 25 de Abril pudemos estar, mais uma vez, num lançamento de um livro de um alcobacense.
Ora já foram lançados muitos mais, já houveram belissimas exposições no mosteiro, no ármazem das artes, e até no posto de turismo.
É normal ver lá, por exemplo, Rogério Raimundo, mesmo não sendo candidato.
Também não é a primeira vez que cruzo com Adelino Granja, até mesmo em tertúlias.
A Paulo Inácio só o vi em missões oficiais (este foi coerente, até mesmo agora que é candidato!).
Agora digam-me lá: já alguém tinha visto em qualquer evento cultural personalidades como António José Henriques, Rui Alexandre, Maria de S. José ou, até mesmo Acácio Barbosa?
Eu não!
Ora parece que o homem acordou para a cultura (pelo menos para isso serviu vir a ser candidato).
Gostei de saber que, depois de se ser candidato as pessoas começam a olhar para o que se passa em Alcobaça, o que, até então, não era prioridade nem necessidade - mudam os tempos mudam as necessidades.
Diga-me lá senhor candidato: o senhor só lá apareceu porque ninguém o conhece, não foi? Apenas mais um dos seus oportunismos politicos com estratégia previsivel....
E já agora, porque se fez acompanhar de mais alguns elementos que nada percebem do que ouviram? Terão eles, no seu mestre entender, passado a ser boas pessoas? O facto de, agora, acompanhar com eles já deixou de ser uma péssima imagem para o partido que representa na corrida à câmara?
E só mais uma perguntinha: já leu o livro? Ou apenas fez questão de estar presente de cravo na lapela para nos recordar que, no tempo do antigo regime, dava jeito o povo ser ignorante em matéria de literatura?
Ah grande Alcobaça que sabe dar à luz grandes homens, mas, infelizmente, também nos fornece actores de tão baixa qualidade.....

segunda-feira, 27 de abril de 2009

ALBORQUES galeria de arte online

recebi um email que me dá muito prazer reproduzir aqui e espero que sigam o link porque vale a pena:

Gostaria de dar conhecimento da inauguração na Alborques Galeria de Arte Online da Exposição Colectiva Online dedicada à Nazaré.

Trata-se de uma exposição com obras de 30 artistas de 12 nacionalidades, contando com pinturas, esculturas e fotografias efectuadas de propositadamente para esta exposição.

Poderá visitar esta colectiva pelo endereço http://www.alborques.com/pages/Nazare_2009.php.

Para qualquer esclarecimento adicional, agradeço o seu contacto.

Desde já agradecemos os comentários e sugestões que possam deixar na galeria, bem como da divulgação que possam efectuar.

Obrigado

João Zarro

www.alborques.com

domingo, 26 de abril de 2009

UMA NOITE DE INSÓNIA




Numa forma agradável de comemorar o 25 de Abril, José Alberto Vasco lançou o livro “uma noite de insónia” no Armazém das Artes.

O livro é dedicado, pelo autor, ao Capitão Fernando Salgueiro Maia que caracteriza como um exemplo único entre os militares de Abril.

A apresentação da obra esteve a cargo de Raquel Romão e a Valdemar Rodrigues.

Raquel Romão dá ênfase ao aspecto familiar e ao facto de, cada vez mais, se estar a esquecer este valor tão importante na vida humana.

Valdemar realça que “a democracia ainda não tem o trabalho todo feito”e que “o 25 de Abril não é, de facto, esse 25 de Abril de hoje”.

Segundo Valdemar, agradou-lhe a dimensão psicológica da obra: o estado de alma de um homem que se vê sozinho e que não consegue ultrapassar essa situação terrível.

Convém dizer que a pessoa sobre a qual José Alberto Vasco se inspirou ainda está viva e por isso, ainda hoje, fazer a história do 25 de Abril é um desafio.

As alusões ao conteúdo da obra aguçaram-me a curiosidade e quis ler o conto antes de escrever algo sobre o seu lançamento.

Fiquei impressionada com a tomada de consciência, por parte de um ex-pide, das acções que cometeu, dos motivos que o levaram a ser delator e, por fim, do facto de acabar sozinho .

A ânsia de “ser alguém” e o extremismo com que defendia o antigo regime levou-o a delatar familiares e amigos.

Mas mais não revelo porque acho que é um conto que todos deveriam ler.

“ Contos da nossa História, o seja lá o que isso for…..”

Lúcia Duarte

Canonização de D. Nuno (RTP)

Mensagem do Presidente da República a propósito da canonização de Nuno Álvares Pereira
26 de Abril de 2009


Hoje é um dia de alegria para todos os Portugueses.
A canonização de Nuno Álvares Pereira constitui um gesto que honra uma das figuras mais marcantes da nossa História, uma figura em que os Portugueses se revêem como símbolo de amor ao seu País, de defesa corajosa da independência nacional, de vontade de triunfar mesmo nas horas mais difíceis.
Orgulhamo-nos com a canonização de Nuno Álvares Pereira, pelo que ela representa de reconhecimento do valor exemplar de um português heróico e ilustre.
Um português que soube também ser humilde, o que o levou a retirar-se do gozo das grandezas mundanas em nome da fé que possuía.
Recordo o seu epitáfio: «As suas honras terrenas foram incontáveis, mas voltou-lhes as costas. Foi um grande Príncipe, mas fez-se humilde monge».
De facto, Nuno Álvares Pereira soube voltar as costas às honras terrenas que conquistara através de feitos heróicos.
Mas não voltou as costas ao seu amor por Portugal, pois foi em nome desse amor que o Condestável comandou tropas em defesa da independência de uma nação ameaçada.
O «forte Dom Nuno», como lhe chamou Camões, é um exemplo para todos nós e, muito em particular, para as nossas Forças Armadas.
Congratulo-me pela canonização de Nuno Álvares Pereira e estou certo de que este gesto ficará inscrito na nossa memória colectiva e será motivo de orgulho e de alegria para todos os que amam o nosso País e a sua história.


NUN'ÁLVARES PEREIRA
Que auréola te cerca?
É a espada que, volteando,
faz que o ar alto perca
seu azul negro e brando.


Mas que espada é que, erguida,
faz esse halo no céu?
É Excalibur, a ungida,
que o Rei Artur te deu.


'Sperança consumada,
S. Portugal em ser,
ergue a luz da tua espada
para a estrada se ver!
(fernando Pessoa)
D. Nuno Álvares Pereira 1360-1431

"Filho ilegítimo de D. Álvaro Gonçalves Pereira, prior do Hospital.
Veio para a corte aos 13 anos, e é armado cavaleiro por D. Leonor Teles com o arnês do Mestre de Avis, de quem se torna amigo.
Adere à causa do Mestre, que o nomeia fronteiro da comarca de Entre-Tejo-e-Odiana.
Foi depois condestável do reino e mordomo-mor.
Recebeu de D. João I os títulos de 3º conde de Ourém, de 7º conde de Barcelos e de 2º conde de Arraiolos.
Professou em1423 na Ordem dos Carmelitas, tomando o nome de Frei Nuno da Santa Maria. Mandou edificar o Convento de Santa Maria do Carmo, em Lisboa,, onde morreu, já com fama de santo.
Desde o século XV que é objecto de culto, o que foi reconhecido pelo Papa, em 1918.
É chamado Santo pelos Portugueses e pelos Carmelitas, e Beato pela restante Igreja"
Bibliografia nº3 pág.168

sábado, 25 de abril de 2009

a minha versão dos factos

Alguns conhecem-me (poucos) outros até julgam conhecer-me (muitos), mas eu posso começar a dar uma ajuda:
Nunca vivi à custa de cargos politicos, fossem eles por nomeação ou por qualquer outro processo.
Não que eu considere isso pouco credivel ou suspeito desde que exercido com dignidade e quando o cargo não serve para fins menos éticos.
Conheço (e infelizmente relacionei-me) com pessoas para quem o posto serve como forma de, mesmo infrigindo algumas leis, se servirem de informações (ao abrigo de sigilo profissional) para, em pré-campanhas, manipularem a informação obtida e darem volta ao texto a seu belo prazer e procurando tirar dividendos politicos - bem, são alguns dos politicos que só conheceram essa escola.....
Como não tenho nada a temer nem a esconder e porque considero que mesmo por injusta que a justiça possa ser (e para isso contribuem as actuações de determinados advogados ?!) às vezes funciona.
Tive, de facto, um processo em tribunal em que "uma minha colaboradora (aliás sócia) era interveniente. A (in)justiça e o facto de não ter meios para fazer frente a honorários com um advogado que fosse escolhido por mim fizeram com que perdesse o processo e tivesse de pagar 60 contos (vejam a gravidade da situação pelo valor da indeminização) mas há qualquer coisa irónica e talvez seja hora de vos contar:
A mesma pessoa decidiu "fazer-me a vida negra" e arranjou gente para fazer uma queixa contra mim na Judiciária de Leiria (podem comprovar lá e se quiserem até assino um documento que vos permita consultar os A.A.). Sabem o resultado da investigação? Ficou provado que eu não tinha nada a ver com isso e acabei como testemunha arrolada pelo MP contra o Autor da queixa.
Claro que umas das pessoas que começou a lançar o boato, agora. é exactamente uma pessoa que está num lugar politico e que teve acesso ao conhecimento da minha situação de desempregada (o que parece ser outro crime - o desemprego) através do seu posto de trabalho e na sua secção e de "uma colega" de uma das representantes legais de uma das partes envolvidas.
Acho que já expliquei o caso mas estarão sempre a tempo de me pedir cópia dos processos em questão porque eu forneço de imediato.
Moral da história: não penses pela cabeça de quem te diz e afirma só o que é verdade. A verdade tem sempre 2 lados - tenta ouvir ambos"
PS: Esta postagem é dedicada a uma falsa ex-amiga

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Breve teremos um novo SANTO em Portugal

Mal vai a memória dos portugueses.

"O Governo aprovou a promoção do tenente-coronel Otelo Saraiva de Carvalho a coronel ao abrigo da lei que estipula a reconstituição de carreiras, disse à Lusa fonte do Ministério da Defesa." (JN)



recordemos:

"FP-25 matam bebé de quatro meses
A família Dionísio já dormia a sono solto, em São Manços, a cerca de vinte quilómetros de Évora, à beira da estrada que leva a Beja. Manuel, a mulher e os dois filhos, um menino de ano e meio e um bebé de quatro meses, ocupavam o único quarto da humilde casa, na rua Gouveia. Pouco passava da meia-noite.



Uma tremenda explosão levantou da cama, em sobressalto, a aldeia em peso.Uma bomba de fabrico artesanal, mas nem por isso menos demolidora, fora colocada na habitação por um ‘comando’ operacional das Forças Populares 25 de Abril – a organização terrorista fundada por Otelo Saraiva de Carvalho, em 1980, que se manteve em actividade até meados da década, quando finalmente foi decapitada pela Direcção Central de Combate ao Banditismo (DCCB), o departamento da Polícia Judiciária especializado na luta contra a criminalidade violenta e organizada.Os terroristas montaram o engenho explosivo – construído à base de amónio e de gasóleo – junto à parede exterior da casa: deram fogo ao cordão lento e tiveram tempo para fugir dali para fora em segurança. A chama lá foi consumindo o cordão até que chegou ao depósito da bomba.



O rebentamento acordou os cerca de 1500 habitantes de São Manços. O estrondo foi tão grande que o coração de uma mulher de 79 anos não aguentou o susto: Rosária Jorge Pereira, que dormia a centenas de metros da bomba, morreu de comoção.Mas o maior horror dessa madrugada de 30 de Março de 1984, uma quinta-feira, abateu-se sobre a família de Manuel Caeiro Dionísio.

A bomba fez um buraco na parede e rebentou mesmo no enfiamento do berço onde dormia o bebé, Nuno, de quatro meses.

Forças Populares 25 de Abril (FP-25) foram uma organização terrorista de extrema-esquerda que operou em Portugal entre 1980 e 1987.
Parte dos seus militantes procediam das antigas Brigadas Revolucionárias. Mataram 18 pessoas, em atentados a tiro e a bomba e em confrontos com a polícia durante roubos a bancos e tentativas de fuga. O julgamento dos seus crimes foi incompleto, por prescrição do processo judicial.
A figura mais conhecida vinculada às FP-25 foi Otelo Saraiva de Carvalho.


Muitos contestam a canonização de D. Nuno que actuou de um modo terrorista no sec XIV, veremos agora os mesmos a contestar a promoção de Otelo Saraiva de Carvalho ou teremos de esperar mais quase 7 séculos para que alguém o faça? Talvez quando a igreja católica decidir canonizar este tenente-coronel.....


Teremos de começar a escolher os terroristas pelo número de pessoas que mandam matar?

Apresentação pública da lista candidata como independente à Junta Prazeres


José Lourenço apresenta o seu grupo de trabalho enquanto candidato à junta de freguesia de Prazeres.
A todos os que queiram contribuir com a sua presença, apresentar ideias, ou simplesmente dar um abraço ao candidato, poderão fazê-lo num jantar que vai ocorrer no dia 16 de Maio na Tabanca, em Aljubarrota.
O jantar conta com a presença da comunicação social regional.
Quem quiser lá estar deverá marcar previamente o seu lugar, o que poderá fazer usando o nº 933075844

Justa homenagem a titulo póstumo

Merecidíssima homenagem a um ex-presidente da junta de Prazeres – Manuel Henriques, que infelizmente já não se encontra entre nós.

O executivo da junta, na pessoa do seu presidente José Lourenço, levou à assembleia de freguesia a proposta de se dar o nome deste grande homem a uma Rua da vila.

A proposta, como seria de esperar, foi aprovada por unanimidade.

Assim, em dia a marcar, haverá uma sessão solene onde será descerrada a placa na rua que, deixa assim, de se chamar Rua da Igreja.

Largo de S. Vicente de Aljubarrota



Ficou bastante agradável o Largo fronteiro à igreja de S. Vicente.
A junta de freguesia, depois de já ter mandado reconstruir o poço medieval que se encontrava destruído devido a um acidente, mandou colocar bancos em pedra ao redor das árvores. Fica assim, mais um belíssimo espaço de convívio de descanso, quer para os habitantes da vila, quer para os peregrinos que por lá passam.

recandidatura de Amilcar Raimundo a S. Vicente de Aljubarrota

Amílcar Raimundo recandidata-se

O actual presidente da junta de freguesia é de novo candidato ao cargo por indicação da comissão politica do Psd- Alcobaça.

Nas próximas edições faremos o rescaldo deste mandato e apresentamos algumas sugestões que, entretanto, nos têm vindo a chegar através de moradores da freguesia.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Juventude socialista? Onde?




Muitos não sabem como funciona a comissão politica do Ps.

Mas, para que se perceba a situação é ridicula:

há eleições para a comissão, aparecem várias listas. Uma ganha mas, a lista perdedora também tem assento (com projectos diferentes, dificilmente se unem em qualquer projecto).

Entram também os vereadores que estejam em exercicio na altura.

E tem de ter 10% dos elementos da Juventude Socialista.

Nesta comissão politica tudo parece ilegal - os estatutos mandam que estejam 3 ou 4 elementos da JS para que as decisões sejam legais.

A Js esteve com lugar na comissão até Junho. Depois, e ai começam as mentiras, a Js disse que a Nacional tinha dado ordens para se atrasarem as eleições. Parece, que, afinal, as eleições não se fizeram porque ninguém quis assumir uma lista.

Então, há alguém, a quem dava jeito que os jovens não votassem, decidiu fazer birras nas reuniões.

O engraçado é que parece que agora TODAS AS DECISÕES DA COMISSÃO POLITICA DO PS-ALCOBAÇA podem ser contestadas porque não cumprem os estatutos do partido.

Mas ninguém fala nisso e ninguém levanta a questão.

Será que isto já estava combinado com a JS para que os perdedores, que aliás tomaram a comissão de assalto, pudessem tomar o poder e dar tachinhos aos amigos?

E que contrapartidas foram dadas aos da JS para entrarem neste jogo?

Finalmente descobrimos que o Ps-Alcobaça se tornou num Titanic, com fracos motores, pessimo manobrador e o capitão será, decerto, o primeiro a abandonar o barco quando vir o resultado das eleições para as autarquias.

Ficámos também a saber que a juventude socialista não existe, portanto, o PS-Alcobaça, já moribundo não terá mamões bebés para os próximos anos.....

Lúcia Duarte

domingo, 19 de abril de 2009

reflexão

Parece que ainda há uma sensação de medo em falar, denúnciar e cobrar promessas politicas.
Talvez porque quem está, nos partidos, em lugares de destaque, já não cumpra os ideais que originaram o seu aparecimento.
Perguntem, por exemplo, aos sociais-democratas o que é a social-democracia ou aos socialistas o que é o socialismo.
Quantos saberão responder?
Mas muitos haverá que sabem de cor como se chega a lugares de topo, a quem se encostar e quais as manobras a cumprir.
Mas pior do que isto tudo são os que na penumbra, afirmando constantemente, que nada querem da politica, vão minando o trabalho dos outros para, mais tarde, aparecerem como Salvadores da Pátria.

A classe politica parece ser a unica via para alguns que vão parasitando nos corredores da ambição.
Luta no terreno? Isso nem sabem o que é, até porque, em momentos cruciais de luta, se vão refugiando no politicamente correcto ou em afazeres profissionais para nunca darem a cara.

Se calhar, nem servia de nada darem a cara porque, na primeira oportunidade, mudavam de ideias porque vislumbravam um tachinho ao longe.

A minha geração foi a que passou pelos primeiros momentos da revolução. Na nossa memória estão ainda as lutas dos nossos pais e dos nossos avós.

Mas hoje, quase a 4 décadas da conquista da liberdade, apercebemo-nos que gerámos monstros da ganância pelo dinheiro e pelo poder, esquecendo os valores que estavam na revolução.

A abertura à Europa, que poderia ter ajudado a desenvolver o país, serviu apenas para que alguns enchessem os bolsos, "borrifando-se para o futuro" e para a enorme crise que ajudaram a criar. Muitos deles, são hoje os que mais cobram soluções....

A escassos dias das comemorações do 25 de Abril, talvez seja hora de pensar se não seria necessária uma nova revolução para tentar endireitar Portugal.

Lúcia Duarte

ah grandes xutos e pontapés!.....

quinta-feira, 16 de abril de 2009

coisas que têm graça, ou talvez não....

Parece que os candidatos a presidentes da câmara municipal continuam surdos.
Claro que se espera que eles façam mais do que ver o que escrevemos nos blogs, mas, se o fizessem, talvez percebessem as ansiedades, as queixas e as denúncias da população.
Eu acabo por ser uma previligiada porque, felizmente, muita gente confia em mim e vai contando o que se passa e o que gostariam de ouvir como resposta da boca de alguns candidatos.
Volto a insistir na triste história do TGV.
Todos conhecemos a postura de Adelino Granja, Paulo Inácio e Rogério Raimundo sobre a matéria.
E Acácio Barbosa? Não consegue responder ao que perguntei no post anterior? Porquê? Estará a documentar-se ou a pedir ajuda a João Paulo Pedrosa e Alzira Henriques?
Espero que, DESTA VEZ ESTEJA A ESTUDAR A MATÉRIA e que depois dê um parecer próprio, sem ter de pensar nos votos que o Ps possa perder ou ganhar.
Será que depois o deixam falar?
Bem, ele disse na comunicação social que nunca se tinha sentido intimidado em dar a sua opinião dentro do partido. Pois, de facto, como nunca teve opinião para dar, ninguém o poderia castrar....
Agora tem a sua deixa - tenha coragem e faça um artigo sobre o que pensa sobre o tgv em terras de Alcobaça e responda ao que lhe foi perguntado.
É este tipo de CANDIDATO NIM que queremos para dirigir o nosso concelho numa altura em que atravessamos uma das maiores crises no concelho?
Pensem bem se vale a pena dar o voto a alguém que mente, que não tem ideias próprias e que é empurrado pelos interesses da federação do Ps (Leiria) e de uma senhora que parece querer chegar a deputada ou, na impossibilidade de conseguir esse tacho, então "bastaria" entrar no Governo Civil de Leiria?
Mas que trio tachista que o Ps arranjou.....
(Ah, aproveitem e coloquem-me um processo disciplinar - isso ajudaria muito a mostrar que existe censura dentro do PS! Não querem aproveitar esta oportunidade?)

terça-feira, 14 de abril de 2009

Acácio Barbosa acordou para o problema do TGV?

O agora candidato à câmara municipal pelo Ps deve ter tido uma noite de grandes pesadelos.
Este Sr (que nunca se viu a lutar contra o tgv em parte nenhuma, aliás, nunca se viu em parte nenhuma mesmo....)lembrou-se agora (e só agora que o Grã Mestre decidiu acelerar as obras de construção do traçado de alta velocidade) que era bom para a sua campanha ser contra a passagem do tgv (por agora.... mas com a velocidade com que muda de opinião....).
O mesmo, ou quase, disse a sua professora, Alzira Henriques (que parece ter esquecido, de repente, a figura que fez na assembleia municipal quando tentou incendiar os deputados do PS, colocando-os "à cabeça do touro" enquanto circulava entre os vips tecendo algumas considerações estúpidas sobre a matéria).
Então, vamos lá fazer como costuma dizer um camarada de partido - "vamos chamar os bois pelos nomes" e talvez o candidato pelo Ps nos consiga explicar algumas coisinhas que parecem pouco claras:

"Eu sempre estive do lado da população nessa matéria" (palavras de Acácio Barbosa na entrevista dada à Benedita FM).

- onde que ninguém o viu? (ele bem diz que só tem cerca de 1,65m mas daria para ver se lá estivesse....) - Esteve na manifestação? E na Benedita? e nas sessões de esclarecimento promovidas pela ATAC?? e nas assembleias municipais quando se debateu o assunto? Assinou a petição feita pelo candidato Paulo Inácio? Foi à assembleia da Républica quando foi falado o tema? Conhece o percurso no terreno? Sabe o que está em causa convivendo com os monumentos, pessoas e bens naturais em causa?

Porque é que nunca se deu ao trabalho de escrever (ou até mesmo falar) qualquer artigo sobre a matéria?

Senhor candidato RESPONDA!

Até lhe faria bem estudar um pouco sobre a matéria, para além de não vir mais tarde a dizer uma série de disparates por desconhecimento do assunto, ainda lhe serviria de cultura geral.
Até seria uma boa tese para um doutoramento, já que, depois de estar (de repente) livre do mestrado, provavelmente também conseguirá encontrar tempo para o tal doutoramento.....

Fico a aguardar a resposta a estas perguntas (mesmo que teime em dizer que não conhece o blog, a sua mestra conhece-o muito bem e, decerto, terá oportunidade de lhe comunicar que estas perguntas aqui estão à espera de resposta.

Bom estudo!

Lúcia Duarte

domingo, 12 de abril de 2009

Refrescando a memória a Acácio Barbosa

Artigo retirado de:
http://ps-alcobacaimprensa.blogspot.com/2008/12/jos-pedrosa-admite-uma-candidatura.html


"10 Dezembro 2008

José Pedrosa admite uma candidatura
José Pedrosa, presidente da concelhia socialista de Alcobaça, admite avançar com uma candidatura à presidência da Câmara Municipal, nas eleições autárquicas de Novembro de 2009.

O socialista deverá apresentar os seus cabeças de lista para a Câmara, Assembleia Municipal, Juntas e Assembleias de Freguesia até ao próximo dia 15 de Dezembro e se até lá nenhum dos cinco nomes candidatáveis ao principal órgão autárquico aceitar o convite da Comissão Política do PS de Alcobaça, o presidente da concelhia admite formalizar a sua candidatura.
Durante a sua tomada de posse como presidente da comissão política do PS-Alcobaça, em meados deste ano, José Pedrosa disse que não faltavam boas soluções ao partido para apresentar às próximas eleições tendo nomeado Leonel Fadigas e Rui Rasquilho como dois nomes candidatáveis.
Rui Rasquilho já se indisponibilizou para a vida política activa."

Então, por onde andava a disponibilidade de José Acácio Barbosa nesta altura?
Não foi ele que disse à rádio benedita FM que estava disponivel desde que aceitou ser o nº 2 na lista encabeçada por Alzira Henriques à comissão politica (Março de 2008).

Este candidato tem memória muito curta. Será que as ideias não são dele e depois, quando sózinho, não se consegue lembrar do que dissera?

Lúcia Duarte

sexta-feira, 10 de abril de 2009

As coisas parece que não mudaram nada no PS

Numa visita aos blogs da região, encontrei em http://alcobaca-e-nao-so.blogs.sapo.pt algumas declarações (feitas em 2007) por um actual elemento da comissão politica do PS (aliás, há bastante tempo....):

"Os partidos políticos como garantes da pluralidade e da participação na vida política deveriam servir de “escolas de formação” dos cidadãos, para uma melhor intervenção na vida politica. Isso não funciona no PS/Alcobaça, que funciona como uma oligarquia antidemocrática.
Como podem os partidos garantir e querer a democracia nas estruturas de governação local ou nacional, se não conseguem reunir e congregar os seus militantes, nem sequer são capazes de ter um funcionamento democrático. Que legitimidade podem ter os socialistas para reclamar posturas democráticas nas autarquias ou nos órgãos de governação, se essa postura democrática não é seguida nas estruturas do PS?"
"E, para se poder representar alguém é preciso conhecer e ser conhecido. Estes actores são desconhecidos do eleitorado, mas também desconhecem os eleitores de quem não são capazes de se aproximarem."
"Mas o PS de Alcobaça apenas precisa de votantes e de figurantes para as campanhas eleitorais."
"Acreditam-se uma alternativa, mas o eleitorado não vê nenhuma alternativa nem nada em que possa confiar."
E continua deixando uma questão muito oportuna mesmo 2 anos depois:
“espelho meu neste partido quem é melhor do que eu?”

sexta-feira, 3 de abril de 2009

ameaçada por dizer as verdades?

Caros amigos que frequentam este blog
acabei de ser ameaçada e destratada da forma mais ordinária possivel. A pessoa era um homem que se referiu ao blog. Ora, como já não postava há muito tempo e, precisamente hoje, o que está contido na postagem anterior saiu na rádio cister, parto do principio que terá sido essa postagem que originou as ameaças.
Garanto que não me vou calar e, a partir de agora, ainda vou estar com mais vontade de contar tudo o que se tem passado e as manobras e jogadas que têm sido feitas quer no Ps-alcobaça, quer nas reuniões da lista perdedora da última votação para a comissão politica.
Se a tentativa era a de me calar, então, resulta exactamente ao contrário: vou abrir a boca!

Lúcia Duarte
militante do Ps e ex-membro da comissão politica

quinta-feira, 2 de abril de 2009

As mentiras de um candidato

Ainda não começou a campanha eleitoral e o candidato à câmara municipal pelo PS já aparece a mentir.
Isto não é sinal de mudança. Muito pelo contrário, é sinal que continuamos a ter políticos que mentem descaradamente.
Ora comecemos pelas declarações por ele prestadas quer na rádio Benedita, quer no jornal Tinta Fresca e, até mesmo, na rádio Cister.
È mentira que, há um ano atrás estivesse disponível para ser candidato. Em conversa com José Pedrosa, o candidato Acácio Barbosa disse que não estava disponível para ser candidato embora não se importasse de ser umas das figuras sujeitas a sondagem. Aliás, o agora candidato (que dizia que a politica era uma nojeira) nem sequer esteve disponível para trabalhar no secretariado da concelhia, o que mostra a vontade de ajudar o PS, quer a unir-se, quer a promover uma candidatura que já era trabalhada, também por ele, quando todos faziam parte da lista encabeçada por Alzira Henriques à comissão politica (estou a falar de há um ano e meio atrás).
Também é mentira que se tenha disponibilizado para ser candidato antes de o actual presidente da câmara ter anunciado, através do presidente da comissão politica do PSD, Paulo Inácio, que não se iria recandidatar.
Ora, a bem da verdade, A entrevista, onde o PSD comunica o facto foi dada a meio da tarde de 20 de Fevereiro e a reunião de militantes do PS teve inicio às 21h 45m do mesmo dia.
Foi já no fim dessa reunião, e por insistência de Alzira Henriques, que Acácio Barbosa se mostra disponível a ser um dos candidatos a candidato.
A provar tudo isto tenho na minha posse a gravação da reunião que o candidato menciona e testemunhos de quem lá estava.
Também é mentira que Acácio Barbosa tenha sido eleito de um modo normal, a menos que se considere normal o que se vem passando dentro do PS na sua concelhia e na Federação de Leiria.
A fazer fé na matemática, Acácio Barbosa nunca poderia ter sido eleito com 27 votos. Dos 36 votantes, 2 não estavam presentes, 5 sairam antes do inicio da reunião, e 3 da Js não poderiam votar. Ainda temos de contar com 2 votos contra e com os votos em branco. Façam vocês as contas.
E também, contrariamente ao que Acácio Barbosa declarou à rádio Cister, até hoje, nenhum dos “dissidentes” lhe chamou, ou sequer insinuou, que ele não seria honesto.
Face a estas mentiras todas, posso agora dizer que o candidato não é politicamente honesto nem verdadeiro.
Que a mudança da classe politica tem de começar por se começar a dizer a verdade e não tentar enganar a opinião pública para se obterem alguns votos.
As manipulações, as manobras de bastidores estão à vista , muito em especial agora, onde todos quiseram entrar para o secretariado – está na hora de distribuir os tachitos e já não há a figura carismática de Gonçalves Sapinho a temer….


Lúcia Duarte
(militante ps)