Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

segunda-feira, 25 de maio de 2009

a ironia da politica

A ironia parece ser a única forma de vermos as ideias dos politicos (e dos que têm a mania que o são) sem que nos dê vontade de chorar.
Felizmente ainda não temos a pide de volta (ou teremos?).
E nada como nos sentarmos tranquilamete a analisar quem nos rodeia e alguns que pretendem governar.
Desculpem a ironia do texto mas prefiro levar a vida a rir mesmo quando eles nos dão motivos para chorar.....

O nosso país é mesmo uma maravilha: belas praias, campos verdes, crianças brincando sem medo de serem raptadas por uma rede pedófila, grandes senhores que são presos por cometerem crimes de branqueamento de capitais, tudo…. Tudo….magnifico!
Mas, felizmente, temos candidatos a cargos autárquicos muito preocupados…. Com as casas de banho do mosteiro de Alcobaça! Imaginem o que seria das pobres famílias cujos elementos perderam os empregos na área da cerâmica se…. Não tiverem um wc condigno no mosteiro…….
Bem, pelo menos vão tendo um candidato que oferece pizzas de maçã nas assembleias municipais…..já não é mau!
Também temos candidatos que querem renovar….o que encontramos: mandatários e braços direitos que são a imagem do passado prepotente e obscuro!
Outros temos, ainda, que consideram que um escultor (gostemos ou não das suas obras) vive apenas do tachismo do pós 25 de Abril e cuja sorte é apenas a de lamber botas a outro da mesma facção . Parece que esse escultor até roubou ideias de outros…. Será?
Bem, sempre é melhor que passar a vida a falar da única obra que se lhe conhece e que parece foi colocada na prateleira.
Talvez o pretenso candidato a uma assembleia duma terra que considera de “gente ignorante e sem qualquer cultura” vá colocar a dita na rotunda em frente à câmara…. Quem sabe!....
Eu estou de acordo! Adoro maçãs! Bem, se forem nacionais porque eu não sou daquelas que acha que só o que vem de além fronteira é que é bom mas que depois vou querer governar o aquém….
Mas temos mais….Temos uns Mercedes que andam a circular e que parece serem oferta de construtores (dizem as más línguas!), uns agricultores descontentes lá para os lados do Bárrio (também dizem as codrilheiras), temos uns comerciantes que deveriam estar satisfeitos porque não têm clientes mas têm um passeio que se quer que seja pedonal, temos o pessoal de Aljubarrota e da Benedita que não quer o tgv mas que só têm esta atitude porque são contra o desenvolvimento (?!) do país e contra a aproximação à desenvolvidíssima Espanha.
Bem, temos de tudo um pouco!

Afinal, de que se queixam os alcobacenses? Breve terão tgv (e podem pirar-se rapidamente para Espanha), maçãs com fartura e qualidade a entupirem as gargantas, um belíssimo deserto em frente ao mosteiro, uma sauna no areal, vereadores a passearem de Mercedes…..esqueci alguma coisa?

Vá lá caros alcobacenses, não sejam ingratos – eles querem o vosso voto – por favor não se esqueçam de votar neles!.....

Viva a politica ironicamente europeia!

sábado, 23 de maio de 2009

um email muito estranho

Recebi , provavelmente como reacção a uma das minhas postagens de hoje (os novos politicos ou apoio a candidaturas) um email, por parte de um elemento da comissão politica do Ps - Alcobaça, advogado de profissão e membro do conselho juridico da Federação de Leiria do PS, de nome Arnaldo Rebelo
Estranhando o conteúdo vou aqui reproduzi-lo, bem como a resposta que lhe enviei. Fica à consideração dos leitores deste blog o juizo sobre os conteúdos:

2009/5/23 Arnaldo Rebelo
A UNICA PESSOA HONESTA E DETERMINADA QUE DEVE SER E MERECESE PRESIDENTA DA CAMARA É A CONHECIDA PADEIRA DE ALJUBARROTA--LUCIA DUARTE-- PARA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DEVE SER O MESTRE CARPINTEIRO ANTONIO DELGADO


aqui fica a resposta:

caro camarada
Começo por estranhar a ironia e, desculpe, mas também estranho os erros ortográficos num advogado de renome.
Se quer dar recados à padeira deverá dirigir-se à estátua que está na praça principal da vila e aí, sim, propor-lhe ser candidata a PRESIDENTE da câmara.
Ao referir o meu nome devo esclarecê-lo do seguinte:não é hoje, nem nunca foi, minha intenção ser candidata a coisa nenhuma e uma coisa posso garantir-lhe: nunca usaria métodos que, alguns politicos usam para serem candidatos seja o que for.
Felizmente, esses são os eternos perdedores que nunca conseguiram ser eleitos para nada e, onde se metem até fazem baixar a percentagem de votos obtidos.
Se era isto que queria ouvir, então está dito. è que eu "também gosto de chamar os bois pelos nomes".
O camarada poderia ter colocado o comentário directamente no blog porque eu não uso de censura mas, decerto, isso iria piorar a sua imagem, não era?
É que, ao contrário de mim (que dou a cara publicamente pelas minhas ideias), o caro camarada escreve através de email particular para que os eleitores não saibam a sua opinião.
Pela parte que toca à Lúcia Duarte, posso garantir-lhe que não vai ser um entrave à sua candidatura a presidente de câmara ou de assembleia (conforme já soa em toda a cidade)
Se quer dar recados ao camarada António Delgado também se deve dirigir a ele e não a mim.

Com a maior educação possivel
atenciosamente
Lúcia Duarte

Apoio a candidaturas

ESTE BLOG E A SUA AUTORA APOIAM AS SEGUINTES CANDIDATURAS:
CÂMARA MUNICIPAL: JOSÉ CARVALHO PEDROSA
ASSEMBLEIA MUNICIPAL: ISABEL GRANADA
JUNTA FREGUESIA PRAZERES: JOSÉ LOURENÇO
A TODOS DESEJO UMA BOA CAMPANHA, RECHEADA DE DEBATES POLITICOS E BOAS IDEIAS PARA OS CARGOS A QUE SE CANDIDATAM


LÚCIA DUARTE

os novos "politicos"

Os partidos políticos são cada vez menos o meio de luta pela democracia.
Criou-se uma classe de políticos tachistas que se servem dos nossos votos apenas para beneficio próprio.
As necessidades da população são esquecidas. Cada vez mais gente no desemprego e mais gente a viver em condições bem piores do que no tempo do fascismo.
Gera-se um clima de medo porque as pessoas começam a perceber que há um grande controlo da comunicação social e uma total manipulação da informação, de forma a intoxicar as mentes dos menos atentos ou dos pior informados.
A justiça não funciona e começam os julgamentos em praça pública. A paciência e a tolerância do povo estão a esgotar.
Claro que a culpa é de todos nós que temos sido demasiado permissivos com esta classe de políticos que não nos servem mas que se servem de nós.
Muitos nem nasceram para a politica mas acham que ali pode estar um futuro promissor. Muitos olham para os cargos governativos como uma forma de se tornarem conhecidos, normalmente, é o caso de quem não tem sucesso em nada do que faz (talvez até porque não façam o que gostariam de fazer).
O triste é que, em primeiro lugar, antes de aceitarem cargos (que na maioria das vezes se colocaram a jeito para serem convidados) fazem as contas para perceberem se vão tira mais-valias financeiras e, só depois, perguntam qual é o projecto.
Outros há que ( a lembrar aquele jogador que, de repente, diz que nasceu benfiquista só porque lhe deram uma oportunidade nesse clube) de um dia para o outro descobrem que "têm uma verdadeira paixão" pela sua terra natal, quando, na verdade, passaram a vida a fazer comparações com outras cidades ibéricas e criticando tudo e todos quantos se têm dado de corpo e alma ao trabalho.
Claro que as criticas são necessárias, quando construtivas e, quando se têm ideias concretas e realistas para colocar à apreciação dos demais, quando não se tentam impor as suas próprias ideias e se consideram que são as únicas válidas, quando se consideram donos de toda a verdade e de toda a sabedoria.
Lendo jornais, vendo os noticiários televisivos ou, muito simplesmente, olhando para o nosso lado, encontramos (infelizmente) este tipo de pessoas que, fingindo nunca querer qualquer cargo politico,vão trabalhando na sombra para o obter.
Longe vai o tempo em que se lutava por ideais e depois se entrava na politica para os defender. Hoje, entra-se na politica primeiro e tendo em mente os ideais financeiros e a ânsia pelo poder.
Cada vez me desiludo mais com os políticos que temos e, principalmente, com os que vão aparecendo, jogando sistematicamente em todas as frentes, até que lhes seja proposto um tacho qualquer.
De qualquer forma, é meu dever apelar ao voto, mesmo que seja para o tornar nulo. É a nossa única arma para mostrarmos o descontentamento com os que estão e, ao mesmo tempo, darmos um alerta para esta classe de oportunistas que estão a aparecer em época de eleições.

terça-feira, 19 de maio de 2009

mais uma forma de desviar as atenções da população

Vai haver sessão pública sobre o PP da Cova da Onça e a Gala da Universidade de Coimbra no mesmo dia 22 Maio às 21h.

Mais uma vez a câmara municipal arranja uma forma de estar pouca gente a contestar, ou simplesmente a ser informada, sobre uma das obras com que pretende comprometer o próximo elenco camarário.

Bem, se o psd ganhasse as eleições o GRANDE SENHOR DAS OBRAS PÙBLICAS já estaria com metade do trabalho feito.

Mas vamos lá colocar a hipótese (aliás mais que certa) de que o povo de Alcobaça está farto deste sapinhismo: como fica o próximo presidente nesta situação?

O psd, pela boca de ferreira Leite, criticou o Ps de ter assinado obras num mandato anterior que obrigavam o seguinte a cumprir.
Parece que os psds de Alcobaça estão a fazer bem pior porque estão a comprometer o cencelho por bem mais do que um mandato.

Eu até tinha esperança que o candidato do Psd conseguisse "arrumar a casa" mas, agora, sabendo que o Sapinho é o seu mandatário? E que o vereador Herminio é o nº 2? Só se renova a cara do presidente.... se lá chegar!

e então, muda-se a data da sessão pública ou muda-se a data da gala da universidade?
ou continua a desviar-se as atenções?

O mercado municipal

Há anos que o mercado municipal necessita de uma solução urgente mas, como tudo o que é urgente, neste concelho, também este tema tem sido esquecido.
As bancas, onde podemos ver os tão necessários vendedores de frutas, legumes, carnes, peixes, flores, pão, etc, são es+aços pagos por estes trabalhadores que nos trazem o produto do seu trabalho.
O facto de o presidente da junta (e seu elenco) não terem necessidade de fazer compras neste mercado, leva a que não se apercebam do estado degradante em que o edificio se encontra.
Apenas em época de campanha eleitoral, e porque lhes dá jeito visitarem os mercados para angariar votos, entram nos mercados e, até só o fazem numa correria que lhes permita ter visibilidade.
Mas os vendedores e os clientes têm de o fazer semanalmente.
No caso do nosso mercado até chove dentro do edificio, as casas de banho metem medo e o espaço fisico já não chega para as necessidades.
à entrada e nas zonas circundantes ao mercado, dezenas de vendedores ambulantes expõem os seus produtos sem sequer pagar impostos ou pagar o terreiro.
O parque de estacionamento acaba por ter carrinhas a vender ilegalmente e a ocupar o espaço de quem quer estacionar para fazer as suas compras.
Alcobaça necessita que se crie urgentemente um espaço condigno à venda destes produtos; que se mantenha o tipo de mercado tradicional mas com condições para quem compra e para quem vende; que todos (mas todos), tendo as condições necessárias, tenham de pagar uma verba que ajude a manter as instalações; que o espaço de mercado tenha, também, um parque de estacionamento que permita o livre acesso ao mesmo; que se faça um acordo com os serviços de transportes para que haja, regularmente veiculos a transportar os clientes até bem perto do mercado.
Alcobaça necessita que se olhe para esta necessidade com maior urgência do que se olhou, por exemplo, para a compra de terrenos que de nada vão valer para o concelho.
Alcobaça necessita que se olhem para as prioridades com os olhos da população e não, como até agora, com os olhos dos interesses de alguns....

sábado, 9 de maio de 2009

Como se pode descer tanto politicamente...

O Armazém das artes, para além de belissimas exposições, tem brindado os alcobacenses com colóquios e tertúlias sobre os mais variados temas.
Hoje foi o Dr Rui Rasquilho o orador da semana.
Falou-nos sobre as conquistas no norte de África nos séculos XV e XVI.
Mas não é sobre isso que vos quero falar.
Voltei a achar engraçado como, de novo, os socialites socialistas voltaram "ao ataque". Todos de novo juntinhos para aparecer na comunicação social e para o povo os ver.
Claro que a conquista para além-mar dos nossos antepassados me fez pensar na forma como estes elementos da comissão politica do PS, e até os candidatos à assembleia municipal e à câmara (ainda estou a falar dos socialistas) se comportam nesta pré-campanha.
Senão vejamos:
Os portugueses conquistam o Norte de África por razões económicas, sociais e de poder. Estes socialistas também tentam alcançar os votos dos eleitores pelas mesmas razões.
Foi então engraçado pensar neles de espada na mão, lá do alto das suas licenciaturas, a tentarem passar um "atestado de estupidez" aos alcobacenses.
Se ouvissem os comentários de corredor talvez tivessem mais juizo e mudássem de táctica.
Ir a um colóquio sobre os interesses económicos do país fazer-lhes-ia muito bem mas, mostrar cara de enfado e de total alheamento sobre o tema só nos demonstrou a classe de candidatos que se consideram "alternativa" (embora não expliquem bem a quê!).
Mas há uma coisa em que estes senhores podem ser bem aproveitados:
Imaginem que vão dar uma festa e estão com medo de ter pouca gente a aderir.
solução: enviar convite para a concelhia de Alcobaça do Ps e eles vão todos encarreirados.
Eu agora estou a interrogar-me: Será que aquele grupinho vai marcar presença no encontro gay que se vai realizar no mercobaça mais logo? Olhem lá, deveriam ir, eles também votam!
Aproveitem agora que o o chefão até dá a homosexualidade como bandeira para as próximas eleições.
Então meus amigos, já sabem.... quando precisarem de figurantes para uma festa ou para um espectáculo convidem os candidatos`do Ps à assembleia ou à câmara ( não se preocupem que eles levam sempre companhia).

quinta-feira, 7 de maio de 2009

José Pedrosa

acho oportuno voltar a falar do cidadão José Carvalho Pedrosa.
Vou fazê-lo recordando um artigo que coloquei neste blog em Abril de 2008:

Quinta-feira, Abril 03, 2008
È DE LOUVAR – 34 ANOS A SERVIR ALCOBAÇA!

Fez, precisamente no dia 1 de Abril, 34 anos (1974) que o conhecido Dr Pedrosa veio para Alcobaça.
Um homem de valor que serviu o nosso concelho como poucos o fizeram.O seu carácter humilde e humano, o profissionalismo e o amor e dedicação às causas da nossa terra tornam-no um homem respeitado e amado por todos.
Em 1977 torna-se sócio fundador (sócio nº 1) do Clube de Natação de Alcobaça.Pertenceu aos quadros do Hospital da Misericórdia que vem, mais tarde a ser estatizado.Entre 81 e 86 foi presidente da comissão instaladora do Hospital de Alcobaça.
Nessa altura, recorde-se, Alcobaça via nascer os seus filhos na Nazaré e é este homem que, em apenas 6 meses, fruto de muito trabalho e persistência, consegue abrir uma maternidade no nosso hospital, para que todos os filhos de Alcobaça pudessem nascer na sua verdadeira terra.Mas a actividade do Dr Pedrosa não fica por aqui – é conhecido o seu lado humanitário e a ajuda que dava aos mais necessitados no campo da saúde.
È entre 82 e 85 que exerce as funções de vereador na Câmara Municipal de Alcobaça. De 1985 a 1989 esteve na Assembleia Municipal.
Em 89 esteve como vereador da cultura e como substituto do presidente de câmara.Desenvolveu diversos trabalhos em prol da cultura, do desporto e na prevenção e combate à toxicodependência.
Entre vários projectos contamos com a primeira geminação de Alcobaça com Tarouca.No desporto, é com ele que se começam a dar os primeiros subsídios camarários.
Em 94 passa a vereador das obras particulares e elabora o PDM. Lança-se o Procom (em conjunto com o arquitecto Ferro).
È também em 94 que se torna presidente da Fundação Maria Oliveira onde esteve até 2002. Também aqui fez obra !- elabora novos estatutos para a Fundação, constrói-se o actual edifício, surge o centro de dia, o apoio domiciliário, a creche, o infantário, os tempos livres e uma unidade para acamados.O lar aumenta a capacidade de camas de 65 para 80.
Consegue bons acordos com a segurança social. Consegue um acordo para obter uma boa parcela de terreno (contíguo ao edifício da fundação) permitindo a sua ampliação e a criação de novas actividades.Durante o seu mandato na Fundação criam-se 50 novos postos de trabalho e aumenta-se a receita anual em 5 vezes.
Concilia toda esta actividade com os cargos que, entre 96 e 2000 exerceu no Ginásio Clube de Alcobaça (presidente da Assembleia-geral, vice-presidente e presidente) e é nesta altura que o estádio se torna relvado.
È este o Homem que ainda luta por Alcobaça e que acaba de vencer as eleições para a concelhia do Ps, na procura da unidade do consenso e do trabalho entre todos os militantes, como sempre o fez em todos os lugares onde exerceu a sua actividade profissional.
É a este Ser Humano que queremos hoje prestar a nossa singela homenagem pelo seu percurso profissional, cívico, humano e político.
E, como ao lado de um Grande Homem está sempre uma Grande Mulher – o nosso muito obrigado aos dois por tudo o que têm feito por Alcobaça!

José Pedrosa disponibiliza-se para ser candidato


Segundo o Região de Cister de hoje Pedrosa disponibilizou-se para encabeçar uma lista de independentes à Cãmara municipal de Alcobaça.

Segundo a mesma fonte, a concretizar-se a candidatura, irá ter uma lista de candidatos à assembleia municipal também.


Segundo informação recolhida José Pedrosa irá hoje dar uma conferência de imprensa pelas 18h.


Leiam mais informação no RC desta semana.


quarta-feira, 6 de maio de 2009

DENTRO DO PS NADA MUDA E NEM OS ARTISTAS SE TRANSFORMAM

Em edições antigas do jornal regional Região de Cister podemos encontrar artigos deveras surpreendentes se tivermos na memória episódios recentes da vida do PS-Alcobaça.
Desta vez vou-vos transcrever algumas frases de um artigo de opinião de António Gonçalves, publicado em 23 de Dezembro de 2004:

"O Partido Socialista de Alcobaça não foge à regra, embora há uns anos a esta parte a variação oscile, não entre altos e baixos, mas sim entre baixos e menos baixos." - e agora? poderá estar mais em baixo?

(...)"Recentemente o presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Alcobaça, contrariando directrizes nacionais, fez-se eleger dentro deste órgão como o próximo candidato do partido à Câmara Municipal de Alcobaça. Seria um acto lícito não fôra o facto de estar eivado de algumas nuances inquinadoras do que é comum considerar um processo límpido e transparente(...) - A diferença para o que aconteceu no processo partidário entre 2004 e 2009 foi apenas o facto de não ter sido o presidente da concelhia a ser "empurrado" porque as nuances inquinadoras foram as mesmas e os actores também se repetem.

(...)"Não é segredo para ninguém que Alcobaça constitui um dos casos
mais problemáticos para a Distrital do Partido Socialista. Por essa razão, entendeu o partido efectuar uma sondagem para aferir a aceitação de diferentes nomes para candidato do PS à Camara de Alcobaça. O resultado – escondido
pelo presidente da CPC durante a reunião – elegia o ex-vereador José Carvalho Pedrosa como o mais popular de entre os socialistas. Daniel Adrião aparecia em terceiro lugar... daí a compreensível pressa em se fazer eleger!" (...)-
ora regressemos a 2009 - O Ps nesta distrital continua a ser um caso problemático.
Também durante a presidencia da concelhia por parte de José Carvalho Pedrosa foi feita uma sondagem.
Mas imaginem: volta a dar como resultado que José Carvalho Pedrosa continua a ser o mais votado para ser o melhor candidato pelo Ps à câmara municipal e com uma distância muito grande, quer em relação ao 2º posicionado quer ao 3ª.
Mais uma vez, alguém que sabia que Pedrosa ao ser eleito presidente da câmara nunca pactuaria com tachismos e interesses pessoais de ninguém, apressam-se a arranjar mais umas nuances (ao jeito do que fizeram em 2004) e VOLTAM A COLOCAR COMO CANDIDATO A 3ª ESCOLHA DA SONDAGEM.
Mais uma vez um desconhecido com obtivera 11,5%, ou seja 20% menos do que a sondagem dava a José Pedrosa.
Dos personagem desta nuance, alguns são exactamente os mesmos de 2004 cujo principal mentor foi António José Henriques (aquele de quem à data de 2004 todos diziam mal e em 2009 todos voltavam a dizer que era um vigarista e que nunca trabalhariam com ele - recordem que está na comissão politica e é o braço direito do actual candidato do PS)
(...) A boa nova da “indigitação” foi de imediato transmitida aos mais variados órgãos de informação, com o resultado anunciado de 22 votos a favor em 29 votos no total, inferindo-se deste modo uma quase unanimidade, que de facto esteve longe de corresponder à realidade(...) - aqui nem há diferença. Terão copiado o modelo?
(...) "Teve no entanto o grato prazer de ter como apoiante o vereador António José Henriques, indiciado pelo presidente da CPC como estando ao serviço do PSD/Sapinho, através de sucessivas votações com a maioria, (...) que afirmou há três anos apenas isto: “Deus nos livre a todos se alguma vez o Daniel Adrião for
candidato”.
Nem mais...(...)" -
Parece então ser verdade o que Alzira Henriques contava sobre as supostas negociatas entrer António José Henriques, a câmara e o Psd. Na altura, Deus não nos livrou de Daniel Adrião, como dizia o sr Henriques e ainda nos trouxe Acácio Barbosa 5 anos depois com a ajuda do mesmo sr Henriques.

(...)"Há tipos de comportamento e maneiras de estar na vida com os quais não pactuo, mas temo que na política e cada vez mais se assista ao assalto dos político-dependentes, pessoas sem mérito nem capacidades para se imporem na
vida e que vêem na política o refúgio camuflado e por vezes dourado da sua incompetência.
"(...) - Que mais posso dizer, faço minhas as palavras deste homem!

Lúcia Duarte

Ps: desafio o PS Nacional a dar a cara e tomar uma posição "socialista"




o terreno da quinta da Cela

Mais uma vez me socorri de um artigo do Tinta Fresca:

"Gonçalves Sapinho afirmou que “não olho a meios de nenhuma espécie para lutar por aquilo em que acredito e em que me empenho. Se o final não for o desejado, não é por falta de trabalho ou por falta de diligências ou de empenho na resolução de todos os problemas, antes pelo contrário. Por outro lado, e tenho que dizer, acho que alguém não está certo e tenho a certeza que não sou eu.”

O autarca de Alcobaça considerou também que “quer o HON seja construído em Alfeizerão, quer o HON não seja construído em Alfeizerão, olho sempre com dignidade para a decisão de termos comprado o terreno em Alfeizerao.
Nunca ninguém falou em linhas de água, se linhas de água houver, o terreno tem 11 hectares, nas linhas de água coloca-se o estacionamento ou o heliporto, não estou a ver o problema que está aqui em causa.” O autarca escusou-se a fazer mais comentários sobre o assunto, afirmando no entanto que “quem comprou tem legitimidade ética e política para vender.”
O grande problema do actual presidente da câmara é exactamente o de nunca achar que está errado e também de nunca "ver o problema". Só ouve a sua própria voz e só vê o que lhe dá jeito!
É bom recordar, de vez em quando, que quando está a adquirir terrenos ( e já nem vou falar no intermediário escolhido) ou a hipotecar o futuro do concelho, o está a fazer com dinheiros públicos.
O terreno deveria, no meu humilde entender, ter sido estudado por técnicos com conhecimentos das exigências para a edificação de um hospital e só, depois, deveria ter sido (ou não) dada luz verde para a sua aquisição.
O presidente não é obrigado a saber tudo sobre todas as matérias mas, sendo o chefe de um elenco que gere os dinheiros públicos, tem obrigação de usar de todoss os meios disponiveis para acautelar todos os investimentos que faz em nome do municipio.
Porque não houve ninguém que lesse as directivas do ministério da saúde para as caracteristicas necessárias a um terreno com vista à implementação de um hospital desta envergadura?
Agora, fica o próximo presidente de câmara, com a missão quase impossivel de vender o terreno, não só pelo valor da compra, mas atendendo aos juros que se obteriam se o dinheiro não tivesse sido investido em vão.
Pena é que, em Portugal, se continue a deixar impune qualquer autarca que coloque em causa o património do concelho (ou até mesmo do país) por incúria ou má gestão.
Efectivamente, o terreno passa a ser património mas com que rentabilidade? Será para colocar mais um campo de golfe onde o psd possa colocar os buracos em que nos meteu?

domingo, 3 de maio de 2009

Uma nota positiva a Paulo Inácio

Eu já tenho fama de ser politicamente incorrecta (para uns) e franca demais para outros.
Mas vivo a liberdade de expressão que me foi dada pelo Abril de 74, para o qual as gerações anteriores à minha tanto lutaram.
Se tiver que criticar posturas faço-o, quer seja em relação a pessoas da minha cor politica, quer sejam da oposição.
E quando tenho de elogiar alguém também o faço, independentemente de concordar, ou não, com as ideias que me são apresentadas pelos visados.

Desta vez, a critica vai para o candidato à câmara, Paulo Inácio (desculpem a falta do dr mas, na qualidade de candidato, apenas o vejo como cidadão).

Tenho estado atenta às posturas dos candidatos e desta vez, confesso, fui surpreendida, pela positiva, com a alteração de postura deste candidato.

Esqueceu o ar arrogante que lhe era caracteristico, deixou de "olhar por cima" os cidadãos anónimos, mostra um ar mais tolerante na assembleia municipal (mesmo com quem merece "umas palmaditas de vez em quando")e, principalmente, mostra que não é um pasquim do actual presidente de câmara.
Sinceramente gostei!

Também me parece estar bem assessorado, porque, decerto, alguém lhe tem chamado a atenção para os seus lados negativos, o que vai permitindo a mudança.

Apenas espero que, este seu "crescimento" lhe mostre que há uma necessidade muito grande de cortar com a equipa do passado e que, qualquer elemento deste elenco camarário, se for incluido na sua lista de candidatura, pode estragar esta boa imagem que está a construir do PSD.

Sabe, sr candidato, se o caminho for este, que parece estar a tentar percorrer, será uma volta às raizes verdadeiras do PPD, Não se deixe arrastar pelo SISTEMA DOS BARÕES...

Nota positiva (até agora) para este candidato!

Lúcia Duarte

Golpe de mãos's

Irei ter muita dificuldade em fazer este artigo sobre o lançamento do livro de José eduardo Reis Oliveira.
Não só porque se trata de um amigo mas porque não conseguirei passar para o papel o misto de emoções que nos assaltaram durante esta cerimónia.
Vou tentar fazê-lo mas perdoem, desde já, por não estar á altura de o fazer com o profissionalismo que se desejava.
É apenas o relato de uma amiga e nada mais!

Parabéns Zé Eduardo!
LD

Muito bem conseguida e agradável a forma como o livro foi apresentado.
Contaram-se histórias de guerra mas também de trabalho, de luta e de esperança.
Foi muito agradável ver a quantidade de amigos e camaradas que fizeram questão de acompanhar o "nosso Jero" em mais uma etapa da sua vida .
Não consigo enumerar todas as pessoas que estiveram numa sala cheia, no auditório da biblioteca municipal por isso não vou destacar nenhuma mas, há uma referência que não posso deixar por fazer:
A alegria e o orgulho que vi nos olhos da esposa, das filhas e, muito em especial, o carinho nos olhos do neto.
Aquele menino que, com um olhar muito atento tirava fotos ao avô e que, silenciosamente, parecia gritar "Vejam, este é o meu avô!".
É muito bom sentirmos amados assim por estas purezas de alma, não é Zé?
Também registei com agrado frases que os amigos iam dizendo:
" Na vida, todos temos de escrever um livro, fazer um filho e plantar uma árvore" - faltava a árvore mas os seus netinhos já lha deram, não foi?
"é de um punhado de Homens com letra maiuscula que o Zé Eduardo nos fala!"
"o livro relata a alma de cada um de nós. O sentido da fraternidade - o povo reconhece, mas os politicos não!"
"é um apaixonado por Alcobaça, as suas gentes e a sua cultura!"
"Parabéns a Alcobaça por este seu filho!"
Mas o que me tocou mais foi o ar embargado de emoção e lágrimas contidas enquanto o "nosso Jero" enaltece os camaradas e refere as memórias olfativas - é a sua sensibilidade e emotividade na mais pura explosão.
É a forma como dedica o livro às mães e aos pais, e, muito em especial à sua mãe e ao seu pai como que a querer compensá-los e, quase pedir desculpa. por os ter feito sofrer na sua passagem pela Guiné.
Talvez por isso a referência a um poema de Manuel Alegre....


Paulo Portas em Aljubarrota


Como bom cristão, o dirigente do partido popular, Paulo Portas, numa visita a Alcobaça, "passou" por Aljubarrota onde depositou uma coroa de flores junto à estátua do nosso herói, agora S. Nuno.

Gesto simpático mas que nos deixa uma dúvida: se não estivessemos em pré-campanha eleitoral, será que ele se iria dar a esse trabalho?


Mas melhor não foi a atitude da CMA. Não poderia ter um vereador, ou um assessor que acompanhásse este dirigente politico? Nem que fosse para promover a imagem de Aljubarrota? como sempre.... nunca estão onde deveriam estar....




E a população de Aljubarrota que se queixa tanto de falta de incentivos à terra não poderia estar por lá, nem que fosse para cobrar iniciativas deste partido na assembleia, em defesa de tão nobre vila?

Bem-hajam os nossos 2 presidentes de junta, Amilcar Raimundo e José Lourenço, bem como o nosso pároco Ramiro Portela, que deixaram os seus afazeres pessoais para receberem Paulo Portas e mostrarem que Aljubarrota é uma terra hospitaleira.



Da comunicação social também apenas compareceu "o Alcoa."


Estranho, não?

alta velocidade


click na imagem para ver o texto




Inauguração da sede de campanha da CDU

Foi inaugurado um espaço (muito agradável) onde a CDU pretende desenvolver o seu trabalho de campanhas eleitorais.



Fica situada mesmo junto ao edificio da biblioteca municipal
registei algumas frases que no meu entender devem ser realçadas:
"Esta campanha precisa do esforço de todos e de cada um!"
"nesta crise todos disfarçam as suas responsabilidades!"
"Somos a grande força da esquerda. Esta é a grande oportunidade onde não se pode perder um voto sequer!"

sexta-feira, 1 de maio de 2009

SOCIALISTAS SOCIALITE

Parece que não fui só eu que estranhei a presença em "massa" dos socialistas da actual comissão politica em eventos onde, há um mês atrás até fingiam que não existiam. Disso dei conta na altura oportuna.
Hoje, ao comprar o Região de Cister, e logo na página 2 deparei-me com um artigo chamado "socialistas muito socialite".
felizmente mais alguém já tirou as mesmas conclusões que eu tirei sobre este aparecimento relâmpago.
Recordei um filme já um bocadinho antigo "o regresso dos mortos-vivos". Desculpem a ironia mas esta foi mesmo a imagem que tive daquele grupo (outrora tão maldizentes, uns em relação aos outros).
Mas agora tive a surpresa da campanha : sim porque o candidato do ps tem de deixar de ser um ilustre desconhecido para conseguir ter tantos votos como o Daniel Adrião há 4 anos - dificil ....mas pode ser que os amigos e os amigos dos amigos votem nele .
Até o presidente da concelhia sente necessidade de passar a ser conhecido pelo cargo que ocupa e não, como até agora, por ser o pau mandado de Arnaldo Rebelo.
Ora vamos lá à surpresa:
O candidato Acácio Barbosa descobriu que, afinal, a assembleia municipal ainda existe e que até se reune no sitio do costume! O homem apareceu! - Claro, diz o povo que "quem não aparece esquece".
Talvez por receio que ninguém soubesse bem quem era aquele senhor que, timidamente se sentou na última fila da plateia (faz lembrar os garotos na escola quando iam de castigo....) e talvez com medo que até o viessem a confundir com o avô Cantigas (e tivesse de dar muitos autógrafos) esteve bem acompanhado por uma camarada que, segundo dizem as más linguas, vai ser a candidata em 3º lugar nas listas do Ps à câmara.
(bem, desculpem mas há uma má lingua do ps que não era assim que se referia a esta sra dra, no passado. Mas não falemos nisso porque agora parece que são amigas....).
Mas a surpresa não acaba aqui, então não é que, a determinada altura, o actual presidente da concelhia (não por eleição mas ao que parece por acordos prévios com a lista perdedora) aparece na assembleia municipal.
Também à moda dos putos comprometidos por causa de alguma asneira que fizeram no recreio, fica ao fundo da sala com mãos nos bolsos e rabinho colado à parede.
Não resisti à tentação e tive de perceber se estava perdido. Como boa cidadã, eu estava disposta a indicar-lhe onde era a sede do partido mas, parece que ele até estranhou eu estar lá.
Ora imaginem a lata deste rapazote. Como diria o outro "não há condições"!
Eu sei que, ao contrário deles os 2, eu quando vou às assembleias é para saber o que se passa no nosso concelho e não para mostrar que lá estou. E também sei que, se não é hábito ele lá estar também não me poderia ver.... é uma dedução lógica!
Mas sabem qual a mágoa que fica? É que o Psd se ganhar as eleições não é por mérito próprio (e não estou a colocar em causa o mérito pessoal ou profissional nem de Paulo Inácio nem da equipa que ele escolher para trabalhar com ele!) - é porque, mais uma vez, o Ps não teve capacidade para escolher uma equipa com gente forte e com vontade de trabalhar em prol do concelho.
Ao invés, escolheu gente que nunca escreveu uma linha sobre qualquer problema da nossa terra e, até gente que sempre quis estar "lá em cima" só para se tentar valorizar.
mas pobres dos que pensam que o valor vem do cargo que ocupam e não da capacidade para trabalhar. Disso, já tivemos uma dose de 12 anos de elenco Sapinho.....