Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

segunda-feira, 27 de julho de 2009

O PS tem candidato a Prazeres de Aljubarrota

O PS já tem um candidato à freguesia de Aljubarrota: Rui João, residente na Lameira.
Algo anda mesmo mal ali para as bandas da Vieira Natividade.
Então agora continuam a não se cumprir promessas? Parece que depois de terem tratado pessimamente José Lourenço e de o terem perdido como militante activo (depois de mais umas das traições caracteristicas de gente sem palavra que tem estado nas comissões politicas), perderam, há 4 anos atrás a freguesia de Prazeres.
A votação obtida foi uma humilhação para o partido socialista porque as gentes de Aljubarrota sabem dar valor a quem trabalha em prol da terra.
4 anos passados sobre esta humilhação, o PS volta a fazer o mesmo. Parece que não aprendem com os erros!
Agora apresentam mais um desconhecido a esta junta, apenas pelo prazer de sofrerem mais uma derrota.
Nesta altura, em qualquer freguesia do concelho e, até na própria câmara e assembleia municipal, qualquer pessoa que concorra pelo PS deve fazê-lo consciente que está a queimar a sua imagem.
Talvez seja por isso que o candidato a Prazeres pelo PS diz "ser independente" - engraçado! Independente? Numa lista com o simbolo rosa?
Começa mal, muito mal, porque começa exactamente a mentir!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Coisas que não entendo

Há jogos na politica que eu não consigo entender.
Duvido que a politica seja isto. Tendo sido tão árduo o caminho que nos permitiu ter uma democracia com partidos politicos, eu não consigo entender como a politica partidária se tornou, apenas, em lugares bem remunerados e mal executados.
Vejamos 3 casos que, no meu modesto entender de cidadã eleitora não consigo "engolir":
1- O actual presidente da câmara diz que não se recandidata POR MOTIVOS DE SAÚDE - compreensivel! Uma campanha é desgastante para quem tem saúde e mais terá para quem está doente.
Mas o estranho é que se sente com saúde para ser candidato a deputado da Nação.
O que quer isto dizer? Que se trabalha tão pouco no parlamento que um doente pode executar a função na desportiva? Que "o tacho" é mais atractivo? Que afinal só não se recandidatou por medo de perder e passou a bola a outro? Que se cansou de S. Martinho e os portugueses vão ter de pagar deslcações ou estada deste senhor em Lisboa? Que há já alguém a postos para ocupar o seu lugar quando ele não se sentir capaz para exercer as funções de deputado?
2- Outro caso prende-se com Bruno Letra
Este é o tal politico que já sendo candidato a vereador continua a estar presente num programa de rádio. Tem um tempo de antena que os outros candidatos a vereadores não têm. Isto é ético?
E foi este mesmo candidato que se "aproveitou da "Atac" para se auto-promover, aparecendo na imprensa com um pendão que os outros pagaram e executaram. Que se serviu do tgv para ter visibilidade no concelho. Puro marketing politico.
3- Desta vez calha ao Ps
Então a candidata a vereadora, até agora presidente de junta da Maiorga, não acredita que possa ser eleita? Pois não deve acreditar porque, se é simultaneamente candidata à junta onde ainda está é porque "apenas quer garantir um polleiro"
Bem pensado! - como sabe que nunca vai conseguir entrar como vereadora sempre vai conseguindo (ou não) continuar a gerir a Maiorga.
4- Também para o PS - então a senhora a quem os socialistas não confiaram a comissão politica (Alzira Henriques) e que disse não estar disponivel para se candidatar à junta de S. Vicente de Aljubarrota pelo seu partido (claro, sabia que ia perder) agora já se quer impôr na lista a deputados da Nação?
Será porque por lá niguém a conhece e há sempre alguém manipulável ao seu redor? Será que é porque não tem capacidade para ganhar uma comissão politica? Será que é porque não quer exercer a sua profissão?
Mas não foi esta mesma socialista que apregoou aos 7 ventos que "não queria nenhum cargo " até porque "estava deserta de voltar para o centro de emprego de Alcobaça" porque era isso que gostava de fazer"?

segunda-feira, 20 de julho de 2009

José Pedrosa quer ouvir as populações

José Pedrosa, cabeça de lista à câmara municipal de Alcobaça pelo MCIA (Movimento Civico Independente de Alcobaça), quer ouvir, da boca dos próprios habitantes de Alcobaça, as necessidades de cada localidade.
Por isso vai iniciar visitas às colectividades começando dia 24 (sexta-feira) , pelas 21 horas aos"AMIGOS DE CASAL DO REI".
É a hora certa de falar de tudo o que neste momento preocupa esta localidade.
Compareçam! Só com a participação de todos se pode melhorar Alcobaça.
Lúcia Duarte

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Para reflectir

«Seria preciso que os socialistas acordassem do seu torpor
e que dentro do PS se ouvissem vozes a exigir uma mudança.
Não só de estilo, mas de pessoas e de políticas».
(Manuel Alegre in Expresso)

quinta-feira, 16 de julho de 2009

E NÃO QUEREM QUE OS PARTIDOS CAIAM EM DESGRAÇA PERANTE OS ELEITORES?

Meus amigos, se querem ser alguém na politica têm uma boa solução: inscrevam-se no PS!
Já denunciei o tachismo, a ânsia de poder e as atitudes pouco éticas e morais que certas pessoas têm para terem um tacho quando, profissionalmente ou pessoalmente, são umas nulidades.
Gente que sempre viveu de nomeações, que chegam a ter "canudos" que nunca seriam capazes de usar e que são uma verdadeira vergonha para a classe. Gente oportunista e sempre pronta a passar rasteiras para conseguirem "galgar".
Sinceramente, quanto mais conheço as gentes que integram o PS actualmente, mais vergonha tenho de ter um cartão socialista.
Longe vai o tempo da luta de Mário Soares mas perto está a voz de Manuel Alegre que denuncia estes boys ( e muito de saias , ou , simplesmente, com vontade de as vestir).
O PS está a tornar-se a maior escola de podridão politica de que há memória. Gente sem escrúpulos e sem valor, falsa e sem principios éticos ou morais já integram as listas de candidatos a deputados.
Onde anda o socialismo?
São estas gentes que o PS tem como bandeiras de "principios do partido"?
haja vergonha!
Em Alcobaça não há quem não conheça as manobras maqueavélicas de Alzira Henriques (a mesma que queria ser candidata a presidente de câmara pelo PS mas que, ao fim de algum tempo, todos identificaram como "um caso nem sequer discutivel").
Vejam bem a "lata politica" deste ser falso e malabarista:


POLÉMICA PELO SEXTO LUGAR
O sexto lugar, que terá de ser ocupado por
uma mulher, está a ser disputado por Ana
Elisa Santos e Alzira Henriques. É, aliás, uma
das posições mais polémicas neste processo.
Ana Elisa Santos, natural de Leiria, manifestou-
se já disponível para integrar a lista, à
semelhança do que tem acontecido no passado,
em que o 5º lugar tem sido ocupado
pela presidente das Mulheres Socialistas. Alzira
Henriques terá alegado que o seu nome é
o mais indicado. Diz que é natural de Alcobaça,
lembrando que não faz sentido que
duas mulheres de Leiria integrem a lista de
candidatos.
João Paulo Pedrosa, mantendo-se à margem
da polémica, diz ainda que compreende
“as expectativas de algumas pessoas que
pretendem integrar a lista”, mas adverte que
“não serão as pressões de qualquer tipo que
influenciarão a decisão”


è assim que Socrates quer maioria?
Só se for maioria de tachistas e oportunistas.
Será que ainda ninguém percebeu que o candidato natural para ir a deputado seria José Acácio e que Alzira o meteu "à cabeça do touro" como candidato à câmara só para ter o lugar para si própria?
Haja falta de vista neste partido porque esta "candidata a deputada" teve olho e encostou-se bem (a outro da mesma laia....)

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Afastamento temporário

Caros amigos
Por razões profissionais que se prendem com a preparação de trabalhos para a medieval de Aljubarrota, vou estar afastada do blog por uns tempos.
Espero poder continuar a contar com a vossa presença.
Abraço a todos
Lúcia Duarte

domingo, 12 de julho de 2009

A GRANDE DEMOCRACIA É PESSOAL E INTRANSMISSIVEL, OU NÃO?....

Estou feliz, muito feliz!
Afinal não há limites à opinião de cada um (a menos que se toque no próprio).
Hoje sou uma socialista mais crente. Antes de criticar uma determinada personagem com grandes aspirações politicaso mesmo enviou-me um email que dizia que "os estatutos permitem a liberdade de expressão dos militantes. " (...) " que ninguém pode ser punido disciplinarmente por emitir opiniões ou pareceres sobre os demais elementos do partido" (...) que o partido é democrata"......
Fiquei feliz mas.... só até ao momento em que critiquei este ilustre defensor da liberdade de expressão!
Descobri que, no dia em que decidi criticar o próprio tinha acabado a liberdade de expressão dentro do partido!
Mas estou feliz, sabem porquê? Porque para quem ainda tinha dúvidas sobre esta personagem.... deixou de as ter!
Agora sim, temos um dr no seu melhor, na mais profunda razão da sua democracia . Vá lá, agora já me quer instaurar um processo disciplinar ou apenas se fica pelas ameaças e ordinarices?
Tem noção de que está a ser ainda mais ridiculo do que o habitual?
Vá lá, receba um conselho: saia da politica, saia do seu partido, e.... se tiver vergonha na cara, apanhe um tgv e saia de Alcobaça. Nunca vai chegar a presidente de coisa nenhuma, acho que nem mesmo do clube dos caquéticos desesperados.
Você tem uma estrelinha, lá isso tem mas.... muito apagadita! Se calhar esqueceu-se de pagar à Edp e eles cortaram o fornecimento!....
ps: já tenho direito a um processo disciplinar só para mim?

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Vamos lá chamar os bois pelos nomes

Este artigo foi publicado no jornal "Região de Cister" em 09/07/2009 em resposta às declarações prestadas po Rui Alexandre (actual presidente da concelhia do Ps de Alcobaça) ao mesmo jornal e publicadas na edição anterior.
Nessa Edição ,Rui Alexandre dizia que havia um processo disciplinar contra José Pedrosa e Portugal da Silveira e que eles iriam ser expulsos do PS.
Porque até mesmo na politica, e MUITO EM ESPECIAL na politica, as verdades são para serem ditas (quando se diz o que se quer, arrisca-se a ouvir o que não se quer) aqui fica o meu artigo de opinião:

Parece começar a ser hábito, em determinados políticos, usar o ataque como defesa. Desta vez calhou ao presidente da concelhia do Ps de Alcobaça (o presidente dos 2 minutos), Rui Alexandre (vulgarmente conhecido por Isqueiro) dizer uma verdade tendo o cuidado de omitir algumas meias verdades (e os contornos dessa verdade), apenas por serem da sua conveniência:Tal como diria uma outra figura já muito conhecida na praça: “temos de ter coragem de chamar os bois pelos nomes”, então aqui vai:
Responda-me a isto, sr presidente (atenção que tem apenas 2 minutos para se pronunciar):
Quem pediu para ser instaurado o processo a José Pedrosa, Portugal da Silveira, António Delgado e Lúcia Duarte ? É sua parente próxima (uma tia talvez….)?
Essa senhora tem sido activa na vida partidária (por exemplo votando ou dando ideias?
Pode mostrar o envelope onde foi mandada a denúncia por parte dessa militante (que parece estar tão preocupada com o cumprimento dos estatutos mas… que não paga quotas desde 2002?)
Como não vai conseguir mostrar o dito envelope, será que pode dizer de onde foi enviado o fax da denúncia? Não terá sido do escritório de um solicitador que, por mero acaso, se situa mesmo no andar acima do do escritório do dr Arnaldo Rebelo, pessoa que, aliás é patrão da esposa do actual presidente da concelhia do ps de Alcobaça (e apenas por demissão do traído José Pedrosa)?
A tal esposa não o fez porque o fax do Dr. Arnaldo (que, também por acaso, é o presidente do conselho de jurisdição distrital e que assina o tal processo disciplinar) estaria avariado?
E pode explicar os fundamentos deste processo disciplinar? Então, se são exactamente os que declarou ao RC de 2 de Julho (o que eu até estranho porque o caro Rui Alexandre garantiu que não prestava qualquer declaração sobre nenhuma matéria do partido a qualquer órgão de comunicação social…) explique lá agora, se conseguir, porque é que a presidente do conselho de jurisdição da federação (o tal que é patrão da sua esposa) considerou só haver matéria para instaurar processo disciplinar aos meus 3 camaradas e eu terei sido imediatamente excluída deste processo.
E porque é que omitiu o facto de o mesmo conselho de jurisdição ter recebido um fax meu, pedindo para ser alvo de um processo com os mesmos fundamentos dos que foram invocados para os meus camaradas já notificados, embora a denunciante tivesse mencionado o meu nome no tal fax enviado pela tal sua tia e enviado pela sua esposa, no escritório do vizinho do patrão da mesma….. (ainda dizem que não há coincidências!....).
Afinal toda esta encenação, já para não chamar palhaçada é para desviar as atenções das suas atitudes ditadoras e do circo em que a concelhia se está a tornar? Não é altura de se começar a ser honesto politicamente, ou isso já não lhe é possível?
A concelhia não deveria estar preocupada em arranjar soluções politicas para as eleições que se avizinham do que em tentar arranjar intrigas e malabarismos, apenas por medo da competência dos adversários e da ambição de um patrão ou de outro malabarista qualquer?
Então sr presidente, consegue dar estas respostas em 2 minutos? Espero que sim, porque, mesmo não passando de um garoto a brincar aos políticos, já deve estar bem instruído para responder a estas questões. Tem coragem para dizer exactamente TUDO sobre estes processos disciplinares? A ver vamos….
Lúcia Duarte
(militante do Ps)

sábado, 4 de julho de 2009

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA CONCELHIA DE ALCOBAÇA DO PS

Caro camarada (com o sentido que eu dou à palavra e não com o que o senhor lhe dá!)
Parece ser altura de lhe dizer algumas coisinhas. Eu sei que não vai gostar mas como não tenho nenhuma dependência pessoal ou profissional consigo, posso fazê-lo sem medo de represálias:
Recordemos alguns factos: o senhor é presidente da comissão politica, não por mérito próprio, mas simplesmente, porque era o sucessor na lista de José Pedrosa que se demitiu pela traição de gente que, como o senhor, não conhecem a palavra fidelidade, companheirismo ou camaradagem.
O senhor move-se por interesses que nem são os seus e, muito menos o do partido. O sr depende das suas atitudes para garantir o emprego de uma parente próxima.
Entra numa lista de José Pedrosa, sendo o patrão da sua parente um dos elementos da lista adversária apenas para garantir que um de vós sempre estaria na comissão politica.
Depois, desde a 1ª votação em sede de comissão politica vota SEMPRE CONTRA A SUA EQUIPA.
Claro que a ideia era minar tudo o que o Pedrosa tivesse em mente para o partido e para o concelho apenas para tomar o lugar dele.
Isto é o que qualquer miudo de 5 anos faria para ter aquele brinquedo que há muito namorava numa montra de uma loja.
Pena é que a loja seja um partido, há anos respeitado, e que o brinquedo sejam os destinos de Alcobaça.
Claro que a ideia era vir a ter o patrão da sua parente como presidente, o seu compadre vereador e, quem sabe.... você vir a ser responsável pelos serviços municipalizados (claro que nessa altura não iria entregar decisões internas e confidenciais a nenhum secretariado de uma comissão politica, conforme declarou ter feito).
E claro que outra das medidas necessárias para garantir o vosso propósito era o afastamento da JS até porque você já tinha um amigo (que segundo se consta era parente do tal seu compadre) que queria ser presidente dessa instituição, mas isso.... fica para outras andanças e conversas públicas....
Eu tive o previlégio de assistir a uma comissão politica (como militante), facto que posso tornar publico porque, o patrão da sua parente, já o fez 2 dias depois da aludida reuniã,o numa cervejaria perto do vosso quartel general (com pormenores mentirosos e irreais) .
Vi e ouvi coisas que não achava serem possiveis entre camaradas: o senhor presidente tratou de forma indigna o trabalho da camarada Eugénia ao falsificar actas por ela elaboradas, levando a própria (e com toda a justiça e direito) a abandonar a mesa onde secretariava a reunião.
O senhor exigia que cada camarada não ultrapassásse os 2 minutos nas suas intervenções, como se, os problemas do partido e do concelho se pudessem resolver ou equacionar em 2 minutos. Verdade seja dita que deu 8 minutos ao presidente da assembleia de militantes para falar, segundo você, por "ser presidente e ter mais direitos". Bem....
Fiquei a saber que se quero ser ouvida tenho de ser presidente de qualquer coisa!
Então Presidente Saddam alcobacense, você e os restantes elementos do TRIO NÃO ADMIRA, tentaram correr com o candidato José Acácio e colocar o patrão da sua parente nesse lugar, conseguiram ou só deram 2 minutos ao coordenador autárquico para dar o parecer?
E esse parecer foi depois de verem uma sondagem em que, numa pergunta aberta se questionava: A não ser nenhum destes o candidato qual seria o ideal? resposta maioriatária : Daniel Adrião!
Irra, senhor presidente, também em 2 minutos o povo mostrou que vocês conseguem ter menos credibilidade que o Daniel Adrião, que teve o pior resultado de sempre para o PS em Alcobaça.
Mas na reunião da comissão politica onde estive presente, ainda tive oportunidade de ouvir o descontentamento de muitos elementos, pessoas muito válidas, quer para o partido quer para o concelho.
Uma delas propôs a extinção do nucleo do Ps em Alcobaça. Palavras sábias as deste homem!
Um outro elemento da comissão politica propôs uma moção de censura ao presidente e disse que a única posição honesta era o pedido de demissão, em bloco, desta comissão politica. (também sábias estas palavras)
Então sr presidente, lembra-se da sua atitude nessa altura? Eu recordo-lhe: em menos de 2 minutos, o senhor arrumou os papeis e deu como encerrada a reunião não permitindo que a proposta fosse votada.
O senhor nem consegue ser democrata durante 2 minutos....deixar votar para o afastarem, isso você não permite!
O senhor faz-me lembrar aquela máxima salazarista: nesta casa há democracia mas mando eu!
Não lhe mando saudações socialistas porque o sr presidente nem sabe o que isso é...
portanto, cordialmente
Lúcia Duarte
militante socialista

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Afinal o governo não sabe nada...

Mas será possivel que o governo nunca saiba de nada?
Parece que sim: não sabe do descontentamento do povo (nem as eleições europeias lhe fizeram abrir os olhos), não sabe nada do freeport, não sabe dos negócios da PT e agora.... nem sabe do que se passa com Maria João Pires.
Afinal, o governo sabe sobre o quê?
Está-se borrifando para as familias em crise extrema, diz que a pobreza não aumentou, teima no TGV não olhando para estudos que apontam no sentido contrário (por causa das exportações- quais se o país não tem dinheiro para produzir?), quer um novo aeroporto mas.... preocupa-se com magalhães.
cultura e as reais necessidades das populações estão esquecidos porque...o governo não sabe que elas existem!
Mas será que vale a pena mudar o governo? Não serão todos iguais?
Depois de estarem no poleiro mudam de ideias e ideais, mudam de opinião sobre a urgência dos assuntos e até mudam de personalidade.
Será que foi pra ito que se lutou tanto na clandestinidade? Foi para isto que se fez o 25 de Abril?
Tenham vergonha, sejam sérios e vejam que Portugal não pode ser só o paraiso dos corruptos, dos incompetentes e de surdos.
Tentem perceber porque é que Maria João Pires quer deixar de ser portuguesa!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Repúdio público sobre a atitude do ministro Pinho

O que aqui vou escrever hoje é única e exclusivamente da minha responsabilidade, mesmo correndo o risco de me ser instaurado um processo disciplinar pelo PS.
De facto e segundo os estatutos o tipo de comentário que aqui vou fazer deveria ser feito dentro do partido, evidentemente, se o partido se desse ao trabalho de ouvir os militantes. Mas a arrogância e os interesses individuais e pessoais de quem me poderia ouvir sobrepõem-se aos interesses, quer do partido, quer de uma autarquia ou de um país.
Por isso e porque, sinceramente, começo a ficar saturada da politiquice e das bandeiras (ou do mau uso que fazem sob a capa delas) vou fazer o que, qualquer cidadã pode e deve (no meu entender) criticar ou denunciar.
O Ps passa todos os limites admissiveis em democracia. Criticar sim, contrapor também mas com elevação e educação.
O desespero chegou ao governo e, infelizmente, este tipo de atitudes como a do sr. Pinho, contribuem para que os que estão mais abaixo (politicamente) possam tomar atitudes mal educadas, mal formadas e sem o minimo de democraticidade.
É triste ver o que se passa numa sessão de assembleia de republica, supostamente, a casa da democracia. Mas esta é a realidade do que se passa dentro do PS, pelo menos dentro do PS de Alcobaça.
As atitudes são iguais. O desrespeito pelas opiniões dos próprios camaradas são, cada vez mais evidentes e com atitudes como as do sr Pinho e até como as do primeiro-ministro, há uma grande motivação para que isto, cada vez mais, se vá desenvolvendo.
a ânsia de poder sobrepõe o interesse das populações. O respeito pelos valores humanos, sociais e morais parece ter acabado dentro de alguns partidos, senão da maioria....
Onde andam os homens e mulheres capazes de lutar pelos interesses e bem comum? Onde anda o socialismo de Mário Soares ou a social-democracia de Sá Carneiro?
Resta-nos um grupo de gente que quer, à força, viver da politica e não para a politica!
resta-me repudiar publicamente a atitude do sr Pinho para com uma bancada da oposição (nem me interessa qual, era alguém democraticamente eleito para representar uma parte da população).
Também repudio a falta de tacto do presidente da assembleia para com uma resposta necessária de Paulo Rangel ao arrogante primeiro-ministro.
A democracia engrandece com o debate e a troca de ideias, não com ataques pessoais.
Onde anda o nosso PS?