Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

RESPOSTA À CARTA ABERTA DO CANDIDATO DO PS À JUNTA DE FREGUESIA DE PRAZERES DE ALJUBARROTA


Exmo. senhor candidato do PS, embora não seja um elemento da população da junta de freguesia de Prazeres mas, sendo um elemento da população da referida freguesia (suponho que quando fala em população da junta se refira aos autarcas) tenho o direito e o dever de lhe responder e, até, de lhe colocar algumas questões:

Recordo a célebre frase do Guterres : “façam as contas!”

Nesse sentido e não estando a defender o Dr. Sapinho, venho recordar-lhe o seguinte: os mandatos são de 4 anos. 3 Mandatos significam 12 anos ( a minha matemática está certa, não está?). As eleições foram em Outubro, certo? Depois há que tomar posse e, depois, há que conhecer os dossiers. Até aqui estou certa, não estou?

Então como é que, segundo o sr candidato, a promessa do Dr. Sapinho foi feita há 13 anos quando o sr foi convidado para fazer para da Associação da Lameira?

O sr tem o mesmo problema do Guterres, ou seja, não sabe fazer contas!

Também há outra coisa que parece esquecer: o projecto não é, nem nunca foi, para a associação da Lameira, mas sim, para a freguesia de Prazeres e a Lameira serve apenas de localização. Há uma grande diferença e o sr não pode, nem deve, induzir as pessoas em erro.

Na sua carta aberta tenta denegrir a imagem da junta e da câmara ao referir que foram dando desculpas sobre o assunto. Sabe bem, ou se não sabe deveria ter-se informado primeiro, o que se passou com os terrenos envolvidos. Pode ainda consultar o jornal “O Alcoa”, na sua edição de 27/08/09, na coluna de Aljubarrota. Tenho muito prazer em poder ajudar no seu conhecimento sobre a matéria.

O sr candidato refere ainda o centro de saúde de Alfeizerão. Estou certa que concordará comigo que essa obra é prioritária em comparação com o polidesportivo de Prazeres, estou certa? E também saberá que a construção desse centro de saúde era uma condição para a troca de terrenos. Ou não sabia? Ou dá jeito fingir que não sabe?

Continuo a recordar que tem todas as informações sobre o assunto no jornal Alcoa, no blog http://alcobacacomentaranossaterra.blogspot.com ou, na junta de freguesia de Prazeres ou no pelouro de obras da câmara municipal. É uma questão de se tentar informar melhor.

Também estranho que venha dizer que “foi por pressão sua que a questão foi desbloqueada”. Teve reuniões com o ministério da saúde sem o conhecimento dos presidentes de junta e de câmara? È bom que clarifique “quem e como o sr pressiona alguém”.

Devo recordá-lo que, há 4 anos atrás, quando das campanhas para a câmara e para a junta, o Sr. foi um apoiante de Sapinho e de José Lourenço e, durante as inaugurações de 2 salas (e já falamos nisso….) o Sr. não mostrou qualquer preocupação sobre o assunto estando apenas preocupado em pousar para a foto. Eu sei que as verdades doem mas têm de ser ditas.

Agora vamos à inauguração das tais salas, uma no andar térreo e outra no superior: Quem pagou os materiais? Foi a câmara, não foi? E quem foi pedir á câmara? Foi o actual presidente da junta, não foi? E as obras para que serviriam esses materiais, depois destes 4 anos, já foram aplicadas? A pavimentação foi feita? Quando? Onde?

Quantos eventos tiveram lugar nessas salas? Quando?

É de muito mau gosto vir, numa carta aberta, chamar incompetente a quem muito tem feito pela freguesia e, pior ainda. É fazer pedidos de material a essa pessoa para, depois, não serem usados nos fins a que se destinavam e permanecerem ao sol como se de uma escultura se tratasse.

De facto, tal como uma escultura, estes materiais marcam uma fase: a da inércia e da incompetência do presidente da colectividade, agora candidato à junta de freguesia com a bandeira do Ps.

Também é de mau gosto, e desculpe, mostra falta de formação pessoal e politica o facto de referir conversas telefónicas privadas e de querer, ainda que subtilmente, dizer que o presidente da junta “terá influenciado a C.M.A a cancelar a verba de 17 000,00€. A acusação é grave e espero que o possa provar.

Como cidadã quero ver isso provado!

Depois refere que as crianças e idosos da Lameira, Aljubarrota, Carvalhal, Chiqueda e arredores precisam de infra-estruturas. Esta população têm-nas e todas mandadas executar pelo actual elenco da junta e da câmara (até mesmo o alcatroamento da sua rua bem como o saneamento) e, não vai ser o polidesportivo que lhes vai trazer mais qualidade de vida.

Essa qualidade de vida, a nível desportivo, cultural e social deveria ser-lhes dada também (e em primeiro lugar pela proximidade e pelos estatutos) pela AR da Lameira. Essa é também uma missão das colectividades!

No demais, existe uma belíssima instituição em Aljubarrota que presta, com zelo, competência e abnegação serviços a crianças, doentes e idosos: a Misericórdia de Aljubarrota.

Mais uma vez se prova que o senhor é, á imagem dos demais candidatos pelo PS, demasiado lento a reagir (desculpe mas não sei exprimir isto de outra forma): levam 13 anos (nas suas contas) e 12 (nas minhas) e vazio de ideias, e só o faz agora para ter visibilidade.

Eu compreendo que, face à falta de ideias para a freguesia, sinta necessidade de se evidenciar denegrindo a imagem de quem trabalhou mas isso não é ser candidato – é ser um boneco nas mãos do PS. Politica deve ser um confronto de ideias em que a população tenha hipóteses de optar.

Também deveria abranger toda a freguesia e, na sua carta aberta, apenas está preocupado com a Lameira. Estará a tentar pedir a independência da Lameira da freguesia de Prazeres e do concelho de Alcobaça ou desconhece por completo a existência das outras localidades?

Remata a sua carta dizendo que “pode e sabe fazer melhor”, então porque é que a carta aberta não contém ideias nem propostas?

Isto até me faz recordar o IC9 que o governo da sua bandeira já veio lançar 2 vezes mas que eu ainda não consegui encontrar a localização no concelho. Bem…. Talvez daqui a 12 anos!....

Estará o Sr., que falsamente se diz independente (ninguém o é com o apoio logístico e financeiro de um partido numa campanha), à espera das directrizes do PS?

Elemento da população da freguesia de Prazeres (mas não da população da junta)

Lúcia Duarte

31/08/09

DIVIRTAM-SE! EU DIVERTI-ME IMENSO


(IN http://www.youtube.com/watch?v=e0LZ_Xeg6dc)

domingo, 30 de agosto de 2009

NOTICIA DE ÚLTIMA HORA

A LAMEIRA, UMA DAS LOCALIDADES DE PRAZERES DE ALJUBARROTA QUER SER FREGUESIA.
NÃO ACREDITAM?
POIS DEVERIAM - O CANDIDATO PELO PS PARECE QUE SÓ CONHECE A LAMEIRA (DE FACTO, ACREDITO QUE NÃO CONHEÇA MAIS NENHUMA LOCALIDADE).
ESTÁ PREOCUPADISSIMO COM UM TERRENO SITUADO NA LAMEIRA ONDE, EM BREVE, IRÁ CRESCER O PAVILHÃO POLIDESPORTIVO DA FREGUESIA.
JÁ VOS EXPLIQUEI, QUER AQUI QUER NO JORNAL O ALCOA, O QUE SE TEM PASSADO COM ESTA OBRA.
MAS, OU O CANDIDATO DO PS NÃO SABE LER OU, NEM SE DEU AO TRABALHO DE SE INFORMAR ANTES DE "DEITAR BACORADAS" PELA BOCA FORA.
GOSTAVA DE LHE FAZER ALGUMAS PERGUNTAS:
1 - VAI SER SÓ CANDIDATO PELA LAMEIRA?
2- SABE QUAL A ÁREA DA FREGUESIA?
3- QUAL A ÁREA ONDE AINDA NÃO EXISTE SANEAMENTO BÁSICO?
4-QUAIS AS ZONAS DA FREGUESIA AFECTADAS PELA PASSAGEM DO TGV, SE TAL VIESSE A ACONTECER?
5- QUAIS AS NECESSIDADES DAS POPULAÇÕES DE ZONAS COMO CASAL DO ALÉM, CASAL DO REI, ETC? SABE ONDE FICAM?
6- COMO PENSA AJUDAR A DINAMIZAR A INSTALAÇÃO DE MAIS COMÉRCIO E INDUSTRIA NA FREGUESIA?
7- QUAIS AS SUAS IDEIAS PARA ESTIMULAR O TURISMO?
8-A QUE INSTITUIÇÕES RECORRERIA PARA AJUDAR A RESOLVER O PROBLEMA DA FOME ENCOBERTA EM ALGUMAS ZONAS DA FREGUESIA?
9- O QUE MELHORARIA NA FEIRA MEDIEVAL DE ALJUBARROTA?
10- QUAIS AS OBRAS PREVISTAS PARA A REQUALIFICAÇÃO DA VILA?
11- COMO AJUDAR A DIFUNDIR O RANCHO DOS MOLEANOS?
12- O QUE FAZER PARA QUE O RIO DE CHIQUEDA SE POSSA TORNAR UM POLO DE ATRACÇÃO TURISTICA?
MAIS FICARÃO POR LHE PERGUNTAR, TALVEZ NUMA RÁDIO PERTO DE SI....
PORQUE É QUE O SENHOR NÃO ABORDOU NENHUM DESTES TEMAS NA SUA APRESENTAÇÃO? ESTARÁ À ESPERA DE UM OUTDOR GIGANTE COM A SUA CARA PARA VER SE PASSA A SER CONHECIDO?
APROVEITE QUE ESSA PARECE SER A POLITICA DE CAMPANHA DO SEU PARTIDO. (E NÃO VENHA DIZER QUE É INDEPENDENTE PORQUE NÃO É. SE TIVESSE A OPORTUNIDADE DE GANHAR A JUNTA IRIA VER QUEM LÁ IA MANDAR).
SEJA INTELIGENTE. SE NÃO SABE O QUE DIZER, OPTE POR FICAR CALADO!

INAUGURAÇÃO DE SEDE DE CAMPANHA

José Lourenço vai inaugurar a sua sede de recandidatura, no inicio do mês de Setembro, na vila de Aljubarrota.

Independente por opção, este candidato não teve qualquer dificuldade em recolher as assinaturas necessárias para poder candidatar-se.

Conhecido por todos pela sua lealdade à freguesia e ao povo que antes o elegeu, recusou ser candidato pelo Ps, embora tivesse sido a 1ª escolha de José Acácio Barbosa e Jorge Agostinho (nomeadamente o 1º e 2º na lista de candidatura à câmara pelo Ps).

A verticalidade politica deste homem dá que pensar nos tempos que correm

RESCALDO DE 4 ANOS DE PRESIDÊNCIA DE JOSÉ LOURENÇO

A findar mais um mandato à frente dos destinos da freguesia de Prazeres impunha-se fazer o rescaldo das obras cumpridas e por cumprir.

Requalificação de Aljubarrota: uma obra que depende de fundos comunitários e que está projectada para estar na prática ate 2013 – ainda lá não chegámos!

Saneamento do Carvalhal: dependendo de fundos comunitários, só poderá ser efectivada quando eles aparecerem nos cofres da autarquia.

Estrada dos Moleanos (D. Maria Pia): prestes a ser adjudicada.

Falta falar numa obra importantíssima para a freguesia: o pavilhão polidesportivo das freguesias, a construir na localidade de Lameira.

Aqui, há que contar bem a história para que não fiquem dúvidas do esforço feito, quer pela junta, quer pela câmara municipal, até para, por desconhecimento dos factos, este assunto não vir a ser alvo de más interpretações futuras.

Este projecto nasce torto!

O terreno, onde será construído o pavilhão, era propriedade de um particular e já tinha um projecto para urbanização que, no tempo do presidente Miguel Guerra foi chumbado 2 vezes.

A actual maioria propôs a compra do terreno, por troca com o Slat. A proposta passou na AM por unanimidade. No entanto, o terreno do Slat era ainda pertença do Ministério da Saúde. Em troca deste, a câmara de Alcobaça propõe-se a fazer o centro de saúde de Alfeizerão.

Quando o centro de saúde fica pronto (e mediante a avaliação) apura-se que o governo tem ainda de dar 17 000 euros à câmara de Alcobaça. Na inauguração do centro, o Secretário de Estado, na presença do presidente de junta, e do presidente e vice-presidente da câmara, garantiu que, em 3 semanas, iria despachar todo o processo desta troca de terrenos. Promessa que cumpriu!

Mesmo já despachado, o terreno encontra-se, ainda, em nome do ministério da saúde uma vez que a CCR do centro (à data responsável pelo assunto) ainda não indicou ninguém para proceder à escritura.

O presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho disse “que gostava de ter este assunto resolvido ainda durante o seu mandato”.

O projecto está pronto e orçamentado e já veio no Plano de Actividades e no orçamento da Câmara.

Falta, portanto, ultrapassar a burocracia na CCR do centro para que a obra tenha inicio.

Como se pode constatar, foram feitos todos os esforços para dar inicio à obra. A “embrulhada dos terrenos” não pode de forma alguma ser imputada à nossa junta de freguesia.

sábado, 29 de agosto de 2009

Hora de reflexão

Abençoadas férias que me permitiram fazer algumas leituras politicas.
Sobre o movimento civico e independente(?!) de Alçobaça nem vale a pena debruçar-me - perdeu a importância!
Li, no entanto, com atenção as declarações de Carlos Bonifácio a alguns orgãos de comunicação social. O homem destilou, em poucas palavras, a raiva e o ódio de não ter sido escolhido como sucessor do Dr Sapinho. ALELUIA! - menos um mentiroso!
Olhe lá sr Bonifácio, recorda o triste episódio duma célebre manifestação organizada pela ATAc (recorde-se: o movimento que defende Aljubarrota da triste ideia de deixar passar por cá o TGV) em que o sr prometeu apoio juridico, por parte da câmara, para uma petição a entregar na AR?
E recorda-se que, de modo cobarde, teve o desplante de negar isso em Assembleia Municipal?
E ainda se acha no direito de concorrer à câmara em nome do PSD? Desculpe a pergunta, mas de que PSD? Do seu? Do do seu colega de ideias travestis Ramiro Ruas? Epa, que raio de escolinha que por aí vai!....
Sabe sr Bonifácio, eu vejo mal mas oiço bem! Azar o seu!....
Recorda quando o PS foi apresentar a nova comissão politica ao presidente Sapinho o que é que o sr lhe disse para o enfurecer? Pois... isso não foi passado para a opinião pública mas.... o senhor, aproveitando o facto de o dr Sapinho não "ver um boi de informática" minou-o contra o PS.
E agora tem a petulância de dizer que era o sucessor natural? - Homem, acorde! Todos o conhecem como lambe-botas!
Diga só uma coisa -Paulo Inácio foi votado por "apenas" 13 da comissão politica, segundo as suas palavras, afinal quantos elementos compõem a comissão politica de Alcobaça do PSD?
E porque não disse isso logo? Olhe, eu convido-o a integrar uma lista à próxima comissão politica do PS Alcobaça. Você faz mesmo falta por lá. Não terá escolhido o partido errado? Lá, em conjunto com Alzira Henriques e com a conivência do presidente da federação do PS de Leiria estavam em plena comunhão. Ah, desculpe, leve um tal de Ramiro Ruas para lhe fazer companhia....
O PS em Alcobaça está a ficar sem cromos para a troca. Entre na próxima caderneta.Só paga 12 euros anuais....

PEDIDO DE DESCULPAS

Peço humildemente desculpa a todas as pessoas a quem pedi assinaturas para que o movimento cívico e independente de Alcobaça se pudesse candidatar.
Ao pedir as assinaturas, eu garanti que " o movimento era de esquerda embora independente ".
Face aos nomes que foram apresentados como lista à câmara desse movimento, só tenho a pedir desculpas. Não vos enganei intencionalmente. Muito pelo contrário pois também eu acabei traida por tais escolhas.
Por outro lado, embora admita que a lista à assembleia tem gente muito boa (começando pelo cabeça de lista), a utilização do simbolo do partido de direita MPT faz com que também não a apoie. Não acredito que não tenham sido pedidas contrapartidas (sou ingénua mas não abuso!).
Também o facto de o nº 2 da lista à câmara ser o mandatário desse partido (MPT) me mostra que não é recomendável o voto nessa "pretensa coligação ou acordo pré-eleitoral" (ou qualquer outro termo com que querem mascarar esta união).
Como cidadã, livre de expressar as minhas ideias, NÃO RECOMENDO O VOTO NESTA FALSA OPÇÃO DE ESQUERDA.
por tudo isto, volto a pedir desculpa a quem, confiando na minha palavra, deu a sua assinatura para que o movimento se pudesse candidatar.
Não compactuo com interesses ou vinganças pessoais, quando estas utilizam a boa-fé do povo na sua expressão mais democrática de cidadania : o voto e a confiança!
O meu pedido de desculpas
Lúcia Duarte

DESAFIO

Como habitante de Prazeres de Aljubarrota desafio o candidato do PS à presidência da junta a apresentar as ideias que tem para a freguesia.
Faço o mesmo em relação ao candidato do PS a S. Vicente.
Vamos lá a um debate de ideias, pode ser?

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

COINCIDÊNCIA? OU TALVEZ NÃO!

Paulo Bernardino foi a figura distrital escolhida para ser o mandatário da Coligação Humanista do Movimento Partido da Terra e do Partido Humanista. Paulo Bernardino (...) vai ser o número 2 da lista de José Pedrosa à Câmara de Alcobaça.

António Delgado afasta-se da candidatura de José Pedrosa
António Delgado recusou integrar a comissão de honra da candidatura independente de José Pedrosa à Câmara de Alcobaça.António Delgado reiterou não ter “disponibilidade para qualquer colaboração” com a lista.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

As ligações mais estranhas entre uma pretensa esquerda, a igreja e a direita frustrada

A ligação do MCIA ao MPT sempre me pareceu estranha. Uma apresentação de candidatura com os Verdes teria mais lógica do que com este partido de direita.
Não estão em causa os elementos da lista. Está em causa a conotação que o MPT traz para um movimento que se dizia de esquerda (bem... até quando durou a esquerda?).
Mas será que isto não estava já tudo arquitectado? Não seria já intenção trazer toda a gente ligada à direita e à igreja (não toda felizmente) para tomar conta de Alcobaça?
Será que não houve premeditação?
A ideia não seria meter os de esquerda a trabalhar para os de direita ganharem?
Como é que alguém que era, por exemplo, do gabinete do actual presidente, foi afastado pelo Dr Sapinho? Não é estranho? Se fosse uma vitima não se teria calado, a menos que estivesse à espera que o sucessor do PSD na câmara ainda o fosse chamar para "jogar na equipa principal". Seria o caso? Bem, saiu-lhe o tiro pela culatra!
Conseguiu sair do PSD de mal com todos e agora aparece no MCIA? A convite de quem? O homem queria mesmo ficar em qualquer lugarzinho.
Eu ainda recordo que ele me disse que não queria voltar para a politica activa mas que não prescindia de dar o seu contributo cívico para Alcobaça.
Que tipo de contributo? Pensaria ele levar a 2ª divisão aos lugares cimeiros?
Estaria já a pensar em entrar para o movimento cívico de Alcobaça? Será uma tentativa de se vingar dos ex-companheiros que não lhe dão crédito nenhum?
Este movimento está bem recheado, sim senhor!
E o candidato tem noção dos cochichos que se faziam na feira de S. Bernardo quando o viam a passear com este bailarino de ula-ula?
Bem fizeram os do PSD, da CDU, do BE e do CDS que não se lembraram de o convidar (embora eu esteja convencida que se lhe oferecessem um lugar de candidato a vereador ele fosse por qualquer um, nem que fosse da 3ª divisão...)

APOIO A CANDIDATO




PARA A JUNTA DE FREGUESIA DE S. VICENTE DE ALJUBARROTA, ESTE BLOG E A SUA AUTORA APOIAM AMILCAR RAIMUNDO

UMA CITAÇÃO DE QUE GOSTEI E QUE ESPELHA A REALIDADE ACTUAL

Movimento Cívico e Independente de Alcobaça

Vasco Couceiro Gomes


Cada vez mais cidadãos chegam à conclusão que o sistema partidário vigente não os representa, os partidos políticos têm uma agenda própria, interesses inerentes, clientelas convenientes, que a maioria da população não compreende e que desconhece, pois os problemas diários com que são confrontados não são resolvidos. Os partidos políticos emaranhados nas suas lutas partidárias internas e nacionais, esquecem as necessidades na relação de proximidade local.
(in tinta fresca)

terça-feira, 25 de agosto de 2009

DIREITO À MINHA DEFESA PESSOAL (Paulo Bernardino, dr)

COMO SOU DEMOCRATA E ACHO QUE TODOS TÊM O DIREITO À SUA DEFESA, AQUI FICA O EMAIL DE PAULO BERNARDINO "AO MEU ATAQUE" (SEGUNDO ELE) DE DIA 9 (DEMOROU UM BOCADINHO PARA SABER O QUE RESPONDER:
"Exma. Senhora D. Lúcia Duarte,

Acerca das referências que me atribui no seu Blog pessoal de 09 de Agosto, acerca de Africanos de Angola, registo a deturpação que faz do meu pensamento. Por isso, vou tentar clarificar. A saber:
1. Desde muito novo, coopero estreitamente com pessoas e instituições Angolanas e de outros países de África, em pé de dignidade / igualdade com as europeias e, com particular afinidade por Angola, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe.
2. Entendo que a gravidade dos graves problemas de exclusão social em Angola «desaconselham determinantemente» que uma parte dos seus recursos financeiros sejam destinados para Obras de Charme e outras que não representem a vontade popular do povo de Alcobaça ou não sejam fruto de um Concurso de Ideias Internacional.
3. Em qualquer caso, é sempre altamente recomendável a intensificação de boas relações na cooperação internacional com o povo angolano e com os Povos da CPLP.
4. Relativamente à mensagem que teve a amabilidade de enviar, ontem, para várias pessoas, informo que a mesma está a ser estudada com serenidade e com responsabilidade por pessoas sérias e justas; porém por defesa e por honra pessoal e à da família paterna de minha mulher informarei mais tarde a, minha ponderada, decisão; convicto que a Senhora D. Lúcia Duarte desta vez foi veramente longe demais.

Muito Obrigado pela sua atenção e meu sincero Bem-Haja por tudo!...

Com os melhores cumprimentos.
Paulo Bernardino "
P.S. Aconselho a, em caso de dúvida, contactar o Senhor D. Francisco da Mata Mourisca [bispo emérito de Uige / Angola] sobre o trabalho realizado por mim em Angola. Telefone: 217 789 902
E AQUI FICA A MINHA RESPOSTA:

"Exmo. Sr. Dr. Paulo Bernardino
Começo por lhe dizer que não deturpei uma linha ou uma simples virgula do que o Sr. escreveu.
Coloquei as frases EXACTAMENTE como as tem num email que mandou para cerca de 700 jornalistas e mais algumas personalidades da vida civil e religiosa.
Refere que deturpei. Ora se não era isso que queria dizer então deveria ter escolhido melhor as palavras e os termos em que o disse.
Também lhe devo dizer que não foi ontem que mandei o email para os meus leitores do blogue. Foi exactamente no dia e hora em que terminei a postagem. Mais uma vez o sr tenta moldar a verdade para seu beneficio.
Também enviei para si o mesmo email exactamente para ter direito de resposta. Levou, portanto, 16 dias a reagir.
O facto é que o sr considera que os outros são sempre seres menores e só dá importância ao que dizem ou ao que escrevem quando vê que já se alastrou e, claro, isso vem estragar os seus planos de auto-promoção em Alcobaça.
Vem também, de forma subtil, ameaçar-me com o "estar a ser estudada com seriedade e responsabilidade por diversas pessoas". Estará a querer dizer que lá porque tem dinheiro e/ou conhecimentos vai arranjar uma forma de calar a minha boca? Olhe que só o facto de demorar 16 dias a reagir o deixou muito mal na fotografia e, como percebeu ,não sou mulher de ter medo de ameaças.
Quem parece que está a ir longe demais é o Sr. Dr. quando fala em nome de outras pessoas expressando ideias que não são as delas. Também está a ir longe demais quando num artigo coloca o seu curriculum ao invés do do candidato. Está decerto a ir longe demais quando está a tentar evidenciar-se num movimento no qual entrou de pára-quedas servindo-se do trabalho que os outros fizeram, não para si, mas para o Dr. Pedrosa.
O sr dr não entende que para o movimento é a imagem do Dr. Pedrosa que vale. São as obras dele que devem ser exploradas na comunicação social. É a obra dele que traz gente ao movimento. A sua, infelizmente, tem retirado apoios e votos.
Mas a este tipo de critica o Sr. Dr. considera-se surdo porque o seu ego lhe diz que é uma mais-valia.
A sua aparição em nº 2 teve uma leitura muito própria na população mas o Sr. Dr. não deve saber disso, pois não? O Sr. não pode andar no meio do povo a ouvir porque só sabe movimentar-se no meio de gente "importante".
O que não deixa de ser engraçado é que não desmente mais nada do que digo sobre si. E como diz o povo "quem cala consente".
Só mais duas coisinhas : é ao povo africano a quem compete saber se deve ou não investir fora de portas para criar riqueza para os seus países, não a si . A cada um de nós cabe o conselho mas a decisão deve ser dos próprios. O senhor não é detentor de toda a verdade do mundo, sabia?
Quanto à família paterna da sua esposa: porque é que o Sr. Dr. sente necessidade de se evidenciar com isso? Em que é que isso contribui para o desenvolvimento do concelho? E já agora, não acha que tenho razão porque tão alta linhagem deveria estar na homenagem "que o povo" e o pelouro da cultura fizeram a esta nossa amada figura da história. Será isto uma ofensa?
Vá lá Sr. Dr., quem "tem ido veramente longe demais" tem sido o senhor, ao tentar ofuscar a imagem do " nosso candidato e amigo Dr. Pedrosa" só para evidenciar a sua. Ponha a mão na consciência e veja o mal que está a fazer ao movimento.
Ficam ainda duas questões:
1 - o senhor "não me comeu por parva no dia 17"
2- Se o resultado nas eleições não for o esperado o único responsável será o senhor e não esqueça que teve a petulância de me dizer, por email, que o objectivo era meter um vereador. Não era! Quando o Sr. entrou e antes de estragar tudo, o objectivo era GANHAR A CÂMARA.
Claro que lhe dava jeito ser o nº 2 porque o Dr. Pedrosa sempre disse que se não ganhasse não iria como vereador. Saltava, então, o nº 2, ou seja, o Sr. Dr.. - vê como não consegue comer toda a gente por parva?

Ficamos com o dia 17 para discutir mas na presença do meu amigo Dr. Pedrosa

Cordialmente
Lúcia Duarte"

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

SERÁ?

Será que isto não passa de uma guerra entre a maçonaria e a opus dei?
Ai grande Alcobaça que albergas mesmo todo o tipo de ideais.
Terra com tanta gente grande mas que, no fundo, não são grande coisa!....

domingo, 23 de agosto de 2009

MAIS UM MOTIVO PARA A INQUISIÇÃO ME MANDAR "ABATER"

Mais uma vez venho sendo acusada de falar demais. Ora, isso voltou a ser crime? Não sabia mas até imaginava que sim.
TENHO DE APROVEITAR PARA FALAR AGORA ANTES QUE CHEGUE A SANTA INQUISIÇÃO A ALCOBAÇA.
Não estou a trair o MCIA porque o movimento (com os prossupostos porque foi criado) já não existe.
Agora existe uma ligação estranha à igreja instituida como principal e cada coisa deve ter o seu lugar: a politica na governação e a igreja católica no espaço social e espiritual.
O passado bem recente demonstra que a intervenção da igreja na politica resulta numa ameaça ao povo português. Quem nao recorda a influência do Cerejeira sobre Salazar e do facto de grande parte dos bufos serem padres que ouviam em confissão e entregavam os homens de luta à pide?
Eu sei que estou a ser politicamente incorrecta e que a igreja não é toda igual - felizmente!
Acho que cada um se deve agarrar a uma crença se isso lhe permitir viver bem consigo próprio. Todos nós precisamos de acreditar em algo e eu acredito no esforço humano para melhorar qualquer situação.
Só não entendo porque raio é que o MCIA arranjou um homem que, para além de querer dar nas vistas, se serve da igreja católica para se promover.
Porque é que se foi buscar um partido mais do que à direita para se entrar na assembleia? Porque se estão a servir do bom-nome de um homem para liderar a candidatura à assembleia sob a capa da direita mais conservadora que existe?
Porque é que o candidato á câmara cede a tudo o que o "seu católico" nº 2 lhe manda?
onde está a alma socialista nisto tudo?
Onde está a coerencia na linha de pensamento?
Desculpem a pergunta mas, se o homem é assim tão bom (estou a falar do padreco disfarçado de politico) porque é que em todo o concelho só é conhecido pela negativa?
Pronto, já sei, vou ouvir de novo o " cala-te Lúcia" estás a falar demais...
Mas estarei?
Então e se as finanças viessem apenas fazer o seu papel de fiscalização? Por exemplo: quanto ganhou? Como conseguiu comprar isto e aquilo? Pagou mais-valias?
E isto não é só para A ou B. Se calhar é para alguns que se passeiam de mercedes, outros que vão comprando casinhas pequeninas em zonas turisticas e outros que têm mais do que uma casa, do que um carro, etc.
Os sinais exteriores de riqueza não vos dizem nada?
Bem mas voltando a uma determinada personagem: como é que, estando ao serviço de uma instituição que se pretende que esteja ao serviço da caridade e da divulgação religiosa, que até está a estudar..... consegue ter os bens que tem e fazer a vida que faz? terá sido por caridade da igreja?
E agora quer um lugarzito (não esqueçamos que se perder as eleições o cabeça de lista Pedrosa disse que não tomaria posse como vereador) de vereador para ver se consegue dividendos na politica introduzindo a igreja na governação de Alcobaça?
Irá o alcoa passar para a mão de alguns parasitas que nada fazem e muito querem mandar?
E o mosteiro? Irá deixar de ter o rosto aberto que o Rasquilho lhe deu para ser propriedade por inteiro da igreja e passar a ter a supervisão do tal Bernardino?
Eu sei que estou a tocar com o dedo em algumas feridas e que me arrisco a perder alguns amigos mas.... só os perco se eles não tiverem a capacidade de pensar e se eles não forem suficientemente maduros para perceberem que eu tenho o direito de pensar pela minha propria cabeça.
Também sei que, embora não sendo licenciada nem doutorada (pois, não tive a igreja que sofre a pagar os meus estudos....) mas não me considerando uma acefala, acabo por fazer mossa no MCIA.
Paciência! Se tivesse havido cabeça para pensar e se não se tivesse metido gente mais do que mal vista no concelho dentro do movimento.... teriamos sido uma alternativa a Paulo Inácio nas eleições que se aproximam, assim.....
Muita gente criou expectativas em relação a este movimento. Era a imagem da ruptura, da tal "lufada de ar fresco". Pena não ter sido nada disto!
pena se ter transformado num coito de frustrados e interesseiros. Pena que os olhos só alcancem o que se quer ver!
É com mágoa que vejo no que se transformou este movimento. É com mágoa que vejo que se pretende esconder o óbvio. É com mágoa que acabo por ter de dar razão a alguns que sempre perceberam que isto ia descambar em interesses pessoais e não em interesses do concelho.
Mas haverá a coragem de publicamente virem dizer que factores pessoais influenciaram estas escolhas?
Vá lá, já nada têm a perder! As eleições já as perderam. A vergonha da derrota depois de ter criado tanta expectativa, já ninguém vos tira. Que tal abrir o jogo? que tal afastar os dentes pobres pedindo a substituição? Que tal serem verdadeiros para com o povo? Talvez ainda conseguissem um vereador, assim....

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Vá lá, Armada 31 - façam o vosso papel em Alcobaça!



Os gajos da Armada 31 são mesmo burros!
Então têm em alcobaça um candidato (pois porque breve sobe a nº 1 depois de puxar o tapete ao candidato nº 1 do MCIA)que é intimo do D. Duarte Pio (o teso), é casado com a 15ª neta do D. Nuno (que raio, nem contas sabem fazer) e vão colocar a bandeira em Cascais?

Venham mas é para Alcobaça e coloquem na torre da câmara. Assim a opus já não tem de gastar dinheiro em outdoors com a cara do dito agarrado à imagem de um santo.

Mostrem que precisam de mais gente que pague cotas para alguém mais poder comprar uma casinha em S. Martinho e poder tirar um doutoramento.

Vá lá Armada 31, é só fazer o jeitinho a um amigo, áquele que até tem de informar a esposa por email de que é o nº 2 à câmara (mau, será que não dorme com ela para ter de mandar por email.... há cada fantasia....)

Manobras para promoção da OPA Bernardina

Não é preciso ser muito inteligente para perceber algumas movimentações politicas de bastidores.
O tal mestre (porque ainda não tendo doutoramento ainda não tem direito a ser doutor por extenso - isto é ironia, claro) olha para um homem de 67 anos que move 2600 pessoas e pensa: "está aqui a minha oportunidade, vou com falinhas mansas, infiltro-me, dou uma de caridoso e consigo ser o nº 2. Depois, ou lhe dou um chuto no traseiro (como fiz ao outro doutor por extenso) ou espero mais 4 anos e apodero-me da câmara".
"Os alcobacenses que se lixem porque, depois de ser corrido de algumas instituições, o bonzinho do candidato, ainda me vai dar crédito".
Isto para mim não é mais do que uma OPA, com vários riscos agregados e um saldo muito negativo para quem a adquiriu.
Estará englobada na OPA uma casinha pequenininha de S. Martinho? Que mais-valias pode este faccioso trazer para Alcobaça senão a publicitação do seu ego?
Foi este espirito de conspiração e aproveitamento da boa vontade dos outros que este homem aprendeu na sua educação cristã? Não creio, creio sim que também disso ele se aproveitou para se auto-promover.
E agora que mande a Pide ou a Santa Inquisição para me obrigar a calar!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ORA VAMOS À RESPOSTA A UM EMAIL ENGRAÇADO

Olá amigo "descontente"
Escreveu-me um email, que agradeço, porque me dá oportunidade de explicar umas coisitas:
Não nasci em Alcobaça, não senhor, mas... o senhor nasceu?
É que Alcobaça não tem maternidade!...A minha terra tem muitas!
Vim para cá e tenho defendido no que posso o que está bem (e veja a defesa que faço do meu belissimo presidente de junta) e tenho criticado o que acho incorrecto. Faço-o apresentando ideias e não faço critica pela critica.
Quando ao PSD - é verdade! Fui Psd desde o tempo do saudoso Sá Carneiro e orgulho-me disso!
Deixei de o ser quando, ao vir para Alcobaça, percebi que tudo tinha mudado: O presidente Sapinho tinha subvertido a palavra social-democracia e tinha afastado os ideais de Sá Carneiro do partido que eu defendia e por quem dei a cara.
Nele tive momentos muito bons, de grande camaradagem e perdi um amigo numa concentração.
No liceu, a minha voz ergueu-se muitas vezes na defesa dos interesses dos estudantes, em nome da social-democracia.
Após 12 anos a constatar que o PSD não era o mesmo, entrei para o PS a convite de uma senhora, para arrumar a casa. Cedo percebi que "era pior a emenda que o soneto" mas, encontrei lá gente com vontade de lutar por uma mudança em Alcobaça. Esses, os que tinham de verdade essa meta, continuam meus amigos e espero mantê-los por muito tempo.
Saí da comissão politica porque achei que os meus amigos tinham razão, o que ainda acho!
Não me identifico com este PS de tachos e manobras e ajudei a criar o MCIA.
Na altura tive muito orgulho nisso. Continuo a acreditar (pode chamar-me ingénua, o tempo o dirá...) que os meus amigos eram a força de esquerda que iria mudar Alcobaça.
Hoje, estranho a razão porque se meteram todos os que foram "despejados" dos outros partidos em lugares cimeiros de um movimento que se pretendia ser de gente de trabalho em prol de Alcobaça.
Se me enganei, peço desculpa, mas tenho o péssimo hábito de acreditar em ideais e em gente que os defenda.
Acho que deixei a minha posição bem explicada, ou não?
Mas se o caro alcobacense descontente (que se esconde sob anonimato) ainda tiver dúvidas, então, faça mais perguntas, eu respondo! Na minha vida sempre dei a cara pelo que de bom e de menos bom fiz.
Não sou perfeita e estou longe de o ser (sinceramente, também não queria porque perdia a pica de lutar para ser melhor!) mas há 2 defeitos que não tenho: não minto e não piso um amigo.
com consideração
Lúcia Duarte

Com esta não dá para me calar....

Francamente nunca pensei ter de vir a fazer uma critica destas mas, para mim, Alcobaça está acima da minha vontade de ver o MCIA a governar o concelho.
O que eu vejo hoje como resultado do movimento nada tem a ver com o que motivou a sua criação.
A ideia era de ter um movimento de esquerda que conseguisse contrapôr as ideias do candidato sucessor do psd. Era um movimento por Alcobaça.
Efectivamente, era de esperar que os descontentes em relação a outros partidos se viessem a rever neste movimento.
Mas, lendo atentamente o artigo publicado em www.tintafresca.net fiquei com a certeza que se trata, agora, de um movimento de direita e que em nada se posiciona como alternativa.
O artigo não faz mais do que dar "visibilidade e protagonismo a uma pessoa de direita, defensor apenas de uma religião e que produz artigos onde coloca em causa a legitimidade de africanos poderem contribuir para a cultura de Alcobaça (e ainda diz que fazia parte do grupo que trabalhava palops).
Ao invés de se referir os bons serviços prestados pelo cabeça de lista, faz-se quase uma veneração ao seu nº 2.
Desculpem o termo mas, em que é que contribui para a felicidade dos alcobacences o apoio de D.Duarte Pio ( o tal que estava na falência e a quem alguém deu a mão...)? E que nos interessa que tipo de doutoramento está a fazer?
E porque é que sai a foto deste senhor (que parece que esqueceu de colocar neste mini anúncio publicitário sobre a sua pessoa, a sua passagem pela Igreja que sofre ... será porque não pode explicar porque é que ainda sofre?) e não sai, por exemplo a do nº 2 à assembleia municipal?
E porque não se fala quase nada no nº 4? Não dá jeito? Nem comento porque o passado recente fala por mim. Bom é não esquecer que era um dos homens de Gonçalves Sapinho.
Bem, mas ao contrário do que quer fazer parecer, estes homens têm uma ligação profunda ao "antigo regime do Dr Sapinho".
Mas o pior ainda está no inicio do texto: a ligação ao MPT que, para quem não saiba, ainda é mais à direita do que o CDS. Que contrapartidas foram dadas a este partido para deixar usar o seu nome e a sua sigla? De quem foi a ideia?
Onde fica a nossa esquerda meus amigos?
Onde fica Alcobaça? Onde ficam os sonhos de um revirar na estagnação a que Gonçalves Sapinho e os seus pasquins nos conduziram durante 12 anos?
Desculpem a ironia mas.... alguém viu por aí o MCIA?

ACREDITAR? Em quê se o homem não diz nada?

Em 2 Kms e muitas rotundas, o PS apresenta 4 outdoors gigantes com a cara do candidato à Câmara municipal.





Eu sei que ele é um ilustre desconhecido mas.... era preciso este exagero?

Pronto, agora já lhe conhecemos a cara mas.... e as ideias para o concelho?

Acreditar! Acreditar! Acreditar!

Em quê? Vamos acreditar numa candidatura que gasta rios de dinheiro apenas para dar a conhecer a cara do candidato?

Estaremos realmente em crise? Não parece!

A quantas bocas se daria de comer, quantas crianças teriam livros para estudar, quantos lares de idosos poderíamos ajudar, quantos acessos para deficientes poderíamos construir... só com o dinheiro gasto neste festival de imagem?

Depois das ideias megalómanas do dr Sapinho quanto aos campos de golfe, será que esta campanha grandiosa do PS nos vai trazer o FREEPORT-ALCOBAÇA para desenvolver o concelho?


Haja vergonha! Com uma crise tão grande, com tanto desemprego, com fábricas a fechar, com gente a não ter dinheiro nem para as necessidades mais básicas, o PS não tem vergonha de deitar tanto dinheiro à rua apenas numa criação de imagem?


Foto da semana - a padeira está de volta


Lúcia Duarte é uma apoiante incondicional do
autarca de Prazeres de Aljubarrota, José Lourenço,
como já o demonstrou publicamente. Mas
no passado fim-de-semana, no Aljubarrota
Medieval, não deixou de ameaçar o conhecido
autarca, qual verdadeira Padeira, caso ele se
comporte de forma inadequada... Foi tudo uma
brincadeira, mas deu um bom ‘boneco’.

(in RC 19/08/09)



terça-feira, 18 de agosto de 2009

MEDIEVAL DE ALJUBARROTA

Por uma questão de justiça, devo dar os parabéns à organização deste evento.
Este ano, para além da belissima ideia de usarem toda a rua Direita e de terem colocado entradas muito bem elaboradas, a organização empenhou-se como nunca na divulgação do evento.
A Rua estava muito bem ornamentada e notou-se que a população (que já começava a desmotivar) voltou a ganhar vontade de participar.
Os elementos da organização estavam sempre atentos aos pormenores e às necessidades dos feirantes que, no fundo, são os que mais contribuem para o sucesso do evento.
Desta vez, o recinto teve um plano de emergência muito bem organizado pela equipa de segurança em conjunto com Mário Cerol, comandante dos bombeiros.
O facto de se ter criado um parque para estacionamento também contribuiu para a grande afluência de público.
Faltou, talvez, a reserva de um espaço apenas para as viaturas dos feirantes mas, acredito que, aos poucos, estas arestas irão sendo limadas.
Gostei de ver de volta os pastores da Serra da Estrela mas tive pena que tivessm acabado com o torneio a cavalo que cativava tanto, em especial as crianças.
Assim vale a pena!

ESTA É DIRECTA PARA PAULO BERNARDINO

Caro senhor,
O facto de eu muito ter dado ao movimento do qual o senhor é o candidato nº 2 à câmara municipal dá-me o direito de lhe dizer que o senhor coloca todo este trabalho em causa.
O senhor é um incompetente!
Nunca fez nada mais dentro do movimento senão manipular as coisas e as pessoas a seu belo prazer, no claro intuito de se auto-promover.
Hoje posso dizer com toda a garantia que o senhor MINA o movimento, é INCOMPETENTE no pouco que se propôs a fazer e, se o resultado nas eleições for baixo será você o único responsável.
Colocou em causa o trabalho de pessoas sérias mas não soube apresentar nada feito.
Consegue provar-me o contrário?
Tenha vergonha e assuma o que fez, ou melhor, o que não fez mas que deveria ter feito.
Sabe o que o incomoda? Estar a ser desmascarado!
Falta apenas fazê-lo aos olhos do candidato porque aos olhos de toda a gente com quem falo sobre si recebo a mesma resposta.
Não querer que diga qual, pois não?
Demita-se! Tenha brio, seja coerente (se o souber ser) e vá descansar para ....aquela casinha que tanto suou para comprar.....

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Se alguns gostam tanto do movimento civico como dizem, deveriam ter a hombridade de sair dele.
Alguns apenas lá estão porque mais ninguém os quis em partido nenhum. Não defendem Alcobaça, apenas se tentam aproveitar dela e de um nome que os possa ajudar a conseguir o que querem: um tachito e popularidade!
Trabalhem em prol de Alcobaça e talvez isso possa acontecer um dia.
Tenho pena que certa gente se aproveite de gente de bem e do trabalho desinteressado de alguns para conseguir o que os partidos deles lhes negaram.
Serão independentes? E porquê?
Já tiveram coragem de vir dizer porque se tornaram independentes de repente? Deixaram de ser sociais-democratas ou/ou democratas cristãos?
Engraçado.... e, se daqui a 4 anos os partidos deles, hipoteticamente (e decerto só mesmo em sonhos) os viessem chamar? Voltariam e deixariam de ser independentes?
Que raça de politicos se gerou em Alcobaça, aliás, no nosso país?

Discriminação

Democracia? Liberdade de imprensa?
E o respeito pela imprensa?
Todos sabem que sou colaboradora do jornal "O Alcoa" há muitos anos. Vivo o jornal como se fosse a minha segunda casa e incomoda-me vê-lo a ser tratado como um jornal de segunda.
Hoje dia 17, o movimento civico e independente de Alcobaça irá dar uma conferência de imprensa.
O Alcoa foi discriminado ao não ser avisado embora o cabeça de lista tivesse sido informado do email do sub-director (a quem deveriam ser enviadas as noticias por ausência de férias do seu director).
Prova disso é um comunicado enviado enviado pelo cabeça de lista do mencionado movimento sobre outro assunto e que foi devidamente recepcionado pelo sub-director.
Não, nem me interessa saber quem é o responsável por esta falta. Sei apenas que quem dá assessoria para a comunicação social ao cabeça de lista do MCIA discriminou o nosso Alcoa.
Não me parece que seja um lapso mas sim um acto intencional de "esquecer" um jornal regional com a dimensão civica e humana do nosso jornal.
Considero uma afronta e uma total falta de respeito da parte do MCIA para com o Alcoa que é de todos nós.
Os nossos leitores têm o direito de ser tão informados como os dos outros orgãos de comunicação regional.
Provavelmente, o Dignissimo Senhor Duque de Bragança não terá sido esquecido mas.... o nosso "Alcoa" foi.
Grande mostra de abertura e de transparência! Volto a recordar que estou a publicar esta indignação a titulo de colaboradora do jornal e de cidadã indignada pela falta de respeito.
Podem vir desculpar-se com esquecimento mas .... isso já não cola! Quem exige profissionalismo na dinamização de uma candidatura não pode actuar assim para com um orgão de comunicação social regional.
Lúcia Duarte

sábado, 15 de agosto de 2009

FALHA IMPERDOÁVEL

D. NUNO ÁLVARES PEREIRA, AGORA SANTO, FOI, MAIS UMA VEZ, HOMENAGEADO NO DIA 14 DE AGOSTO.
MAS A FALHA NÃO ESTÁ AQUI.
ENTÃO A ORGANIZAÇÃO NÃO SABE QUE HÁ UMA NETA (EM 15º GRAU) DESTE GRANDE HOMEM A HABITAR NO CONCELHO?
E NÃO A CONVIDARAM BEM COMO AO SEU REALISSIMO ESPOSO?
NÃO HAVIA NENHUM COCHE DISPONIVEL PARA OS TRANSPORTAR DE S. MARTINHO A ALJUBARROTA?
BEM, TAMBÉM QUANDO PAULO PORTAS VEIO HOMENAGEAR O NOSSO SANTO, OS DESCENDENTES TAMBÉM NÃO APARECERAM....

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O MEU ÚLTIMO CONSELHO

ESTE VAI SER O MEU ÚLTIMO CONCELHO AOS "INDEPENDENTES": HÁ UMA PESSOA QUE, PELO SEU CARACTER, DEVERIA PERTENCER À VOSSA LISTA À CÂMARA: ALZIRA HENRIQUES.
A TRUPE FICARIA PERFEITA!
(AH E JÁ AGORA, LEVEM O PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DO PS DE LEIRIA PARA A ASSEMBLEIA MUNICIPAL E, EM 2º PARA A MESMA ASSEMBLEIA, LEVEM O OUTRO MAL-AMADO DO PSD. TANTO O PS COMO O PSD AGRADECERIAM ESTE GESTO DE BOA-VONTADE PARA COM ESTES MAIS NECESSITADOS)

DECLARAÇÃO

PARA QUE SE CONSTE

NÃO TENHO QUALQUER LIGAÇÃO AO MOVIMENTO CIVICO E INDEPENDENTE DE ALCOBAÇA A QUEM RETIRO PUBLICAMENTE O MEU APOIO.
QUANDO NELE ENTREI FOI PELO IDEAL DE VER ALCOBAÇA NUMAS MÃOS QUE "PUDESSEM SER UMA LUFADA DE AR FRESCO".
NESTA ALTURA, E PORQUE O CANDIDATO SE FEZ RODEAR DE PESSOAS QUE NÃO SÃO MAIS DO QUE "OS QUE NOUTROS PARTIDOS NINGUÉM QUIS", PESSOAS QUE APENAS QUEREM MOSTRAR AOS PARTIDOS DE ONDE FORAM "XUTADOS" QUE ALGUÉM APOSTA NELES, GENTE RACISTA E FACCIOSA E GENTE SEM QUALQUER CAPACIDADE PARA GOVERNAR OS DESTINOS DE ALCOBAÇA, EU RETIRO O MEU APOIO.
TAMBÉM PARA QUE SE CONSTE, TRABALHEI COM 2 PESSOAS QUE MERECEM O MEU MAIOR RESPEITO PORQUE ESTAVAM NESTE MOVIMENTO POR ACREDITAREM NO CANDIDATO.
TODOS TRABALHÁMOS "POR AMOR À CAMISOLA".
NO QUE ME DIZ RESPEITO, NÃO QUERO TER QUALQUER CONOTAÇÃO COM ESTE MOVIMENTO NEM COM AS PERSONAGENS QUE POSSAM VIR A INTEGRAR A LISTA DO MEU AMIGO PEDROSA.
O TEMPO, DAR-ME-Á, DECERTO RAZÃO SOBRE ESTA MINHA DECISÃO.
AO CANDIDATO DESEJO BOA SORTE, AOS OUTROS DA LISTA DESEJO: UMA CONTINUAÇÃO DE BOA JOGADA (TALVEZ UM DIA CONQUISTEM A DIVISÃO DE HONRA....) E DE BONS TACHOS À MODA DE S. MARTINHO E DE ALCOBAÇA.
COMO CIDADÃ IREI ESTAR SEMPRE ATENTA ÀS MANOBRAS DESTAS PERSONALIDADES E CONTINUAREI A DENUNCIAR AS VOLTAS E REVIRAVOLTAS DESTAS GENTES PARA SE TORNAREM VISIVÉIS, INFELIZMENTE, NÃO PELAS BOAS IDEIAS PARA O CONCELHO.
EM BOA HORA SAÍ (HÁ MAIS DE 15 DIAS) POR VER AS MANOBRAS QUE SE FAZIAM EM TORNO DO CANDIDATO POR PARTE DESTES "DISSIDENTES FORÇADOS" DOS OUTROS PARTIDOS

LÚCIA DUARTE

E as respostas?

Olá sr 2, diga-me uma coisa, já que ainda não teve tempo para recolher uma única assinatura e se encostou aos que recolhiam para o nº 1, ainda não arranjou tempo para responder às minhas 11 perguntas?
Está à espera que lhe faça mais algumas (talvez umas ainda mais incómodas)?
Olhe que nem sempre o silêncio é ouro!
O povo, que o senhor tanto abomina, costuma dizer : "quem cala consente"!
Olhe, não faça como o outro que, ao invés de me responder, foi fazer queixinhas de mim!
Outro ditado popular : "não há fumo sem fogo"!
estará a pensar em fazer outro negócio jeitosinho? Olhe, faça um favor aos alcobacenses: compre a quinta da Cela e a quinta da Serra ao seu amigo e faça lá mais um casarão!.....
Se não tiver dinheiro para isso - finja que sofre!
Gostou da ideia?
E depois, volte a dar a cara pela campanha do partido para quem costuma "bufar" algumas coisinhas.
Não é esse, é o outro! Ou haverá mais de coisas para com quem tem esta prática?

A CARROÇA ANDA À FRENTE DOS BOIS...

Cada vez entendo menos a forma como as pessoas fazem tudo para se auto-promover.
Desta vez foi a pressa do sr Paulo Bernardino em enviar para a comunicação social a noticia que é o nº 2 do Pedrosa.
Isto só pode ter uma de duas leituras:
Ou ele acha que o candidato não é capaz de falar pela sua própria boca...
ou,
a pressa deveu-se a temer que o Pedrosa voltásse atrás na decisão.
Cheira a uma forma subtil (mas pouco) de pressão sobre o candidato e sobre os que não apoiem essa triste decisão.
è a forma mais detestável de se forçar uma situação. Em má hora este homem entrou para este movimento civico até porque, civismo não é o seu forte.
Valha-nos a boa qualidade do candidato para saber pôr o cabresto neste homem!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CUIDADO

TEMOS A OPUS DEI, A OPUS GAY E A OPUS RAIO QUE OS PARTA A TENTAR ENTRANHAR-SE EM ALCOBAÇA
ESTEJAM ATENTOS E NÃO DEIXEM ESTAS CORJAS INFILTRAREM-SE EM ALCOBAÇA.
DESCULPEM MAS MILVEZES UM SAPO OPRTUNISTA DO QUE ESTA CAMBADA.
cORRAM COM ELES, JÁ NOS BASTOU A INQUISIÇÃO E A PIDE. eSTA GENTE É O SEU NOVO MODELO. CORRAM COM ELES! MOSTREM O VERDADEIRO CAMINHO DA LIBERDADE - O QUE NOS DEU SOARES, CARNEIRO E CUNHAL (CADA UM DA SUA FORMA)

PROMESSA É DIVIDA 3- ENTRADA RÁPIDA NA NAZARÉ E SAIDA AINDA MAIS RÁPIDA!

Tal como vos disse no episodio anterior, o imbativel masculino, introduziu-se na biblioteca da nazaré, não por mérito próprio ou por reconhecimento das tertulias de Alcobaça mas, mais uma vez, servindo-se de um amigo.
apresentou uma tertulia que valeu a pena pela excelente qualidade do orador mas, dessa vez teve o cuidado de levar um tema do interesse dos nazarenos "D. Fuas".
Para que se conste a sala estava efectivamente cheia e o imbativel teve o cuidado de me dizer "vê, estas gentes não são como as de Alcobaça que vivem da codrilhice, estes preocupam-se com a sua terra".
Fiquei incrédula. Mas ele não é alcobacense? porquê colocar sempre as nossas gentes abaixo das das outras terras?
Mas isto durou pouco!
Breve quis fazer-se importante e nenhuma data marcada pelo responsável pelas tertulias lhe servia.
O imbativel tinha sempre de ir a Espanha (aliás parece que já é hábito este sr dr arranjar umas viagens a Espanha sempre que lhe cheia a trabalhar a sério, vá.se lá perceber porquê...) ou de dar apoio numa universidade, ou estar com alunos....
Até que, acharam por bem, arranjar outro moderador para a tertulia em questão.
E lá veio a birrinha, aliás, nem foi birrinha, foi mesmo uma questão de ódio de estimação, aliás já muito conhecido contra quem "se atreve a dizer-lhe não".
Mas o outro sr dr da Nazaré deu-lhe o troco, com uma bofetada de luva branca!
proximo episódio: A MAÇÃ E O 1º ENCOSTO AO BE - NÃO PERCAM! É.... JÁ A SEGUIR!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

amigos verdadeiros? sempre!

Hoje, muitos dirão:esta mulher é do povo e a palavra dela não vale nada. Estou de acordo, mas, o blog é meu e tenho dideiro de dizer o que penso.
Entrei no PS a pensar que era socialista, enganei-me. Sou humana!
entrei num movimento civico e achei que era independente. Enganei-me de novo.
mas tenho de ressalvar o seguinte: há gente muito boa e mal aproveitada no PS. No movimento civico também!
Se há nomes que vou recordar como gente de bem, Pedrosa (e esposa), Portugal (e familia) e um sr chamado Vasco são exemplos de integridade moral
Serão demasiado permissivos com gente que os ludibriou - de acordo! Mas são "gente de bem"
A eles nunca teria dúvida em entregar qualquer cargo em Alcobaça.Mas o resto?? São uma corja de oportunistas que se aproveitam do nome de uns e da boa vontade de outros para se mostrarem.
Gente que não tem pejo em se servir de crentes ou de credulos para se mostrarem. Gente que foi corrida de outros partidos e que viram no movimento civico uma oportunidade de reaparecerem.
Tenho pena que gente de "caca" se tente evidenciar usando o bom-nome e a credibilidade de José Pedrosa para se auto-promover.
Não me revejo neste tipo de escremento humano. Sei que não sou ninguém aos olhos destes doutorzecos mas, juro que só "vendo cabritos quando tenho cabras", juro que nunca fingi ser de uma determinada igreja para obter beneficios próprios e também juro nunca ter traido um amigo para ter algum lugar.
Se calhar por isso, ainda sou pobre, e nas bocas de alguns "uma besta armada em gente".
Se Deus existir.... um dia fará justiça e esta gente será devidamente identificada.
Até çá, aqui esta besta inculta não se vai calar"
Alcobaça merece ter Pedrosa como presidente mas não merece ter tachistas que a explorem nem gente de merda que se sirva do nome dele para subir na vida!
Desculpem o desabafo mas estou farta de ver um bom homem ser usado e de ver um amigo a mulher dele a servirem de burros de carga.
Para quem me conhece, sabe que eu valorizo os amigos e NÃO ADMITO QUE SEJAM USADOS DESTA FORMA!
Um abraço grande a estes meus amigos e espero que abram os olhos a tempo
Lúcia Duarte

NÃO ENTENDO

Se a pessoa de confiança do candidato do movimento independente tem sido sempre (de há anos) Portugal da Silveira, porque é que não é ele o nº2?
Assim ficava garantido que teria gente de confiança ao seu redor.
Ficaria garantido que os ideais que deram origem a este movimento se manteriam.
Para garantir que estaria gente que defendia o povo alcobacense, eu apostaria nessa dupla.
Mas é apenas a ideia de uma inculta, que viu o respeito que as pessoas tinham por ambos, quando andei a recolher assinaturas.

CONVITE

CONVIDAM-SE AS PERSONAGENS QUE CITEI EM POSTAGENS ANTERIORES, BEM COMO OS INCONFORMADOS DO PS A VISITAREM A TENDA SHEIK JUNTO AO MOSTEIRO.
PODEM AINDA TER A AGRADÁVEL SURPRESA DE ENCONTRAR ALGUM NOBRE ÁRABE E, QUEM SABE, AINDA COM ALGUMA LIGAÇÃO À NOBREZA ALCOBACENSE
PELO MENOS JÁ NÃO FICAM... COM TANTA FALTA DE CHÁ!

11 PERGUNTAS A UM PERSONAGEM QUE TODOS "AGORA" CONHECEMOS

MAIS UMA VEZ REFORÇO QUE O QUE AQUI ESCREVO É DA MINHA CABEÇA (sim porque, ao contrário do que muito pensam, esta minha cabeça pensa e não precisa de "canudo" para o fazer!) E DA MINHA INTEIRA RESPONSABILIDADE.
NÃO TENHO DE PEDIR LICENÇA A NINGUÉM PARA DIZER O QUE PENSO NEM TENHO DE CALAR O QUE ACHO QUE DEVE SER DENUNCIADO.
GOSTAVA DE, NO DIA 12 DE OUTUBRO, NÃO TER DE DIZER "EU BEM ALERTEI"!
O Nº 2 DE QUALQUER LISTA DEVE SER SEMPRE DE UMA PESSOA DA MÁXIMA CONFIANÇA DE UM CANDIDATO.
SE POR MAIS NADA FOR, SERÁ PORQUE O TEM DE SUBSTITUIR EM QUALQUER SITUAÇÃO DE AUSÊNCIA.
NÃO PODE "PÔR-SE A JEITO" PARA SER TRAIDO QUANDO MENOS ESPERAR.
DESCULPEM A FRANQUEZA MAS, COLOCAR A Nº 2 ALGUÉM FANÁTICO POR UMA IGREJA, UMA PESSOA RANCOROSA E RACISTA É ACAUTELAR OS IDEAIS DE ALGUM PROJECTO?
POSSO SER INGÉNUA MAS EU NÃO ACREDITO QUE UM Nº 1 ESTEJA BEM INFORMADO SOBRE UM EVENTUAL Nº 2, ATÉ PORQUE FOI O PRÓPRIO Nº 2 (SUPOSTO) QUE FEZ QUESTÃO DE VIR DIZER QUE O ERA.
ESTRANHAMENTE SÓ PARA ALGUNS A QUEM INTERESSAVA "MOSTRAR QUE ERA IMPORTANTE".
ISTO É UM BRAÇO DE FERRO?
ATÉ PODE SER MAS, VOU CONTINUAR A DENUNCIAR O QUE SEI, SE CALHAR COM ALGUMAS PERGUNTAS INCÓMODAS:
  1. QUEM PASSAVA A VIDA A COMUNICAR COM ADVERSÁRIOS POLITICOS?
  2. PORQUE DIZ TÃO MAL DO DR SAPINHO SE JÁ FOI SEU INFORMADOR? MORDE NA MÃO QUE SE LHE ESTENDEU? OU SERÁ QUE AINDA SE ESTENDE?
  3. NA PASSAGEM PELA ASSEMBLEIA MUNICIPAL FOI OU NÃO INJUSTO PARA COM O ELENCO CAMARÁRIO ONDE ESTAVA UM ELEMENTO HOJE POR SI DEFENDITO (?!)?
  4. DEPOIS PARA FICAR BEM COM DEUS E COM O DIABO, PEDIU OU NÃO DESCULPAS QUASE DE JOELHOS AO CHEFE DESSE ELENCO?
  5. É VERDADE OU NÃO QUE APOIOU PUBLICA E ENTUSIASTICAMENTE A CANDIDATURA DO DR SAPINHO?
  6. É VERDADE OU NÃO QUE, CONTRA AS DIRECTRIZES DO ENTÃO LIDER DO SEU PARTIDO FEZ TUDO PARA MINAR A CANDIDATURA DE UM HOMEM DE PULSO, BEM CONHECIDO DE TODOS NÓS?
  7. QUEM FOI A CORRER INFORMAR O DR SAPINHO DAS INTENÇÕES DESTA CANDIDATURA?
  8. É VERDADE OU MENTIRA QUE INVENTOU MIL ARTIMANHAS PARA AFASTAR "OS MAIORES DEFENSORES" DO SEU CANDIDATO ACTUAL, PARA O PODER MANIPULAR E GARANTIR UM LUGAR QUE LHE DÊ VISIBILIDADE?
  9. É VERDADE OU MENTIRA QUE "QUER TOMAR CONTA DO JORNAL O ALCOA" PARA PODER MANIPULAR A OPNIÃO PÚBLICA?
  10. É VERDADE OU MENTIRA QUE NUNCA TRABALHOU PARA O BOM FUNCIONAMENTO DESTE JORNAL?
  11. E JÁ AGORA, TEM MEDO DE QUÊ?

promessa é divida 2- manobras para ter posição no partido!

Tudo começou com a aproximação a alguém que, tal como ele, tinha uma ambição desmedida por subir no partido e no concelho.
Era necessário, acima de tudo, começar por ter visibilidade.
O lema dele era "juntos seriamos imbatíveis": ela começaria por conquistar a comissão politica e ele seria o seu "braço direito".
Seguia-se a conquista da câmara por parte dela, e o seu vice ficaria com o pelouro da cultura.
Claro que isso não deu em nada e houve alguém de bom-senso que exigiu que fosse votado que a presidente da concelhia, a ser a dita personagem, não seria candidata à câmara.
A mulher primeiro encrespou-se, depois engoliu em seco e seguidamente começou com os malabarismos do costume.
"namorava politicamente" 3 pessoas do PS que julgava ser os mais candidatáveis, jogando no que julgava ser o "o mais candidatável" mas também o que julgava ser o mais manipulável.
Na sombra tinha sempre "a bengala" cuja mentalidade egocêntrica se lhe assemelhava e completava.
Simulavam-se zangas para melhor maquinar as "armadilhas" aos que eles consideravam "incultos e ignorantes".
Falando claro: "saiu-lhes o tiro pela culatra"!
Saiu do grupo um homem de bem que percebera parte (e foi pena só ter percebido uma parte!), seguido do candidato natural e melhor colocado para o ser.
As manobras entre os outros 2 - " os tais que julgavam que juntos seriam imbatíveis" - continuavam na penumbra. De um lado já se deitavam as garras de fora, do outro fazia-se jogo duplo.
Claro que a lista concorrente à da personagem feminina teve olhos e foi buscar o mais candidatável para encabeçar a lista deles.
E ainda a figura feminina lhe chamava "garotada"....
Com ele seguiu um dos amigos mais fiéis que ele algum dia poderá ter.
Mas isto estava a começar a correr mal lá para as bandas dos "imbatíveis" e o "imbatível masculino" começa a fazer contas: Epa, a outra lista com a figura do candidatável à cabeça, iria decerto ganhar....Bem, seria necessário usar a velha táctica do "se não os podes vencer, junta-te a eles!). Dito e feito, colou-se que nem uma lapa aos outros 2. Ali teria oportunidade de, manobrando-os bem, fingindo ser uma pessoa de bem, vir a conquistar a almejada posição dentro do partido e na câmara.
O resto? Fica para o episódio nº 3.......

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ABRAM OS OLHOS ENQUANTO É TEMPO!

MAS PARA SE SER CANDIDATO A ALGUMA COISA TEM DE SE ENGANAR QUEM LHE ESTENDE A MÃO?
A LEALDADE PASSA POR SER UM BUFO AO SERVIÇO DO PODER INSTITUIDO?
ALGUÉM QUE ABRA OS OLHOS A TEMPO A BEM DE ALCOBAÇA, POR FAVOR!

Coisas inadmissiveis - fanatismo e racismo!

Há coisas que eu não suporto e não consigo entender: o fanatismo é uma delas!
Mas não consigo "engolir" o fanatismo seja ele politico, étnico, clubistico e muito menos religioso.
Alcobaça tem gentes de todas as raças, de todos os clubes desportivos, de várias nacionalidades, de todos os partidos politicos e de imensas religiões e até ateus.
A população de Alcobaça não pode, não deve e de certeza que não quer, ver-se representada por nenhum fanático de uma só religião.
O perigo é as outras religiões passarem a ser tratadas como " entidades menores" e os seus crentes poderem passar a ser considerados cidadãos de 2ª.
Acho que é meu dever alertar que este perigo existe:
Um candidato a nº 2 de uma determinada lista, que até à altura da sua entrada era "uma lufada de ar fresco para as minorias e para os mais carenciados", dá-se "ao luxo" de emitir opiniões racistas e de só falar na sua própria Igreja e na sua própria crença.
O perigo ainda se torna maior quando nos apercebemos que só sabe falar na 1ª pessoa do singular.
A palavra "EU" deve ter sido a primeira que lhe ensinaram quando começou a falar.
O Eu, em matéria de politica e , em especial, num cargo de vereador, pode ter consequências graves para o povo.
Com o que vos contei, quer nesta postagem quer no racismo, ainda acham que este homem tem condições para ser candidato a vereador ou a qualquer outra coisa?
Ou será que ele está a pensar em ser vereador durante 4 anos para, durante esse tempo, angariar gente para a igreja que sofre, devido ao sofrimento que nos vai causar?

PROMESSA É DÌVIDA

Continuo a afirmar que tudo o que aqui escrevo é da minha inteira responsabilidade e só a mim podem ser imputadas responsabilidades (se houver coragem para isso....).

Prometi dar-vos a conhecer determinado figurão do nosso teatro politico, aqui vai o 1º episódio:

Não lhe vou chamar politico nem actor porque não quero desrespeitar tão nobres profissões.

Recordam-se da figurinha que começou a fazer umas tertulias no café Portugal?
Sabem como começou a história? Eu conto!

Uma tarde, estava eu a tomar um cafezinho com amigos no café "Tertúlia" quando o historiador Jorge Sampaio me aborda, como aliás sempre faz quando me encontra, e me convida para começar a organizar tertúlias no referido café.

Comentei com o dito figurão e perguntei se queria participar e ajudar. O homem disse logo que nunca o faria no café "daquele gajo porque tinha a mania que era mais do que os outros".

De repente, começa a organizar tertúlias e pede-me para fazer o blog sobre as mesmas.
Como nunca tive necessidade de me mostrar por meio de tertúlias, simplesmente desliguei do assunto e não quis confusão. O homem, sendo doutor e professor universitário, desconhecido de todos, necessitava mais de visibilidade, até porque tinha por ambição vir a ser vereador responsável pelo pelouro da cultura.

Estranhamente, as tertulias começam e, nelas, apenas se viam os mais chegados: Eu, Portugal da Silveira, um casal da Nazaré e.... às vezes mais uma meia dúzia.

A execução do blog, talvez porque julgava que já me tinha na mão para me manipular, foi entregue a outra pessoa (impecável). Pessoa essa onde ele via a hipotese de "uma cunha" para entrar na biblioteca da Nazaré.

Estão a ver a qualidade do bicho?
Decidi estudar a fundo esta personagem e um dia, uma amiga minha que é psicóloga, pergunta-me: consegues lidar com esta pessoa? Tem dupla personalidade! E olha que se não estiveres atenta, um dia "puxa-te o tapete!".

Fiquei com mais uma certeza do que eu já calculava e decidi fazer o jogo do "menino" - fingia que não percebia que estava a ser manipulada, bajulei, mostrei que era uma apoiante dele e.... infelizmente, confirmei quem era aquela figura ezecrável: alguém que usa tudo e todos, manipula e move-se por uma ambição desmediada para que o considerem DOUTOR.

Um dia, antes de uma entrevista na rádio Benedita, onde estavam em directo bloggers convidados, o figurão avisou-me que em público " o deveria chamar de sr doutor ou professor". - Só me faltava esta para ver a qualidade baixa deste ser humano. Só quem não tem mais o que o valorize é que sente necessidade de ser chamado de DOUTOR.

Propositadamente, não disse o nome desta figura, até porque, quem me lê, vai entender perfeitamente a quem me refiro.

O povo é inteligente, por muito que este figurão o considere "IGNORANTE".

Tenho de dar a mão à palmatória: o presidente da câmara foi infeliz no termo que usou mas a análise estava perfeita