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Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

sábado, 28 de novembro de 2009

carta educativa - politica educativa municipal

O Município de ALCOBAÇA, no âmbito das suas competências, no respeito pelos princípios da Lei de Bases do Ensino, de acordo com o estabelecido no Decreto-Lei n.º 7/2003, de 15 de Janeiro, ouvido o Conselho Municipal de Educação, definiu os eixos prioritários da política educativa municipal, para os quais foram clarificados os objectivos estratégicos a alcançar e as medidas concretas de intervenção:

Eixo 1

– Avaliação e reordenamento da rede escolar/parque escolar

Objectivos Estratégicos

a) Promover a Escola Integrada, criando Centros Escolares ou adequando os existentes;

b) Encerrar escolas que não garantam o cumprimento dos objectivos definidos pela Lei de Bases do Sistema Educativo. Cumprir as determinações do Ministério da Educação;

c) Reordenar a rede do Ensino Pré-Escolar.

Medidas de Intervenção

a) Instalar Centros Escolares em locais estratégicos do Concelho, que garantam a integração da população escolar do ensino básico da sua área de influência e se adequem às novas valências implementadas (actividades de enriquecimento curricular e refeições);

b) Deslocar os alunos das escolas encerradas para o Centro Escolar da sua área de residência, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de ensino;

c) Garantir o Ensino Pré-escolar público ou privado em todas as freguesias do concelho quando o crescimento da população assim o justificar.

Eixo 2

Promoção do ensino integrado e integrador

Objectivos Estratégicos

a) Promover o ensino integrado;

b) Promover as actividades de enriquecimento curricular para todos os alunos do 1º Ciclo;

c) Promover a educação para a cidadania, nomeadamente, nas áreas da saúde e da educação ambiental;

d) Promover a leitura entre as crianças e os jovens;

e) Alargar o acesso às novas tecnologias;

f) Apoiar os alunos com necessidades educativas especiais.

Medidas de Intervenção

a) Disponibilizar o serviço de fornecimento de refeições a todos os alunos dos Jardins-de-infância e do 1º Ciclo. Proporcionar os meios materiais e humanos

necessários a um espaço pedagógico e lúdico acolhedor que facilite a socialização e promova o conforto físico e emocional dos alunos;

b) Garantir o funcionamento das actividades de enriquecimento curricular nas valências de Inglês, actividades desportivas e música, através das entidades competentes;

c) Fazer a articulação com os projectos educativos das escolas:

1. “Aquisição e Treino de Competências Sociais e Pessoais”, promovido pela Associação Barafunda no Agrupamento da Benedita;

2. “Projecto de Apoio à Escola Inclusiva”, desenvolvido pelo CEERIA;

3. ”Projectos de Educação Ambiental”, promovidos pela Câmara Municipal de Alcobaça;

4. Os projectos de Educação para a Saúde no âmbito curricular.

d) Alargar a cobertura da rede de bibliotecas a todas os Jardins-de-infância e Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico;

e) Implementar o acesso à informática a todos os Jardins-de-infância;

f) Garantir o transporte dos alunos com dificuldades de linguagem e, ou, auditivas para escolas especializadas, apoiar o CEERIA nos projectos integrados para os alunos com deficiência, e facilitar o acesso físico aos estabelecimentos de ensino através de obras de adaptação.

Eixo 3

Garantir a todos os jovens o acesso à escolaridade obrigatória

Objectivos Estratégicos

a) Colaborar em acções previstas nos projectos sócio-educativos dos agrupamentos de escolas;

b) Garantir uma rede de transportes acessíveis a todos os jovens em idade escolar;

c) Adequar a Acção Social Escolar às novas realidades;

d) Alargar o Serviço de Apoio à Família.

Medidas de Intervenção

a) Incentivar a criação de gabinetes de apoio ao aluno nas escolas;

b) Assegurar o transporte de todos os jovens em idade escolar, assim como adequar a rede de transportes ao reordenamento da rede escolar, nomeadamente à implementação dos centros escolares e às necessidades decorrentes do funcionamento das actividades de enriquecimento curricular;

c) Adequar a atribuição dos apoios escolares às necessidades efectivas e comprovadas das famílias tendo em conta as orientações do Ministério da Educação;

d) Alargar o Serviço de Apoio à Família: o fornecimento de refeições e o prolongamento de horário

Eixo 4 Redução do analfabetismo

Objectivos Estratégicos

a) Apoiar e incentivar as respostas nas áreas de alfabetização e de formação de adultos pouco escolarizados.

Medidas de Intervenção

a) Colaborar com o Ministério da Educação na criação de condições para a redução do analfabetismo no concelho

Eixo 5

Estimular respostas formativas

Objectivos Estratégicos

a) Apoiar as entidades competentes na criação e oferta de formação profissional para jovens e trabalhadores;

b) Proporcionar aos jovens esclarecimentos e informações sobre os seus percursos pessoal, escolar e profissional;

c) Incentivar os estudantes com bom aproveitamento, na continuação dos estudos.

Medidas de Intervenção

a) Articular com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e com outras entidades respostas adequadas aos jovens, assim como incentivar e apoiar escolas profissionais e secundárias na criação de respostas formativas;

b) Editar o Guia de Recursos para a Juventude, criar um Gabinete de Apoio ao Jovem, em parceria com escolas e outras entidades, promover um Fórum da Juventude e actividades lúdico/pedagógicas;

c) Atribuir bolsas de estudo a estudantes do ensino superior com manifestas carências socio-económicas e com aproveitamento escolar, atribuir bolsas de mérito para os estudantes que o justificarem e disponibilizar espaços para divulgação de criações e iniciativas dos jovens. Na implementação das medidas anteriormente enunciadas é indispensável o envolvimento de todos os parceiros locais com um papel activo na área da educação e formação, tais como a Câmara Municipal, os Agrupamentos de Escolas, as Associações de Pais, as Juntas de Freguesia, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, entre outros, em cooperação com Ministério da Educação.

Será imprescindível, igualmente, o envolvimento de todos na concretização de grandes projectos pelos quais a Câmara Municipal se tem batido nos últimos anos, e que, só eles, não pela quantidade, mas numa forte aposta na qualidade, serão estratégicos para o reposicionamento de

ALCOBAÇA e a inserção plena dos seus Munícipes na Europa e no Mundo

global em que vivemos:

1. Liderar o processo de Refundação do

Colégio Nossa Senhora da Conceição, tendo em vista o reordenamento e promoção da oferta de soluções de ensino pós-secundário, cursos de curta duração, pós graduações e mestrados, em colaboração com instituições de Ensino Superior, tal como vem acontecendo com o Pólo Universitário de Alcobaça em protocolo com a Universidade de Coimbra, retomando a tradição dos Monges de CISTER

2. Garantir a criação, ao nível do Ensino Secundário, do Curso das Artes do Espectáculo

, abrangendo áreas como a música, a dança, o bailado, o teatro, entre outras, potenciando as actividades existentes, materializadas no Movimenta, CÊDÊCÊ, Escola de Música de Alcobaça, Majoretes, Grupos de Teatros;

3. Promover na Escola Básica 2/3+S de S. Martinho do Porto

curso na área dos desportos náuticos (vela, remo, motor, natação...) em parceria e em complemento com o Instituto Superior de Desporto de Rio Maior, colmatando estas lacunas que se fazem sentir e que só a Baía de S. Martinho do Porto

pode oferecer;

4. Manter e aprofundar a colaboração com o Instituto Politécnico de Leiria, viabilizando o funcionamento de novos

Cursos de Especialização Tecnológica no FOR.CET

de Alcobaça;

5. Estimular o aumento da oferta formativa ao nível do ensino profissional, na

EPADRC, alargando o seu âmbito de actuação para a área do Turismo

, nas vertentes da Gastronomia e de Guias de Turismo;

6. Viabilizar a criação de uma nova

Escola Profissional no perímetro da

Área de

Localização Empresarial da Benedita

, com forte ligação ao mercado de trabalho e às empresas industriais do concelho, assegurando cursos de tecnologia de ponta;

7. Apoiar a

CEERIA no seu desenvolvimento e reorientação desta Escola Especial para um Centro de Recursos, de forma a que “intensifiquem o seu crescente envolvimento no planeamento, implementação e avaliação das respostas inclusivas às necessidades educativas especiais” (Declaração de Salamanca, UNESCO 1994), no apoio a pais, a professores das escolas do ensino regular com alunos com necessidades especiais e a outros profissionais, nunca deixando de assegurar uma resposta educativa a situações problemáticas de grande complexidade.

ALCOBAÇA CARTA EDUCATIVA MUNICIPAL PREÂMBULO

1 - Elaborar uma CARTA EDUCATIVA, sem autonomia para a execução das opções com consciência que se trata de uma mera Carta de Intenções, ou de um Espartilho que dificulta a adaptação célere a novas realidades, coloca-nos algumas preocupações.

A culpa não é deste ou doutro Governo, deste ou daquele Ministro, mas do SISTEMA, que persiste em burocracias que, a nosso ver, já não se justificam, designadamente para a elaboração de CARTAS EDUCATIVAS.

De qualquer modo esperamos que interesses particulares (locais) relevantes, não venham a sobrepor-se aos interesses gerais. Julgamos que o caminho deve ser gradualista, mas com objectivos definidos.

O problema da Educação não é só de CARTAS EDUCATIVAS, nem de instalações, nem de Professores, nem de alunos. O problema da Educação radica no SISTEMA, no funcionamento da Escola, na ausência da CULTURA DA EXIGÊNCIA, em casa, na rua, na escola. O problema reside no Rol de direitos, sem o respectivo Rol de deveres. O problema radica na ausência de disciplina.

Enquanto isto não mudar, e a ESCOLA é o elemento fundamental da MUDANÇA, o nosso atraso ancestral manter-se-á. Com espírito optimista e positivista, colocamo-nos na expectativa de que um dia apanharemos o COMBOIO DO SUCESSO, como fizeram outros países. Ninguém o apanhou sem EXIGÊNCIA e sem destrinça, e uma opção clara entre o Essencial e o Acessório. Há saberes que devem ser adquiridos nos primeiros 4/5 anos. Isto já está testado e provado…

2 – Vamos propor situações NOVAS, acreditando que responderão a desafios lançados pelo Governo, que coloca a Educação/Formação na primeira prioridade. Concordando com a implementação de Centros Escolares dimensionados, com respostas variadas, entendemos que esta MUDANÇA deve ser acompanhada por uma AUTONOMIA RESPONSÁVEL, com controle efectivo dos RESULTADOS.

A Escola deve promover a igualdade de oportunidades, mas não pode (não deve) ser predominantemente integradora, tratando como igual o que de todo não o é. Também isto tem que ver com RESULTADOS. A escola deve promover a descoberta de ELITES intelectuais e a SOCIEDADE deve INVESTIR nestas ELITES, todas as barreiras, designadamente, financeiras e sociais que impedem as ELITES de fazerem o seu caminho...

3 – Salientamos, situações que, em nossa opinião, deverão ser merecedoras de atenção:

a) Falar de INCLUSÃO, colocá-la na Agenda Política Nacional, sem

respostas concretas e objectivas, coloca-nos no mínimo um GRANDE

DESCONFORTO. Na maioria dos Municípios existem Instituições cuja

função primordial é a solução dos problemas dos Portadores de Deficiência. É imperioso que este Belo Discurso da Inclusão passe à prática, e por isso vamos propor a existência de Escolas (Centros? Associações?) com lugarcerto e claro no sistema Educativo. Entendemos que o que não pode ser MUNICIPAL, por falta de Escala deve ser intermunicipal… O discurso da INCLUSÃO deve levar a INCLUIR estas Instituições no sistema…

b) Formação Profissional (Ministério da Educação):

- Criar, a nível de Ensino Secundário, do Curso (Escola?) das Artes doEspectáculo que incluiria a música, a dança, o bailado, o teatro e outras;

Fundamento: o facto de estas actividades existirem no Município e haver necessidade de as FUNDIR num CURSO (Escola? Academia?...).

- Ampliar a capacidade de resposta da Escola Profissional existente no Município e criar, o nível III em 2 áreas ligadas ao Turismo

- Gastronomia;

- Guias Turísticos;

Fundamento: O TURISMO vai ser uma aposta séria no Concelho, e,

também a nível nacional.

- Ampliar, nas escolas secundárias, a oferta de Formação Profissional

(diurna e nocturna, com maleabilidade e autonomia) e de opções.

Cita-se um caso paradigmático e digno de registo: A Escola Básica 2/3+S de São Martinho do Porto, deve ter promoção na área dos desportos náuticos (vela, remo, natação e outras vertentes) no Ensino Secundário.O espelho de água que é a Baía de S. Martinho justificam esta aposta institucional.

c) Integrar o Ensino Privado na Rede Escolar, em todos os níveis educativos.

4 – Algumas opções, como a reorganização da função de cada escola existente na cidade de Alcobaça, ou o encerramento de Escolas do 1.º Ciclo, no Município, devem ser definidas e tomadas pelo Ministério.

5 – Formação Profissional (Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social): Durante a vigência e aplicação do QREN – 2007/2013 – vai haver abundantes meios financeiros para potenciar a FORMAÇÃO PROFISSIONAL, e, isto, vai ser feito sem que se tenha feito um estudo sério, do FRACASSO da Formação Profissional nos I, II e III QCA. É pena que não tenha sido feito um Livro BRANCO que deixasse claro o fosso que há entre os meios financeiros gastos e os resultados objectivamente alcançados. Entendo que deve ser cometido às escolas Secundárias e Profissionais e às suas Direcções (Públicas ou Privadas) e às Instituições já vocacionadas para a Formação, a obrigação ou o direito de “FAZER FORMAÇÃO PROFISSIONAL” sendo-lhes assacadas responsabilidades civil e criminal, pela execução dos cursos e pela aplicação dos meios financeiros.

Excepção, para as grandes empresas…

Continuar com os modelos usados até agora é garantia do FRACASSO

sem RETORNO. Sabe-se que esta área não tem que ver com o Ministério da Educação, mas tem que ver com a FORMAÇÃO. E é pena, repete-se, que nesta área não se vislumbram sinais de mudança…

6 – Irá ser criada uma FUNDAÇÃO para responder à FORMAÇÃO de Nível IV,

Formação ao Longo da Vida, Pós-Graduação e Mestrados em colaboração com Instituições de Ensino Superior como já acontece, hoje, com a Universidade de Coimbra, desde há 6 anos.

7 – Feito este Preâmbulo, de considerações genéricas, apresentamos o Relatório final, que inclui, também, elementos justificativos ou explicativos...

2007/02/01

O Presidente da Câmara

Dr. José Gonçalves Sapinho

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Este documento foi-me enviado por email. Achei que deveria ser do conhecimento público:


FAX

Para:

de:

C M Alcobaça e Agrupa/ D. Pedro I

APNEPA – Associação de Pais

Att.:

Data

Vereador Hermínio e

Directora Ilda e Raquel

26 de Novembro de 2009

fax:

Total de páginas

2

aSSUNTO :

URGENTE

Com os nossos melhores cumprimentos.

Bom Dia, Exmº Senhor Vereador Hermínio Rodrigues,

Aguardei até hoje, uma promessa que me fez na 3ª feira (24/11/2009) que iria pôr por escrito o que me disse ao telefone! E Prometeu-me que ía mandar pôr as grades como deve ser!!!!! As crianças continuam a escapulir-se lá para trás!!! Auxiliar existe só uma para 62 crianças! E Ontem uma coordenadora (AE´s de Inglês) qualquer deu nas orelhas á auxiliar porque estava farta de ligar para a escola e que ninguém atende!!!! Tenham vergonha!! Como é que uma pessoa consegue? Respondem a esta pergunta? E alem disso os telemóveis são pessoais! Não é o Estado que paga são as pessoas para uso pessoal, não venham dar nas orelhas as pessoas porque não atendem o telemóvel!!! Isto está a chegar ao limite!!!

Já Agora exponho MAIS UMA VEZ para o AGRUPAMENTO D. Pedro I e CAMARA MUNICIPAL DE ALCOÇABA

A seguinte situação:

CRIANÇAS SE AVENTURAREM PARA AS TRASEIRAS DA ESCOLA!!!

Algumas crianças incluindo a minha filha confessam que há crianças que vão para as traseiras da escola, porque a bola fugiu para la, ou porque cresceu cogumelos e são TÃO GIROS!!! Alerto para esta situação!!!

UMA AUXILIAR NÃO PODE NEM CONSEGUE OLHAR POR 62 CRIANÇAS!!!!!

A AUXILIAR LINA se encontra em atestado á 15 dias ou mais! Será que não há NINGUÉM que possa ir dar um auxilio á nossa SUPER AUXILIAR EDUARDA???? Caramba tanta gente sem fazer nada, tanta gente no desemprego!!! Numa escola onde as crianças têm que se deslocar as casas de banho sozinhas e onde qualquer pessoa bem ou mal intencionada pode entrar nas ditas casas de banho.....qualquer pessoa pode entrar no recinto, nas instalações da escola...

Caramba, ninguém vê nada!! Ninguém quer saber?

Ontem, com o dia de CHUVA, para ir á casa de banho. É giro, vamos á chuva…. E amanha se estiver doente? Fixe fica-se em casa, é fácil!!!

Hoje fui à escola (não fui levar a minha filha porque está doente, ONTEM ANDOU À CHUVA!!!!) informar que minha filha está doente. Mais uma vez mães/pais revoltados que querem SEGURANÇA. Não se admite só haver uma auxiliar na escola!!!! Um assunto que espero que seja URGENTEMENTE resolvido!

Sras do Agrupamento, provavelmente se a escola tivesses as condições de segurança e comodidade seria suficiente as ditas duas auxiliares, mas como NÂO tem que haver solução para este assunto! O telefone, ninguém atende? Pois ninguém atende, porque será? Ou se atende o telefone ou se deixa as crianças ao Deus dará!!! Qual é a melhor escolha? Deixa tocar!

A Presidente

Susana Rodrigues

A Equipa

APNEPA

Fax enviado para Câmara, Junta de freguesia, Agrupamento, com conhecimento da DREL, Ministério da Educação

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Alguns parabéns e algumas alfinetadas

Parabéns :
-ao Presidente Paulo Inácio pela escolha do seu secretário: José Diogo.
José Diogo é conhecido por ser politicamente incorrecto e dizer o que tem a dizer na cara das pessoas.
No meu entender, este homem, com as companhias certas é uma mais-valia para o nosso concelho.
Muitos dirão: "mas ela tem divergências com ele" - certo! E das divergências e das conversas vem a luz e o convivio democrático entre quem tem ideias diferentes.
A vida não é uma guerra constante. É necessário dar valor a quem sabe mudar de atitude - isso é um acto de inteligência.
E Zé Diogo mudou. Nota-se a léguas!
Ele é um bom elo de ligação com os presidentes de junta e até com a população. É um homem que não se recusa a ouvir ninguém e que "se tiver de dar na cabeça a alguém não se inibe".
Alfinetada:
- Ao presidente Paulo Inácio por ter escolhido Bruno Letra (o que o povo não quis para 5º vereador do psd).
Como vai ele proceder agora quanto aos terrenos da Benedita em que a junta meteu a câmara em tribunal?
E será que ele já não se importa de ter a sogra em casa dele quando por lá passar o tgv?
O que vale ter padrinhos influentes....
Parabéns:
-a Mónica Baptista que soube dar um cunho pessoal aos Doces Conventuais. Conselho: não deixe que os vicios instalados a estraguem!
Parabéns:
-Ao vereador Rogério Raimundo por ter questionado sobre a escola de Aljubarrota e a questão dos semáforos
- Ao vereador Jorge Agostinho por ter levantado o problema dos transportes escolares

Semáforos e Escola Básica foram a reunião de Câmara

Dos registos pessoais das reuniões de câmara que o vereador Rogério Raimundo, amavelmente, me envia, deixo aqui dois temas abordados por dizerem respeito às nossas freguesias

Aprovada a abertura de concurso para obras na EB1 e jardim-de-infª de Prazeres de Aljubarrota


No 2º ponto extra-ordem do dia esteve presente o DDTécnico, Engº Óscar Oliveira que apresentou o projecto de obras, feito pelo Gabinete de Projectos Municipais, nas traseiras do edifício da EB1 de Prazeres, que tem no r/c o jardim-de-infância.
Será feito 1 refeitório, WC's, cobertura e salão polivalente, bem como arranjos exteriores.
O Preço base será de 200 mil euros e será ao abrigo do dec. 34/2009...
O Sr. Presidente da Câmara informou que andam em contactos de forma a tentar encontrar uma solução para as aulas decorrerem num espaço alternativo para evitar as obras previstas entre Janº e Setº 2010.



Pergunta sobre Semáforos apagados e intermitentes em vários pontos do concelho


Vereador Hermínio Rodrigues justificou que o contrato de manutenção que existia era até 4 mil euros. Está a preparar um novo procedimento…

Quanto à escola, acho que já dei a minha opinião. Agora vou esperar por 2 de Janeiro para me pronunciar mais.

Quanto aos semáforos: O senhor vereador não sabia dessa cláusula do contrato? porque não se acautelou antes? Tem noção do perigo que a N8 representa para as crianças, idosos e pessoas com menos capacidade de mobilidade?

Paulo Inácio, enquanto candidato prometeu uma nova dinâmica. Será isso possivel com velhos hábitos instalados e, pelos vistos, enraizados?

Eu acredito na vontade de mudar procedimentos e atitudes mas o exemplo tem de vir de cima. Um vereador tem de acautelar os interesses da população quando propõe um contrato.

Não é com semáforos que não funcionam ( e que até colocam em perigo os condutores) e com outros que não estão já a funcionar ao abrigo do contrato de manutenção, que isto se vai conseguir!...



segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Aprovada alteração Orçamental

Hoje o 1º ponto extra foi para ser aprovada a proposta de alteração orçamental de mais de 1 Milhão de euros em anulação e reforço.
No essencial foi reforçada a verba para pagamentos aos trabalhadores e para a obra que vai a concurso para Escola 1º ciclo/jardim de Prazeres de Aljubarrota.

domingo, 22 de novembro de 2009

Escola básica de Aljubarrota

Tem sido grande a luta dos pais para que se efectuem as obras prometidas para esta escola.

O projecto inicial previa apenas obras nos sanitários mas, devido à possível acumulação de águas nos terrenos das traseiras do edifício, concluiu-se que este estava a ceder e foi mandado isolar essa zona. Como alternativa, foram instalados contentores na ala direita do edifício e onde, actualmente, funcionam os sanitários. Entretanto uma parede dos antigos sanitários começou a criar fendas (parede que medeia com o corredor de acesso aos mesmos) e os pais começaram a temer pela vida dos seus filhos.

Recorde-se que, segundo eles, o vereador Hermínio, responsável pelo pelouro das obras, prometeu dar inicio às obras no inicio de Novembro.

Com as grandes chuvadas que se têm vindo a fazer sentir, a situação da parede agravou-se e as fissuras tornaram-se bem maiores. Os pais, saturados das promessas não cumpridas e do perigo constante em que estas crianças se encontram têm encetado todos os esforços no sentido de serem cumpridas as promessas. Segundo eles, em reunião, o vereador teria dito que a obra já estava a concurso (Agosto) e por isso poderiam dar inicio em Novembro.

Contactado o presidente da Junta de Prazeres apurámos que o vereador enviou técnicos especializados da câmara para inspeccionarem a área e darem parecer. Foi necessário fazer projecto de remoção de uma parede e projecto de obras.

Segundo informação do vereador Hermínio, os documentos apenas chegaram às suas mãos no dia 20 de Novembro (sexta-feira) e, sendo esta obra, para ele, de carácter prioritário, seria entregue ao Presidente da Câmara para assinar no dia 23/11 e no dia seguinte seria aberto o concurso. Prevê o inicio das obras para 15 dias depois.

Os pais, no entanto, não entendem porque lhes foi dito que já estava a concurso e iriam começar em Novembro.

No entanto, no dia 21/11, vereadores, Presidente da Junta de Prazeres e Presidente da Câmara Municipal, voltaram a visitar o recinto e decidiram mandar demolir a parte afectada (durante um fim-de-semana), isolar a zona afectada com rede provisória e levar o projecto para aprovação em reunião de câmara marcada para o dia 23. Segue-se publicação em diário da República. Prevê-se que as obras tenham inicio no dia 2 de Janeiro e que as traseiras da escola, bem como as salas a construir (e que constam do projecto) estejam a funcionar em plenitude em Setembro de 2010.

Convém referir que o edifício onde estão instaladas as crianças não tem qualquer perigo nem necessita de intervenção. Parecem estar reunidas todas as condições para que este assunto fique resolvido a contento de todos. De saudar a perseverança dos pais e o empenho da Junta e da Câmara para que, desta vez, tudo seja feito como deve de ser. Paulo Inácio fez jus à frase que proferiu na última Assembleia Municipal: “O melhor que temos são as nossas crianças!”

Semáforos inúteis que funcionam e os necessários avariados

E lá vem a velha história dos semáforos: Em frente ao Brites de Almeida, existem uns semáforos que nunca funcionaram (e ainda bem porque foram colocados sem pensar na direcção do sol) e que foram tapados (com um saco de plástico) para evitar acidentes. O saco rompeu-se mas…. Os semáforos continuam lá!

No sentido Leiria - Alcobaça existe um semáforo junto à Igreja de S. Vicente que não serve para nada. A rua que se confronta com a N8 tem muita visibilidade e pouca afluência, terá, talvez, apenas 500m de rua com 2 sentidos mas…. Funciona. É apenas mais um disparate de quem parece não conhecer os locais onde são colocados os semáforos.

Agora vem o pior: quase em cima da rotunda de D. Nuno (e poderia e deveria ser em frente à saída da Misericórdia) foram colocados semáforos devido a cerca de 100 crianças terem de atravessar diariamente aquela estrada mas…. Não funcionam!

A direcção da Misericórdia alertou o Presidente da Junta de S. Vicente que, por sua vez alertou o engenheiro responsável (o mesmo que lá passa diariamente para se deslocar para o emprego, pelo menos) e… continuam avariados (pelo menos até à data do fecho desta edição). Por email, o vereador das obras também foi avisado no sentido de dar conhecimento a quem de direito pode resolver estas coisas. E lá estão, de novo, as nossas crianças em perigo!

Estamos num país rico onde se desperdiçam semáforos que são inúteis mas onde os que são necessários não funcionam. Assim é o progresso em Portugal!

Gabinete de atendimento na área da empregabilidade

As Juntas de Prazeres e S. Vicente celebraram um protocolo com o Projecto + no sentido de ter um gabinete de atendimento na área da empregabilidade na sede das freguesias.
Pretende-se dar a conhecer ofertas de emprego, balanço de competências e promover o empreendedorismo.

Funciona no edificio das juntas às terças-feiras, das 9.30h às 12.30h.

Os técnicos responsáveis são: dra Jocelina Duarte e o dr Ricardo Oliveira

contactos
equipa do projecto: 912464810
telef: 262577136
email:
maisdesenvolvimento.geo@gmail.com
Juntas: 262507113
email:
jf.prazeres@mail.telepac.pt
jf.svicente@mail.telepac.pt

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Há práticas que teimam em não mudar...

Em Aljubarrota, "capital" das duas freguesias, existe uma escola primária.
Quase todos a conhecem porque... quase todos por lá passaram!
Mas a escola, embora tivesse tido manutenção tormou-se (segundo os pais) um perigo para as crianças.
Uma parede (que liga às traseiras do recinto) está em perigo de derrocada. As fortes chuvadas que se têm feito sentir, têm ajudado para o agravamento rápido da situação.
Mas isto não é novo! há 1 ano, foram fechadas as casas de banho pois o local onde estão instaladas não ofereciam segurança. Como solução, "arranjaram-se uns contentores para as crianças fazerem as suas necessidades mas.... é preciso percorrer uma boa caminhada entre as instalações onde estão as salas de aula e os tais contentores - haja chuva, vento, ou faça sol!
Para agravar a situação, a escola (com mais de 60 alunos) só conta com 2 auxiliares de acção educativa. Neste momento, uma está doente e.... não foi subsituida (bem, ou é falta de vontade ou, afinal, não haverá gente inscrita no desemprego!....), estando portanto, uma única funcionária a tomar conta de 60 crianças, ou seja, a velar por elas nos intervalos, a transportá-las ao WC e até a tentar secá-las quando regressam "encharcadas" ao edificio principal.
O que não se entende e não se admite é que o vereador das obras do elenco sapinho tenha prometido as obras para o inicio de Novembro e, o actual vereador com o mesmo pelouro ainda não tenha levado o assunto a concurso.
Agora pasmem: o ex-vereador e o actual vereador SÃO O MESMO!
Portanto, quem vem, de alguns anos a esta parte, a prometer soluções para as nossas crianças, é o mesmo que continua mentindo e arrastando o problema.
Evidentemente que este vereador não tem nenhum filho a estudar nesta escola senão... ela já estaria arranjada e em condilões de segurança!
Acredito que o actual presidente não tenha conhecimento de tudo quanto tem sido prometido e não cumprido por este vereador, senão, não deixaria que ele continuasse a ser "a velha guarda" de um grupo que quer "dar nova dinâmica" ao concelho.
Durante anos, Aljubarrota tem sido esquecida pelos nossos autarcas mas, colocar em causa a segurança das nossas crianças, já se torna "a gota de água a transbordar no copo da população".
Eu sou das pessoas que até dá o beneficio da dúvida à pretensão de mudar desta nova equipa mas, para se voltar a confiar na câmara é preciso que as promessas sejam cumpridas, que as nossas crianças sejam respeitadas e que, a população de Aljubarrota deixe de ser tratada como a "parente pobre" do concelho.
Contactado o presidente da Junta, foi dito que a obra iria a concurso no inicio da próxima semana. Pronto, esta seria uma boa noticia se, não tivesse sido prometido que já estariam em curso.
Só deixo uma pergunta: se (e esperemos que não!) houver algum problema com as crianças, o senhor vereador responsabiliza-se pessoalmente pelos danos? Será ele a sofrer pelos pais?
Como cidadã, peç,o encarecidamente, ao senhor Presidente da Câmara que tome este assunto em mãos e o considere um caso de urgência máxima

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

È UMA OPINIÃO SOBRE A QUAL DEVEMOS MEDITAR...

O depoimento da ex-Ministra da Saúde da Finlândia, Dra. Rauni Kilde, é muito claro e corajoso.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

É MELHOR ELE IR À BRUXA OU FOI A BRUXA QUE JÁ ENTROU NELE?

Afinal Portugal tornou-se mesmo na Républica das Bananas?

O que se passa para nada disto ser devidamente esclarecido? Para teoria da conspiração parece haver “casos” a mais, não vos parece?

Se fosse um Zé Ninguém também ficaria com “ as suspeitas” anuladas, escondidas, caladas ou em standby?

Há mais do que uma justiça em Portugal?

O primeiro-ministro português será suspeito de solicitar, receber ou facilitar pagamentos, segundo avançou a SIC Notícias. A informação terá sido veiculada pelas autoridades britânicas na resposta a uma carta rogatória, enviada pelas autoridades portuguesas em 2005 e que estará nas mãos das autoridades portuguesas desde 7 de Dezembro.

Segundo a TVI, que cita a informação contida na carta rogatória, José Sócrates ter-se-á reunido com Charles Smith, no mesmo dia em que o chumbo ambiental foi discutido no Ministério do Ambiente.

Na carta rogatória, segundo informou a TVI, posteriormente à aprovação do Outlet terão sido feitos três ou quatro pagamentos de 50 mil libras (54 mil euros ao câmbio actual) à Smith & Pedro. Deste dinheiro terão sido feitos pagamentos a um primo de José Sócrates.

Ainda segundo a informação da estação de televisão, Sócrates será o principal suspeito do processo. Na carta são ainda nomeados outros suspeitos portugueses, mas não são políticos.

(http://diario.iol.pt/politica/ultimas-iol-socrates-freeport/1037370-4072.html)

Segundo o SOL, as escutas do processo Face Oculta "provam que o primeiro-ministro faltou deliberadamente à verdade quando disse no parlamento que desconhecia o negócio da compra da TVI pela PT. O Sol recorda a frase de José Sócrates no parlamento: " Não sei disso, são negócios provados e o Estado não se mete neles", disse o primerio-ministro a 24 de Junho. As conversas escutadas pela PJ, entre Sócrates e Vara, em Março desde ano "já versavam sobre este tema." Nesses telefonemas, garante o SOL, "há também referências ao financiamento da campanha do PS". Ana Paula Vitorino, secretária de Estado, era "considerada - nessas conversas - um obstáculo à demissão do presidente da REFER".

(http://www.ionline.pt/conteudo/32780-escutas-face-oculta-socrates-mentiu-ao-parlamento-tvi-)

Mais um pormenor no escaldante caso Sócrates, com o jornal «Público» a citar um estudo do Ministério do Ensino Superior, que revela que em 1996 não houve nenhum aluno diplomado em Engenharia Civil pela Universidade Independente (UnI).

Segundo o jornal, este pormenor vem contrariar os próprios documentos apresentados como fazendo prova da licenciatura do primeiro-ministro, que indicavam que José Sócrates havia concluído o curso no dia 8 de Setembro de 1996. Numa consulta ao relatório de diplomas que consta no site do Observatório da Ciência e do Ensino Superior e na imagem em anexo, é um facto que nesse ano não houve diplomados em Engenharia Civil na Universidade Indepentente.

http://diario.iol.pt/noticia.html?id=794310&div_id=4071

José Sócrates assinou numerosos projectos de edifícios na Guarda, ao longo da década de 80, cuja autoria os donos das obras garantem não ser dele. Nalguns casos, esses documentos eram manuscritos com a letra de Fernando Caldeira, um colega de curso do actual primeiro-ministro que era funcionário do município e que, por isso, não podia assumir a autoria de projectos na área do concelho.

O primeiro-ministro diz que assume “a autoria e a responsabilidade de todos os projectos” que assinou e que a sua actividade profissional privada se desenvolveu “sempre nos termos da lei”. Embora se trate de uma prática sem relevância criminal, as chamadas “assinaturas de favor” em projectos de engenharia e arquitectura constituem uma “fraude à lei”, no entendimento do penalista Manuel Costa Andrade, e são unanimemente condenadas pelas organizações profissionais dos engenheiros técnicos e dos engenheiros.

http://www.publico.clix.pt/Pol%c3%adtica/socrates-assinou-durante-uma-decada-projectos-da-autoria-de-outros-tecnicos_1318310

MAIS UM MOMENTO DE BOM HUMOR - PARA REFLECTIR


No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:
- Quantos rins nós temos?
- Quatro! - Responde o aluno.
- Quatro? - Replica o professor, arrogante, daqueles que sentem prazer em tripudiar sobre os erros dos alunos.
- Traga um feixe de capim, pois temos um asno na sala. Ordena o professor a seu auxiliar.
- E para mim um cafezinho! Replicou o aluno ao auxiliar do mestre.
O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala.
O aluno era, entretanto, o humorista Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), maisconhecido como o ''Barão de Itararé'.

Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre:
- O senhor me perguntou quantos rins 'nós temos'. 'Nós' temos quatro: dois meus e dois seus. 'Nós' é uma expressão usada para o plural.Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.
A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento. Às vezes as pessoas, por terem um pouco a mais de conhecimento ou acreditaremque o tem, se acham no direito de subestimar os outros... E haja capim!!!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O SEU A SEU DONO

Eu sempre disse que não me interessa a cor politica de quem faz, interessa-me que o que faz venha a dar uma boa imagem de Alcobaça.
Os doces conventuais são um exemplo disso mesmo. Foram projectados, executados e tornaram-se um sucesso, quer para nós, quer para quem nos visita.
Infelizmente, no último ano, embora com imensa adesão dos que nos visitaram, o fato é que esteve muito àquem da edição de 2007.
Este ano, embora seguindo o projecto já traçado por Alcina Gonçalves, a equipa do pelouro da cultura e, em especial Paulo Inácio (também com a responsabilidade da comunicação social) compreendeu a importância deste evento para o concelho e decidiu (e muito bem) dar-lhe a amplitude nacional que merece.
A aposta em publicidade nos jornais, rádios e televisão são, no meu entender, uma aposta desejada e muito necessária.
Mesmo que não nos traga muito mais gente (e eu acredito que traga) é uma aposta que poderá ter frutos no ano seguinte.
O que interessa é divulgar. É mostrar que temos capacidade de apresentar eventos desta qualidade. É a necessidade de partilhar com os outros o que de melhor se faz cá no concelho.
Mais eventos mereceram, decerto, esta aposta na divulgação nacional.
A feira Medieval de Aljubarrota, a Cister Musica , a Feira de S. Bernardo (esperemos que com interface remodelado), os festivais de bandas ou ranchos regionais, etc etc, deveriam merecer também uma aposta forte.
Dou os parabéns a Paulo Inácio e à equipa da cultura por esta visão estratégica na divulgação nacional da nossa cultura.

Mais um momento de humor

Um jovem advogado, recém-formado, montou um luxuoso escritório num prédio de alto padrão na Avenida da República e colocou na porta uma placa dourada:

Dr. XXXXXX YYYYYYY - Especialista em Direito Tributário'.

No 1º dia de trabalho, chegou bem cedo, vestindo o seu melhor fato, sentou-se atrás de sua escrivaninha, e ficou aguardando o primeiro cliente.
Meia hora depois batem à porta.
Ele pede para a pessoa entrar e sentar-se, rapidamente apanha o telefone do descanso e começa a simular uma conversa:

- Mas é claro, Sr. Mendonça, pode ficar tranquilo! Nós vamos ganhar essa causa! O juiz já deu parecer favorável!...
- Sei, sei... Como? Ah, os meus honorários? Não se preocupe! O senhor pode pagar os outros 50 mil na semana que vem!...
- É claro!... O que é isso, sem problemas!... O senhor me dá licença agora que eu tenho um outro cliente aguardando... Obrigado... Um abraço!

Bate o telefone no gancho com força e diz:
- Bom dia, o que o senhor deseja?
- Eu vim instalar o telefone...


Sabem o que aconteceu a este advogado?

CHEGOU A DEPUTADO!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CANDIDATURA

Isto é apenas um conto do dia das bruxas que chega com um ligeiro atraso:
Candidato-me a 1º ministro.
Faltam-me algumas capacidades, isso eu sei: Não me licenciei por fax, não frequentei cursos em universidades onde estes ainda não eram ministrados, respeito o ambiente mas não me sirvo dele, não faço assino projectos que os outros fizeram...
Também não estou metida em freeports nem ando a falar com varas (sendo que varas são aglomerados de suínos, no sentido humorístico da coisa), como sou do povo tenho de falar verdade em tribunal e não beneficio da nulidade em escutas, não passo de diabo a menino de coro...
Bem, parece que não tenho qualidades para chegar a 1º ministro!
Para isso teria de ser arrogante, ter pasquins que gostassem de malhar na direita e ser viciado em "desqualificar profissões". Teria de apoiar a entrega dos impostos de quem trabalha e casinhas a quem nada quer fazer (senão filhos a granel) e .... até teria de gostar do Magalhães!
Teria de envergonhar a JSD por um dia ter feito parte da equipa e teria de andar de vela acesa por alguns pacóvios acreditarem em mim e me fazerem candidato a 1º ministro.
Epa, afinal, chegar a 1º ministro é uma caminhada difícil...
O único passo que dei nesse sentido (igualzinho ao dado por este meu 1º ministro virtual) foi o de um dia ter entrado para aquele jardim abarrotado de rosas.
Epa, piquei-me logo no primeiro canteiro e agora mudei de profissão: ando a reunir o estrume necessário para fazer crescer o roseiral. E olhem que esse é o serviço mais fácil: há tanto espalhado por aí!....

A NOVA ALCUNHA DO GOVERNO

A nova alcunha do Governo é 'LATINHA'...
A gente anda pela rua e aponta para as portas fechadas e diz:

LÁ...... TINHA uma loja...
LÁ...... TINHA uma fábrica...
LÁ...... TINHA um armazém...
LÁ...... TINHA trabalhadores...
LÁ...... TINHA um sonho...
LÁ...... TINHA esperança...
LÁ...... TINHA uma escola...
LÁ...... TINHA um serviço de urgência...
LÁ...... TINHA esperança de dias melhores...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Deixei de acreditar no pai-natal

Se há coisas aprendi, neste último ano, foi o deixar de ser ingénua e passar a não acreditar no Pai Natal.
E claro que também não acredito no S. Martinho. Pelo menos não na sua ligação à água-pé. Bolas, santo é santo: não bebe, não fuma, não come castanhas, não procria e ... não anda em tasquinhas!
Mas parece que há um santo protector de quem tem necessidade de vender água-pé.
Então, pensem lá comigo: o que levou à pressa de fazer as tasquinhas de Aljubarrota no mesmo fim-de-semana das dos Moleanos? E onde esteve a actuar a prata da casa?
Claro que isto só pode ser porque compadres dos compadres, dos amigos dos compadres, tinham de vender o aquoso néctar.
Na semana seguinte, o pessoal iria todo para os doces conventuais e... lá se ia a maminha dos tais compadres.
Que ingenuidade pensar que alguém abdicaria da venda da água-pé em prol dos interesses das freguesias, não empatando eventos já há muito agendados, em outras colectividades.
Voltámos ao pensamento de Salazar: dar cultura ao povo para quê? Dêm um naco de pão, um copo de vinho e.... deixem-nos dançar para pensarem que são felizes! Amanhã? Ponham-lhes uma enxada na mão!
Continuamos no mundo dos chicos espertos que só olham para o próprio umbigo.