Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

domingo, 31 de janeiro de 2010

A bem da transparência

Continuamos sem saber quem patrocinou a campanha dos "independentes" que concorreram à câmara municipal.
Talvez fosse bom saber quem foram os "beneméritos" que "desinteressadamente" contribuiram com dinheirinho para a corrida de Paulo Bernardino à câmara municipal de Alcobaça ( Epa, desculpem, isto não era para se dizer... era suposto ter saido assim: quem pagou a candidatura de Elizabete Pedrosa à câmara de Alcobaça..... bolas, ainda não era isto! Quem pagou a campanha para que o Dr Pedrosa servisse de fachada à candidatura dos anteriormente citados? Arre, não acerto uma, Então vamos lá fazer um esforço para ser politicamente correcta e politicamente mentirosa: quem pagou os outdoors com a cara do Pedrosa como candidato à Câmara?)?
E quem pagou às centenas de voluntários que foram à tv fazer campanha a favor do Pedrosa? Em qual Tv, perguntarão vós!
Em todas - foi a promessa do tal Bernardino! Não conhecem? Pois.... não fiquem tristes! E "não sofram" com isso!
Mas falando sério: não há tintins para vir mostrar as contas da campanha aos poucos que neles acreditaram?
Bem.... então fica a legitima dúvida: será que sempre foi uma tal de opus? Ou um construtor um bocadinho enrascado (porque a mulher é que manda no dinheirinho?), ou terá sido do próprio bolso de alguns proponentes a candidatos ( e as finanças sabiam que eles tinham esses dinheirinhos?)?
E qual foi o montante de cada donativo? O permitido por lei?
E as contas estão mesmo todas pagas?
Bem.... e, já agora..... as assinaturas que permitiram a candidatura eram "todas" de gente devidamente recenseada no concelho? De certeza? E eram mesmo 2400 as assinaturas válidas? Quem conferiu? Onde , quando e recorrendo a que meios?
Vamos lá a mostrar transparência!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ainda a semana do amigo

Outro amigo a quem sinto necessidade de agradecer é Portugal da Silveira: um amigo, um lutador, um homem com valores morais e civicos.
Este é mais uma das pessoas que muito respeito. Não é politicamente ambicioso, defende ideais democráticos respeitando valores morais, não é "comprável", defende os amigos até às últimas consequências e não pactua com situações ou mentalidades dúbias.
Com um passado politico muito democrático, fiel aos ideais (os verdadeiros) socialistas, muito empenhado e trabalhador, este homem nunca teve o reconhecimento que lhe era devido.
Grande apoiante de Mário Soares, um dos que mais contribuiram para que a concelhia do Ps de Alcobaça tivesse uma sede (pintou, limpou, arranjou.... enfim, trabalhou"), acompanhante de Pedrosa nos momentos dificeis da traição do PS, apoiante e dos poucos trabalhadores na recolha de assinaturas que permitiram ao Pedrosa ser candidato, vitima da ingratidão quer do PS quer dos Pedrosas... é um homem que defende e respeita os amigos.
Talvez por ser tão fiel aos amigos é que foi tão maltratado!
Deu a cara para defender o Pedrosa e, em troca, obteve silêncio e ingratidão.
Deu a cara pelo que ele pensava ser a solução de credibilidade por Alcobaça e acabou esquecido (apenas pelos ingratos).
Para mim, ele é e será um amigo, alguém em quem posso confiar e a quem agradeço o facto de ser meu amigo.
Ele, tal como mais alguns de nós, depois de tudo o que se passou, decerto seremos mais cuidadosos em quem confiar mas.... nele eu acredito!
Obrigado Portugal por me fazeres o favor de seres meu amigo!

Parece que estamos em mudança

Estou muito optimista! Alcobaça começa a dar um passo para a mudança: a equipa de Paulo Inácio mostra conhecer bem os problemas da população, respeita e ouve oposição e, não é como muita gente anda a espalhar por Alcobaça "que isto é só garganta".
Nunca me lembra de passar às 22h pela câmara e ver as luzes acesas.
Nunca me lembra de ver um presidente de câmara preocupado com a falta de postura dos comerciantes que deixam a cidade num caos junto aos muros da praça.
Mas há mais sinais de mudança em outros sectores da nossa comunidade civil: O jornal O Alcoa!
Com imagem renovada, com uma promessa de mudança liderada pelo padre Carlos, o nosso Alcoa começa a ser um apetite aos olhos.
falta um site, falta ser semanal mas, a visão de modernidade começa a ser sentida.
Hoje tive a honra de conhecer o padre Carlos.
Nem sei como exprimir a sensação de ver um homem tão franco, simples e afável que tive ao falar com ele.
É o tipo de pessoa que nos conquista ao primeiro contacto: aberto, com ideias de modernização que nos aproximem de quem nos lê, interessado em resolver pontas soltas....
Não é fácil eu gostar de uma pessoa logo à primeira mas, este homem, conseguiu conquistar a minha confiança.
No que ele achar que eu possa ser útil nestes ventos de mudança... aqui estarei!
Acho que, com ele ao leme, poderemos levar o Alcoa a bom porto. Faço questão de estar neste barco porque acredito na equipa.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

da super pen do meu amigo Rogério Raimundo, retirei alguns excertos que achei por bem comentar:
Paulo Inácio defendeu a iluminação do mosteiro e a eléctrica da fervença.
RR, a este propósito defendeu o seguinte:
"Sobre a reunião com a EDP comentei, quando me deu a palavra:
A iluminação de um monumento só por si, pode ser uma forma de atracção de turistas: muita criatividade da EDP seria de pressionar. Outros monumentos e sítios do nosso concelho justificam essa parceria com a EDP!
Sobre a hidroeléctrica da ex-Fiação e Tecidos concordo que ela funcione efectivamente a produzir energia eléctrica. Há empresas que estão esse Know how e temos de fazer um belo projecto para a sua envolvente à beira-rio. "
Eu não poderia estar mais de acordo!
O mosteiro vende pela sua beleza arquitectónica e pela sua história mas a imagem da "venda" de um produto turistico passa por mais necessidades.
O relevo que se lhe possa dar através de luzes indirectas e bem direccionadas pode tornar-se um chamariz para os turistas, quer eles sejam nacionais ou estrangeiros.
"os olhos são os primeiros a comer", diatado popular antigo e nunca contraditado, aliás, aproveitado em belissimas campanhas de marketing publicitário.
E Alcobaça, pela sua diversidade cultural, social, morfológica, paisagistica e histórica: pela quantidade de belezas naturais e de edificios históricos pode vender muito aos turistas.
Há que traçar bem as linhas estratégicas para o conseguir, não esquecendo os belissimos produtos que possam atrair o mercado nacional e estrangeiro: nós transformamos barro como ninguém, temos fruta conceituada, licores belissimos, doçaria excepcional....
Nós temos muito e recebemos em troca quase nada...
Precisamos que se façam apostas como esta: lavagem da cara do mosteiro (recorrendo a pessoas que estudem essa vertente) , iluminar todo o edificio fazendo realçar as suas partes mais belas; promover "com dignidade" o mosteiro de Cós, a igreja de Prazeres de Aljubarrota, vender a padeira e D. Nuno, vender as praias da nossa costa, realçar os periodos historicos de cada freguesia, preservar o vale da Ribeira do Mogo e a mata do Vimeiro....
Quanto à hidroeléctrica da Maiorga: seria belissimo voltar a dar dignidade a este espaço com um projecto que mostre a importância que ainda pode ter o que, anos atrás, era uma inovação e uma aposta na qualidade de serviço ; mostrar a importância social, económica e de desenvolvimento que envolvia esta hidroeléctrica.
Temos de fazer tudo isto mas, tal só será possivel com parcerias e acordos multiplos, com a envolvência de juntas de freguesia e municipes neste trabalho árduo, com pareceres técnicos não burocráticos e, em especial com a boa vontade de alguns que ocupam cargos superiores na autarquia.
Gostei da teoria e espero ainda conseguir ver alguns destes projectos na prática

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Vale da ribeira do Mogo - uma das 6 belezas alcobacenses escolhidas

Com a devida autorização do meu amigo Jero e com uma noção que ambos temos de que divulgar por muitos algo que pode beneficiar o nosso concelho, aqui fica um trabalho do Dr Maduro sobre o Vale da Ribeira do Mogo:

O Vale da Ribeira do Mogo

Mais uma das candidaturas de Alcobaça às 7 Maravilhas Naturais de Portugal

O Vale da Ribeira do Mogo afunilado e sinuoso revela a graça das formações calcárias e de uma natureza vegetal que com elas se consocia. Este vale aprazível relativamente intocado é visitável a partir das localidades de Chiqueda ou do Carvalhal de Aljubarrota.

As vertentes e o corpo do vale enfeitam-se de alguns carvalhos, zambujeiros, pinheiros mansos e silvestres. O medronheiro e o carrasco dominam nos altos e nas ribanceiras revelando a depreciação da antiga mata de carvalhos tão dizimada pelas artes e labores dos homens (derrotes para construções e lenhas, corte de matos para as terras e pastorícia, o que tanto facilitou e potenciou a erosão). Nas terras férteis do vale ou em socalcos rasgados e sustentados por muros de pedra insonsa o homem chanta oliveiras e semeia cereais e leguminosas.

A ocupação humana do vale conduz-nos à pré-história. Foi nesta área que Manuel Vieira Natividade, em finais do século XIX, realizou várias campanhas arqueológicas, nomeadamente nas três grutas das Calatras, levantando um espólio lítico e cerâmico significativo do período neolítico que se encontra até hoje à espera de conhecer a luz do dia.

Cister também se interessou por este espaço. Junto à nascente do Alcoa e em plena Granja de Chiqueda (baptizada significativamente de Jardim), os “monges agrónomos” edificaram um complexo industrial com moinho de rodízio de quatro pedras e um lagar de azeite com seis varas, três caldeiras e engenho hidráulico. Um pouco a montante, nas imediações do Poço Suão, foi levantado, na década de trinta do século XVIII, um grande forno de cal que custou ao Mosteiro mais de 80.000 réis, cuja cal parda era utilizada como argamassa para dar solidez às edificações monásticas. Realce-se ainda o reservatório conhecido por mãe-de-água que por um prodígio de engenharia hidráulica abastecia de água potável o Mosteiro.

A espiritualidade não está arredada deste espaço. O Poço Suão, boca de uma eventual teia de algares e sumidouros que troando jorra abruptamente água nos Invernos mais rigorosos alagando o vale, testemunha a oferta cíclica do ramo da espiga que bem pode ser interpretada como uma súplica aos elementos maternos (terra e água) para que assistam a frutificação.

Por toda esta sorte de enunciados o Vale da Ribeira do Mogo merece ser conhecido e protegido. Na esteira de Carlos Mendonça que tanto se tem batido para qualificar este vale e dotá-lo de um centro de interpretação podemos afirmar o seu espaço como uma maravilha.

António Valério Maduro

visão muito curtinha....

Voltemos á noite da má lingua:
já perceberam que Agosto é um mês muito visitado por turistas?
Já perceberam que a maior parte das fábricas fecha em Agosto e, portanto, há mais gente a circular em Alcobaça e também mais libertas para disfrutar das noites alcobacenses?
Bem... e que noites alcobacenses?
Ok, vou ver um filme ao cine-teatro! O quê? Não passam filmes no cineteatro em Agosto? Deve ser engano!... então... vou ao centro comercial fazer umas comprinhas. O quê? As lojas fecham às 7horas? Estão a gozar, só pode! Um centro comercial com horário de comercio tradicional? É anedota, certo?
Oh meus amigos, afinal queremos uma cidade fantasma?
Bem, isso já conseguiram! Vamos lá a ter uma noção empresarial numa cidade, pode ser?
Pronto, já percebi que a visão é limitada. Lá terei de ir ao cinema a Leiria, depois vou fazer compras a um centro comercial a sério e, depois.... venho dormir à aldeia de Alcobaça!
Perante isto, a culpa também é da câmara? Ou será da falta de visão dos comerciantes que não querem mudar hábitos e ajudar a fazer nascer a vida nocturna na "suposta" cidade de Alcobaça?
Até os monges conseguiram ter uma visão diferente do mundo mas, afastados os ditos cujos, restam-nos as "tias" que tudo criticam e nada produzem e os comerciantes de "olhar" curto sobre o desenvolvimento da cidade.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Jero - alguém que faz o favor de ser meu amigo

Acho que qualquer homenagem deve (quando é possível, ou quando "nos damos ao trabalho de olhar à nossa volta"), ser feita enquanto as pessoas estão vivas e podem saber quanto gostamos delas e as respeitamos.
Há muito tempo que me apetecia escrever isto e, hoje, sem qualquer razão especial para isso, dei comigo a pensar em alguns amigos verdadeiros que conquistei em Alcobaça.
O sub-director do Alcoa, Jero como é conhecido por todos, pela dedicação que tem pelos seres de quem gosta, pela teimosia em concretizar sonhos (os dele e os nossos), pela disponibilidade para com todos nós e, em especial, para com o nosso jornal o Alcoa....mereceu-me uma atenção especial.
às vezes, para termos força para encarar as adversidades que a vida nos coloca a meio da estação, é necessário agarrarmo-nos ao que de bom temos no percurso: os amigos!
O Jero, que faz o favor de ser meu amigo (dos que não nos viram a cara quando estamos em baixo mas, pelo contrário, nos estimula e nos dá sempre uma razão para lutar...) tem sido uma pessoa que (talvez por ser do signo carneiro) luta para que todos vivamos melhor, se dedica a Alcobaça como poucos e se faz rodear de gente que também ama Alcobaça.
Conheço a versão Jero colega de artigos. Mais tarde a versão sub-director. Mas a que mais admiro e agradeço é a versão AMIGO.
Obrigado Zé, por fazer o favor de ser meu amigo
Abração
Lúcia

uma anedota: Sócrates, Obama e o Papa

Num país que já se tornou numa anedota, porque não publicar uma que me deu um bocadinho de boa disposição?

José Sócrates, Obama e o Papa viajavam num avião, quando aparece, numa das asas, o Diabo com uma enorme serra e começa a cortar a asa da aeronave.

Quando viram o Diabo ficaram apavorados, ao que Sócrates se vira pro Obama:
- Obama, você que sabe falar e argumentar como ninguém, convença o Demo a parar com isso senão vamos cair e morrer todos!!!
Obama foi até lá, conversou...conversou... e nada do Demo parar....
Obama voltou e implorou ao Papa:
- Papa, só o senhor mesmo poderá nos salvar.... Ele não quer nem conversa...
vai derrubar o avião mesmo!!!
O Papa foi até ao Diabo, usou de toda sua persuasão, argumentou o que pôde....
e nada.... Desistiu, voltou e resumiu a conversa:
- Não sei o que fazer.... Estamos perdidos... Vamos rezar!!!
Foi quando Sócrates se levantou e disse:
- Deixem comigo... Sou a última chance, vou tentar.
E lá foi ele falar com o Diabo. Mal trocaram duas palavras e o Diabo parou de serrar a asa do avião. E sumiu...
Obama e o Papa perguntaram:
- O que você disse a ele?
- Companheiro! Se eu morrer, vou formar governo no Inferno!..

Imaginem se fossem no mesmo avião outros politiqueiros...e lá, nem há peixeiras a quem dar beijinhos...

Moral da história : Afinal a culpa desta "crise" é do Diabo!. hihihi!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Assembleia de Freguesia de Prazeres

ontem, a Assembleia de Freguesia de Prazeres reuniu, extraordinariamente, a pedido do Presidente do executivo, José Lourenço, na sequência de uma promessa que fizera na sessão em que foi aprovado o orçamento para 2010: dar conhecimento aos deputados dos passos a tomar quanto à venda de um terreno sito em Moleanos.

Convém recordar que, uma vez aprovada a venda através do orçamento, já não teria sido necessário voltar a Assembleia para aprovação. Foi uma cortesia e uma demonstração de transparência por parte do presidente.

A partir de agora, segue-se a fase de envio de carta registada aos confinantes do terreno em questão, a quem vai ser dado o direito de preferência na compra, o que não invalida o regulamento aprovado em Assembleia, do qual constam (de entre outras cláusulas) que o valor base de venda é de 20 mil euros; as propostas terão de ser entregues em mão na sede da junta até às 17horas do dia 19 de Fevereiro ou, enviadas por carta e para serem aceites terão de conter o carimbo dos CTT até ao mesmo dia 19; que será vendida pelo melhor preço acima do base e que em caso de empate no preço mais alto, haverá uma licitação com lances a partir de 500€; O proponente que faça o lance mais elevado terá de entregar 30% do valor na altura da licitação e os restantes em escritura a realizar no prazo de 15 dias. Os deputados do Ps abstiveram-se quanto à venda mas aprovaram o regulamento. O edital e o regulamento serão afixados nos locais habitualmente destinados a esse efeito

pensando bem...lá vou tendo sonhos e.... cada vez mais estranhos!

Há imensos politicos frustrados por aí....e muitos são quase gémeos em atitudes e ambições, senão, vejamos:
do lado rosa havia um que queria ser candidato à força mas exigia ser levado em ombros. Como a rosa virou amarelito desmaiado e alguém a cortou, virou côr verdita....quis ser candidato e alguns palermas contribuiram para que o fosse....
do lado laranja, também havia um que queria ser candidato mas, aí, ninguém lhe puxou o tapete.... ele fez esse trabalho todo sózinho:
do lado rosa deu-se apoio a alguém para ganhar a federação, sendo que esse alguém não tinha perfil para tal, apenas para que tivesse de retorno o apoio à sua candidatura à câmara. O outro, pouco inteligente mas.... esperto, aceitou o apoio e, na hora H "deu-lhe, literalmente, com os pés" , ouvindo a amiga fiel e sua porta-bandeiras.
Do lado laranja, o frustrado candidato a candidato, volta a sofrer uma frustração: é candidato à distrital mas, os militantes que ele dizia estarem desunidos, uniram-se "para lhe dar uma abada" e, mais uma vez o homem saiu frustradito e mostrou ser "uma laranja já tocada e imprópria para consumo" (até para consumo interno!).
Mas há mais: Há um candidato a uma Assembleia que, depois de ter sido desacreditado por todos, desapoiado até pelos do grupo, acabou por ter de engolir a própria maçã e regressar de mansinho para a "Eva" que o traira ao comer a maçã de outro. (acho que andou a ler o livro do Saramago e adorou o papel de Caim, embora sem jeitinho nenhum para o representar!).
Da mesma forma, alguém, tão ou mais ambicioso, e que julgava que o partido dele fazia só o que ele dizia, em Alcobaça, "lixou-se" literalmente quando achou que teria "estaleca" para enfrentar o Laranja-mor nas urnas. Como era mais defensor do arco-iris do que das cores da sua bandeira, "deu com os burros na água" e não conseguiu nem ser vereador e, nem sequer deputado na Assembleia. Prometeu repensar e.....nunca se percebeu se os fusiveis fundiram a meio do pensamento ou se ele decidiu que o melhor era passar para "o lado sombra".
Do lado de cor indefinida, nem rosa nem vermelho e, seguramente não laranja, havia ainda outro que nunca trabalharia com a Opus mas que parece ter-se convertido e, na sombra, muito na sombra, vai ficando caladinho até que distinga o Castelo de Palmela ....da feira da mesma localidade.
Mas pensam que parou por aqui? Não! Há mais: há quem diga que determinadas pessoas jogam, ilegalmente, em lavagens e depois se juntam às mesmas: boa ideia!- se, de um lado há lavagens, do outro, há também muita sujidade!
Para isso, mais valia servirem-se do serviço independente de uma lavandaria.... lá por uma dessas "ruas de Alcobaça": saía mais barato (qualquer janelita de take-away servia....)!
O engraçado é que, no fundo todos queriam o mesmo: brilho, fama e um tachito e, talvez....uma casita, lá para os lados do Bombarral (zona que, em tempos, parece ter estado na moda).
Noticia de última hora: fecharam-se as inscrições para o CLUBE DOS POLITICOS FRUSTRADOS. Em comunicado que recebi há instantes, consta que o clube está superlotado pelo que, vão ter de transferir alguns associados para a delegação mais próxima: Xabrecas (para quem não sabe, fica na capital).
Espera-se para breve a abertura de uma nova delegação, onde só serão aceites as rosas cortadas pelos pés, laranjas já em estado de podridão, cimento em bloco e gente que deteste a luz solar. Apenas 2 requisitos mais: têm de ter canudo (mesmo que não o saibam usar) e estar receptivos a ter tacho perante qualquer oferta venha ela de que cor vier.
Adiram à campanha! Vai ter sucesso!

(desculpem mais esta partilha de um sonho meu!)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

incentivo para minimizar o desemprego?

Quantos de vós não conhecem colectividades sem wc? Quantos não conhecem bares onde "a nojeira dos copos" passam de bebida em bebida tendo apenas sido passados por água?E quantos já visitaram, por exemplo, a loja dos chineses na Benedita (mesmo junto ao intermarchet)?
Então, alguém que me explique porque se fecham bares porque não têm uma licença em dia, restaurantes porque se mistura peixe e carne numa arca ou o oleo de fritar está muito escuro e ninguém se atreve a visitar as lojas dos chineses (que nem sequer vendem ou divulgam produtos nossos e compram material feito com mão-de-obra de crianças)?
Porque é que a maior parte das etnias que vêm de fora e que têm comercio, ou não pagam impostos (alguns até se recusam a passar factura) ou não são fiscalizados?
será que temos de nos registar com outra nacionalidade para passarmos a ter benefícios no nosso país?
E quantos de nós conseguem rendimento mínimo sem papelada infinita que nos obriga a desistir do processo? E quantos de nós não consegue nenhuma ajuda do Estado mesmo sendo colectados, pagando impostos? Sabiam que quem trabalha por conta própria , como empresário individual, paga mais do que um trabalhador por conta de outrem, mas não tem os mesmos benefícios da segurança social?
É isto o estimulo à criação de próprio emprego?
Se um empresário em nome individual criar uma empresa com trabalhadores, mesmo com todos os impostos e contribuições em dia, se a empresa falir, os funcionários têm direito a subsidio de desemprego mas ele, que paga o dobro não tem?
É isto que querem oferecer a quem queira ser empresário? Só para beneficiar a economia do país, esquecendo os seus direitos?
E sabem que, por exemplo, se alguém numa pequena empresa descontar como gerente também não tem direito a fundo de desemprego?
Esta é a visão empresarial estratégica do nosso governo.
Paga imposto por conta mas.... não contes connosco!
E ninguém quer mudar isto?

Muita pressa de chegar ao topo

Muitas pessoas não conseguem fazer uma leitura desapaixonada do seu percurso politico.
Refiro-me ao ex vereador do psd Carlos Bonifácio que tinha altas ambições politicas.
Não conseguiu ser candidato à Câmara, nem sequer fazer parte da lista da lista que saiu vencedora.
Veio, mais tarde, prometer que voltaria... um dia!
Acho que, pela primeira vez, conseguiu cumprir uma promessa que tenha feito: voltou! Com ambições à distrital do PSD:

“[O PSD em Leiria] é um partido fechado, cheio dedivisões e de ajustes de contas, sem actividade nos seus órgãos distritais”

Carlos Bonifácio,

candidato à liderança da Distrital do PSD

Parece que, afinal, se o PSD está dividido, acabou por unir-se contra a candidatura dele à Distrital. Embora a comunicação social refira que Fernando Costa vencera por 58 contra 39 de Bonifácio, o facto é que parece que a distância foi maior.

Inteligência seria "ter deixado a poeira assentar". Muitos ainda não esqueceram as manobras que fez para ganhar a comissão politica ( e que perdeu) a vontade de ser candidato à câmara (e que não conseguiu) e as mentiras e posturas incorrectas que teve com população (muito em especial da zona de Aljubarrota).

Lamber botas não serve de nada e, com este resultado para a Distrital, Carlos Bonifácio fica, cada vez mais longe de conseguir "o brilho" politico a que aspirava.

Dou os parabéns à equipa vencedora, esperando "novos ventos e novas vontades" o que, tendo Gonçalves Sapinho na lista.... não me parece muito promissor!

domingo, 17 de janeiro de 2010

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE PRAZERES

QUINTA-FEIRA, DIA 21, PELAS 21H VAI HAVER UMA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

sábado, 16 de janeiro de 2010

Mais uma vez o PS mostra uma falta de visão politica.
Muitos gostam de Manuel Alegre porque, ainda é dos poucos que nos recorda como ser politico era lutar por ideais.
Muitos Gostam dele por ter tintins para falar mesmo indo contra as indicações do partido sem, no entanto, renunciar a ele. Outros verão nele a grande hipótese de ser fazer história. O homem teve a atitude correcta: tem hipóteses de fazer algo pela Nação com a garra de quem luta pela justiça independentemente da "ganância do seu partido".
Dentro do PS não há liberdade (veja-se a imposição de voto aos deputados no caso do casamento entre homosexuais) e este homem teve coragem de, quando não concordava dizer que era contra. Grande Homem que Portugal não pode e não deve desperdiçar.
O Ps tinha, agora, a hipótese de ouro de o apoiar desde a primeira linha, Não o fez (talvez porque o tachismo já estive ao lume para alguém).
O BE teve mais visão: apoiar um candidato que em tudo é de esquerda, com carisma e com capacidade cultural, cívica e humana para defrontar Cavaco Silva.
Estou ansiosa para perceber a posição da restante esquerda. O Ps (que até já foi de esquerda) tem de se assumir - Não vale a pena colocar mais um boy for the job porque os portugueses já não acreditam nisso.
Só mesmo Alegre para nos voltar a dar confiança até pelo carisma que tem.
Eu não sou PS mas se o motivo dele for o da postura que sempre teve como homem, apoiá-lo-ei sem qualquer reserva.
Se a candidatura dele for para reforçar a posição de Sócrates, então .... perdeu 1 voto e o país ganha mais uma abstenção.
O Ps tem de o apoiar porque Sócrates não vai existir (politicamente) eternamente e é preciso alguém com visão humanista na PR.
felizmente, Alegre não depende do PS para avançar. Terá, decerto, muito povo a fazê-lo!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

comentários ao rc desta semana. parte 2

Li um artigo sobre a preocupação de Paulo Inácio quanto à actual situação financeira da câmara.
Li uma critica ao facto de ter 2 vereadores rebuscados da gestão Sapinho, de o Sapinho ter sido seu mandatário e colega de partido e de, ele próprio ter sido presidente da Assembleia Municipal.
(Reforço que vou fazer o comentário pese embora não goste, pessoalmente, do actual presidente; não tenha regressado ao psd - que foi a minha familia politica desde 1976 - ; não suporte a gestão Sapinho e não esteja a pedir favorzinhos. Tento ser justa perante os dados que me são fornecidos.)
Então vamos lá ao comentário:
Por incrivel que possa parecer, a AM não tinha conhecimento de tudo. Não faz parte das suas competências investigar mas sim fiscalizar com os dados que lhe são fornecidos (e são fornecidos a todas as bancadas por igual). Se os dados não chegaram ao presidente a culpa é, decerto, da gestão Sapinho.
Recorde-se que a oposição (e só falo de Rogério Raimundo porque o vereador do Ps só servia de boneco presente, o que parece que, ainda hoje, não mudou....) se queixou sempre de não ter conhecimento de diversos assuntos e documentos que nunca seriam entregues a tempo de serem analisados.
Depois, Paulo Inácio não concorreu como independente e, como tal, estaria sujeito a directrizes do partido, pelo que, "teve de levar" com o vereador "altamente criticado", Herminio.
Pessoalmente, acho que ele deve lá estar, nem que seja para ser responsabilizado pela porcaria que fez nas gestões anteriores. Pena é que mais gente vá ser responsabilizada pelos erros dele no passado....
A preocupação de Paulo Inácio? Bolas... não era isso que se esperava?
desculpem o termo mas... não queriamos um presidente que tivesse tintins para dizer o que , na verdade, se passava na câmara? Que pusesse a trabalhar quem só rossava pelos cantos até ter o ordenado na conta? Que impusesse contenção nas despesas? que cortásse no que era superfluo para combater a porcaria que os seus antecessores fizessem=
Claro que o homem não pode vir para o terreno dizer que não concordava com muita coisa que o Sapinho fez - eles pertencem ao mesmo partido e há que ter solidariedade (mas sejamos justos: ele não costumava andar colado ao Sapinho mostrando estar de acordo com ele, pois não?).
Com esta atitude, este politico revelou-se pela positiva e, se a nivel pessoal não gosto da pessoa (erro meu, decerto), como politico, autarca e presidente do concelho onde moro, ele surpreendeu-me pela positiva: revelou publicamente o que todos suspeitávamos.
resta-nos ajudar a superar isto!
muitos dirão: "que culpa tenho eu disso?". Eu respondo: "têm sim! ou por terem votado anos consecutivos no Sapinho (e ele teve sempre maioria), ou por não terem ido votar demarcando-se das necessidades do concelho, ou por não terem projectos crediveis que mudassem a tendência de voto.
agora, parece que temos um presidente cordial, cumpridor para com a oposição e honesto para com a população. Ao seu lado estão "alguns" homens e mulheres de valor que o podem ajudar nesta luta.
Vamos ajudar a ultrapassar os problemas? Vamos reerguer Alcobaça?

comentários ao rc desta semana. parte 1

Com muita pena minha, o jornal "o Alcoa" ainda não é semanal. Como diz o meu querido amigo e sub-director deste jornal "acaba por ser um jornal de memórias.
Talvez com o tempo, a boa vontade de todos e perante a necessidade de estarmos actualizamos esta situação possa mudar.
Até lá, vou-me socorrendo dos trabalhos dos profissionais do Região de Cister e vou passar a, semanalmente, comentar o que eles nos dão a conhecer.
Parte 1
Questão: forum
Li atentamente a resposta das 4 pessoas questionadas sobre a adopção de crianças por casais homossexuais. Vi um medo de admitir o que já atravessa séculos: a homossexualidade e a capacidade de cada um, independentemente da orientação sexual, poder ou não, dar amor e carinho a uma criança.
A criança precisa de estrutura para crescer mas isso não quer dizer que o que está hoje socialmente instituido seja o correcto.
Antigamente, os grandes senhores de fazendas achavam que os filhos bastardos não podiam conviver com os frutos dos seus casamentos (mesmo que fossem filhos de casamentos frustrados). Provou-se que estavam errados!
A mulher era a parideira, a mulher-a-dias....provou-se que era muito mais!
Os negros não se podiam misturar com os brancos. Também se provou que estavam errados!
E agora pergunto eu: com tantas crianças abandonadas, violadas, sem familia....o que interessa se quem lhes quer dar um lar é um casal constituido por mulher e homem, homem e homem ou mulher e homem?
Imaginem uma casa onde os pais morreram. sobraram 5 filhos. adultos e 3 crianças. Estes irmãos adultos são homens. Deixam de ser capazes de criar os irmãos?
Agora imaginem que esses irmãos adultos abandonam os irmãos? É melhor ficarem na rua ou serem adoptados por alguém que os ame e, lhes dê tudo o que uma criança tenha direito? O que seria melhor?
As crianças têm o direito de ser felizes independentemente dos preconceitos das nossas gerações. Todos temos o direito de sermos felizes.
Quantos casais hetero são infelizes apenas porque estão amarradas ao socialmente bem visto? Quantas crianças são espancadas e violadas pelos próprios pais?
Vamos deixar de lado os preconceitos e sermos realistas?
Há quantos séculos existem homossexuais? Quem prova que ser hetero é o correcto? O que é correcto?
Vamos viver e deixar viver? Não vamos falar em diferenças porque.... no fundo....todos somos diferentes !

Maddie

Tenho evitado falar sobre o caso Maddie, talvez por ser mãe, talvez por não querer acreditar em determinados actos de "uma mãe", talvez por achar que o ser humano não pode ser assim tão dissimulado.
Mas, francamente, qual seria a mãe que viria de férias para um país que desconhecia e deixa 3 crianças a dormir sozinhas num apartamento para ir jantar com amigos?
Quantas mães como nós (as normais, digo eu...) já abdicaram de jantares, festas, convívios ou simplesmente de ir ao cinema para tratarmos dos nossos filhos?
Férias? Claro, todos precisamos mas, quando constituímos família temos o dever de abdicar de algumas coisas para termos o prazer de estar todos os momentos que nos é possível com os nossos filhos. Ser pai ou mãe é uma bênção da natureza e uma opção de vida que se transforma por amor.
Ser mãe não é só parir. É amar, é abdicar, é educar, é transmitir conceitos e valores, é acompanhar....
Já basta o tempo em que, para trabalhar, temos de nos separar deles. Não precisamos de o fazer negligenciando os nossos deveres que, afinal, não passam de direitos e de uma necessidade paternal.
Maddie não teve a sorte de ter pais que abdicassem de umas noitadas, regadas com bom vinho, no restaurante mais próximo.
Maddie teve o azar de ter uns pais que optaram por a deixar com 2 irmãos mais novos num apartamento de uma terra onde nem a sua língua se falava.
O que se passou no apartamento? Isso....talvez os pais o possam explicar uma vez que dizem que tinham visibilidade para as entradas e que lá iam de meia em meia hora.
Bem, eu como mãe, não estaria a beber e a comer descansadamente durante meia hora com crianças sozinhas num apartamento de um país que não conheço e que nem fala a minha língua. Mas, se calhar, serei eu a ter um tipo de conduta errada. se calhar esta é a noção de família que até o papa abençoou.
Irra para uns pais que perdem tempo em tentar calar quem investigou, ao invés de estarem a gastar energias a encontrar a filha. Porque será? Estarão eles certos de que a não poderão encontrar? Estarão, ainda, a tentar ganhar dinheiro à custa de quem investigou o caso e apenas mostra o resultado da investigação?
Porquê a interferência politica neste caso?
Há testes de adn feitos às crianças e aos pais?
Porque querem calar o nosso investigador? Por ter tentado ser competente e não ligar às influências politicas do caso?
Todos sabem que sou nacionalista e a actuação deste investigador e a coragem que demonstra ao enfrentar tudo e todos para mostrar a verdade dos factos apurados durante a investigação, ainda me fazem ter mais orgulho de ser portuguesa.
Mais ficará por dizer: a falta de empenho em encontrar crianças portuguesas que desapareceram e que, as mães, ao invés de se preocuparem com imediatismo pessoal, não deixam de lutar por os encontrarem. Isto sim, será algo para pensarmos, reflectirmos e dar força a Gonçalo Amaral.
Triste terá sido o destino da menina!
A mãe, que agora só se preocupa em receber uma churuda indemnização, ainda tem a lata de vir à tv dizer que se trata de uma criança...
Não! Trata-se dela e do que se passou num aldeamento nosso e de meia dúzia de "influentes no governo britânico" a tentar fazer dos nossos profissionais simples palermas e mentirosos.
Nós não vamos deixar que isto aconteça pois não?
Força Gonçalo Amaral e que prevaleça a verdade e a liberdade de expressão neste nosso pequeno país!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

um sonho estranho

Esta noite tive um sonho muito estranho,
Sonhei que estava com muita fome. Imediatamente , o meu cérebro encaminhou-me para algumas iguarias: pão-de- de maçã, pizzas de maçã, licores de maçã...
Dei por mim a fazer um piquenique debaixo de uma escultura em honra da maçã na companhia do futuro director do hospital oeste-norte.
Mas que raio de sonho este....
O facto é que a fome de maçãs se manteve!
Depois, imaginei que o tal novo director do hospital me vinha trazer maçãs da Nazaré, a cavalo num eléctrico que atravessava os 2 concelhos. O estranho é que o eléctrico era todo cor-de-laranja e não tinha nem uma imagem de maçãs.
O Homem, vestido a rigor e empunhando uma bandeira do novo hospital, oferecia-me o manjar dos deuses: uma pizza de maçã, regada com um belo licor de maçã e, para sobremesa, o pão-de- de maçã.
Regalei-me com este manjar dos deuses de clister. Comi, comi e voltei a comer...
Claro, deu-me uma brutal dor de barriga e, de imediato, tinha um médico ao meu lado. Era velho, reformado (mas que ainda se encontrava no activo no sector privado) e que me recomendou estar calada sobre o assunto e me disse que eu sofria do pecado da gula. Como remédio chamou um amigo (que parece que pertencia a um governo sombra e estaria ligado a rituais espíritas) para resolver o meu problema.
Rápido me disse que o meu problema era grave: alergia a mamões, falta de acreditar numa nova divindade que aparecia por aqui (percebi que ele estava a falar do Deus Macieira) e aconselhou-me a esquecer o que me tinha acontecido.
Rápido descobri que, quer o médico quer o amigo, eram daqueles curandeiros charlatães que nos queriam vender maçãs por cascas de ovo podre.
O único papel que não descobri bem foi o do tal progenitor das pizzas e do pão-de-. Mas.... ele desapareceu no sonho tão depressa como entrou. Excesso de sacarina? Excesso de arroz carolino? Bruxaria para que desaparecesse? Pois.... Benedita seja tua vontade!

sábado, 9 de janeiro de 2010

Ribeira do Vale do Mogo

Embora pouca divulgação haja sobre o assunto, Alcobaça candidata 6 belezas naturais ao concurso das " sete maravilhas naturais".
Uma dessas maravilhas candidatas é a Ribeira do Vale do Mogo, uma das preciosidades, não só de Aljubarrota mas de todo o concelho.
É hora de usar esta arma contra a passagem pelo tgv por esta ribeira. Hoje, ainda pode ser candidata e ainda podemos (e devemos) votar nela. No futuro, e graças apenas a uma teimosia politica ( e a alguns bolsos que já se encheram à conta disto) talvez não tenhamos mais esta beleza natural.
Se conseguirmos uma boa votação irá este governo ter coragem de retalhar uma beleza natural como esta?
Votem na Ribeira do Mogo e ajudem a que não a estraguem por causa de teimosias e interesses de alguns políticos e empresários sem escrúpulos.
Votem na Ribeira do Mogo como uma das 7 maravilhas!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

apenas 1 passo....

Mais um passo contra a descriminação.
Vamos ver se o assunto fica assim. E agora continuamos com a discriminação da adopção.
Como pode o casamento entre homossexuais ser diferente do dos heterossexuais?
Como vai Socrátes descansar esta bota?
Fácil: vai empatando e daqui a 4 anos coloca o assunto como bandeira eleitoral.
A vida de muitos e os seus direitos estão, infelizmente, dependentes das necessidades politicas de alguns.
Se ele tiver consciência de que não vai recuperar maioria, ou, até pode perder eleições, então, prometerá apoiar a adopção - o homem tem jogo de cintura!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Paizinho evoluido é assim...

Afinal onde está a democracia no Ps de Sócrates? Na falta de liberdade de voto?
Vamos colocar um cenário virtual: supunhamos que o sr 1º ministro vem a descobrir que tem um filho homossexual e, suponhamos que o partido dele tinha decidido ser contra o casamento entre pessoas com tendências sexuais diferentes do socialmente admitido actualmente. Qual seria a atitude de Sócrates? Admitiria a imposição do voto do partido ou lutaria contra a discriminação?
No verdadeiro Socialismo, os direitos são preservados e, entre eles, está o direito à igualdade. O socialismo de Sócrates é diferente?
Vamos colocar outro cenário virtual: imaginem 2 pessoas que vivem maritalmente durante 5 anos . Do relacionamento não houve geração de descendentes. Em caso de separação essas pessoas devem ter direito à separação de bens do que construíram em comum? E se for um casal homossexual? Terão motivos para que o seu pensamento sobre o assunto seja diferente?
E se um de nós, simples seres humanos, um dia decidirmos comprar uma casa em conjunto com a pessoa com quem passamos a ter um relacionamento. Temos direito a contrair empréstimo, não temos? E se gostarmos de partilhar as nossas vidas com alguém do mesmo sexo? Será justo não podermos contrair empréstimo para ter um lar?
Onde está escrito que a felicidade só é permitida a heterossexuais?
francamente, isto parece ser fruto de uma mentalidade fechada em pessoas que têm medo de enfrentar a realidade.
Durante séculos, as mulheres foram consideradas seres menores. Hoje, alguém tem dúvidas que são iguais?
A esposa era vista como um bem do marido. Hoje, alguém tem dúvidas de que são seres com ideias próprias?
Então porque é que o facto de pessoas do mesmo sexo sentirem prazer juntos devem ser alvo dos que não entendem uma forma diferente de amar?
Queremos mostrar que somos evoluídos com a obrigação de escolaridade mínima de 12º ano, que temos capacidade para retalhar o país com um tgv, que muitas pontes são a imagem de ligação de um país (onde muitos ainda nem saneamento básico têm) mas não somos capazes de lidar com o amor entre dois seres do mesmo sexo?
Ah, então esta é a perspectiva de futuro evoluído deste país á beira-mar plantado...

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Afinal... se não há nada de importante, porquê calar?

Juiz de Aveiro recua nos esclarecimentos sobre as escutas

por CARLOS RODRIGUES LIMA

Juiz de Aveiro recua nos esclarecimentos sobre as escutas

Depois de ter manifestado disponibilidade para esclarecer o caso das escutas entre Armando Vara e José Sócrates, magistrado diz agora que não pode falar.

Depois dos "zigue-zagues" do Procurador-geral da República e do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, chegou a vez de o juiz de instrução do processo "Face Oculta", António Gomes, envolver-se em declarações contraditórias. No passado fim de semana, o magistrado manifestou publicamente vontade de esclarecer a questão das escutas entre Armando Vara e José Sócrates. Hoje, numa declaração enviada aos jornais, invoca o segredo de justiça para não prestar qualquer esclarecimento.

"As questões que existem quanto ao cumprimento da decisão do Exmo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça relativas à « destruição de escutas» são de ordem meramente processual, as quais não podem ser enunciadas publicamente, neste momento, por estarem a coberto do segredo de justiça". Foi esta a resposta enviada pelo juiz António Gomes ao Conselho Superior da Magistratura (CSM), depois de vários órgãos de comunicação social terem questionado o CSM acerca dos esclarecimentos públicos do juiz.

Recorde-se que, na semana passada, numa declaração enviada ao jornal SOL, António Gomes manifestou uma vontade completamente contrária à de hoje: "Qualquer esclarecimento público sobre este processo deverá ser solicitado ao Conselho Superior da Magistratura. Estou disponível para fornecer ao Conselho todas as informações necessárias ao esclarecimento completo e rigoroso da opinião pública", citou aquele semanário

Mas o que tenta esconder? Ainda não perceberam que este calar sobre determinados casos e determinadas pessoas aguça a nossa desconfiança em diversos sectores da sociedade, e, muito em particular, no que diz respeito aos políticos?

Claro que todos perguntamos: o que tem a politica de tão especial para haverem "tantos cães a um osso"?

Com estes silêncios...fica claro o que há de interessante na politica: o encher de bolsos com a certeza de que a justiça nunca lhes vai conseguir pegar em nada.

O melhor é deixarmos de ser padeiros, pedreiros, carpinteiros, secretárias, etc - vamos todos concorrer a cargos políticos e... que se lixem os que não forem eleitos - sempre vão trabalhando para nós. A justiça, quando é contra os pobres funciona rapidamente. Pelo contrários, contra ricos ou poderosos existe o segredo de justiça.

Tire-se a merda da dúvida em todos nós! Quer afecte ministros, presidentes de qualquer coisa ou o simples cidadão - a justiça tem de ser igual!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Reino Solidário - Alcobaça

O Município de Alcobaça prepara para a época natalícia a campanha Magos Solidários, com o objectivo de recolher, a partir do envolvimento com a comunidade local, contributos essenciais para a população mais necessitada do Concelho.

Para dar corpo a este projecto, o Município propõe várias acções que podem ser estendidas ao longo de todo o ano, das quais destacamos: “Reino Solidário” e o “Espectáculo de Solidariedade”. É objectivo do Município estabelecer e desenvolver uma relação de “Nós para Nós” com todas as entidades e comunidades locais, e para isso, consideramos a sua participação fundamental para a construção deste puzzle solidário.

Para dar visibilidade à campanha, o Município organiza, no dia 9 de Janeiro, um espectáculo de solidariedade, no jardim em frente ao Tribunal, onde serão apresentados os resultados da recolha, e estão previstas as actuações dos grupos: Coro de São Bernardo, Coro e Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Alcobaça, Grupo Suão e Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo. Poderá ainda assistir à exposição “Reis Magos”.


CAMPANHA DE RECOLHA

“Reino Solidário” é o nome da campanha de recolha de bens destinada à população mais carenciada. Assim, pode contribuir com: mobiliário, electrodomésticos, produtos de higiene e papelaria (cobertores, lençóis, colchões, equipamento de bebé, roupa de criança, fraldas, fogões, tachos e panelas). Toda a informação estará disponível nas Juntas de Freguesia do Concelho que são nesta campanha parceiras do Município.

Torne-se peça fundamental. Participe!

esta informação foi retirada de www.cm-alcobaca.pt

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Estou muito curiosa: há 2 anos atrás já se movimentavam pessoas para o "trono" da concelhia do Ps Alcobaça.
Agora anda tudo muito caladinho. Já haverão acordos para a tal inconformada Alzira Henriques ser a nova presidente? Será desta que ela vai conseguir reunir os lambe-botas e os que ela consegue pisar para dar mais um passo para o que verdadeiramente quer: ser deputada pelo distrito de Leiria?
E será que já arranjou forma de ter os votos da Js?
Prometeu o nº 2 da lista ao menino que queria ser vereador e que acabou bem em baixo na lista para a assembleia municipal?
E onde ficam os eternos candidatos? Aqueles sobre quem, na penumbra, todos dizem mal mas que, na prática, ninguém se atreve a contrariar?
E irá o ex-presidente Pedrosa ficar quietinho ou irá aproveitar o governo sombra que diz liderar para voltar à luta? Terá convertido Paulo Bernardino ao Ps?
Ou será que a "sua verdadeira sombra" já lhe fez a cabeça para ele se virar à direita, se camuflar de novo de adepto do partido da terra e ser efectivamente a sombra do "menino protegido" de uma associação que se diz católica?
Isto vai ser engraçado- o Ps que, na câmara, se limita ao silêncio, ou, simplesmente, cobrando sem nunca apresentar ideias, irá apresentar um presidente fantoche para passar estes 2 anos à frente da concelhia?
E esse presidente de fachada irá apoiar de novo João Paulo Pedrosa na luta pela distrital?
E a porta-bandeiras ainda será a mesma?
Um conselho: Vão-se preparando para, daqui a 364 dias irem todos esquiar para a Suiça (bem... se o Ps ainda nos deixar ser um país independente ou... simplesmente.... se ainda conseguir ter população para ser um país!

Crise? Vamos esquiar!

Mais de metade dos portugueses vivem em stress permanente. Ora contando os tostões para durarem 30 dias, ora para encontrarem forma de arranjar dinheiro para dar de comer aos filhos.
Muitos estão stressados porque (aproveitando as facilidades de empréstimos que existiram em determinada altura) se endividaram na compra de casas e carros.
Muitos portugueses passaram a meia-noite comendo a sopa que, benemeritamente, alguém distribui pelos pobres e pelos sem-abrigo.
Muitos temem pelos seus postos de trabalho, outros lutam para não perder direitos mas... todos estão stressados.
Bem.... todos não!
à mulher de César não basta sê-lo - há que parecê-lo!
Não foi o caso do primeiro-ministro de Portugal que, afirmando que é necessário estimular a economia do país, decidiu "ir tirar o stress" esquiando na Suíça.
A Serra da Estrela não lhe bastava - era necessário mostrar a grandeza da sua posição económica (nem se percebe porquê, até porque o homem diz que só ganha 5000 euros mensais...).
Muitos só anseiam ter o ordenado mínimo garantido e fazer uma ginásticazita para ter uma garrafita de espumante rafeiro para abrir à meia-noite.
Mas o senhor engenheiro por fax, o mesmo que apareceu em casos dúbios (e claro que nunca serão explicados) prefere sair do país que ele próprio colocou na ruína e mostrar que se está borrifando para os pobres portugueses.
Para alguns até é bem-feito porque depois de tanta bosta que o homem fez, ainda lhe deram a possibilidade de voltar a governar Portugal, esquiando na Suíça, claro.
Há crise? Para alguns parece que não!