Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

domingo, 28 de fevereiro de 2010

burrice!

Mas que grande desilusão: eu estava com esperança que, com sangue novo, o PSD recuperasse parte da filosofia de Sá Carneiro.
Mas um tem um barão por detrás; outro, anda debaixo das saias da senhora que não atina com a concordância do género e do número e, o terceiro (o tal da maizena) caiu na asneira de ir convidar o sapo para director de campanha...
Bem, já que ele não quer comer a maizena, que a dê a comer ao velhote que deixa cair a dentadura em plena tv.
O rapazinho não tinha ninguém melhor? Ter como director de campanha o homem que quase levou Alcobaça à falência?
Assim o PSD não vai longe...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Gestores por ...RVCC

O povo tem memória curta mas... nem tanto!
Li o Região de Cister e .... fiquei estupefacta!
Já não nos bastava ter um 1º ministro que é engenheiro por fax num curso tirado numa universidade que não tinha essas cadeiras no ano mencionado para agora.... termos um cavalheiro que nem o 12º ano tem e ATÉ JÁ É GESTOR!
Eu nem tenho nada contra estes cursos fantasmas e rapidinhos mas, admitindo que o tal senhor passou a gestor (provavelmente através de algum centro de novas oportunidades), com que moral vem dizer aos alcobacenses que temos de abdicar do menos necessário e ter olhos só para o que realmente nos faz falta?
desculpem a minha ignorância mas este homem não era vice-presidente do desgoverno Sapinho que endividou e comprometeu a autarquia de Alcobaça comprando terrenos desnecessários? Não era um dos pasquins do Sapinho que abanava a cabeça em sinal de consentimento a cada medida megalómana do seu amado chefe?
E como GESTOR (!?) não geriu mal até a sua carreira politica?
Desculpem a minha franqueza mas o homem endoideceu de vez? Está preocupado com o aeroporto e foi conivente com a quinta da serra e com a quinta da cela?
Estaremos a falar do mesmo GESTOR que mentiu em relação ao apoio à luta anti-tgv? O que perdeu na concelhia do psd (por larga maioria) quando se quis candidatar à presidência da câmara e até à distrital do partido?
É a este tipo de perdedores natos que a "GESTÃO" está entregue?
Se é assim, acabem com os rvcc's ou.... acabem com os políticos ambiciosos que sobem rapidamente na categoria profissional.
Bem, já não bastava o PS com prfissionais que armam carnaval em reuniões para eleição de orgãos para a Ordem, agora temos "serventes de conservatória" promovidos a gestores apenas por um percurso pela vereação na câmara municipal.
Eu sabia que a câmara tinha sido, durante 12 anos, uma escola de má gestão; o que não esperava é que, alguém mentiroso e incompetente achasse isso uma mais-valia e se auto-promovesse a gestor.
Breve teremos doutores apenas por terem sido nomeados para alguma coisa ou por terem pertencido ao clã sapónico.
Haja vergonha.... até mesmo na politica alcobacense!

Alberto João Jardim - afinal não é só um desbocado!

Não sou, particularmente, uma fã de Alberto João Jardim, por isso, o que aqui escrevo hoje é insuspeito.
A Madeira foi vitima de uma catástrofe e Alberto João Jardim foi capaz de meter uma equipa a trabalhar em 5 horas.
Não vou sequer colocar em causa se houveram, ou não, obras que ajudaram a que a tragédia fosse pior. O que interessa é que a catástrofe existiu e o homem deu resposta pronta.
Sem que sequer se possa comparar, a Crel teve um aluimento de terreno e foi necessário 1 mês para se decidir quem era o responsável pelo pagamento das máquinas, para que a érea fosse limpa e colocada, de novo em funcionamento.
Daqui retiro algumas conclusões: O continente, em caso de catástrofe levaria pelo menos 1 ano a decidir quem teria responsabilidade pelo sismo, mais 1 ano para fazer concursos públicos para a remoção, 1 ano para decidir quem iria reconstruir e...quando os meus netos fossem adultos, talvez já tivessem um país onde viver.
Alberto João mete as mãos à obra e depois é que se preocupa com as burocracias.
Diferença abismal, não?
E dou-lhe os parabéns por, mesmo com uma catástrofe em mãos, continuar a ter uma visão de Estado e a defender o que é o ganha-pão da Madeira: o turismo.

Opus Dei /Maçonaria (a história do BCP).

Miguel Sousa Tavares

Em países onde o capitalismo, as leis da concorrência e a seriedade do negócio bancário são levados a sério, a inacreditável história do BCP já teria levado a prisões e a um escândalo público de todo o tamanho.
Em Portugal, como tudo vai acabar sem responsáveis e sem responsabilidades, convém recordar os principais momentos deste "case study", para que ao menos a falta de vergonha não passe impune.


1.
Até ao 25 de Abril, o negócio bancário em Portugal obedecia a regras simples:
Cada grande família, intimamente ligada ao regime, tinha o seu banco.
Os bancos tinham um só dono ou uma só família como dono e sustentavam os demais negócios do respectivo grupo.

Com o 25 de Abril e a nacionalização sumária de toda a banca, entrámos num período 'revolucionário' em que "a banca ao serviço do povo" se traduzia, aos olhos do povo, por uns camaradas mal vestidos e mal encarados que nos atendiam aos balcões como se nos estivessem a fazer um grande favor.
Jardim Gonçalves veio revolucionar isso, com a criação do BCP e, mais tarde, da Nova Rede, onde as pessoas passaram a ser tratadas como clientes e recebidas por profissionais do ofício..

Mas, mais: ele conseguiu criar um banco através de um MBO informal que, na prática, assentava na ideia de valorizar a competência sobre o capital.
O BCP reuniu uma série de accionistas fundadores, mas quem de facto mandava eram os administradores - que não tinham capital, mas tinham "know-how".
Todos os fundadores aceitaram o contrato proposto pelo "engenheiro" - à excepção de Américo Amorim,
que tratou de sair, com grandes lucros, assim que achou que os gestores não respeitavam o estatuto a que se achava com direito (e dinheiro).

2.
Com essa imagem, aliás merecida, de profissionalismo e competência, o BCP foi crescendo, crescendo, até se tornar o maior banco privado português, apenas atrás do único banco público, a Caixa Geral de Depósitos.
E, de cada vez que crescia, era necessário um aumento de capital.
E, em cada aumento de capital, era necessário evitar que algum accionista individual ganhasse tanta dimensão que pudesse passar a interferir na gestão do banco.


Para tal, o BCP começou a fazer coisas pouco recomendáveis: aos pequenos depositantes, que lhe tinham confiado as suas poupanças para gestão, o BCP tratava de lhes comprar, obviamente sem os consultar, acções do próprio banco nos aumentos de capital, deixando-os depois desamparados nas perdas da bolsa;
Aos grandes depositantes e amigos dos gestores, abria-lhes créditos de milhões em "off-shores" para comprarem acções do banco, cobrindo-lhes, em caso de necessidade, os prejuízos do investimento.
Desta forma exemplar, o banco financiou o seu crescimento com o pêlo do próprio cão, aliás, com o dinheiro dos depositantes - e subtraiu ao Estado uma fortuna em lucros não declarados para impostos.
Ano após ano, também o próprio BCP declarava lucros astronómicos, pelos quais pagava menos de impostos do que os porteiros do banco pagavam de IRS em percentagem. E , enquanto isso, aqueles que lhe tinham confiado as suas pequenas ou médias poupanças viam-nas sistematicamente estagnadas ou até diminuídas e, de seis em seis meses, recebiam uma carta-circular do engenheiro a explicar que os mercados estavam muito mal.

3.
Depois, e seguindo a velha profecia marxista, o BCP quis crescer ainda mais e engolir o BPI.
Não conseguiu, mas, no processo, o engenheiro trucidou o sucessor que ele próprio havia escolhido, mostrando que a tímida "renovação" anunciada não passava de uma farsa.
Descobriu-se ainda uma outra coisa extraordinária e que se diria impossível: que o BCP e o BPI tinham participações cruzadas, ao ponto de hoje o BPI deter 8% do capital do BCP e, como maior accionista individual, ter-se tornado determinante no processo de escolha da nova administração... do concorrente! Como se fosse a coisa mais natural do mundo, o presidente do BPI dá uma conferência de imprensa a explicar quem deve integrar a nova administração do banco que o quis opar e com o qual é suposto concorrer no mercado, todos os dias...


4. Instal
ada entretanto a guerra interna, entra em cena o notável comendador Berardo, ele é só o homem que mais riqueza acumula e menos produz no país (protegido pelo 1º Ministro (a Sócretina), que lhe deu um museu do Estado para armazenar a colecção de arte privada. Mas, verdade se diga, as brasas espalhadas por Berardo tiveram o mérito de revelar segredos ocultos e inconfessáveis daquela casa.
E assim
ficámos a saber que o filho do engenheiro fora financiado em milhões para um negócio de vão de escada, e perdoado em milhões quando o negócio inevitavelmente foi por água abaixo.
E que havia também amigos do engenheiro e da administração, gente que se prestara ao esquema das "off-shores", que igualmente viam os seus créditos malparados serem perdoados e esquecidos por acto de favor pessoal.


5. E foi quando, lá do fundo do sono dos justos onde dormia tranquilo, acorda inesperadamente o governador do Banco de Portugal e resolve dizer que já bastava: aquela gente não podia continuar a dirigir o banco, sob pena de acontecer alguma coisa de mais grave - como, por exemplo, a própria falência, a prazo.


6.
Reúnem-se, então, as seguintes personalidades de eleição: o comendador Berardo, o presidente de uma empresa pública com participação no BCP e ele próprio ex-ministro de um governo PSD e da confiança pessoal de Sócrates, mais, ao que consta, alguém em representação do doutor "honoris causa" Stanley Ho - a quem tantos socialistas tanto devem e vice-versa. E, entre todos, congeminam um
"take over" sobre a administração do BCP, com o "agréement" do dr. Fernando Ulrich, do BPI..
E olhando para o panorama perturbante a que se tinha chegado, a juntar ao súbito despertar do dr. Vítor Constâncio, acharam todos avisado entregar o BCP ao PS.

Para que não restassem dúvidas das suas boas intenções, até concordaram em que a vice-presidência fosse entregue ao sr. Armando Vara (que também usa 'dr.') - fabuloso expoente político e bancário que o país inteiro conhece e respeita.


7. E eis como um banco, que era tão independente, que fazia tremer os governos, desagua nos braços cândidos de um partido político - e logo o do Governo. E eis como um banco, que era tão cristão, tão "opus dei", tão boas famílias, acaba na esfera dessa curiosa seita do avental, a que chamam maçonaria.


8.
E, revelada a trama em todo o seu esplendor, que faz o líder da oposição?
Pede em troca, para o seu partido, a Caixa Geral de Depósitos, o banco público.
Pede e vai receber, porque há 'matérias de regime' que mesmo um governo que tenha maioria absoluta no parlamento não se atreve a pôr em causa. Um governo inteligente, em Portugal, sabe que nunca pode abocanhar o bolo todo. Sob pena de os escândalos começarem a rolar na praça pública, não pode haver durante muito tempo um pequeno exército de desempregados da Grande Família do Bloco Central.

Se alguém me tivesse contado esta história, eu não teria acreditado..

Mas vemos, ouvimos e lemos. E foi tal e qual.


Miguel Sousa Tavares

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Comparemos com a Grécia

Sokrátes buscava o Conhecimento.

O seu método para alcançá-lo era o diálogo e a humildade

de formular todas as perguntas.

Sócrates prefere o Desconhecimento.

O seu método para alcançá-lo é o monólogo e a arrogância de

calar todas as perguntas.

Um pensamento de Sócrates - Quatro características deve ter

um juiz: não ouvir escutas, responder obedientemente,

ponderar nos riscos que corre e decidir se quer continuar a

ter emprego.

Sokrátes provocou uma ruptura sem precendentes na Filosofia grega.

Sócrates provocou uma ruptura sem precendentes na Auto-

Estima portuguesa.

Sokrátes tinha um lema: Só sei que nada sei.

Sócrates tem um lema: Eu é que sei.

Sokrátes auto- intitulava-se "um homem pacífico"

Sócrates auto-intitula-se "um animal feroz".

Sokrátes foi condenado à cicuta.

Sócrates devia ser condenado pelas escutas.

Sokrátes deixou-nos incontáveis dádivas.

Sócrates deixa-nos incontáveis dívidas.

As diferenças afinal não se ficam pela forma como se escreve o nome

ainda em espirito carnavalesco

O Carteiro



O carteiro que roubava os cheques das reformas aos velhos pensionistas, morre e vai para o inferno.
Lá encontra o Diabo que lhe diz:
- Como castigo pelos teus pecados em vida, vais ficar uma eternidade dentro de um imenso tanque cheio de m**** e atolado até ao queixo.
Ele olha para o lado e vê a Manela Ferreira Leite dentro do mesmo tanque com a m**** só pela cintura.
O carteiro irritado, chama o demónio e reclama:
- Desculpa lá!! Assim não dá!! Tem dó, eu não roubei tanto assim! Só roubei o dinheiro dos reformados de Vila Nova de Gaia, mas nunca ninguém conseguiu provar nada contra mim e estou aqui quase afogado em m****, enquanto a Manela que roubou a reforma a tantos funcionários públicos e pensionistas, está atolada em m**** só até à cintura?
O diabo, muito zangado, olha para a Manela e grita:
- Manela! Sai já de cima da cabeça do Sócrates!!!!!



agora já entendo porque é que o Papa vem visitar Portugal:

sábado, 20 de fevereiro de 2010

formas sofisticadas de "embebedar" o povo

As manobras que se utilizam para desviar as atenções dos verdadeiros problemas do país.
Quem se preocupa com o desemprego, com a fome, com as pessoas que de repente passaram a viver mal, com a saúde pouco comparticipada, com os idosos sem assistência, com os que nunca tendo descontado para a S.S. ou pago impostos, recebem casinhas e apoios monetários como incentivo á calanzice, com uma justiça que é apenas para ricos?
Claro que ninguém, a não ser os que sentem os problemas na pele.
Claro que é muito mais interessante assistir aos tristes espectáculos em que o personagem principal é o primeiro-ministro, os casos no túnel da luz, a suposta epidemia de gripe A, ou até a mascarada lei do casamento gay (que não serviu senão para os calar mais uns tempinhos).
No tempo de Salazar, dava-se vinho ao povo para se calar. Hoje, graças ao avanço tecnológico, dá-se publicidade a noticias fúteis para "embebedar" o povo.
O primeiro-ministro vai mais longe: em vez de vinho (que só atingiria uma ínfima parte da população) arranjou os magalhães, os rvcc's e a obrigatoriedade escolar até ao 12º (claro....assim até lá não fazem parte das estatísticas dos desempregados).
E o povo cai nisto!
Ainda hei-de ver o ps a pedir votos a troca de uns portateizitos, tal como o outro fazia com os electrodomésticos, ou, mais recentemente, o que um terceiro fazia com chouriços....
É por isto que adoro o meu lindo Portugal!

ah carnaval

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ai, Ai....

Não sei se por ser ainda semana de carnaval, por as pessoas terem feito uma comparação entre a realidade e a palhaçada, ou simplesmente por estarem atentas, durante esta semana, muita gente me veio fazer perguntas sobre o movimento que se intitulava de "independente" e a sua postura actual.
Nunca me lembra de não ter respostas para uma pergunta mas, pensando bem, acho que tenho: de facto, alguém quis trocar as datas e achou que o carnaval deveria ser em Outubro. É a liberdade de pensamento utópico!
Finalmente percebi que era uma brincadeira opuslaica, com tonalidade rosa desmaiada e fruto de uma ambição de tomada de poder (mascarada de democrática, sensível e humanista). Hitler conseguiu-o, Salazar também....).
Mas em Alcobaça falhou!
Isto é uma terra de paixão e, felizmente, foi uma paixão pela verdade - a que não deixa passar falsos movimentos em que, os personagens principais, travestidos de bons samaritanos, tentaram ocupar as terras dos dignissimos monges de cister.
Passada a vergonha de ter sido enganada pela opusambição de gente que anda mascarada todo o ano, percebi que "as moscas até mudam, o que não muda é o proveito dos nossos sanitários".
E, felizmente, parte dos nossos detritos (há quem os apelide de energéticos, energéticos alternativos, ou ou raio que os leve....) acabaram junto dos nossos hermanos... pois, já era tempo de exportarmos excremento ao invés de mantermos o atractivo das moscas no nosso concelho (que D. Nuno Álvares Pereira me perdoe por este desabafafo em relação ao seu nobre descendente).
Restam-nos algumas lameiras...que a troco de uma casita lá no Bombarral iam conseguindo licenças....
era a opusmobiliária.... ou não seria?
Como é que alguém para não levar com o rolo da massa se sujeita a tanto? Mistérios do casamento convencionalmente feliz....
Desculpem isto parecer estar em código mas.... os que não forem de Palmela.... talvez entendam! Bem, se não andarem na sombra.... a fingir amar Alcobaça!

Conversas públicas

No dia 18, em conversas públicas, promovidas pelo vereador Rogério Raimundo, o engº Silvino Pompeu dos Santos, licenciado em 1974, apresentou a sua posição sobre os grandes projectos de obras públicas.

Soubemos que o plano da RAVE para a Alta Velocidade Ferroviária prevê que o traçado Lisboa- Porto seja apenas para transporte de passageiros, enquanto Lisboa – Madrid já contemplaria um tráfego misto.

No entanto, é bom saber-se que norte e sul do país não se consegue tráfego de mercadorias em bitola europeia.

A rave prevê que o traçado Lisboa-Porto esteja completo em 2015, com um custo de 4500m € para um tempo de trajecto de 1h15m ( o que a Rave não diz é que para cumprir este tempo de percurso, este teria de ser directo, ou seja, sem qualquer paragem nas estações programadas).

Os GPOP tal como estão programados obrigam a um investimento de 2 milhões de euros/ano para os próximos 7 anos.

A ter em conta que, Espanha vai demorar a dispor de uma rede ferroviária em bitola UIC para mercadorias, pelo que a ligação de Portugal à Europa não vai ser possível pelo menos, nos próximos 10 anos.

Soluções apontadas por Silvino Pompeu:

Valença – Sines - com passagem por Porto, Aveiro, Coimbra , Leiria e Sines

Lisboa, Badajoz, Madrid

Rede de AVF/VEF tráfego misto

AVF 2 – linhas Porto-Lisboa e Lisboa- Caia

VEF 3 – Porto- Valença (Vigo), Aveiro – Vilar Formoso e Poceirão – Faro

Linha AVF – com troços em by-pass nas zonas de estação intermédia com passagem no NAL (Pinhal Novo).

Todo o tráfego Norte – Sul passa ao largo de Lisboa (sendo que o aeroporto ficará no Pinhal Novo (Poceirão).

Plano acção 2010 – 2022:

Os projectos devem ser feitos por fases, com investimento público, recorrendo a fundos comunitários e divida a contrair junto da banca por parte da REFER e da ANA. O investimento anual rondaria 600m €.

Estratégia Rede de AVF:

· Fase 1 - Até 2016 – construção de Lisboa – Caia e Lisboa – Porto a funcionar em bitola ibérica interligados com a rede AVF espanhola

· Fase 2 – a terminar quando houver ligação a França com bitola UIC (2020) e construção dos restantes troços em fase 1 para bitola UIC

Resultado:

Fase 1 – investimento: 4300m €

AVF Lisboa/Madrid – 3h (bitola ibérica)

AVF Lisboa/Porto – 1h 20m (bitola Ibérica)

Fase 2 – Ponte Chelas / Barreiro (2017-2022) – só ferrovias AVF+FC

Mudança da bitola dos troços AVF para bitola UIC

Construção da estação central em Lisboa (Chelas)

Construção da 1ª fase do NAL (1 pista + 1 aerogare)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

No carnaval, ninguém leva a mal....nem mesmo o ditador Sócrates!

*---Quando o Papa Paulo VI veio a Portugal , vivíamos em 'ditadura', sendo 1º ministro Salazar.**

O Papa perguntou-lhe qual o motivo de ter tantos ministros, obtendo a seguinte resposta:

- Santidade, Jesus tinha 12 apóstolos, eu tenho 12 ministros.*

*Em 2010, quando o Papa Bento XVI visitar Portugal e perguntar ao 1º ministro para quê 40 ministros e secretários de estado, Sócrates, certamente, responderá:**

- Bem, Santidade... Ali Baba tinha 40 ladrões! *


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

tenda de carnaval

Já a tenda de carnaval foi uma desilusão: falta de imaginação na decoração de algumas tascas, horário de abertura desajustado e pobreza nos menús.
Ora então não seria de aproveitar e abrir as tasquinhas, por exemplo, às 20h?´


Quem quer ir para a folia carnavalesca opta por tomar uma refeição tipo petisco e, se o ambiente estiver bom, os grupos mantêm-se pela noite dentro. A essa hora, já o pessoal tinha dispersado para lugares que oferecem animação.








A própria tenda foi mal aproveitada: quem se sentasse a comer, se estivesse virado para o mosteiro aproveitaria a beleza do monumento, de preferência bem iluminado.






Ás 22h ainda não se percebia bem onde era a entrada pois só a saída estava aberta. Ao entrar apercebemo-nos que as tasquinhas ainda não tinham quase nada exposto para nos deliciar a vista e muitos, ainda estavam a colocar os trocos nas caixas.





O meu grupo procurou uma tasca onde comer um petisco mas....bifanas, bifanas, bifanas; café da avó e filhoses....e....pão com chouriço!





Bem decorada estava a tasca da associação de pais dos Covões, que se preocuparam com a mesma. O mesmo para a tasca da Ataija!





Mas e a Brites de Almeida que até tem o nome de uma lenda de Aljubarrota, vai decorar com um leque? Que falta de imaginação!





Com a carga do nome Brites de Almeida seria de bom tom ter uma decoração alusiva à terra e às suas lendas. Os turistas que visitassem a tenda carnavalesca ficariam com a imagem e a terra sairia promovida.

Mas parece que imaginação não existe e só aderem a determinados eventos, visando o lucro para ajudar a pagar obras, que aliás, de pouco devem servir porque nunca promovem eventos de carácter desportivo ou cultural, como é missão de uma colectividade.

Gostava muito que este tipo de eventos não fossem projectados em cima do joelho e apenas para apresentar serviço. Estas coisas ou se fazem bem ou ainda afastam mais quem ainda acreditava na hipótese de Alcobaça voltar a ter brilho carnavalesco

Carnaval dos pequeninos

A manhã da passada sexta-feira vestiu-se de um brilhante colorido graças à alegria carnavalesca dos nossos pequeninos.








A CMA organizou um desfile de mascarados que merece um apontamento muito especial. Creches, jardins de infância e escolas básicas aderiram à ideia e Alcobaça parecia uma pintura: muita alegria e muita cor.





A concentração deu-se à porta do edificio da câmara e os nossos foliões foram recebidos pelo presidente Paulo Inácio e pelo vereador Herminio.






Misturada com as crianças, encontrei a nossa vereadora da cultura que, sempre bem disposta e muito disponivel, orientava o evento ao mesmo tempo que mostrava a sua jovialidade e o seu sorriso aberto.






Toda a comitiva seguiu para a frente do mosteiro e todos quantos por eles passavam não ficavam indiferentes à beleza do quadro que se lhes oferecia.

Para 2011, só pedimos ao S. Pedro que não nos dê um dia tão frio porque... tudo o resto estava maravilhoso

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Hora de o PS acordar

O Ps teima em manter Sócrates numa posição de topo, quer no seu seio, quer no governo.
A sequência de "casos" que envolvem o nome do actual 1º ministro, amigos e antigos camaradas, fazem com que o PS cada vez apareça mais descaracterizado, desacreditado e politicamente frágil.
Politicamente, isto não passa de meia dúzia de asnos com palas nos olhos e com falta de visão, que não a dos seus interesses pessoais.
Esta minha opinião não é nova: sempre tenho criticado o PS pela sua visão "de próprio umbigo", sem respeitar os valores socialistas e que parece ter vindo a ter "pouco jeito" para escolher lideres.
Basta pertencer a uma J ou a um movimento de mulheres , saber "encostar-se bem" para se subir num partido.
Infelizmente, dentro do PS, ser competente ou ter ideias é motivo para ser afastado.
Já nem sei se "estes casos bicudos e ocultos" não serão uma estratégia de marketing para serem alvo de atenção.
De facto, se fosse pelas ideias para o desenvolvimento do país, para beneficiar todos os sectores financeiros ou para repor o nível de vida dos portugueses, o PS nunca teria a notoriedade que consegue com os "casos ocultos e as escutas telefónicas".
Portugal sai a perder com esta estratégia: o Ps nunca foi uma boa oposição em lado nenhum e como governo, tem sido uma verdadeira aberração e atentado a um estado de direito.
Faça-se politicamente a fogueira das bruxas, queime-se o símbolo anti-democrático, arregacem-se mangas e.... voltemos a ter Portugal!
Ontem, ouvi António Capucho (um dos politicos mais verticais que conheci)afirmar que Sócrates já não tem condições politicas para continuar como primeiro-ministro. Explicou que pensa assim dado o elevado nº de casos que envolvem Sócrates e que foram mal explicados, ou nunca explicados.
Concordo com ele! Homem ponderado e que soube sempre lutar por ideais, só fala quando é a hora certa para o fazer.
Talvez fosse bom dar-lhe ouvidos!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

lobos famintos com pele de cordeiro

O nosso concelho ainda não está a conseguir atrair jovens para se fixarem por cá.
A população está a envelhecer a cada dia que passa.
Os jovens, por falta de uma universidade, acabam por fixar residência noutros concelhos e muitos, até fora do país.
os pais, por falta de oportunidade ou por estarem muito enraizados, vão permanecendo nas suas terras e nas suas casinhas.
Mas o perigo ronda a população mais envelhecida, pouco esclarecida e, muitas vezes doente: gente pouco escrupulosa vai enganando os idosos quer fazendo vendas de produtos de que eles não têm necessidade, nem capacidade de adquirir. Noutros casos, vão-se infiltrando nas suas casas, fingindo estar a ajudar, ganhando a sua confiança, para se irem apropriando dos seus pertences.
Alguns chegam ao cúmulo de os levarem a passar procurações para conseguirem os seus intentos.
Esta desgraça já chegou ao nosso concelho: a poucos kms do centro de Alcobaça, existe uma freguesia onde isto acontece: aproveitam-se dos idosos acamados ou cegos, levam-nos a um notário (e para dar credibilidade ao acto, até levam advogada a acompanhar) fazem-nos assinar procurações.
No caso que chegou ao meu conhecimento, a pessoa que assinou está cega e foi enganada por malabarismos da outra pessoa: apenas lhe disse que era para facilitar o levantamento de dinheiro para fazer face às despesas.
As autoridades deveriam averiguar estas situações e a população tem de estar atenta.
Nem sempre quem diz ajudar, o está a fazer. Finge fazê-lo apenas para retirar dividendos do acto.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O verdadeiro perigo de terramoto em Portugal

Tem havido uma alerta, na comunicação social, para o perigo de ocorrer um sismo, em Portugal,mais forte do que ocorreu no Haiti.
Há 2 anos atrás, a maioria socialista ignorou uma proposta, proveniente de estudos de consagrados geofísicos, e que pretendia que fossem tomadas medidas de prevenção. Apontavam soluções e alertavam para os pontos mais sensíveis - Algarve, Lisboa, Setúbal e Alentejo.
A tragédia anunciada por causa da falta de resistência de muitas habitações aponta para números muito elevados de mortes.
Ora, tendo em conta que o "engenheiro Sócrates" até assinou projectos de habitações, deveria, no mínimo, ser mais sensível a estes perigos.
Se o caso não fosse tão grave eu diria, em tom irónico, que José Sócrates e os emplastros que o cercam não permitiram que a proposta passasse porque....o verdadeiro terramoto para Portugal é ele próprio!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

o fim do mundo

  • Deus reuniu então todos os líderes mundiais para comunicar-lhes pessoalmente a sua decisão de acabar com a humanidade em 24 horas.


  • Deus disse: "Reuni-vos aqui para comunicar que extinguirei a humanidade em 24 horas".



E o povo dizia:"Mas, Senhor..."

  • Nada de MAS, este é o limite, a humanidade vai abandonar a Terra para todo o sempre!



Portanto, voltem aos respectivos Países e digam ao Povo que estejam preparados. Têm 24 horas!

O primeiro a reunir o povo foi, OBAMA.

  • Em Washington DC, através de uma mensagem à nação, OBAMA disse:

  • "Americanos, eu tenho uma boa notícia e uma má notícia para dar.
  • "A boa notícia é que Deus existe e que ele falou comigo". Mas, claro, já sabemos disso.

  • A má notícia é que esta grande Nação,

o nosso grande Sonho, só tem 24 horas de existência. Este é o desejo de Deus".



Fidel Castro reuniu todos os cubanos e disse:

  • "Camaradas, povo Cubano, tenho duas más notícias.
  • A primeira é que Deus existe... sim, eu vi-o, estava mesmo à minha frente!!!

Estive enganado este tempo todo...

  • A segunda má notícia é que em 24 horas esta magnífica Revolução pela qual tanto temos lutado, vai deixar de existir."



Finalmente, em Portugal, José Sócrates dá uma conferência de imprensa:

  • "Portugueses, hoje é um dia muito especial para todos nós. Tenho duas boas notícias.

  • A primeira boa notícia é que eu, sou um enviado de Deus, um mensageiro, porque conversei com ele pessoalmente.

  • A segunda boa notícia é que, conforme constava do Programa do Governo e apenas em 24 horas, serão Erradicados para sempre o desemprego, o analfabetismo, o tráfico de drogas, a corrupção, a pedofilia, os problemas de transporte, água e luz, habitação, nada de burocracia, e o mais espectacular de tudo: O IVA vai acabar assim como a miséria e a pobreza neste País!! O Governo cumpriu tudo o que prometeu!!!"

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Podiam ser mais discretos

Parece que estamos a voltar, devagarinho, ao tempo da ditadura.
Sócrates já nem tenta disfarçar nada e, de vez em quando, "salta-lhe a tampa" e "deixa estalar o verniz".
Para quem quer parecer "limpinho" aparece metido em demasiados casos: Licenciaturas manhosas, freeport, escutas, compra de acções da tvi , queixas contra bloggers, projectos assinados por quem não os executou, censura a Manuela Moura Guedes e agora.... Mário Crespo?
Isto já parece estar a passar todos os limites da democracia.
O homem julga-se Deus?
Pode mandar e desmandar nas nossas bolsas e até pode mandar na nossa boca?
E ainda se rodeia de gente mal educada e pouco polida como foi o caso do ministro das finanças quando foi confrontado com os clientes do BPN, que nada mais fizeram do que protestar contra a incompetência do Banco de Portugal e dele próprio enquanto ministro e enquanto presidente da entidade reguladora?
E de gente que, ao invés de vir fazer um desmentido sobre o caso Mário Crespo (bem.... se houvesse algo para desmentir....) ainda tem a petulância de prestar estas declarações:
"O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, diz que Mário Crespo «vai ficar a falar sozinho» e que o Governo não se ocupa de «mexericos». "
De facto, o governo deveria estar preocupado em resolver problemas como o desemprego, a falta de investimento em pequenos e médios empresários, desenvolvimento da indústria e do comércio e, não deveria, no meu modesto entender, andar a perder tempo a criticar e a tentar castrar as vozes que se levantam, com coragem, denunciando a sua falta de "postura e seriedade politica".