Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

quarta-feira, 31 de março de 2010

PS tem mais um candidato à comissão política

O Ps vai contar com mais uma lista candidata à comissão politica de Alcobaça: António José Henriques, sobejamente conhecido no mundo empresarial, militante de vários anos, ex-candidato à câmara municipal (numa altura em que mais ninguém teve coragem para ser candidato).


Na sua equipa podemos contar com nomes como o do jovem Henrique Henriques e com Paula Vaz (directora do centro de emprego de Alcobaça), de entre outros.

Pessoalmente, já nada tenho a ver com o PS e gosto imenso do outro candidato (como pessoa) mas, no meu entender, Alcobaça precisa de gente com estofo e curriculum politico para poder liderar uma oposição capaz.


Um bom governo só nasce se existir uma boa oposição que o estimule e lhe dê luta.


O outro candidato, desculpem a franqueza, não vai passar de um pau mandado nas mãos de gente de 2 palavras, falsos e intriguistas (como provaram ser no passado)
Se eu ainda fosse do Ps e, face a quem rodeia a outra candidatura, não pensaria 2 vezes e apoiaria a candidatura de António José Henriques.


Apelo aos socialistas para pensarem bem no que querem para o PS em Alcobaça. Gente mal amada a manipular um homem de bem, tentando conduzi-lo a uma presidência apenas como bode expiatório, ou um homem que já todos conhecem e que não se deixa moldar por estes abutres?


Eu apoiaria António José Henriques se por lá estivesse

resposta do presidente de Prazeres

Em relação ao artigo sobre o lamento de um freguês de Aljubarrota, postado no blog do vereador Rogério Raimundo, podemos ver a reacção do presidente de Prazeres em : http://candidatojoselourenco.blogspot.com/2010/03/esclarecimento.html

Alguém nos pode (ou quer) explicar isto?

Alertada por um amigo sobre uma postagem do vereador Rogério Raimundo, acabei por ficar perplexa sobre o que li.
A informação que me foi dada foi que Aljubarrota aderiu a "limpar Portugal" utilizando gente e máquinas e que as zonas de intervenção teriam sido Moleanos e Carvalhal. Ora que o pessoal da junta foi visto nesses locais ninguém pode negar, como também ninguém pode negar que nos jornais regionais, ninguém dizia que era necessário inscrever-se para fazer parte da equipa de limpeza.
Agora leio sobre um caso em que as pessoas aguardaram, em vão, junto da sede das juntas (onde terá sido marcado o ponto de encontro) e ninguém apareceu.
A bota não bate com a perdigota. Vamos lá explicar isto como deve de ser:
  • Srs Presidentes, Aljubarrota participou ou não neste acto civico nacional?
  • Havia gente inscrita para vos acompanhar?
  • Estavam ou não à hora e local marcado para dar inicio aos trabalhos?

Deixo aqui o lamento desta freguesa que se sente desrespeitada pelas juntas (com o pedido de desculpas ao Rogério pela cópia que fiz do seu blog - amigo, é para ajudar a clarificar a situação...):

"2.309. Um desabafo de quem se inscreveu para "Limpar Portugal"nas freguesias de Prazeres e S. Vicente e a resposta do responsável pela iniciativa no concelho

Bom dia Rogério,
Eu e não só estavamos inscritos no "limpar Portugal". Chegamos à junta conforme combinado com a pessoa que me respondeu a este mail, às 8h 45'. Deixámos de estar em frente à Junta às 10h30'. Fomos para o Centro Comercial de Aljubarrota ali ao lado até ao meio dia. Tinhamos no carro fatos de oleado, botas de borracha etc. Ninguem apareceu a não ser um individuo (penso que estaria para o mesmo) que chegou numa carrinha cinzenta, passando um bocado saiu e foi para o Centro Comercial como ia de botas de borracha.

Ficamos decepcionados pk ninguém nos avisou, pois também deixamos os nossoss contactos. A B. também ia e foi diversas vezes empurrar a porta da Junta pois podiam ter chegado quando estivessemos distraidos.

Hoje mandei o mail para a pessoa que me deu a informação de onde eu deveria de estar, qual não é o meu espanto quando leio a resposta.
Incrivel estes 2 parasitas, por este tipo de atitudes é que me custa a engolir a maioria dos políticos. Atenção disse maioria e não totalidade. Pois poucos me merecem respeito mas no que me merecem respeito o Rogério está lá.

Se puder passar isto na Câmara ou noutros locais... agradeço, não sei se não escreverei algo para o jornal.... ainda vou pensar....

Alguma coisa não bate certo

Tenho ouvido várias versões sobre a necessidade (ou não) de aprovar a adaptação do Prot ao PDM.
Em Alcobaça foi-nos dito que se não fosse aprovado até à data maecada, ficariamos com o PDM suspenso e ninguém poderia construir. Que a revisão do PDM (prometida para Junho de 2011) e que factores legais e burocraticos, na verdade, nunca entrará em vigor antes de Dezembro do mesmo ano (isto pressupondo que o conselho de ministros funcione rapidamente e, também, partindo do principio que este conselho de ministros esteja em funções nessa altura), iria resolver todos os problemas que temos.
Segundo o que nos foi transmitido, Alcobaça sairia altamente lesada.
Mau!...
Então os nazarenos são mazoquistas?
É que, segundo o que li no site da Rádio Cister, a Assembleia Municipal da Nazaré deliberou um prazo de 6 meses para que fossem prestados todos os esclarecimentos, pelas diversas entidades do poder central sobre o conteúdo do requerimento apresentado.
Segundo a mesma fonte os deputados municipais "PSD, CDU e PS" consideraram necessário um esclarecimento adicional junto do Ministério de Tutela, Assembleia da Républica, Comunidade Intermunicipal do Oeste e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo sobre o documento aprovado em Conselho de Ministros e publicado em DR.
Os presidentes de juntas de Freguesia deste Concelho consideraram que as normas que a AM foi chamada a votar "lesam os interesses das populações".
Acima de tudo estava em causa a impossibilidade de construção em terrenos agricolas inferiores a 4 hectares.
Sou levada a concluir ou que, a Alcobaça isto dava jeito para obrigar as pessoas a viverem em caixas de fósforos na cidade, ou tinha informações priviligiadas a que a Nazaré não teve acesso.
Claro que não quero sequer pensar que 3 presidentes de juntas da Nazaré sejam menos zelozos que os 17 de Alcobaça (falo nos que votaram a favor) em relação aos interesses dos seus fregueses.
Gostava de ver isto bem explicado. Nazaré pode pedir mais explicações e Alcobaça não o pode fazer?
Isto dá que pensar, ou não?
Até porque não podem dizer que não sabiam que muita gente ia ser afectada com este "Amén" . Há estudos que lhes mostram CLARAMENTE quantos terrenos seriam afectados e, também nada nos garante que o Conselho de Ministros venha a aprovar a alteração ao PDM proposta por Alcobaça (daqui cerca de, na melhor das hipóteses 18 meses).
Eu só pergunto uma coisinha básica: elegemos quem defenda os nossos interesses ou os do governo central? Se quisessemos ter a mesma cor e as mesmas mentalidades não teriamos votado de forma diferente para cada uma.
Isto vai ter de ser explicado por alguém....

terça-feira, 30 de março de 2010

Os senhores decidem fazer merda e nós pagamos!

Eu ainda não tinha falado no PEC proposto pelo "suposto engenheiro" que nos desgoverna.
O portuguesito só serve para pagar prémios como incentivo ao trabalho (pois....eles não fazem nada), viagens a deputados que alegam residir em localidades onde na verdade não habitam, computadores para os deputados poderem fazer birras....
O portuguesito paga tudo. Sofre com aumentos de impostos (bem dissimulados), tem de aguentar com maus gestores e pagar pelos erros que eles, impunemente, vão cometendo, promove gente desatenta para o Banco Europeu, paga a má gestão de alguns bancos privados.... mas.... a ele (portuguesito pagador de impostos) dão-lhe em troca: fecho de maternidades e de serviços de urgência na saúde, cortes nos benefícios fiscais e.... desemprego, muito desemprego.
No entanto, e como compensação, o portuguesito recebe um tgv (para o qual não tem dinheiro para viajar) e um aeroporto (para os seus aviões de papel). Só tem de esperar 2 anos (porque se o fizerem agora os tachistas ficam sem vencimento).
Mas recebe mais: a imposição de um PEC onde os seus magros salários são congelados e, em contrapartida, recebe a possibilidades de, pagando a terceiros, obter um rvcc que lhe permita entrar nas estatísticas como "um gajo culto".
O portuguesito continua a ser patriota! Continua a votar em gente que "até consegue que os empresários entrem no mercado africano" (pois, já que no nacional não conseguem condições para investir....).
Vá lá portugas, continuem a preocupar-se com casos mediáticos, com o futebol e com as telenovelas. Isso sim, traz cultura e desenvolvimento ao país!
Onde andam os descendentes dos capitães de Abril (os que tiveram tomates para enfrentar o regime de Caetano?)
Pois....se calhar, também emigraram para um país que lhe desse oportunidade de viverem condignamente.
Mas.... cá vos esperamos! Talvez fosse hora de alguém fazer alguma coisa por esta colónia europeia!

33ª conversa pública da CDU - não ao PEC


domingo, 28 de março de 2010

Mas toda a gente julga que a câmara é a Santa casa?

Tenham paciência mas há coisas que "não consigo engolir".
A colectividade Brites de Almeida, situada na rua mais priviligiada de Aljubarrota, não tem "imaginação" para criar eventos culturais, desportivos ou sociais. Tirando o facto de receberem as crianças para poderem fazer ginástica (com apoios para tal), nada mais fazem em prol da vila.
Não passa de um estabelecimento comercial, vulgo "tasca", com isenção de impostos, sem uma casa de banho decente (as pessoas têm de se servir dos Wcs públicos) e onde os funcionários nem sequer são inscritos na segurança social (nem têm regalias),mas....com manias de grandeza!
Acaba por "ser a casinha de alguns"!
O que me espantou foi darem-se ao luxo de pedir apoios à cãmara municipal, como se os nossos impostos tivessem de servir interesses particulares.
Se repararem, nem sequer serve para divulgar a cultura, a história ou o artesanato da região. Nada! Apenas jantares para angariarem dinheiro, participação nas tasquinhas (para vender a água-pé de alguém lá de dentro) e nada mais....
Bem, já não falando no facto de terem gente a trabalhar sem descontar para a segurança social e, provavelmente, apenas por se tratar de uma amiga de alguém, até será reformada e trabalha na clandestinidade, contribuindo para a fuga de pagamento a impostos.
Basta ser amiga....
No registo pessoal do nosso vereador pela CDU, Rogério Raimundo, li o seguinte:

FREGUESIA DE SÃO VICENTE DE ALJUBARROTA – PEDIDO DE APOIO
Clube Recreativo Brites de Almeida vai pintar com 25 "baldes" de tinta + outras obras que precisam de materiais: 52o blocos de cimento, 150 sacos de cimento e 290mq de pavimento...

E o presidente de junta cai nisto? Porquê? Não traz (como nunca trouxe) qualquer beneficio para a vila ou para a freguesia. Não divulga a região, não cria postos de trabalho (legais, pelo menos) e acaba por ter privilégios, que outras colectividades que trabalham, não têm (falo, por exemplo, da Ataija, Carvalhal e Cumeira), até mesmo por serem sempre seleccionados para a medieval (outro embuste de amiguismo e em que a câmara têm sido conivente).

Em terras pequenas a tentação é de dar a mão, não a quem trabalha (ou quer e lhe travam as pernas) mas sim ao amigo do amigo.

Se este é o exemplo a nivel de localidades tão pequenas, qual o espanto de existirem, a nivel nacional, tantos boys?

A Câmara vai pagar com os nossos impostos (de gente que tem de pagar porque em 2009 estavam empregados mas que este ano estão no desemprego) tijolos, cimento e tintas a uma colectividade que nada dá em troca a não ser umas horitas para beber copos de vinho e jogar às cartas?

Desculpem mas há que haver vergonha e ter parâmetros de selecção... até mesmo na escolha dos boys da terra

sábado, 27 de março de 2010

Agradável surpresa


Foi com agradável surpresa que vi a Câmara Municipal, nas pessoas do Presidente (Paulo Inácio), do seu braço direito (João Paulo) e de um representante do pelouro da cultura Júlio Lourenço presentes no aniversário do Armazém das Artes.


Sinais de mudança ou o cumprimento da promessa eleitoral "de nós para nós", o certo é que, não só estavam presentes, como disponibilizaram uma colecção (propriedade do município) para estar exposta neste espaço cultural.


Como bom anfitrião, o escultor José Aurélio, fez uma visita guiada pelas diversas salas e colecções em exposição

É bom recordar que, durante 3 anos, a câmara (de Sapinho e de Alcina) haviam virado a cara e ignorado por completo este nosso importante espaço cultural (por falta de cultura, decerto....). Agora sim, com um pelouro da cultura mais aberto, abre-se também uma luz ao fundo do túnel...

Parabéns a Pedro Passos Coelho

Dou os meus parabéns a Pedro Passos Coelho pela votação expressiva que conseguiu nestas eleições internas do seu partido.
Não esqueço que ele, um dia, foi o meu presidente (enquanto JSD).
Recordo o rapaz cortês, de palavra e com um sentido de luta muito apurado.
Recordo que ele era humilde para reconhecer quando estava errado mas, firme , quando tinha a certeza de estar certo.
Afastei-me do PSD, graças à péssima forma como Gonçalves Sapinho dirigiu o PSD e a câmara de Alcobaça. Nada nele me fazia rever no PSD que eu conhecera e do qual eu fizera parte.
A postura correcta e integra de Passos Coelho abre uma porta para um PSD digno e com capacidade para unir o partido dele.
Já não fazendo parte dessa familia mas, não esquecendo nem renegando o meu passado, tenho de estar satisfeita por esta conquista de um antigo companheiro de luta. Não posso, nem devo, deixar de colocar uma esperança em alguém em quem, no passado confiei.
Pode ser a reposição da verdade dentro daquele partido.
Boa sorte e....boa luta!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Artigo de Eduardo Nogueira no RC

Só agora tive hipótese de começar a ler o RC desta semana. O tema do fórum chamou a minha atenção e a opinião de Eduardo Nogueira é, em tudo, coincidente com o que penso sobre a matéria.
Tomo a liberdade de, aqui, reproduzir, na integra, a opinião a que me refiro:

"Este PEC é contradição absoluta com tudo aquilo que o PS prometeu aos portugueses na última campanha eleitoral. Está visto que a consolidação orçamental vai ser conseguida à custa de um aumento encapotado de impostos e não à custa do aperto de cinto na despesa pública, nomeadamente na despesa primária. Assiste-se a um violento ataque à classe média, através do corte nas deduções fiscais. No tocante a congelamentos salariais, penso tratar-se de um paliativo que só a médio longo prazo trará alguns efeitos. Quanto ao novo escalão acima dos 150 mil euros, qualquer um de nós gostaria de lá figurar! Aí, nada contra."

quinta-feira, 25 de março de 2010

Onde anda o governo sombra prometido por um falso benemérito

Só mais uma constatação (e porque tenho uma grande dificuldade de me desligar de vez da vida "politica" desta terra): Onde anda o prometido governo sombra, direitamente independente?
Eu sei que não conseguiram eleger nem um deputado mas, poderiam ter a preocupação de irem às Assembleias Municipais e colocarem os pontos de vista no período dedicado à intervenção do público.
Mais uma vez se demonstra que, quer o derrotado candidato Pedrosa, quer o moralista Bernardino, ou, até mesmo o ex homem de confiança do sapinho, só queriam tacho e vingança por serem os mal amados na politica alcobacense.
Lutar pelos interesses de Alcobaça dando ideias? Pois.....isso....era preciso não terem entrado nas corridas por interesses pessoais e.... até familiares!
Sombra? Onde?
Talvez por falta de sol eu não vislumbre essa sombra ou, é tão na sombra (ao jeito conspirativo em cafés).
Tal como não souberam agradecer a quem para eles trabalhou, também não era de esperar que fossem humildes ao ponto de darem a cara numa oposição.
Nas horas difíceis nunca estão por perto, pois não?
Daqui a 4 anos, provavelmente, irá aparecer uma nova "geração de falsos defensores de Alcobaça" com o único interesse de "se apossar" de Alcobaça. Há que estar atento!

contradições

Que o Ps e, em especial, José Trocas-te, não venha cumprir o que prometera em campanha eleitoral ou, até mesmo que minta (com a cara mais deslavada do mundo) em matérias tão graves como o ter dito (perto das eleições) que Portugal já saíra da crise, eu até nem estranho: já ninguém acredita em nenhuma promessa do homem.
Mas que o PSD critique acérrimamente o PEC e depois se vá abster, viabilizando o mesmo, essa já não dá para engolir!
Esperava uma oposição coincidente com as criticas que foram fazendo. Agora, entendo bem porque é que Sócrates não quis adiar a votação: o próximo presidente do Psd, decerto, não o teria feito!
Custa-me muito ver que há duas caras e uma balança que pende sempre para o mesmo lado.
Com estas atitudes "lá por cima" já começo a compreender porque é que, numa pequenina assembleia municipal, o cds tenha feito um discurso contra o PROT-OV e depois, vote a favor.
Já nem comento de se deveria ter votado a favor ou contra, apenas critico que os discursos sejam tão antagónicos em relação à votação de quem os "destila".
Também já nem estranho que, o CDS depois de ter criticado o PROT-Ov e de ter votado a favor venha depois, na rádio (dá jeito por à assembleia vai uma centena mas, a radio é ouvida por bem mais gente), na pessoa do seu último candidato à câmara, criticar a mesma matéria.
Das duas uma: ou, por cá existem 2 CDS's e na Assembleia da Republica 2 PSD's ou as pessoas não são, politicamente, coerentes.
Em todos eles só vejo uma coerência: a falta de "huevos" numa terra de "plátanos" (desculpem a utilização de "nuestros hermanos" mas não sei dizer, educadamente, o que penso destas gentinhas que, de bolsos cheios e na mira de grandes nomeações, vão cobrando aos pobres o resultado das más gestões deles.

segunda-feira, 22 de março de 2010

obviamente...

obviamente... estamos em PORTUGAL!
Obviamente (expressão sobejamente utilizada pelo responsável da Gnr que deu a entrevista
à Tvi) a culpa é da GNR...
Porque...obviamente... chegou ligeiramente atrasada para coordenar o cordão de segurança (qual segurança?).
Obviamente "deu jeito" chegarem atrasados (sinal da eficácia da instituição).
Obviamente, foi esquecida a segurança nas estações de serviço onde, já é hábito, haverem distúrbios, de cada vez que a claque do FCP sai do seu habitat.
Bem, obviamente... estamos em PORTUGAL!

domingo, 21 de março de 2010

Hora de reflexão

chegados os meus 45 anos e quase ultrapassados, chegou a hora de fazer a reflexão sobre mais de uma década vivendo em Alcobaça.
Tive o azar de me apaixonar pelas belezas paisagistas desta terra e acabei por vir para cá. Viver? Não! Morar!
Esta terra, que eu conheci sobre a primeira passagem dum sapo pelo concelho, tornou-se num pantano (habitat natural do dito cujo) e uma escola para muitos dos que ambicionaram ( e dos que ainda ambicionam) viver à custa deste concelho.
Não me interessa que me achem "persona ñ grata", não me incomodam os falsos moralistas, os falsos independentes, os falsos "salvadores do concelho"....incomodam-me os que não são carne nem peixe, os que vivem de manobras para tentarem mostrar o que não são.
Não gosto de gente com2 palavras (porque lhes dá jeito), detesto gente que se acha mais patriota do que os demais apenas por se ter tornado engenheiro e se considera o grande defensor da lingua portuguesa (mesmo que não tenha a mínima noção do significado das palavras que profere e se julgue o único leitor de obras de Aquilino Ribeiro e Fernando Pessoa).
Odeio um concelho onde as pessoas julgam tudo saber e não se dão ao trabalho de ouvir quem é alvo das suas decisões estúpidas e impensadas.
Não gosto de assistir ao TEATRO ( a palavra está intencionalmente em maiúsculas) do que se tem passado nas assembleias municipais. Detestei saber (pela boca do presidente da CMA) que antes da assembleia há uma reunião entre todos para se "ajustarem agulhas".
Detesto estes políticos de caca que, em nome do povo e de quem os elegeu, tomam medidas de fundo sem nos consultarem.
Esta foi a terra que eu aprendi a conhecer: gente que entra em partidos para subir na vida (porque as suas mais-valias não permitem mais); gente que pisa o povo porque , na altura, não será politicamente correto apoiar determinados projectos, gente que se verga por um lugarzinho que lhe dê visibilidade, gente que se serve dos descontentes para tentar colocar a opus no topo do concelho, empresários que tendo as firmas a abanar decidem da a cara por movimentos (quando antes tinham negado o seu apoio ou participação em projectos de mudança), gente que se aproveitou da catástrofe da passagem do tgv por Alcobaça para se tornarem os "must" no concelho....
Esta lista vai ter dificuldade em parar...
Gente que se serviu de um partido para colocar dinheirinho na conta pessoal e chegar a assessor de um secretário de estado, gente que contesta a agressão que se faz à natureza e constrói uma "casinha" mesmo junto à margem do rio, gente que não tendo (talvez por isso tenham de segurar as calças para não caírem) tomates para votar contra esta aprovação do PROT-OV resolvem entrar em debates linguísticos com um elevado teor alcoólico....
continuando....
Muitos irão perguntar: mas não foi esta uma das acérrimas defensoras da lista dos independentes? Humildemente, responderei: sim, erradamente fui! Enquanto ajudava dois companheiros meus a recolher assinaturas, nunca imaginei estar ligada a gente sem escrúpulos que tentava dar "poiso" a amigos e familiares, a gente que não era "tão puro" como eu imaginava e a gente que "se servia da igreja" para benefícios pessoais como se tal fosse importante para um curriculum.
Isto não reflecte o que penso, nem a minha conduta pessoal (por muito que respeite e admire os padres que têm passado por Alcobaça e, em especial, o padre Carlos que tem dado mostras de ser um ser humano com coluna vertebral). Não entro em grupos para ter "tacho ou visibilidade". Lutei sempre pelo que achava justo (mesmo que não me dissesse respeito). Segui os ensinamentos que o meu pai me deu: só se é feliz quando todos os nossos amigos vivem em paz e em justiça social.
Agora percebo a desertificação do concelho: não somos respeitados, não somos ouvimos e ninguém nos defende. Por mim, resta-me deitar a toalha ao chão e deixar que esta gente se "encha" à conta dos ótarios que ainda acreditam neles.

poemas de um amigo, filho de Aljubarrota

Olá Chico
É bom saber que, mesmo em terras do tio Sam, recorda com carinho e saudade a sua terra, ao ponto de dedicar o seu tempo a dedicar-lhe poemas.
Um abração
Lúcia

A L C O B A Ç A

Alcobaça é um jardim ,

Cada aldeia uma flor.

De uma beleza sem fim ,

Todas elas um amor.

Lembro-me com saudade,

A aldeia onde nasci .

Onde passei a mocidade,

Brinquei , chorei e corri .

Com a mocidade passada ,

E da minha aldeia distante .

Por mim é recordada ,

No convívio do emigrante .

O convívio alcobancense ,

é uma tradição .

E cada um pretence,

À aldeia do seu coração .

Bons amigos de infância,

No convívio se voltam a encontrar.

Porque sempre distância,

Onde cada um está a morar .

Assim se apaga a saudade,

Com os amigos recordando.

Os tempos da mocidade,

Das nossas aldeias falando.

Ção aldeias tão formosas,

Dizem quem por elas passa.

Que parecem cravos e rosas,

As flores do jardim Alcobaça.

Alcobaça tu ès um jardim,

Entre montes escondida.

Tua beleza sem-fim.

Deixa saudades na hora da DESPEDIDA…

ChicoDias

2-7-04

A VELHINHA ALJUBARROTA

Terra bendita,lugar glorioso, Em letras refulgentes na história,

Gravado eternamente na memória,

Aonde Portugal ficou vitorioso .

Hoje o transcedente em sua rota,

Talvez por aqui passem indiferente,

Na terra de máximo expoente,

A pequena e velhinha Aljubarrota.

Para além ficaram oliveiras e pinheiros,

Nessas terras onde antes,

Ficaram ossadas de gigantes,

Onde se tombaram muitos guerreiros

Hoje estão fábricas de loiça e telha

Laborando com muito primor

Em terra que, de sangue ficou vermelha

E onde vencendo o seu rival

Com muito esforço,e vigor

Aljubarrota ai gravou o seu nome na

HISTÓRIA DE PORTUGAL !!!

Chico Dias - 9/1971

sábado, 20 de março de 2010

Sócrates não conhece a lei da rolha cor de rosa

Estive a ouvir, atentamente,o primeiro-ministro, o chefão do PS.
Fiquei com a certeza que haverão muitos partidos dentro do partido dele.Senão vejamos: segundo ele, dentro do ps não existe a lei da rolha. Não existe?
Bem....depende da zona do país onde estejamos, do presidente do conselho de jurisdição de uma determinada distrital, das ambições de uma comissão politica concelhia ou de uma federação e, até....de juristas que fazem o que podem para mascarar situações e de modos estranhos, tentar reverter histórias.
Claro que lá por Lisboa ninguém teve tomates para colocar um processo disciplinar a Manuel Alegre mas, por aqui, parece que alguém tem uma interpretação diferente da de Lisboa.
Mesmo assim, depende muito dos visados: há uns anitos atrás (e não são muitos) alguém decidiu fazer parte de uma lista a uma junta de freguesia (concorrendo contra a lista socialista) - como se tratava de um lambe-botas ficou impune.
Nestas últimas eleições, um socialista fez parte de uma lista de independentes à câmara (e ia como último suplente) e tentaram colocar-lhe um processo disciplinar com vista à sua expulsão do partido - é o preço de não ser lambe-bo,tas e de não dizer sempre que sim , aos que se supõem poderosos.
Mas há casos em que a lei da rolha ainda é mais evidente: também não faz muito tempo que, um militante do ps decidiu "guardar no bolso pessoal" dinheiros de quotas dos militantes e das mensalidades do arrendamento de uma sede de campanha. Vá lá , adivinhem...o que aconteceu? Usou-se a lei da rolha, o ps foi conivente e o cavalheiro até chegou a adjunto de um secretário de estado.
Mas afinal, para Sócrates, só o PSD é que usa a lei da rolha. E esta hem?

Ter um Papa assim é uma vergonha para que seja católico

Com que legitimidade moral e humana é que o actual Papa é o mais alto representante de Deus na terra?
Como se atreve a falar em Misericórdia, em Amor entre os seres humanos e em Paz?
Com que moral é que critica os gays e reprova a pílula e o aborto quando, não só encobriu os padres pedófilos como, enquanto Cardeal criou uma lei em que obrigava que os casos tivessem de passar pelo Vaticano, quando mandava padres pedófilos de paróquia em paróquia só para evitar o escândalo?
E o que vem ele fazer a Fátima? Dar a bênção aos padres pedófilos que por cá possam existir?
Talvez venha pedir perdão mas, perdão é coisa que não resolve os problemas físicos e psicológicos das crianças abusadas e que, ele sabendo, calou.
Nunca deveria ser Papa e, nem mesmo ser homem da Igreja!
Pensar que tantos pais confiam os seus filhos aos padres sem sequer poderem prever que os estão a entregar a um carrasco sexual.
E é este homem que se propunha ajudar a aproximar religiões....é esta a noção de fé?
è a este homem que se atrevem a chamar "Santo Padre"?

sexta-feira, 19 de março de 2010

Tomei uma decisão

Por diversos motivos, tomei a decisão de deixar de dar pareceres sobre qualquer assunto ou evento que se passe em Alcobaça e, em especial, em Aljubarrota.
SE eu decidir continuar a assistir a assembleias de junta ou municipais, passarei a fazer o "relato" do que por lá se passou, sem emitir qualquer parecer pessoal.
Não sendo nascida em Alcobaça, percebi que não tenho o direito de falar sobre a terra dos outros e, também cheguei à conclusão de que não tenho o dever de lutar por uma terra que não é a minha.
Assim, caros amigos (e não só), a partir de hoje, demarco-me de lutas que nada têm a ver comigo, que não me trazem qualquer beneficio e que, infelizmente, não são nem reconhecidos nem bem vistos.
Assim sendo, podem contar com noticias mas não como opiniões.
Abraço a todos

terça-feira, 16 de março de 2010

PROT-OV e PDM

Como todos perceberam, mesmo falhando à transmissão do jogo do Benfica, eu estive na Assembleia Municipal para perceber o que se estava a delinear na adaptação do PROT-OV ao PDM.
Quinze dias antes também lá estive, embora tendo de sair logo após o ponto antes da ordem do dia, por motivos de saúde. Já não assisti (embora tivesse sido informada) que os presidentes de junta se preparavam para votar contra.
Na última, assisti ao Escudeiro a fazer uma declaração de rectificação da posição dos demais presidentes de junta.
Pensei ter ouvido mal ao perceber rectificação e não ratificação. Cedo percebi que era mesmo rectificação. Não entendi!
Depois de ouvir o sr dr engº linguista, fiquei com a sensação de que o homem não teria lido o mesmo documento que eu lera.
Bem, talvez eu faça parte dos que ele, no átrio , apelidava de ignorantes porque "davam calinadas no português" . Mas se faço parte desses, fico orgulhosa porque, um grande empresário da Benedita e até o próprio presidente da câmara também fizeram parte dos "ignorantes linguísticos"
mas mesmo sendo uma ignorante linguista, detesto ficar na ignorância e tentei, recorrendo a várias fontes perceber o que se estava a passar.
Percebi que, os municípios que já tinham aprovado o tal PROT-OV tinham feito o trabalho de casa que, quer o Sapinho quer o seu vice, Carlos Bonifácio; se "marimbaram" para fazer.
As zonas urbanas, rurais e de transição não foram delineadas e acabaram por causar grande confusão e preocupação para todos nós.
De facto, a incompetência e o desinteresse do executivo anterior começa a dar nas vistas.
O presidente Paulo Inácio caiu num erro gravíssimo: não elucidou nem presidentes de juntas, nem população.
Eu sei que ele deve respeito politico ao seu antecessor, que há a "lei da rolha" instalada há muito tempo mas, a população que ele diz defender, quer mais: quer saber até que ponto é que os erros saponicos comprometeram as atitudes deste executivo, bem como as suas finanças.
A verdade e a transparência ficar-lhe-iam muito bem face à população alcobacense. Ele terá coragem politica para o fazer?
Ao entender isto, entendi também que, nesta altura pouco mais haveria a fazer senão responsabilizar os acima citados e os técnicos que, ganhando chorudos vencimentos, não fizeram o que deveriam ter feito.
Então, há que impedir a suspensão do PDM (que lesaria muitos munícipes e empresas) e dar a volta ao texto, exigindo que se faça a delimitação das zonas rurais de transição.
Se os eleitos não fossem tão surdos teriam ouvido intervenções de munícipes na Assembleia, pelo menos de há 1 ano para cá.
Que interesses se moveram ? Isso permanece num mistério!
A mudança de votação dos presidentes de junta deveu-se ao facto de terem sido elucidados sobre os problemas que adviriam da suspensão do PDM e da promessa de Paulo Inácio em ter a revisão do PDM pronta daqui a 1 ano (certamente, terá de ter mão-de-ferro e colocar alguns srs drs a trabalhar a sério, para justificarem os salários e mordomias que têm dentro da câmara)

sexta-feira, 12 de março de 2010

No money for the boys?

Estaria o ministro a falar dele e dos seus comparsas de governo?
Ele terá noção do trabalho que os presidentes de junta exercem quase de borla?
Isto já nem é gafe, é burrice, ignorância e uma forma de desprestigiar os nossos eleitos mais directos.
É uma falta de respeito por eles e por todos nós!
Parece que já pouco poderá ser surpresa nas expressões orais e mímicas destes senhores, que se julgam a cima de tudo e de todos.
A culpa é de quem lhes deu mais uma hipótese e de uma oposição que parece não saber que rumo tomar.
Já ninguém defende o povo, apenas defendem os seus bolsos e as suas hipóteses de, também eles, se servirem dos dinheiros dos nossos impostos.
Já só peço que Portugal bata no fundo rapidamente para ver se aparece alguém que o consiga fazer renascer das cinzas....

Assembleia Municipal de 11 Março parte III

César Santos:
  • "Foca a proposta feita por ele para, na sessão anterior, se terminarem os trabalhos logo após o período da ordem do dia"
  • " O presidente alegou, mais tarde, que se deveria suspender a votação por ter percebido que as pessoas não estavam elucidadas mas, nesta sessão ainda não elucidou nada e os presidentes de junta vão, mesmo assim, rectificar o sentido de voto"
  • "Não foram convocados os presidentes de junta, ou, se alguns o foram, terão sido os do PSD e por telefone. O que interessava não era elucidar, era telefonar"
  • "Paulo Inácio só se interessou pelo campo de golfe"
  • " Pediu por escrito, no mandato anterior, que houvesse debate e esclarecimento da população"
  • "Referiu expressões anteriores de Paulo Inácio, à data Presidente da Assembleia Municipal: Para que a economia ande, é preciso que se construa e este PDM é a morte"
  • "pergunta para quando na verdade vai ser a revisão do PDM e a sessão de esclarecimento sobre o assunto

Raúl Duarte

De tudo o que ele disse, apenas pude aproveitar o seguinte:

  • "As pessoas deviam ler os documentos, este documento é bom para o nosso concelho"

Rosa Domingues:

  • "diz que não delegou no Escudeiro o direito de falar por ela sobre o seu sentido de voto"
  • "Não viu na lei nada benéfico para a sua freguesia"
  • "pensou que, depois da última sessão, fosse haver uma reunião com os presidentes de junta"
  • " quis que ficasse bem claro que, com ela (presidente de Junta da Maiorga) o presidente não reuniu"

Orlando Pereira

  • "pouco a pouco vão-nos estrangulando"
  • "Também esperava que os técnicos se dirigissem às freguesias para elucidar as populações"
  • "pergunta a Paulo Inácio o que aconteceria se a proposta não fosse aprovada"
  • " disse bem alto que, a decisão que tomasse nesta sessão o tornaria responsável perante a sua freguesia"
  • "Disse não ser dependente de ninguém e que ali estava para defender a sua terra"
  • "Disse, ainda, não poder aceitar ter ruas com saneamento básico mas onde não se pode construir"

Pedro Guerra.

  • "Disse que Ana Branco ofendera os presidentes de junta mas que subscreve a contestação daquela deputada em relação ao PROT. Disse ainda, em relação ao voto favorável que tem de ser o que tem de ser e o que tem de ser tem muita força"
  • "talvez" devêssemos ter sido "mais bem" esclarecidos - disse
  • Disse também: que nem sempre as leis vão de encontro aos "interesses individuais de cada um"

José Canha

  • "Retém a dignidade do pedido de desculpas do Presidente da Assembleia em relação ao seu comportamento na sessão anterior"
  • "lamenta a falta de reunião entre o presidente da câmara e os presidentes de junta"
  • " Disse que Paulo Inácio se comportou como presidente do PSD e não da câmara"
  • "refere que os presidentes das outras câmaras haviam feito o trabalho de casa mas que a de Alcobaça não o fez"
  • " A autarquia tem excelentes meios técnicos. Foi esboçada a delimitação das zonas urbanas mas ficou-se pelo esboço"
  • "desafiou o presidente da câmara a explicar qual a estratégia que se pretende quanto ao ordenamento do território e a convocar uma comissão permanente para estudar o assunto"

Álvaro Santos.

  • "Disse ter procurado esclarecimentos e que chegou à conclusão de que, votando contra, iria pôr em causa o PDM e a revisão pela qual lutou muitos anos"

Esclarecimentos de Paulo Inácio, presidente da câmara:

  • "a melhor maneira de defender as freguesias é defender a revisão do pdm"
  • "A ratificação do processo foi aprovada por unanimidade"
  • "votar Não tem consequências graves para as freguesias"
  • "Poderia o concelho inteiro estar a dizer-me que está mal, que ainda assim, em consciência pessoal, eu continuaria a votar a favor!"
  • "tenho o dever de defender as populações e é isso que estou a fazer, mesmo num contexto de desinformação"
  • "Nunca tratei de forma diferenciada os presidentes de junta. Tive disponibilidade total para os esclarecer, quem foi ter comigo foi esclarecido!"
  • "não há nenhum presidente de junta que ainda não tenha sido recebido por mim"
  • "não aceito lições de paternalismo e muito menos de quem até deveria dar algumas explicações"
  • "as responsabilidades politicas do actual PROTov são de todas as forças politicas representadas na câmara, mesmo dos que agora vêm dizer que está mal!"
  • "Peço o empenhamento de todos os agentes para que , em Junho de 2011, se possa aprovar um PDM melhor do que o actual"

VOTAÇÃO:

NÃO: 4 VOTOS

SIM: 28 VOTOS

ABSTENÇÃO: 5 VOTOS

Declarações de voto:

Pedro Guerra : "Não concordo com o voto secreto porque somos todos adultos e devemos dar a cara!"

Telmo: "Não podemos pedir voto secreto só quando nos convém. Recordo que um deputado do PS disse que, quando da votação sobre o TGV, o pessoal do queria votar não mas as directrizes superiores obrigaram-nos a votar sim"

César Santos (em defesa da honra): chama cobarde a Telmo por não ter identificado a pessoa que dissera tal coisa sobre a votação do TGV e diz que o voto secreto é um direito e não uma prova de cobardia

Telmo (em defesa da honra): "Não sou cobarde e o que digo nas costas digo na frente. A pessoa não está presente mas isso não me impede de dizer que quem o disse foi o deputado Calaxa"

Raúl Duarte pede para intervir em declaração de voto mas, talvez por estar mais preocupado em decorar as gafes gramaticais dos seus colegas deputados, deixou passar a oportunidade só o tendo solicitado em período de defesa da honra.

Ao jeito de menino mimado a que retiraram o brinquedo, Raul Duarte diz que, sendo assim, quer intervir em nome da defesa da honra.

O presidente da assembleia, subtil mas firme, disse-lhe que "o facto de o seu nome ter sido mencionado, isso não quer dizer que tenha sido ofendido. Não lhe posso dar a palavra para defesa de uma honra que não foi ofendida!"

A sessão terminou com a intervenção do munícipe Jorge Alves que recordou, mais uma vez, que se deveria ter delimitado as áreas rurais, urbanas e de transição para que os munícipes não ficassem impedidos de construir no que é seu

Assembleia Municipal de 11 Março parte II

Algumas frases e ideias a reter:
Paulo Inácio:
  • "É bom dar a garantia que acredita na determinação dos técnicos e do vereador, colocando à sua disposição todos os meios técnicos"
  • "vai haver muito trabalho e muito diálogo, em especial com os presidentes de junta"
  • " até Junho de 2011 o processo da revisão do PDM estará pronta E IRÁ A DISCUSSÃO"

Ana Branco:

  • " Quem não tiver 4 hectares de terreno (aproximadamente a área de 4 campos de futebol) não poderá construir nem vender"

Helder Cruz:

  • "Afirma ter pena por não ser sido ouvido pelo presidente da câmara. Diz que há necessidade de diálogo com os presidentes de junta."
  • " Afirma ter sido aliciado para movimentar as pessoas para criar o concelho de Pataias"

Escudeiro:

  • "Fala em nome de todos os presidentes de junta afirmando que eles iriam rectificar as suas intenções de voto"

Eugénia Rodrigues:

  • "Não foi feita a adequação do PDM ao PROT. A Câmara não fez o trabalho de casa"
  • " as freguesias do concelho são, essencialmente rurais e sem os aglomerados rurais, ninguém vai poder construir"
  • "Apela aos presidentes de junta que olhem pelas suas populações e as defendam"

Isabel Granada:

  • "Foi a que mais se preocupou com os munícipes presentes e realçou que eles (deputados) só ali estavam por causa dos votos dos munícipes. Lamentou que, mesmo sendo previsível a afluência de população nesta sessão, não tivessem sido tomadas medidas para a realizar no cine-teatro onde poderiam estar comodamente a assistir"
  • "Mostrou a preocupação com o facto de estarem a ser afectados os direitos dos alcobacenses neste PROT"

Leonel Fernandes:

  • "As limitações são impostas pelo Poder Central porque as autarquias não fizeram o seu trabalho"
  • "É proibido construir fora dos perímetros urbanos se não se tiver mais de 4 hectares"
  • "refere que do executivo de Sapinho e Bonifácio só há 1 documento que fala sobre a mobilidade e nada sobre as áreas de construção. Foca ainda a falta de reuniões com as freguesias"
  • "A proposta do Prot ov propicia especulação imobiliária e obriga as pessoas a irem para os centros urbanos"
  • "No fundo, esta é uma proposta imposta pelo governo e não há nada a fazer"
  • "se não se aprovar há a suspensão do PDM"
  • "grande parte dos investimentos programados e co-financiados estão sujeitos a parecer vinculativo das comissões de parecer regional"
  • "voto a favor"

Assembleia Municipal de 11 Março parte I

O munícipe alcobacense continua a ser tratado como ignorante ou, pelo menos, como não sendo capaz de interpretar o que se pudesse ter dito numa sessão de esclarecimento.
Não tenho outra forma de interpretar o facto de não se terem dado ao trabalho de promover sessões de esclarecimento.
Tanto quanto me consegui aperceber o executivo de Sapinho não terá feito o trabalho de casa (ao contrário do que foi feito pelas outras câmaras municipais) ao não delinear as zonas de transição rural, fazendo com agora, este executivo fosse forçado a deixar passar um PROT em que é imposto ter 4 hectares de terreno para se poder construir.
Só não entendi se era, ou não, possível tê-lo feito nestes 150 dias.
Mas percebi que não houve o cuidado de tentar esclarecer os nossos presidentes de junta, esquecendo, decerto, que estando eles mais próximos das populações, têm um poder bem maior do que, à primeira vista se possa imaginar.
Ter-se-ia evitado a vergonha da Assembleia de 26 de Fevereiro : bastava elucidar a população e respeitar os presidentes de junta.
Contrariamente ao que foi dito, na assembleia de ontem, os presidentes de junta não foram enxovalhados nem ofendidos pela deputada do BE. Foram ofendidos quando os ignoraram sobre uma matéria que afectava todas as freguesias.
É esta falta de diálogo e de respeito por aqueles em quem nós votámos que tem de acabar, a bem da transparência e da democracia.
Depois, os comentários desagradáveis de certos deputados e a tentativa de passar atestados de ignorância, também não dignificaram em nada a sessão.
O problema não estava em saber se a deputada do BE tinha mudado de camisola partidária, até porque, dentro do PSD, há muito boa gente que fez um percurso politico vindo de outros partidos (EX:Durão Barroso) e, até o nosso primeiro-ministro veio da JSD.
O que estava em causa era a defesa dos interesses dos "cidadãos", saber o que ainda se poderá fazer para resolver o que o Dr Sapinho e Carlos Bonifácio, por inércia ou pura incompetência, não souberam ou não quiseram fazer.