Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Esta terra tem de tudo...

Já tivemos primeiro-ministros adeptos do can-can, outros que não sabiam fazer contas (mas que foram promovidos), um outro que deu o salto para a Europa entregando o presente envenenado ao seu ex-amigo mas....nunca....nunca....nunca....tivemos um 1º ministro tão caricaturavel devido ás mentiras e à sua falta de cultura.

Recebi esta anedota por email e dedico-a ao Socretino descendente do sentido de oportunidade mamista

José Sócrates visita a Inglaterra e vai jantar com a rainha.

Às tantas, pergunta:

- Vossa majestade, a senhora impressiona-me. Como pode estar sempre
cercada de gente inteligente? Como é que a senhora faz?

Ela responde:

- É muito simples. Eu deixo-os sempre em alerta. Faço um teste de QI
regularmente, só para ver se a inteligência deles ainda está bem viva.

Sócrates, surpreendido:

- E como é que a senhora faz isso?

A rainha concorda em mostrar um exemplo. Pega no telefone e liga ao Tony Blair:

- Bom dia, Tony. Tenho um pequeno teste para ti...

Tony, todo educado:

- Bom dia, Majestade. Tudo bem. Estou pronto para o teste. Pode perguntar.

- Muito bem, Tony. O teste é o seguinte:
'é filho do teu pai e da tua mãe, mas não é teu irmão nem tua irmã. Quem é?'

- Muito simples, Majestade. Sou eu mesmo...

- Bravo, Tony. Como sempre, inteligente. Até à próxima.

Sócrates fica impressionadíssimo. De volta a Portugal, decide pôr em
prática a técnica que aprendeu com a rainha.

Telefona à ministra da educação Maria de Lurdes Rodrigues e pergunta:

- Maria, é o Sócrates, companheira. Tenho aqui um pequeno teste de
inteligência para ti.

- Tudo bem, pergunta.

- É o seguinte: é filho da tua mãe e do teu pai, mas não é teu irmão
nem tua irmã. Quem é?

- Ah, Sócrates, eu não esperava um teste assim, de repente. Tenho que
pensar alguns minutos. Telefono-te depois, ok?

- Sem problemas. Até logo.

Ela de seguida liga para o Cavaco Silva, já que ele tem fama de inteligente.

Faz a mesma pergunta que lhe foi feita, ao que o Cavaco responde:

- Ora bolas Maria, sou eu mesmo, como é óbvio!...

- Muito bem, perfeito, Cavaco! Obrigado.

E volta a ligar ao Sócrates:

- Sócrates, podes repetir a tua pergunta, por favor? Creio que tenho a
resposta.

- Muito bem: é filho da tua mãe e do teu pai, mas não é teu irmão nem
tua irmã. Quem é?

E a ministra da educação, vitoriosa:

- Simples!!! Ora bolas, é o Cavaco Silva!!!

- Não, estúpida!!! Tens que treinar mais!!! É o Tony Blair!!!

Serve também para o povo reflectir: depois de serem sexualmente molestados na traseira (das carteiras), o povo português apenas lhe retirou a maioria, ou seja, menos hipóteses de haver gente a violar-nos, no hemicirco cagamentar , as bestas que trabalham suadamente, continuam a colocar estes asnos a gerir o nosso país.
Ainda falta um tempito para os retirar de lá mas, o povo português que vá comprando vaselina pois isto parece não ter fim....

A única vez que disse uma verdade...

quarta-feira, 28 de julho de 2010

é de ler...

É de ler o artigo da autoria do meu amigo Jero, publicado na última edição do "Alcoa" sobre o Parque dos Monges (Quinta das Freiras).
Não leu? Ainda não é assinante? Pois está na hora de passar a ser - estamos em hora de mudança e de modernização e precisamos do seu apoio. Junte-se a nós, leia-nos e torne-se assinante! Juntos podemos tornar o Alcoa num jornal mais actual

terça-feira, 27 de julho de 2010

que raio quer dizer: Construção de um hospital no MercoAlcobaça é proposta de “baixo nível autárquico?

Construção de um hospital no MercoAlcobaça é proposta de “baixo nível autárquico”, diz José Serralheiro (rádio cister)

Senhor Serralheiro, o que quer dizer com "baixo nível autárquico"?
Expressão triste e sem sumo.
Humildemente, considero que o senhor não tem autoridade moral para qualificar seja o que for de baixo nível. É apenas mais uma das suas birras, como já outras suas atitudes o foram: querer obrigar-nos a engolir a maçã à força, a defesa do Hospital em Caldas (mesmo sendo deputado em Alcobaça), o tal comboio eléctrico entre Alcobaça e Nazaré, a sua postura de imposições a quando da tentativa de união da esquerda, os sucessivos bailados entre apoios dos demais candidatos....
E por aqui me fico nesta matéria....

Vamos lá por partes: não há dinheiro nem estrutura para se construir um novo hospital, nas dimensões que se defendia, pelo menos nos próximos 10 anos.
Basta colocar os pezinhos na terra para perceber que tal não é possível nem viável.
Assim sendo e, não estando o actual hospital em condições de continuar tal como está, sendo ridículo fazer obras em tal edifício quando há localização para uma nova unidade (central e perto de belíssimos acessos), tendo em conta uma população envelhecida,a necessidade de evitar custos em deslocações, etc, porquê teimar em prejudicar a população apenas para manter a sua teimosia?

deixe-se criar um hospital no merco (que até só dá prejuízo de manutenção), ajude-se a concentrar mais-valias para a cidade não dispersando e volte ao seu projecto inicial do tal comboio eléctrico - pode ser uma ajuda no transporte de doentes, não acha?
Pelo menos teria uma utilidade dentro da inutilidade da ideia!

Porque não tenta ser deputado em Caldas onde, de facto, parece ter um presidente que até lhe dá uma certa atenção?
se não quer defender as gentes de Alcobaça e a sua única meta é o realizar de um sonho pessoal, então, tente Caldas e, um dia, quando Portugal tiver condições para edificar um grande hospital "na cidade de Alcobaça", então, pode ser que lhe peçam opinião.
Que tal por começar a explicar a frase "baixo nível autárquico"?

Irrita-me ver gente que, por não conseguir o que quer, teima em empatar quem tenta fazer o possível.

Que tal começar a fazer criticas construtivas e baseadas na realidade actual do país?

domingo, 25 de julho de 2010

"ladrão que rouba a ladrão tem 100 anos de perdão"

A Igreja portuguesa parece ter descoberto a fórmula mágica para combater os problemas sociais que devastam a nossa população: os políticos católicos deveriam dar 20% dos seus vencimentos para obras sociais.
Dei comigo a pensar sobre este assunto e cheguei a algumas conclusões:
 Os políticos vão deixar de ser católicos. E eu até acho justo!: Então logo eles, que tanto produzem iam prescindir de proventos? Logo eles que dão dinheirinho à TAP e à ANA (pois são os únicos com verba para viajar em classe vip), e às empresas de pneus (tal o gasto que lhes dão em viagens de....trabalho !? ). Que injustiça estaríamos a cometer para com estes trabalhadores que, suadamente, se cansam a gastar o dinheiro dos nossos impostos....
Católicos ou não, os nossos políticos ganham mal para tanto trabalho que têm e para o muito que contribuem para o desenvolvimento do país.

Agora falando sério: o tal sr da igreja queria que os tais 20% fossem directos às paróquias para ajudar a comunidade local. O homem faz parte da mesma escola de Sócrates? Vive em que país? E em que realidade paroquial?
Eu até o convidava a conhecer algumas paróquias onde o pároco, devidamente cristão e não politico, é mesmo muito solidário! Com quem? Com a própria carteira!
Não vou dizer qual a (as) paróquia (s) mas, tenho certeza, que quem ler os exemplos que dou, saberá decerto a quem me refiro:
1- entra a cavalo numa bicicleta pasteleira. Anos depois, compra um veiculo automóvel de marca baratinha (ROVER) e, todos os anos muda de modelo (mantendo a cor e a marca para não dar nas vistas).
2- compra uma casinha velha e torna-a num palacete.
3- recupera a casa paroquial e utiliza-a para fazer negócio, recusando-se a cedê-la para que as crianças da escola possam ter as suas refeições ou para as aulas extra-curriculares.
4- recebe um terreno por testamento de um cidadão altamente católico mas recusa-se a cedê-lo para que uma misericórdia possa criar um local de assistência à terceira idade, a menos que o valor de troca seja pago a preço de ouro.
5- as almas dos defuntos cujas famílias não tenham 10 € para rezar uma missa, ficam sem serviço religioso. E, mesmo pagando, o nome do defunto não é referido na missa que, quem contratou o serviço, pagou.
6- o povo ergue uma igreja mas o pároco, mandando na boa-vontade dos paroquianos, dá-se ao luxo de exigir que esta seja feita, exactamente, como ele quer.
7- Em mais de 30 anos, não lhe é conhecida qualquer obra (material ou espiritual) em prol da comunidade onde foi integrado e da qual vive luxuosamente.
8- Para este pároco, as criaturas não foram criadas todas por Deus: as andorinhas foram mandadas exterminar barbaramente pelo "católico pároco" (não esqueçamos que estamos a falar de uma espécie protegida e, no sentido católico, "seres colocados na terra pelo criador e com uma missão definida".

Agora pergunto ao tal sr da Igreja: é , por exemplo, a párocos como este que os políticos católicos devem entregar os 20% dos rendimentos que auferem?
Desculpem o termo mas, o povo tem razão: "ladrão que rouba a ladrão tem 100 anos de perdão"

domingo, 18 de julho de 2010

"just another Socrates's boy product".

Alcobaça, com a vitória de Paulo Inácio, livrou os alcobacenses de algumas farsas que se intitulavam defensores do povo e, em alguns casos, até tinham o desplante de se auto intitularem de "independentes".
Senão vejamos: Pedrosa dizia ser independente e colocou em nº 2 um tal Bernardino (fingido defensor da igreja que sofre) e em nº 4 o mal amado PSD que dizem ser engenheiro mas que, na realidade, todos conhecem por andar a roçar o rabinho pela lavandaria da esposa.
`Pelo lado do CDS "caiu do nada" o representante pela empresa que gere a limpeza do Modelo. Pessoa que ninguém conhecia e que, ainda fica por explicar o facto de ter ocupado o lugar da presidente da comissão politica. Teria sido mais uma manobra de bastidores a que a politica nos tem habituado?
Infelizmente, deu lugar a um presidente  da AM que parece que nem conhece o  regimento e dá gafes sucessivas e, aí, também só a candidata da CDU estava imune ao disparate e incompetência.
Vamos ao PS: para além de ter um deputado que não paga o consumo de água há vários anos e que tem o desplante de, em assembleia municipal, defender taxas daquilo que não paga (alguém nos SMAS que tenha tomates para ver de quem se trata), ainda tinha um candidato que prega exactamente o contrário do que pratica.
Era bom que o Dr Marinho Pinto tomasse  conhecimento da existência de advogados que envergonham a profissão, ao utilizar subterfúgios para defender colegas irresponsáveis (estou a falar da conhecida advogada de Alcobaça que, na surdina, todos denominam de "advogada que deixa passar os prazos").Eu entendo que exista excesso de advogados em Alcobaça mas... Alcobaça livrou-se de boa ao não dar crédito a este advogado falhado e que, necessitou da politica para renascer das sombras, e não o tenha eleito para defender os destinos da nossa terra.
É por existir gente como esta que já ninguém acredita nem em políticos nem advogados.
Se não levassem colada a bandeira partidária, nunca teriam passado da sombra .
Para uns, ser vereador não passa por defender ideias, passa apenas por ser uma rampa de lançamento: "just another Socrates's boy product".
God save our country and our good boys"

sexta-feira, 16 de julho de 2010

às vezes é bom alguém manter em memória...

O actual primeiro ministro foi membro da JSD. Nessa escola, deu os primeiros passos e tentou "ser alguém". Não conseguindo tal intento, decidiu ser "engenheiro" e acabou o curso num domingo (num teste enviado por fax).
Como percebeu que, no PSD nunca seria ninguém, decidiu ir para o PS (onde todos os boys e os alpinistas são benvindos...
Claro que o PS, com falta de showman´s, acolheu, de braços abertos, o futuro "inginheiro", dando-lhe visibilidade e palco.
O palco funcionou para uma legislatura onde, muita gente sem emprego, e dado o desnorte do PSD.
No PSD, Passos Coelho, afilhado de Ângelo Correia, pagava a factura de ser afilhado de quem era.
Homem que palmilhou cada passo da sua Ascenção politica, Passos Coelho ganha a presidência do PSD. Sócrates tremeu.... mais uma vez, tinha Passos no seu caminho e isso era uma ameaça: finalmente tinha um "inimigo de longa data", educado, politicamente correcto, elegante e sem necessidade de show off.
Agora, assistimos a um primeiro-ministro assustado, perseguido pelo fantasma da competência e ... que lhe sabe fazer frente, com ideias (discutíveis, claro) e com noção de patriotismo.
No PS, Sócrates mostrou ser apenas um boy com jogo de cintura para chegar ao poder e destruir o país.
Alegre, ao ser apoiado pelo Pinócrates mostrou que, sabia jogar e mudou de postura  com tal apoio.
Gentes do PS mostram o seu descontentamento: aparece mais um candidato independente, aliás, supostamente independente, e que representa a faixa "socialista" que não concorda com este jogo de cintura de Alegre.
Acreditar em quem?

Novo Hospital

Concordo plenamente com a futura localização do hospital de Alcobaça.
O local  vai servir mais facilmente as populações de Alcobaça e Nazaré, bem como fica bem mais perto da entrada para a auto-estrada.
Esta nova localização também contempla um maior sossego aos doentes pois deixa de haver a confusão da zona mais transitada de Alcobaça.
Gostei da solução encontrada ficando apenas por saber mais pormenores sobre a capacidade do hospital e as valências que irá ter.
Prefiro, sinceramente, um hospital mais pequeno (comparando com o Oeste-Norte) mas mais central em relação às populações que cercam a sede do concelho.
Resta saber o destino a dar ao tal terreno dourado comprado em nome da causa : construção de um mega hospital.
Também fica por saber onde se passará a realizar a tradicional feira de S. Bernardo pois decerto, com um hospital ao lado, seria impensável  manter tal bagunça e barulheira nas proximidades.
Mas até pode ter sido uma forma pensada pelo PC para alterar a misturada deste  modelo de feira: a tradição  não pode ser misturada com a falta de bom gosto.
De uma cajadada matar-se.iam dois coelhos

terça-feira, 13 de julho de 2010

Parecia a feira de S. Bernardo

Há muito tempo que eu não ia a Alcobaça à segunda-feira. Esta semana, quando, finalmente, consegui estacionar a minha viatura, dirigi-me à rua das lojas (na ânsia de ver algo mais que não as "chinesices") e deparei-me com algo "do além": chapéus de sol com cuecas penduradas, camisolas que cobriam os muros delimitadores do mercado "municipal", carros de feirantes a ocuparem o estacionamento utilizando-o para fins comerciais, escadas ocupadas com biberãos...
Sinceramente, tive a sensação de estar no inicio da feira de S. Bernardo. Depois, recordei que estava em Julho e que, provavelmente, isto seria apenas mais o resultado da tal politica "do de nós para nós".
De facto, eu gostava muito de saber se estes feirantes têm licenças, se pagam terreiro e , se a resposta for negativa....onde está o para nós?
Porque é que os demais feirantes têm de pagar terreiros numa zona para onde "foram desterrados" e onde nada vendem e, estes "para nós" (que recordo têm casinhas fornecidas pela câmara, não pagam água nem luz e, ainda têm direito a subsidio - mesmo não pagando impostos e não estando colectados) têm "a mordomia" de poder vender mesmo no centro de Alcobaça?
E não se pode dizer que os "senhores que estão a dirigir o município não sabem" - basta ir a uma das janelas e podem presenciar o triste espectáculo "das cuequinhas penduradas em chapéus de sol", em vendas clandestinas e, mesmo junto ao local onde param os autocarros com os turistas que nos visitam...
É bem mais fácil carregar com pagamentos quem, realmente, sem apoios, tenta viver do produto do seu trabalho, honesto e devidamente declarado às finanças, do que "atrever-se" a enfrentar grupos de inúteis que vivem de subsídios provenientes de quem, durante anos, trabalhou para, um dia, poder ter protecção social.
Viva esta "nova dinâmica", desculpem o termo, sem tomates para enfrentar os que nada fazem em prol do município, mas com eles suficientes para cobrar terrado a quem quem ajudar a dinamizar a imagem de Alcobaça.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

necessidade de aprender inglês

Este video, que se encontra no youtube, já circula no facebook.
Agora entende-se porque há tanto interesse em ensinar inglês aos pequeninos: para mais tarde não virem a fazer as figuras que o nosso primeiro-ministro faz:

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Os custos da Assembleia da Républica

recebi isto por e-mail e quero partilhar convosco:
Diário da República nº 28 – I série- datado de 10 de Fevereiro de 2010 – RESOLUÇÃO da Assembleia da República nº 11/2010.

Poderão aceder através do site http://WWW.dre.pt

Vamos ler;

Algumas rubricas do orçamento da Assembleia da Republica

1 – Vencimento de Deputados ………………………12 milhões 349 mil Euros

2 – Ajudas de Custo de Deputados……………………2 milhões 724 mil Euros

3 – Transportes de Deputados ………………………3 milhões 869 mil Euros

4 – Deslocações e Estadas …………………………2 milhões 363 mil Euros

5 – Assistência Técnica (??) ………………………2 milhões 948 mil Euros

6 – Outros Trabalhos Especializados (??) ……………3 milhões 593 mil Euros

7 – RESTAURANTE,REFEITÓRIO,CAFETARIA…………..961 mil Euros

8 – Subvenções aos Grupos Parlamentares……………..970 mil Euros

9 – Equipamento de Informática …………………….2 milhões 110 mil Euros

10- Outros Investimentos (??) ……………………..2 milhões 420 mil Euros

11- Edificios ……………………………………2 milhões 686 mil Euros

12- Transfer’s (??) Diversos (??)………………….13 milhões 506 mil Euros

13- SUBVENÇÃO aos PARTIDOS na A. R. ………………16 milhões 977 mil Euros

14- SUBVENÇÕES CAMPANHAS ELEITORAIS ….73 milhões 798 mil Euros

Em resumo e NO TOTAL a DESPESA ORÇAMENTADA para o ANO de 2010, é :€ 191 405 356,61 (191 Milhões 405 mil 356 Euros e 61 cêntimos) – Ver Folha 372 do acima identificado Diário da República nº 28 – 1ª Série -, de 10 de Fevereiro de 2010.

Vamos lá então ver se isto agora já o começa a incomodar um “bocadinho”. Repare:

Cada deputado, em vencimentos e encargos directos e indirectos custa ao País, cerca de 700.000 Euros por ano. Ou seja cerca de 60.000 Euros mês.

E depois pedem sacrifícios ao povo.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Nunca nenhuma personagem politica nos deu tanto motivo para anedotas...

Sócrates morreu e Deus e o Diabo brigam porque nenhum dos dois quer ficar com ele. Sem acordo, pedem a mediadores uma solução, que decidem por uma proposta que se alterne um mês no céu e outro no inferno.



No 1° mês, Sócrates fica no céu.


Dois dias depois, Deus já não sabe o que fazer, quase fica louco.


O engenheiro bagunça tudo.


. Atrapalha todos os elementos das orações e da liturgia;


. Dissolve o sistema de assessoria pessoal dos anjos; cria sistemas de avaliação,


. Tenta formar uma coligação de maioria absoluta, na base da compra de votos;


. Suborna os arcanjos e os querubins;


. Transfere um km quadrado do céu para o inferno e tenta construir um TGV para ligar os dois.


. Propõe a construção de um HeavenShop


. Nomeia anjos provisórios aos milhares;


. Intervém nas comunicações aos Santos;


. Troca as placas das portas de São Pedro;


. Envia um projecto de lei aos apóstolos para reformar os Dez Mandamentos e amnistiar Lúcifer.


. Funda o PTC, o "Partido dos Trabalhadores Celestiais", com estrela azul clarinho.


O céu vira um caos.


As pessoas não o suportam mais e promovem piquetes e invasões. Deus não vê a hora de chegar o fim do mês para mandá-lo para o inferno.


Quando Sócrates, finalmente, se vai, Deus respira aliviado. Mas lá pelo dia 20, começa a sofrer novamente, pensando que dentro de 10 dias terá que voltar a vê-lo.


No primeiro dia do mês seguinte nada acontece e Sócrates não volta do Inferno.


No 5° dia, ainda sem notícias, Deus estava feliz, mas logo começou a pensar que, tendo passado mais tempo no inferno, Sócrates poderia querer passar dois meses seguidos no Paraíso...


Desesperado com a mera possibilidade, Deus decide ligar para o inferno para perguntar ao diabo o que estava acontecendo.


Ring...ring...ring...!!!


Atende um diabinho e Deus pergunta:


"Por favor, posso falar com o Demónio?"


"Qual dos dois?", - responde o empregado - "O vermelho com chifres ou o que anda aí de fato armani ?"

INFORMAÇÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE PRAZERES

A Junta de Prazeres, vem, por este meio, informar todos os seus fregueses que , conforme aprovado em A.F. em 7 de Maio, existe uma comissão que procede ao levantamento de todo o território da Freguesia, com vista à alteração do PDM.

Mais informa que, por dificuldades burocráticas, resultantes do atraso na obtenção de documentos imprescindíveis ao estudo, ainda não foi possível terminar esta tarefa, pelo que, conta poder apresentar o produto final do mesmo, no prazo de 60 dias.

O Presidente

José Lourenço Severino

os politicos cada vez mais me vão desiludindo, será só a mim?

gostava muito que os "garotos" que hoje fazem parte das diversas J's viessem a ser mais politicos e menos actores do que são os de hoje.
Um dia, e graças ao despotismo de Gonçalves Sapinho, percebi que o PSD que eu conhecera estava em mudança (para pior). Confirmei isso durante os 12 anos de ditadura pretencialmente social democrata em Alcobaça.
Olhei para o Ps e vi que também não eram socialistas. Pediram-me para ajudar a "limpar" os vicios. Tentei e vi que o que se pretendia era, apenas, mudar os personagens a serem limpos.
Vieram os independentes e, de novo, apenas se queria poleiro - discutiam-se lugares e nunca projectos- para tal lacuna, bastou a entrada de Paulo Bernardino a minar o que parecia ser bom.
Li atenta os projectos de "uma nova dinâmica", onde se prometia dar ouvidos a todos: tenho visto que só ouvem quando lhes interessa.
Parece que o merco foi cedido para um hospital sem que, em reunião camarária decorrida no dia 30, tal tivesse sido mencionado para, depois, no dia 1, ser "despejado para a opinião pública" através de terceiros.
também foi prometido apoio aos artesãos e, contrariamente ao que acontecia, passou a pedir-se aos mesmos que começassem a pagar para trabalhar, em eventos que visam expandir o nome de Alcobaça nesta área.
Esta é a verdade sobre " a nova dinâmica".
Ao invés de se cativar a oposição, explicando os motivos de determinadas tomadas de decisão, dá mais jeito fazer (autoritariamente) o que se quer e esperar que " a caravana passe".
Aposta-se na apatia da população para continuar uma politica de má gestão: as freguesias são relegadas para 2º plano e só são chamadas a votar medidas que dão jeito à CMA.
Ninguém percebe este lamber de botas das freguesias perante a CMA.
Que raio de histórias são estas da cedência do merco para um hospital? Que vai acontecer ao actual? que vai acontecer ao terreno que, para fazer um favor a um amigo, foi comprado por mais de 3 milhões e que, supostamente seria para o novo hospital?
Porque é que a ALE da Benedita não está a funcionar enquanto o terreno (supostamente urgente na compra de terrenos) vai estando a criar silvas (....ainda se fossem euros....).
Parece que voltamos a ter mostras de uma prepotência de que julgámos ter escapado depois da saída de Sapinho e da tal sra Alcina (não esquecendo Bonifácio, a trepadeira).
Estas não são mostras de "uma nova dinâmica" mas, infelizmente, um renascer de uma velha politica imobiliária onde, se vão comprando terrenos sem vender os que, inutilmente e com o voto dos que, hoje, lá estão, foram comprados apenas para fazer jeito aos amigos.
mas Alcobaça nunca mais vai ter um "Miguel Guerra" a governar?

novo ordenamento do território

sábado, 3 de julho de 2010

A igreja católica é diferente de paróquia para paróquia?

Um dos maiores eventos culturais de Alcobaça é, sem dúvida, o Cistermúsica.
Aljubarrota teve a belíssima oportunidade de fazer parte da sua rota mas, infelizmente, há gente que não quer o desenvolvimento das freguesias e não o permitiu.
Eu sei que a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres é propriedade da igreja católica e, infelizmente, a igreja trava tudo o que não seja para seu beneficio próprio ou o que possa abrir mentes mas, acima de tudo a nossa igreja só existe porque nós também existimos.
Um evento cultural decerto não iria ferir a crença cristã. A música é um alimento espiritual e a igreja tem por missão dar apoio espiritual também.
Infelizmente em Aljubarrota (que pertence ao bispado de Leiria) impediu que Aljubarrota fizesse parte da rota do Cistermúsica, contrariamente ao que aconteceu em monumentos sob a direcção do patriarcado de Lisboa.
Parece que a Igreja católica varia de pensamento consoante as zonas do país e, neste caso, da sensibilidade dos padres que gerem as paróquias, dos interesses financeiros pessoais e, em muitos casos, porque dá jeito manter tudo na "santa" ignorância.
Como quer a igreja cativar gente para a prática católica quando, tendo no seu seio pedófilos, nega a liberdade sexual, os direitos das mulheres e recusa o uso do preservativo, ainda se "dá ao luxo" de recusar eventos culturais numa igreja apenas porque....iam ser cobrados 3 euros à entrada?
Com gente culturalmente castrada, Aljubarrota nunca conseguirá evoluir. E a população também não tem 2 dedos de testa para se manifestar contra as decisões pouco católicas de quem deveria dar o exemplo.
A direcção de uma igreja não pode passar pela ambição dos euros que possam entrar nos cofres da instituição - deve servir a população e não servir-se dela.
Mais uma vergonha de que tive conhecimento, foi que teve de ser paga a quantia de 222 € pela dormida no salão paroquial dos ciclo turistas que estiveram na Boavista. Então a ajuda a estas gentes não deveria ser uma preocupação da paróquia?
Haja vergonha e bom senso.
A paróquia não é uma instituição financeira é uma instituição espiritual e social.
Quantas famílias com dificuldades foram ajudadas com estes dinheiros que o padre cobra por uma missão a que profissionalmente está obrigado?
Mas há mais: Em Aljubarrota, se mandarem rezar uma missa por alma de um ente querido, pagam 10€, o nome do defunto nem é referido. Em Alcobaça, é-vos dado um envelope, onde se coloca o que cada um quem dar e fazem referência aos que já nos deixaram.
Estamos a falar de uma distância de 4 Km e de igrejas com a mesma crença religiosa. O que varia? Os padres responsáveis pela igreja e....os bispos que os deveriam orientar.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

feira de S. Bernardo

Será que o pelouro da cultura da CMA vai ter sensibilidade e coragem para mudar a bandalheira que se tornou a feira de S. Bernardo?
Misturar máquinas agricolas com artesanato, com venda de cuecas e meias, carrinhos de choque e cavalos com vendas de carros é uma aberração, denunciada por muitos duarante anos.
Porque não retomar o espaço só para artesanato, pedindo aos artesãos mais um esforço para trabalhar ao vivo durante os dias da feira?
Porque não se separam as águas?
terá este grupo (que já se mostrou tão sensivel à cultura) coragem para dar uma nova imagem à feira de S.Bernardo?
Esperemos que sim! Este modelo ainda é à moda pirosa da sra Alcina que de cultura só percebia a de fazer crescer influências pessoais e euros na carteira.
Vá lá vereadora Mónica, tenha coragem de mudar, peça ajuda aos artesãos e às colectividades do concelho e verá que um novo modelo será um sucesso