Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

não resisto a uma boa anedota

Eu sou fã de gente com capacidade para "criar" estas anedotas. Quando as recebo não resisto e tenho de as partilhar convosco:

O INGLÊS, O AMERICANO E O PORTUGUÊS...




- Diz o inglês:

Tivemos um fulano que foi atropelado e a única coisa intacta que tínhamos era o seu dedo mindinho. Pois, a nossa equipa conseguiu, pelo DNA refazer a mão, um novo braço, um novo corpo!

O paciente ficou tão capacitado que ao ter alta, tirou o emprego de cinco pessoas!

- Isso não é nada! - Diz o americano:


A única coisa que sobrou dele foi um cabelo. Pois pelo DNA dele conseguimos reconstituir completamente todo o seu corpo. Depois de ter alta, esse paciente mostrou-se tão eficiente que cinquenta pessoas perderam o emprego!



O português pede a palavra:

O caso que vou contar é muito mais interessante:

Um dia em que eu estava a andar pelo hospital senti o cheiro dum peido.

Imediatamente, capturei-o num saco que levei até ao laboratório.

Chamei a minha equipe e começamos a trabalhar.

Primeiro, a partir do peido, fizemos um ânus, em seguida reconstituímos o intestino, e depois, pouco a pouco, todo o corpo e por fim o cérebro.

O projecto desta criatura foi chamado José Sócrates e está a ter um desempenho tão fantástico que milhares de pessoas já perderam o emprego!!!

Nós tivemos o caso de um operário que caiu no reactor atómico de uma central nuclear!

domingo, 26 de setembro de 2010

A Assembleia Municipal

Dado que o Concelho de Alcobaça tem a maioria dos seus municipes em Freguesias distantes do centro de Alcobaça, atendendo a que os transportes públicos que ligam as freguesias à sede do Concelho e partindo da ideia de que todos os municipes têm os mesmos direitos, eu propunha o seguinte:

  • a transmissão em directo, por rádios locais, das sessões de Assembleia Municipal
O que se ganharia com isso?

  • Dar conhecimento a toda a população, em tempo real, das decisões da CMA e da fiscalização destas por parte da AM

  • Haver a hipótese de comparar o que sai na imprensa escrita com o que, efectivamente se disse nas sessões

  • Promover-se-ia uma maior proximidade entre os cidadãos e os orgão que elegeram para os representar.

  • Estimulava-se a qualidade dos discursos, propostas e dúvidas levantadas pelos deputados por nós eleitos.
Ainda quanto à AM:

  • Seria bom que, pelo menos o Presidente da mesa da AM conhecesse profundamente o Regimento.Evitar-se-ia que tomasse medidas que não estão no mesmo e, se achasse que estas eram insuficientes, então, deveria apresentar uma moção à Assembleia para a sua alteração. Ser presidente de algo não implica ser dono, mandar e desmandar nem, tão pouco, introduzir normas sem serem devidamente aprovadas.

  • As sessões deveriam ter um tempo limite de duração, se necessário (por falta de tempo) deveria recorrer-se a sessões extraordinárias, de forma a que todos conseguissem assistir/participar até ao terminus de todos os pontos constantes da Ordem de Trabalhos.

  • É uma agressão obrigar os membros da Assembleia e o Público (depois de alguns terem tido árduas horas de trabalho nas suas actividades profissionais) a estarem até altas horas da noite nestas sessões

  • Também tira à população, o estimulo para se dirigir à AM, uma vez que o seu tempo de intervenção se inicia exactamente no fim da mesma (talvez a ideia seja mesmo a de, assim, não terem o povo a assistir ou a falar)
Se o sr Presidente propôs (nem sei bem se, mesmo sendo advogado, teve o cuidado de ir aos livros ver se esta alteração seria legal) a desfuncional norma de se fazer uma súmula da Acta (deve ser influência da súmula do processo Casa Pia), então, também poderia (se lhe desse jeito, claro) propor a alteração do regulamento quanto a estes aspectos.

Sinceramente, só vejo ares de mudança na CMA, quanto à AM a tendência é para"deixa andar como está" mas com uma presidencia menos eficiente e menos conhecedora da realidade do Concelho, das suas ânsias e necessidades.
Com este modelo de Assembleia, e partindo do principio que o exemplo deve vir de cima, não admira pois que, em determinadas assembleias de freguesia as atitudes seja de déspota, de autoritarismo e de desrespeito pelas mais elementares normas de democracia (estou a recordar o caso de uma junta em que um representante do PP foi mandado calar porque não pertencia à freguesia e um deputado foi convidado a sair se não estivesse de acordo com o proposto mas, infelizmente, mais exemplos como este, continuam a existir por este país fora e, em particular, no nosso concelho).

sábado, 25 de setembro de 2010

regeneração urbana de Alcobaça

Dado que irá ser um tema com necessidade de actualização continua, criei uma página onde, colocarei todos os dados  e noticias relacionadas com o tema. basta clicar num link que se encontra no canto superior direito do blog.
Aqui fica o link para o primeiro contacto com o projecto:



domingo, 19 de setembro de 2010

Uma ideia para aplicar no programa da próxima medieval de Aljubarrota



Seria interessante ter, na próxima edição da Medieval de Aljubarrota, estátuas vivas personificando o mito da padeira e dos castelhanos, D. Nuno, Santo Nuno de Santa Maria, D. João....
Também seria bom contar com teatro de marionetas em que se contasse a historia da padeira....
Vanda Marques a contar a história do seu livro....
Ter de volta os pifaradas da Serra da Estrela....
Um verdadeiro torneio a cavalo e a pé....
um forno a fazer pão imitando os medievais...
Uma figura que, em nome de el-rei, contasse a historia da batalha, a importância do movimento feminino na mesma, a verdadeira táctica utilizada por d. Nuno, o episódio de D. Nuno a rezar frente à igreja de Prazeres antes da batalha, a importância que os castelhanos davam ao facto de, na espada de D. Nuno estar inscrito o nome de Santa Maria...
tanto se podia fazer para atrair muita gente a esta medieval e...tão pouco que se fez!

Podia aproveitar-se e tornar Aljubarrota numa reprodução medieval durante os restantes 362 dias do ano, criando espaços de recriação histórica permanente, um museu, e até... simplesmente....colocar diversos quiosques (em madeira imitando o antigo) em que os artesãos fizessem mostras, ao vivo, de trabalhos relacionados com a história do antigo couto de Alcobaça.

Muitas destas coisas não necessitam de grande esforço monetário: precisam de vontade politica de dar a Aljubarrota a dignidade história que, em tempos, já teve. Precisa que se esqueçam bandeiras e acordos pré eleitorais e se pense nas reais necessidades e potencialidades das freguesias.
Precisa que alguém se preocupe verdadeiramente com tudo isto!

E, precisa, acima de tudo, que o pelouro da cultura (que se tem mostrado tão sensível e tão interessado em nos dar vários tipos de cultura) faça uma limpeza na casa e coloque alguém com capacidades para investigar a época, as potencialidades da região e criar eventos sérios.

Precisa de ter a humildade de ouvir quem ama Aljubarrota, quem a estudou e perceber quem pode contribuir para desenvolver a Medieval.
Precisa de limpar a casa (e em 1 ano já teve tempo para o fazer) e começar da estaca zero (aproveitando os erros do passado para melhorar o futuro).
Não pode ser um circuito fechado: tem de ouvir, dialogar e....apresentar soluções para fazer de Aljubarrota  uma das melhores do país.

sábado, 18 de setembro de 2010

casos "escuros" no processo casa Pia

Afinal Hugo Marçal não era só porteiro de uma casa em Elvas (que o assistente identificou como sendo o º 26 daquela rua quando, afinal, o que constava da denúncia era o nº 24) : o homem era MORDOMO (ia a uma casinha buscar bolachas! - e eu que pensei que o monstro das bolachas era o Fozzie...)


E parece que, afinal, os garotos iam a pé para Elvas. Segundo o acordão, a Casa Pia registava os Kms que cada veiculo percorria....
Que raio de investigação houve, de facto?
Uma casa que teve alterações (e afinal não teve); muitos adultos num bacanal com crianças e, afinal, só aparece um porteiro e um apresentador de televisão acusados; transporte em veiculos que eram controlados na kilometragem e nas horas de entrada e saida de viaturas; psicologos que, mesmo lidando com os garotos nunca perceberam nada do que se passava; assistentes que se queixam de serem abusados quando declaram que iam lá por dinheiro; os contactos telefónicos parece não existirem; há gente acusada por comprar muitos telemóveis (não são cartões, são equipamentos)....

É a isto que chamam de JUSTIÇA?

Afinal já se percebe onde está a começar o fim do mundo tão apregoado por alguns: na Justiça, na Saúde, na Educação.... dos portugueses!

O Padrinho - versão portuguesa

Sempre fui uma fâ de "O Padrinho".
Não resisti a ver a versão portuguesa (que encontrei no youtube).
Fiquei desiludida: este padrinho não tem charme nem elegância a falar....

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Todos têm direito a não serem "alvos" desta suposta justiça dos tribunais portugueses

Portugal já se encontra em auto-gestão há alguns anos. Infelizmente, ainda há a cultura do medo: medo dos srs professores, dos senhores padres, dos srs politicos, dos srs advogados e, principalmente dos novos deuses da nossa sociedade: os juizes.
Porque sei que há casos em que se cometem erros flagrantes (umas vezes por má defesa e outras porque "dá jeito a alguém"), acho que devo publicar aqui um comunicado de um homem que, embora acusado em 1ª instância, continua clamando inocência:

COMUNICADO



1. Os meus advogados e eu próprio temos estado a analisar exaustivamente a sentença que me condenou por três crimes de abuso sexual, dois cometidos na Av. das Forças Armadas e um outro na chamada casa de Elvas.



2. Verifica-se facilmente que a única prova recolhida para justificar a acusação se reconduz aos depoimentos das alegadas vítimas e, parcialmente, do Sr. Carlos Silvino.



3. A seu tempo demonstrarei que tal prova é manifestamente insuficiente para sustentar qualquer acusação e que o tribunal errou gravemente quando não me absolveu.



4. Porém, em face da divulgação pública de que eu teria cometido um crime de abuso sexual sobre o menor LD num dia indeterminado do último trimestre do ano de 1999 antes do Natal - como consta a fls. 171 do acórdão que acabou de nos ser notificado -, permito-me chamar a atenção para a circunstância de ter ocorrido uma alteração fáctica ao ponto 6.2.7.1. da pronúncia, donde constava expressamente que tal crime teria sido alegadamente cometido num sábado do último trimestre de 1999.



5. Em função do que constava da pronúncia, eu fiz a minha defesa em ordem a demonstrar a impossibilidade de ter ocorrido um crime cometido por mim em qualquer um desses sábados.



6. Acontece que o jovem em causa, em audiência de julgamento - e contrariando o que dissera no inquérito, onde, de resto, só falou no meu nome numa fase já muito adiantada do mesmo e após várias inquirições onde denunciara outros abusos sem qualquer referência à minha pessoa -, colocou tal suposto abuso num dia de semana do referido último trimestre de 1999.



7. Por causa disso, o Ministério Público requereu uma alteração não substancial dos factos da pronúncia, de maneira a que na mesma passasse a constar que o abuso não ocorrera num sábado mas num qualquer dia do último trimestre do ano de 1999.



8. Essa alteração não foi deferida pelo Tribunal.



9. É por isso com grande surpresa que verifico agora que o Tribunal deu como provado que o suposto crime terá ocorrido em qualquer dia indeterminado do último trimestre do ano de 1999, o que decorre de ter dado como assente que o abuso terá sido cometido num dia de semana e não num sábado.



10. Mal vai o Estado de Direito quando se pode ser acusado de se ter cometido um crime num dia e se é condenado pela prática desse crime noutra data, sem que ao arguido seja dada qualquer possibilidade de defesa.



Carlos Cruz

domingo, 12 de setembro de 2010

Quando um povo sonha...

Quando um povo sonha e trabalha para concretizar o sonho, a obra nasce!

Foi o que aconteceu hoje em Casais de Sta Teresa.
Há 3 anos estivemos lá para testemunhar a inauguração de um furo de água, graças ao esforço da população e ao empenho da Junta de S. Vicente. A CMA ajudou também a que esta obra se concretizásse.

Mas o povo de Casais de Sta Teresa achou que a sua população também tinha necessidade de ter um local onde, jovens e menos jovens, pudessem exercer a prática desportiva: sonhou com um ringue e, hoje, ele apareceu.
Foi dia de festa para todos quando lutaram por este projecto: população, junta, câmara e empresas privadas.

Especial destaque para José Gomes Ovelheiro a quem, e muito merecidamente, a CMA irá homenagear na sessão pública de Câmara, que se realiza amanhã, dia 13 de Setembro, pelas 14h30m

Deixo-vos com algumas fotos desta inauguração:

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

vejam quem elege os politicos deste país

Portugueses - São estas almas que VOTAM


Um amigo meu comprou um frigorífico novo e, para se livrar do velho, colocou-o em frente do prédio, no passeio, com o aviso: "Grátis e a funcionar. Se quiser, pode levar".
O frigorífico ficou três dias no passeio, sem receber um olhar dos passantes. Ele chegou à conclusão que as pessoas não acreditavam na oferta. Parecia bom de mais para ser verdade e mudou o aviso: "Frigorífico à venda por 50,00"

No dia seguinte, tinha sido roubado!
Cuidado! Este tipo de gente vota!
______________________________

Ao visitar uma casa para alugar, o meu irmão perguntou à agente imobiliária para que lado era o Norte, porque não queria que o sol o acordasse todas as manhãs.
A agente perguntou: "O sol nasce no Norte?"
Quando o meu irmão lhe explicou que o sol nasce a Nascente (aliás, daí o nome) e que há muito tempo que isso acontece, ela disse: "Eu não estou actualizada a respeito destes assuntos".
Ela também vota!
___________________________________________

Trabalhei uns anos num centro de atendimento a clientes em Ponta Delgada - Açores. Um dia, recebi um telefonema de um sujeito que perguntou em que horário o centro de atendimento estava aberto. Eu respondi: "O número que o senhor discou está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana."

Ele então perguntou: "Pelo horário de Lisboa ou pelo horário de Ponta Delgada?"

Para acabar logo com o assunto, respondi: "Horário do Brasil."

Ele vota!
_______________________________________

Um colega e eu estávamos a almoçar no self-service da empresa, quando ouvimos uma das assistentes administrativas falar a respeito das queimaduras de sol com que tinha ficado, por ter ido de carro para o litoral.
Estava num descapotável, por isso, "não pensou que ficasse queimada, pois o carro estava em movimento."

Ela também vota!
_____________________________________

A minha cunhada tem uma ferramenta salva-vidas no carro, para cortar o cinto de segurança, no caso de ficar presa nele. Mas guarda a ferramenta no porta-bagagens !

A minha cunhada também vota!
_____________________________________

Uns amigos e eu fomos comprar cerveja para uma festa e notámos que as grades tinham desconto de 10%. Como era uma festa grande, comprámos 2 grades.
O caixa multiplicou 10% por 2 e fez um desconto de 20% ...

Ele também vota!
______________________________________

Saí com um amigo e vimos uma rapariga com uma argola no nariz, ligada a um brinco por meio de uma corrente. O meu amigo disse: "Será que a corrente não dá um puxão no nariz, cada vez que ela vira a cabeça?"
Expliquei-lhe que o nariz e a orelha de uma pessoa permanecem à mesma distância, independentemente da pessoa virar a cabeça ou não.

O meu amigo também vota!
________________________________________

Ao chegar de avião, as minhas malas nunca mais apareciam na área de recolha da bagagem. Fui então ao sector da bagagem extraviada e disse à funcionária que as minhas malas não tinham aparecido.

Ela sorriu e disse-me para não me preocupar, porque ela era uma profissional treinada e eu estava em boas mãos. "Agora diga-me uma coisa, perguntou ... o seu avião já chegou?"

Ela também vota!
_______________________________________

Numa pizzaria, quando estava à espera de ser atendido, vi um homem a pedir uma pizza para levar para casa. Estava sozinho, e o empregado perguntou se ele preferia que a pizza fosse cortada em 4 pedaços ou em 6.

Ele pensou algum tempo, e respondeu: "Corte em 4 pedaços; acho que não estou com fome suficiente para comer 6 pedaços."

Isso mesmo, ele também vota!

Só assim se entende porque Sócrates foi reeleito!

Aberrações dos nossos tribunais

Depois de constactar que a palhaçada continua no processo Casa Pia, de nunca se ter percebido bem o freeport, os submarinos, a Maddie, a Joana, etc, etc, etc, é altura de recordar mais uma caso caricato dos nossos tribunais:

Carta a Pedro Passos Coelho

Caro candidato a 1º ministro
O senhor está contra o "inginheiro por fax" porquê?
Ele está dar-lhe a papinha toda feita para as próximas eleições:

  • destruiu a cultura, a educação, a saúde, o emprego...

  • destruiu a fé dos portugueses no futuro do seu país

  • acabou com a hipótese de, quem trabalha, poder ter, à noite, estudos de qualidade

  • coloca o RVCC como uma realidade para futuros candidatos a profissionais

  • acaba com as maternidades e ajuda a que as mamãs vão dar filhotes a Espanha

  • Muda as leis para beneficiar suspeitos de crimes (a elementos do seu "clube")

  • ajuda os coitadinhos que, vendendo na clandestinidade em feiras e muros de mercados, continuam a ter apoio de RSI

  • coloca as necessidades das todas as crianças ao mesmo nivel, independentemente das suas necessidades

  • ensina as crianças a sofrer a partir dos 6 anos ao transferi-las para escolas a kms da sua residência

  • corta os laços familiares entre crianças e familia

  • corta subsidios de desemprego a quem, por culpa exclusiva de uma má governação, sente na pele o desemprego

  • ......

  • ......

  • .......

  • até tem a HUMILDADE de dizer que..." O que Portugal precisa é de gestores que saibam e queiram governar Portugal!"
Olhe lá, o senhor não é gestor? (espero que não tenha "canudo" por fax)

Então queixa-se de quê? O Homem até está a fazer campanha por si!

Vá lá, sr candidato a 1º ministro, aproveite e agradeça este gesto  de inteligencia socrática (único, aliás) ao actual 1º ministro.

Ter um adversário a admitir que é necessário um gestor para este país?

Só mesmo a boca de Sócrates para cometer uma gafe politica destas!....É o desespero, caro sr, é o desespero!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Um belissimo editorial do jornal "O Alcoa"

A C.M.A. comemorou os 15 anos de Alcobaça a Cidade no passado dia 30 de Agosto.
Não pondo minimamente em causa a bondade do grupo de alcobacenses que, em 1995, se uniu para elevar "Alcobaça a Cidade" o certo é que, 15 anos depois, muita gente se interroga se a "opção" terá valido a pena.
À distância no tempo lembramo-nos do entusiasmo com que então recebemos a promoção.
Em 2010 confessamos algum desencanto em relação à opção "Alcobaça-Cidade", que pouco terá crescido em relação às expectativas que nasceram em 1995.
A nossa grande "Vila de Alcobaça" esfumou-se entretanto e a Alcobaça actual é uma pequena cidade. Arriscamos mesmo a chamar-lhe uma "cidadezinha".
E depois...recordamos algumas grandes vilas com quem Alcobaça ombreou - ombreava - noutros tempos.
Oeiras festejou recentemente 250 anos como vila e...não quer ser cidade.
O mesmo acontece em relação à bonita vila de Sintra.
Faz agora 15 anos em que deixámos de ser uma grande Vila.
Porque o tempo não volta para trás....teremos que fazer pela vida....
Jero

(este editorial foi aqui reproduzido com a devida autorização do nosso director-adjunto e espelha, exactamente, o que penso sobre o assunto)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

promoção da rede de monumentos património da humanidade

Câmaras de Tomar, Batalha, Alcobaça e Lisboa assinaram, esta quarta-feira de manhã no Convento de Cristo, um protocolo que visa a promoção de rede de monumentos classificados como património da humanidade.



A Associação “Mosteiros de Portugal”, constituída pelo Convento de Cristo, Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça e Mosteiro dos Jerónimos, foi esta quarta-feira de manhã oficializada. A cerimónia teve lugar no Convento de Cristo e reuniu várias dezenas de pessoas, entre os quais responsáveis pelas diferentes autarquias associadas ao projecto, para além do secretário de estado da cultura, Elísio Summavielle, entre representantes de outros parceiros.

O projecto visa potenciar uma rede entre os quatro monumentos, classificados como património da humanidade, no sentido de promover o turismo e a cultura, numa óptica de desenvolvimento regional.

Foi ainda assinado um contrato de financiamento por parte do Quadro de Referência Estratégico Nacional, no valor de 15 milhões de euros.

(dica enviada por Paulo Ferreira e retirada do jornal Os Templários)

A Nossa (in?!)justiça

Já é uma violência psicológica enorme dar uma sentença (apenas para a comunicação social ter mais hipóteses de vender noticias) sem se dar a entender o que a fundamenta.
As vitimas só sabem que alguém foi condenado mas nem sabem se eram estes os que o abusaram.
Os condenados nem sabem exactamente o que os leva á condenação (e já nem vou falar das casas com portas fantasmas, no facto de não se reconhecerem nem pessoas nem locais...).
Mas uma pergunta fica no ar: o Tribunal ainda não conhece uma coisinha simples como gravador de dvd?
Não entregaram o acórdão a ninguém porque não havia tinteiros que chegassem (será que as custas deste julgamento não chegaram para pagar tinteiros? Não havia um dvd rw?) ou....nem sequer estava redigido?
Em plena audiência a Dra Juiz afirmou, perante as câmaras, que o acórdão seria depositada hoje. Parece não ter havido competência para o fazer. O que leva a acreditar que a houve, durante um ano, para a redigir?
Esta é a justiça a que cada um de nós está sujeito. Basta que alguém que não goste de nós, tenha inveja ou nos queira calar para....arranjar uma cena teatral destas!
Como querem que acreditemos na justiça?

A secretaria da oitava vara do Campus da Justiça, em Lisboa, encerrou às 16h00 sem que o acórdão aí tivesse sido depositado, avança o PÚBLICO. A informação foi confirmada ao jornal por Ricardo Sá Fernandes, advogado de Carlos Cruz. Este acórdão poderá ser entregue amanhã de manhã.

Ao contrário do que foi anunciado, o acórdão do processo casa Pia não foi entregue hoje aos advogados.
Ricardo Sá Fernandes afirmou que a juíza Ana Peres, presidente do colectivo, lhe assegurou que o acórdão não seria depositado sem que pudesse ser imediatamente disponibilizado, o que permite que os advogados não percam um dia de prazo para apresentar recurso.
Os advogados têm 30 dias para recorrer da prova gravada em audiência, após depósito do acórdão no tribunal.
Já passam cinco dias desde a leitura da decisão do colectivo de juízes que condenou seis dos sete arguidos a penas de prisão efectiva.

(retirado da página oficial da Sapo)

Até nisto... quem tenta esconder que os "podres da investigação" venham a publico? Porquê?

Site de Carlos Cruz com problemas de acesso
08 de Setembro de 2010, 15:42 (sapo noticias)

O site de Carlos Cruz, www.processocarloscruz.com, está com problemas de acesso. Quando alguns utilizadores tentam aceder ao site são automaticamente direccionados para o godaddy.com, uma página de alojamento de sites na Internet.

Em declarações à Renascença, o advogado do ex-apresentador de televisão, Ricardo Sá Fernandes, afirmou que o site foi bloqueado por “pessoas que se entretêm a fazer essas coisas”.

“[O Carlos Cruz] teve necessidade de mudar o site para um servidor mais poderoso, mais fácil de defender desses ataques. Essa operação está em curso e, dentro de algumas horas, o site está de novo activo”, avançou Ricardo Sá Fernandes.

Antes do bloqueio do site era possível ver vídeos de reconhecimentos de locais onde alegadamente terão decorrido abusos e nomes de cidadãos portugueses ligados à política e apontados como possíveis abusadores.

(...)


Porque é necessário um site para explicar o que os juizes não tiveram coragem de fazer na "sumula"?

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

de nós para nós mas....nunca em eventos em Alcobaça!

Eu sou fã dos SA Marionetas.
Custa-me não os ter visto na Medieval de Aljubarrota (bem....mas também não se viu animação nenhuma por lá!....)
Felizmente, estiveram em Sta Maria e agora no Favante.Eu começo a não entender muito bem o "de nós para nós". Os SA Marionetes não são DE NÓS? E não podem actuar mais PARA NÓS?

domingo, 5 de setembro de 2010

Mais algumas palavras a não esquecer!

Outras coisas também não deixar de parecer estranhas.
Seguem-se declarações de um advogado que esteve do lado das "alegadas vitimas" (eu até acho que eles foram abusados mas....talvez esses sejam os que ficaram calados! Os que apareceram não seria para ter notoriedade ou...para venderem livros?)


Não se pode acreditar em tudo o que se ouve
Tal & Qual - 05.09.2003

"Como posso confiar em 32 testemunhas?", questiona Adelino consciente de que é necessário separar o trigo do joio. Ou, por outras palavras, distinguir quem tem credibilidade suficiente para ser constituído testemunha e, nas suas palavras, nem todos a têm.

O advogado garante que nem todos estão a falar verdade e fundamenta esta sua convicção com um episódio ocorrido no seu próprio local de trabalho, em Alcobaça, quando o escândalo já estava no auge.

"Uma das testemunhas, que ficou conhecida como João A., esteve no meu escritório, desabafou comigo e até chorou. Contou-me tudo sobre o Jorge Ritto e o Bibi e a respeito das casas em Colares e Cascais", conta. "Até revelou pormenores sobre as relações sexuais" que então manteve, continua.

Uns meses mais tarde, foi com surpresa que Adelino Granja o reconheceu na televisão, apesar de o rapaz se apresentar com o rosto disfarçado. Perante as câmaras, ele assegurava ter sofrido abusos sexuais por parte de Paulo Pedroso.

"Acho muito estranho não me ter dito nada. Até liguei para a madrinha dele e ela disse-me que o afilhado nunca tinha referido o nome de Paulo Pedroso. Não acredito nestas denúncias faseadas", conclui o advogado, que confessa imaginar-se algumas vezes no difícil papei dos que estão atrás das grades.

Sr Bastonário da Ordem dos Advogados - decida-se!

declarações de Marinho Pinto (Bastonário da Ordem dos Advogados)

-Havia respeito e garantias para os arguidos. Hoje são garantias formais, que não valem nada na prática. No caso Casa pia as pessoas estão presas há um ano sem saberem porquê. Pode haver pessoas inocentes ou culpadas...

...deviam ser presumíveis inocentes.

Deviam ser. Mas são presumíveis culpados, por isso estão presos. Podiam estar com uma caução, com uma pulseira electrónica, com a obrigatoriedade de não se ausentar... Mas não: estão presos e já a cumprir pena. Mesmo sem terem sido julgados. Depois ficam todos muito revoltados quando digo que os nosso tribunais se assemelham aos tribunais do Santo Ofício do que tribunais no Estado de Direito.
 
Vejam o que disse uns aninhos mais tarde:
 
Marinho Pinto considera "exagerada" referência de Carlos Cruz a tribunais plenários



Bastonário da Ordem dos Advogados diz que o aruido no processo Casa Pia exagerou ao comparar o julgamento que o condenou a sete anos de prisão aos tribunais plenários anteriores ao 25 de abril.



Lusa



13:32 Sábado, 4 de Setembro de 2010

Então, Senhor Bastonário? O que mudou? Terão sido os tribunais que actuavam antes do 25 de Abril? Os actuais não foram, decerto!...
A diferença estará entre a cosntactação ser sua ou de alguém que proclama injustiça nos nossos tribunais e má investigação no MP?

sábado, 4 de setembro de 2010

Simplex da Justiça

Se as pessoas se despirem dos seus interesses pessoais ou profissionais, e puserem a mão na consciência, vão concordar com o que eu vou escrever:
A justiça (cada vez com um j mais pequeno) não existe. hoje quem roube uma galinha vai preso, quem conduza uma carroça com burro, e em estado de alcolémia, paga um ordenado mínimo e fica inibido de conduzir qualquer veiculo (até um triciclo); quem viole uma filha fica em prisão domiciliaria; quem tiver divida às finanças pode ir preso; quem assalta à mão armada apenas tem de se apresentar, periodicamente, numa esquadra próxima; se um policia bate é um criminoso; se um criminoso bate num policia estava a defender-se do abuso policial;mas....se os directores e provedores de uma instituição como a Casa Pia são negligentes e permitem que "os garotos se comam uns aos outros" e que, pelo menos 1 deles seja promovido a vigilante - isso é normal!
Se um Mestre (professor da casa Pia) denuncia, desde 75, as práticas pedófilas e homosessuais na instituição e ainda é perseguido...- é normal!
Se numa investigação do ministério público (normalmente feita com o pessoal de cu sentado numa cadeirinha, apenas ouvindo quem lhes interessa....) não se tomam todas as medidas para encontrar culpados (e provas fidedignas, que os incriminem ou os ilibem,  sem margem para dúvidas) e para encontrar os verdadeiros culpados....
se há gente que se esconde no dever deontológico para não prestar esclarecimentos sobre assuntos em que, colegas são culpados, e sobre os quais, eles sabem de toda a verdade....
Se os pobres têm de aguentar com advogados fraquinhos para os defender porque, infelizmente, são a maioria que está ao serviço da S.S. (eu tive sorte apanhei um que achava que, quem não podia escolher, tinha ainda mais direito à atenção e profissionalismo de um advogado - eu fui uma sortuda!) e que se estão "borrifando porque mandam honorários de falsas reuniões (que nunca tiveram) e contas de telemóvel (quando exigiam que os clientes lhes ligassem).
Quantas pessoas são vitimas porque os juízes lêem os processos na diagonal? Quantas são as vitimas que foram mal sentenciadas e que, os advogados, alegando que nada haveria a fazer, não quiseram recorrer a instâncias superiores porque a S. S. tarda em pagar os seus honorários?
Quantas pessoas têm "cadastro sujo" por inércia, incompetência ou desleixo dos advogados e dos juízes que deveriam aperceber-se de uma má defesa?
Quantos processos são acelerados porque isso ajuda um amigo? Quantos são colocados no fundo da pilha porque os amigos estão em apuros? Quantos se atrasam para que amigos possam ser eleitos para um cargozito qualquer?
E quantos não têm a sorte de ter advogados que acreditando numa causa, não recebendo honorários, se mantenham ao lado dos seus clientes para os defender?
Quantos não gostariam de ter a força de um Serra Lopes ou de um Sá Fernandes e que levassem o caso até às últimas consequências por acreditar na inocência dos seus clientes?
Mas....quem gostaria que lhe fosse aplicada uma sentença de 7 anos de prisão sem que lhe fosse explicada a fundamentação para tal pena?
E quem gostaria de, embora provados 2 crimes, fosse sentenciado por cometer 3?
Que raio de justiça temos hoje?
Que raio de justiça permite que uma mancha no pénis migre de um arguido para outro (que, talvez por ser irmão de um juiz nem sequer foi a julgamento)?
Que raio de justiça é aquela em que se manda calar um advogado apenas porque ele, perante o facto de não lhe ser entregue o documento que mostra as razões da sentença do seu cliente, alvitra a hipótese de o acórdão nem estar redigido na integra?
Desculpem mas, cada vez mais, sinto que a inquisição (desta vez dos juízes e dos políticos) está de volta a Portugal.
Que se investigue decentemente, depois que se apresentem provas irrefutáveis e....depois, que se prendam os verdadeiros culpados pelas agressões físicas e psicológicas que os garotos sofreram.
Culpar e dar sentença de prisão a gente apenas porque, de contrário, o estado teria de dar belíssimas indemnizações? Ai....isso nem no tempo de Salazar!
Porque é que o Estado não paga ás vitimas por ter tido gente negligente a dirigir a casa pia?
se um pai não tem dinheiro por estar desempregado, por exemplo) para dar de comer aos filhos, sujeita-se a que uma das tais senhoras da segurança social (algumas com o 12º ano feito por RVCC) lhos mande retirar mas....o Estado que deixou que isto acontecesse e tomasse estas proporções, fica apenas no papelinho de manobrar para que, alguns dos seus elementos , embora referenciados, fiquem impunes.
Viva Portugal! Viva os direitos humanos de suspeitos e vitimas! Viva a actual falta de valores morais e de seriedade!
Ah, ....e se houver inquisição politica ou jurídica, cá estarei à espera que me prendam por delito de opinião!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

uma ajudinha ao professor, doutor, coordenador



Acredito que seja por falta de tempo para a leitura que, muitos (e alguns até doutorados) não conheçam esta parte da nossa história.
Não a conhecendo, não podem avaliar a sua importância para Alcobaça, quer a nivel cultural quer turistico.
Ridiculo é criticar apenas por criticar. Há que ler, estudar e só depois.....opinar!
E há sitios próprios para o fazer ou há uma alergia em falarem com o pelouro da cultura sobre este assunto? Talvez ficassem mais elucidados sobre os beneficios de se "explorar mais um episódio da história, do qual Alcobaça fez parte....