Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Estranho criticas feitas à abertura do museu do vinho.
Durante anos, ouvi muitas criticas ao facto de o museu do vinho estar fechado. Eu própria critiquei este desperdicio histórico, social e cultural do nosso concelho.
O que não consigo entender é o facto de este museu, finalmente, ir ser aberto ao público e alguns acharem isso como uma medida negativa.
Especialmente quando, alguém como o Dr Rui Raquilho (com provas mais do que dadas no mosteiro) estão neste projeto.
Criticar por criticar, não ajuda em nada o desenvolvimento cultural e histórico de Alcobaça.
Se há gente descontente com esta abertura, o minimo que se espera é que fundamentem esse desacordo. Senão.....deixem trabalhar quem se esforça!

domingo, 19 de maio de 2013

Como cidadã de Alcobaça, há algumas questões que gostaria de ver respondidas:
1- Qual a dívida a curto, médio e longo prazo deixada como herança pela autarquia "Sapinho"?
2- Dessa dívida, quais os valores pagos e quais os renegociados?
3- Quais os valores gastos em obras públicas no mandato anterior e neste?
4- Quais os projetos deste elenco autárquco que foram cumpridos e, com que custo?
5 -  Quais os que não foram cumpridos e porquê
6- Qual o balanço feito pelos vereadores da oposição no que diz respeito à sua própria  atuação politica
7- Quais as propostas reais dos candidatos , pseudo-candidatos e futuros candidatos para o desenvolvimento do concelho a nivel económico e social?
8- Qual a expectativa de melhorar o concelho no actual estado de recesseção do país?
 
Gostava muito que se realizassem tertúlias , debates ou esclarecimentos públicos para que, a mentalidade dos alcobacense, deixasse de ser "votar em partidos ou caras amigas", para passarem a votar em propostas CREDIVEIS E EXECUTÁVEIS, independentemente de cores e amiguismos politicos

sábado, 18 de maio de 2013

Eu sou protetora dos animais. Talvez por eles serem puros e..apartidários!
Detesto gente que, debaixo de anonimato (e por medo de perderem o pão e, nada mais saberem fazer na vida) lançam "bocas" sem fundamento ou "se encostam" para terem um novo tachito.
Não gosto deste tipo de politica que "navega" em dúbias águas.
Se querem "ser gente" assumam o que pensam, mostrem a verdadeira identidade e....não vivam à sombra de falhados.
Não se identifiquem com falsas ideologias. Mostrem quem são pois.... Portugal não precisa de cobardes anónimos mas....precisa de gente que dê a cara por um projeto.
O nosso Concelho precisa de gente com ideias e não com idiotices.
Vamos lutar a sério por Alcobaça ou vamos mantermo-nos na critica politica e na codrilhice de comadres?
Eu sei que custa ter saido do poder na mó de baixo, sei que custa ser reformado com 10% de penalização, sei que deve ser dificil ficar pelo aluguer de bicicletas ou ter uma avença a acabar , não  ter hipoteses de ser presidente de uma freguesia em vias de fusão, ser um advogado colocado numa associação (por muito respeitosa que ela é) ao invés de ter dinheiro e credibilidade para abrir consultório próprio mas.... Alcobaça não merece melhor? Não merece que certos frustrados e certos mal-amados "enfiem as canas de pesca num saquinho e esqueçam o que é navegar num mar incerto?"
O que lhes doi? O trabalho apresentado! Falta de capacidade de trabalho está aliado a gente frustrada, sem capacidade de mostrar algo em prol de Alcobaça. Infelizmente é esta corja de incapazes que, debaixo de anonimato, se julgam "acima de tudo e de todos". Pena certos partidos não se demarcarem de certos apoios mas....a podridão da politica leva a isto!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Milagre?

Agora que os milagres de Fátima parecem estar a ser solução para alguns problemas...parece que Alcobaça está perante mais um.
Na escola primária aprendi a fazer a seguinte operação aritmética:
 
45-32=13
 
Aprendi mal? Não? Então estamos perante um milagre ou.....a conivência da Segurança Social perante TRABALHO INFANTIL.
 
Há uns dias denunciei o caso de um politico de Alcobaça ter sido reformado aos 45 anos, sem qualquer doença (pelo menos aparente).
Para espanto meu....o mesmo politico afirma ter sido reformado aos 45 anos mas.....com 32 anos de descontos!
 
Das duas uma: ou é mentira ou a Segurança Social incorreu num crime grave: aceitar descontos de uma criança de 13 anos.
 
Em que ficamos?
É  apenas mais um milagre de Fátima ou, desta vez é mais um milagre da politica alcobacense?


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Este fim de semana tive o gosto de  estar num evento frente ao mosteiro de Alcobaça.
Não pude deixar de sentir uma certa nostálgia. O areal provoca um calor insuportável, a falta de um corredor em frente à escadaria principal faz com que as pessoas se movimentem pelas laterais, ao minimo sopro de vento comemos areia....
Que saudades tive da antiga zona circundante ao mosteiro.
E foi ao ver uma pintura do nosso artista António Paulino que me inspirei para "fingir" que nada tinha mudado.
Mais irritada fiquei quando lá vi, em pré campanha, um dos ex-vereadores responsáveis pela aberração arenosa em que se tornou esse espaço.
Pode reverter-se esta aberração mesmo que, isso possa significar mais custos para os alcobacenses?

sábado, 11 de maio de 2013

O que uma pré-campanha faz. Eu sei que estamos perto da data do milagre de Fátima mas....estamos em Alcobaça! Milagres e aparições? Há bom....isso por cá....basta ir ao mercado do sec XIX onde há o milagre de, gente que se achava superior andar a cumprimentar o povinho ( esta história dos beijinhos nas feiras pega-se!) e até os fiéis servidores passaram a ter a honra de vestir um bleizerzito. Isto é MILAGRE!
Aparições? Bem, para superar Fátima, as aparições começaram à cerca de 2 meses poucos mas com crentes ao redor!
O que estranhei foi terem parado a visita exatamente onde se vendiam os ceirões! medo que os albardassem?

sexta-feira, 10 de maio de 2013

E lá vou eu, de novo ser politicamente curta e grossa.
Depois de ter denunciado Carlos Bonifácio por ter "mordido a única mão que lhe deu de comer", chegou a hora de partilhar convosco uma fofoca politica que me chegou hoje " a única presidente de junta eleita pelo PS de Alcobaça vai estar na lista do CDS, ao lado do oportunista Carlos Bonifácio".
Eu sei que o PS , em Alcobaça, está igual a si próprio (cheio de lutas internas por um tacho) mas.... havia "nexexidade disto"?
Eu já vi muitos suicidios politicos mas.....falta de inteligência e de moral a este nivel? desculpem a frontalidade mas....o CDS tornou-se no WC dos outros partidos de Alcobaça? Bom, só falta colocar retroseiros, empresários falidos.... (bem....desculpem ....já lá têm um.....!.....).
Porra, não há gente de "tomates" no CDS de Alcobaça?

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Boa sr Ministro da Educação

Há coisas em que tenho muito orgulho. Exemplo disso é o facto de ter tido bons professores que cumpriam o programa de ensino.
Eu andei numa escola primária com 4 salas, sendo que era uma para cada ano.
Com uma professora dedicada ao ensino apenas daquele ano, tive oportunidade de aprender a tabuada, a fazer mentalmente os exercicios que permitiam chegar a reultados aritméticos, a saber onde eram as serras, onde nasciam e desaguavam os rios e, até os caminhos de ferro.
Até aprendi o Hino Nacional e, por isso, felizmente, não precisei de um evento futebolistico para o aprender.
Aprendi o que eram hierarquias e, como tal, nunca me atreveria a desrespeitar um professor nem uma continua (era como se chamava o que hoje é denominado de , qualquer coisa como, assistente de acção educativa).
Eu tinha de levar a cesta com a comida, aprender a carregar a caneta de tinta permanente,  usar bata e nem sabia o que era uma calculadora.
Chegada à 4ª classe (actual 4º ano) tinha de fazer exame escrito e oral e, só tinha acesso ao ciclo preparatório se tivesse sido aprovada em todas as fases do exame.
Fiquei traumatizada?
Não!
traumatizada estou, hoje, ao perceber que os meninos são de vidro, não sabem a tabuada, dão erros de palmatória, usam máquinas de calcular ou telemóveis para fazer as contas mais básicas e , até se dão ao luxo de tratar mal os professores.
Acho muito bem que o sr Ministro da Educação tenha reimplantado algumas coisas que nunca deveriam ter desaparecido.
Aprendam a escrever sem o corretor do google, aprendam a exercitar os neurónios, fazendo contas de cabeça e mostrem o que valem em exames, no fim deste ciclo de aprendizagem.
Há que aproveitar o que o passado tem de bom. A ideia deve ser melhorar e não, ajudar a criar seres que pernte uma máquina perdem a autonomia, apenas porque, nunca ninguém os incentivou a pensar.

domingo, 5 de maio de 2013

 O Tinta Fresca tentou por diversas vezes chegar à fala com o presidente da concelhia de Alcobaça do PS, mas José Canha não se mostrou disponível para prestar declarações. A próxima reunião da Concelhia será no dia 17 de maio, devendo uma das listas apresentadas ser liderada pelo próprio José Canha. As listas a sufrágio têm de ser apresentada à Concelhia até uma semana antes da votação.
 
Lá continua o dèjávu Ps
Este sr Canha, entra e sai quando lhe dá jeitinho?
Qual é afinal a meta dele? O timming perfeito para se candidatar? Isso existe? Claro que não! Nem é banana nem Kiwi, nem carne nem peixe....é alguém que entra e sai, em jeito de birra, quando as coisas não lhe correm como ele quer.
O Ps nunca aprovará quem não pertença ao clã dos tachistas profissionais e nunca conseguirá entender-se com a sua própria J, porque as aspirações a tachistas têm um mesmo e único mentor.
O Ps de Alcobaça nunca será socialista enquanto existirem politiqueiros a teimar a ....entrar na lista!
Desafio os adultos e as crianças a dizerem publicamente o que fazer em matéria de apoio social, de reestruturação urbana e urbanistica, conservação de prédios na zona histórica, promoção turistica de qualidade, obras urgentes e de médio prazo....
Isso sim, seria bem mais importante do que andar a arranjar um estratagema (na sombra) para o sr Canha ser candidato à Câmara.
Portugal mudou, os jogos politicos no Ps continuam iguais e eles nem deram por isso.
Desculpem a franqueza mas....a inteligência e sensibilidade politica do Ps de Alcobaça estagnaram no tal " tabefe ficticio " da Marinha Grande (alguns ainda recordam e outros ainda sabem a verdade).
Parem com máscaras, lutas de galos em capoeiras sobrelotadas e estudem a sério o problema do concelho
O caricato é que o que hoje se passa no Ps é, exatamente a cópia do que se passou contra o Dr Pedrosa nas últimas autárquicas
O ps está em baixo porque se discutem mais os lugares do que as ideias.

sábado, 4 de maio de 2013

E mais uma voltinha no Carrocel....
Está montada a tenda para o grande espetáculo da campanha às autárquicas: ALCOBAÇA NO SEU MELHOR 2013!
Depois do Boy profissional aparece a TRADICIONAL guerrinha de interesses dentro do PS.
Quem encabeça a çista? Em que lugar fico? Tenho lugar em algum organismo? - Estas eram as perguntas frequentes....há 4 anos atrás!
 
Eram os grupinhos e grupalhos que, sem apresentar ideias para o concelho, iam mandando fazer sondagens, telefonavam para casa das pessoas , sempre no sentido de quem iria concorrer e a que lugares. Estratégia para o Concelho? ZERO" Estratégia para alcançar as cadeirinhas do salão nobre? Muitas e fracas.

Até os jotinhas tudo faziam para minar decisões.

E o que mudou nestes 4 anos no PS Alcobaça?

Leiam e tirem as vossas conclusões:


COMUNICADO DA JUVENTUDE SOCIALISTA DE ALCOBAÇA



A Juventude Socialista é uma organização politica de jovens e para jovens que pugna por um socialismo democrático e moderno como forma de desenvolver a sociedade.
Queremos crescer em princípios e valores e dar o nosso contributo a sociedade e a politica com princípios e valores.
A falta de credibilidade dos partidos e da politica junto dos cidadãos preocupa-nos pelo que não queremos contribuir para a descredibilização da politica, especialmente do nosso Partido Socialista.
Certos de que não estamos isentos de erro, mas estamos convictos de que tentamos fazer o nosso melhor, por isso, entendemos vir publicamente justificar as razoes porque faltamos a ultima reunião da Comissão Politica Concelhia do PS Alcobaça:
Entendemos que a ação politica deve ser norteada por princípios de seriedade e verticalidade, valores que não encontramos no modo como esta a ser conduzido o processo para a designação do Candidato a Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça em representação do PS;
Não conseguimos entender que a proposta de candidatura da Dra Isabel Rufino que subscrevemos tenha sido rejeitado de forma administrativa e sem qualquer fundamento em normas e regulamentos;
Não conseguimos entender a razão para o arrastar uma decisão que à muito devia estar tomada;
Esta indefinição esta a degradar a imagem do Partido Socialista que esta a ser alvo de troca e ridicularizado;
Preocupa-nos que falte actividade politica no PS de Alcobaça e abundem conflitos.Porque este caminho não serve o Partido Socialista, como representantes da Juventude Socialista na Comissão Politica Concelhia de Alcobaça, entendemos faltar a reunião para não nos envolvermos em tricas e discussões inúteis. Pedimos aos “adultos” que decidam da forma que melhor entenderem.
A bem do Partido e de Alcobaça pedimos que tomem uma decisão rápida e depois contem connosco para trabalhar. O PS de Alcobaça precisa e de mais trabalho e mais ação politica.
Com os melhores Cumprimentos, Jose Semiao ¡V Coordenador JS/Alcobaca
 
 
O que se aprendeu em 4 anos? NADA!
E com isto fico à espera de.....qualquer outra voltinha no carrocel!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Boy PROFISSIONAL!

Continuo a acompanhar as piroetas de alguns politicos.
Não foi preciso fazer um grande esforço de memória  para recordar algumas coisas que nos deveriam deixar de queixo caido.
Toda a gente sabe que na politica há boys (e girls), há oportunistas e há gente que vive à custa de cargos (arranjados por amigos) e em especial, de partidos politicos.
Gente que sem os partidos, provavelmente nunca teriam arranjado sequer um emprego.
Muitos são os casos que, ultimamente, têm vindo à baila na comunicação social e, muito em especial, nas televisões.
Evidentemente, estes orgãos só se interessam pelos grandes tubarões mas, na verdade, em pequenas aldeias, vilas e cidades isto acontece ainda com mais força.
E em Alcobaça? Isto não existe? CLARO QUE EXISTE!
E vergonhosamente, no caso que eu conheço, ainda é mais grave -morde a mão que lhe deu de comer (que deve andar a dar voltas na sepultura)  e cospe no ÚNICO PRATO QUE LHE DEU SUSTENTO.
Senão vejamos:
  • foi funcionário de um partido durante , pelo menos, uma década
  • conseguiu um emprego numa conservatória através de cunhas do partido
  • conseguiu um lugarzinho para a esposa pela mesma via
  • Torna-se vereador e á permaneceu 12 anos sempre apadrinhado pelo Presidente de então
  • Decerto , na saida, recebeu a indeminização que os contribuintes pagam aos politicos, quer eles trabalhem ou não, em prol da comunidade.
Mas a vergonha maior é que ESTE EX-BOY CONSEGUIU SER REFORMADO COM 45 ANOS DE IDADE SEM QUALQUER DOENÇA!
 
Bom....mas pasmem: Ainda não está satisfeito com tudo o que "o partido das suas convicções"lhe deu a ganhar  - mudou de partido, de convicções e, jurando ser "independente".......... CANDIDATA-SE À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA.
 
Ora bem, na minha terra isto chama-se PROXENETISMO e contribui, e muito, para o descrédito da classe politica.
 
Espero que, agora, não passe a dizer que é democrata cristão desde pequenino (bem....pequenino é ele, por isso talvez a frase lhe caisse que nem uma luva!)!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Desde o dia 4 tenho sido alvo de chamadas sucessivas da Meo (embora com nº privado) tendo finalmente, e para parar de ser incomodada, no dia 15/4, pelas 11h54m, atendi a chamada. Informaram-me que, para minha segurança, a chamada ia ser gravada.
Foi-me proposto o seguinte: a compra de um nokia asha pelo valor de 50€, com oferta de 50€ de chamadas (e que enquanto tivesse esse plafond teria comunicações para qualquer rede a 8 centimos).
esgotado o plafond, teria chamadas a 16 centimos mas que, se quisesse deixar de usar o cartão tmn, o telemovel duo seria meu e com todas as caracteristicas do mesmo- logo, viria desbloqueado.
Mais me informaram que não tinha fidelização nem ficaria com qualquer compromisso com a tmn. Acedi (e se quisesse ficar fidelizada teriamos aderido ao m4o) e recebi o equipamento hoje, pagando por mb do vosso cliente meo.
Quando coloquei o cartao da vodafone apareceu a mensagem "codigo de desbloqueio". fiquei perplexa pois não fora isso o contratado. Liguei para o 16200 e mandaram-me ligar para o 16209. Do 16209 mandaram-me voltar a ligar para o 16200 e, aí começou a minha situação de bola de ping pong. depois, mandaram-me ligar para o 800960046 onde, quem me atendeu, com arrogância me disse que eu é que tinha de resolver o problemas pois fora um engano da colega que me propôs a compra.
Irritada, respondi que se o erro era da meo e da falta de competência de que propunha o negócio, não teria de ser eu a remendar pois era a lesada.
Então, mandou-me reclamar pela internet ou dirigir-me à loja mais próxima e informou-me que era em Leiria.
depois de tudo isto, vou testar o sim2 do cartão e apercebi-me que o aparelho não assumia o cartão.
Sinceramente, senti-me gozada e lesada nos meus direitos de consumidora e dirigi-me com o cliente meo e uma testemunha, à tal loja de Leiria (19h) me informou que, de facto o aparelho estava avariado mas que tinha de enviar por correio e aguardar até 30 dias pela troca.
Sinceramente, esta foi a gota de água e estou mesmo com vontade de me queixar à Deco e à Anacom.
A situação é caricata, o proposto não foi cumprido e ainda sou eu, na qualidade de lesada, que tenho de andar feito barata tonta a tentar limpar o mau funcionamento dos serviços meo.
Já não aguento mais tanta incompetência e cada vez me sinto mais, uma bola de ping pong.
Depois no que relatei anteriormente, liguei para o a696 que me disse que deveria enviar o equipamento em remessa livre para a Póvoa de Sta Iria. Assim fiz (numa segunda-feira) .Na sexta seguinte, recebo o mesmo equipamento com uma carta com o seguinte conteúdo: "enviamos o equipamento que nos remeteu, uma vez que o mesmo não se encontra completo, falta cartão de memória de 2gb".
Ora como eu nunca vi tal cartão, liguei para o 800960046 onde me foi indicado que "na campanha convergente os equipamentos vêm se acessórios" e que , eu deveria reenviar o equipamento com uma carta explicando toda a situação.
Pela 2º vez mando o equipamento com a carta que lhe envio em anexo e.....mais uma vez....vem devolvido com a mesma desculpa e com a carta que enviei.
Volto a contactar o 800960046 que me diz que eles é que estão errados e que eu segui o procedimento correto.
Pediram que voltasse a enviar o equipamento com uma reclamação. o Certo é que já gastei mais dinheiro com isto do que tivesse ido a uma loja adquirir o equipamento.
Ora a campanha fo proposta pela Meo e eu não tenho nada a ver com os negócios entre as 2 empresas.
O que eu sei é que paguei o equipamento deficiente, e fico sem o equipamento e sem o dinheiro.
De facto, deixei de confiar na Meo e, estando a pagar 2 serviços meo tv, internet e telefone e outro de meo portátil e pondero seriamente deixar de ser cliente de tudo isso.
PARTILHEM PARA QUE MAIS NINGUÉM CAIA NAS FALSAS PROMOÇÕES DA MEO

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Hoje li uma noticia no Tinta Fresca que, só não me deixou
 de queixo caido porque tive em conta a sede de poder,
a isenção de ideologia e o desespero:

CDS aposta no regresso de Carlos Bonifácio
à Câmara Municipal de Alcobaça

Carlos Bonifácio
A Comissão Politica Concelhia do CDS/PP de Alcobaça aprovou, no dia 26 de abril, na reunião de militantes do CDS/PP o processo de candidatura autárquica/2013 no concelho, com a indicação de Carlos Bonifácio para cabeça de lista do partido à Câmara Municipal. A candidatura e a respetiva estratégia foi sujeita ao veredito dos militantes do CDS, conforme determinam os estatutos, tendo merecido a aprovação de 92,5% dos militantes numa clara manifestação de apoio ao ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça de 2001 a 2009, eleito então pelo PSD.

Com uma forte presença de militantes como há muito não se via e que encheram a sede do partido, o perfil do candidato para as próximas autárquicas foi apresentado pelo presidente da Concelhia Luis Querido, na sequência do inquérito feito pelo partido em todas as freguesias do Concelho de Alcobaça, tendo os seus resultados encaixado no perfil do candidato escolhido pela Concelhia.

O CDS/PP considera que “a candidatura de Carlos Bonifácio nas listas do CDS/PP tem um cariz mobilizador, está a criar já uma grande espectativas na população tal é o número de apoios espontâneos que têm chegado, não só dos militantes, como de personalidades oriundas de outros quadrantes políticos, o que prova o grau de abrangência do candidato e que indicia a aposta correta, ao convidar uma personalidade com competência, mérito e credibilidade no concelho.”
Segundo a Concelhia dirigida por Luís Querido, “Alcobaça está sempre em primeiro lugar, por isso, quer “envolver todos aqueles que se preocupam com o estado a que chegou o concelho, sendo evidente que a atual gestão autárquico não está à altura dos desafios”, pois “o concelho tem vindo a perder gradualmente influência, prestígio e não tem qualquer linha estratégica e isso é patente no fraco desempenho desta Câmara.”
A Comissão Politica Concelhia do CDS/PP de Alcobaça defende que o seu candidato “tem prestígio e já provou ser uma personalidade geradora de forte apoio na sociedade. Conhece como poucos os problemas do Concelho e é o garante de uma forte ambição que nos últimos anos anda arredada dos atuais autarcas municipais.”

Em breve o candidato vai ser apresentado aos munícipes num ato público onde vão ser apresentadas ideias orientadoras do programa para o Concelho de Alcobaça.

Não amigos não estão a ler mal nem sofrem de miopia e, espero que não sofram de miopia intelectual e se recordem de alguns "pormenores": Este homem foi um dos braços direitos do antigo presidente (elenco para quem a cultura se resumia aos amigos, para quem a alteração da frente do mosteiro era coisa boa e que levou a uma estagnação de 12 anos em Alcobaça).
Efectivamente, nestes ÚLTIMOS meses este cavalheiro tem feito questão de se inscrever em diversos colóquios, intervir sem ideias concretas mas....o que era necessário era aparecer! Claro- quem não aparece esquece! Só que ...os alcobacences não devem ter memória curta! Os lobbies não podem continuar a prevalecer contra ideais e convicções.
Bolas....nem me lembrei que, em matéria de ambição ao poder as convicções politicas ficam na gaveta (talvez voltem a ser usadas quando...der jeito ou quando ..alguém estender um biscoito).
Afinal....ser social democrata está demodé e há quem, de repente, descubra as apetências para ser democrata cristão.
Por outro lado, incomoda-me que o CDS (que tem gente com boas ideias para o concelho) não consiga encontrar um democrata cristão capaz de fazer frente à candidatura do actual Presidente nem aos demais candidatos que se apresentam a sulfrágio.
Era necessário ir buscar um dos simbolos do passado negro de Alcobaça?
A politica é exactamente o que tenho pensado dela: uma cambada de oportunistas, sem ideias, sem estratégia e que revelam que, se a politica nacional está no estado em que a vemos, é muito por culpa de ratos que abandonam barcos (convicções) à espera de um porto seguro (tacho).
Alcobaça precisa de gente que, sem interesse politico pessoal e sem garantias de mama, olhe para o potencial que tem e na forma de jogar com isso a favor do seu desenvolvimento (decerto não será colocando areia em frente ao mosteiro nem isolando freguesias só porque não lhes deram votos).
Irra! Façam, por favor, um esforço para que a politica volte a ser uma profissão nobre em prol de um país, de um concelho ou de uma freguesia!