Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

Regeneração urbana da cidade de Alcobaça


Este foi o projecto apresentado , em Assembleia Municipal, no dia 24, por Paulo Inácio. Tal como ele próprio disse: " Não há garantias a 100% de que o consigamos concretizar mas, esta é a imagem do que gostariamos de poder concretizar"
De facto, Paulo Inácio, tem consciência de que terá pela frente um trabalho árduo: "estas são as nossas ambições, mas este é o trabalho que queremos. Mas temos de estar preparados para as dificuldades e para a eventualidade de não o conseguirmos concretizar".
Uma parte importante do projecto é a possibilidade de contacto directo do cidadão com a natureza (muito verde, muita água) exactamente, num mesmo espaço onde encontra áreas de desporto, um mercado (todo reestruturado), loja do cidadão, loja do munícipe, parque subterrâneo, posto de policia...
O que me agradou imenso foi perceber que, neste projecto, há a grande possibilidade tratar de todo o tipo de documentos, fazer compras e...respirar ar puro.
Será, decerto (e esperemos que Paulo Inácio consiga concretizar este projecto, ultrapassando todas as condicionantes que lhe estão associadas).
Muito importante é que, a CMA ficará com as instalações num piso superior ao mercado municipal: políticos que decidem e homens e mulheres que têm como missão realizar as decisões ficam, finalmente, num mesmo espaço.
Poupa-se tempo, perde-se o ruído nas mensagens, pode supervisionar com mais eficiência e há um menor desgaste do cidadão e dos funcionários.
Mas, acima de tudo, "puxa-se" gente para a cidade, dá-se uma hipótese de incrementar o comércio.

Outra vantagem é a proximidade e ligação ao espaço do Mosteiro num confronto do verde da vida com a aridez do Rossio.

Num outro plano, seria possível a ligação ao belíssimo projecto do polis rios que irá devolver dignidade ao nosso rio, ligando directamente a um outro espaço criado por 2 particulares : o Parque dos Monges.

Alcobaça fica, se se conseguir concretizar este projecto, ligada por todos estes projectos, bem como, ao projecto do hotel de luxo que irá nascer no nosso Mosteiro.
Uma ligação perfeita entre a natureza, a arte, a cultura, a sociabilidade e as necessidades de turistas e residentes.

Fiquei fã deste projecto e espero que se encontrem as soluções necessárias à sua concretização.
Finalmente, Alcobaça, poderá dignificar a sua história e a sua cultura associando-a às necessidades actuais.

Cabe a nós cidadãos de Alcobaça apoiarmos o projecto e sentirmo-nos absorvidos por ele. Notei que, para quem o projectou e para quem o solicitou, é importante a envolvência real de todos os parceiros sociais onde, o do cidadão será o mais importante.