Para quem me conhece ( e não para os que pensam que me conhecem), eu devo uma explicação para o atraso nesta postagem: tenho estado tão empenhada em ajudar a divulgar e promover o artesanato do concelho de Alcobaça que não me tem sobrado tempo para escrever no blog.
Mas hoje, e porque a minha faca tenta cortar a direito, tenho de escrever sobre todos os que têm ajudado a desenvolver e materializar este projecto.
O projecto nasceu de um sonho meu, partilhado com o Presidente da Junta de Freguesia de Prazeres de Aljubarrota: fazer nascer, na nossa vila, a união dos artesãos do Concelho e organizar a 1ª Feira de Artesanato e Oficios na nossa histórica vila
Em Maio deste ano, o nosso sonho concretizou-se pois estavam reunidas todas as condições para, condignamente, levarmos o projecto a bom porto. Foi um sucesso!
tal como eu esperava, a Câmara de Alcobaça esteve presente, não só apoiando mas incentivando à continuidade.
Com total apoio e parceria da Vereadora da cultura, dra Mónica Baptista , o projecto de alargarmos as feiras de artesanato a todas as freguesias, tornou-se possivel.
Foi bom perceber que o nosso projecto estava a ser bem compreendido pela Câmara. Subiu a nossa auto-estima e deu-nos força para o proximo passo: criar uma Associação de Artesãos do Concelho de Alcobaça.
Mas isto não fica por aqui:
Um dia, e em boa hora, a Dra Eugénia, em nome do Your Hotel and Spa (antigas Termas da Piedade), contactou-me e apresentou-me um projecto aliciante: trabalhar ao vivo num espaço do Hotel. Olhei para o projecto como uma grande hipótese de promoção do hotel e dos nossos artesãos. A ligação perfeita do artesanato ao turismo, promovendo Alcobaça e as suas potencialidades escondidas.
Pedi ajuda para poder dar, com qualidade, solução a todos os tipos de artesanato, ofícios e produtos de Alcobaça e, hoje, conto com 3 ajudas de peso: O António Paulino, O Acácio Ribeiro e a Sandra André.
Um apoio muito importante é, sem dúvida, o da verdadeira comunicação social regional: Tinta Fresca, Rádio Benedita e Rádio Cister, Região de Cister , Região de Leiria e Rádio Nazaré.
Esta ligação perfeita entre uma Entidade hoteleira, os artesãos, a Cma e a comunicação social local parecem ser um bom passo para remarmos todos para o mesmo lado.
A todos muito obrigado pela ajuda na luta pela divulgação do que é bom em Alcobaça!