Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Artesanato do Concelho de Alcobaça já semeia para....UM GRANDE FUTURO!

Os artesãos do Concelho de Alcobaça estão a unir-se num projecto comum: divulgar e promover artesanato e ofícios do nosso Concelho.
Depois do grande sucesso que foi a I Feira de Artesanato e Oficios de Aljubarrota, seguiu-se, com igual sucesso, Paredes de Vitória



Seguiu-se uma parceria com o Your Hotel Spa (Fervença), onde, amavelmente, foi cedido um espaço para mostrar os trabalhos dos nossos artesãos. diariamente, temos artesãos a trabalhar ao vivo neste belissimo hotel










Continuando a promover o artesanato e os oficios pelo nosso Concelho, seguiu-se S. Martinho do Porto




Mas ainda não fica por aqui ESPERAMOS POR TODOS, DIAS 29, 30 E 31 DE NOVO EM S.MARTINHO




quarta-feira, 13 de julho de 2011

Histórias Curtas - Termas da Piedade, pelo Dr Rui Rasquilho

Faz parte da vida dos artesãos estudar o local onde vão criar as suas obras.
Amanhã vamos dar ínicio a um novo desafio: trabalhar ao vivo no Your Hotel Spa, antigas Termas da Piedade.
Pedimos ao Dr Rui Rasquilho que nos desse uma noção do que, no passado, eram as Termas da Piedade. Amavelmente, ele cedeu-nos o texto que se segue:


Histórias curtas

As Termas da Piedade
 Alguns documentos referem a data de 1628 como a da descoberta de águas minero-medicinais das Almoinhas.
Chamavam-lhes também águas de Nossa senhora da Piedade ou Fervença.
Sabe-se que no inicio do séc XX era proprietário da nascente Amadeu Pupo, concessionário de minas em Portugal, que a vendeu a Manoel Rodrigues Serrazina.
Segundo Charles Lepierre, que fez a análise química da água mineral (em 20 de Novembro de 1928), esta é muito rádio activa e não se altera com a acção do tempo.
Mais adiante o analista garante ser a água de “um tipo próprio que não se confunde com águas similares. Não tem competidores em Portugal”.
Recomenda na sua análise o especialista francês a utilização da água que deve ser tomada em jejum (100 a 250grs) nos casos de “prizão de ventre”, “doenças de senhoras” e de pele e úlceras.
A água bebia-se e aplicava-se em clisteres, irrigações e banhos.
As termas tinham publicidade em Lisboa “águas minero-medicinais da Piedade”. Distante de Lisboa apenas 132 Kºs. – Custo do Bilhete, aª classe ida e volta 53$15 de Lisboa ao Valado (Estação que serve Piedade, Alcobaça e Nazaré).
“Abertas todo o ano” as Termas ficam a 3 quilómetros de Alcobaça, “conduzindo até uma estrada cómoda e cheia de pitoresco”.
A publicidade nesta época era longa e descritiva por isso o panfleto acrescenta: “ Em Alcobaça desfruta-se de uma vida absolutamente tranquila, havendo diversos hotéis e pensões onde se encontra uma hospedagem a todos os títulos convidativa”.
Entre 1912 e 1927 as Termas são administradas pela Câmara Municipal de Alcobaça
   Rui Rasquilho


Hino da Associação de Artesãos e Oficios de Alcobaça

meus amigos
É com muito orgulho que vou dou a conhecer, em primeira mão, o Hino da nossa futura Associação.
Ainda está a ser formalizada e já tem Hino!
isto graças a um Amigo do Artesanato a quem a Comissão Organizadora das Feiras e Eventos de Artesanato (Lúcia Duarte, Acácio Ribeiro, António Paulino e Sandra André) muito agradecem, em nome dos artesãos de Alcobaça (dos que já integraram o Grupo e dos que, em breve, se irão juntar a nós) : Augusto Luis.


Hino da Associação
de
Artes e Ofícios de Alcobaça


Nós, de Alcobaça somos,
           Herdámos a tradição,
                 Para todos vós expomos,
            Trabalhos, dedicação.

                   Artista, Artesão do povo
                        Preservar artes antigas
             E, acarinhar o novo,
                    Com amor e sem fadigas.


 
Refrão

Nós, de Alcobaça,
                          Artista, Artesão,
                          É Arte que passa,
                          É a Associação.

2

É arte que passa viva,
                      Dos modelos ancestrais,
                    Conservar é luta activa,
                 Patrimónios culturais.

                      É a Associação das Artes,
                    Dos ofícios, do trabalho,
                     Das profissões, baluartes,
                E da vida, um retalho.
          Nós, de Alcobaça,
       Artista, Artesão,
        É Arte que passa,
     É a Associação.

Artesãos e Mestres de Oficios começam amanhã no Your Hotel Spa


É já amanhã que, vários artesãos e mestres de oficios do Concelho de Alcobaça, vão começar a trabalhar ao vivo no Your Hotel Spa, em Fervença, Alcobaça
A inauguração do espaço, amavelmente cedido pelo Hotel, terá lugar amanhã (dia 14) pelas 15h. A Mostra estará aberta ao público até ao dia 31 de Agosto, diariamente, entre as 10h e as 17h.
A entrada é livre

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Por Alcobaça

Para quem me conhece ( e não para os que pensam que me conhecem), eu devo uma explicação para o atraso nesta postagem: tenho  estado tão empenhada em ajudar a divulgar e promover o artesanato do concelho de Alcobaça que não me tem sobrado tempo para escrever no blog.
Mas hoje, e porque a minha faca tenta cortar a direito, tenho de escrever sobre todos os que têm ajudado a desenvolver e materializar este projecto.
O projecto nasceu de um sonho meu, partilhado com o Presidente da Junta de Freguesia de Prazeres de Aljubarrota: fazer nascer, na nossa vila, a união dos artesãos do Concelho e organizar a 1ª Feira de Artesanato e Oficios na nossa histórica vila

Em Maio deste ano, o nosso sonho concretizou-se pois estavam reunidas todas as condições para, condignamente, levarmos o projecto a bom porto. Foi um sucesso!

tal como eu esperava, a Câmara de Alcobaça esteve presente, não só apoiando mas incentivando à continuidade.
Com total apoio e parceria da Vereadora da cultura, dra Mónica Baptista , o projecto de alargarmos as feiras de artesanato a todas as freguesias, tornou-se possivel.
Foi bom perceber que o nosso projecto estava a ser bem compreendido pela Câmara. Subiu a nossa auto-estima e deu-nos força para o proximo passo: criar uma Associação de Artesãos do Concelho de Alcobaça.

Mas isto não fica por aqui:
Um dia, e em boa hora, a Dra Eugénia, em nome do Your Hotel and Spa (antigas Termas da Piedade), contactou-me e apresentou-me um projecto aliciante: trabalhar ao vivo num espaço do Hotel. Olhei para o projecto como uma grande hipótese de promoção do hotel e dos nossos artesãos. A ligação perfeita do artesanato ao turismo, promovendo Alcobaça e as suas potencialidades escondidas.

Pedi ajuda para poder dar, com qualidade, solução a todos os tipos de artesanato, ofícios e produtos de Alcobaça e, hoje, conto com 3 ajudas de peso: O António Paulino, O Acácio Ribeiro e a Sandra André.
Um apoio muito importante é, sem dúvida, o da verdadeira comunicação social regional: Tinta Fresca, Rádio Benedita e Rádio Cister, Região de Cister , Região de Leiria e Rádio Nazaré.

Esta ligação perfeita entre uma Entidade hoteleira, os artesãos, a Cma e a comunicação social local parecem ser um bom passo para remarmos todos para o mesmo lado.

A todos muito obrigado pela ajuda na luta pela divulgação do que é bom em Alcobaça!