Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nem o S.Pedro conseguiu estragar a nossa feira de artesanato!

Neste fim de semana, a Mãe Natureza decidiu castigar a zona Oeste com chuvadas intensas e trovoadas, tendo causado imensos prejuízos.
Desta vez, Aljubarrota foi parcialmente poupada.
Tivemos períodos de chuva intensa e de enormes sustos devido ao forte vento mas, felizmente, nada que nos causasse prejuízos.
tal como disse o nosso padre Ramiro, na inauguração, os nossos presidentes de juntas fizeram um contrato com o S. Pedro e Aljubarrota foi poupada.
No sábado, o tempo foi muito instável mas o S. Pedro deixou que o sol raiasse enquanto montávamos as bancas, na altura da inauguração e durante as belíssimas actuações do Rancho Folclórico dos Casais de Santa Teresa e do Grupo Musical Os Farras e dos meus amigos acordeonistas Paulo Costa e Paulino.
No domingo, o  sol voltou a raiar durante a actuação do nosso amigo Paulino (acordeão) e de um belíssimo cavaquinho, (interpretado  pelo Sr Manuel); do belíssimo rancho  folclórico dos Moleanos, da Escola de dança de Évora de Alcobaça e do Belíssimo cantor Hugo Sampaio.
Mesmo contra ventos, raios e descargas de água, a Feira foi um sucesso: cumpriu os objectivos: animou Aljubarrota, honrou o nome do Concelho, uniu esforços das Entidades oficiais, trouxe artistas de todos os géneros musicais, apostou na prata da casa e, principalmente, deu o 1º passo para, com a união dos artesãos se demonstrasse que somos uma mais-valia para o desenvolvimento e promoção do turismo no nosso Concelho 

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Agradecimento

Agora percebi como, unidos por um objectivo, podemos ter a ajuda de todos. Muito obrigado aos patrocinadores; funcionários e Presidentes das Juntas de Prazeres e S. Vicente; Funcionários, Vereadores e Presidente da CMA; Comunicação Social Local e, principalmente, aos Artesãos e Mestres de Oficios que ajudaram a concretizar a I Feira de Artesanato e Ofícios de Aljubarrota. Bem-Hajam!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Hugo Sampaio na 1ª Feira de Artesanato e Oficios de Aljubarrota


É com muito prazer que a nossa Feira vai contar com a voz de Hugo Sampaio.

E atenção.....com ele vem uma surpresa!
Domingo, dia 29, pelas 20h30m ele lá estará!




excertos da biografia de Hugo Sampaio (http://www.hugosampaio.com/) :

Hugo Sampaio, jovem compositor, letrista, com muita experiência em palco, é um artista completo, cujo talento ao vivo e a energia que transmite na emoção da musicalidade do seu coração, são uma forma única de expressão!
(...) É então aos 12 anos que inicia aulas de órgão clássico com a Grande e Eterna Senhora do Acordeão, D. Eugénia Lima, por quem tem o maior carinho e admiração.
(...) O seu 1º tema surge em 1999. No entanto, a retoma à escrita de temas musicais “ganha vida” no ano de 2005
(...) Um mundo diferente leva ao nascimento do álbum “Dança Comigo”, composto por 11 temas, dos quais se destacam “Atlântico Azul” e “A Lua e o Sol casaram-se”. A popularidade dos temas do 1º álbum foi tal, que Hugo Sampaio regressa de novo a estúdio e, em 2008, é lançado o seu 2º álbum, “O Sonho”, composto por temas bem diferentes do 1º, como: "Pega na Lambreta" e "Sótão da Fifi". Em 2009 surge como um convite para a dança, o seu 3º trabalho discográfico de nome "Embora Dançar”, uma mistura de ritmos africanos.

(...)

No dia 05 de Dezembro de 2010, no dia 05 de Dezembro de 2010 apresentou o seu 4.º trabalho discográfico de nome "Linguagem do Amor" na aldeia de Quebradas (freguesia de Alcoentre, Concelho de Azambuja, Comarca e Distrito de Lisboa). Onde teve participação especial a grande acordeonista Eugénia Lima, Luís Carreira, Bandinha do Caneco, entre outros….  
O CD é composto com 12 temas:



1.Pega na Lambreta

2.Beijinho Doce, Beijinho Doce

3.Dança e Balança em Mim

4.Sotão da Fifi

5.Funana Naiê

6.Na Cabana Junto à Praia

7.A Lua e o Sol Casaram-se

8.Música da Nossa Vida

9.Lá Longe Senhora

10.Deixar tudo por ti

11.Atlântico Azul

12.Vens Dançar Comigo


Abri-vos o apetite? Então apareçam para o ouvir enquanto visitam e convivem com os artesãos e mestres de ofícios


 



segunda-feira, 23 de maio de 2011

Entrevistas sobre a 1ª Feira de Artesanato e Oficios de Aljubarrota

A nossa feira teve divulgação nas rádios locais.

No dia 20 estivemos nas Manhãs da Benedita FM com o Telmo Montenegro:


 e no dia 21, na Rádio Cister, no Publicamente com Piedade Neto:



Um grande agradecimento às duas rádios que nos ajudam a divulgar e a promover este evento

Passos Coelho numa rapidinha pela Benedita

Vindo de Caldas e depois de uma passagem pela feira de Santana, Passos Coelho "passou" pela Benedita, a caminho de Alcobaça.
Aqui fica o registo:

Mais novidades da Feira de Artesanato e Oficios de Aljubarrota

Meus amigos
Está, felizmente, a ter muita aderência por parte dos artesãos.
Já se vê um grande espírito de união e de vontade de contribuir para o desenvolvimento do Concelho , através das suas artes.

PASSADO, PRESENTE E...UM GRANDE FUTURO!

Este é mesmo o nosso lema!


Já temos artesãos de Cós, Maiorga, Prazeres, S. vicente, Turquel, Vestiaria, Bárrio , Benedita e Alcobaça mas queremos mais.
Queremos artesãos destas e das demais freguesias do Concelho de Alcobaça.

Se és artesão, JUNTA-TE A NÓS e vem ajudar a dar vida ao ARTESANATO DO CONCELHO DE ALCOBAÇA.


CONTAMOS CONTIGO, CONTA CONNOSCO - ESTE É O VERDADEIRO DE NÓS PARA NÓS!

domingo, 22 de maio de 2011

I Feira de Artesanato e Ofícios de Aljubarrota

Não esqueçam:
 Dia 28 (sábado), pelas 15h, inauguramos a I Feira de Artesanato e Ofícios de Aljubarrota.
Estaremos todos a trabalhar ao vivo.
Venham todos a Aljubarrota!

terça-feira, 17 de maio de 2011

domingo, 15 de maio de 2011

Novidades da 1ª Feira de Artesanato e Oficios de Aljubarrota

Querem ver como se faz um sapato? Como se faz uma manta de trapos? Uma matrafona?
E querem ver como se faz um cesto? E uma figura em barro?

Então apareçam em Aljubarrota (Largo da Padeira) Nos dias 28 e 29 de Maio a partir das 15h.

Querem saber mais?

Esperem por mais novidades amanhã!

sábado, 14 de maio de 2011

Estar calada tem limites....

Muitos conhecem-me e sabem que "não engulo sapos".
De há uns tempos para cá, tenho estado caladinha a tentar perceber se seria eu a estar errada ou a nova directora do jornal o Alcoa.
Mas, perante tantos colaboradores (que durante anos prestaram "de borla" um serviço a este jornal e às suas populações) a queixarem-se do mesmo, chegou a hora de explicar o que, de facto se passa.
Façamos história: durante anos, escrevemos gratuitamente e com sentido cívico sobre as nossas freguesias. Já nem éramos nós a procurar noticias, eram os nossos leitores a chegarem até nós.
Tínhamos amor ao que fazíamos ao ponto de sacrificarmos horas e dias para ajudar a chegar a informação a todos vós.
De repente, aparece um novo administrador e, eu que sou uma burra crédula, achei que ele seria uma mais-valia e que estaria empenhado em ajudar o jornal.
Estranhamente, estamos a falar de alguém "de fé" e que, supostamente, deveria dar valor a quem contribuía para uma aproximação com as populações; estamos a falar de alguém que prega a solidariedade e nada faz para ajudar quem necessita e estamos a falar de alguém que pediu a nossa ajuda para arranjar mais gente que escrevesse em prol das suas freguesias.
E digo estranhamente porque começou mal: afastou compulsivamente o director (e eu concordo que tinha de haver uma adaptação à realidade) de uma forma dura e pouco "católica" e, nem sequer, teve a ideia de fazer um jantar de despedida como forma de agradecimento por tanto tempo de dedicação.
Piorou quando, ao invés de colocar o sub-director na função de director, foi buscar uma fiel servidora da igreja para dirigir o jornal.
De facto, se olharmos para os "estudos" da senhora, ficamos com a ideia de que estaríamos perante alguém competente mas, infelizmente, "canudos" não são sinónimos de competência nem de sensibilidade perante um jornal que era a ligação da população residente e dos emigrantes.
De repente, assistimos a cortes sistemáticos dos textos e, pior, a alterações que criam embaraços e problemas.
Os textos, devidamente assinados e como tal, obras de quem os escreve, são alterados, cortados e censurados para agradar à senhora professora.
Não estamos perante uma prova curricular e o sentido do que é escrito não pode ser alterado por quem nem sabe do que estamos a falar. Mas, os nossos leitores sabiam-no!
também não me parece que, num país, supostamente democrático, tenha de estar sujeito a censura e digo mesmo CENSURA.
Embora católico, o jornal tem o dever de respeitar outras crenças e não pode, nem deve, sonegar informação sobre acções da Igreja Evangélica.
Pena é que, perante os graves problemas que os alcobacenses estão a passar, a Igreja Católica, ainda nada tenha feito para ajudar os que sofrem. Mais pena é que se negue a publicar as acções que outras Fés têm feito nesse sentido.
Talvez por isto o Alcoa esteja a perder assinantes e a Igreja menos "partidários".
sinceramente, quero dar a minha solidariedade aos que, tal como eu, deixámos de escrever no Alcoa por não admitirmos censura e incompetência, beatice e lambe-botismo.
de qualquer forma, e embora tenha a noção de que os "lobbies" instalados vão abafar o assunto, não só aqui fica o registo como o caso foi entregue á autoridade competente que rege os órgãos de comunicação social.
A Fé não pode ser usada para pisar ninguém. Já nos bastou a "Santa Inquisição"

Um primeiro passo na união dos artesãos

Amigos, hoje tive uma prova de que os artesãos estão unidos num objectivo comum: Divulgar e promover o artesanato do Concelho de Alcobaça.
Nos dias 28 e 29 deste mês, vamos ter a 1ª feira de Artesanato e Oficios de Aljubarrota.
Comecei por convidar alguns artesãos que conhecia e, com a ajuda (aliás, uma ajudona) do meu amigo Acácio Ribeiro (muitos o conhecerão pela loja de ferragens que tem em Turquel e outros por ser o colaborador, há mais de 15 anos, para o Jornal o Alcoa) consegui chegar aos artesãos de Turquel e Benedita. Sem ele, este projecto não conseguiria ter esta dimensão de participação.
E, hoje, vi o salão nobre da Junta de freguesia de Aljubarrota repleto de artesãos que aderiram ao nosso apelo de união e de participação neste evento.
Não posso, não quero e nem devo, deixar de realçar a importância e a ajuda dada pelo Presidente José Lourenço e pela Vereadora da Cultura Mónica Baptista e do seu secretário Júlio Moura.
Mais duas pessoas que têm de ser realçadas são o José Carvalho pela Misericórdia de Aljubarrota e o Presidente da Assembleia de Freguesia de Prazeres, vulgarmente conhecido por Vitor Pombaleiro.
Nos próximos dias, colocarei, aqui, o programa da animação.
Hoje, basta-me agradecer, em especial, aos artesãos que acreditam no projecto de união  e de divulgação do nosso artesanato como veículo de propaganda turistica do concelho de Alcobaça

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Assalto com recurso a explosivos na Martingança

Multibanco assaltado com recurso a explosivos em Martingança



Uma máquina multibanco foi assaltada com recurso a explosivos, esta madrugada, provocando danos nos edifícios da dependência bancária e da Junta de Freguesia da Martigança, no concelho de Alcobaça, informou a GNR.

"Fomos chamados cerca das 2 horas e confirmámos que a caixa ATM foi violada através de explosivos", disse à Lusa Carlos Ramos, da GNR de Leiria.

"Era 1.55 quando se ouviu um estrondo que acordou a população toda e eles fugiram logo a seguir em dois carros, às escuras, sem ligarem os faróis", confirmou o presidente da junta de Freguesia de Martingança, Fernando Escudeiro.

As autoridades estão a investigar se os assaltantes terão conseguido levar algum dinheiro da caixa multibanco já que "no exterior estavam papéis e outras coisas amontoadas" afirmou o presidente da Junta.

"Ainda apanhámos no chão 32 notas de 20 euros e pensamos que eles também terão levado algum dinheiro", acrescenta Fernando Escudeiro sublinhando que, ainda assim, "não terá sido tanto como pensavam porque a máquina costuma ser abastecida à segunda-feira, mas esta semana estava previsto ser só hoje [terça-feira]".

O assalto, com recurso a explosivos, causou um incêndio e danos no edifício da delegação local do BANIF, onde se entrava a caixa multibanco.
O incêndio foi combatido por oito bombeiros da corporação de Pataias.
O edifício da Junta de Freguesia da Martingança, onde se encontra a funcionar a dependência bancária, sofreu também alguns danos mas, segundo o autarca "depois removermos os vidros partidos e procedermos à limpeza, está em condições de funcionar".
O assalto está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ) que já esta manhã recolheu indícios no local.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Policia/interior.aspx?content_id=1848468&page=2

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Hino do Cbes Maiorga

É com muito orgulho que revelo aqui que o CBES da Maiorga tem um Hino.
Isto deve-se A Lúcia Vitorino (funcionária da Instituição) que escreveu a letra

 e a música ficou a cargo de Pedro Azinheira (Professor da Academia de Música).

O Hino foi cantado, entusiasticamente, por todas as funcionárias, no dia do 30º aniversário do Cbes.
Aqui fica a letra:

"Casa dos Afectos"

Esta casa tão bonita
Orgulho de todos nós
Presta ajuda a muita gente
A pais, filhos e avós

Para nós é uma estrela
Tem de estar sempre a brilhar
Vamos todos dar-lhe luz
Para não se apagar

Casa dos afectos
Muita magia
Tudo se transforma
Faz parte das nossas vidas
está no nosso coração
É motivo de orgulho
A nossa Instituição

domingo, 8 de maio de 2011

30º aniversário do CBES - mais do que uma festa, foi um ENCONTRO DE UMA GRANDE FAMÍLIA!

Ontem, dia 7 de Maio, após 30 anos de existência e de 40 de inicio de um sonho, o CBES conseguiu reunir a Grande Família.
Actuais e antigos alunos, funcionários e directores, reuniram-se para se reverem e, acima de tudo, homenagear o trabalho de todos quantos têm contribuido para a manutenção desta grande Instituição.
Muitos foram os discursos de várias entidades mas, pessoalmente, houve 4 situações que me marcaram:

- O discurso, sentido e com voz embargada pela emoção, proferido pela senhora Presidente da Junta de Freguesia da Maiorga

- A gratidão demonstrada ao primeiro motorista do CBES, por todos os que hoje dirigem a Instituição, ao ponto de colocarem uma placa com o seu nome na nova carrinha



- A Alegria e espírito de união demonstrado pelas 65 funcionárias da Instituição e que, sem as quais, nunca seria possível ao CBES prestar,`aos seus utentes, serviços de tão grande qualidade





- E a homenagem sentida que foi feita a uma Grande Senhora que prestou serviço na Instituição. Foi notória a amizade e a gratidão demonstradas por quem com ela trabalhou (e com quem aprenderam quase tudo): A Grande Maria da Luz



 Este foi apenas o resumo do que se passou neste grande convívio.
Farei ainda mais uma postagem com o que demais se passou e que considero importante dar-vos a conhecer

Lúcia Duarte

sexta-feira, 6 de maio de 2011

ARTES E SABERES - Escritora e ilustradora Carla Antunes esteve em Turquel

A conceituada escritora de vários livros infantis e ilustradora dassuas histórias, Carla Antunes, esteve no dia 27 de Abril de visita a Turquel. Dezenas de crianças passaram pelo Salão Paroquial num encontro com os alunos da EB1 e do Centro Social.
Apresentou o seu último trabalho com o título “O Monstro das Festinhas” (uma história escrita em rima, sobre um monstro que não é mau e que o maior desejo que tem é... que lhe façam festinhas! Um livro sobre carências,afectos e Amor. Para ler em voz alta ou segredar ao coração), deu autógrafos, conversou, pediu desenhos e ofereceu canetas da Editora Sorega...
Carla Antunes define-se assim “Nasci em Lisboa no séculopassado no ano de 1974. Moro com o meu príncipe numa casinha toda enfeitada com luzinhas. Adoro ler, brincar dentro de água, cozinhar,comer bombons em forma de coração e fazer bolinhas de sabão.Tornei-sme ilustradora porque não consegui ser fada. Tenho dois grandes sonhos: conhecer um Anjo e poder andar descalça em cima das nuvens.

 Se alguém encontrar um Anjo, por favor escreva-lhe com urgência.” Foi um dia maravilhoso e bem passado para a autora e jovens leitores.


por: Acácio Ribeiro