Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Não podemos ter memória curta.

Não podemos ter memória curta.
Pena é que , nas escolas, não se dê a visão total da nossa história recente.
Felizmente fui tendo capacidade de observar, ler, meditar e finalmente....perceber que temos de nos manter longe de partidos para opinarmos de forma independente.
Assisti à descolonização sem acordos ou contrapartidas; aos nossos portugueses que tanto edificaram nas ex-xolonias a virem para a "metrópole" sem uma 2ª muda de roupa (muitos a tornarem-se sem abrigo...); a politicos a impingirem a ideia de que a Europa é que era boa (e que tinhamos de deixar de produzir nas nossas terras e de pescar no nosso mar); politicos que sairam para ocupar grandes cargos na Europa (supostamente para defender os interesses do nosso país); gente despesista a quem prometeram um pote de ouro e o fazerem cair como um monte de esterco; gente que perante a crise que ajudou a criar, se dearcou e até vive à grande em outros país da Europa....
Só isso? Não! Até gente que se serve de dinheros e outros meios  públicos para fins pessoais; gente que "se enche", vai a julgaento mas que, no fim, têm muito dinheiro para pagar a advogados que "vão protelando até prescrição".
Ora eu assisti a tudo isto e, modestamente, fui criticando o mais possivel mas....o que é feito dos outros portugueses que, tal como eu, foram assistindo a tudo isto?
Quantos de nós "se chatearam" e criticaram? Quantos foram cobardes ao ponto de se absterem nas eleições?
Quantos dos que hoje tanto falam fizeram algo pela mudança?
Será que, só agora (que dói nos bolsos) é que perceberam até onde levou a sua passividade e a sua inercia?
Quantos carneiritos de carreira, hoje? gritam contra a injustiça social quando, toda a vida viveram da mordomia dos boys?
Alguma vez se viu este país a organizar uma greve à entrada do IRS (mesmo que tivessem noção de que os dinheiros iam para o bolso dos boys)?
Claro que não! Agora temos as medidas que sabíamos necessárias mas que demoraram a chegar.
E será que isto nos vai servir como lição de vida? Claro que não! A maioria dos portugueses tem um boy (ou um candidato a boy) na sua família....
Duvido que haja coragem de endireitar o que nasceu torto.
Comemorar o 25 de Abril? Para quê? Seremos masoquistas? Vamos comemorar o inicio do fim?
Bastava uma revolução interna que nos desse liberdade de crenças politicas (que foi, aliás, o único fundamento da suposta revolução).
Conquistamos liberdade ou libertinagem? Passámos a viver numa sociedade onde só há direitos ( e, só para alguns, em especial para as falsas minorias) e em que passou a haver uma cultura de falta de deveres....
Parabéns Portugal - Grande País que conseguiu viver assim 37 anos! Isto deveria ir para o Guiness!

Sem comentários: