Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

UM NÃO AO ORÇAMENTO PARA 2009



O presidente da concelhia do Ps-Alcobaça convocou a imprensa, no dia 25 de Novembro, para informar os alcobacenses da razão pela qual o PS vai votar contra o orçamento apresentado pela câmara para 2009.

As preocupações principais do dr José Pedrosa são o desemprego, a falta incentivo ao pequenos e medios empresarios , o afastamento para os concelhos limitrofes e muito em especial, os graves problemas sociais que o povo atravessa.

Para tal, não só falou em estatisticas mas, muito em particular, socorreu-se de um estudo efectuado por um professor da Universidade da Beira Interior, Pires Manso, apresentado numa tertulia, no café Portugal, no dia 22 de Novembro.
Aí, a comparação de Alcobaça, a todos os niveis, com os concelhos limitrofes, não foram nada abonatórios para o nosso concelho.

Como razões para a votação “Não” ao orçamento apresentado pelo actual elenco camarário, José Pedrosa refere o seguinte:
Falta de rigor técnico quanto aos valores inscritos na receita e na despesa
Continuidade da insensibilidade social
Refere que este orçamento será a continuação do retrocesso de Alcobaça a nivel social e económico.
Segundo o presidente do Ps-Alcobaça durante estes anos, e contra a conjuntura social e económica da década, o Psd-Alcobaça tem apostado apenas nas requalificações e pretende continuar esta estratégia.

A nova Alcobaça será uma estratégia que dificilmente trará gente à nossa terra dado a depressão económica em que nos encontramos.
Apresenta como soluções uma baixa efectiva e real do IMI, baixa dos custos de água, baixa dos valores dos focos do casal da Areia e da derrama. Nâo deixa de louvar a isenção de taxas à industria, salientando, no entanto, que não é uma medida suficiente para as necessidades do sector.

Quanto à saida do campo de futebol, do campo de ténis e do parque de campismo do centro de Alcobaça, Pedrosa Mostra-se contra – “só não tiram o mosteiro porque é pesado!” (…)”Alcobaça não pode perder tudo e há obras que foram feitas há muito pouco tempo, veja-se o caso dos campos de ténis, ainda estão a ser pagos e já os querem tirar..”.

Deu especial relevo à necessidade de introduzir as energias alternativas, ao factor ambiental, ao comércio tradicional do Rossio e aos prédios devolutos.

Mostrou uma grande preocupação no futuro mas, segundo ele “enquanto eu tiver forças para trabalhar e lutar por Alcobaça….”

Lúcia Duarte

Sem comentários: