Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

domingo, 2 de novembro de 2008

os "erros do região de cister"

Deveria a comunicação social ser isenta e fiel em relação à informação que transmite.
è a comunicação social que manipula, de alguma forma, a opinião dos leitores e, o facto de fazer reproduções deturpadas de entrevistas ou de declarações que lhes tenham sido prestadas, para além de falsear a verdade, servem interesses escondidos.
Este tem sido o caso do jornal regional "Região de Cister".
Começou com uma entrevista ao professor universitário António Delgado, logo após a péssima recepção que teve na câmara municipal por parte do seu presidente.
de facto, o que lemos no jornal, e que supostamente seria uma entrevista feita ao professor pela jornalista Ana Ferraz, foi completamente deturpada, retirada do contexto e facciosa.
A intenção?
Tentar mudar o cenário a favor do presidente da câmara, tentando desculpar o indesculpável: a falta de educação, de postura e de visão democrática de um critico.
Sendo essa a intenção, que é apenas uma interpretação minha da falta de rigor da jornalista, falhou!....
Todos nós conhecemos a deselegância, falta de pudor nas palavras e a falta de democracia do presidente da câmara. Mas o que não esperávamos, todos nós leitores, era estar a pagar para ler noticias deturpadas e marcadamente politicas na defesa de uma campanha eleitoral que ainda nem começou...
Agora, mais uma vez, voltamos a constactar a falta de capacidade de interpretação, da aludida Ana Ferraz, das palavras proferidas por um outro dirigente do PS-Alcobaça, Portugal da Silveira, durante o jantar de apoio ao prof. António Delgado - de novo as palavras foram deturpadas.
A bem da verdade, as palavras proferidas por este dirigente socialista (e inseridas num determinado contexto - a critica que estava a ser feita ao facto do Presidente da concelhia do Ps não ter respondido aos ataques baixos do presidente da câmara em 1 de Setembro passado) foram: " o Dr Pedrosa irá responder ao SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA nas barras dos tribunais".
Vários foram os representantes de orgãos de comunicação social que ouviram esta versão das declarações proferidas por Portugal da Silveira.
Como prova, retiro de www.tintafresca.net o seguinte artigo:
"José Pedrosa decide responder a Gonçalves Sapinho no tribunal


Presidente da Concelhia do PS processa presidente da Câmara Municipal de Alcobaça
O presidente da Comissão Política Concelhia de Alcobaça do Partido Socialista, José Pedrosa, vai processar o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, em virtude das declarações produzidas pelo autarca na conferência de imprensa realizada no dia 1 de Setembro. A revelação foi feita por Portugal da Silveira, membro da Concelhia do PS durante o jantar de homenagem ao escultor e professor universitário António Delgado, realizado no dia 18 de Outubro, num restaurante da cidade. Recorde-se que o artista foi impedido pela autarquia de integrar a
Apple Parade, depois de já ter sido convidado a participar nesta manifestação artística pela Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça."
Mas pasme-se: a jornalista conseguiu ouvir que o Dr Pedrosa ia meter a maioria Psd em tribunal.
Para quem lá esteve fica uma dúvida, aliás, várias:
a jornalista está com problemas auditivos?(deveria consultar um especialista)
Tem dificuldade de interpretação?(não tinha que interpretar, tinha que relatar fielmente o que ouviu)
Tem alguma coisa pessoal contra as gentes da oposição? (bem, aí, parece que não será com todas)
Tem aspirações politicas dentro do Psd ou apenas está com medo de não arranjar emprego noutro lado? (então ingresse num partido e faça politica declarada).
Mas o que me parece ainda mais grave é que, perante uma carta enviada a solicitar a reparação do "erro" (chamemos-lhe assim) nada foi feito para repôr a verdade.
Fica-me mais uma dúvida: poderemos acreditar nas noticias deste jornal? Quantas mais serão puras mentiras ou deturpações da verdade?
LD

2 comentários:

Joaquim Paulo disse...

Os erros do Região de Cister. Também podíamos falar (e muito) dos erros do PS/Alcobaça, mas isso seria fastidioso e o espaço fornecido por este importante blogue seria curto. Resta-me defender a honra da minha colega Ana Ferraz Pereira, jornalista que tem procurado fazer um trabalho sério e isento desde que chegou a Alcobaça em 2002, não merecendo as afirmações gratuitas e insinuações de baixo calibre de que foi alvo. Há posições que, por si só, são reveladoras do nível de quem as produz, mas o chorrilho de mentiras transposto neste post era, porém, demasiado grave para ser deixado passar em claro. A campanha eleitoral ainda não começou, mas já há muita gente nervosa. Aconselhava mais calma e, sobretudo, ponderação aos doutos dirigentes do PS/Alcobaça. Felizmente, ainda há alguns dirigentes do partido com nível e que me alertaram para o sucedido, mostrando não só estar solidários com a Ana Ferraz, como muito irritados com tamanha deselegância. Um pedido: em política não pode valer tudo. A força dos argumentos devia ser suficiente para o debate, não sendo necessário recorrer a expedientes gastos e inúteis, que só envergonham os seus autores e dão razão aos eleitores do concelho de Alcobaça que não se podem rever nestas práticas. E, por fim, posso dizer, com todo o grau de certeza, aos leitores do Região de Cister: sim, podem continuar a confiar nas notícias deste semanário; e não, não devem acreditar em tudo o que possam ler em certos blogues.

Joaquim Paulo

Lúcia Duarte disse...

Ora muito boa tarde caro Joaquim Paulo
Fica-lhe bem defender a sua colaboradora mas perdoe-me, não lhe fica tão bem deixar de assumir os erros da mesma.
Todos nós erramos na vida mas devemos ter a humildade de reconhecer que errámos.
No caso da sua colaboradora, vai de novo desculpar-me, mas têm sido erros atrás uns dos outros.
Para além de que parece esquecer que os leitores têm o direito à verdade do que foi dito e não a ler deturpações facciosas dos jornalistas.
Foi o que se passou em relação ao prof Dr António Delgado e ao dirigente socialista Portugal da Silveira.
Desculpe mas há quem tenha assistido às declarações proferidas e possa desmentir categoricamente o que foi escrito pela vossa jornalista.
O que me parece não ser hábito é denunciarem-se as mentiras, razão porque as pessoas não estão habituadas a assumi-las.
Agora passemos à campanha eletoral e à postura da direcção socialista: não me cabe a mim fazer defesa de ninguém nem a lavagem de roupa suja. E, decerto, só cabe à comunicação relatar os factos e não fazer juizos de valor. Não lhe parece?
Quanto ao nivel de quem produz as afirmações - isso será a sua interpretação, ou seja, a de alguém que não conhece minimamente quem tenta atingir.
Quanto à fiabilidade - é dificil ter as provas de que houve deturpações nas entrevistaas e declarações e acreditar no jornal. A defesa do erro, ao invés da sua reparação mostra se podemos ou não, acreditar em tudo o se nos é dado ler.
Os blogs, decerto haverão alguns em que não devemos acreditar. Mas garanto-lhe que não são exactamente aqueles a que se quer referir.
com consideração
Lucia Duarte