Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

domingo, 31 de outubro de 2010

um debate, uma forma de dar a volta ao assunto

Francisco Louçã:


- Senhor Primeiro-ministro, isto está de tal maneira que até as raparigas licenciadas têm de se prostituir para sobreviver.

O Primeiro-ministro com o seu sorriso responde:

- Lá está o Senhor Deputado a inverter tudo,....o que se passa é que o nosso sistema de ensino está tão bom, que até as prostitutas hoje são licenciadas...

sábado, 30 de outubro de 2010

Hoje começam as Conferências no âmbito da exposição Quem fez a República - A República em Alcobaça‏

CONFERÊNCIAS
(Armazém das Artes)


30 de Outubro (18h00) - Prof. Isabel Xavier

Iconografia republicana na cerâmica das Caldas da Rainha

06 de Novembro (18h00) - Prof. Rui Vieira Nery

As Músicas da República
 
20 de Novembro (18h00) - Prof. Leonor Carvalho

A República em Alcobaça

04 de Dezembro (18h00) - Prof. João Serra

República e republicanismo: os valores da República


















terça-feira, 26 de outubro de 2010

o mundo é dos espertos? Mentira!

Claro que é mentira, o mundo é dos vigaristas, dos corruptos, dos que têm dinheiro para pagar a bons advogados para os safarem das merdas que fazem....
Pensem em Mário Soares - cagando de alto  e vive à grande e, literalmente, à francesa; caquéctico mas ainda dá bitates.
No primeiro ministro que mente tanto que, qualquer dia não pode entrar no parlamento pois pode atingir um deputado com o tamanho do seu nariz.
Em Durão Barroso que, agora dá palpites sobre a gestão governamental, mas que se pirou quando percebeu que andava a colocar a pata na poça e era hora de agarrar um tachinho (antes que o mandassem à fava).
em Santana Lopes que critica o despesismo - logo ele!
Em Marcelo R. Sousa que não teve tintins para segurar o próprio partido e que , sendo uma comadre alcoviteira, ajuda a lixar o seu presidente...
O candidato Manuel Alegre que já tem um discurso radical de esquerda e ataca o candidato cavaco....antes de ele o ser!
Os ex-deputados que são suspeitos...
os candidatos à mama PS mas que, aos 40 anos, são uns previligiados e já são reformados (não por incapacidade física mas por terem sido deputados, bem...lá é uma incapacidade...)
Outros que subiram à conta de um estalo (organizado  pelo paizinho) dado ao ex-candidato Mário Soares...
Outros que viram candidatos a qualquer coisa porque não tinham sorte na carreira (pode ser que ajudando e defendendo incompetentes agora consiga)....
outros que agarraram à opus para subirem mas que não conseguiram enganar ninguém....
Uns gastam o suor dos que trabalham e não sentem pudor no acto....
Que geração é que nos (des)governa? decerto não foi gente que viveu no tempo de 1 sardinha para 4, nem do tempo em que se tinha de penar para sobreviver, nem da época em que se tinha de estudar (a sério) para passar de ano lectivo....
Foi uma geração de abutres e dos filhos dos abutres e que, hoje, exploram os que suaram para que eles, hoje, pudessem viver na "pretensa liberdade"?
Votar? Para quê? para elegermos mais um cromo que nos sugue até ao tutano?
Que se lixem todos porque...todos vivem do tachinho dos nossos impostos!
Pessoal .- anulem os votos! Mostrem o vosso desagrado em relação a estes predadores!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CONVITE

Sem qualquer conotação politica, mas é divertido ...

1. Vais ter relações sexuais? O governo dá-te preservativos!

2. Já tiveste? O governo dá-te a pílula do dia seguinte!

3. Engravidaste? O governo dá-te o aborto!

4. Tiveste filho? O governo dá-te o Abono Família!

5. Estás desempregado? O governo dá-te o Subsídio de Desemprego!

6. És drogado? O governo dá-te seringas!

7. Não gostas de trabalhar? O governo dá-te o Rendimento Mínimo

8. Foste preso e agora puseram-te cá fora? O governo dá-te o subsídio de Reinserção Social

Agora experimenta... ESTUDAR; TRABALHAR; PRODUZIR e ANDAR NA LINHA, e...verás o que é que te acontece !

VAIS GANHAR UMA "BOLSA" DE IMPOSTOS NUNCA VISTA EM QUALQUER OUTRO LUGAR DO MUNDO!!!

Para os chineses, 2009 foi o ano do BOI e este ano é o do TIGRE.


Felizes são eles que, a cada ano, trocam de animal.

Nós estamos há 5 anos com o mesmo Jumento!!!...

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Justiça?

CONFIRMADO: SÓCRATES ESTÁ LOUCO

Com a seguinte afirmação:"Lisboa, 18 out (Lusa) - O primeiro ministro, José Sócrates, afirmou hoje que a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2011 protege o emprego e o país da crise internacional.", Sócrates só pode estar louco!
Protege o emprego de quem? Nem o dele, espero...
O homem quer que lhe entreguemos o ordenado por completo? Eu não me importava, se ele me pagasse água, luz, esgotos, habitação, alimentação,vestuário, instrução, irs, imi, iva, etc, etc, etc. A mim bastava-me viver das suas ajudas de custo (60€ diários).
Ele esquece que as empresas e os trabalhadores não vivem com 5000 euros, acrescidos de 60€ diários e sem ter de se preocupar com alimentação, vestuário e deslocações....Nem todos nasceram para serem boys do PS!
E esta merda  de orçamento (que ele vai obrigar a engolir "a bem da Nação") vai ajudar no emprego? Quem se atreve a investir em novas empresas com este sistema? Um louco?
O Homem está louco!
Por mim, deixava-se bater no fundo, saiamos de CE e voltavamos ao "orgulhosamente sós". Comiamos o que produziamos e só gastavamos o que tinhamos.Acabavamos com a "mama" dos bancos (recordemos que tivemos todos de pagar pelo desfalque no banco dos ricos) e obrigavamos a banca a pagar mais impostos do que os seus clientes.
Mas o homem em quem parte dos portugueses votaram parece mais louco do que Hitler: o 2º quis matar os judeus na tentativa de uma raça pura. Este quer matar os portugueses, independentemente da raça, crença ou ideologia - a ideia é deixar de parte apenas os boys (ou seja, os parasitas que nada fazem!)

sábado, 16 de outubro de 2010

a única promessa que ele cumpriu!



Vá lá, não sejam más linguas:
ele deu emprego a centenas de boys e...até cumpriu quando... prometeu um país mais pobre!

In Sábado - 07-10-2010 - coitadinhos....que tal ajudarmos estes senhores a terem dinheiro para comer?



Ana Taborda/ Maria Henrique Espada/ Patrícia Silva Alves

Na semana passada, o Governo anunciou as medidas de austeridade mais duras dos últimos anos: cortes de 5% nos salários da função pública, redução dos apoios sociais, como o abono de família, congelamento das pensões na função pública e aumentos de impostos, entre os quais 2% no IVA.

No dia 23 de Julho passado, o Governo anunciou mais uma nomeação para uma empresa pública: trata-se de Ana Tomaz, 35 anos, administradora da Estradas de Portugal, com um salário anual bruto de 151.200 euros, mais carro de serviço, combustível e telemóvel. Na véspera da sua nomeação, esta engenheira civil sem qualquer experiência de gestão era adjunta do secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, no Governo.

Este é só um dos exemplos de figuras próximas do PS colocadas pelo Governo em institutos públicos, fundações, entidades reguladoras ou empresas do Estado, mesmo durante a crise. A SÁBADO foi ver onde estão, quanto ganham, que regalias têm e qual o seu currículo na área.

Os cortes agora anunciados nos salários da função pública afectarão algumas destas remunerações, até um máximo de 10% (o escalonamento ainda não foi anunciado), com excepção da Galp e da Cimpor, que são empresas privadas com capitais públicos minoritários, onde estão Fernando Gomes e António Castro Guerra, e da FLAD, que é uma fundação de direito privado, onde foi colocada Maria de Lurdes Rodrigues.

ADMINISTRADOR DA ANACOM  - FILIPE BAPTISTA
198.772

Filipe Baptista foi durante muitos anos um dos colaboradores mais próximos de José Sócrates: primeiro como seu chefe de gabinete ainda no Ministério do Ambiente (1999 a 2002), depois como seu secretário de Estado adjunto (até 26 Outubro de 2009). No dia 12 de Novembro do mesmo ano, foi nomeado vogal do Conselho de Administração da Anacom, a entidade reguladora para a área das comunicações. Passou apenas 17 dias desempregado. Triplicou o ordenado que recebia como membro do Governo de cerca de 644oo euros anuais, mais despesas de representação, para 198.772 euros por ano. Tem ainda direito a viatura de serviço, sem motorista.

Durante os últimos anos, foi o único membro do Governo com gabinete na residência oficial do primeiro-ministro e teve sempre assento no Conselho de Ministros. Fazia parte da equipa restrita que preparava os debates de Sócrates no Parlamento. Antes, na oposição, nunca deixou de ter influência junto de José Sócrates: era uma das quatro pessoas que ajudavam o actual líder do PS a preparar os frente-a-frente com Santana Lopes na RTP.

O que lhe sobra em experiência política falta-lhe em currículo na área das comunicações - para a qual foi nomeado. O seu currículo oficial praticamente só tem referências a cargos no sector público e a uma experiência como professor de Direito. O próprio defende: Não acredito que para alguém de boa fé eu tenha passado a incapacitado pelo facto de ter pertencido com muita honra e orgulho - ao XVII Governo Constitucional.


ADMINISTRADORA DA ESTRADAS DE PORTUGAL  - ANA TOMAZ
151.200

Há três anos, Ana Sofia Côrte-Real Tomaz era um quadro médio da Estradas de Portugal, coordenadora de Estudos e Projectos. Hoje, aos 35 anos, é vogal do Conselho de Administração da empresa pública, responsável, entre outras, pela importante direcção de concessões, e com um salário bruto mensal de 10.800 euros (151.zoo por ano), mais viatura de serviço, combustível e telemóvel. Pelo meio, há um detalhe importante no seu currículo: foi assessora do secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e Comunicações Paulo Campos, durante três anos. Faz parte do círculo estrito de confiança dele , conta uma fonte do sector.

Ana Tomar foi nomeada para a administração da Estradas de Portugal (EP) no dia 23 de Julho deste ano, já depois do aumento de impostos anunciado no PEC 11 e pouco antes das novas medidas de austeridade previstas no orçamento. A nomeação causou enorme surpresa na EP, quase constrangimento, porque Ana Tomaz não tem experiência de gestão e não é normal uma antiga técnica passar assim para o Conselho de Administração , admite uma fonte do próprio Ministério das Obras Públicas.

Em Setembro de 2008, foi ainda nomeada para administradora da Fundação para as Comunicações Móveis (FCM), gestora dos programas e.escola, que incluem os contratos e encomendas dos computadores Magalhães. Mas na primeira reunião demitiu-se.

No Conselho de Administração da FCM está agora Daniel Adrião, ex-jornalista, também ele membro do gabinete de Paulo Campos. Adrião explica assim o seu percurso até lá: Fui jornalista 10 anos. No Semanário e depois como colaborador da Visão. Fiz assessoria de comunicação em vários sítios. Em 2006 surgiu o convite para trabalhar com o secretário de Estado Paulo Campos e foi em função do meu trabalho no gabinete que fui para a FCM. Adrião, que iniciou a militância política na JS (chegou a candidatar-se a líder), foi alguns anos responsável pela organização do Carnaval de Alcobaça e candidato à câmara local pelo PS. Na FCM, garante que não tem vencimento receberá apenas senhas de presença, de 100 euros cada. Jorge Costa. deputado do PSD que esteve na comissão parlamentar que investigou a FCM, põe em causa a ausência de regalias: O anterior presidente do Conselho de Administração reconheceu à comissão que houve pagamentos aos administradores. A SÁBADO tentou voltara falar com Adrião para confirmara informação, mas o militante do PS não atendeu o telefone nem respondeu a mensagens.

O gabinete de Paulo Campos limitou-se a explicar à SÁBADO que as nomeações se baseiam no escrupuloso cumprimento da lei e recaem na escolha de pessoas com o perfil mais adequado para cada cargo.

PRESIDENTE E ADMINISTRADOR DA NAV  - AUGUSTO JOSÉ PEREIRA LUÍS
109.531

CARLOS BEJA
99.710

Em Julho de 2007, Augusto José Pereira Luís era um dos nomes de destaque na comissão de honra da candidatura do socialista António Costa à Câmara Municipal de Lisboa. Em Outubro de 2007, Augusto José Pereira Luís foi nomeado presidente da empresa pública NAV (Navegação Aérea de Portugal) pelo ministério do socialista Paulo Campos. Segundo o seu currículo oficial, Pereira Luís não conhece o sector da gestão do tráfego aéreo mas conhece o secretário de Estado das Obras Públicas. Entre 1999 e 2002, Pereira Luís foi administrador da EPAL enquanto Paulo Campos foi administrador da holding Águas de Portugal. Antes da EPAL, esteve ligado ao sector mineiro. Recebe, na NAV, 7.500 euros por mês. mais carro com motorista, combustível (1.755 euros). telefone (604 euros) e despesas de representação (2.172 euros), num total anual de 109.531 euros. É ainda reformado pelo Centro Nacional de Pensões (reforma flexível).

Na mesma empresa está ainda Carlos Beja, 6i anos, formado em Direito, um ex-deputado do PS (1995- 1999) de segunda linha, discreto, mais conhecido em São Bento pela boa disposição do que pela intervenção política. Profissionalmente, passou pela Sociedade Grande Hotel do Luso e pela companhia de seguros Sagres. Hoje, recebe 6.750 euros por mês, mais carro com motorista, combustível (3.129 euros em 2009), telefone (881 euros) e despesas de representação (1.200 euros), num total anual de 99.710.

PRESIDENTE DO TURISMO DE PORTUGAL  - LUÍS PATRÃO
83.170

Luís Patrão, 55 anos, preside ao Turismo de Portugal desde Maio de 2006. Saiu directamente de São Bento, onde era chefe de gabinete de José Sócrates. depois de já ter desempenhado o mesmo cargo com António Guterres (de 1995 a 1999). Durante os governos de Guterres, foi ainda deputado e secretário de Estado da Administração Interna, mas saiu envolvido em polémica, juntamente com Armando Vara, por causa da criação da Fundação para a Prevenção e Segurança. Natural da Covilhã. Luís Patrão e, com o irmão, Jorge, amigo de Sócrates desde a juventude. A sua carreira foi praticamente só política. Profissionalmente, foi chefe de divisão e director de serviços do Instituto do Consumidor (1986-1989 e 2001-2004).

Até 2009, Patrão acumulou o salário do Turismo com o de membro do Conselho Geral e de Supervisão da TAP, onde, segundo dados de 2008, recebeu 7 mil euros mensais. Este salário tinha uma componente fixa, de 4 mil euros, a que acrescia uma parcela complementar de 3 mil euros por ser membro da comissão de sustentabilidade e governo societário. Em 2008, a comissão realizou 10 reuniões. Só a revelação pública desta acumulação de funções nos jornais o levou a abdicar em 2009 do ordenado na TAP, mantendo o do Turismo de Portugal.

COMITÉ DE ESTRATÉGIA DOS CTT  - LUÍS NAZARÉ
49.000

O primeiro cargo próximo do poder que Luís Nazaré desempenhou foi em 1995 como assessor de António Guterres para as áreas da indústria, comércio e turismo. Antes, estivera seis anos em França na Eutelsat, uma organização intergovernamental europeia de gestão de satélites. De 1998 a 2002, foi presidente da Anacom, por nomeação do PS. Nesse ano pertenceu à direcção de Ferro Rodrigues no partido. E em 2005 foi escolhido por Sócrates para liderara administração dos CTT, mas só quis fazer um mandato: Quando sal, o Estado fez muita questão de criar um novo órgão que eu acompanhasse, por uma questão de continuidade , explica. Chama-se Comité de Estratégia e foi formado propositadamente depois da saída de Nazaré. No último ano teve como actividades 23 reuniões, menos de duas por mês. E por essas reuniões, Luís Nazaré recebeu 3.500 euros vezes 14 meses. Ao mesmo tempo, é consultor da Deloitte, uma multinacional à qual os CTT encomendaram um plano de reestruturação da empresa. Apesar da sua ligação ao PS, do seu currículo no Estado, de o Governo ter criado um órgão nos CTT para que ele pudesse ocupar depois de deixara presidência da empresa, recusa ser considerado um boy: Não andei nas JS [Juventude Socialista] da vida. Nunca vivida política. Sou do PS. mas tenho tido a minha vida prejudicada por isso.

ADMINISTRADOR DA ERSE  - ASCENSO SIMÕES
188.839

Quem andou pela JS foi o ex-secretário de Estado da Administração Interna e da Agricultura. Ascenso Simões foi nomeado pelo Governo para vogal do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a 7 de Maio último. A ligação ao PS é antiga - aos 22 anos concorreu a deputado e aos 25 era secretário nacional da Juventude Socialista.

Licenciado em Ciências Empresariais, foi vereador da Câmara de Vila Real e presidente da distrital do PS entre 2000 e 2004. A sua distrital apoiou a candidatura interna de José Sócrates. A ligação à energia ocupa menos espaço no seu currículo: foi administrador de duas pequeníssimas empresas, a Luzfisa (Caldas da Rainha) e a Tecaprod (Vila Real) como exemplo, a primeira teve em 2009 proveitos de 49 mil euros. Ascenso ganha hoje, na ERSE, 13.488 euros por mês. Foi acusado, quando tomou posse, de não ter distanciamento para poder ser independente do Governo, o que uma entidade reguladora exige. O próprio contesta: O melhor remédio para qualquer suspeição é o exercício cabal das funções no respeito pela ética republicana e pela lei.

CHAIRMAN DA CIMPOR  - ANTÓNIO CASTRO GUERRA
285.384

VALOR GANHO PELO SEU ANTECESSOR
Ex-secretário de Estado da Economia, está como presidente da Cimpor por indicação Caixa Geral de Depósitos, que tem 9,6% da empresa. Castro Guerra é professor de Economia no ISEG e foi presidente do IAPMEI no governo de António Guterres. Esteve no IPIPE Investimentos e Participações. Passou ainda pela Brisa e pelo Taguspark. A Cimpor recusou divulgar o valor da sua remuneração, só admitindo fazê-lo no fim do ano, no Relatório e Contas, como a lei obriga. Mas, em 2009, o antecessor de Castro Guerra, Bayão Horta, recebeu 285.384 euros anuais, cerca de 20 mil euros por mês.
PRESIDENTE DA FLAD  - MARIA DE LURDES RODRIGUES
Não revela
José Sócrates não reconduziu Mana de Lurdes Rodrigues no Ministério da Educação, mas nomeou-a para a presidência da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento(FLAD). Pelo meio, a ex-ministra só precisou de fazer um curso de inglês para se preparar para as novas funções. Até então, a fundação (que apesar de ser privada vê o seu presidente ser nomeado pelo primeiro-ministro) tivera apenas um presidente, Rui Machete. A carreira de Maria de Lurdes Rodrigues resume-se em poucas linhas: começou a dar aulas no ISCTE em 1986 e foi ministra da Educação durante quatro anos. A sua nomeação foi criticada até por nomes do PS. O ex-ministro Medeiros Ferreira escreveu no seu blogue que por um simples critério de precedência e mérito, muito mérito , Mário Mesquita, que já pertencia à anterior administração, devia ser o sucessor de Machete. A FLAD não revela a remuneração dos membros da direcção.

CONSELHO FISCAL DA CAIXA SEGUROS  - MÁRIO LINO
26.821

VALOR GANHO PELO SEU ANTECESSOR
Vai apenas a algumas reuniões por ano e nem tem gabinete na Caixa Geral de Depósitos. Em compensação, Mario Lino recebe 26.821 euros por ano (este foi o valor recebido pelo seu antecessor, dado que, apesar de ser um banco público, a CGD recusa divulgar a remuneração do ex-ministro do PS). Lino não tem qualquer currículo na banca nem nos seguros, mas preside aos Conselhos Fiscais da Caixa Seguros, Fidelidade e Império (todas do grupo Caixa Geral de Depósitos). A CGD argumenta que é difícil encontrar candidatos para o Conselho Fiscal, porque isso impede qualquer outra ligação ao grupo CGD.
ADMINISTRADOR DA GALP  - FERNANDO GOMES
529.000

Foi presidente da Câmara do Porto, foi ministro da Administração Interna, foi deputado e, de repente, tornou-se administrador de empresas. Fernando Comes passou directamente do Parlamento para o Conselho de Administração da Galp, com um salário base de 349 mil euros, mais 30 mil euros de prémios, 88 mil euros em PPR e 62 mil euros em subsídios de renda de casa e deslocação, num total de 529 mil euros anuais. Foi nomeado já por José Sócrates e a proximidade entre os dois parece manter-se. De acordo com o Correio da Manhã, jantaram juntos em Agosto, ao lado de Joaquim Oliveira (dono da Controlinveste), no restaurante Veneza, em Paderne, Algarve. Sócrates escolheu uma mesa reservada e deu ordens para que as mesas ao lado não Fossem ocupadas.

PRESIDENTE E ADMINISTRADORA DA ANA - GUILHERMINO RODRIGUES
184.877
&
ALDA BORGES COELHO
109.486

Chama-se Alda Borges Coelho e passou automaticamente de directora da Federação Portuguesa de Rugby para vogal do Conselho de Administração da ANA, Aeroportos de Portugal. No currículo, tem uma particularidade: foi colega do secretário de Estado das Obras Públicas Paulo Campos na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Além do râguebi, Alda Coelho tem experiência em supermercados (Feira Nova e Jerónimo Martins) e na área do retalho (Gestiretalho) mas não em Conselhos de Administração.

Na ANA, não é a única administradora sem carreira na área dos aeroportos. António Guilhermino Rodrigues é militante socialista, amigo de Jorge Coelho, passou pela Carris, pelo Metro de Lisboa e foi secretário de Estado dos Transportes entre 1996 e 200i, nos Governos de António Guterres. Mas nunca trabalhou no sector da aviação. Até 2005. Quando o PS chegou ao poder, Guilhermino chegou a presidente da ANA. Hoje é ainda presidente da ANAM (aeroportos da Madeira), presidente não executivo da NAER (novo aeroporto) e administrador da ADA (administração de aeroportos). Na ANA, recebe salário, carro e telemóvel. Na ANAM, tem cartão de crédito (253 euros) e subsídio de deslocação (633 euros em 2009).

ADMINISTRADOR DA REN  - FERNANDO ROCHA ANDRADE
48.000

Fernando Rocha Andrade tem 39 anos, é assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, administrador não executivo e membro da Comissão de Auditoria da REN - Rede Eléctrica Nacional. Os cargos que ocupa na empresa do Estado implicam a deslocação aos escritórios duas vezes por més para participar noutras tantas reuniões fixas e a disponibilidade para participar em ev

 
 
O MELHOR EMPREGO DE PORTUGAL:
SER UM BOY DO SR SÓCRATES!
(basta entrar para a "J" e lamber algumas botas)




As contradições de Sócrates

Como a memória do povo é curta, é bom relembrar:




compilação feita pelo "31 da Armada"

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

reunião pública da CMA de hoje

Hoje fui à reunião pública de Câmara e, mais uma vez, comprovei que a atitude desta vereação, embora da mesma cor politica da de Sapinho, é totalmente diferente: nós temos não só o direito a exprimirmos os nossos problemas, como também, recebemos explicações lógicas e bem fundamentadas para a sua resolução.
Acabou, portanto, o ar arrogante e ditador com que éramos recebidos pelo antigo presidente.
Percebi que a CMA se debate com diversos problemas e talvez o principal seja o ter de mudar mentalidades (dentro e fora dos seus serviços).
Depois há as dividas herdadas (e que como todos sabíamos, comprometiam a tesouraria por diversos anos), os contratos mal feitos (alguns que nem chegaram ao conhecimento da Assembleia Municipal) e os cortes impostos pelo governo central.
Percebo o esforço que está a ser feito para trazer Alcobaça a bom porto e limpar a péssima imagem deixada pelos autarcas nos últimos 12 anos.

Mas vamos lá às boas noticias:

  • Paulo Inácio explicou a razão do atraso no pagamento aos fornecedores e disse que esperava a entrada de verbas entre 16 e 17 para regularizar as situações.
  • Vai haver a feira de S. Simão embora em moldes diferentes, ou seja, voltamos às raízes em que esta feira era a "feira dos passados e dos frutos secos" ( e desculpem a imparcialidade mas eu considero que, pelo menos para isso, a crise serviu: acabam-se as misturas e recuperamos a pureza do tradicional). Neste caso, VIVA A CRISE que serviu para elevar o espírito de S. Simão.
  • Os doces conventuais vão ter a sua edição (contrariamente ao especulado) e esperemos que com a mesma qualidade do ano anterior
  • As crianças do Bárrio vão ter uma escola condigna até ao inicio do próximo ano lectivo

NOTICIA MUITO IMPORTANTE
Paulo Inácio propôs novas regras para a derrama: empresas com facturação superior a 150 000 € passam a pagar mais 1% do que actualmente.
Em contrapartida, as empresas que facturem abaixo desse valor terão uma redução de 2%, ou seja, passam de 12% para 10%.
Bom sinal de preocupação com os pequenos e médios empresários.
Nesta matéria, há que realçar a boa postura do vereador Rogério Raimundo que votou a favor da medida. Evidentemente, a CDU quereria isenções mas, com os pés na terra e atento à crise, este vereador considerou que a CMA estava dar um sinal positivo na matéria.
Infelizmente, a posição do PS, pela voz do vereador Acácio Barbosa, não teve essa sensibilidade e votou contra. A justificação foi pouco clara e conseguiu meter os pés pelas mãos pois enquanto Rogério Raimundo lamentava que bancos e grandes superfícies comerciais não contribuíssem no pagamento deste imposto para beneficio do município, Acácio Barbosa respondeu como se se estivesse a falar do volume de facturação dos pequenos empresários

Acácio Barbosa fez um pequeno historial das promessas eleitorais de Paulo Inácio e fez um pequeno balanço, esquecendo, ou talvez não, que uma parte do "aperto" actual da CMA provém das leis incompreensiveis do primeiro-ministro que, por mero acaso até é do seu partido.

No entanto, esteve bem quando trouxe para esta sessão pública (e porque lá estavam os jornalistas regionais, sabia que isto se tornaria público) mais uma bronca sapinhista:

Em 9/01/99 a CMA compra o terreno da quinta da Cela (como todos se recordam, por 3.5 milhões para oferecer ao governo central, com vista à construção do novo hospital)
em 12/01/99 a CMA (novamente com a assinatura do sr Sapinho como representante do município) assina um contrato de comodato com os que 3 dias antes venderam o terreno permitindo que estes pudessem permanecer ou ceder a terceiros o uso da coisa.
O actual presidente da autarquia garantiu que, enquanto Presidente da AM (funções que desempenhava na altura) nunca tal documento lhe foi mostrado e que já procedeu à denúncia do mesmo.

Isto foi bom pois comprova-se que o tal sr Sapinho, punha e dispunha da coisa pública com ditadura, secretismo e que sonegava informação ao órgão fiscalizador (leia-se AM). Coloca-se uma outra questão: Quantos mais contratos estão nesta situação e sobre os quais a informação foi escondida da AM e do seu presidente?
Que mais contratos nestas circunstâncias estão a prejudicar os trabalhos deste executivo? Quais os interesses que moveram o tal sr Sapinho ao realizá-los (não esqueçamos que o tal sr era jurista)?

Agora entendo a necessidade de se trabalhar até altas horas da noite na CMA - perceber o buracão que herdaram e pensar em formas de remediarem estes casos não comprometendo os projectos próprios para o futuro.

domingo, 10 de outubro de 2010

despesas que podem ser reduzidas

suponho que o que abaixo se descreve seja uma milésima parte do que o PSD de PPC visa reduzir, a bem do  equilibrio financeiro que Sócrates destruiu:

Diário da República nº 28 - I série- datado de 10 de Fevereiro de 2010 - RESOLUÇÃO da Assembleia da República nº 11/2010.


Poderão aceder através do site http://WWW.dre.pt



Algumas rubricas do orçamento da Assembleia da Republica

1 - Vencimento de Deputados .................................................12 milhões 349 mil Euros


2 - Ajudas de Custo de Deputados.............................................2 milhões 724 mil Euros


3 - Transportes de Deputados ...................................................3 milhões 869 mil Euros


4 - Deslocações e Estadas .........................................................2 milhões 363 mil Euros


5 - Assistência Técnica (??) .......................................................2 milhões 948 mil Euros


6 - Outros Trabalhos Especializados (??) ....................................3 milhões 593 mil Euros


7 - RESTAURANTE,REFEITÓRIO,CAFETARIA...............................................961 mil Euros


8 - Subvenções aos Grupos Parlamentares................................................970 mil Euros


9 - Equipamento de Informática ................................................2 milhões 110 mil Euros


10- Outros Investimentos (??) ....................................................2 milhões 420 mil Euros


11- Edificios ...............................................................................2 milhões 686 mil Euros


12- Transfer's (??) Diversos (??)................................................13 milhões 506 mil Euros


13- SUBVENÇÃO aos PARTIDOS na A.. R. .................................16 milhões 977 mil Euros


14- SUBVENÇÕES CAMPANHAS ELEITORAIS ...........................73 milhões 798 mil Euros

NO TOTAL a DESPESA ORÇAMENTADA para o ANO de 2010, é :€ 191 405 356,61 (191 Milhões 405 mil 356 Euros e 61 cêntimos) - Ver Folha 372 do acima identificado Diário da República nº 28 - 1ª Série -, de 10 de Fevereiro de 2010.

sábado, 9 de outubro de 2010

valea pena partilhsr este email

«Exmo. Senhor Ministro das Finanças


Victor Lopes da Gama Cerqueira, cidadão eleitor e contribuinte deste País, com o número de B.I. 8388517, do Arquivo de identificação de Lisboa, contribuinte n.º152115870 vem por este meio junto de V. Exa. para lhe fazer uma proposta:

A minha Esposa, Maria Amélia Pereira Gonçalves Sampaio Cerqueira, vítima de CANCRO DE MAMA em 2008, foi operada em 6 Janeiro com a extracção radical da mesma.

Por esta ‘coisinha’ sem qualquer importância foi-lhe atribuída uma incapacidade de 80%, imagine, que deu origem a que a minha Esposa tenha usufruído de alguns benefícios fiscais.

Assim, e tendo em conta as suas orientações, nomeadamente para a CGA, que confirmam que para si o CANCRO é uma questão de só menos importância.

Considerando ainda, o facto de V. Ex.ª, coerentemente, querer que para o ano seja retirado os benefícios fiscais, a qualquer um que ganhe um pouco mais do que o salário mínimo, venho propor a V. Ex.ª o seguinte:

A devolução do CANCRO de MAMA da minha Mulher a V. Exa. que, com os meus cumprimentos, o dará à sua Esposa ou Filha.

Concomitantemente com esta oferta gostaria que aceitasse para a sua Esposa ou Filha ainda:

a) Os seis (6) tratamentos de quimioterapia.

b) Os vinte e oito (28) tratamentos de radioterapia.

c) A angústia e a ansiedade que nós sofremos antes, durante e depois.

d) Os exames semestrais (que desperdício Senhor Ministro, terá que orientar o seu colega da saúde para acabar com este escândalo).

e) A ansiedade com que são acompanhados estes exames.

e) A angústia em que vivemos permanentemente.

Em troca de V. Ex.ª ficar para si e para os seus com a doença da minha Esposa e os nossos sofrimentos eu DEVOLVEREI todos os benefícios fiscais de que a minha Esposa terá beneficiado, pedindo um empréstimo para o fazer.


Penso sinceramente que é uma proposta justa e com a qual, estou certo, a sua Esposa ou filha também estarão de acordo.



Grato pela atenção que possa dar a esta proposta, informo V. Exa. que darei conhecimento da mesma a Sua Ex.ª o Presidente da República, agradecendo fervorosamente o apoio que tem dispensado ao seu Governo e a medidas como esta e também o aumento de impostos aos reformados e outras…



Reservo-me ainda o direito (será que tenho direitos?) de divulgar esta carta como muito bem entender. E por isso peço a todos aqueles que receberem e lerem esta mensagem e se assim concordarem que enviem aos vossos amigos. Obrigado



Como V. Ex.ª não acreditará em Deus (por se considerar como tal…) e por isso dorme em paz, abraçando e beijando os seus, só lhe posso desejar que Deus lhe perdoe, porque eu não posso (jamais) perdoar-lhe.



Com os melhores cumprimentos,



Atentamente,

Victor Lopes da Gama Cerqueira.



CORDIALMENTE E A BEM DA NAÇÃO



Vale a pena partilhar..

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sócrates - o visionário

Um dia, Deus, muito insatisfeito com a humanidade e os seus pecados, decidiu pôr fim em tudo.


Deus reuniu então todos os líderes mundiais para comunicar-lhes pessoalmente a sua decisão de acabar com a humanidade em 24 horas.

Deus disse: "Reuni-vos aqui para comunicar que extinguirei a humanidade em 24 horas".

E o povo dizia:"Mas, Senhor..."

Nada de MAS, este é o limite, a humanidade vai abandonar a Terra para todo o sempre!

Portanto, voltem aos respectivos Países e digam ao Povo que estejam preparados. Têm 24 horas!

O primeiro a reunir o povo foi, OBAMA. Em Washington DC, através de uma mensagem à nação, OBAMA disse:

"Americanos, eu tenho uma boa notícia e uma má notícia para dar.
"A boa notícia é que Deus existe e que ele falou comigo". Mas, claro, já sabemos disso.
A má notícia é que esta grande Nação, o nosso grande Sonho, só tem 24 horas de existência. Este é o desejo de Deus".

Fidel Castro reuniu todos os cubanos e disse:

"Camaradas, povo Cubano, tenho duas más notícias.
A primeira é que Deus existe... sim, eu vi-o, estava mesmo à minha frente!!!
Estive enganado este tempo todo...
A segunda má notícia é que em 24 horas esta magnífica Revolução pela qual tanto temos lutado, vai deixar de existir."

Finalmente, em Portugal, José Sócrates dá uma conferência de imprensa:

"Portugueses, hoje é um dia muito especial para todos nós. Tenho duas boas notícias.
A primeira boa notícia é que eu, sou um enviado de Deus, um mensageiro, porque conversei com ele pessoalmente.
A segunda boa notícia é que, conforme constava do Programa do Governo e apenas em 24 horas, serão Erradicados para sempre o desemprego, o analfabetismo, o tráfico de drogas, a corrupção, a pedofilia, os problemas de transporte, água e luz, habitação, nada de burocracia, e o mais espectacular de tudo: O IVA vai acabar assim como a miséria e a pobreza neste País!!
O Governo cumpriu tudo o que prometeu!!!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Uma ideia para ajudar Portugal na contenção de despesas

Ajudem o deputado pobrezinho do PS

Estes boys (não passam disso mesmo) fazem o que podem, através de jogadas de bastidores, para que a concelhia os indique e a distrital os coloque a candidatos a deputados.
O que se segue foi retirado do papa açorda mas os meus  comentários têm em conta as manobras que percebi, durante o pouco tempo (e foi demasiado) que perdi dentro do PS.
Estes gajos dão-se ao luxo de dizerem que precisam da cantina para jantar porque 3700€ (mais ajudas de custo) não chegam para viver. O que diriam se, na sua casa, tivessem um agregado familiar de 5 pessoas em que, dos 2 adultos, 1 estaria no desemprego (sem direito a subsidio) e o outro recebesse o ordenado minimo (sujeito aos descontos de lei). Para "ajudar" e por ordem do seu patrão mor, não teria direito a abono para os seus 3 filhos.
Hipoteticamente, teria um emprestimo para habitação a pagar, os livros para os seus filhos estudarem (e poderem vir a ser, um dia, engenheiros "a sério").
Diga lá sr deputado, que faria com o ordenado de um professor que, tendo marido (ou esposa) no continente, tenha sido colocado na Madeira ou nos Açores...
Que faria sr deputado?
E não se esqueça de ter em conta que esta gente de que falo, é gente que trabalha e não é gente que apenas faz figura e carrega no botão para votar onde o patrão mandou.
Sr deputado, quantas intervenções fez, na AR, defendendo os interesses da região pela qual foi eleito? Em quantas comissões de trabalho esteve inserido?
Por favor, faça a média das vezes que carregou no botão votando para nos lixar a vida, divida pelo valor total que recebe e veja se Portugal tem capacidade para pagar tal inércia politico-profissional.
Sr deputado, por último, lembre-se que, enquanto reclama por uma cantina para jantar (ganhando uns miseros 3700€), há gente que não tem dinheiro para fazer uma refeição decente....
E, por último, Não seja um boy ingrato: pense que já stará, decerto, uma máquina a trabalhar dentro da concelhia do seu partido para lhe puxar o tapete e colocar no seu lugar um outro pasquim xuxalista.

Deputado PS lamenta que recebe pouco...


-



Crise: Parlamentar do PS eleito por Braga queixa-se das medidas do Governo

Deputado pede jantar na cantina

"Se abrissem a cantina da Assembleia da República à noite, eu ia lá jantar. Eu e muitos outros deputados da província. Quase não temos dinheiro para comer", afirmou Ricardo Gonçalves ao CM, repetindo o que tinha dito na última reunião do grupo parlamentar do PS, perante as medidas de austeridade do Governo.
O deputado socialista, que aufere cerca de 3700 euros mensais, reagiu assim ao corte de 5% que será aplicado de forma progressiva na Função Pública a quem recebe mais de 1500 euros. "Tenho 60 euros de ajudas de custos por dia. Temos de pagar viagens, alojamento e comer fora. Acha que dá para tudo? Não dá", referiu Ricardo Gonçalves para argumentar a sugestão que fez de a Assembleia da República abrir a cantina à hora do jantar.
Ricardo Gonçalves admite que lançou um repto irónico aos colegas de bancada, mas afirma que o assunto é sério, e que a classe política também é muito atingida pelas medidas de austeridade. "Estamos todos a apertar o cinto, e os deputados são de longe os mais atingidos na carteira", reafirma o socialista Ricardo Gonçalves.
O deputado ousou até discutir o assunto com José Sócrates. "Até foi uma discussão muito forte. Disse--lhe que as medidas já deviam ter sido aplicadas há mais tempo e que ele tem de explicar muito bem aos portugueses porque é que as contas de 2010 ainda não estão certas". referiu Ricardo Gonçalves.

Cunhada de Sócrates é assessora na EPAL

Mais uma.... Não podemos continuar a ignorar os boys!
(retirado do blog papa açordas)



-A EPAL, empresa pública tutelada pelo Ministério do Ambiente, contratou em Junho deste ano, já em plena derrapagem das contas públicas, a cunhada do primeiro-ministro para assessora do conselho de administração. A admissão de Mara Mesquita Carvalho Fava, irmã de Sofia Fava (ex-mulher de José Sócrates), nos quadros da EPAL ocorreu após quase dois anos como trabalhadora da empresa a recibos verdes. A cunhada de José Sócrates terá um salário mensal bruto de 2103 euros, acrescido de 21,5% do ordenado por isenção de horário de trabalho.

O ingresso de Mara Fava nos quadros da EPAL foi revelado pelo próprio jornal da empresa: na edição de Junho de 2010 do ‘Águas Livres’, na coluna Movimento de Pessoal, indica-se que foram admitidas Mara Fava e Mariana Barreto Dias de Castro Henriques, mulher de Jorge Moreira da Silva, ex-secretário de Estado do Ambiente, ex-consultor do Presidente da República e vice-presidente do PSD. A EPAL diz que "a admissão das duas funcionárias referidas fez-se de acordo com as regras em vigor na empresa e de acordo com a avaliação do curriculum e desempenho efectuada pelos serviços respectivos". E frisa que, "desde 2005, foram admitidos na empresa 111 novos colaboradores".

Como Mara Fava é irmã da ex-mulher do primeiro-ministro e o presidente da EPAL, João Fidalgo, foi nomeado para este cargo no primeiro Governo de José Sócrates, em 2005, o CM tentou saber junto do gabinete do chefe do Executivo se Sócrates tinha conhecimento do ingresso de Mara Fava na EPAL. Até ao fecho desta edição, não obteve resposta.

A Comissão de Trabalhadores, em resposta ao CM, assume que o assunto "é falado entre os trabalhadores da EPAL e em termos nada abonatórios para os envolvidos directa ou indirectamente na sua admissão, assim como para a justificação do vencimento mais isenção de horário de trabalho".

Tudo porque, diz, essas pessoas "foram admitidas com a categoria de assessoras, para assessorar um assessor do conselho de administração para a organização do Arquivo Histórico da EPAL, com um vencimento muito superior a qualquer admissão vulgar de início e isenção de horário de trabalho".

sábado, 2 de outubro de 2010

Sócrates promovido

O homem já não é um cromo - é um autocolante!
 Colou-se à cadeira mas não percebeu que esta só tinha 3 pernas. A que faltava era a da maioria absoluta que, alguns portugueses mais atentos, lhe recusaram.
A história deveria dar alguns ensinamentos: Salazar caiu da cadeira, Hitler enlouqueceu depois de usurpar uma cadeira, Bush serviu-se da cadeira para inventar uma história que lhe permitisse tomar um país rico em petróleo.
Sócrates foi mais comedido: no topo da sua loucura, achou que podia tomar Portugal mas, ao contrário dos 2 que citei em 1º lugar (e que temos razões para detestar por todos os crimes cometidos em nome de algo que eles seguiam), decidiu seguir a estupidez politica de Bush.
Destruiu as finanças, colocou dinheiro em bancos privados (fazendo com que os portugueses tesos pagassem aos ricos por uma má gestão do banco que escolheram), dá dinheiro a quem não quer trabalhar e tira a quem, por causa da sua gestão ruinosa, ficou desempregado...
Esteve envolvido em diversos escândalos políticos e jurídicos...
teimou em comprar chaimites e carros de luxo (porra, 140 000 euros) para receber um chefe de estado?...
tgv e nova ponte quando deixamos de ter dinheiro para a gasolina?
congelar pensões a quem só recebe 240 euros para viver 30 dias?
Um Iva que, de repente passa de 20 para 23% (espaço de 60 dias)?
Que não paga a fornecedores?
Que corta nas verbas às autarquias e que, por estarem mais perto das populações, sabem mais sobre as suas necessidades?

Sócrates não andou de cavalo para burro - foi promovido a BURRO OFICIAL deste país, sempre empurrado e levado em ombros pelos boys que pretendem uma migalha de um tachinho, ou por uns asnos que ainda lhe vão dando os votos para, num acto politico homossexual, os lixarem pelo traseiro...

Sócrates é promovido a Bush (sem direito a uma secretária de vestido vermelho) e Portugal, em breve, será uma ruína comparada com o Iraque, até porque, não se vislumbra um Obama por estas bandas.

Dia 5 de Outubro vai ficar marcado pela "matança do porco" (ver página no facebook) e todos temos de mostrar que o porco (desculpe o animalzito que não tem culpa) não vence o Homem.