Também o PS questionou sobre o que tem sido feito para promover o turismo no concelho.
Muito foi apresentado pelo executivo camarário.
Quanto ao Museu do Vinho, Paulo Inácio afirmou que começa a haver um entendimento para se resolver esta situação. O facto é que, só agora se percebeu que a propriedade não está registada e que isso, como é óbvio, é necessário para uma transferência.
Quanto aos planos turisticos, o Presidente referiu que o grande referencial é o Mosteiro de Santa Maria mas que pretendem apostar num turismo ambiental : a serra, os rios, as lagoas, as praias...
Refere um projecto (que será para longo prazo e que, por enquanto, é apenas "um desejo" da Autarquia - a Mata do Vimeiro.
Outro atractivo turistico passará por dar a conhecer bem o Convento de Cós (se os alcobacenses o conhecerem bem, é mais fácil projectá-lo para fora do concelho).
Confessou que um bom evento pode ajudar neste intento. Tentou-se trazer para Cós o presépio que se encontra em Penela e que é executado por um alcobacense mas, infelizmente, ainda existe um contrato com o Presidente da Câmara de lá. Espera-se trazê-lo numa futura contratação (e Alcobaça será pretendente prioritário).
Aljubarrota terá, também, um papel de destaque no turismo do concelho. Paulo Inácio refere que a marca Aljubarrota foi-nos dada pelos nossos antepassados e que temos de a explorar apostando no potencial que estas freguesias têm.
De salientar que existe um projecto para a requalificação de Cós e de Aljubarrota e que querem garantir o fundo comunitário. "São duas apostas muito importantes para o concelho e para o turismo!" - disse Paulo Inácio.
Os projectos estão pensados e consolidados. o arquitecto Matias tem reunido com os Presidentes Amilcar Raimundo, José Lourenço e Álvaro Santo.
Em tom de brincadeira (e até parece ter escutado a minha conversa horas antes com o Presidente José Lourenço), Paulo Inácio refere que, agora com o petróleo, parece que, pela segunda vez, Aljubarrota vai resolver os problemas da Independência Nacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário