-Havia respeito e garantias para os arguidos. Hoje são garantias formais, que não valem nada na prática. No caso Casa pia as pessoas estão presas há um ano sem saberem porquê. Pode haver pessoas inocentes ou culpadas...
...deviam ser presumíveis inocentes.
Deviam ser. Mas são presumíveis culpados, por isso estão presos. Podiam estar com uma caução, com uma pulseira electrónica, com a obrigatoriedade de não se ausentar... Mas não: estão presos e já a cumprir pena. Mesmo sem terem sido julgados. Depois ficam todos muito revoltados quando digo que os nosso tribunais se assemelham aos tribunais do Santo Ofício do que tribunais no Estado de Direito.
Vejam o que disse uns aninhos mais tarde:
Marinho Pinto considera "exagerada" referência de Carlos Cruz a tribunais plenários
Bastonário da Ordem dos Advogados diz que o aruido no processo Casa Pia exagerou ao comparar o julgamento que o condenou a sete anos de prisão aos tribunais plenários anteriores ao 25 de abril.
Lusa
13:32 Sábado, 4 de Setembro de 2010
Então, Senhor Bastonário? O que mudou? Terão sido os tribunais que actuavam antes do 25 de Abril? Os actuais não foram, decerto!...
A diferença estará entre a cosntactação ser sua ou de alguém que proclama injustiça nos nossos tribunais e má investigação no MP?
Sem comentários:
Enviar um comentário