Com a devida autorização do meu amigo Acácio Ribeiro, aqui ficam as noticias fresquinhas de Turquel:
PELO CORRESPONDENTE DE TURQUEL : ACÁCIO RIBEIRO
A EFECTUAR PESQUISAS GEOFÍSICAS NO CONCELHO DE ALCOBAÇA
Mohave Oil & Gas realiza testes sísmicos à procura de petróleo no concelho Alcobaça
A empresa Mohave Oil & Gas Corporation está a colocar num raio de 160 Km no concelho de Alcobaça, que se situa a norte entre Alpedriz e Pedreiras e a sul entre a freguesia da Cela e Turquel, várias “estações de recepção” de pesquisas geofísicas, que irão receber informação do sub-solo, através da sua vibração por máquinas que estarão colocadas em pontos estratégicos. Estes recolhas de informação para determinar a geometria do sub-solo através da elaboração de uma cartografia são um meio complementar de diagnóstico que irá permitir entre outras coisas averiguar se existe ou não petróleo ou gás no concelho de Alcobaça. Estes estudos vêm no seguimento dos que a empresa efectuou no final de 2010 nos concelhos de Mafra e Torres Vedras. Segundo Rui Vieira, “completaram já cerca de 35% do projecto correspondente a 3000 pontos de emissão.
Apesar do trabalho de campo terminar em finais de Março, só depois será feita a análise detalhada dos resultados e estes só serão conhecidos daqui a cerca de 6 meses”.
O geólogo revelou também que a receptividade das pessoas tem “sido boa, uma vez que fizemos contactos personalizados antes de iniciar o processo e explicámos o que iria acontecer.” Relativamente aos estudos que irão ser efectuados na área do Mosteiro de Alcobaça, Rui Vieira salientou que apenas a colocação de estações de recepção (sondas de exploração sísmica) serão colocadas nas proximidades, e que as máquinas que irão fazer a vibração do solo serão “colocadas a uma distância de 500m do Mosteiro”. Estes estudos sísmicos a efectuar na zona do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foram aprovados, por unanimidade, pelo executivo camarário.
No entanto, a realização dos testes na cidade encontra-se condicionada, uma vez que a decisão final está dependente do parecer favorável do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico. Por sua vez, a autarquia autorizou os testes sísmicos desde que sejam feitos num raio de 500 metros afastado do Mosteiro de Santa Maria e do Centro Histórico, para minimizar os riscos de danos no monumento Património da Humanidade.
A GNR acompanha os veículos e as equipas que fazem a prospecção petrolífera de forma a garantir a realização dos trabalhos em segurança e a fluidez de trânsito.
PESSOAS SÃO INQUIRIDAS POR ELEMENTOS CREDENCIADOS
Censos 2011 no concelho de Alcobaça estão a ser feitos nos meses de Março e Abril
O centro da operação do Município de Alcobaça dos Censos 2011 — XV Recenseamento Geral da População e V Recenseamento Geral da Habitação — que este ano conta com a presença de muitos licenciados que não conseguem arranjar emprego, está instalado na zona pedonal junto à ponte sobre o Rio Alcoa, na antiga “Sapataria Norte”. O coordenador regional do processo, Luís Peres Pereira refere que esse é, “infelizmente”, um sinal dos tempos que o país actualmente vive, mas por outro lado poderá também ajudar o projecto a ter um ainda melhor tratamento da informação recolhida pelos recenseadores, tendo em conta as suas habilitações académicas. Estes por sua vez estão identificados de forma a evitar que haja algum aproveitamento por parte de pessoas mal intencionadas / burlões. O Presidente da Autarquia, Paulo Inácio, é o responsável pela organização, coordenação e controle das tarefas, sendo coadjuvado pelo Técnico Municipal, Alexandre Quadrio. As Juntas de Freguesia, na pessoa do seu Presidente ou na pessoa em que delegar, asseguram a execução das operações no terreno. A equipa é ainda constituída por um Delegado Regional, Luís Peres Pereira, e por duas Delegadas Municipais, Marta Oliveira e Sofia Saraiva. A distribuição dos questionários será feita entre 7 a 20 de Março, havendo a possibilidade de, pela 1.ª vez, o seu preenchimento ser feito via internet, de 21 de Março e 10 de Abril. A recolha em papel está prevista para os dias 28 de Março e 24 de Abril. A cada cidadão será atribuído um código de preenchimento para acesso à internet. Os formulários serão disponibilizados aos munícipes na sua Junta de Freguesia, na Biblioteca Municipal de Alcobaça e ainda na Escola Adães Bermudes, que serão postos para o seu preenchimento online. “Ao responder aos Censos, cada cidadão está a “contar” para a “fotografia” da população e do parque habitacional. Essa fotografia só terá qualidade se reflectir a realidade de todos e de cada um. Ao não responder, estará a impedir a nitidez e o rigor do retracto do País e do seu Município, falseando as estatísticas, com consequências nas perspectivas futuras e na elaboração de qualquer instrumento de ordenamento e planeamento, e nas medidas que, a partir deles, vierem a ser tomadas nas áreas sociais, económicas e políticas”. O Instituto Nacional de Estatística lembra “ao responder aos Censos está a exercer simultaneamente um direito e um dever de cidadania”.
Cronograma de intervenção local:
De 28 de Março a 24 de Abril – recolha de formulários em papel;
Até 16 de Maio - Certificação da recolha e entrega no INE.
Toda a informação em http://www.censos2011.ine.pt
TURQUEL
TODOS DERAM O SEU CONTRIBUTO PARA VIVER O FANTÁSTICO DIVERTIMENTO
Festival concelhio de folclore no Mira-Serra onde não faltou animação e momentos autênticos
O folclore esteve mais uma vez ao rubro nesta localidade. Este ano foi o Rancho Mira-Serra de Louções - Turquel, que organizou na sua sede em Louções no dia 17 Abril o Festival de Folclore concelhio de Alcobaça. Depois da entrega das lembranças actuaram os seguintes ranchos folclóricos: R.F. Mira-Serra de Louções, R.F. das Rosas do Casal Pinheiro e Fragosas, R.F. do Vimeiro, Grupo Regional de Folclore da Benedita, R.F. Casais de Santa Teresa, R.F. do Acipreste, R.F. do Centro Cénico da Cela, R.F. dos Moleanos, R.F. e Etnográfico Flores do Baça dos Casais da Vestiaria, R.F. e Etnográfico Papoilas do Campo da Cela Velha. Não faltou estímulo para a criação e enriquecimento deste tipo de cultura que nos últimos anos nos tem surpreendido. É espantoso ver a enorme quantidade de grupos desta região que se dedicam ainda a esta arte. Nesse mesmo dia mas à noite decorreu no Salão Mira-Serra um baile animado pelo “LF Music”. Em termos de animações populares nas colectividades da freguesia de Turquel nos últimos tempos também se realizaram bailes no salão da ARC Maré em Redondas denominado “A Festa é Delas” no dia 02/04 com o grupo musical “Os Lords” e do “hóquei feminino” no dia 16/04 com “LF Music” e uma Matiné em Casal Val Ventos no dia 03/04 com “LF Music”. A Primavera chegou e com ela a natureza embeleza-se para saudar o bom tempo e as festas que se fazem por este Portugal fora.
A INFORMAÇÃO AO SERVIÇO DA COMUNIDADE
Turquel sorrindo: Um olhar sobre o mundo circundante
EDUCAÇÃO EM ESTUDO E EM AFIRMAÇÃO – O Agrupamento de Escolas da Benedita está a levar a cabo aquilo a que chamaram de “Fim de Tarde com a Matemática”. A iniciativa já passou pela Escola Básica 1 de Turquel com jogos para fazer pensar miúdos e graúdos, para lhes mostrar que a Matemática está presente em muito do que fazemos no dia-a-dia e que pode ser muito divertida. Proporcionou algumas horas de divertimento aos mais novos. Foi maravilhoso ver a habilidade dos pais entusiasmados pelos pequenos ali presentes, que iam manifestando o seu grande contentamento, à medida que o jogo ia sendo terminado. Não faltou a bela interacção entre pais e filhos e entre crianças e educadoras na elaboração dos jogos. A Escola Básica 1 do Ardido é a única da freguesia de Turquel que integra a 3.ª edição do projecto Geração Depositrão. Boa lição!
ARTE COM ALMA - Uma exposição com trabalhos de tapeçaria da tapeçarista Júlia Ramalho esteve patente na Galeria de Arte do Centro Comercial “Dolce Vita Tejo” na Amadora. A mostra naquele Shopping Centre representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido por esta autodidacta, que tem denotado especial interesse pelo artesanato e nomeadamente por esta vertente.
NOTA: A foto foi enviada / entregue pela própria visada.
LEGENDA: Exposição das tapeçarias de Júlia Ramalho no Dolce Vita Tejo na Amadora.
COLUNA ECONÓMICA - Depois de ter conseguido bons resultados no ano anterior os licores, doces e compotas da Cisterdoce voltaram à Feira Alimentária & Horexpo 2011 que se realizou na FIL, Parque das Nações, em Lisboa de 27 a 30 de Março. Foram expostos alguns dos seus produtos regionais nomeadamente a Alcofa de Alcobaça. Sobre o assunto, a empresária Cidália Tomás, confessou que “o público prefere comprar um conjunto de produtos regionais para uma família inteira. Os preços deste cabaz podem variar, consoante o número de peças podendo atingir valores entre os 20 e os 25 euros contudo a maioria das vendas andaram em média entre os 10 e os 12 euros” referiu.
VIVER A IGREJA - A Unidade Pastoral da Serra, que inclui as Paróquias de Benedita, Turquel e Évora de Alcobaça, promoveu nestas localidades uma série de colóquios subordinados ao tema “Introdução à leitura orante da Palavra”. Esta acção já decorreu em Turquel na noite do dia 16/02.
INFORMAÇÃO E NOTÍCIAS SOBRE A PARTICIPAÇÃO EM PROVAS
HC Turquel volta a dominar no regresso auspicioso às Danças Desportivas
SENTIR A DANÇA – Disputou-se no dia 19/03 em Santarém a 2.ª jornada do Campeonato Regional de Santarém de Dança Desportiva. Registou-se o regresso à competição de alguns pares ausentes na 1.ª jornada, e, com as equipas já próximas da sua máxima força o HC Turquel voltou a alardear superioridade, vencendo folgadamente quer em Clássicas quer em Latinas. Com os pares mais consagrados a sentirem algumas dificuldades, face à forte competição nos seus escalões, foi a consolidação dos progressos dos mais jovens o factor decisivo na vitória. Em juvenis I os pares turquelenses Rodrigo Pereira / Maria Rita e Eduardo Caetano / Beatriz Constantino, ambos oriundos da Maiorga, revezaram-se na vitória em Latinas, e parecem dispostos a discutir o título entre ambos, enquanto nas Clássicas o par Gonçalo Moreira / Matilde Ezequiel bisou o triunfo e se destacou na geral. Em juvenis II as coisa estão mais complicadas, mas em Juniores I Turquel volta a dominar, com António Ribeiro / Adriana Lopes liderando em Latinas, e Gabriel Branco / Alícia Bianchiessi em Clássicas. Em juniores II Tiago Henriques / Andreia Marque confirmam-se favoritos entre os iniciados, enquanto Bernardo Venceslau / Jéssica Silva são líderes naturais na categoria Open em ambas as modalidades. Destaque para o par nazareno Sílvio Varino / Jéssica Delgado, que nesta sua 2.ª participação conseguiu com mérito a sua 1.ª vitória, na categoria adultos iniciados, festejada com uma lagrimazita que, da forma como treinam ameaça repetir-se muitas vezes. O domínio avassalador de Turquel está bem expresso na classificação colectiva, onde comanda com 136 pontos de avanço em Clássicas e 145 em Latinas, relativamente à Newstar, 2.ª classificada (confortável em Clássicas, com 145 pontos de avanço sobre a Azerveira, mas muito pressionada em Latinas por Tremês, apenas a 9 pontos). O Regional prosseguirá no dia 30 de Abril, mas antes disso, vários pares turquelenses irão disputar a 2.ª eliminatória do Circuito Nacional, que terá lugar no dia 16 de Abril no Bombarral.
NOTA: Avelino Lopes do HCT informa que fotografias amadoras da jornada para publicação estão disponíveis em https://picasaweb.google.com/asousalopes/03_19Santarem e que poderão ser solicitadas fotos profissionais a marta.calapez@sapo.pt .
HÓQUEI SENIOR – O avançado Diogo Rafael (SL Benfica), 21 anos, é um dos 10 jogadores de Portugal que vão lutar pela revalidação do trofeu no Torneio de Montreux (uma preparação para o Mundial que se realiza na Argentina em Setembro), que se disputa de 20 a 24 de Abril, naquela cidade Suíça. Será uma estreia na Selecção Nacional “A” para o jovem turquelense que declarou “para mim ser convocado para a selecção principal foi uma grande surpresa, mas ainda bem que aconteceu. É um orgulho enorme e o reconhecimento do meu trabalho. Espero dar o meu melhor”. Para o seleccionador Rui Neto “espero que corresponda à confiança que depositámos nele e que seja uma mais-valia”. Diogo Rafael é um dos melhores hoquistas nacionais da sua geração e têm sido presença assídua nas selecções jovens.
VIDA FUTEBOLÍSTICA - A UD Turquel têm vindo a intensificar a aposta nas camadas jovens. No escalão de traquinas (atletas nascidos em 2002 e 2003) inserido no Grupo A com as equipas do Bombarralense e do Sporting CP participou no VIII Torneio de Futebol Infantil 2011 do SCE Bombarralense realizado no Estádio Municipal do Bombarral. Foi uma grande festa do desporto jovem! De referir que em juvenis masculinos a UDT foi penúltimo classificado na Série E da 1.ª fase e por isso não se apurou para a 2.ª fase do Campeonato da 1.ª Divisão Distrital. Luís Rodrigues, André Silva e Rafael Filipe, 3 jogadores da U. Turquel foram chamados aos trabalhos da selecção distrital de sub-14 que treinou no Campo Luís Duarte em Caldas da Rainha.
BTT EM FORÇA – O turquelense Daniel Marques, regressou à competição de orientação em BTT participando no Open de Sesimbra, prova pontuável para o ranking mundial da modalidade. O atleta que dominou a orientação em BTT ibérica durante uma década, esteve em destaque pois foi 2.º classificado.
CARVALHAL DE TURQUEL
OCORRÊNCIAS POLICIAIS
Criança atropelada por viatura e outros
Uma criança de 12 anos foi, na manhã do dia 31/03, atropelada em Turquel, tendo ficado “ligeiramente ferida”. O alerta chegou ao quartel dos Bombeiros da Benedita passavam 5 minutos das 8 horas da manhã, explicou António Santos, comandante do corpo de voluntários. Chegados ao local os dois elementos da corporação trataram de transportar, de ambulância, o menor para o Hospital de Santo André em Leiria, onde veio a receber assistência hospitalar; No dia 17/03, em Turquel, foi elaborado expediente por condução de ligeiro sob efeito de álcool, apresentando uma taxa de 1,28 gr/l.
NOTA: A foto está em: http://www.regiaodeleiria.pt/2011/02/homem-atropelado-por-camiao-no-ic2-ficou-gravemente-ferido/
O ALCOA rectifica e pede desculpa
Na edição n.º 2225 de 14/01/2010 no artigo “Diversas ocorrências na área da GNR” publicada na secção do Carvalhal de Turquel, página 6, onde se lê “Um morador da Moita do Poço apresentou queixa contra a Junta de Freguesia de Turquel (JFT) pois viu no dia 22/12 uma das suas viaturas identificadas a roubar sinais de trânsito no IC2 e já informou também a Estradas de Portugal do sucedido” devia ler-se “Um morador da Moita do Poço apresentou queixa contra a JFT pois viu no dia 22/12 uma das suas viaturas identificadas a retirar sinais de trânsito no IC2 e já informou também a Estradas de Portugal do sucedido”, que é o correcto. Aos visados em especial à JFT a Direcção do jornal “O ALCOA” e o autor do artigo pedem desculpa pelo equívoco.
NOTA: É favor publicar este artigo na próxima edição sem falta e na secção do Carvalhal de Turquel. Obrigado. Acácio Ribeiro.
O ALCOA DESPORTIVO
HÓQUEI EM PATINS
HCT CONTINUA EM ALTA E A SUPERAR OBSTÁCULOS ESTA TEMPORADA
HC Turquel com classe, patina bem, leva a melhor e mantém trilho de vitórias
Resultados do HCT:
C.N. 2.ª Divisão - Sul e Ilhas
23.ª Jornada: Biblioteca IR – HC Turquel 0-6
C.N. Feminino – Apuramento de Campeão
5.ª Jornada: HC Turquel – CH Carvalhos 5-2
C.N. Juniores – Sul C
8.ª Jornada: HC Turquel – UDC Nafarros 14-3
9.ª Jornada: SC Tomar – HC Turquel 5-5
C.N. Juvenis – Sul C
8.ª Jornada: HC “Os Tigres” Almeirim – HC Turquel 3-7
9.ª Jornada: HC Turquel – J Ouriense 8-4
C.N. Iniciados – Sul C
8.ª Jornada: CRC “Os Águias” Memória – HC Turquel 1-3
9.ª Jornada: HC Turquel – Sporting CP 0-1
C.N. Infantis – Sul C
8.ª Jornada: HC Turquel – HC Sintra 4-6
Taça de Portugal Feminina
Quartos-de-final: HC Turquel – HC Marco 6-0
2.ª DIVISÃO MASCULINA DE HÓQUEI AO RUBRO
HCT envolvido na luta pela subida ganha e permanece no 2.º posto da classificação
Depois de ter somado a maior goleada da temporada sobre os açorianos do Santa Clara por 18-5, o HC Turquel, 2.º classificado da disputadíssima Zona Sul e Ilhas da 2.ª Divisão Nacional, realizou o aliciante dérbi (transmitido em directo na TV on-line do HCT como vêm sendo hábito em todos os jogos) com a Biblioteca em Valado de Frades, jogo da ronda 23, dada a rivalidade entre os clubes (as 2 melhores equipas de hóquei do distrito de Leiria) e o bom momento de forma de turquelenses e valadenses (7.º). Uma partida muito importante nas contas da subida que poderia levar a mudanças no topo da tabela o HCT venceu folgadamente por 0-6 num pavilhão completamente cheio, repleto de um público vibrante, na sua maioria afecto às cores alvinegras. Nota positiva para os três da frente, que passaram com distinção nos respectivos testes. Um trio de equipas onde se inclui no lote o Tigres de Almeirim que comanda, seguido do Turquel (vice-líder) e Paço de Arcos (3.º) não desperdiçam as vitórias, está a fugir às demais e confirmam o estatuto de favoritos e sérios candidatos à subida no que se avizinha como uma empolgante luta até ao final. O 4.º posto pertence à AD Oeiras. Qualquer uma destas equipas, trabalha com esse objectivo e tem excelentes jogadores. Entretanto o HC Turquel foi eliminado da Taça de Portugal de seniores masculinos ao perder na recepção ao Juventude de Viana da I Divisão, por 4-2 em partida (enorme falange de apoio) a contar para os 1/16 final. O HCT não conseguiu o apuramento e não segue para os oitavos de final.
NOTA: A foto está em: http://www.hct.pt/publicidade/fazer-parte-da-historia
LEGENDA: Sobre o slogan “Vêm fazer parte da história!” o HCT lançou uma campanha publicitária que têm como objectivo ajudar a fortalecer a sua imagem como clube de referência no panorama regional.
ALTURA VITAL PARA OS FEMININOS DO HC TURQUEL
HCT está entre as 8 equipas apuradas para Fase Final do Campeonato Nacional
Depois de alguma desorientação numa fase importante do nacional feminino, o HC Turquel mostra agora que ainda têm uma palavra a dizer na discussão do título nacional (uma oportunidade imperdível!). A turma de Luís Rosa ascendeu ao 3.º lugar depois de obter um importante triunfo em Gulpilhares por 2-4. Na 5.ª jornada as turquelenses defrontaram o Carvalhos e festejaram a conquista dos 3 pontos ao derrotarem em casa por 5-2. Foi uma estreia a vencer em casa nesta fase. O líder é o Boliqueime. As 8 equipas apuradas estão a lutar pelo apuramento de campeão. São muitas as mudanças em relação ao ano passado nestas lides da fase final: de referir as estreias da AD Sanjoanense e da AA Coimbra e o regresso da ACR Gulpilhares e do Externato S. Filipe. CH Carvalhos, HC Turquel, GDR “Os Lobinhos” e CD Boliqueime repetem a presença. Tendo em conta a prestação alcançada na 1.ª fase (ficam invictas), tudo indicava que seria possível chegar ao título nacional. Em partida referente aos 1/4 de final da Taça de Portugal Feminina receberam o HC Marco e como venceu por 6-0 irá ter como adversário no encontro das meias-finais a disputar no dia 25/06 o ACR Gulpilhares. O HCT é já um semifinalista e volta a estar representado na Final-Four, depois de 2010! Classificação Final da Zona Sul do Campeonato Nacional Feminino: 1.º HC Turquel 46 pontos, 2.º GDR “Os Lobinhos” 33, 3.º CD Boliqueime 32, 4.º Externato São Filipe 31, 5.º UDC Nafarros 28, 6.º FC Alverca 19, 7.º AC Tojal 10, 8.º HC Portimão 8, 9.º SC Tomar 4.
NOTA: A foto está em: http://www.desportonalinha.com/?action=article&id_article=7484
LEGENDA: A equipa feminina do HC Turquel é o vencedor da Supertaça 2009-2010
HCT ESTÁ A DISPUTAR UM PATAMAR SUPERIOR NO HÓQUEI JUVENIL
Nacionais Jovens Época Desportiva 2010-2011 para o clube de Turquel
O HC Turquel falhou a conquista dos títulos regionais nas camadas jovens mas já está a disputar os campeonatos nacionais. Os turquelenses estão a ter uma modesta prestação nos nacionais jovens praticamente em todos os escalões averbando alguns resultados negativos. Em juniores (3.º) dificilmente seguirá em frente estando já dependente de terceiros para terminar no 2.º lugar. Em juvenis (5.º) tem o apuramento para a fase final em risco. Em iniciados (2.º) estão a um passo de garantir o apuramento. Em infantis a equipa alvinegra (4.º) ainda luta pelo possível objectivo até porque o HCT pretende obter resultados positivos todas as épocas em que entra em competição!
Classificação Final do Campeonato Regional de Infantis: 1.º HC Santarém, 2.º HC Turquel “A”, 3.º SC Tomar; 11.º A Alcobacense CD; 16.º HC Turquel “B”.
NOTA: A foto está em: http://cartaoazul.blogspot.com/2010/02/nao-havia-necessidadezz.html
FUTSAL
HCT FICOU AFASTADO DA TAÇA DISTRITAL
No campeonato teve alguns deslizes que foram aproveitados pelos seus perseguidores
O HCT dividia o 1.º lugar do campeonato em igualdade pontual com o Catarinense quando na 16.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital Zona Sul a BIR travou o líder isolado num dérbi intenso que terminou num empate a 3-3. Com este desfecho os turquelenses foram ultrapassados no topo da tabela pelo Sp. Estrada e baixaram ao 2.º lugar. O destaque da 17.ª jornada foi para o jogo entre o primeiros classificados: Sp. Estrada – Hóquei C. Turquel que acabou empatado 1-1 e assim foi alcançado pelo Olho Marinho na 2.ª posição. Os 3 primeiros estão agora separados por apenas 1 ponto. Na 18.ª jornada o HCT voltou a ceder uma igualdade no Bombarralense por 2-2 e baixou ao 3.º lugar, mas mantém as aspirações intactas no que diz respeito à luta pela subida. A pressão mantém-se. No HCT Bruno Silva é a principal estrela sendo o melhor marcador da região com vários golos apontados. Nos oitavos de final da Taça do Distrito de Leiria de Futsal o H. Turquel (1.ª Divisão) recebeu no seu pavilhão o Santa Eufémia (Divisão de Honra). A vantagem foi para os forasteiros por 1-3. Acabou-se assim o sonho dos turquelenses de avançar na competição!
LEGENDA: HCT avança em alta com emoções fortes.
FUTEBOL FEMININO
A CUMPRIR A 1.ª TEMPORADA NAS COMPETIÇÕES DISTRITAIS DE LEIRIA
Femininos da UDT conquistaram a 1.ª vitória oficial da época e ocupa a 6.ª posição
Na ronda inicial as turquelenses tinham-se deslocado ao GD Peso, de onde saíram goleadas por 4-0. Na 2.ª jornada do Campeonato Distrital de Futebol 7 Feminino da AF Leiria a UD Turquel recebeu a ACR Maceirinha com maior experiência nestas andanças e voltou a perder por 1-2, tendo-se estreado a marcar na prova. Novo jogo, nova derrota. Na 3.ª jornada a equipa de futebol feminino da UDT deslocou-se ao Norte do Distrito onde defrontou o GDR Boavista e somou nova derrota por números expressivos: 8-0. Em encontro a contar para 4.ª jornada novo desaire com o SCE Bombarralense por 2-4. A última posição pertence agora à formação de Turquel que não têm tido argumentos para contrariar a superioridade dos seus adversários. Na 5.ª jornada o Regueira de Pontes (penúltimo) e Turquel (último) repartiram pontos pois o jogo acabou empatado a 2-2. O empate alcançado além fronteiras foi um resultado bastante positivo, já que a UDT ainda não tinha somado qualquer ponto na prova. A turma do concelho de Alcobaça recebeu na 6.ª jornada o FC “Os Belenenses” e não foi além de uma derrota por 6-1. Até ao momento as turquelenses marcaram apenas 6 golos tendo encaixado 26. A equipa orientada por Vitinho, composta apenas por atletas que se estreiam na modalidade, ainda procura o 1.º triunfo em jogos oficiais na época de estreia. Depois as meninas da UDT não conseguiram fazer face ao maior poderio do GDC A-dos-Francos, campeãs distritais, e acabaram goleados por 1-14 em jogo a contar para a 7.ª jornada. Na 8.ª jornada a UDT recebeu no seu terreno o Peso e conseguiu finalmente vencer por 3-2. O facto ter obtido a sua 1.ª vitória da história (as turquelenses estrearam-se a ganhar!) permitiu ter passado a ocupar o penúltimo lugar (uma subida!) da tabela classificativa. Na 9.ª jornada foram vencer à Maceirinha por 1-4. As futebolistas deram provas de que acreditar nas suas próprias capacidades compensa. A UDT continua a surpreender e conseguiu o 3.º jogo consecutivo a somar pontos ao empatar em casa no Campo Relva da Lagoa com o Boavista 2-2 na 10.ª jornada. A UDT está a atravessar a melhor série de resultados da temporada. Na 11.ª jornada a UDT deslocou-se ao Bombarral e voltou às derrotas, perdendo por 6-1. O A-dos-Francos continua imbatível e pode dizer-se que será o provável vencedor da prova. Estão assim a ser lançadas as sementes do futebol feminino no concelho de Alcobaça através da UDT que esta época se estreia na modalidade!
NOTA: A foto em: http://www.oderbie.com/2011/02/22/regueira-de-pontes-e-turquel-repartiram-pontos/
LEGENDA: U. Turquel fez história ao somar os primeiros pontos em jogos oficiais.
DANÇA DESPORTIVA
ACTIVIDADE DESPORTIVA PELO BEM-ESTAR EM ANÁLISE
Excelente início de época 2011 para a equipa de dança desportiva do HCT
Numa jornada marcada por muitas ausências mas também novos contributos teve lugar no passado dia 5/03 a 1.ª eliminatória do Campeonato Regional de Santarém de Dança Desportiva. O HC Turquel esteve à altura das responsabilidades de campeão em título, e confirmou credenciais para a sua revalidação em 2011. A superioridade dos dançarinos de Turquel foi notória, somando 162 pontos em Clássicas e 167 em Latinas, contra 94 e 120, respectivamente, da Newstar de Santarém, que, após algumas dificuldades em 2010, parece perfilar-se como o maior adversário na presente época. As próximas jornadas, já com as equipas completas, irão revelar se a época poderá ser um passeio para os turquelenses ou se a luta se reacende com a Newstar e Tremês, as equipas com maior ambição. No plano individual é justo destacar o enorme progresso da miudagem, que depois de um ou dois anos de trabalho rigoroso aparece agora a conseguir resultados. Gonçalo Moreira e Matilde Ezequiel em Clássicas em Eduardo Caetano e Beatriz Constantino em Latinas, ainda como Juvenis I, festejaram a sua 1.ª vitória. Igual sucesso tiveram Gabriel Branco e Alícia Bianchiessi em Clássicas (Juniores I) e Tiago Henriques e Andreia Marques em Latinas (Juniores II). Destaque ainda para as boas classificações de António Ribeiro e Adriana Lopes (2.º lugar em Latinas) e Rafael Carreira e Carolina Joaquim (3.º em Clássicas). Os mais velhos cumpriram as expectativas, com bons resultados e a convicção de que ainda irão fazer melhor. Particularmente saudada foi a estreia de dois pares de jovens nazarenos a competir como adultos iniciados – Rui Varino / Cristina Santos e Sílvio Varino / Jéssica Delgado, que não tremeram na sua 1.ª apresentação, nem desafinaram quando na hora das medalhas, se juntaram ao coro que, como já vai sendo hábito, tomou conta do pavilhão: “Sou do Hóquei de Turquel…”
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO A PUBLICAR NA PROXIMA EDIÇÃO:
Agradeço publicação neste espaço do logotipo das Ferragens Ribeiro, já em vosso poder com o seguinte: Aberto aos Sábados das 9h às 20h! Entregas ao Domicílio de produtos!
* Tintas *Plásticos * Ferragens * Redes
* Utilidades *Produtos Químicos * Ferramentas * Mangueiras
CANTINHO DA POESIA
Falando da Páscoa de outros tempos
Era tempo de Páscoa
Estava a aldeia florida
Enfeitava-se a igreja
De branco vestida
Do meu tempo de criança
Eu quero recordar,
Quando o Sr. Padre
Ia às casas abençoar
Estávamos sempre contentes
Para o Sr. Padre receber,
Ele dava-nos a bênção
E as amêndoas a comer
Não havia coisa mais bela
As famílias ajoelhavam
Começando pelo Pai
Todos a cruz beijavam
Santa Aleluia, Aleluia
Que honrosa visita
É tempo da Páscoa
Jesus ressuscita
Rapazes com opas vermelhas
Faziam uma procissão
Vinha o Sr. Padre
E com a cruz o sacristão
Os sinos tocavam
Jesus pregado na cruz passava
Á sua passagem
Toda a gente ajoelhava
Crianças apanhavam verdura
Para fazer os carreiros
Espalhando-a pelas estradas
Onde passavam os mensageiros
Mas afinal a Páscoa
É uma coisa muito diferente
Pois Jesus quis passar
Para salvar toda a gente
A tradição foi-se perdendo
E outras tantas como estas
Agora quase não se fala
O Sr. Padre dá, as boas festas
Elaborado por: Maria Rosa Marques
Faleceu hoje, dia 23de Novembro de 2024, na Casa do Clero, em Fátima, onde
vivia, o Sr. Padre Ramiro Pereira Portela.
O Sr. Padre Ramiro paroquiou Alj...
Há 1 dia
2 comentários:
Texto retirado desta sua publicação de 12 de Abril de 2011-04-13
O ALCOA rectifica e pede desculpa
Na edição n.º 2225 de 14/01/2010 no artigo “Diversas ocorrências na área da GNR” publicada na secção do Carvalhal de Turquel, página 6, onde se lê “Um morador da Moita do Poço apresentou queixa contra a Junta de Freguesia de Turquel (JFT) pois viu no dia 22/12 uma das suas viaturas identificadas a roubar sinais de trânsito no IC2 e já informou também a Estradas de Portugal do sucedido” devia ler-se “Um morador da Moita do Poço apresentou queixa contra a JFT pois viu no dia 22/12 uma das suas viaturas identificadas a retirar sinais de trânsito no IC2 e já informou também a Estradas de Portugal do sucedido”, que é o correcto. Aos visados em especial à JFT a Direcção do jornal “O ALCOA” e o autor do artigo pedem desculpa pelo equívoco.
NOTA: É favor publicar este artigo na próxima edição sem falta e na secção do Carvalhal de Turquel. Obrigado. Acácio Ribeiro
Peço licença para fazer este comentário.
Depois de ler esta parte da sua publicação de 12/04/2011, fiquei surpreendido que tenha sido imputado a uma viatura da Junta de Freguesia de Turquel, o facto muito grave de “roubo”. O jornalista que produziu esta notícia, toma como certo a participação à GNR de “Um morador da Moita do Poço”.
Mais tarde e sem justificar o porquê, o jornalista e o jornal “O ALCOA”, vêm pedir desculpa à Junta de Freguesia de Turquel e a outros visados pela palavra utilizada “roubo” que agora é substituída por “retirar”.
A questão aqui a saber, será: A Empresa Estradas de Portugal, autorizou ou não a retirada dos ditos sinais de trânsito no IC 2.
Se autorizou, e a JFT, tem o respectivo documento comprovativo, o que houve foi retirada de sinalização (de forma autorizada pelo dono da infra-estrutura).
Se não houve autorização de retirada de sinais, por parte da Empresa Estradas de Portugal, proprietária da infra-estrutura, como se poderá chamar a este acto?
Nos meus sessentas e poucos anos, nunca me tinha ocorrido, que uma viatura pudesse ser responsabilizada por “roubar ou retirar” fosse o que fosse.
Isto prova, que, em Portugal aconteça o que acontecer, a culpa morre sempre solteira. A responsabilidade será sempre de outrem, mas nunca de quem pratica o acto.
Entretanto, desloquei-me um dia destes a Turquel, onde encontrei a referida viatura, anteriormente referenciada e a quem perguntei:
Ouve lá que história é essa de andares agora a “roubar ; retirar” sinais de trânsito do IC 2?
A que ela me respondeu logo sem qualquer hesitação.
Sabes Joel, a “pressão exercida” por estes sinais de trânsito sobre mim, “constituiu uma violência psicológica insuportável”. Daí que me ache no direito de praticar sobre eles uma “acção directa”.
Resta agora saber:
Onde moram os ditos sinais???
Cumprimentos
Joel
Caro Joel
Como deve imaginar as noticias de Turquel não são da minha autoria. A mim já me basta duas freguesias de Aljubarrota.
Outro reparo: quem fala sobre as freguesias não são jornalistas, são cidadãos comuns e que por uma questão de amor às suas terras e ao jornal O Alcoa, oferecem o seu tempo pessoal e a sua boa vontade (a titulo graciosos e completamente às suas expensas)para que os demais cidadãos tenham acesso a noticias do que se passa nas suas localidades.Acredite que, embora com muito empenho e sacrificio, o fazemos na profunda consciencia de que "somos uma forma de ligação da população ao quotidiano.
Farei chegar o seu comentário ao meu amigo e colega Acácio para que possa elucidá-lo
cumprimentos
Lúcia Duarte
Enviar um comentário