Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

sexta-feira, 29 de abril de 2011

GNR baleado em Aljubarrota (fonte: www.beneditafm.pt)

Apr 29th, 2011
By admin
Category: Destaque, Informação  (http://www.beneditafm.pt/)

Um militar da GNR foi esta madrugada baleado durante um assalto a um estabelecimento, em Aljubarrota, concelho de Alcobaça, mas já recebeu alta hospitalar, disse à Lusa fonte da GNR.



A GNR recebeu às 02h10 o alerta para um assalto a uma loja de rações e material para animais e fez deslocar para o local uma patrulha que, ao chegar, “foi surpreendida com disparos, ainda antes de os militares terem saído da viatura”, disse à Lusa o comandante da GNR de Alcobaça, sargento Saraiva.



Ao sair da viatura um dos militares da GNR sofreu ferimentos no braço direito e na face direita e “foi assistido no Hospital de Alcobaça, tendo recebido logo alta”, acrescentou o comandante.



Os dois assaltantes, encapuzados, dispararam ainda cinco tiros sobre a viatura da GNR que acabou por ficar danificada e embateu ainda noutro veículo ao tentar desviar-se dos disparos.



Os dois homens puseram-se em fuga numa carrinha que estavam a utilizar para o assalto que está agora a ser investigado pela Polícia Judiciária.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Perdi um amigo...

De facto, perdi alguém que julguei ser um amigo!
Não que tenha morrido (felizmente) mas alguém  que, tal como eu, tinha um projecto mas que, talvez por necessidade pessoal, o deixou cair a bem da sua imagem pessoal.
compreendo perfeitamente: às vezes,a vontade de ter "visibilidade" pode deixar cair uma amizade.
Fica a nossa capacidade de perceber se, essa amizade, era ou não, verdadeira.
Desilusão? Talvez e, talvez por ter criado a ilusão de que se tratava de uma amizade sincera e verdadeira mas...um amigo não é quem, quando vê o cú apertado se retira rapidamente para ver se não lhe chove em cima. Há quem tenha medo de, lutando contra a censura e os direitos de autor, coloque o seu rabinho a jeito para receber o mesmo tratamento "católico" que permitiu que "os amigos" recebessem.
Cada vez tenho mais aversão aos radicalismos religiosos e à subserviência perante a igreja. A história já nos provou que essa não é a melhor opção.
Felizmente, eu ainda dou valor à minha palavra, à liberdade e à amizade como valores a seguir e a transmitir.mas, embora não compreendendo, tenho de admitir que haja que, ao invés destes, tenha como valores a ascensão social que almejaram toda uma vida....
Se calhar....tenho de agradecer o facto de ter perdido este amigo. Provavelmente, servirá para dar mais valor aos amigos verdadeiros!

sábado, 23 de abril de 2011

Hoje é o dia do livro e dos DIREITOS DE AUTOR

E como estamos em época de Páscoa:
Queira Deus que alguns directores de jornais saibam o que quer dizer "DIREITOS DE AUTOR".
Mas se isso for pedir muito, então, espero que saibam o que significa censura e qual o papel da Santa Inquisição nessa matéria.
Já não peço que leiam livros sobre o assunto, apenas peço que leiam a Constituição e as demais leis que regulam os DIREITOS DE AUTOR.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Mas esta gente não tem memória? Que raio de ideia....

Retirado do site da Rádio Cister:

Várias empresas privadas vão apoiar a colocação de uma estátua de S. Bernardo na Rotunda dos Combatentes, em Alcobaça.
Os responsáveis pela extinta Academia Social e de Cultura de Alcobaça conseguiram obter o apoio de várias empresas privadas, tendo em vista o embelezamento da rotunda dos combatentes, junto ao Mosteiro.
Segundo António Caldeira, o projeto passa pela colocação de uma estátua de São Bernardo, da autoria do escultor alcobacense Luís Santos, no valor de 75 mil euros.
O valor é superior aos seis mil euros que “sobraram” com o encerramento da academia. A instalação da estátua só é possível, esclarece António Balbino Caldeira, porque “diversas empresas do concelho e da região se dispuseram a ajudar”.
“Para que o projecto se concretize, basta que a autarquia de Alcobaça aprove a pretensão dos promotores deste projeto”, adianta o professor universitário.
O executivo já levou esta informação a reunião de câmara e na altura Paulo Inácio mostrou-se favorável ao projeto

Isto é inadmissível!
Não tenho nada contra a colocação da estátua de S. Bernardo em qualquer outro local do concelho mas....na Rotunda dos Combatentes?
Essa deveria ser uma rotunda reservada a homenagear os combatentes que pereceram em nome de uma colonização, imposta pelo país.
Gente que, sem poder dar opinião, teve de lutar para manter as ex-colónias como nossas. Gente que morreu em nome de uma causa e outros que sobreviveram mas que, viram parte da sua vida destruída, em nome do amor à Pátria.
Já alguém se preocupou em colocar nesta rotunda uma estátua, ou uma simples lápide, que possa homenagear os que se sacrificaram pelo nosso país?
Desculpem mas, quem é esse António Caldeira? Não é, decerto, filho de nenhum ex-combatente em África (senão estaria contra a usurpação desta rotunda para a colocação de S. Bernardo!), será, talvez, mais alguém que se quer evidenciar, sem saber do que está a falar e com que sensibilidades está a mexer.
E que autoridade tem o Presidente da Câmara (que se saiba nunca reuniu com os sobreviventes nem com os  familiares das vitimas do Ultramar) para "fazer o favor ao sr Caldeira" de colocar S. Bernardo no lugar nobre destinado aos ex-combatentes da Nação?
Esquecemos as vitimas (vivas ou mortas) da vergonha que foi a guerra colonial (e temos muitos em Alcobaça) apenas para fazermos o favor a esta gente que tem interesses paralelos?
E a oposição? Não sabe ou simplesmente, calou isto porque não dá votos?
Coloquem o S. Bernardo em frente ao Mosteiro onde possa ser venerado pelos que nele acreditam e, até pelas beatas que forçaram esta situação e, deixem a Rotunda  dos Combatentes para, quando o Sr Presidente tiver um pouco de sensibilidade histórica, mandar colocar uma estátua, ou uma simples lápide, não só em memória dos alcobacenses que morreram em África, mas também dos que resistiram e continuam a pagar impostos no Concelho ( que são trocados por S. Bernardo).
Provavelmente, nem o Presidente da Câmara nem esse tal de Caldeira, tiveram a triste sorte de ter familiares a quem interromperam a juventude para ir lutar pela Nação. Talvez por isso, a insensibilidade de usurpar a rotunda dos Combatentes, não lhes fazendo a devida homenagem.
De facto, os portugueses (em especial, os políticos e os frustrados que nunca conseguiram cargos políticos) têm memória curta e sofrem de uma ingratidão descomunal de quem lutou por este país!
Apelo: ex-combatentes ainda vivos e familiares dos que pereceram em combate na terrível guerra colonial: mostrem a vossa indignação e exijam uma consulta pública sobre a usurpação da Rotunda dos Combatentes, em Alcobaça!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Oiçam Marques Mendes!

Referindo-se ao pontapé dado por Sócrates ao actual ministro das finanças, Marques Mendes disse o seguinte:
"salazar, quando prescindia dos serviços de um ministro, tinha a amabilidade de lhe enviar um cartão de agradecimento!".

pegando nesta ideia, recordo a atitude de uma senhora ditadora que, por cunha e influências, tomou um cargo importante na nossa sociedade local. Bem "mais à frente do que Salazar" (mas usando a mesma forma de estar) decide prescindir dos seus colaboradores por email.
Sinal dos tempos!
com um simples "ou é pelas minhas regras ou não é", Madre Superiora de toda a verdade e de todo o conhecimento, toma por seu o que, supostamente, será algo que deveria estar ao serviço da comunidade e, como tal, aproveitando a boa vontade de quem quer fazer um serviço civico (e, como tal, de borla e esquecendo a sua vida privada).
Talvez isto tenha, também influência do excesso de anúncios da Dodot: "usa e, quanto está suja, deita fora porque há mais para substituir!"

Obrigado Dr Marques Mendes por me ajudar a interpretar as atitudes de certa gente que, até se julga, conhecedora de todo o saber e de toda a verdade!

domingo, 17 de abril de 2011

Falta de respeito!

Até poderia ser um dia em que não se conseguisse estacionar perto do Mosteiro (o que não justificaria o acto) mas... não era o caso!
Acho uma falta de respeito que taxistas (que têm uma praça reservada à sua actividade) vão estacionar na ala sul do Mosteiro e.....num lugar reservado a deficientes!
Ou seja, para este senhor arranjar clientes, um deficiente teria de estacionar longe deste belissimo monumento, exactamente na zona que também dá acesso à Galeria.
Haja respeito!

sábado, 16 de abril de 2011

liberdade de imprensa? Só quando não "mexe" com poderes instituidos!

Texto transcrito de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Censura_em_Portugal

A Censura em Portugal foi um dos elementos condicionantes da cultura nacional, ao longo de quase toda a sua história. Desde cedo, o país foi sujeito a leis que limitavam a liberdade de expressão, primeiro, em resultado da influência da Igreja Católica, desde o tempo de D. Fernando, que terá oficiado ao Papa Gregório XI para que instituísse a Censura episcopal (ou censura do Ordinário da Diocese)[1]. O poder civil passou, mais tarde, a regulamentar também a publicação de textos escritos. Na memória dos portugueses está ainda presente a política do regime do Estado Novo que institucionalizou um estrito controlo dos meios de comunicação, recorrendo, para este efeito, à censura prévia dos periódicos e à apreensão sistemática de livros. De facto, cada regime político teve sempre o cuidado de legislar em relação à liberdade de imprensa - na maior parte dos casos, restringindo-a. Em cinco séculos de história da imprensa portuguesa, quatro foram dominados pela censura. No entanto, a censura entrou também em outros domínios, como no teatro (desde Gil Vicente), na rádio, na televisão e no cinema.


Ao longo da história portuguesa foram muitas as formas de perseguição a intelectuais: a prisão e a morte foram também frequentemente o castigo de quem ousava expressar aquilo que pensava, contrariando o discurso oficial do Estado.


Um exemplo a seguir

Agora aprendi como denunciar sem que me "sequem" a cabeça:

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Protocolo entre a CMA e a Segurança Social

Estranhei o facto de a oposição ter estado contra a mudança das instalações da "casa do Povo".
Decerto, nunca necessitaram de lá entrar numa maca de uma ambulância para uma simples "junta médica".
As ambulâncias têm de estacionar em cima do passeio e fazer um verdadeiro exercicio para entrar com a maca.
Lá dentro e, mesmo à porta do consultório do médico, foi colocada uma mesa enorme o que obriga ao seu desvio para se entrar e sair com a maca.
Para um mero assunto imposto pelo governo, as pessoas têm de estar horas à espera em condições degradantes, muitas vezes desde as 7h da manhã.
O funcionamento é lento, bem ao jeito da imagem que temos do funcionalismo público. normalmente, o pé direito tem de pedir licença ao pé esquerdo para dar 2 passos. E, o pé esquerdo pode levar vários minutos a responder à solicitação.
Até acredito que parte da oposição não tenha conhecimento destas situações mas, felizmente, a CMA parece não as desconhecer.
Também me preocupa os valores e contrapartidas em causa no protocolo mas, isso, não me preocupa mais do que o que se passa com os cidadãos que necessitam de se deslocar a esta instituição.
Por outro lado, que sofra de insuficiência de mobilidade também não pode ir à Junta de Alcobaça, uma vez que é proibido o trânsito e estacionamento nessa rua.
De facto, esta junta não tem razão de existir mas, já que existe, o acesso não pode ser vedado a idosos e pessoas com limitações.
A CDU parece já ter entendido estas questões mas o PS ainda não. É bom recordar que nem todos os assuntos podem ser resolvidos à distância e usando as novas tecnologias....

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ARFAI/IGM e Faria e Bento na conferência internacional de cerâmica

Nos passados dias 6 e 7, Alcobaça foi palco de um belíssimo evento internacional que pretendia, não só mostrar a importância no passado da cerâmica de Alcobaça, como também , foram apontados caminhos que a permitam revitalizar. Sendo uma das actividades mais importantes e que mais postos de trabalho pode criar, a cerâmica foi olhada como merece: com dignidade e com profundo empenho.
Dos oradores destacamos dois : Faria e Bento, pela voz de Carlos Faria (S. Vicente) e Arfai/Igm na pessoa de Carla Moreira (Prazeres). Estes dois empresários são uns resistentes que tentam “dar a volta” à crise da cerâmica, tentando manter os postos de trabalho e a vitalidade das nossas freguesias.





A trabalhar ao vivo estiveram Paula Teresa e o Artesanato de Aljubarrota .

Presidentes de Juntas e população insatisfeitos com danos causados pelas obras do IC9

São já muitas as queixas de populares sobre os prejuízos causados por estas obras.
Não se trata de meros incómodos. Há cidadãos privados de entrar nas serventias das suas próprias casas, estradas completamente degradadas devido à circulação de veículos pesados, etc.
Estas estradas, quando foram construídas, foram-no devido à necessidade das populações e as obras nacionais não podem privar os locais de se deslocarem.
Aljubarrota  (as duas freguesias) não vai ter nenhum beneficio com a passagem desta estrada. A população começa a estar farta de que se sirvam das suas freguesias sem que nunca lhes seja concedido nada que permita o seu desenvolvimento e crescimento.
Contactamos os Presidentes Amilcar Raimundo e José Lourenço e ambos confirmaram que as suas freguesias estão a ser altamente prejudicadas e que já muitos habitantes se estavam a queixar. Segundo eles, “por muito que “no fim” arranjem as estradas, algo tem de ser feito,  entretanto, para não prejudicar, ainda mais,  os nossos fregueses”.
Amílcar Raimundo refere, ainda: “Desde que decidiram  desviar as entradas para a Boavista, Aljubarrota deixou de ter esta estrada como uma mais-valia. Apenas nos estão a causar prejuízos!”
José Lourenço diz que a situação já se torna insustentável na Quinta da Cruz e na estrada que liga Aljubarrota à Boavista.
Ambos estão do lado da população nesta luta e seria bom que que executa a obra tenha sensibilidade para o problema e comece a resolver o caso e a minimizar os prejuízos que estão a causar, em nome do bem comum – dos outros, decerto!
(mais na próxima edição do Alcoa)

terça-feira, 12 de abril de 2011

noticias fresquinhas de turquel

Com a devida autorização do meu amigo Acácio Ribeiro, aqui ficam as noticias fresquinhas de Turquel:
PELO CORRESPONDENTE DE TURQUEL : ACÁCIO RIBEIRO




A EFECTUAR PESQUISAS GEOFÍSICAS NO CONCELHO DE ALCOBAÇA

Mohave Oil & Gas realiza testes sísmicos à procura de petróleo no concelho Alcobaça

A empresa Mohave Oil & Gas Corporation está a colocar num raio de 160 Km no concelho de Alcobaça, que se situa a norte entre Alpedriz e Pedreiras e a sul entre a freguesia da Cela e Turquel, várias “estações de recepção” de pesquisas geofísicas, que irão receber informação do sub-solo, através da sua vibração por máquinas que estarão colocadas em pontos estratégicos. Estes recolhas de informação para determinar a geometria do sub-solo através da elaboração de uma cartografia são um meio complementar de diagnóstico que irá permitir entre outras coisas averiguar se existe ou não petróleo ou gás no concelho de Alcobaça. Estes estudos vêm no seguimento dos que a empresa efectuou no final de 2010 nos concelhos de Mafra e Torres Vedras. Segundo Rui Vieira, “completaram já cerca de 35% do projecto correspondente a 3000 pontos de emissão.

Apesar do trabalho de campo terminar em finais de Março, só depois será feita a análise detalhada dos resultados e estes só serão conhecidos daqui a cerca de 6 meses”.

O geólogo revelou também que a receptividade das pessoas tem “sido boa, uma vez que fizemos contactos personalizados antes de iniciar o processo e explicámos o que iria acontecer.” Relativamente aos estudos que irão ser efectuados na área do Mosteiro de Alcobaça, Rui Vieira salientou que apenas a colocação de estações de recepção (sondas de exploração sísmica) serão colocadas nas proximidades, e que as máquinas que irão fazer a vibração do solo serão “colocadas a uma distância de 500m do Mosteiro”. Estes estudos sísmicos a efectuar na zona do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foram aprovados, por unanimidade, pelo executivo camarário.

No entanto, a realização dos testes na cidade encontra-se condicionada, uma vez que a decisão final está dependente do parecer favorável do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico. Por sua vez, a autarquia autorizou os testes sísmicos desde que sejam feitos num raio de 500 metros afastado do Mosteiro de Santa Maria e do Centro Histórico, para minimizar os riscos de danos no monumento Património da Humanidade.

A GNR acompanha os veículos e as equipas que fazem a prospecção petrolífera de forma a garantir a realização dos trabalhos em segurança e a fluidez de trânsito.



PESSOAS SÃO INQUIRIDAS POR ELEMENTOS CREDENCIADOS

Censos 2011 no concelho de Alcobaça estão a ser feitos nos meses de Março e Abril

O centro da operação do Município de Alcobaça dos Censos 2011 — XV Recenseamento Geral da População e V Recenseamento Geral da Habitação — que este ano conta com a presença de muitos licenciados que não conseguem arranjar emprego, está instalado na zona pedonal junto à ponte sobre o Rio Alcoa, na antiga “Sapataria Norte”. O coordenador regional do processo, Luís Peres Pereira refere que esse é, “infelizmente”, um sinal dos tempos que o país actualmente vive, mas por outro lado poderá também ajudar o projecto a ter um ainda melhor tratamento da informação recolhida pelos recenseadores, tendo em conta as suas habilitações académicas. Estes por sua vez estão identificados de forma a evitar que haja algum aproveitamento por parte de pessoas mal intencionadas / burlões. O Presidente da Autarquia, Paulo Inácio, é o responsável pela organização, coordenação e controle das tarefas, sendo coadjuvado pelo Técnico Municipal, Alexandre Quadrio. As Juntas de Freguesia, na pessoa do seu Presidente ou na pessoa em que delegar, asseguram a execução das operações no terreno. A equipa é ainda constituída por um Delegado Regional, Luís Peres Pereira, e por duas Delegadas Municipais, Marta Oliveira e Sofia Saraiva. A distribuição dos questionários será feita entre 7 a 20 de Março, havendo a possibilidade de, pela 1.ª vez, o seu preenchimento ser feito via internet, de 21 de Março e 10 de Abril. A recolha em papel está prevista para os dias 28 de Março e 24 de Abril. A cada cidadão será atribuído um código de preenchimento para acesso à internet. Os formulários serão disponibilizados aos munícipes na sua Junta de Freguesia, na Biblioteca Municipal de Alcobaça e ainda na Escola Adães Bermudes, que serão postos para o seu preenchimento online. “Ao responder aos Censos, cada cidadão está a “contar” para a “fotografia” da população e do parque habitacional. Essa fotografia só terá qualidade se reflectir a realidade de todos e de cada um. Ao não responder, estará a impedir a nitidez e o rigor do retracto do País e do seu Município, falseando as estatísticas, com consequências nas perspectivas futuras e na elaboração de qualquer instrumento de ordenamento e planeamento, e nas medidas que, a partir deles, vierem a ser tomadas nas áreas sociais, económicas e políticas”. O Instituto Nacional de Estatística lembra “ao responder aos Censos está a exercer simultaneamente um direito e um dever de cidadania”.

Cronograma de intervenção local:

De 28 de Março a 24 de Abril – recolha de formulários em papel;

Até 16 de Maio - Certificação da recolha e entrega no INE.

Toda a informação em http://www.censos2011.ine.pt

TURQUEL

TODOS DERAM O SEU CONTRIBUTO PARA VIVER O FANTÁSTICO DIVERTIMENTO

Festival concelhio de folclore no Mira-Serra onde não faltou animação e momentos autênticos

O folclore esteve mais uma vez ao rubro nesta localidade. Este ano foi o Rancho Mira-Serra de Louções - Turquel, que organizou na sua sede em Louções no dia 17 Abril o Festival de Folclore concelhio de Alcobaça. Depois da entrega das lembranças actuaram os seguintes ranchos folclóricos: R.F. Mira-Serra de Louções, R.F. das Rosas do Casal Pinheiro e Fragosas, R.F. do Vimeiro, Grupo Regional de Folclore da Benedita, R.F. Casais de Santa Teresa, R.F. do Acipreste, R.F. do Centro Cénico da Cela, R.F. dos Moleanos, R.F. e Etnográfico Flores do Baça dos Casais da Vestiaria, R.F. e Etnográfico Papoilas do Campo da Cela Velha. Não faltou estímulo para a criação e enriquecimento deste tipo de cultura que nos últimos anos nos tem surpreendido. É espantoso ver a enorme quantidade de grupos desta região que se dedicam ainda a esta arte. Nesse mesmo dia mas à noite decorreu no Salão Mira-Serra um baile animado pelo “LF Music”. Em termos de animações populares nas colectividades da freguesia de Turquel nos últimos tempos também se realizaram bailes no salão da ARC Maré em Redondas denominado “A Festa é Delas” no dia 02/04 com o grupo musical “Os Lords” e do “hóquei feminino” no dia 16/04 com “LF Music” e uma Matiné em Casal Val Ventos no dia 03/04 com “LF Music”. A Primavera chegou e com ela a natureza embeleza-se para saudar o bom tempo e as festas que se fazem por este Portugal fora.



A INFORMAÇÃO AO SERVIÇO DA COMUNIDADE

Turquel sorrindo: Um olhar sobre o mundo circundante

EDUCAÇÃO EM ESTUDO E EM AFIRMAÇÃO – O Agrupamento de Escolas da Benedita está a levar a cabo aquilo a que chamaram de “Fim de Tarde com a Matemática”. A iniciativa já passou pela Escola Básica 1 de Turquel com jogos para fazer pensar miúdos e graúdos, para lhes mostrar que a Matemática está presente em muito do que fazemos no dia-a-dia e que pode ser muito divertida. Proporcionou algumas horas de divertimento aos mais novos. Foi maravilhoso ver a habilidade dos pais entusiasmados pelos pequenos ali presentes, que iam manifestando o seu grande contentamento, à medida que o jogo ia sendo terminado. Não faltou a bela interacção entre pais e filhos e entre crianças e educadoras na elaboração dos jogos. A Escola Básica 1 do Ardido é a única da freguesia de Turquel que integra a 3.ª edição do projecto Geração Depositrão. Boa lição!

ARTE COM ALMA - Uma exposição com trabalhos de tapeçaria da tapeçarista Júlia Ramalho esteve patente na Galeria de Arte do Centro Comercial “Dolce Vita Tejo” na Amadora. A mostra naquele Shopping Centre representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido por esta autodidacta, que tem denotado especial interesse pelo artesanato e nomeadamente por esta vertente.

NOTA: A foto foi enviada / entregue pela própria visada.

LEGENDA: Exposição das tapeçarias de Júlia Ramalho no Dolce Vita Tejo na Amadora.

COLUNA ECONÓMICA - Depois de ter conseguido bons resultados no ano anterior os licores, doces e compotas da Cisterdoce voltaram à Feira Alimentária & Horexpo 2011 que se realizou na FIL, Parque das Nações, em Lisboa de 27 a 30 de Março. Foram expostos alguns dos seus produtos regionais nomeadamente a Alcofa de Alcobaça. Sobre o assunto, a empresária Cidália Tomás, confessou que “o público prefere comprar um conjunto de produtos regionais para uma família inteira. Os preços deste cabaz podem variar, consoante o número de peças podendo atingir valores entre os 20 e os 25 euros contudo a maioria das vendas andaram em média entre os 10 e os 12 euros” referiu.

VIVER A IGREJA - A Unidade Pastoral da Serra, que inclui as Paróquias de Benedita, Turquel e Évora de Alcobaça, promoveu nestas localidades uma série de colóquios subordinados ao tema “Introdução à leitura orante da Palavra”. Esta acção já decorreu em Turquel na noite do dia 16/02.



INFORMAÇÃO E NOTÍCIAS SOBRE A PARTICIPAÇÃO EM PROVAS

HC Turquel volta a dominar no regresso auspicioso às Danças Desportivas

SENTIR A DANÇA – Disputou-se no dia 19/03 em Santarém a 2.ª jornada do Campeonato Regional de Santarém de Dança Desportiva. Registou-se o regresso à competição de alguns pares ausentes na 1.ª jornada, e, com as equipas já próximas da sua máxima força o HC Turquel voltou a alardear superioridade, vencendo folgadamente quer em Clássicas quer em Latinas. Com os pares mais consagrados a sentirem algumas dificuldades, face à forte competição nos seus escalões, foi a consolidação dos progressos dos mais jovens o factor decisivo na vitória. Em juvenis I os pares turquelenses Rodrigo Pereira / Maria Rita e Eduardo Caetano / Beatriz Constantino, ambos oriundos da Maiorga, revezaram-se na vitória em Latinas, e parecem dispostos a discutir o título entre ambos, enquanto nas Clássicas o par Gonçalo Moreira / Matilde Ezequiel bisou o triunfo e se destacou na geral. Em juvenis II as coisa estão mais complicadas, mas em Juniores I Turquel volta a dominar, com António Ribeiro / Adriana Lopes liderando em Latinas, e Gabriel Branco / Alícia Bianchiessi em Clássicas. Em juniores II Tiago Henriques / Andreia Marque confirmam-se favoritos entre os iniciados, enquanto Bernardo Venceslau / Jéssica Silva são líderes naturais na categoria Open em ambas as modalidades. Destaque para o par nazareno Sílvio Varino / Jéssica Delgado, que nesta sua 2.ª participação conseguiu com mérito a sua 1.ª vitória, na categoria adultos iniciados, festejada com uma lagrimazita que, da forma como treinam ameaça repetir-se muitas vezes. O domínio avassalador de Turquel está bem expresso na classificação colectiva, onde comanda com 136 pontos de avanço em Clássicas e 145 em Latinas, relativamente à Newstar, 2.ª classificada (confortável em Clássicas, com 145 pontos de avanço sobre a Azerveira, mas muito pressionada em Latinas por Tremês, apenas a 9 pontos). O Regional prosseguirá no dia 30 de Abril, mas antes disso, vários pares turquelenses irão disputar a 2.ª eliminatória do Circuito Nacional, que terá lugar no dia 16 de Abril no Bombarral.

NOTA: Avelino Lopes do HCT informa que fotografias amadoras da jornada para publicação estão disponíveis em https://picasaweb.google.com/asousalopes/03_19Santarem e que poderão ser solicitadas fotos profissionais a marta.calapez@sapo.pt .

HÓQUEI SENIOR – O avançado Diogo Rafael (SL Benfica), 21 anos, é um dos 10 jogadores de Portugal que vão lutar pela revalidação do trofeu no Torneio de Montreux (uma preparação para o Mundial que se realiza na Argentina em Setembro), que se disputa de 20 a 24 de Abril, naquela cidade Suíça. Será uma estreia na Selecção Nacional “A” para o jovem turquelense que declarou “para mim ser convocado para a selecção principal foi uma grande surpresa, mas ainda bem que aconteceu. É um orgulho enorme e o reconhecimento do meu trabalho. Espero dar o meu melhor”. Para o seleccionador Rui Neto “espero que corresponda à confiança que depositámos nele e que seja uma mais-valia”. Diogo Rafael é um dos melhores hoquistas nacionais da sua geração e têm sido presença assídua nas selecções jovens.

VIDA FUTEBOLÍSTICA - A UD Turquel têm vindo a intensificar a aposta nas camadas jovens. No escalão de traquinas (atletas nascidos em 2002 e 2003) inserido no Grupo A com as equipas do Bombarralense e do Sporting CP participou no VIII Torneio de Futebol Infantil 2011 do SCE Bombarralense realizado no Estádio Municipal do Bombarral. Foi uma grande festa do desporto jovem! De referir que em juvenis masculinos a UDT foi penúltimo classificado na Série E da 1.ª fase e por isso não se apurou para a 2.ª fase do Campeonato da 1.ª Divisão Distrital. Luís Rodrigues, André Silva e Rafael Filipe, 3 jogadores da U. Turquel foram chamados aos trabalhos da selecção distrital de sub-14 que treinou no Campo Luís Duarte em Caldas da Rainha.

BTT EM FORÇA – O turquelense Daniel Marques, regressou à competição de orientação em BTT participando no Open de Sesimbra, prova pontuável para o ranking mundial da modalidade. O atleta que dominou a orientação em BTT ibérica durante uma década, esteve em destaque pois foi 2.º classificado.



CARVALHAL DE TURQUEL

OCORRÊNCIAS POLICIAIS

Criança atropelada por viatura e outros

Uma criança de 12 anos foi, na manhã do dia 31/03, atropelada em Turquel, tendo ficado “ligeiramente ferida”. O alerta chegou ao quartel dos Bombeiros da Benedita passavam 5 minutos das 8 horas da manhã, explicou António Santos, comandante do corpo de voluntários. Chegados ao local os dois elementos da corporação trataram de transportar, de ambulância, o menor para o Hospital de Santo André em Leiria, onde veio a receber assistência hospitalar; No dia 17/03, em Turquel, foi elaborado expediente por condução de ligeiro sob efeito de álcool, apresentando uma taxa de 1,28 gr/l.

NOTA: A foto está em: http://www.regiaodeleiria.pt/2011/02/homem-atropelado-por-camiao-no-ic2-ficou-gravemente-ferido/



O ALCOA rectifica e pede desculpa

Na edição n.º 2225 de 14/01/2010 no artigo “Diversas ocorrências na área da GNR” publicada na secção do Carvalhal de Turquel, página 6, onde se lê “Um morador da Moita do Poço apresentou queixa contra a Junta de Freguesia de Turquel (JFT) pois viu no dia 22/12 uma das suas viaturas identificadas a roubar sinais de trânsito no IC2 e já informou também a Estradas de Portugal do sucedido” devia ler-se “Um morador da Moita do Poço apresentou queixa contra a JFT pois viu no dia 22/12 uma das suas viaturas identificadas a retirar sinais de trânsito no IC2 e já informou também a Estradas de Portugal do sucedido”, que é o correcto. Aos visados em especial à JFT a Direcção do jornal “O ALCOA” e o autor do artigo pedem desculpa pelo equívoco.

NOTA: É favor publicar este artigo na próxima edição sem falta e na secção do Carvalhal de Turquel. Obrigado. Acácio Ribeiro.



O ALCOA DESPORTIVO

HÓQUEI EM PATINS

HCT CONTINUA EM ALTA E A SUPERAR OBSTÁCULOS ESTA TEMPORADA

HC Turquel com classe, patina bem, leva a melhor e mantém trilho de vitórias



Resultados do HCT:

C.N. 2.ª Divisão - Sul e Ilhas

23.ª Jornada: Biblioteca IR – HC Turquel 0-6



C.N. Feminino – Apuramento de Campeão

5.ª Jornada: HC Turquel – CH Carvalhos 5-2



C.N. Juniores – Sul C

8.ª Jornada: HC Turquel – UDC Nafarros 14-3

9.ª Jornada: SC Tomar – HC Turquel 5-5



C.N. Juvenis – Sul C

8.ª Jornada: HC “Os Tigres” Almeirim – HC Turquel 3-7

9.ª Jornada: HC Turquel – J Ouriense 8-4



C.N. Iniciados – Sul C

8.ª Jornada: CRC “Os Águias” Memória – HC Turquel 1-3

9.ª Jornada: HC Turquel – Sporting CP 0-1



C.N. Infantis – Sul C

8.ª Jornada: HC Turquel – HC Sintra 4-6



Taça de Portugal Feminina

Quartos-de-final: HC Turquel – HC Marco 6-0



2.ª DIVISÃO MASCULINA DE HÓQUEI AO RUBRO

HCT envolvido na luta pela subida ganha e permanece no 2.º posto da classificação

Depois de ter somado a maior goleada da temporada sobre os açorianos do Santa Clara por 18-5, o HC Turquel, 2.º classificado da disputadíssima Zona Sul e Ilhas da 2.ª Divisão Nacional, realizou o aliciante dérbi (transmitido em directo na TV on-line do HCT como vêm sendo hábito em todos os jogos) com a Biblioteca em Valado de Frades, jogo da ronda 23, dada a rivalidade entre os clubes (as 2 melhores equipas de hóquei do distrito de Leiria) e o bom momento de forma de turquelenses e valadenses (7.º). Uma partida muito importante nas contas da subida que poderia levar a mudanças no topo da tabela o HCT venceu folgadamente por 0-6 num pavilhão completamente cheio, repleto de um público vibrante, na sua maioria afecto às cores alvinegras. Nota positiva para os três da frente, que passaram com distinção nos respectivos testes. Um trio de equipas onde se inclui no lote o Tigres de Almeirim que comanda, seguido do Turquel (vice-líder) e Paço de Arcos (3.º) não desperdiçam as vitórias, está a fugir às demais e confirmam o estatuto de favoritos e sérios candidatos à subida no que se avizinha como uma empolgante luta até ao final. O 4.º posto pertence à AD Oeiras. Qualquer uma destas equipas, trabalha com esse objectivo e tem excelentes jogadores. Entretanto o HC Turquel foi eliminado da Taça de Portugal de seniores masculinos ao perder na recepção ao Juventude de Viana da I Divisão, por 4-2 em partida (enorme falange de apoio) a contar para os 1/16 final. O HCT não conseguiu o apuramento e não segue para os oitavos de final.

NOTA: A foto está em: http://www.hct.pt/publicidade/fazer-parte-da-historia

LEGENDA: Sobre o slogan “Vêm fazer parte da história!” o HCT lançou uma campanha publicitária que têm como objectivo ajudar a fortalecer a sua imagem como clube de referência no panorama regional.



ALTURA VITAL PARA OS FEMININOS DO HC TURQUEL

HCT está entre as 8 equipas apuradas para Fase Final do Campeonato Nacional

Depois de alguma desorientação numa fase importante do nacional feminino, o HC Turquel mostra agora que ainda têm uma palavra a dizer na discussão do título nacional (uma oportunidade imperdível!). A turma de Luís Rosa ascendeu ao 3.º lugar depois de obter um importante triunfo em Gulpilhares por 2-4. Na 5.ª jornada as turquelenses defrontaram o Carvalhos e festejaram a conquista dos 3 pontos ao derrotarem em casa por 5-2. Foi uma estreia a vencer em casa nesta fase. O líder é o Boliqueime. As 8 equipas apuradas estão a lutar pelo apuramento de campeão. São muitas as mudanças em relação ao ano passado nestas lides da fase final: de referir as estreias da AD Sanjoanense e da AA Coimbra e o regresso da ACR Gulpilhares e do Externato S. Filipe. CH Carvalhos, HC Turquel, GDR “Os Lobinhos” e CD Boliqueime repetem a presença. Tendo em conta a prestação alcançada na 1.ª fase (ficam invictas), tudo indicava que seria possível chegar ao título nacional. Em partida referente aos 1/4 de final da Taça de Portugal Feminina receberam o HC Marco e como venceu por 6-0 irá ter como adversário no encontro das meias-finais a disputar no dia 25/06 o ACR Gulpilhares. O HCT é já um semifinalista e volta a estar representado na Final-Four, depois de 2010! Classificação Final da Zona Sul do Campeonato Nacional Feminino: 1.º HC Turquel 46 pontos, 2.º GDR “Os Lobinhos” 33, 3.º CD Boliqueime 32, 4.º Externato São Filipe 31, 5.º UDC Nafarros 28, 6.º FC Alverca 19, 7.º AC Tojal 10, 8.º HC Portimão 8, 9.º SC Tomar 4.

NOTA: A foto está em: http://www.desportonalinha.com/?action=article&id_article=7484

LEGENDA: A equipa feminina do HC Turquel é o vencedor da Supertaça 2009-2010



HCT ESTÁ A DISPUTAR UM PATAMAR SUPERIOR NO HÓQUEI JUVENIL

Nacionais Jovens Época Desportiva 2010-2011 para o clube de Turquel

O HC Turquel falhou a conquista dos títulos regionais nas camadas jovens mas já está a disputar os campeonatos nacionais. Os turquelenses estão a ter uma modesta prestação nos nacionais jovens praticamente em todos os escalões averbando alguns resultados negativos. Em juniores (3.º) dificilmente seguirá em frente estando já dependente de terceiros para terminar no 2.º lugar. Em juvenis (5.º) tem o apuramento para a fase final em risco. Em iniciados (2.º) estão a um passo de garantir o apuramento. Em infantis a equipa alvinegra (4.º) ainda luta pelo possível objectivo até porque o HCT pretende obter resultados positivos todas as épocas em que entra em competição!

Classificação Final do Campeonato Regional de Infantis: 1.º HC Santarém, 2.º HC Turquel “A”, 3.º SC Tomar; 11.º A Alcobacense CD; 16.º HC Turquel “B”.

NOTA: A foto está em: http://cartaoazul.blogspot.com/2010/02/nao-havia-necessidadezz.html



FUTSAL

HCT FICOU AFASTADO DA TAÇA DISTRITAL

No campeonato teve alguns deslizes que foram aproveitados pelos seus perseguidores

O HCT dividia o 1.º lugar do campeonato em igualdade pontual com o Catarinense quando na 16.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital Zona Sul a BIR travou o líder isolado num dérbi intenso que terminou num empate a 3-3. Com este desfecho os turquelenses foram ultrapassados no topo da tabela pelo Sp. Estrada e baixaram ao 2.º lugar. O destaque da 17.ª jornada foi para o jogo entre o primeiros classificados: Sp. Estrada – Hóquei C. Turquel que acabou empatado 1-1 e assim foi alcançado pelo Olho Marinho na 2.ª posição. Os 3 primeiros estão agora separados por apenas 1 ponto. Na 18.ª jornada o HCT voltou a ceder uma igualdade no Bombarralense por 2-2 e baixou ao 3.º lugar, mas mantém as aspirações intactas no que diz respeito à luta pela subida. A pressão mantém-se. No HCT Bruno Silva é a principal estrela sendo o melhor marcador da região com vários golos apontados. Nos oitavos de final da Taça do Distrito de Leiria de Futsal o H. Turquel (1.ª Divisão) recebeu no seu pavilhão o Santa Eufémia (Divisão de Honra). A vantagem foi para os forasteiros por 1-3. Acabou-se assim o sonho dos turquelenses de avançar na competição!

LEGENDA: HCT avança em alta com emoções fortes.



FUTEBOL FEMININO

A CUMPRIR A 1.ª TEMPORADA NAS COMPETIÇÕES DISTRITAIS DE LEIRIA

Femininos da UDT conquistaram a 1.ª vitória oficial da época e ocupa a 6.ª posição

Na ronda inicial as turquelenses tinham-se deslocado ao GD Peso, de onde saíram goleadas por 4-0. Na 2.ª jornada do Campeonato Distrital de Futebol 7 Feminino da AF Leiria a UD Turquel recebeu a ACR Maceirinha com maior experiência nestas andanças e voltou a perder por 1-2, tendo-se estreado a marcar na prova. Novo jogo, nova derrota. Na 3.ª jornada a equipa de futebol feminino da UDT deslocou-se ao Norte do Distrito onde defrontou o GDR Boavista e somou nova derrota por números expressivos: 8-0. Em encontro a contar para 4.ª jornada novo desaire com o SCE Bombarralense por 2-4. A última posição pertence agora à formação de Turquel que não têm tido argumentos para contrariar a superioridade dos seus adversários. Na 5.ª jornada o Regueira de Pontes (penúltimo) e Turquel (último) repartiram pontos pois o jogo acabou empatado a 2-2. O empate alcançado além fronteiras foi um resultado bastante positivo, já que a UDT ainda não tinha somado qualquer ponto na prova. A turma do concelho de Alcobaça recebeu na 6.ª jornada o FC “Os Belenenses” e não foi além de uma derrota por 6-1. Até ao momento as turquelenses marcaram apenas 6 golos tendo encaixado 26. A equipa orientada por Vitinho, composta apenas por atletas que se estreiam na modalidade, ainda procura o 1.º triunfo em jogos oficiais na época de estreia. Depois as meninas da UDT não conseguiram fazer face ao maior poderio do GDC A-dos-Francos, campeãs distritais, e acabaram goleados por 1-14 em jogo a contar para a 7.ª jornada. Na 8.ª jornada a UDT recebeu no seu terreno o Peso e conseguiu finalmente vencer por 3-2. O facto ter obtido a sua 1.ª vitória da história (as turquelenses estrearam-se a ganhar!) permitiu ter passado a ocupar o penúltimo lugar (uma subida!) da tabela classificativa. Na 9.ª jornada foram vencer à Maceirinha por 1-4. As futebolistas deram provas de que acreditar nas suas próprias capacidades compensa. A UDT continua a surpreender e conseguiu o 3.º jogo consecutivo a somar pontos ao empatar em casa no Campo Relva da Lagoa com o Boavista 2-2 na 10.ª jornada. A UDT está a atravessar a melhor série de resultados da temporada. Na 11.ª jornada a UDT deslocou-se ao Bombarral e voltou às derrotas, perdendo por 6-1. O A-dos-Francos continua imbatível e pode dizer-se que será o provável vencedor da prova. Estão assim a ser lançadas as sementes do futebol feminino no concelho de Alcobaça através da UDT que esta época se estreia na modalidade!

NOTA: A foto em: http://www.oderbie.com/2011/02/22/regueira-de-pontes-e-turquel-repartiram-pontos/

LEGENDA: U. Turquel fez história ao somar os primeiros pontos em jogos oficiais.



DANÇA DESPORTIVA

ACTIVIDADE DESPORTIVA PELO BEM-ESTAR EM ANÁLISE

Excelente início de época 2011 para a equipa de dança desportiva do HCT

Numa jornada marcada por muitas ausências mas também novos contributos teve lugar no passado dia 5/03 a 1.ª eliminatória do Campeonato Regional de Santarém de Dança Desportiva. O HC Turquel esteve à altura das responsabilidades de campeão em título, e confirmou credenciais para a sua revalidação em 2011. A superioridade dos dançarinos de Turquel foi notória, somando 162 pontos em Clássicas e 167 em Latinas, contra 94 e 120, respectivamente, da Newstar de Santarém, que, após algumas dificuldades em 2010, parece perfilar-se como o maior adversário na presente época. As próximas jornadas, já com as equipas completas, irão revelar se a época poderá ser um passeio para os turquelenses ou se a luta se reacende com a Newstar e Tremês, as equipas com maior ambição. No plano individual é justo destacar o enorme progresso da miudagem, que depois de um ou dois anos de trabalho rigoroso aparece agora a conseguir resultados. Gonçalo Moreira e Matilde Ezequiel em Clássicas em Eduardo Caetano e Beatriz Constantino em Latinas, ainda como Juvenis I, festejaram a sua 1.ª vitória. Igual sucesso tiveram Gabriel Branco e Alícia Bianchiessi em Clássicas (Juniores I) e Tiago Henriques e Andreia Marques em Latinas (Juniores II). Destaque ainda para as boas classificações de António Ribeiro e Adriana Lopes (2.º lugar em Latinas) e Rafael Carreira e Carolina Joaquim (3.º em Clássicas). Os mais velhos cumpriram as expectativas, com bons resultados e a convicção de que ainda irão fazer melhor. Particularmente saudada foi a estreia de dois pares de jovens nazarenos a competir como adultos iniciados – Rui Varino / Cristina Santos e Sílvio Varino / Jéssica Delgado, que não tremeram na sua 1.ª apresentação, nem desafinaram quando na hora das medalhas, se juntaram ao coro que, como já vai sendo hábito, tomou conta do pavilhão: “Sou do Hóquei de Turquel…”



ANÚNCIO PUBLICITÁRIO A PUBLICAR NA PROXIMA EDIÇÃO:

Agradeço publicação neste espaço do logotipo das Ferragens Ribeiro, já em vosso poder com o seguinte: Aberto aos Sábados das 9h às 20h! Entregas ao Domicílio de produtos!

* Tintas *Plásticos * Ferragens * Redes

* Utilidades *Produtos Químicos * Ferramentas * Mangueiras



CANTINHO DA POESIA

Falando da Páscoa de outros tempos



Era tempo de Páscoa

Estava a aldeia florida

Enfeitava-se a igreja

De branco vestida



Do meu tempo de criança

Eu quero recordar,

Quando o Sr. Padre

Ia às casas abençoar



Estávamos sempre contentes

Para o Sr. Padre receber,

Ele dava-nos a bênção

E as amêndoas a comer



Não havia coisa mais bela

As famílias ajoelhavam

Começando pelo Pai

Todos a cruz beijavam



Santa Aleluia, Aleluia

Que honrosa visita

É tempo da Páscoa

Jesus ressuscita



Rapazes com opas vermelhas

Faziam uma procissão

Vinha o Sr. Padre

E com a cruz o sacristão



Os sinos tocavam

Jesus pregado na cruz passava

Á sua passagem

Toda a gente ajoelhava



Crianças apanhavam verdura

Para fazer os carreiros

Espalhando-a pelas estradas

Onde passavam os mensageiros



Mas afinal a Páscoa

É uma coisa muito diferente

Pois Jesus quis passar

Para salvar toda a gente



A tradição foi-se perdendo

E outras tantas como estas

Agora quase não se fala

O Sr. Padre dá, as boas festas



Elaborado por: Maria Rosa Marques

segunda-feira, 4 de abril de 2011

fazendo uma analogia com a politica actual....

Lá para aqueles lados, na ilha de Samos, na Grécia, havia um menino chamado Zézinho. Sua tarefa diária era levar a ovelhada para pastar e, à noitinha, recolher e guiar o rebanho para o morro. Ali, o menino juntava-se a outros pastores e descansavam.

Dia após dia... tudo se repetia. As ovelhas, o cão, os pastores. Tudo igual, tudo igual. Que monotonia!

Num certo dia, o menino repentinamente gritou:

____ Looooooobo! Loooooooooobo!

Todos largaram seus afazeres e armados de paus correram em direção aos gritos do menino. O cão que guardava as ovelhas num sobressalto agitou-se e rosnou. As ovelhas baliram desesperadamente.

Os homens perguntaram ao menino:

___ Onde está ele? É feroz? Está faminto?

Pedro, perspicaz, respondeu:

___ Era muito grande, enorme! Amarelo-amarronzado! Eu o despistei! Eu o afugentei!

Todos, muito agradecidos, saudaram o pastorzinho.

Mas no dia seguinte... As nuvens continuavam passeando calmamente, as ovelhas mastigando, o cachorro ressonando ao sol, as poucas pessoas do vilarejo caminhando lentamente de cá para lá, de lá para cá...

____ Looooooobo! ___ o menino gritou bem alto.

A ovelhada baliu, o ovelheiro latiu, o povo todo subiu o morro, munido de pedaços de paus.

____ Cadê ele? Cadê? ____ Olharam ao redor e nada viram. Homens e mulheres voltaram aos seus afazeres, desconfiados e pensativos.

Após alguns dias, o menino resolveu divertir-se novamente. Gritou com todas as letras e bem mais alto:

____ Loooooooooooooooooooobo! Loooooooooooobo!

As ovelhas continuaram mastigando, as nuvens passeando calmamente, o cão ressonou em sonhos tranqüilos. Ninguém se moveu.

De repente, com um movimento brusco, o cachorro rosnou, seus pelos arrepiaram-se e as orelhas ficaram em pé. As ovelhas, amedrontadas, agitaram-se e tentaram se agrupar.

O menino viu um grande e ameaçador lobo amarelo-amarronzado. O lobo se aproximou, chegou mais perto, mais perto e o menino gritando:

____ Lobo! Lobo! Socorro! Lo...

Nada aconteceu. Ninguém apareceu. O menino correu para cima de uma árvore, o cachorro fugiu e as ovelhas... as ovelhas viraram alimento de lobo.

No dia seguinte, não havia ovelha para contar a história, só o menino que lá de cima da árvore soluçava:

___ Nunca mais vou gritar lobo! Nunca mais!



sábado, 2 de abril de 2011

Bora lá pessoal, vamos construir barraquinhas em terrenos públicos porque passamos a ter direito à defesa do dr Adelino Granja e da solução da Câmara!.....

Destaque (Rádio Cister)


Famílias ciganas a morar na Cova da Onça recusam sair

Publicado a 31 de Março de 2011 As famílias ciganas a morar em barracas ilegais na Cova da Onça recusam sair para os contentores disponibilizados.

O advogado das 4 famílias de etnia cigana, que residem em barracas na Cova da Onça, em Alcobaça, diz os 20 elementos recusaram mudar-se para contentores.

De acordo com o advogado, a autarquia ficou de apresentar novas soluções.

Adelino Granja aguarda pelas novas propostas da Câmara Municipal, adiantando que as famílias estão “abertas” à mudança de local, tendo em conta que o espaço que atualmente ocupam terá de ser libertado até ao próximo mês de Setembro, altura em que começa a funcionar o Centro Escolar de Alcobaça.

O presidente da Câmara, Paulo Inácio, garante que irá apresentar em breve uma solução, caso as autoridades competentes não cumpram o seu papel.

O autarca adianta que o município não é a entidade com as maiores responsabilidades sobre este caso, dando a entender que caberá às forças de segurança o restabelecimento da normalidade naqueles terrenos públicos, vizinhos do novo centro educativo da sede do concelho.

“Das duas uma: ou as autoridades resolvem a questão, ou a câmara apresentará, em breve, uma solução para o problema”, referiu à Rádio Cister Paulo Inácio, que se recusou a adiantar qualquer pista para a opção que certamente já terá na sua cabeça.


meu comentário:Se um de nós tivesse o azar de perder o sustento, nada nos garantiria que tivessemos direito a rendimento minimo...
Se tivessemos esse azar e não pudessemos pagar a renda da casa durante 3 meses, a lei permitiria que fossemos despejados imediatamente e colocados a viver debaixo de uma ponte (isto em zonas em que existam pontes).
Mas, ficamos a saber que podemos construir uma barraca em terrenos públicos porque passamos a ter direito a advogado e a "uma solução por parte da câmara".
E ainda ninguém disse de que vive esta gente....tem água? tem luz? (de onde vem e quem paga?) Alguma vez pagaram impostos? Alguma vez contribuiram para a riqueza nacional?
Bem, talvez façam parte "dos que defendem os superiores interesses da Nação", ao viverem à custa de quem trabalha.
Já houve fiscalização para verem se, por exemplo, vendem em mercados sem estarem declarados?
E agora? É a Câmara que tem de arranjar onde ficarem? E a Câmara vai arranjar casas, água e luz a todos os que, neste momento, estão em situação dificil e a viver da ajuda de familiares e amigos?
Ou teremos todos de mudar de etnia, fazer choradeiras à porta dos serviços da Segurança Social e deixar de tomar banho para que a Câmara nos "arranje uma solução"?

Bora lá pessoal, vamos construir barraquinhas em terrenos públicos porque passamos a ter direito à defesa do dr Adelino Granja e da solução da Câmara!.....