No dia 18, em conversas públicas, promovidas pelo vereador Rogério Raimundo, o engº Silvino Pompeu dos Santos, licenciado em 1974, apresentou a sua posição sobre os grandes projectos de obras públicas.
Soubemos que o plano da RAVE para a Alta Velocidade Ferroviária prevê que o traçado Lisboa- Porto seja apenas para transporte de passageiros, enquanto Lisboa – Madrid já contemplaria um tráfego misto.
No entanto, é bom saber-se que norte e sul do país não se consegue tráfego de mercadorias em bitola europeia.
A rave prevê que o traçado Lisboa-Porto esteja completo em 2015, com um custo de 4500m € para um tempo de trajecto de 1h15m ( o que a Rave não diz é que para cumprir este tempo de percurso, este teria de ser directo, ou seja, sem qualquer paragem nas estações programadas).
Os GPOP tal como estão programados obrigam a um investimento de 2 milhões de euros/ano para os próximos 7 anos.
A ter em conta que, Espanha vai demorar a dispor de uma rede ferroviária em bitola UIC para mercadorias, pelo que a ligação de Portugal à Europa não vai ser possível pelo menos, nos próximos 10 anos.
Soluções apontadas por Silvino Pompeu:
Valença – Sines - com passagem por Porto, Aveiro, Coimbra , Leiria e Sines
Lisboa, Badajoz, Madrid
Rede de AVF/VEF tráfego misto
AVF 2 – linhas Porto-Lisboa e Lisboa- Caia
VEF 3 – Porto- Valença (Vigo), Aveiro – Vilar Formoso e Poceirão – Faro
Linha AVF – com troços em by-pass nas zonas de estação intermédia com passagem no NAL (Pinhal Novo).
Todo o tráfego Norte – Sul passa ao largo de Lisboa (sendo que o aeroporto ficará no Pinhal Novo (Poceirão).
Plano acção 2010 – 2022:
Os projectos devem ser feitos por fases, com investimento público, recorrendo a fundos comunitários e divida a contrair junto da banca por parte da REFER e da ANA. O investimento anual rondaria 600m €.
Estratégia Rede de AVF:
· Fase 1 - Até 2016 – construção de Lisboa – Caia e Lisboa – Porto a funcionar em bitola ibérica interligados com a rede AVF espanhola
· Fase 2 – a terminar quando houver ligação a França com bitola UIC (2020) e construção dos restantes troços em fase 1 para bitola UIC
Resultado:
Fase 1 – investimento: 4300m €
AVF Lisboa/Madrid – 3h (bitola ibérica)
AVF Lisboa/Porto – 1h 20m (bitola Ibérica)
Fase 2 – Ponte Chelas / Barreiro (2017-2022) – só ferrovias AVF+FC
Mudança da bitola dos troços AVF para bitola UIC
Construção da estação central em Lisboa (Chelas)
Construção da 1ª fase do NAL (1 pista + 1 aerogare)
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