O nosso concelho ainda não está a conseguir atrair jovens para se fixarem por cá.
A população está a envelhecer a cada dia que passa.
Os jovens, por falta de uma universidade, acabam por fixar residência noutros concelhos e muitos, até fora do país.
os pais, por falta de oportunidade ou por estarem muito enraizados, vão permanecendo nas suas terras e nas suas casinhas.
Mas o perigo ronda a população mais envelhecida, pouco esclarecida e, muitas vezes doente: gente pouco escrupulosa vai enganando os idosos quer fazendo vendas de produtos de que eles não têm necessidade, nem capacidade de adquirir. Noutros casos, vão-se infiltrando nas suas casas, fingindo estar a ajudar, ganhando a sua confiança, para se irem apropriando dos seus pertences.
Alguns chegam ao cúmulo de os levarem a passar procurações para conseguirem os seus intentos.
Esta desgraça já chegou ao nosso concelho: a poucos kms do centro de Alcobaça, existe uma freguesia onde isto acontece: aproveitam-se dos idosos acamados ou cegos, levam-nos a um notário (e para dar credibilidade ao acto, até levam advogada a acompanhar) fazem-nos assinar procurações.
No caso que chegou ao meu conhecimento, a pessoa que assinou está cega e foi enganada por malabarismos da outra pessoa: apenas lhe disse que era para facilitar o levantamento de dinheiro para fazer face às despesas.
As autoridades deveriam averiguar estas situações e a população tem de estar atenta.
Nem sempre quem diz ajudar, o está a fazer. Finge fazê-lo apenas para retirar dividendos do acto.
2 comentários:
Lúcia, os jovens não se fixam não é por falta de uma universidade, é por falta de emprego e pela falta de uma oferta a nível geral que torna as cidades grandes sempre mais apetecíveis.
Quanto aos idosos, o problema não é recente mas infelizmente não podemos por um polícia ao lado de cada idoso. Há que esclarecer a população e isso começa por nós, por esclarecermos e ajudarmos os nossos familiares mais idosos.
Isto é um reflexo do grande problema da população ocidental, que é o fraco apoio à 3ª idade e o ignorar deste problema.
Cumps,
MBernardes
olá mário
totalmente de acordo, por isso referi que os jovens saem e não voltam.
Se a universidade cá estivesse haveria mais movimento e, possivelmente mais postos de trabalho, mais desenvolvimento do comércio, industria e serviços.
Quato aos idosos: cabe-nos alertar por todos os meios ao nosso dispôr. Foi isso que tentei fazer aqui e mais alertas vão sendo dados. Conto com os demais bloggers para ajudarem a alertar os idosos e as as familias.
cumps
LD
Enviar um comentário