Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A culpa é nossa!

Claro que a culpa é nossa! Provavelmente, porque estivemos demasiado ocupados a trabalhar para não faltar com nada aos nossos filhos ou, talvez estivessemos a comemorar a luta dos nossos pais pela liberdade que tivemos de mão beijada.
O facto é que nos esquecemos de contar aos nossos filhos o que era a falta de liberdade, o que eram políticos sérios que lutaram para termos um país melhor. Até nos esquecemos de lhes explicar a diferença entre liberdade e abuso da liberdade.
Assim, nasceu uma nova geração de políticos que, desconhecendo o verdadeiro sentido da palavra politico, achou que, esta seria a profissão do futuro: pouco trabalho, estada paga, deslocações subsidiadas pelos contribuintes, senhas de presença ....de facto, pareceu-lhes o paraíso!
Mas tudo teria um desenrolar diferente se os políticos que hoje têm á volta de 45 a 50 anos tivessem sido menos oportunistas e tivessem sabido passar a mensagem aos mais novos.
os que vejo hoje (salvo muito raras excepções) são "cavalheiros e cavalheiras" que se agarraram como  carraças a alguém já conhecido politicamente para, conseguirem uma nomeaçãozita em qualquer instituição que as gerações dos seus pais ou avós construíram para servir quem deles necessitava.
Grande parte deles são hoje os senhores que recebem balurdios por terem sido maus gestores e que estão a ser premiados por tal.
Depois vieram os seguidores dos maus exemplos: os que andam na faixa etária entre os 35 e os 40 anos: como espertos que foram, aprenderam a lição de como se sobe na vida, sem trabalho e sem ideais : entram numa J qualquer, agarram-se a quem acham que vai estar na mó de cima e, de repente, aparecem como deputados ou assessores de um ministro qualquer.
Como está na moda, aparecem a defender o ambiente (quando nem sequer sabem qual o eco ponto onde depositar os resíduos), a defender aumentos de taxas de água e saneamento (porque aprenderam a fazer marosca para não pagar nada disso) e até a abanar a cabeça, em sinal de consentimento, durante anos, apenas para, um dia.... terem o privilégio de entrar para o clã dos mamões (devidamente eleitos pelos parvalhões dos pagadores de impostos).
Mas a culpa é nossa: fomos nós que lhes dissemos que deveriam ter um curso, ser doutores.... que ser pedreiro, funileiro, marceneiro ou mecânico eram profissões que sujavam as mãos e que deveriam "ser alguém na vida".
A culpa é nossa porque, ao darmos estes conselhos, estávamos errados: quem produz verdadeiramente não são os drs (que fogem para a politica porque nas suas profissões acabaram frustrados), são os que sujam as mão para que estes doutorzecos (com licenciaturas  cujas provas foram enviadas por fax) andem a esbanjar dinheiro suado de quem, na realidade, produz para o país. não tenham dúvidas: foi a nossa geração que errou por ser demasiado protectora e permissiva, por se calar perante o avanço destes abusadores da liberdade e por não termos sabido colocar um travão enquanto era tempo.

Sem comentários: