Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Mas o que se passa no CDS PP de Alcobaça?

Mas o que se passa no CDS PP de Alcobaça?
Para a câmara vai buscar um candidato que, a 15 dias das eleições diz ainda não ter o programa acabado.
Para Aljubarrota coloca uma pessoa que ninguém conhece e que nunca participou na activa  da freguesia. Pior: não sabemos a que se propõe, quais as suas ansiedades, quais as soluções - NADA DE NADA!
O  CDS PP colocou um candidato a Aljubarrota apenas para as estatísticas ou....pior....para ver se consegue uns tostõezitos da campanha?
Aljubarrota vai ser mais uma freguesia para reaver iva de campanhas?
Estão a brincar com os fregueses?
Paulo Portas sabe destes disparates do CDS de Alcobaça (e nada faz) ou é cúmplice desta diretiva da CP do CDS do concelho?
Desculpem a ironia mas o tal de Bonifácio ou o tal candidato a Aljubarrota (desculpem mas nem si o nome dele....) são candidatos a passear nos submarinos do irrevogável patrão?
A que ponto chegou o desespero do "novo" irrevogável CDS PP!

domingo, 22 de setembro de 2013

E que projetos para Aljubarrota

Parem lá com as vaidades de serem candidatos seja ao que for.
Os fregueses de Aljubarrota têm o direito de conhecer os projetos de cada lista concorrente à freguesia.
A lista dos independentes teve o cuidado de nos elucidar mas....não há mais listas? E a que se propõem?
Acham que não temos o direito a informação?


ouvi atentamente as ideias (nalguns casos a falta delas) dos candidatos à Câmara de Alcobaça. Sobre isso, farei mais tarde, uma analise aqui no comentar.
Por agora, vou apenas constatar alguns factos:
Carlos Bonifácio, enquanto vereador (10 anos) e vice presidente, também responsável por obras e ordenamento do território.....limitou-se a fazer disparates com consequência gravíssimas para o concelho.
Agora que é reformado (e provavelmente com mais tempo para pensar) descobriu que Alcobaça precisa de uma estratégia. Bom....ser reformado, afinal é muito bom mas....eu pensava que ele ia desenvolver melhor as 5 vezes em que falou numa estratégia e......nadinha!
Depois, teve a distinta lata de dizer que a câmara não estava assim tão endividada no tempo dele....anedota?
Quantos empresários tiveram de tirar comer da mesa das suas famílias por não receberem a contrapartida dos serviços que prestaram?
Falou no mercado municipal - irra- em 10 anos o que é que ele fez lá?
E em contraponto , parece que ele até (enquanto vereador) se comprometeu com uns "tostõezinhos" para courts de ténis.....
O homem deveria ter vergonha ao falar de dossiers que foram da sua responsabilidade e onde, nuns nada fez e, noutros, só criou divida.
E ainda fala em transparência? Onde e em quê?
Quer ser transparente? Publique o que recebia de vencimentos, ajudas de custo, subsídios etc e não se esqueça de referir que, ao mesmo tempo andava num belo carrinho da câmara (aquele em que andava o sapinho antes da nova aquisição)

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

o Boni vai comer os micros!

Tadinho do Boni....
Entao nao e que o canito da minha vizinha (que decidiu abandonar a dona para entrar numa candidatura ao canil municipal pela mao de nobres marujitos) decidiu tirar um dia da sua vida de reformado para ir visitar uma radio local?
Estranhamente, parece que vai haver um tradutor canino para que, os pobres humanos possam entender o que, nem esse canino entende quando ladra.
Na falta do nobre locutor (a quem ele deu uma brutal mordidela) alguem vai ter de fazer um esforco para conseguir entender o que nao e explicavel. Isto nem com muita piedade vai la!......
O meu grande receio e que o boni pense que os microfones sejam uma perninha de frango e decida degustar-se com os ditos.
Eu continuo a achar que ele deveria ter feito um rvcc socratico mas como ele ja estava na reforma.....
Vamos ver se o cu de baxa vai criticar o seu amigo canino na sua pagina anonima mas muito canina.
Estou expectante quanto ao comportamento de alguns bonis na segunda-feira e ca estarei para comentar o debate entre humanos e caninos

Nesta campanha....temos de tudo!

Sou forçada a dar razão àquela senhora do BE que diz que "nestas eleições ouve-se e vê-se de tudo".
E ela nem veio a Alcobaça.....
Temos candidatos que, para finalmente o conseguirem ser.....vão entrando e saindo de um determinado partido.
Temos ratos que (embora digam que o fazem por discordar com as orientações dos órgãos eleitos pelo seu partido) mudam de partido (e não é como dizem....não saem....são forçados a sair pelos estatutos) para, depois de não terem conseguido ser eleitos, nem para uma concelhia nem para uma distrital, tentarem a sua sorte numa candidatura nova cristã.
Temos gente que entrou há poucos meses para um partido (na esperança de conseguir reorganizar a sua vida através de um tachito) para, de repente, decidir que ia se mais um novo cristão e seguir o homem que lhe poderia (se tivesse votos para tal) conseguir o seu complemento de reforma (bom....os tachos ou são para todos os reformados ou...)
Temos um ex independente e ex candidato (para quem a lição da ligação a falsos novos cristãos não serviu de emenda) que decidiu dar o seu aval a um candidato de quem dizia me quem dizia muito mal (há 4 anos) e sobre quem achava que, se ele fosse o candidato pelo PSD a vitória seria "canja".
Continuemos.....
Temos gente que abandona o partido e vai a 2ª nova cristã  mas que, só vai conseguir acabar de queimar a má imagem que já tinha como presidente de determinada junta.
E até temos gente medrosa que fala nas costas dos outros usando anonimato mas que, nunca teve coragem de ser frontal e dizer o que pensava.....na cara dos visados! Pelo menos de  4 em 4 anos temos oportunidade de conhecer melhor o caracter (ou falta dele) de alguns personagens políticos de Alcobaça
Pelo menos.....d

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

recomenda-se a literatura actual

Recordam os livros "as aventuras da Anita"?
Ora apareceram novos fasciculos:
A miopia da Anita, A ignorancia dos patos bravos, uma aventura na selva, donas de casa encornadas, salvas por um abutre, aventura no mundo dos crescidos, csi (erro de escrita psi) em missao em Alcobaca, umas horas na cadeira do anfiteatro, como viver a custa da desgraca alheia....
Isto sao os titulos dos livros que estao a venda em Alcobaca.
Onde?
Numa mao fechada perto de si!
Se, por acaso nao derem com o caminho para la....podem sempre adquirir numa lojinha que vende oculos de Alcanena ali....bem perto de um Portugal renovado e a caminho do maior areal do concelho.
Se, mesmo assim nao conseguirem dar com os lugares acima descritos....ha-os a venda perto da rotunda que da acesso ao quartel dos bombeiros.
Comprem, por favor, que e produto tipicamente regional e visa acabar com as codrilhices das comadres que, outrora, se sentavam nos vaos de escada, para falar da vida das vizinhas de quem tinham inveja.
Por favor, ajudem esta causa: a mudanca das comadres alcoviteiras!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Ás voltinhas no carrocel.....

Depois de ter assistido a uma revolução, uma contra-revolução, a Portugal estar na bancarrota, a dar-se dinheiro para bancos que faziam lavagem de dinheiro, a meninos e meninas que viam na politica um meio de ficar bem na vida, presidentes mudos, gente licenciada aos domingos em cursos que não existiam, gente com licenciaturas dubias e que chegaram a ministros, gente da opus a tentar infiltrar-se na politica alcobacense.......o que me faltava ver?
Bom....faltava-me ver um ministro a fazer uma birra IRREVOGÁVEL e acabar em vice primeiro ministro!
E a nível local, o que me faltava ver?
Um candidato a presidente de câmara que, a 3 semanas das eleições, ainda não tem programa eleitoral. Ou seja, enquanto vice do sapinho, ele ia vivendo (com as ideias dos outros). Quando o ego (ou o raio do espelho da bruxa má) lhe diz que era a hora de deitar as unhas de fora e tentar ganhar mais mordomias, o dito cujo, nem sequer consegue passar para o papel as ideias que tem para o concelho. Epa, desculpem....se calhar é porque não tem nenhumas!
Conselho: tente emitar as ideias do sapinho! Epa, desculpem, de facto, ele nem sequer serve para imitar as péssimas decisões do Sapinho.
Mas parece que ainda há mais para ver: o dito cujo candidato a novo cristão (dizem que está a tentar entrar para a opus e sem esta candidatura ....)só foi pelo CDS pela preguiça de andar a angariar assinaturas para ir como independente e, até tem a lata de dizer que " os independentes não são ressarcidos do iva dos valores gastos na campanha".
Então ele só quer mordomias? Quem lhe faça a campanha e a pague para ele.....andar nas festinhas das aldeias a comer franguinho assado?
E o CDS ainda não percebeu que este reformado (desde os tuberculos do pai) só entrou pelo CDS para abusar do trabalho e do dinheiro do partido?
Mas há mais: e aquela senhora que, também mal amada no seu partido, decidiu andar colada a este candidato franguista?
Expliquem como é que, alguém que nunca fez nada pela freguesia da qual é presidente, tem lata para virar nova cristã apenas para ter um tacho (supostamente e com muita magia) como vereadora?
Eu estou pasma com tudo isto!
Alguém como  vice fez caca, viveu sempre à conta do partido e dos cargos que o mesmo lhe arranjava , perdeu eleições na concelhia e na distrital e.....de modo oportunista.....decide mudar de partido (falsamente sob a capa de independente) para voltar a ter tacho na CMA?
Tenham dó e não sejam cegos nem burros!
Resta-me uma dúvida: se esse oportunista ganhasse as eleições, ficaria a receber a reforma (ganha à conta do psd) ou optaria pelo vencimento de presidente?
E os seus assessores seriam quem?
Isto é bom saber antes da votação!
E já agora....quem seria o iria secretariar? Uma ula-ula para que bufasse para uma página de um subalterno?

terça-feira, 3 de setembro de 2013

traição ao "mais largo" nível

Então não é que uma funcionária anafadinha da CMA (cognome dado pelo al-cubaxaleaks) decidiu lamber botas para colocar um familiar próximo a trabalhar na câmara?
Depois do dito cujo ter entrado para estagiar (nem se sabe bem em quê....), a anafadinha lambe-botas decidiu dar apoio público ao candidato que não paga água.
Será que é para também passar a ter benefícios nos smas ou para começar a comprar tubérculos a preço de custo?
Ora parece estar a ser moda andar a morder na mão quem lhe dá o pão!
Depois do Judas azul, agora temos uma das delatoras que, embora em divida com o actual, decide "imaginar" que benefícios pode tirar ao piscar de olhos a um canhoto.
Pena ter os neurónios perdidos no meio das banhas e não ter pensado que....provavelmente o que está será o que vai ficar.
Alguém quer fazer o favor de alertar o presidente de mais esta traição?

Agradecimento

Quero agradecer à campanha para as eleições autáquicas em Alcobaça, pelo contributo que estão a dar para que eu me torne mais culta e informada.
Até hoje, havia parte da história que eu não entendia, em especial, a história do cristianismo e da crucificação de Jesus....
Esqueçam lá o Jesus do Benfica pois eu estou a falar do Jesus simples que pregava a justiça e batizava as pessoas no rio.
Nunca entendi bem a história de ele ter sido traido por um dos seus apóstolos mas, hoje, e graças às eleições autárquicas em Alcobaça, consegui entender melhor o assunto.
Ora o Judas original vendeu-se por umas moeditas, certo? E esse era cristão....
O actual Judas vendeu-se por quê? Dizem as más linguas que terá sido por lhe acenarem com a possibilidade de ganhar um punhado de euros.....
Bem....eu nem quero acreditar nisso!
O "velho cristão" deu um beijo de traição ao homem que lhe deu a mão mas....o "novo cristão" (O Judas do séc XXI) nem beijo deu!....
Com a ganância de ter o prémio de poder passar a comer "maçã" e, vislumbrado pela hipótese de, ao terceiro cantar do galo, poder largar a maçã e entrar no paraíso, o Judas decidiu recriar o episódio da traição e veio até  Alcobaça.
Aqui, segundo dizem, a maçã faz milagres e....gera alguns euros!
Como bom Judas que é, decidiu deixar de beber sumo de laranja (pois para ele a laranja terá deixado de dar sumo) e decidiu aderir ao movimento do céu azul.
Manhoso como só Judas, decidiu prometer o azul celeste, ou seja, o paraíso!
Mas como o azul não convencia muito só pelo céu....decidiu usar os submarinos de Pilatos e juntou-se a um grupo de marinheiros que prometiam um futuro promissor ao "novo" cristão.
Jesus, (o povo votante) olhou para Judas e decidiu.....embebedar o galo!
Assim, quando ele cantar 3 vezes....já as eleições passaram e....Judas vai ficar a ver.....navios num marzito azul!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Como acreditar?

Como acreditar na politica e nos políticos?
Está difícil e, em época de campanha eleitoral, isto piora.
Já não bastava termos um candidato que se esqueceu ter sido um dos responsáveis pela última década de apatia alcobacense, agora temos um candidato com a memória muito curta.
Até os ex-jotinhas comentam as questões pelas costas desse candidato (bem ao jeitinho dos xuxalistas).
 
Fiquei indignada quando li:
"
Em primeiro lugar, porque gosto da minha terra. Nasci e sempre morei em Chiqueda. Apesar de os desafios profissionais me terem levado a correr o País e o estrangeiro, é em Alcobaça que moro e onde sempre regresso.

 Tenho sido bastante crítico relativamente à forma como os destinos do concelho têm sido geridos, sobretudo nos últimos mandatos. Acredito e defendo que é possível fazer melhor."
 
Provavelmente, serei eu a ter excesso de memória e....muitas dúvidas!
Vou tentar que alguém me tire estas dúvidas, a saber:
 
Quem gosta da sua terra ....mexe cordelinhos lá nas agriculturas de Lisboa para ....que uma sua propriedade não seja atingida por uma estrada que ajudaria imenso o acesso a determinados locais de interesse turístico e económico?
O parecer tinha logo de vir de um departamento que ele dirigia?
E gosta tanto da sua terra que nem a água que gasta paga?
E gosta tanto da sua terra que, até hoje, ainda não conseguiu dar um contributo para melhorar seja o que for?
E porque é que ....só em altura de eleições é que se lembra do tal amor à sua terra?
E porque é que, de cada vez que percebeu que a comissão politica não lhe daria aval para ser candidato a presidente de câmara....o sr, agora candidato, saia de cena?
Expliquem-me bem que lugares prometeu e a quem para conseguir, finalmente, ser candidato apoiado por quem lhe morde nas costas?
 
Bom.... e se tem sido muito critico.... deve ser nas AM e quando já todos estavam a dormir pois....nunca dei por nada!
 
E, já agora....a troca de candidaturas com o actual vereador e antigo candidato a presidente foi uma estratégia politica ou foi uma forma de colocar alguém no seu devido lugar?
 
Alguém que me explique pois....embora sejamos um concelho parcialmente agrícola há temas que nem ele, nem a 2 e nem a 3 conseguiriam dominar (isto se meterem mais do que 1.....)
 

 

domingo, 1 de setembro de 2013

Para que não subsistam dúvidas

Quando iniciei a minha empreitada (eu, o Fernando Bernardo e José Lourenço) de promover e divulgar Alcobaça através do artesanato e ofícios concelhios (a bem da verdade foi o Artesanato de Aljubarrota que iniciou  caminhada), tinha um enorme senão: A falta de conhecimentos e de cultura da parte da sra vereadora Alcina e ainda  do meu Não à subserviência ao Psd do presidente Sapinho e do seu vice Carlos Bonifácio.
Com o devido pedido de desculpas aos que hoje ficam muito ofendidos quando se fala mal do falecido (recordo que, quando era vivo, eu nutria por ele um não respeito e, não é agora que vou mudar de opinião), não passavam de uma cambada de incultos, vips à força e que fizeram um molho de dividas, ao mesmo tempo que, estagnavam a cultura alcobacense (em todas as sua formas de expressão).
Com a entrada deste executivo notei uma enorme diferença: a vereadora sabia ouvir e meditava. Foi uma das grandes impulsionadoras do projecto de dar expressão ao artesanato e artes e ofícios alcobacenses.
O mesmo aconteceu com os demais vereadores que passaram a olhar-nos como uma mais-valia a nível económico e turístico para o concelho.
Na minha simples opinião, o turismo e o empreendorismo não podem nem devem viver separados.
Podemos ser micro ou pequenas empresas mas.....somos empresas!
E é aí que entra a ligação entre mim e o actual vereador da cultura, à data, responsável pelo parque de negócios.
Tivemos e temos uma belíssima relação profissional e, nunca por nunca misturámos assuntos políticos com projectos comuns para Alcobaça.
Aliás, a equipa do Parque de negócios está de parabéns pela capacidade de juntar empresários e interesses comuns.
falta-nos, portanto, a união entre cultura, turismo e empreendorismo.
Acredito que isso se venha a conseguir nos próximos 4 anos pois o projecto vai continuar, de novo pelas mãos do Artesanato de Aljubarrota (devidamente coletado para organização de eventos e criação de artesanato patenteado)