Faço questão de reproduzir o artigo de opinião enviado por Portugal da Silveira para o semanário Região de Cister.
Foi decerto por falta de espaço (como podem ver é longo demais para artigo de opinião) que um bocado do artigo não foi publicado (o essencial está lá na edição de hoje):
Sr. Director O seu editorial de 12 de Março do corrente ano, serviu já para o referenciar como um Artigo muito bem escrito, na entrevista que dei em directo na Rádio Benedita em 19 do mesmo mês, juntamente com os meus camaradas Lúcia Duarte e José Pedrosa, porque efectivamente, o Partido Socialista está retratado com objectividade, parecendo até, que V. Exª, faz parte deste Partido, tal a certeza com que acertou nas “virtudes democráticas” que se praticam no seu interior.
Do editorial de 9 do corrente mês, escrevo-lhe algumas linhas por não concordar com o que escreveu, não quero dizer, que a sua opinião esteja errada, não está, se o que aconteceu no interior do PS fosse normal, mas não foi, e por não o ter sido, é que lhe vou contar o que se passou, para no final e se assim o entender, corrigir o seu pensamento em relação ao que escreveu “Parecem ter ficado zangados por não ter sido preferido José Pedrosa.
Terão uns e outros as suas razões”. Isto foi o que escreveu, vamos então ver quem é quem, quem tem razão e se o tempo de discussão, neste caso como noutros, terá já terminado! Eu, José Pedrosa e António Delgado, fazíamos parte da lista encabeçada inicialmente por José Acácio Paulino Barbosa.
Durante o seu percurso, este atravessou um período de descrença política e acabou com a sua concordância por ser substituído, por uma fulana de nome Alzira Vicente Mendonça Henriques (useira e vezeira em colocar rótulos nas costas de muitos militantes – o que ela disse do António José Henriques e António Sousa Canha- não o devo divulgar!!!
Alcançado o topo da lista, que era um dos seus verdadeiros objectivos, faltava atingir outro, Presidente da Comissão Política, para poder sorrir de satisfação por ter progredido rapidamente em direcção àquilo que a move dentro do PS, ânsia de subir, subir, subir e fazer uma pausa quando chegar a deputada com a ajuda disfarçada de um fulano que se chama João Paulo Pedrosa, um verdadeiro equívoco político e por sinal Presidente da Distrital.
Esta fulana preparava-se para chegar àquele lugar, passando ao lado da Concelhia, agora como domina o PS com a ajuda de três cavalheiros, já pode ser diferente. Veremos!
Continuando, a certa altura começa com atitudes pouco recomendáveis, tais como mentiras sistemáticas, envolvendo outras pessoas, servir-se delas como se fossem piões ou bonecos, cansei-me, fartei-me e comuniquei-lhe que saía da lista, dias depois pelos mesmos motivos o José Pedrosa fez o mesmo e posteriormente o António Delgado, saímos os três e com a Lúcia Duarte integrámos a lista do Nuno Pereira.
Posso garantir sob minha palavra, que foram precisos pelos menos dois dias, para convencer o José Pedrosa a encabeçar esta última lista. Ouve quem tivesse dito que o José Pedrosa saiu da 1ª. lista por querer ser o líder, nada mais falso se pode dizer de um homem com H e vertical como ele é, pena é não haver mais pessoas com as suas características, o PS seria bem diferente.
Esta lista acabou por vencer as eleições, e nela estavam António José Rodrigues Henriques, Arnaldo Augusto Homem Rebelo e Rui Manuel Dias Alexandre, sendo este o 2º da lista e o porquê de ser hoje o Pres. da Comissão. Política do PS. Estes Snrs. foram eleitos nessa mesma lista, curiosamente ou não, desde a segunda votação, começaram a votar sistemáticamente contra os seus camaradas? eleitos na mesma lista com a maior desfaçatez e o mais á vontade que se possa imaginar resultando de uma crise de valores políticos e éticos,que infelizmente atravessa o Partido Socialista/Alcobaça.
Convém lembrar que nem antes nem depois de eleitos, comunicaram a alguém o que iriam fazer o comportamento altamente reprovável destas três personalidades, contribuíram para a lista que venceu as eleições, com os votos dos militantes socialistas passa a perdedora, e, a que perdeu passa a vencedora. Com a colaboração destes golpista, adultera-se a vontade dos votantes e militantes socialistas.
Estou convicto Sr. Director, que qualquer ser humano, sentir-se-ia envergonhado, por este comportamento ir uma vez mais, contribuir não só para a humilhação do PS como o vai empurrar possivelmente para mais doze anos na oposição, se ao menos tirassem alguma responsabilidade política destas asneiras que são cometidas com um sorriso nos lábios, ainda poderíamos pensar que se tinham arrependido, mas não tiram, porque não são capazes, é mais uma forma de as pessoas os passarem a conhecer melhor e na devida altura eu cá estarei para os lembrar.
Cada vez mais me convenço, que houve um acordo pré-eleitoral entre eles e a lista da fulana, neste momento os três já fazem parte do Secretariado, estou com imensa curiosidade em ver o que resultará da cobrança da traição, imposta por estes personagens de má memória nas listas autárquicas, e a confirmar-se a minha convicção, é a completa falta de vergonha!
Na véspera da escolha do candidato do PS, José Pedrosa tenta mais uma vez um entendimento para que as listas possam aparecer como de unidade, como acontece no PSD, podem andar a esgatanhar-se uns aos outros, para o grande público aparecem como um partido unido.
Reúne com a fulana com José Acácio e José Canha que ficam de dar a resposta no dia seguinte, sabe Sr. Director, que a resposta nem sequer foi dada pessoalmente?
José Pedrosa espera nas instalações do Partido pelo grupo, e a resposta negativa é dada por telemóvel. Depois de mais uma desconsideração, alguém de bom senso e sem precisar da política para nada, aceitava de ânimo leve tanta baixeza contra a sua pessoa?
Obviamente que não e perante os factos, demitiu-se de Presidente da Comissão Política.
Perante o que acabei de escrever, o Sr. Director escreveria novamente o mesmo editorial no que diz respeito ao Partido Socialista? Escreveria que o melhor caminho seria unirem-se em volta do candidato? E sararem as feridas? Mas as feridas políticas não são saradas com pedidos de desculpa? E onde é que esses pedidos andam que ninguém os vê? Eu sou dos que pensam que as feridas por si só não saram, têm é tendência para agravar a sua situação.
Os que passaram e assistiram a faltas de escrúpulos, faltas de respeito, desconsiderações, traições, baixezas etc. não têm direito á saturação e indignação ?
É exactamente neste sentido e por isso, que não me calarei. E para que conste eu acuso as pessoas abaixo descritas, como os novos coveiros do Partido Socialista/Alcobaça 2009 João Paulo Pedrosa – Alzira Vicente Mendonça Henriques - António José Rodrigues Henriques – Arnaldo Augusto Homem Rebelo – Rui Manuel Dias Alexandre Alcobaça,
20 de Abril de 2009
Portugal da Silveira
Agora, tirem vocês as conclusões sobre o que leram, juntando isto ao que vos tenho contado.
Confiar nesta gente para dirigir o concelho ou até mesmo o distrito?