Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

domingo, 26 de abril de 2009

UMA NOITE DE INSÓNIA




Numa forma agradável de comemorar o 25 de Abril, José Alberto Vasco lançou o livro “uma noite de insónia” no Armazém das Artes.

O livro é dedicado, pelo autor, ao Capitão Fernando Salgueiro Maia que caracteriza como um exemplo único entre os militares de Abril.

A apresentação da obra esteve a cargo de Raquel Romão e a Valdemar Rodrigues.

Raquel Romão dá ênfase ao aspecto familiar e ao facto de, cada vez mais, se estar a esquecer este valor tão importante na vida humana.

Valdemar realça que “a democracia ainda não tem o trabalho todo feito”e que “o 25 de Abril não é, de facto, esse 25 de Abril de hoje”.

Segundo Valdemar, agradou-lhe a dimensão psicológica da obra: o estado de alma de um homem que se vê sozinho e que não consegue ultrapassar essa situação terrível.

Convém dizer que a pessoa sobre a qual José Alberto Vasco se inspirou ainda está viva e por isso, ainda hoje, fazer a história do 25 de Abril é um desafio.

As alusões ao conteúdo da obra aguçaram-me a curiosidade e quis ler o conto antes de escrever algo sobre o seu lançamento.

Fiquei impressionada com a tomada de consciência, por parte de um ex-pide, das acções que cometeu, dos motivos que o levaram a ser delator e, por fim, do facto de acabar sozinho .

A ânsia de “ser alguém” e o extremismo com que defendia o antigo regime levou-o a delatar familiares e amigos.

Mas mais não revelo porque acho que é um conto que todos deveriam ler.

“ Contos da nossa História, o seja lá o que isso for…..”

Lúcia Duarte

Sem comentários: