Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização económica advogando a propriedade pública ou colectiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação. O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo].
A maioria dos socialistas possuem a opinião de que o capitalismo concentra injustamente o poder e a riqueza entre um pequeno segmento da sociedade que controla o capital e deriva a sua riqueza através da exploração, criando uma sociedade desigual, que não oferece oportunidades iguais para todos a fim de maximizar suas potencialidades.
O socialismo não é uma filosofia concreta da doutrina fixa e programa; seus ramos defendem um certo grau de intervencionismo social e racionalização económica (geralmente sob a forma de planejamento econômico), às vezes opostos entre si. Uma característica de divisão do movimento socialista é a divisão entre reformistas e revolucionários sobre como uma economia socialista deveria ser estabelecida. Alguns socialistas defendem a nacionalização completa dos meios de produção, distribuição e troca, outros defendem o controle estatal do capital no âmbito de uma economia de mercado.
Fonte : Wikipédia
MAU,MAU!.....ENTÃO ONDE ANDA O SOCIALISMO EM PORTUGAL?
Luta de classes? Nacionalização dos meios de produção? O capitalismo concentra injustiça social?
O "engenheiro" Sócrates deveria ler mais sobre socialismo. Cultura geral deveria fazer parte do plano pedagógico de um curso de engenharia ( de todos, aliás).
É com um sistema de saúde que fecha SAPs, Urgências e maternidades que o governo sócretino quer dar qualidade de vida e igualdade de direitos aos cidadãos portugueses? - olhe que se eles morrem, já não pagam os impostos que lhe permitem ter a vida que tem!...
è com o sistema de justiça que temos, onde os pobres não conseguem ter acesso (ter um vencimento acima do ordenado mínimo é um luxo...) mas que os criminosos, após cumprirem um quarto da pena têm direito à liberdade (se houvesse pena de morte em Portugal, só se podia matar um braço porque os outros 3/4 tinham de ficar reservados para a liberdade total dos criminosos).
Estará alguém a prevenir uma situação futura para eles ou para os amiguinhos?
É com o facto de os senhores que cometem crimes de colarinho branco se poderem pavonear por todo o lado (porque têm direito a serem inocentes até gastarem tudo o que roubaram) e os desempregados serem obrigados a apresentações periódicas nos centros de emprego, que eleva a democracia "socialista"?
É por darem subsídios a quem faz choradeiras junto da segurança social (mas que têm negócios de rua, sem pagar impostos), enquanto gente que sempre trabalhou (e pagou impostos), como empresários em nome individual, não têm direito a qualquer ajuda ou incentivo?
É colocarem dinheiro em bancos privados (em que o administrador fez o favor de desviar dinheiro para contas de familiares, lesando milhares de cidadãos) e obrigarem quem não tem dinheiro para comer a pagar os desvios desses cavalheiros, porque usaram os seus impostos?
É criarem (AGORA) uma lei que tenta que os eleitos não possam "receber luvas - em dinheiro - " quando muitos de vós são suspeitos em casos de corrupção e de favorecimento pessoal (é a lei do: eu como mas mais ninguém pode comer?).
Meus senhores, isto não é SOCIALISMO, é COMEdisto, é SOCRETINISMO!
São passos para o abismo que, a passividade, a falta de cultura e a lei "do deixa andar porque pode ser que me calhe alguma coisinha" vão deixando de herança aos nossos filhos e aos nossos netos.
Caminhamos a passos largos para um país de paraíso para delinquentes, parasitas e terroristas
Sem comentários:
Enviar um comentário