Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

domingo, 18 de abril de 2010

Espero ter entendido mal...

Espero, sinceramente, ter interpretado mal algumas palavras que foram ditas numa sessão de uma Assembleia de Freguesia. A bem da democracia, que custou muito aos meus pais e avós conquistar, eu espero estar errada.
A sensação que tive foi a de que, antes de qualquer assembleia, já estaria tudo concertado para "não haverem surpresas" que não as intervenções da oposição (em minoria).
Foi-me dito que o regulamento obrigava a que as perguntas fossem, previamente, enviadas por escrito para o presidente da Assembleia e que, eu deveria conhecer o regimento.
Vamos por partes:
  • Eu nunca fui, nem serei candidata a coisa nenhuma. Não faço parte da Assembleia e sou uma mera freguesa (que nem a saneamento básico tem direito). Consultei o Regulamento que se encontra no site da junta (que, embora sem data da sua aprovação), no ponto 3 do seu artigo 12 º diz o seguinte: "No inicio e fim da sessão, haverá um período destinado às intervenções do público, no qual, poderão os cidadãos abordar por PERIODOS não superiores a 15 minutos, assunto DE INTERESSE PESSOAL OU COLECTIVO, dentro das competências da Assembleia".

Assim sendo, e estando a palavra periodos no plural, cada cidadão tem direito a expôr questões até um máximo de 15 minutos (pode ser uma questão de semântica mas é o que está escrito e, como tal, regulamentado).

Também, nesse mesmo regulamento, não é exigido que a intervenção tenha de ser comunicada, nem previamente nem por escrito, ao Presidente da Assembleia.

Assim sendo, ou o Presidente desconhece o regulamento, que exige que os fregueses conheçam, ou estava a tentar limitar a minha intervenção. Recordo que a minha intervenção (com perguntas lidas e devidamente acompanhadas por texto entregue a todos os elementos da Assembleia e da Junta) demorou, exactamente 3 minutos e 52 segundos.

Do regulamento não consta que o tempo dispendido nas respostas tenha de ser contabilizado no tempo destinado à intervenção do público.

  • A Assembleia só reúne 4 vezes por ano (em sessões que permitem intervenção do público), pelo que, é normal que as dúvidas sejam muitas.
  • Não havendo descentralização destas reuniões é normal que em todas se apresentem questões relacionadas com o vastíssimo território da freguesia.
  • Não entendi a necessidade de se fazerem PREVIAMENTE as questões por escrito. Os órgãos eleitos não deveriam estar capacitados para responder a todas as questões que possam ser levantadas?

Fiquei com a sensação de que os fregueses não seriam benvindos a estas sessões quando tivessem questões a colocar que pudessem "entupir" as gargantas (e até as linhas de pensamento e de estratégia) dos questionados.

Fiquei com a sensação de que quem "ousa" questionar fica marcado e (espero que não) será sempre apelidado (a) de lavador de roupa suja.

Fiquei com a sensação do amiguismo politico a pairar no ar.

Fiquei desiludida porque pensei que esta fosse uma freguesia democrática, aberta a sugestões e criticas. mas fiquei com a sensação de que o não era.

Fiquei com a sensação de que todos anseiam que os "lavadores de roupa suja" não voltem a estas sessões .....Pela minha parte, não podem estar descansados porque lá estarei sempre que sejam publicitadas em editais (infelizmente, na Lameira, não vi nenhum edital afixado em espaço público).

Espero, sinceramente, estar a fazer um julgamento errado...

Sem comentários: