Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Quem era o preservativo neste negócio?

'Bava assumiu a paternidade, eu assumo-me como a pílula do dia seguinte' (Sol)

Só ainda ninguém disse quem, nesta transacção sexual, estava metido neste bacanal!

Quem virá a seguir dizer que foi o preservativo?

E não havia uma mãe?

Então este era um negócio gay!

comentário à entrevista do RC a António Delgado

Foi com espanto que li as declarações de António Delgado sobre o que se passou e o que se passa em Alcobaça.
Nascido no concelho, este cavalheiro (que nunca fez nada pela terra e que nunca deu uma ideia) arroga-se no direito de julgar o actual presidente da câmara (de quem ele próprio diz não saber o que está programado ou já foi feito) pelo seu desempenho enquanto presidente da AM.
Com a arrogância e a mania de que tudo sabe, este cavalheiro (que foi exactamente o culpado por grande parte da divisão entre os socialistas da CP anterior) queria ser vereador da cultura. Preterido por Pedrosa nesse intento e colocado como candidato à AM (sem consulta sobre a matéria aos demais membros do movimento independente), o ex-candidato a candidato à AM acabou por trair amigos e ser traido por outra aberração: o candidato a nº 2 na lista dos independentes.
Só mesmo alguém pouco conhecedor da realidade social e económica do concelho para vir cobrar "construções" em 5 meses de governação Paulo Inácio. Mostra uma ignorância de gestão imperdoável na pessoa do sr dr sabe tudo.
Todos sabiamos que, quem ganhásse a câmara iria ter um dificil percurso nos próximos 4 anos. Sapinho e Bonifácio haviam comprometido a instituição por mais de 20 anos. O buraco era enorme e os contratos eram dúbios.
A água em alta, a compra da Quinta da Cela (para um hospital que vai para Caldas), os compromissos firmados e as dividas a fornecedores iriam limitar qualquer governação nestes próximos anos.
Os disparates de Sócrates vieram piorar todas as tentativas de "construção", não só em Alcobaça mas em todo o país (recordo que Sócrates não é PSD).
"Creio que esta autarquia deveria falar menos e trabalhar mais" - SR, PROF, DR e o que mais queira que lhe chamem, o que é que o senhor fez, ou seja, quantas ideias deu para o concelho? Trabalho? O senhor nem se "deu ao trabalho" de recolher assinaturas suficientes para ser candidato, esperando ter os seres menores, ou seja, os não doutorados, para trabalharem por si (mesmo andando nas suas costas a congeminar formas de, depois de ter as assinaturas, os afastar) vem falar de trabalho?
Fala de trabalho? Conhecemos algum seu? Tem mais alguma ideia que não a preocupação com os WCs do Mosteiro?
Quanto ao seu afastamento da posição de candidato à AM: quer que lhe recorde que o Pedrosa estava sozinho nesta intenção de o ter como candidato? Sabe que em Alcobaça se comentou que o sr andava a namorar todos os partidos para ver onde se poderia encaixar?
Ainda vem dizer que foi perseguido por todos os partidos? O PS? - Bem só lá esteve enquanto alguém lutou para que a comissão se mantivesse porque, lá dentro, muita coisa não foi aprovada por sua causa e nem o seu falar melancólico (e que causava sonolencia) convencia ambas as listas.
Muitos teriam mantido a palavra com o Pedrosa se você tem tido a hombridade de sair. Mas não! Ser vereador da cultura iria dar-lhe visibilidade, uma vez que poucos o conheciam (e os que o conheciam não gostavam de si e não por ser polémico mas, porque grande parte percebeu as suas intenções politicas).
O PSD? Decerto, não são burros e já têm o trabalho de lidar com alguns "trepadores deles".
A CDU? Porquê? Nunca os vi ou ouvi falar de si. Talvez porque, segundo palavras suas, "é preciso ter alguma importância para falarem em nós" - eles foram sábios, nem em si falavam!
Quando se refere ao facto de não ter feito parte das listas do Ps nestas eleições, alguém o convidaria? Desafio alguém a dizer que o tenha convidado seja para o que for dentro do PS (já basta o BE o ter convidado para fazer parte das listas de Adelino granja - segundo informação do próprio AD)
Mais à frente, na entrevista, questiona as linhas apontadas pelo PSD. Estranho, não apresenta qualquer linha alternativa....talvez porque não a tenha (felizmente).
Mais adiante: "Alcobaça tem de enfrentar os problemas de frente" - Boa, para quem, quando "viu o caso mal parado para o seu lado" deu "de frosques".... está tudo dito!
Eu não defendo ninguém mas, não posso e não devo (como cidadã atenta e.... que até vive no concelho) calar-me perante os disparates que este senhor diz no RC.
Congratulo-me, no entanto, que tenha entrado para a ESAD (terá sido um concurso transparente ou será igual à nomeação de Alzira Henriques e Acácio Barbosa para a Fundação Clérico?). Caldas é, decerto, o local ideal para este "senhor professor doutor". Aqui, ele não faz nem mais um.......

quinta-feira, 29 de abril de 2010

ASSIM SIM!

Já se começa a ver o potencial da ideias do novo presidente do PSD na vida politica nacional.
Ao jeito de um homem inteligente, belíssimo leitor da situação politica em determinado momento e defensor de todo o tipo de independência do nosso país, fica uma questão: Não teria sido bom para o país que o PSD tivesse dado valor a este Homem ao invés de ter levado à presidência do maior partido da oposição uma senhora que, mesmo calada em momentos em que se esperava ouvir ideias, só conseguiu crispação dentro e fora do seu partido?
Passos Coelho mostrou que, acima de todas as divergências politicas, o mais importante é defender o país, juntar ideias e não usar "o bota-baixismo" apenas por dá cá aquela palha".
Outro partido que poderia, talvez através de um jovem com muito valor politico - Bruno Dias, dar um contributo mais social a esta tentativa de salvar Portugal, seria a CDU.
Sem o extremismo do BE (que critica mas não aponta soluções), a CDU tem agora uma grande oportunidade de mostrar que está disponível a participar nesta luta difícil, que é a de manter Portugal como país independente.
Mas muitos dirão: A CDU em acordo com a direita ou até mesmo com o centro direita? Eu diria que é possível!
A bem da Nação e de podermos legar um país um pouco melhor aos nossos filhos e aos nossos netos, talvez o protelar, no tempo, algumas matérias que são caracteristicas de alguns partidos, nos permitisse conduzir o país a uma certa estabilidade.
Talvez o unir de esforços possa mostrar que os partidos não servem apenas para "arranjar tachos aos amigos" mas também, (e este deveria ser o principio fundamental) defender Portugal das sangue-sujas externas (e de algumas internas).
A minha modesta leitura deste passo do Presidente do PSD é que, afinal, pelo menos nele e no grupo dele, existe "o verdadeiro de nós para nós" (assim alguns soubessem dar-lhe seguimento, por exemplo, em algumas autarquias).
O "dedo" dele já parece estar patente na hipotética vontade do malogrado primeiro-ministro de Portugal, em recuar com obras fúteis e megalómanas como a do TGV e da nova ponte. Aqui, a CDU (desde sempre defensora do não ao TGV) poderia dar um contributo útil (sem facciosismo e de um modo sustentado e realista).
Há ainda uma figura "que foi a reboque" de Pedro Passos Coelho: Paulo Portas.
Este politico, talvez por não ter nenhuma feira a sustentar a sua ideia (ou falta dela), aproveitou "o barco do PSD" para vir, umas horas depois, dizer que também é patriota e que também quer ajudar a salvar Portugal... Fica no ar o oportunismo politico indo a reboque do PSD.
E usando as palavras de uma figura politica alcobacense da actualidade "que interessa a paternidade do que foi mal feito?" (referia-se aos maus contratos feitos pelo seu antecessor), "o que interessa é o que se faz no presente e que se vai transportar para o futuro"....
Boa Passos Coelho! Fica o que fez no presente e será recordado no futuro... (na próxima ida às urnas, sem sabe?....)

"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações
que punem os ricos pela prosperidade. Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar a alguém aquilo que não tira de outro alguém.

Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.
É impossível multiplicar riqueza dividindo-a. "


Adrian Rogers, 1931

segunda-feira, 26 de abril de 2010

É preciso lata!

tenho ou não razão? Esta gente anda ou não a comer à nossa conta?
Nós que aguentemos o pec , esta gente vive do pack (de oportunismo, tachismo e mama):


Talvez o melhor seja preparar um novo 25 de Abril.
Este tem pouco para comemorar
Mais uma vez a situação está insustentável.
Venham novos politicos, de preferência de novas profissões:
mais e melhor gestão!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

esclarecimentos

Devido à recepção de alguns emails onde me eram pedidos esclarecimentos sobre os comentários que fiz aos comentários do Alberto e do Joel:
  • há compradrios nas localizações das bancas na medieval, sim: uma sra dra da câmara e uma secretária do pelouro da cultura têm sempre lugar cativo frente à sede das Juntas.
  • Há uma descarga de fruta que é efectuada (sempre no periodo da manhã) para um carro que tem uma matricula que se inicia por CM. E o facto é que, em todos estes anos, a banca da fruta tem tido lugar cativo e previligiado...
  • os artesãos que trabalham em barro (o que requer sombra e piso direito) têm sido remetidos para lugares ao sol e de pouca passagem.
  • O pessoal da freguesia (salvo os que têm influência ou na câmara ou no PSD)tem sido, sistematicamente "enviado" para locais de pouca visibilidade, ao sol e sem luz para garantir visibilidade à noite.
  • Em momentos de grandes chuvadas, só alguns "amigos" tiveram direito a pláticos de protecção. Nestes casos, as responsáveis pelo eventos (vereadora, Dra Sónia, etc) estavam demasiado "ocupadas" para ouvir os feirantes (normalmente recolhidas e a comer do bom e do melhor ao abrigo da "sua posição social" e previligiada por "serem as representantes da vereadora no evento")
  • A vereadora aparecia apenas para, "vestida de dama antiga" (onde o traje nem sequer respeitava os da época), colocar uma coroa junto à estátua da padeira e de D. Nuno (eu até duvido que conheça a história, tal como o Sapinho achava que a batalha se dera 1 século antes).
  • O vice-presidente, de perninha em meias de licra (mostrando o ridiculo de uma governação), ia cumprimentando os servos (feirantes), bem à moda de Paulo Portas (nas feiras), tentando angariar sorrisos dos que, eventualmente, pudessem ser militantes do PSD e dar-lhe votos para ser presidente da concelhia e candidato à câmara

Este foi o panorama da medieval de 2009. Eu esperava mais proximidade com a câmara recém eleita!

Até dei um voto de confiança mas....os "servos" vão continuar como "mão-de-obra barata" e objectos para uma futura "guerra politica".

Estão esclarecidos? Talvez os "aludidos" vos possam elucidar mais....ou não!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

De nós para nós quererá dizer "só nós"?

A Medieval de Aljubarrota começou, há uns anos atrás, por iniciativa da Misericórdia e com a boa vontade e empenho da população.
Todos trabalhavam "de borla" para divulgar, uma única vez no ano, um evento cultural e histórico alusivo à nossa região.
Mais tarde, a câmara tomou as rédeas (porque este é o 2º maior evento do concelho ) e sem dar contrapartidas, "permitia" aos artesãos mostrarem os seus trabalhos, a troco de 100 euros de caução, a descriminarão dos lugares e umas refeições "de borla" aos funcionários camarários e seguranças contratadas.
E todos continuaram a ajudar e a trabalhar mais de 12 horas à chuva ou ao sol para divulgar os produtos da região.
Preferiríamos ter de pagar metade mas termos condições: não colocar gente a trabalhar ao vivo em barro, debaixo da torreira do sol, sortear os lugares ao invés de as funcionárias da câmara terem lugares previligiados, acabarem com a feira à meia-noite quando ainda o recinto se encontra atolado de gente....
Os participantes aguentaram tudo o que lhes foi imposto pela autocracia camarária e, agora, vem a teoria do nós para nós, impor a quem trabalha todo o ano (sem qualquer apoio ou sinal de atenção por parte da câmara) que ainda pague 10 € por m2 (caso tenha banca própria) e mais 25€ a quem necessite de banca da câmara (que não tem condições em caso de chuva ou sol).
Benesses para quem trabalha ao vivo? Zero!
Em reunião de câmara a vereadora teve a distinta lata de dizer que as pessoas foram ouvidas. Quem? Os artesãos não foram ouvidos, as colectividades? Duvido! O presidente de Junta?
Tive o cuidado de falar com ele que me disse que o que foi proposto foi o pagamento (sem devolução) da quantia de 50 € mas que haveriam mais condições e beneficios.
~
Quem fala verdade? Quem mente ou omite?
O facto é que os "de nós" nunca foram ouvidos, nunca ninguém se preocupou se tinhamos ou não condições desde que se pudessem pavonear com o esforço do trabalho dos outros.
A vereadora mentiu quando disse que havia concordância de todos.
O facto é que parece que funciona melhor o "para nós" do que o "de nós".
Se o que a câmara quer é apresentar artesãos vindos de fora. Assim seja! É hora de nos colectarmos noutros concelhos que saibam dar valor ao artesanato.
E temos um aqui tão perto!.....
Não vale a pena lutarmos para ajudar a câmara a descalçar as botas dos buracos em que se meteu porque não nos dão valor nenhum.
Continuaremos a ser mão-de-obra barata que eles julgam ter obrigação de pagar "os terrenos" comprados aos amigos para instalar o hospital fantasma que, parece que até vai para Caldas.
O problema é que continuam a ter não mão os subservientes que lhes abanam a cabeça em sinal de consentimento porque precisam de favorzinhos e/promoções ou nomeações.
Dar um voto de confiança não implica dizer a tudo que sim. Oiçam-nos, aproximem-se do povo e depois peçam-nos para darmos as mãos pelo progresso do concelho e da freguesia.
Os artesãos e a população de Aljubarrota não são propriedade de alguns. Somos gente e.... gente que quer ser ouvida antes que decidam sobre os nossos espaços, os nossos trabalhos e ....os nossos esforços!
deixem de ser arrogantes e de julgarem ser donos de Alcobaça!
Agora sim: desisto de Aljubarrota e de Alcobaça! Não vale a pena lutar porque há interesses instalados que nunca vão desaparecer. Provavelmente, até irão enraizar-se mais!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Assim NÃO!

Tenho vindo a observar as mudanças de postura de alguns elementos da Câmara de Alcobaça e até da Assembleia Municipal.
E têm sido muitas!
César Santos, nas sessões iniciais tentou ser mais comedido e com uma postura mais suave.
Raúl Duarte, esse, não muda mesmo! Há-de ser, eternamente, o homem que julga tudo saber mas que, na realidade, nada mais faz do que criar o riso dos presentes e o embaraço dos seus colegas de bancada.
A presidente de Junta da Maiorga passou a "conversar" com os seus colegas de partido e já nem vota de forma diferente deles (o que fazia até há bem pouco tempo atrás).
Bem...pelo menos já percebeu que estava lá por inerência das funções que exerce na Junta. Assim outros o percebessem...
O que eu não esperava era ouvir o secretário (que foi nomeado e não eleito) do Presidente da Câmara dizer a um deputado (democraticamente eleito) : "VAI MAS É PARA CASA!".
Não é esta a imagem que esta nova equipa camarária tem querido dar aos munícipes e espero que não volte o tempo sapónico do "se estás contra mim é melhor saíres daqui!"
Paulo Inácio já tem vários problemas graves do concelho e, agora, passa a ter mais um: um secretário que não percebe a responsabilidade do cargo que tem e que, com atitudes destas desrespeitou, não só o deputado César Santos (a quem ele proferiu aquelas palavras) mas também todos os presentes, incluindo o homem de quem ele é assessor.
Isto foi uma vergonha para a democracia alcobacense e um desrespeito para os cidadãos que elegeram o deputado atingido.
Mas, o mais grave , é que o Presidente da Assembleia Municipal ,que até se esquece de passar ao ponto 4 da ordem de trabalhos e de abrir inscrições para intervenção dos deputados ( e que, prontamente, o Presidente da Câmara, não esquecendo ainda os seus tempos de Presidente da Assembleia, aproveitou para "fazer uma perninha" e deu inicio ao ponto 4), não teve coragem para reagir a esta atitude desagradável, de uma pessoas que não fazia parte da Assembleia, contra um Deputado do Concelho.
Uma atitude correcta seria a advertência ao sr secretário do Presidente e, em caso de reiterar, pedia-lhe que abandonasse a sala. Mas....pulso fraco num cargo como o de Presidente da Assembleia?
Assim Não meus senhores!
Quer se concorde ou não com as ideias dos outros, há que respeitar todos!
Assim não, meus senhores!

domingo, 18 de abril de 2010

As minhas perguntas à Assembleia de Freguesia no dia 16 de Abril 2010

· A Assembleia de Freguesia tem conhecimento de um estudo realizado em 2002, onde se faziam propostas de alteração ao PDM na Freguesia? A pedido de quem foi feito e por quem foi executado?

· Tem conhecimento das propostas feitas com base nesse estudo?

· Tem conhecimento das reuniões feitas com os fregueses e do resultado das mesmas sobre este assunto?

· Não sendo Paulo Inácio, à data, Presidente da CMA, e tendo por isso desculpa para desconhecer o estudo, já algum órgão da Freguesia teve o cuidado de o informar sobre a sua existência? Foi-lhe entregue nova cópia?

· Sendo a adaptação do PROT-OV ao PDM um assunto que afecta a Freguesia de Prazeres, não seria (pelo menos moralmente) desejável a presença de todos os órgão da freguesia na Assembleia em que (utopicamente falando) este assunto foi debatido, votado e cujo resultado foi ilegalmente entregue ao Governo Central?

· A Assembleia de Freguesia (como órgão de fiscalização do executivo) ou o próprio Executivo, têm conhecimento de quantos terrenos são afectados com a decisão aprovada em AM?

· Os proprietários desses terrenos já foram contactados ou já foi feita alguma reunião com eles para os elucidar sobre a decisão e sobre as suas implicações durante (pelo menos) 2 anos?

· Os órgãos que emanam da AF e da JF tiveram em conta a desvalorização patrimonial dos terrenos destes seus fregueses?

· O executivo da Junta, tendo em conta os interesses dos seus fregueses não deveriam ter consultado a AF antes de decidirem a sua intenção de voto, recorrendo a uma sessão extra ordinária?

· Os deputados, mesa da AJ e demais órgãos eleitos para a freguesia não deveriam estar presentes (mesmo não tendo direito a voto) em AMs em que estão em causa interesses dos seus fregueses? Será apenas um espelho da apatia politica de todos?

· Qual a legitimidade desta Assembleia para colocar à discussão (ponto 4), ou deliberar, sobre um assunto relacionado com um imóvel que se encontra na Freguesia de S. Vicente?

· Tendo havido já várias datas para o inicio (e até para o terminus) das obras na escola EB1 de Aljubarrota, alguém poderá informar o que se passou para os sucessivos adiamentos?

· Em nome da transparência, poderá o Presidente da Assembleia ou o Presidente da Junta, fornecer a esta Assembleia e aos fregueses a data do edital do concurso que levou à avença com a empresa que, actualmente, faz a manutenção dos espaços verdes da Freguesia (concurso que, segundo o Presidente do Executivo existiu)

· Quantas empresas concorreram? Qual o critério de selecção? Qual o valor mensal da avença? Em que parâmetro do orçamento está cabimentado esse valor?

· Porque razão não é a CMA a fazer a manutenção dos espaços verdes, como faz, por exemplo, em S. Vicente?

Caros amigos, se isto é lavagem de roupa suja...como deveria colocar as questões?

E os outros fregueses que apresentaram questões? Como o deveriam ter feito para não serem considerados lavadores de roupa suja?

Não gostam de ser questionados? Pelo que foi dito, o voto POR INERÊNCIA dos presidentes de junta é pessoal e não representa o voto da freguesia. Se assim é, porque estão lá por inerência? Porque não entraram numa lista e foram a votos como os demais deputados?

No caso da adaptação do PROT ao PDM, o que estes políticos temiam era a revolta de toda a população (até os que tinham terrenos em áreas urbanas deixariam de poder construir). Assim, "só têm à perna" os que estavam em zonas de transição e que agora nem sabem bem em que tipo de zona estão...

Se todos os presidentes de junta tivessem votado contra (como aconteceu na Nazaré), os juristas da CMA teriam procurado uma solução (Nazaré encontrou) , mais que não fosse por temerem a reacção da população prejudicada.

E, agora? Já percebem porque as nossas questões são "lavagem de roupa suja", quer para os que não fizeram o trabalho, quer para os que não os pressionaram para o fazer?

O problema destes senhores é ainda haver gente verdadeiramente atenta a estas questões que dizem respeito a grande parte dos munícipes de Alcobaça.E, claro que isso não lhes dá jeito nenhum!

Espero ter entendido mal...

Espero, sinceramente, ter interpretado mal algumas palavras que foram ditas numa sessão de uma Assembleia de Freguesia. A bem da democracia, que custou muito aos meus pais e avós conquistar, eu espero estar errada.
A sensação que tive foi a de que, antes de qualquer assembleia, já estaria tudo concertado para "não haverem surpresas" que não as intervenções da oposição (em minoria).
Foi-me dito que o regulamento obrigava a que as perguntas fossem, previamente, enviadas por escrito para o presidente da Assembleia e que, eu deveria conhecer o regimento.
Vamos por partes:
  • Eu nunca fui, nem serei candidata a coisa nenhuma. Não faço parte da Assembleia e sou uma mera freguesa (que nem a saneamento básico tem direito). Consultei o Regulamento que se encontra no site da junta (que, embora sem data da sua aprovação), no ponto 3 do seu artigo 12 º diz o seguinte: "No inicio e fim da sessão, haverá um período destinado às intervenções do público, no qual, poderão os cidadãos abordar por PERIODOS não superiores a 15 minutos, assunto DE INTERESSE PESSOAL OU COLECTIVO, dentro das competências da Assembleia".

Assim sendo, e estando a palavra periodos no plural, cada cidadão tem direito a expôr questões até um máximo de 15 minutos (pode ser uma questão de semântica mas é o que está escrito e, como tal, regulamentado).

Também, nesse mesmo regulamento, não é exigido que a intervenção tenha de ser comunicada, nem previamente nem por escrito, ao Presidente da Assembleia.

Assim sendo, ou o Presidente desconhece o regulamento, que exige que os fregueses conheçam, ou estava a tentar limitar a minha intervenção. Recordo que a minha intervenção (com perguntas lidas e devidamente acompanhadas por texto entregue a todos os elementos da Assembleia e da Junta) demorou, exactamente 3 minutos e 52 segundos.

Do regulamento não consta que o tempo dispendido nas respostas tenha de ser contabilizado no tempo destinado à intervenção do público.

  • A Assembleia só reúne 4 vezes por ano (em sessões que permitem intervenção do público), pelo que, é normal que as dúvidas sejam muitas.
  • Não havendo descentralização destas reuniões é normal que em todas se apresentem questões relacionadas com o vastíssimo território da freguesia.
  • Não entendi a necessidade de se fazerem PREVIAMENTE as questões por escrito. Os órgãos eleitos não deveriam estar capacitados para responder a todas as questões que possam ser levantadas?

Fiquei com a sensação de que os fregueses não seriam benvindos a estas sessões quando tivessem questões a colocar que pudessem "entupir" as gargantas (e até as linhas de pensamento e de estratégia) dos questionados.

Fiquei com a sensação de que quem "ousa" questionar fica marcado e (espero que não) será sempre apelidado (a) de lavador de roupa suja.

Fiquei com a sensação do amiguismo politico a pairar no ar.

Fiquei desiludida porque pensei que esta fosse uma freguesia democrática, aberta a sugestões e criticas. mas fiquei com a sensação de que o não era.

Fiquei com a sensação de que todos anseiam que os "lavadores de roupa suja" não voltem a estas sessões .....Pela minha parte, não podem estar descansados porque lá estarei sempre que sejam publicitadas em editais (infelizmente, na Lameira, não vi nenhum edital afixado em espaço público).

Espero, sinceramente, estar a fazer um julgamento errado...

sábado, 17 de abril de 2010

A ignorância é para quem quer...

De facto, hoje em dia, a ignorância é para quem quer sê-lo e não, porque não existam meios para evoluírem, quer pessoal, social ou culturalmente.
Talvez por isso, ainda (em pleno século XXI existam deputados de freguesia que, perante dados e documentos que servem de apoio a contestação, se sentem no direito de considerar o facto "lavagem de roupa suja".
Ora, sr deputado, lavagem de roupa suja seria se, um dos fregueses lhe dissesse, em plena assembleia, porque é que teve de sair do PS, porque nenhum freguês (tirando os da sua casa) o consideraram um bom presidente de junta.
Como aperitivo, apenas lhe pergunto: o que fez por Aljubarrota durante a sua regência? Qual foi a 1ª rua , na Lameira, a ser alcatroada?
Recorda o mote de um carnaval de Aljubarrota em que se dizia: "Chãos e Lameira não fazem Aljubarrota inteira"? Quer que lhe explique o que isto queria dizer? E, mesmo assim, o que fez pela Lameira? Pelo progresso de Aljubarrota? pelo Pdm (época do saudoso Miguel Guerra)? Por Chiqueda? Por Carrascal? Pelos Moleanos?Pela Lagoa do Cão?Pelos Covões?Carvalhal?E os demais lugares da freguesia?
Inchou quando o Sapinho o elogiou? Vindo de quem veio, deu para perceber a sua subserviência e não a sua luta pela freguesia.
Sr Deputado o é por favor e porque não havia forma de lhe dizer que , já há muitos anos deveria ficar em casa e não a roçar pelas paredes com as mãos nos bolsos, pavoneando-se como se, algum dia, tivesse sido útil para alguém mais que não para si e para os seus.
A sua atitude como deputado no dia 16, revelou bem o seu carácter fascista, egocentrista e sem valor politico moral.
mostrou ser um ignorante convicto, militante da filosofia da inércia, da teoria do mau politico e para quem a politica serve para obter "status" que, pela sua vida cultural, social, humana e laboral nunca conseguiria obter.
Alguém que não é capaz de admitir uma critica (apenas porque não entende a linguagem da mesma) mostra que há uma ignorância "incontinente" e "gonorreica"de quem nem através do processo de RVCC conseguiria uma mais-valia cultural.
Sr deputado, se tivesse vergonha na fronha, nunca teria admitido passar de cavalo para burro. Passa de presidente de junta a tesoureiro e,de tesoureiro a deputado de freguesia? Eu já vi gente fazer o percurso inverso ( normal) mas... sujeitar-se a mostrar, deliberadamente, que vai perdendo as poucas aptidões que tinha?
Se tivesse vergonha, pedia a demissão! Se o problema é o valor que recebe por estar presente nas sessões da Assembleia, então, muita gente está disposta a angariar esse valor para que a Freguesia não esteja sujeita a ter gente auto-propositadamente ignorante como deputado da freguesia.
Prazeres de Aljubarrota já merecia "livrar-se politicamente" de um ser que, nunca nada tendo feito em prol da mesma, ainda se arroga no direito de criticar "quem faz o trabalho de casa".
Ignorância , nos dias de hoje, é uma opção e não uma imposição.

Daniel Adrião - mais uma bronca a descoberto! Quem será o "senhor" que se segue?


Daniel Adrião, um dos "tubarões" do Ps Alcobaça, ex-vereador e ex-candidato à CMA é " a nova bronca" de uma classe de socialistas que, com a sua ambição e ganância de poder, mancham a secção de Alcobaça do Ps.
Recordo que ele foi um dos defensores dos que (embora por uma margem de apenas 6 votos) ganharam a concelhia socialista de Alcobaça.
Claro que já era de esperar que uma figura que afastou grande parte dos militantes de Alcobaça, um homem que deixou dividas ao partido (as rendas da sua sede de campanha que, em abono da verdade, foram pagas pelo Dr Pedrosa, numa tentativa de limpar o nome do PS em Alcobaça), que nunca explicou onde foram parar os valores de quotas de militantes e que até lia jornais em plenas sessões de Assembleias Municipais, acabasse por ser descoberto "numa das suas manobras".


Decerto, muito em breve, mais figurões serão desmascarados mas, de momento, deixo-vos com a noticia publicada no RC desta semana:


Daniel Adrião acumulou


funções de forma ilegal


O antigo vereador do PS na Câmara de Alcobaça é um dos dois assessores do secretário de Estado Adjunto e das Obras Públicas que acumulou funções como membro daquele gabinete e administrador da


Fundação para as Comunicações Móveis, uma situação ilegal, noticiou o jornal Sol ontem na edição on-line.


Tanto Daniel Adrião como Rui Pereira eram assessores de Paulo Campos e ao mesmo tempo foram nomeados para a fundação com o conhecimento daquele governante, de acordo com o Sol.


No caso do socialista de Alcobaça, a acumulação de funções mantinha-se desde


Março de 2009.


A lei de incompatibilidade de membros do gabinete define que a titularidade de cargos que compõem os gabinetes dos membros do Governo “é incompatível com o exercício de quaisquer outras actividades


profissionais, públicas ou privadas, remuneradas ou não, salvo as que derivem do


próprio cargo”.


Quanto à sanção prevista para quem viole a lei, a legislação decreta a “demissão do cargo em que o infractor esteja investido”.Apesar dos contac tos, não foi possível ouvir Daniel Adrião.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Vamos lá a um pouco de cultura geral...e a comparação com o que já por cá temos!

Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização económica advogando a propriedade pública ou colectiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação. O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo].

A maioria dos socialistas possuem a opinião de que o capitalismo concentra injustamente o poder e a riqueza entre um pequeno segmento da sociedade que controla o capital e deriva a sua riqueza através da exploração, criando uma sociedade desigual, que não oferece oportunidades iguais para todos a fim de maximizar suas potencialidades.

O socialismo não é uma filosofia concreta da doutrina fixa e programa; seus ramos defendem um certo grau de intervencionismo social e racionalização económica (geralmente sob a forma de planejamento econômico), às vezes opostos entre si. Uma característica de divisão do movimento socialista é a divisão entre reformistas e revolucionários sobre como uma economia socialista deveria ser estabelecida. Alguns socialistas defendem a nacionalização completa dos meios de produção, distribuição e troca, outros defendem o controle estatal do capital no âmbito de uma economia de mercado.

Fonte : Wikipédia

MAU,MAU!.....ENTÃO ONDE ANDA O SOCIALISMO EM PORTUGAL?

Luta de classes? Nacionalização dos meios de produção? O capitalismo concentra injustiça social?

O "engenheiro" Sócrates deveria ler mais sobre socialismo. Cultura geral deveria fazer parte do plano pedagógico de um curso de engenharia ( de todos, aliás).

É com um sistema de saúde que fecha SAPs, Urgências e maternidades que o governo sócretino quer dar qualidade de vida e igualdade de direitos aos cidadãos portugueses? - olhe que se eles morrem, já não pagam os impostos que lhe permitem ter a vida que tem!...

è com o sistema de justiça que temos, onde os pobres não conseguem ter acesso (ter um vencimento acima do ordenado mínimo é um luxo...) mas que os criminosos, após cumprirem um quarto da pena têm direito à liberdade (se houvesse pena de morte em Portugal, só se podia matar um braço porque os outros 3/4 tinham de ficar reservados para a liberdade total dos criminosos).

Estará alguém a prevenir uma situação futura para eles ou para os amiguinhos?

É com o facto de os senhores que cometem crimes de colarinho branco se poderem pavonear por todo o lado (porque têm direito a serem inocentes até gastarem tudo o que roubaram) e os desempregados serem obrigados a apresentações periódicas nos centros de emprego, que eleva a democracia "socialista"?

É por darem subsídios a quem faz choradeiras junto da segurança social (mas que têm negócios de rua, sem pagar impostos), enquanto gente que sempre trabalhou (e pagou impostos), como empresários em nome individual, não têm direito a qualquer ajuda ou incentivo?

É colocarem dinheiro em bancos privados (em que o administrador fez o favor de desviar dinheiro para contas de familiares, lesando milhares de cidadãos) e obrigarem quem não tem dinheiro para comer a pagar os desvios desses cavalheiros, porque usaram os seus impostos?

É criarem (AGORA) uma lei que tenta que os eleitos não possam "receber luvas - em dinheiro - " quando muitos de vós são suspeitos em casos de corrupção e de favorecimento pessoal (é a lei do: eu como mas mais ninguém pode comer?).

Meus senhores, isto não é SOCIALISMO, é COMEdisto, é SOCRETINISMO!

São passos para o abismo que, a passividade, a falta de cultura e a lei "do deixa andar porque pode ser que me calhe alguma coisinha" vão deixando de herança aos nossos filhos e aos nossos netos.

Caminhamos a passos largos para um país de paraíso para delinquentes, parasitas e terroristas

terça-feira, 13 de abril de 2010

EDITAL DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE PRAZERES

Vitor Manuel Ferreira dos Santos, Presidente da Assembleia de Freguesia de Prazeres de Aljubarrota, vem por meio da presente convocar Vossa Exª. para uma reunião ordinária desta Assembleia de Freguesia, no próximo dia 16 Abr. 2010 (sexta feira), pelas 21.00 H, na sede da Junta de Freguesia, com a seguinte ordem de trabalhos:

Antes da Ordem do Dia:
- Leitura de expediente recebido;
- Intervenções na generalidade;

Ordem do Dia:
Ponto um: Leitura e aprovação da acta anterior;
Ponto dois: Actividades da Junta;
Ponto três: Aprovação Alteração à Postura de Trânsito;
Ponto quatro: Classificação do Celeiro de Aljubarrota;
Ponto cinco: Aprovação da Prestação de Contas do Ano 2009;
Ponto seis: Intervenções na generalidade.

Para constar se publica o presente e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares públicos de costume.

Aljubarrota, 05 de Abril de 2010
O Presidente da Assembleia


(Vítor Manuel Ferreira dos Santos)


Seria desejável que os fregueses da freguesia de Prazeres começassem a se interessar mais pelos destinos e problemas da freguesia, assistindo a participando.

Uma forma de o fazer seria o de começarem a aparecer nas Assembleias de freguesia, colocando as suas dúvidas e anseios e ouvindo as respostas às questões que outros levantam.

Baixar os braços e fingir que não se vê ou não se ouve, não é forma de lutar pelo progresso da freguesia.

Muitas dúvidas estarão, decerto, nas vossas cabeças (TGV, PDM, IC, CENTROS ESCOLARES, PATRIMÓNIO, PLANOS DE DESENVOLVIMENTO PARA O COMÉRCIO E TURISMO....). Então porque não comparecem nas Assembleias de Freguesia para serem esclarecidos?

domingo, 11 de abril de 2010

PSD a unir-se e o PS...

O PS começa a ter o que merece!
Recentemente houve eleição para a Comissão politica Concelhia de Alcobaça. A isso fiz referência em postagens anteriores...
Todos diziam que o candidato da lista A não ia longe: parece que se enganaram!
Da lista B, encabeçada por um bom homem mas demasiado maleável por um ninho de vespas, esperava-se mais....
6 votos de diferença?
isto não lhes traz luz aquelas cabecinhas iluminadas?
pensem comigo:
A nº 2 estava o SR EX-CANDIDATO pavão - que trabalho tem feito na câmara? Nada de jeito senão os militantes ter-lhe-iam dado mais valor... E pena é que ainda não tenha percebido que não foi escolhido por ter valor mas....porque não havia mais ninguém que ainda desse ouvidos à outra cavalheira...
A nº 3 a malfadada Alzira Mendonça, ou Henriques, ou Cabaça (vai mudando de apelido para tentar que não se perceba que é a mesma!) - estou a falar daquela que quis ser (um dia) presidente da comissão politica, da que andava a enganar 3 pessoas prometendo apoio para uma candidatura a presidente da câmara, que criou um grupo para tentar " limpar o partido" e acabou por o sujar ainda mais, que servia de porta-bandeira só para ficar nas boas graças do presidente da federação, que sonha ser a 1º mulher candidata á CMA e que usa e abusa de telemóveis e carros de serviço para fins políticos e partidários... que dizia mal do (agora) amigo engenheiro (que dizia que tinha negócios por esclarecer em África), do amigo (agora) César que nunca chegaria a lado nenhum por ser asqueroso (palavras dela) e a quem (supostamente) ela teria metido na ordem por causa do TGV?
A nº 4 aparece o tal senhor engenheiro - o meu comentário sobre ele fica para depois....
5ª , este Luís Rosa.... não é o que perdeu a Junta de Alcobaça? E que só foi candidato porque o PS não conseguiu mais ninguém?
6º Eugénia -não é mais uma advogada em crise à procura de uma alternativa de vida? aquela que não sabia que 17+18 ia dar o mesmo resultado que 14+21? Bem.... se calhar não é ela... Mas não é aquela que é deputada e que até dá gozo ao tal de Raul Duarte emendar os erros gramaticais que ela comete?
Saltemos para o nº 8 - mau, mau....então este não era o mal- amado? O que ninguém queria trabalhar com ele porque era inconveniente, não tinha postura e colocava em causa o bom nome e a imagem do PS na Assembleia? Não era o que era gozado pelo "segurar das calças"? O que "levou nas orelhas" porque a tal Alzira (na altura, Alzira Henriques) achou " um despropósito" que ele, como deputado do PS, tivesse fugido para o WC no cine-teatro, por ter medo de dar a cara num sim ao TGV?
eu até iria por aí abaixo mas a lista de gente que deveria ter vergonha e sair da vida politica activa é tão vasta que me cansaria.
Refiro, no entanto, que gente que conduz embriagada um veiculo automóvel, não é, decerto, alguém que deva entrar numa lista que conduza os destinos dos militantes socialistas....Bem!....Ainda se fosse ao abrigo de um qualquer serviço comunitário....mas até recebe senhas de presença como vereador....
Há duas pessoas, nesta lista, que me merecem respeito: 2 jovens que vão por arrasto e por amizade. Conselho: Tenham juízo e vivam a vossa vida longe desse PS nada tem de socialista. Um dia, irão perceber que, por serem bons demais, vão levar o maior pontapé no traseiro...
Não estejam no grupo que está a contribuir para um socialismo desacreditado que não defende o povo alcobacense (que que defende apenas as suas próprias carteiras e ambições pessoais). Saltem fora enquanto é tempo!
Afinal a velha senhora decidiu aparecer no fim! Doía muito ver um dos seus ódios de estimação ser o seu sucessor ( e com uma votação e um sentimento de unidade que ela nunca conseguiu)?
Mais um passo para que o PSD volte a ser social democrata.
Os meus desejos de bom trabalho na oposição (tão necessária, neste momento)!

sábado, 10 de abril de 2010

Esta é uma homenagem à turma dos cabelos brancos. À minha turma!

Um jovem muito arrogante, que estava a assistir a um jogo de futebol, tomou para si a responsabilidade de explicar a um senhor já maduro, próximo dele, porque era impossível a alguém da velha geração entender esta geração.
"Vocês cresceram num mundo diferente, um mundo quase primitivo!", o estudante disse alto e claro de modo a que todos em volta pudessem ouvi-lo.
"Nós, os jovens de hoje, crescemos com Internet, telemóvel, televisão, aviões a jacto, viagens espaciais, homens caminhando na Lua e as nossas naves espaciais a visitar Marte. Nós temos energia nuclear, carros eléctricos e a hidrogénio, computadores com grande capacidade de processamento e ...,"

- fez uma pausa para tomar outro gole de cerveja.
O senhor aproveitou-se do intervalo do gole para interromper a liturgia do estudante na sua ladaínha e disse:
- Você está certo, filho. Nós não tivemos essas coisas, quando éramos jovens, porque estávamos ocupados em inventá-las.
E você, arrogante dos dias de hoje, o que está a fazer para a próxima geração?
Foi aplaudido de pé!

...

Mas o que importa se Manuela Ferreira Leite (que está, decerto, a recompor-se duma terrível dor de corno) está presente, ou não, em Carcavelos?
Só demonstra ser elitista e estar-se borrifando para uma tentativa de unidade (que permita canalizar energias para encontrar soluções para o país).
Que falta faz lá uma mulher que não soube reunir consensos, que tentou menosprezar a valência de PPC dentro do seu próprio partido, não acautelando que (por via de eleições e num lema de mudança) ele pudesse ser o próximo líder?
MFL é, a nível nacional, a imagem dos "velhos barões" que Alcobaça teve de engolir, na pessoa de um Sapo, durante 12 anos.
PPC parece continuar a "ser o jovem combativo" que demonstrou ser , enquanto presidente da JSD.
O que eu tenho pena é que a comunicação social se preocupe tanto com a não presença da "velha senhora" e pouco com as ideias de alternativa a esta desgraça de vida a que o PS nos votou.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Documento elaborado a pedido da CMA à Junta de Prazeres em 2002 parte 1

Vamos ver quais as preocupações de Prazeres em 2002 no documento que aqui vou reproduzir, entregue à Junta e à CMA em 2002 e que julgo ser de utilidade para fazerem juízos de valor.


Este estudo foi elaborado por Jorge Alves, Dra Isabel Alves, Dr Carlos Beja e o Sr. Tereso:



"Para a revisão do PDM, solicitou a Câmara Municipal de Alcobaça à Junta de Freguesia de Prazeres de Aljubarrota a sua contribuição, com propostas de alteração ao mesmo, o qual durante a sua vigência se mostrou adverso ao desenvolvimento harmonioso e sustentado desta Freguesia, prejudicando quer esta, quer moradores e proprietários.

(...)


Subentendida na concepção do PDM fica a noção, clara, de que há factores, concretamente actuantes à escala regional de um concelho, cujo menosprezo pode dificultar o processo de desenvolvimento e cuja consideração pode, ao contrário, facilitá-lo.


De acordo com o Artº 4 do regulamento deste plano, elaborado pelo GITAP constituem objectivos do PDM de Alcobaça, apoiar uma politica de desenvolvimento, que permita a utilização de recursos naturais e humanos, sem que tal coloque em causa o seu equilíbrio ambiental e social; a definição e estabelecimento dos princípios e regras para a ocupação , uso e transformação do solo, de modo a promover a sua adequação às potencialidades de cada local e da disciplina de edificabilidade, que permita a prevenção dos valores naturais, urbanísticos, paisagisticos e patrimoniais; determinar as carências habitacionais, enquadrando as orientações e soluções adequadas, no âmbito da politica de habitação (...)


(...)verifica esta Junta de Freguesia, através de cartografia fornecida pela CMA, que a mesma continua desactualizada, com 39 anos, não sendo minimamente articulável com a realidade actual.(...)


(...)A Freguesia de Prazeres de Aljubarrota, conhecedora dos problemas criados pelo PDM, agora em revisão, que revoltou a população da Freguesia, que nunca compreendeu, não aceitou nem aceita uma tão extensa área de REN, exige que seja feito trabalho de campo, com a presença de um elemento da Junta , a fim de serem observados," in locum" as propostas de desanexação.


Assim, vimos propor as seguintes alterações aos lugares de ALJUBARROTA, BOAVISTA, GANILHOS, CHIQUEDA/LAMEIRA, CARRASCAL, COVÕES, LAGOA DO CÃO E MOLEANOS.

continuação da postagem anterior

"PROPOSTAS:


ALJUBARROTA

propomos a criação de:



  • dois espaços urbanos, um a Nascente e outra a Poente, da E.N.8


  • dois espaços urbanizáveis, um na ligação da Tojeira ao Carvalhal e outro junto à estrada da Boavista


  • duas áreas rurais de transição, uma ao longo da Estrada da Riba Fria e outra junto aos moinhos da Rua do Cemitério.

Aljubarrota é uma vila histórica, e o crescimento urbano no seu interior, não é possível nem desejável.


Assim, Aljubarrota parará no tempo se não se desanexarem terrenos para o seu crescimento e desenvolvimento, em zona periférica, por forma a não chocar com a zona histórica.


(ver anexo 1)


BOAVISTA


Propomos, para este lugar, a criação de dois espaços urbanos, bem como, seja considerado urbano o espaço remanescente à construção da variante que irá passar pela Boavista.


A Boavista cresceu ao longo da estrada, por isso tem pouca possibilidade de crescimento.


(ver anexo 2)


GANILHOS


Propomos a criação de um espaço urbanizável, que visa a eliminação de uma pecuária hoje existente


(ver anexo 1)


CHIQUEDA DE BAIXO/LAMEIRA


Propomos a criação de um espaço urbano, dois espaços urbanizáveis e uma área rural de transição, ao longo das principais vias de comunicação entre os 2 lugares, uma vez que Chiqueda não possui espaço de crescimento urbano.


(ver anexo1)


CHIQUEDA DE CIMA


Propomos a criação de um espaço e um espaço urbanizável, correspondendo estes ao alargamento do casario existente.


(ver anexo1)


CARRASCAL


Propomos a criação de um espaço urbano, o alargamento do espaço urbanizável e uma área rural de transição na ligação do espaço urbano e a área rural de transição da Lagoa do Cão, tendo em conta a construção hoje existente nesse lugar


(ver anexo1)


COVÕES


Propomos o alargamento da área rural de transição entre o limite da freguesia a Norte (Casal do Além) e a Estrada Municipal Chiqueda/ Moleanos.


Criação de dois espaços urbanizáveis, um compreendendo entre a Rua da Lagoeira e a Estrada Municipal Chiqueda/ Moleanos, por detrás da escola do 1º ciclo, onde existe caminho público infra-estruturado com habitações e outro, correspondendo ao alargamento do espaço urbano da Lagoa do Cão.


Criação de uma área rural de transição, no prolongamento da Rua da Lagoeira até ao limite da Freguesia a Norte


(ver anexo1)


LAGOA DO CÃO


Propomos que seja considerado espaço urbanizável ao longo da Rua da Cascalheira. Para o restante espaço geográfico (conforme anexo), que o mesmo seja considerado espaço rural de transição, por forma a poder-se construir ao longo de estradas e caminhos, como vem acontecendo durante a vigência do actual PDM.


Chama também esta Junta à atenção para o protesto elaborado pelos moradores do Lugar de Lagoa do Cão, cuja cópia se encontra em posse desta junta e cujo original deu entrada nos serviços camarários em 07/02/95.


(ver anexo1)


MOLEANOS


Propomos:




  • A criação de dois espaços urbanos, um entre o I.C.2 e a Estrada D. Maria Pia e outro, entre o I.C.2 e a Lagoa do Cão

A necessidade de separar as pedreiras do casario, dado os conflitos existentes entre a população residente e a actividade da extracção de inertes e, tendo ainda em conta, que os Moleanos se situam entre o I.C.2 e a zona de jurisdição do PNSAC, entende esta Junta de Freguesia, que o único local disponível, onde é possível um crescimento sem conflitos, é o que vem assinalado.




  • A criação de uma área rural de transição entre a REN e o I.C.2, uma vez que o PDM, actualmente vigente, assinala uma nova localização para a extracção de inertes, situada ligeiramente a norte do Lugar de Moleanos. Parece-nos importante que seja criada esta zona, servindo a Reserva Ecológica de "tampão" entre as pedreiras e o casario.


  • alargamento da zona industrial (industria não poluente) permitindo, desta forma, a concentração de indústria e a consequente organização espacial desta actividade económica, com as vantagens que daí possam advir

Tal como a Lagoa do Cão, chama esta Junta de Freguesia a atenção para o facto da população deste Lugar ter entregue um abaixo assinado, contendo 24 listas de assinaturas, bem como uma reclamação ao PDM, que deu entrada nos Serviços Camarários em 17/02/95


(ver anexo1)


A presente proposta de alteração ao PDM, foi, por esta Junta, colocada à discussão pública. Foram realizadas assembleias, respectivamente em Moleanos, Chiqueda e Aljubarrota, procurando, desta forma dar cobertura integral a todos os lugares da Freguesia.


A proposta foi aceite pela população, que deu o seu contributo para o alargamento da mesma. Assim, a presente proposta REPRESENTA O SENTIR, QUER DESTA JUNTA DE FREGUESIA, QUER DA POPULAÇÃO e deve ser olhada como um todo"