uma carta a ler
De algumas pessoas que, na politica, aprendi a respeitar, quer pela integridade, quer pela coerencia de ideias e postura, o autor da carta que se segue é uma delas.
é um forte contributo para a luta que desenrolamos contra a passagem do tgv por Alcobaça.
Obrigado Eduardo
Ex.mo. Sr. Director do Jornal
Região de Leiria
A notícia publicada na edição de 8 de Fevereiro de 2008 intitulada "Reinvindicações de Alcobaça retiram TGV a Leiria", assinada por Carlos Almeida, é mais uma boa encomenda política da RAVE, entidade que em todo este processo do TGV já nos habituou a este tipo de comportamento.
Se é verdade que o jornalista apenas transcreve aquilo que é dito pelo administrador da RAVE, não seria despropositado que o mesmo jornalista perguntasse o porquê. "Porque é que Leiria deixa de ter uma paragem de TGV se o traçado não for este?" Era uma pergunta que faria toda a diferença e que tornaria a notícia muito mais séria. Porque é que, neste país, só os autarcas é que têm de explicar tudo, enquanto estes senhores administradores chorudamente pagos pelo Orçamento de Estado não explicam nada?
Pergunto eu. Afinal, o que é que Leiria quer? Não queriam ter uma boa ligação ao Aeroporto? Com o aeroporto em Alcochete e o TGV na Barosa, ter-se-á que passar primeiro por Lisboa para chegar ao aeroporto no TGV. Com uma estação de TGV a nascente de Leiria, a ligação ao Aeroporto passa a ser directa, sem passagem por Lisboa. Sei que existe uma certa obstinação do lobbie marinhense em colocar a estação na Barosa. Mas para esses tenho uma novidade: Os moldes metálicos não andam de TGV!
Não serei eu certamente a dizer aos leirienses o que é melhor para eles, mas uma Estação de TGV a nascente da capital de distrito tem imensas vantagens:
- aproxima o TGV de Fátima, maior destino turístico da região;
- coloca o TGV numa área mais central, onde, num círculo concêntico, abarca muito mais população;
- situa a Estação na confluência da A1 com a A8, vias de superior importância na Região;
Há um argumento também, por vezes, usado, que merece a minha gargalhada de desprezo: "o TGV na Barosa vai permitir a modernização da Linha do Oeste". Ora, por favor, sejamos razoáveis. Então, agora a modernização da Linha do Oeste não avança por falta de meios financeiros e vai avançar quando o país tiver esbanjado avultados meios financeiros na construção do TGV? Não há pachorra para tanta imbecilidade!
Lamento que, com este tipo de notícia só se consiga atirar Leiria contra Alcobaça. Nada nos move contra a capital de distrito. Só estamos a defender os nossos interesses.
Cumprimentos
Eduardo Nogueira
Região de Leiria
A notícia publicada na edição de 8 de Fevereiro de 2008 intitulada "Reinvindicações de Alcobaça retiram TGV a Leiria", assinada por Carlos Almeida, é mais uma boa encomenda política da RAVE, entidade que em todo este processo do TGV já nos habituou a este tipo de comportamento.
Se é verdade que o jornalista apenas transcreve aquilo que é dito pelo administrador da RAVE, não seria despropositado que o mesmo jornalista perguntasse o porquê. "Porque é que Leiria deixa de ter uma paragem de TGV se o traçado não for este?" Era uma pergunta que faria toda a diferença e que tornaria a notícia muito mais séria. Porque é que, neste país, só os autarcas é que têm de explicar tudo, enquanto estes senhores administradores chorudamente pagos pelo Orçamento de Estado não explicam nada?
Pergunto eu. Afinal, o que é que Leiria quer? Não queriam ter uma boa ligação ao Aeroporto? Com o aeroporto em Alcochete e o TGV na Barosa, ter-se-á que passar primeiro por Lisboa para chegar ao aeroporto no TGV. Com uma estação de TGV a nascente de Leiria, a ligação ao Aeroporto passa a ser directa, sem passagem por Lisboa. Sei que existe uma certa obstinação do lobbie marinhense em colocar a estação na Barosa. Mas para esses tenho uma novidade: Os moldes metálicos não andam de TGV!
Não serei eu certamente a dizer aos leirienses o que é melhor para eles, mas uma Estação de TGV a nascente da capital de distrito tem imensas vantagens:
- aproxima o TGV de Fátima, maior destino turístico da região;
- coloca o TGV numa área mais central, onde, num círculo concêntico, abarca muito mais população;
- situa a Estação na confluência da A1 com a A8, vias de superior importância na Região;
Há um argumento também, por vezes, usado, que merece a minha gargalhada de desprezo: "o TGV na Barosa vai permitir a modernização da Linha do Oeste". Ora, por favor, sejamos razoáveis. Então, agora a modernização da Linha do Oeste não avança por falta de meios financeiros e vai avançar quando o país tiver esbanjado avultados meios financeiros na construção do TGV? Não há pachorra para tanta imbecilidade!
Lamento que, com este tipo de notícia só se consiga atirar Leiria contra Alcobaça. Nada nos move contra a capital de distrito. Só estamos a defender os nossos interesses.
Cumprimentos
Eduardo Nogueira
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