Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

sábado, 10 de outubro de 2009

balanço das diversas formas de campanha autárquica

Para quem esteve atento (e ninguém conseguia alhear-se) a esta campanha eleitoral, não pode deixar de estranhar o despesismo de alguns, numa altura em que as famílias estão com tantas dificuldades financeiras .
Admirei algumas formas de fazer campanha mas não posso deixar de ficar perplexa perante o exagero dos que dizem "ter como prioridade máxima a resolução do problema social".
Acácio Barbosa - achei exagerada a quantidade de outdors, tendo em conta que se encontravam a poucos metros uns dos outros. Depois, seguiu-se uma fase de campanha bem mais inteligente (no meu entender, claro): uma quase inexistente poluição sonora.
Não houve muito desperdício de papel. Que me apercebesse apenas 2 flyers. Boa medida quer para o ambiente, quer para a contenção financeira.
Apenas não gostei de o ver (ao contrário do que me parece ser a sua postura pessoal) a atacar outro partido personalizando na pessoa errada.
....................................................................................
Adelino Granja - uma campanha simples, no terreno, mão-em-mão.
Um panfleto com a apresentação dos candidatos e as ideias (pecou pela distribuição tardia). Nada de outdors ou carros poluentes.
Não gostei, no entanto, que ao invés de "atacar" o elenco Sapinho, passasse ao ataque do actual candidato.
.....................................................................................
Jorge Esteves - não vi qualquer campanha
.....................................................................................
Rogério Raimundo - uma campanha inteligente, com placards feitos por gente voluntária, distribuídos uniformemente pelo concelho e sem exageros.
Soube rodear-se de muitos apoiantes voluntários. Fez contactos directos e esteve muito interessado em ouvir a população e promoveu as conversas públicas, que farão história.
Pouco poluente e muito criativa. Soube explorar bem as novas tecnologias com a criação de um site de suporte ao sem blog (ou super pen, como ele gosta de lhe chamar). Ideias claras e precisas muito bem colocadas na estrutura do site.
Entrada no facebook com actualização permanente onde todos eram benvindos.
Soube fazer criticas ao elenco Sapinho com cordialidade e respeito.
.....................................................................................
Paulo Inácio - campanha muito organizada. Execução de um caderno explicativo das ideias do novo grupo, outdors em número não exagerado e colocados em pontos estratégicos muito bem escolhidos.
Notou-se que houve uma tentativa de demarcação em relação ao elenco anterior, em especial, na utilização de muitos jovens para assegurar uma nova dinâmica. Ainda assim uma campanha com muitos gastos, em especial em brindes. a ideia das flores também foi agradável. A poluição sonora ficou-se pelo nível médio e as novas tecnologias também foram bem aproveitadas: site simples mas bem desenhado e com a informação bem distribuída, clara e concisa. Aderência ao facebook , onde até os que não eram da sua cor politica eram admitidos - bom sinal!
.....................................................................................
José Pedrosa - campanha altamente despesista, com exagerado nº de placards e outdors. Pouca preocupação com a mensagem a passar.
A nível sonoro altamente poluente.
O exagero criou um cansaço na imagem.
Hino de campanha altamente personalizado sem conter ideias programáticas, de cariz militarista (basta estar atento às batidas de fundo). Dos veículos não saía qualquer voz com apresentação de ideias para o concelho, apenas um apelo ao candidato.
O site, com boa imagem geral, continha um vídeo de péssima qualidade com pouca originalidade na pouca mensagem passada.
Folhetos com programa eleitoral, se os houve, não chegaram a toda a população. A ideia das conversas com a população, com o cuidado de as ouvir, foi abandonada, o que mostra uma tendência para a surdez politica. Foi a campanha mais despesista e provavelmente a menos eficiente.
Valeu a educação e cordialidade nos debates promovidos pelo RC e pela RC, por parte do candidato.
.....................................................................................
Agora resta esperar por amanhã para vermos qual o resultado de tanto esforço na campanha.

2 comentários:

O REBELDE disse...

boa tarde sra lucia
apenas quero fazer uma pergunta se por acaso se sabe.
fim do balanço
pergunta.... se no dia de votar os partidos politicos ou independentes não tem de tirar a propaganda politica junto dos locais de votos?
é que passar em ALJUBARROTA NA ROTUNDA JUNTO Á ESCOLA PRIMÁRIA
VEJO 2 CARTAZES DO (PS SR ACÁCIO) E DO OUTRO LADO DO INDEPENDENTE do sr dtr PEDROSA.
SERÁ UMA JOGADA DESTES? OU ESQUECIMENTO?
FICA NO AR NEM TODA GENTE ANDA A DORMIR...

Lúcia Duarte disse...

Olá Rebelde
A lei eleitoral diz que ninguém pode ter propaganda eleitoral a menos de metros de qualquer secção de voto.
Caso seja denunciado, cada um tem de pagar uma multa pelo facto de não a ter retirado.
Tem razão em relação à rotunda de Aljubarrota. Felizmente, quer Rogério Raimundo, quer José Lourenço retiraram os seus outdors.
Se quiser e achar por bem, a queixa deve ser aporesentada junto da GNR ou da CNE.
Cumprimentos