Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PONTOS NOS iiiiiiii's à NOVA GERAÇÃO

Leio atentamente todos os blogs sobre Alcobaça e, em particular, os de Aljubarrota.
Com o blog da Nova Geração, eu faço exactamente o mesmo, sempre na ânsia de conhecer novas ideias para a freguesia. Todas as cabeças a pensar, em prol da nossa freguesia, nunca são demais!
Mas, estranhamente, as propostas só aparecem nesse blog hoje, quando estamos a 2 dias do fim da campanha e a 4 das eleições.
Até agora,o que se tem visto são ataques ao actual executivo.
Precisávamos de mais do que isso para nos tentarem convencer a votar neles.
Seguindo a politica de Acácio Barbosa quando atacava o PSD (e não atacava os outros, sabe-se lá porquê) no debate promovido pelo RC, a Nova Geração, também faz uma politica de ataques colmatando a falta de ideias.
Bem, pelo menos Acácio Barbosa apresentou algumas, em tempo útil, e quer se concorde com elas ou não, apresentou um projecto ao eleitorado.
Rui João, o cabeça de lista pelo Ps a Prazeres limita-se a entregar fotocópias dos projectos de José Lourenço numa folha de papel timbrado do PS.
Começo por perguntar: O Ps autorizou isto, mesmo correndo o risco de haver uma denúncia para a comissão nacional de eleições, o que colocaria a candidatura em risco?
E a CNE saberá que a Associação da Lameira, da qual o sr Rui João faz parte (como secretário, segundo informação de A.Sousa) não tem tratamento igual para com todas as listas de candidatura? (vejam comentários de A.Sousa no blog de candidatura de "a freguesia em primeiro") e até esconde as propostas da lista concorrente?
É de salientar que a lei é muito explicita no caso de propaganda eleitoral em colectividades.
Há, por exemplo uma carta exposta, do sr Rui, de ataque ao candidato adversário mas, infelizmente, não está colocada uma carta de resposta feita por uma eleitora que nem faz parte desta corrida eleitoral.
No blog de candidatura, parte dos comentários não são publicados (recorda o célebre lápis azul da censura salazarista).
Agora, aparecem com propostas que, eu como cidadã/eleitora atenta e participativa, tenho obrigação moral de debater.
Não sendo o blog da Nova Geração, um espaço verdadeiramente democrático e aberto a debates, fica a contestação aqui, neste espaço livre e democrático:
............................................................................................................................................................................
NG: "INTEGRAÇÃO DA FREGUESIA NO PROJECTO EM CURSO NA CIDADE DE ALCOBAÇA, DEVOLVENDO O RIO A FREGUESIA COM UM PASSEIO PEDONAL DESDE A COOPERFRUTAS , PASSANDO PELA NASCENTE DO RIO, TERMINANDO NOVO PARQUE DO CAMPO DE FUTEBOL DO CARVALHAL, (excluindo o vale) OBJECTO DE REESTRUTURAÇÃO MAIS ABRANGENTE, E ZONA DE LAZER."
LD: Sabem porque é que ainda não foi feito? Não teve aprovação do Ministério do ambiente
NG:"CENTRALIZAR ALJUBARROTA COMO O POLO CULTURAL DA FREGUESIA, LANÇANDO UM NOVO PROJECTO EMBLEMÁTICO PARA ALJUBARROTA COM A CRIAÇÃO DE UM MUSEU, INTEGRADO NA REQUALIFICAÇÃO DA VILA, SOBRE A BATALHA DE ALJUBARROTA, EM PARCERIA COM A C.M.A E A JUNTA DE S. VICENTE. APROVEITANDO O MUSEU PARA DIVULGAÇÃO DOS PRODUTOS REGIONAIS DANDO A CONHECER A QUEM NOS VISITAS AS POTENCIALIDADES DA NOSSA FREGUESIA. ENCETAR NEGOCIAÇÕES COM O CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA BATALHA DE ALJUBARROTA EM S. JORGE, NO SENTIDO DE INTEGRAR A VILA NO ROTEIRO DO CENTRO DE INTERPRETAÇÃO, TRAZENDO TURISMO A NOSSA VILA E CONCELHO. "
LD: esse projecto já está em curso, estando a CMA a encetar esforços para a comprar do edificio onde será colocado o museu, o espaço para os produto tradicionais e para onde se mudará o já existente posto de turismo, tudo em parceria com a CMA, A Junta de S.Vicente e.... a população.
NG: "CONSTRUÇÃO DO GIMNODESPORTIVO DA FREGUESIA A 12 ANOS PROMETIDO, E HÁ 12 ANOS ADIADO (3 MANDATOS DESPERDIÇADOS PARA NÃO SER FEITO NADA), PROJECTO ESTE QUE AJUDEI A DESENVOLVER DESDE O INICIO, QUE TENHO ACOMPANHADO COMO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DA LAMEIRA, NOS DIVERSOS ANOS EM QUE A PRESIDI, POIS É ESSENCIAL PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA JUVENTUDE E IDOSO ABRANGENDO TODA A FREGUESIA.
LD: desculpem mas isto é de loucos: o que está em projecto, o que já foi devidamente explicado e o que tem lógica (não se tratando da sede de freguesia) É A CONSTRUÇÃO DE UM RINGUE.
desculpem mas megalomania é doença. Por favor, utilizem os dicionários e vejam a difrença entre ringue e pavilhão gimno-desportivo.
No ringue as crianças até jogam à bola, basket, etc mas.... isso vai ajudar os idosos? Desculpem a minha ignorância mas...vão colocar os idosos a jogar à bola?
NG:lançar O DEBATE EM CONJUNTO COM OUTRAS ENTIDADES NO SENTIDO DE APROVEITAR AS INFRA-ESTRUTURAS EXISTENTES, COM AS DEVIDAS MELHORIAS E ADAPTAÇÕES PARA A CRIAÇÃO DE 2 CENTROS DE DIA EM LOCALIDADES DA FREGUESIA. É NOSSO OBJECTIVO COM ESTA MEDIDA, COMBATER O ISOLAMENTO DA POPULAÇÃO MAIS IDOSA DA FREGUESIA.
LD: Onde? Não conhecem a Misericórdia? Não conhecem o projecto que irá ser iniciado brevemente?
Que tal ajudar este a crescer ao invés da ideia (de novo megalómana) de criar mais 2?
NG: REQUALIFICAÇÃO DA ZONA URBANA DE ALJUBARROTA,
LD: Estão mesmo desactualizados! este projecto de requalificação apenas aguarda a entrada de verbas por parte do próximo quadro comunitário. Foi apresentada candidatura com o respectivo projecto e aceite. Falta a chegada do financiamento
NG: TER NO FINAL DO MANDATO O MAIOR NUMERO DE DE LOCALIDADES POSSÍVEL, COM SANEAMENTO BÁSICO, PARA QUE TODOS OS CIDADÃOS DA FREGUESIA SEJAM IGUAIS.
LD: desconhecimento total : temos grande parte da freguesia com saneamento e os próximos 4 anos terão mais verba para saneamento. As verbas não são ilimitadas!
NG:AUMENTAR APOIOS A TODAS AS COLECTIVIDADES
LD:A junta tem dado apoio (bem como a câmara) a colectividades que EFECTIVAMENTE DESENVOLVAM ACTIVIDADES E PROL DA CULTURA E DO DESPORTO. A Junta, com as capacidades financeiras que tem, tem apoiado com materiais de construção. No meu entendimento pessoal, até tem ajudado colectividades que nada fazem em prol da freguesia, como é o caso da AR da Lameira.
NG:CONTINUAR E REFORÇAR O TRABALHO QUE VEM SIDO FEITO NA FEIRA MEDIEVAL COM CMA E JUNTA DE S. VICENTE TENTANDO INOVAR COM PARCERIAS COM OUTRAS ENTIDADES LIGADAS A ESTES EVENTOS A NÍVEL NACIONAL(ÓBIDOS, VILA DA FEIRA, SILVES E CASTRO MARIM,ETC.).
LD: continuar quer dizer que está a ser bem feito!
Uma pergunta: vocês estão a candidatar-se à câmara ou à junta? Estão a confundir competências. Sobre a projecção da medieval, aconselho-vos a ler o programa eleitoral de Paulo Inácio
NG: REVISÃO DO PDM REDUZINDO A ÁREA DA REN (TOTAL APOIO DO NOSSO CANDIDATO A CÂMARA MUNICIPAL DR. ACÁCIO BARBOSA, ASSIM COMO O AUMENTO DAS VERBAS ATRIBUÍDAS AS FREGUESIAS PELA CMA
LD: Vamos lá ser realistas: dada a situação financeira actual da câmara (e só estou a falar do que já se conhece), o desemprego que provoca a geração de menos receita, as empresas que já não pagam cá impostos, irá Acácio Barbosa recorrer ao MILAGRE DAS ROSAS para arranjar verbas que permitam mais poder financeiro às juntas de freguesia? Vocês querem enganar quem?
A revisão do PDM também está em curso. às freguesias cabe opinar e pressionar AS ENTIDADES COMPETENTES na matéria
NG:IMPLEMENTAR UM FORMULÁRIO A PREENCHER PELOS CIDADÃOS DA FREGUESIA NO INICIO DE CADA MANDATO, ONDE ESTES PODEM EXPOR OS SEUS PROBLEMAS COM RESPECTIVA DATA DO MESMO, FAZER OS POSSÍVEIS PARA OS TENTAR RESOLVER E ATÉ FINAL DO MANDATO POR ESCRITO SER RESPONDIDO, SOBRE O QUE FOI FEITO PARA A RESOLUÇÃO DOS MESMOS.
LD: Há um site e um email. Usem-no! Há sessões de assembleia de freguesia. Apareçam!
NG: CRIAR UMA BASE DE DADOS COM E-MAIL DO MAIOR Nº POSSÍVEL DE CIDADÃOS PARA ENVIAR DIGITALMENTE A INFORMAÇÃO COLOCADA NOS EDITAIS REDUZINDO CUSTOS E AUMENTANDO SIGNIFICATIVAMENTE Nº LEITORES E TRANSMISSORES DA INFORMAÇÃO.
LD: Há um site que pode ser melhorado e agora há um blog. A junta só tem 1 funcionária que não se pode esticar e a junta não tem verba para contratar outra só para o serviço de internet. Cabe ao cidadão interessado ser mais participativo, quer no ste, quer nas sessões de assembleia. Também dá jeito lerem os editais. O que pode é criar-se mais zonas de colocação de editais
NG: CONSERVAÇÃO E MELHORIA DE VIAS AGRÍCOLAS E RODOVIÁRIAS
LD: OK, isso é o dia-a-dia de qualquer junta. Onde está a originalidade?

7 comentários:

O REBELDE disse...

á sra lucia
tenha pena de quem não sabe mais
apenas falam o que lhes mandam, mas tambem não vão estudar o que está feito e o que se falou ,durante estes 4 anos sobre seguir e melhorar ALJUBARROTA não ligue foi um favor que lhes deram plo ps
que só conhecem em altura de um tachinho mas deixe lá vão subir nas vendas dos seus empregos ou piorar, á todo tipo de cromos nas eleições.
boa tarde sra lucia

Lúcia Duarte disse...

Boa tarde Rebelde
Só pode ser isso porque, durante 4 anos, nunca foram vistos em asemblias de freguesia para dar ideias ou fazer perguntas. O Ps não tinha minguém, a ele dá jeito para criar visibilidade.
Pena é que o Ps não apoie todos os candidatos

VSR disse...

Sr rebelde,

o Sr deve ter qualquer problema com tachos ou falta deles, algum problema de cozinha.
Olhe que os tachos já não se usam, o que está na berra são as bimbys...

Deixe lá essa conversa dos tachos, porque se conhece assim tão bem as pessoas da lista da nova geração sabe bem que nenhum precisa de Tacho.

VSR disse...

Bom dia, Lúcia

É esta a minha opinião, quanto á critica que fez á nova geração.
1) Sabia sim que esse projecto tinha sido recusado. E agora ficamos de braços cruzados, e agora não tentamos devolver o rio a freguesia, temos ser tratados como cidadãos de segunda se em toda o país se recuperam as zona ribeirinhas criando espaços de lazer, inclusive coma ajuda de fundos comunitários.
2) Tudo está em curso mas nada está feito... vai continuar em curso durante mais quanto tempo... São precisos 4 anos para se comprar um edifício.
3) gimnodesportivo, poli-desportivo, ringue seja qual for o nome que se lhe dá, a verdade é que esse projecto nunca mais sai do papel, e conhecendo todo o processo a fundo grande parte da culta é da inoperância da junta, e desde quando é que os idosos não praticam desporto, alguns praticam mais do que eu, para seu conhecimento existem inclusive equipamento para colocar ao ar livre para pessoas já com alguma idade ( vi isto num programa na SIC noticias e curiosamente estes equipamentos estavam junto ao rio e tinham sido oferecidos pelo grupo sonae.
3) É óbvio que todos conhecemos a Santa Casa da Misericordiosa, e todos conhecemos o projecto que já existe e o que vai existir (construção de um Lar), mas deve compreender que a freguesia é muito dispersa e que tem uma população cada vez mais envelhecida (este é um problema do país, do qual já ouviu falar) que passa grande parte do tempo isolada.
4)Não estamos desactualizados queremos é que os projectos avancem.
5)A esta altura já era para estar toda, o saneamento é isso mesmo Básico.
6) Desta vez não somos nós que temos o desconhecimento total é a Lúcia, sabe quanto custa manter a AR Lameira só de despesa fixas, olhe que os fundos não são ilimitados, e os materiais de construção não se constroem sozinhos, é preciso pagar a que o saiba fazer, porque não são os dirigentes da AR lameira obrigados a perceber alguma coisa de construção civil. A Lúcia percebe olhe eu não nem assentar um tijolo em cima do outro sem deixar cair.
7)Sim existem coisa na feira medieval que estão bem feitas (apesar de eu não ser uma apreciadora destas feiras) acho que é uma mais valia para a vila, mas também acho que ainda existe muito a melhorar, se a comprarmos com outras no País.
8) Porque nos havemos de conformar com o que nos dão? Existem câmaras bem piores que a nossa e nem é preciso ir mais longe basta ir á praia. Lúcia os milagres acontecem estamos até bem perto de Fátima.
A diferença é que nós não queremos fazer uma pequena pressão... queremos é muita pressão, porque o problema é muito grave e prejudica fortemente a freguesia.
9) Lucia não estamos a falar de nós, estamos a falar de todos os habitantes da freguesia, as pessoas têm a sua vida o seu trabalho e muitas delas não têm possibilidade de se deslocar á junta ou as assembleias. afinal nós estamos aqui é para servir o povo não ó para o povo nos servir a nós, se não tentarmos resolver os problemas dos nossos vizinhos então não andamos cá a fazer nada, e sem os conhecer não os podemos resolver. Ate lhe digo mais sei de casos de pessoas que se deslocaram á freguesia colocaram o seu problema , o Sr presidente disse que ira fazer e resolver, e não só não fez, como não explicou porquê.
10) Quanto tempo demora mandar um email?, sabe que se pode mandar o mesmo email para vários destinatários? Tanto quanto sei não é junta que faz a gestão do site. Não é obrigação da junta chegar junto de todos nós?
11) Pois é, mas sabe quem faz a manutenção da antiga estrada do carvalhal que dava acesso á nº 8, é o meu marido e os meus vizinhos olhe que eles não são funcionários da junta, e não isto não é uma servidão de passagem é um caminho publico identificado nos mapas da CMA. Sabia que me 80% do ano a estrada antiga que liga Aljubarrota a Alcobaça não é transitável a não sr jipe tractor ou pickup, como não tenho nada disso não posso la passar. Isto são só 2 exemplos.
aqui fica a minha resposta enquanto habitante desta freguesia.
Vivemos numa Democracia é por isso que nem todos concordam com o mesmo.

O REBELDE disse...

sr vsr
boa tarde em resposta ainda não ouvi nenhum candidato a dizer que queria tacho ou tachito, que iam só trabalhar em prol da terra, mas depois isso não se ajusta depois lá de estarem, com o tempo a vida dessas pessoas vão mudando pra melhor como não sei,por isso será que paga o justo plo pecador.
quanto ao nome de tacho em vouga será mesmo esse?
parece mais coisa de tia de ALCOBAÇA.

mas segunda feira logo saberá a sua posição como novo politico...

VSR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VSR disse...

bom dia Sr rebelde,
Tem alguma razão no que diz, á uns dias estive numa concentração de caravanistas onde claro em epoca de eleições se falou do tema, então alguem dizia, que por mais que se queira fazer, trabalhar e ser diferente, passado algum tempo parece que fizeram um format ao disco e inseriram programa de politico.
Quanto á minha amiga bimby, ela é neste momento, com uma filha pequenina, o que me permite não passar horas na cozinha a olhar para o tacho... passo algum tempo porque o meu computador, por estranho que pareça está nesta divisão da casa, e olhe que não é coisa de Tia é coisa de mulher moderna. faça uma pesquisa no google que logo vê ou então para aperfundar mais o tema và ao forum bimby.
Pode ter a certesa que segunda feira serei exatamente a mesma pessoa e nunca serei uma politica.
Sabe porquê? porque enquanto estudante tive a oportunidade de conhecer um bocadinho da politica por dentro , entrei varias vezes na presidencia do concelho de ministros conheci alguns acessores dos mesmos em varidos gabinetes , cada vez que lá entrava mais vontade tinha de sair.