Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

domingo, 4 de outubro de 2009

Interpretação do que se ouviu ontem no anfi-teatro

Estão de parabéns o RC e o Jornal de Leiria pela iniciativa de promover a apresentação das ideias dos candidatos para o nosso concelho.
Também a Rádio Cister está de parabéns, até mesmo pela qualidade das questões apresentadas.
As respostas, essas (no meu entender, claro) ficaram muito àquem do esperado.
<
Vou começar pelo BE: tirando o facto de ficarmos a saber que o "Carnaval" era um retorno desejado e que é uma das bandeiras para a cultura no concelho e de também ficarmos a saber que o BE não gosta de touradas, pouco mais sobrou das declarações de Adelino Granja. Este candidato pautou as suas intervenções pelos ataques directos a Paulo Inácio culpabilizando-o pela má gestão do elenco Sapinho.
Foram criticas sucessivas numa tentativa de colmatar a falta de ideias para o concelho.
No entanto, percebi que, se no debate na Rádio, Granja não sabia nada das contas da câmara, à noite parecia já estar bem informado. Afinal bastaram umas horas para ele perceber algumas questões.
Jorge Carvalho do CDS teve intervenções, como seria de esperar, muito aproximadas das de Paulo Inácio concordando com ele em todas as matérias.
Ressalva-se a intervenção final onde diz que "já lá vai o tempo em que só se escolhia entre PSD e PS", numa resposta a uma intervenção pouco feliz de Acácio Barbosa, onde, menosprezando os restantes candidatos, afirma que a luta é apenas entre o Ps (representado por ele) e o Psd de Paulo Inácio.
Ontem, mais do que nunca, me pareceu despropositada a candidatura do CDS. Se estão de acordo em tudo para quê 2 candidaturas?
Acácio Barbosa, candidato pelo Ps, entrou no debate, muito bem (no meu entender) apresentando algumas ideias do partido em relação a algumas necessidades do concelho. Depois, "borrou a pintura toda" quando passa aos ataques e quer responsabilizar Paulo Inácio (e não o PSD) enquanto presidente da AM. Aqui, mostrou que não reconhece a separação de poderes entre a AM e a CM.
Se ganhar as eleições irá intrometer-se neste 1º orgão?
Sinceramente, também me pareceu mal o facto de este candidato ter mostrado desrespeito pelos cidadãos eleitores (que se dirigiram ao anfiteatro para ouvir as ideias de todos)ao chegar demasiado atrasado ao debate e de não ter tido a humildade de pedir desculpa pelo facto na sua primeira intervenção.
Chega a vez de José Pedrosa - foi a figura de um homem cansado que se apresentou ao auditório. A presença do seu nº 2 que fez questão de ficar grande parte do tempo em local bem visivel a todos, também não ajudou nada.
Pedrosa, embora apresentásse ideias, não as soube explorar e, ditas num tom de voz apagado, recheado de "portantos" (isto faz-me lembrar alguém, de má memória!") também não me parece convencer ninguém.
De estranhar é, também, a necessidade que Pedrosa sente em dizer que tem uma equipa de luxo, nomeadamente o seu nº 2.
Será que é porque tem consciência que ninguém gosta dele (do nº 2, e até do nº4) ou porque, percebendo que ele é a causa, não só do afastamento notório dos amigos que o ajudaram a criar o movimento "de esquerda", mas da parte do eleitorado que nele tinha visto uma alternativa?
Afinal, o que o prende tão afincadamente ao nº 2? Terá a ver com os valores financeiros que suportam a campanha? (breve abordarei este tema)
Salvou-se a parte em que, depois de um repto de Adelino Granja, ele se comprometeu em assumir o lugar na vereação se conseguir eleger 1 vereador. Acredito que o tenha feito de boa mente e não por ter a certeza que esse cenário já não se coloca.
Segue-se Paulo Inácio que, estando numa posição ingrata (não é fácil querer dar uma nova dinâmica ao concelho e ao próprio PSD, tendo como herança a gestão danosa Sapinho e tendo na sua lista a nº 2 exactamente alguém que, nesta altura, está a ser contestado por realizar obras ilegais), acabou por ter arcaboiço para Adelino Granja e para Acácio Barbosa, nos ataques que foram dirigidos quer a si, enquanto presidente da AM quer ao ainda presidente Sapinho.
No meu entender, teve menos sorte com Rogério Raimundo que, não o atacando directamente, em tom cordial mas firme, apresentou os pontos que considerou necessários colmatar no concelho, não deixando de criticar o elenco Sapinho.
<
Paulo Inácio e Rogério Raimundo foram, no meu entender, os únicos que convictamente souberam expôr as suas ideias para o concelho.
Rogério Raimundo, quer pela postura de um homem que conhecendo a politica há muitos anos, quer pela postura pessoal, soube apresentar o programa e soube criticar a gestão actual sem nunca ser indelicado ou agressivo para Paulo Inácio. Ficou-me na memória a frase "O candidato do PSD não tem poder de encaixe"
<
Não gostava de ter de dizer isto mas, sinceramente, acho que, nesta altura, o ideal seria alguns partidos entenderem-se entre si e deixarem cair algumas candidaturas.
Talvez fosse bom não desperdiçar votos e, sem menosprezo para as ideias de ninguém, seria mais útil deixar cair as candidaturas do CDS, do BE e do MCIA.
teriamos mais uma noção do que vale a direita e a esquerda em Alcobaça.
<
(mais logo farei um resumo das ideias apresentadas pelos candidatos, numa nova postagem)

Sem comentários: