Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

terça-feira, 6 de outubro de 2009

artigo retirado do jornal tinta fresca e o meu comentário

Opinião
Candidato Inácio
Vasco Gomes
A recompensa por tão estimáveis serviços prestados pelo candidato Paulo Inácio, nos últimos 4 anos, como Presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça, redundaram numa original candidatura a Presidente de Câmara, com o propósito de modificar de forma dinâmica toda a linha de rumo dos últimos 12 anos.
Como será isso possível? Será que vai renegar todo o legado do seu antecessor e criticar abertamente o seu mandatário político? Será que, num sincero arrependimento, vai criticar o anterior elenco camarário? Como, se, do anterior, transitam dois elementos?! E como irá ele criticar as suas próprias posições, as quais sempre foram de subserviência e sempre com a devida vénia ao Presidente cessante?
Como irá Inácio criticar a compra de um terreno em Alfeizerão, se não o fez na Assembleia Municipal? Será que como Advogado não acharia prudente fazer um contrato-promessa de compra e venda com uma cláusula, na qual previsse a desistência do negócio no caso do terreno não ser aceite, como em pouco tempo se veio a confirmar, e, assim, não seriam desperdiçados 3,5 milhões de Euros.
E alguma vez questionou, de forma efectiva, exercendo os seus direitos fiscalizadores, a forma como o Município esbanja o dinheiro dos contribuintes, por exemplo, alguma vez perguntou á CMA:- Quanto custou a remodelação da envolvente ao Mosteiro e qual o valor dos trabalhos a mais e respectivas indemnizações aos construtores?
- Quanto foi gasto no espectáculo e na participação de Luís de Matos, o tal mágico da maior metamorfose, na campanha das 7 Maravilhas e em todas as acções correlacionadas?
-E quanto será o valor dos trabalhos a mais na requalificação de S.Martinho do Porto?
-E sobre desenvolvimento económico, alguma vez questionou a CMA? Porque existem tantos lotes livres na Zona Industrial do Casal da Areia? E será que, quando for construído o IC9, a ZICA terá a respectiva ligação? Ou acontecerá o mesmo que aconteceu com a A8?
- E sobre a conclusão das obras em Paredes da Vitoria? Por que motivo estão paradas?
- E sobre o contrato de pagamento dos centros escolares de Alcobaça e Benedita e do Gimnodesportivo de Évora? E que poderemos achar da sua competência como Presidente da A.M., se no site da CMA a última acta disponível para consulta é datada de 20/9/2006. Será que a AM nunca mais reuniu? Já passaram 3 anos! E, no programa da sua candidatura, distribuído em 2005, apregoava “progresso garantido + qualidade de vida”, onde estão? Assim como os pontos programáticos, nada disso cumpriu:As “assembleias Municipais temáticas”O “centro de debate de Ideias”O “respeito pelas oposições”A “vivência democrática participada”A “sugestão de acções, de forma inteligente”A “alteração do regimento de forma a adequar o seu funcionamento aos reais interesses da população” Mas mais não seria de esperar de alguém cuja carreira se baseou sempre num confortável encosto ao seu partido, e daí a sua obediência cega á hierarquia, cumprindo sempre as ordens dos seus chefes partidários. Será que alguma vez pensou pela sua própria cabeça? È confrangedor que chegue a esta posição de candidato sem que se lhe conheça algum escrito, com ideias, críticas ou mesmo uma visão de futuro para o nosso Concelho. Pois talvez ele pense que isso não seja necessário pois o seu querido partido disso se encarregaria, cabendo-lhe a ele apenas seguir a já gasta cartilha partidária. Viva a preguiça!Será disso que Alcobaça precisa?
Vasco Couceiro Gomes
Candidato Independente a Presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça no Partido da Terra - MPT
02-10-2009

Comentário de Lúcia Duarte
04-10-2009 às 11:58
Acho muito saudável que se façam propostas no sentido de melhorar os serviços da AM e a sua relação com os municipes.É urgente e necessário! Acredito que com Vasco Gomes ou com Isabel Granada possa haver uma mudança radical e positiva na direcção deste orgão.
No entanto, um presidente não consegue mudar nada se a maioria dos deputados não o quiser mas acho que, com boa vontade e empenho, qualquer um destes candidatos chegará lá.
O que já não me parece bem explorada é a parte do texto em que se critica a parte profissional do candidato do PSD. Ele é conhecido, cresceu profissionalmente à sua custa e empenho e tem escritos e opiniões sobre o concelho.
Não me cabe defender ninguém mas também não se deve falar do que não se sabe apenas para tentar minorar as hipoteticas valências de alguém.
Se formos por aí, então o nº 2 do Mcia também não tem um percurso profissional conhecido a não ser na Igreja, nunca apresentou ideias concretas para o concelho, fala em nome do candidato sem seu conhecimento e até tem escritos de carácter racista e exclusivista. Apresente apenas o seu programa para a AM, compare-o publicamente com o modelo actual mas, não entre por caminhos que, para a vida do simples municipe, não têm valor nenhum nem são importantes para o desenvolvimento do concelho.
O que nós queremos é o esmiuçar dos projectos dos candidatos à presidência da AM.
Quanto ao romper com o passado: na minha modesta opinião, o passado serve de exemplo para o presente tendo em conta um futuro onde os erros sejam ultrapassados. Se nada mais nos dissesse, o mote nova dinâmica parece indicar que o grupo é inteligente ao respeitar o passado querendo mudar o futuro.
É a minha modesta interpretação, quer se concordem ou não com as ideias deles. O que se pretendia com o Pedrosa, quer quando foi eleito para a comissão politica do Ps, quer na constituição do verdadeiro movimento civico (que nada tem a ver com o actual modelo), era exactamente a mudança, respeitando o passado, aproveitando o que tinha de bom e apresentar ideias que corrigissem os erros.
O facto de, o Pedrosa, ao escolher esta equipa para a câmara não o ter conseguido fazer, não é sinal de que outros não o consigam.
O tempo nos dirá se vai haver, ou não, um refresh no actual PSD.
Rogério é um exemplo de que se pode dar um olhar diferente ao presente respeitando e assumindo o passado.
A riqueza da democracia está na oportunidade dada a cada um de fazer um balanço e na capacidade de dar respostas aos erros

4 comentários:

Eduardo Nogueira disse...

Acho que o Sr. Vasco não terá muito interesse em que se discuta o passado... Ou será que quer que recordemos aquela célebre conferência de imprensa da CREPMA a pedir à UNESCO para tirar a classificação de Património da Humanidade ao nosso Mosteiro? Hum... é melhor não!

Lúcia Duarte disse...

Olá Eduardo
Essa eu não sabia!
Então se for eleito.... como vai explicar isso?

Eduardo Nogueira disse...

Terá dificuldade em justificá-lo, naturalmente!
Já lá vão uns anitos... A memória é fundamental em política!
Um abraço.

Lúcia Duarte disse...

Olá Eduardo
de facto eu não sei nada disso mas acho que vou tentar saber se isso foi publicado na comunicação social.
Gostava de saber qual a posição dele agora.
Isto anda tudo virado às avessas. Está a ficar dificil saber quem é quem afinal
abraço