Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Há práticas que teimam em não mudar...

Em Aljubarrota, "capital" das duas freguesias, existe uma escola primária.
Quase todos a conhecem porque... quase todos por lá passaram!
Mas a escola, embora tivesse tido manutenção tormou-se (segundo os pais) um perigo para as crianças.
Uma parede (que liga às traseiras do recinto) está em perigo de derrocada. As fortes chuvadas que se têm feito sentir, têm ajudado para o agravamento rápido da situação.
Mas isto não é novo! há 1 ano, foram fechadas as casas de banho pois o local onde estão instaladas não ofereciam segurança. Como solução, "arranjaram-se uns contentores para as crianças fazerem as suas necessidades mas.... é preciso percorrer uma boa caminhada entre as instalações onde estão as salas de aula e os tais contentores - haja chuva, vento, ou faça sol!
Para agravar a situação, a escola (com mais de 60 alunos) só conta com 2 auxiliares de acção educativa. Neste momento, uma está doente e.... não foi subsituida (bem, ou é falta de vontade ou, afinal, não haverá gente inscrita no desemprego!....), estando portanto, uma única funcionária a tomar conta de 60 crianças, ou seja, a velar por elas nos intervalos, a transportá-las ao WC e até a tentar secá-las quando regressam "encharcadas" ao edificio principal.
O que não se entende e não se admite é que o vereador das obras do elenco sapinho tenha prometido as obras para o inicio de Novembro e, o actual vereador com o mesmo pelouro ainda não tenha levado o assunto a concurso.
Agora pasmem: o ex-vereador e o actual vereador SÃO O MESMO!
Portanto, quem vem, de alguns anos a esta parte, a prometer soluções para as nossas crianças, é o mesmo que continua mentindo e arrastando o problema.
Evidentemente que este vereador não tem nenhum filho a estudar nesta escola senão... ela já estaria arranjada e em condilões de segurança!
Acredito que o actual presidente não tenha conhecimento de tudo quanto tem sido prometido e não cumprido por este vereador, senão, não deixaria que ele continuasse a ser "a velha guarda" de um grupo que quer "dar nova dinâmica" ao concelho.
Durante anos, Aljubarrota tem sido esquecida pelos nossos autarcas mas, colocar em causa a segurança das nossas crianças, já se torna "a gota de água a transbordar no copo da população".
Eu sou das pessoas que até dá o beneficio da dúvida à pretensão de mudar desta nova equipa mas, para se voltar a confiar na câmara é preciso que as promessas sejam cumpridas, que as nossas crianças sejam respeitadas e que, a população de Aljubarrota deixe de ser tratada como a "parente pobre" do concelho.
Contactado o presidente da Junta, foi dito que a obra iria a concurso no inicio da próxima semana. Pronto, esta seria uma boa noticia se, não tivesse sido prometido que já estariam em curso.
Só deixo uma pergunta: se (e esperemos que não!) houver algum problema com as crianças, o senhor vereador responsabiliza-se pessoalmente pelos danos? Será ele a sofrer pelos pais?
Como cidadã, peç,o encarecidamente, ao senhor Presidente da Câmara que tome este assunto em mãos e o considere um caso de urgência máxima

18 comentários:

a padeirinha de aljubarrota disse...

Sou Presidente da Associacao de Pais e antes de o ser sou mãe de uma menina que anda no JI com 3anos. O Vereador NAO se pode responsabilizar pela minha filha! E Porqué??? Poque nem ele nem NINGUEM tem dinheiro / puder suficiente para lhe devover a vida!!!!! As promessas chegaram ao limite! Segunda-feira (23/11/2009)têm que começar as demolições!!! Onde pôr as crianças??? Nao me interessa, têm que arranjar soluçoes! Umas Sujestoes (talvez nao tenham cabeça para tal...eu ajudo): Talvez a Misericordia (que sirva para ajudar alguem...as crianças...camara que assine mais um protocologo provisorio com a dita instituicao!!!, Escola de Chequeda ta fechada! Pode ser uma solução provisoria!! O Padre, casa paroquial, tem tantas salas!!! O Centro Comercial de Aljubarrota! Tá ás moscas!!! Tudo soluções seguras em que podem decorrer provisoriamnte as aulas!!!
Não ha mais paciencia para palavras, que está em andamento, que falta pouco, que é entretanto, e etc.... NAO HA MAIS TEMPO!!!!QUEREMOS ACÇÂO!! Nem que para isso pare a Camara um só dia para pôr as pessoas a trabalhar...para tratar da segurança de 62 crianças...e basta!! Deixem-se de borocracias!! A MORTE, A DESGRAÇA nao necessita de BOROCRACIAS!!!Já Não há mais paciencia!!! Susana Rodrigues

APNEPA disse...

Lamentavelmente o Agrupamento D Pedro nada fez para salvaguardar as nossas crianças. É o Agrupamento que é responsavel pelo ensino! Se constatou que nao estava em condições as instalações, deveria de dar ordens para nao continuar a funcionar as aulas sem que houvesse soluções...As ordens que deu foi de que se RETIRA-SE OS ARMARIOS DA PAREDE EM PERIGO E POR NO LADO OPOSTO PARA NAO FAZER PESO!!! As Crianças podem estar junto á dita parede!! É mais valioso os armarios do que as crianças? Nao me venham dizer que nao é bem assim!Isso nao é solução!!! Valha nos DEUS!
Sras Directoras do Agrupamento....ganhem coragem!!! Admite-se numa escola inteira com 62 alunos haver so uma unica auxiliar / assistente tecnica porque a outra funcionaria ta de atestado e nao se arranja ninguem para o lugar dela!!??Não Há funcionarias!! E pronto!! Nada se faz! Não há nada a fazer!! Desenrasquem-se! As crianças que se desem.... Que vergonha, sras directoras...Vão á luta, tanta gente no desemprego!!!!A Desculpa é sempre de nao haver verba! Acredito que para isso nao haverá verba, mas há para outras coisas!!

Lúcia Duarte disse...

Cara Susana e Apnepa
Hoje foi-me dada mais uma explicação ao caso. Não acredito que isso as venha sossegar mas eu tenho o dever moral de a publicar e de vos dar conhecimento:os documentos técnicos só hoje chegaram às mãos do vereador.
Na segunda-feira vai para ser assinado pelo presidente e na terça entra a concurso.
Prevê-se que tudo não passe de 15 dias. No entanto, irá ser vista, de novo, a gravidade da situação da parede em causa brevemente.
Nada mais apurei e nada mais vos posso dizer.
Apenas que me foi garantido ser uma obra prioritária. até porque, ainda hoje, Paulo Inácio, em Assembleia Municipal, disse uma frase que me ficou no ouvido e com a qual concordo plenamente e subscrevo: "O MELHOR QUE NÓS TEMOS SÃO AS NOSSAS CRIANÇAS!"

Lisette Mendes disse...

Sou mãe de uma menina no 2º ano e estou farta das mentiras e promessas....
Será que só vão agir depois de uma tragédia????
Faço parte da Associação de Pais da escola de Aljubarrota e tenho conhecimento de tudo o que se passa, e por esta razão acho que as borocracias não deveriam de ser mais IMPORTANTES que as vidas de 62alunos!!!!!!
Os Vereadores e o Sr Presidente da Câmara e Junta não querem transferir os seus filhos ou familiares para esta escola?? Já que devem de achar que ela está segura. E assim as obras poderão começar mais depressa.
Já não tenho paciência para estes jogos!!!
Não devo ser a única mãe que pensa em transferir a minha filha da escola?
E se o fizessemos todos?
A UNIÂO FAZ A FORÇA!!!!
TEMOS DE AGIR!!!!!
Lisette Mendes

Lúcia Duarte disse...

Agora só para a Susana:
Parece que interpretáste mal as minhas palavras. Quando me referia à responsabilização do vereador, eu estava a falar em responsabilização moral. Ou seja, quis dizer exactamente que ninguém paga o sofrimento de uma criança ou a dor dos pais.
E sabes que estou incondicionalmente do lado das crianças mas, quanto a arranjar soluções para o caso de ser necessário retirá-las de lá por causa do risco, aí já considero que os pais também têm de dar o seu contributo.
Exigir das autoridades a obra feita para retirar o perigo implica também que os pais ajudem nas soluções a encontrar para a colocação das crianças.
Se acham que passa pela ajuda da misericórdia, falem com eles, se acham que o padre pode ajudar interpelem-no.
Tudos juntos terão de encontrar soluções para este problema
bj

Lúcia Duarte disse...

Olá cara Lisete
Acredito que esteja saturada e apreensiva mas as soluções estão finalmente a aparecer.
Transferir? Isso é estar pouco informada. A maior parte das crianças vão passar para o centro escolar de Alcobaça. Longe do que os costuma rodear e com o risco do transporte.
Vamos todos rumar no mesmo sentido? Agora não é hora de perder a cabeça. nem de chorar sobre o leite derramado. É hora de arranjarmos uma solução urgente.
Tal como o problema da escola, temos um outro que precisa de intervenção urgente: os semáforos perto da rotunda. Precisamos que eles possam ser accionados manualmente por causa da travessia das crianças.
O ridiculo é que os responsáveis pela solução lá passam todos os dias e nada fazem para resolver

a padeirinha de aljubarrota disse...

Cada vez que vamos ou tocamos no assunto, a resposta é sempre a mesma. Hoje chegou as maos o processo para a semana vai para o departamento xpto.....e dentro de 15 dias ira haver novidades! Andam nestas jogo á tempo de mais!

burningalone disse...

Agora para a Ex.ma Sr.ª Lúcia Duarte

A Sr.ª tem a amabilidade de informar que, só no dia 21 do corrente mês, chegaram às mãos do Sr. Vereador, os tais documentos técnicos.
É, sem sombra de dúvida, uma preciosa informação e estamos-lhe gratos por isso.
Não obstante, tem toda a razão quando diz que essa informação não sossega ninguém!

Pergunto eu: se os referidos documentos técnicos só agora chegaram às mão do respeitável Sr. Vereador, porque motivo ou com que intuito se comprometeu ele durante o mês de Setembro, dando a sua palavra, que as obras teriam lugar no início do presente mês de Novembro?
(Como é óbvio, não vai dizer que essa promessa foi feita por causa das últimas eleições, até porque nem tem passado pela cabeça de ninguém que essa promessa fosse de cariz eleitoral…)
Se o Sr. Vereador não possuía documentos, certezas ou vontade política para dar início às obras, porque prometeu ele o início das mesmas? Porque motivo informou que, já na altura, a obra estava “a concurso”?

Eu, como não tenho “classe” para ser político, só me comprometo com algo, se tiver absoluta certeza de que não irei faltar com a minha palavra.
Sabe porquê?
Porque se faltar à minha palavra, pesa-me a consciência!
Se calhar, é esse o motivo pelo qual não sou político…

“O melhor que nós temos são as nossas crianças”… E sem dúvida uma linda frase (feita). E fica sempre bem repeti-la a quem a queira ouvir, serena os ânimos, enternece os corações mais duros e “tapa o sol com a peneira”!
Pois eu, tenho uma frase melhor: O MELHOR QUE TENHO, SÃO OS MEUS FILHOS!
Não preciso que me digam que é uma obra prioritária, todos já sabem que é uma obra PRIORITÁRIA E URGENTE! E felizmente, tem esse estatuto de prioridade.
Lamento profundamente a forma como o executivo da Câmara Municipal processa as “prioridades”, as “urgência”, e a forma como zela pelo “MELHOR QUE TEM”…
A verdade, é que ninguém aqui quer discutir “responsabilidade morais”, “partilha de dores ou sofrimentos” ou “o lado pelo qual se toma partido”.

(continua...)

burningalone disse...

(continuação)

A verdade é que, única e simplesmente, existe o perigo de derrocada de uma das paredes da escola, a fragilidade da estrutura está documentada (por relatórios técnicos conhecidos das Câmara Municipal).
A verdade é que, estão vidas em perigo.
A verdade é que, A VIDA DOS MEUS FILHOS ESTÁ EM PERIGO!
E na qualidade de pai, estou a dar o meu contributo, mas não me peçam para assumir responsabilidades que não são minhas!
Se os pais é que têm o dever de arranjar soluções? Encontrar alternativas? Inventar locais de recurso onde os seus filhos possam estar em segurança?
Já agora, os pais também podem pagar as obras ou agarrar nos baldes de massa e começarem as obras que também podem financiar…
NÃO! Lamento mas NÃO!
E se é exigido que a Câmara assuma as suas responsabilidades, os pais não têm que fazer nada em contrapartida. A lei obriga a que os pais levem os seus filhos à escola, e é a lei que também obriga a Câmara Municipal a assumir as suas competências agora previstas no âmbito da Lei nº 159/99 de 14 de Setembro que estabelece o quadro de transferência de atribuições de competências para as autarquias locais…
(continua...)

burningalone disse...

(continuação nº 2)

Passo a citar o constante no site oficial da Câmara Municipal de Alcobaça (http://www.cm-alcobaca.pt/index.php?ID=33):

(…)
Assim sendo, NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, COMPETE À CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA:

1 - CONSTRUÇÃO, APETRECHAMENTO E MANUTENÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO BÁSICO;

2 - Elaboração da Carta Escolar a integrar nos Planos Directores Municipais;
Criar os Conselhos Municipais de Educação;

3 - ASSEGURAR OS TRANSPORTES ESCOLARES;

4 - Assegurar a gestão dos refeitórios dos estabelecimentos de educação pré-escolar e de ensino básico;

5 - Garantir o alojamento aos alunos que frequentam o ensino básico, como alternativa ao transporte escolar, nomeadamente em residências, centros de alojamento e colocação familiar;

6 - Comparticipar no apoio ás crianças da educação pré-escolar e aos alunos do ensino básico, no domínio da acção social escolar;

7 - Apoiar o desenvolvimento de actividades complementares na acção educativa na educação pré-escolar e no ensino básico;

8 - Participar no apoio à educação extra-escolar;

9 - GERIR O PESSOAL NÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO.
(…)

Compete aos pais encontrar alternativas?
Falar com a Misericórdia?
Com o pároco?
(gostava de saber onde está isso escrito… Claro que não está escrito em lado nenhum e não passam de considerações descabidas)
(continua...)

burningalone disse...

(continuação nº 3)

Mas se é da minha responsabilidade, como pai, arranjar soluções para retirar os meus filhos da escola a fim de garantir a sua segurança, e como sou pouco informado (coisa que, infelizmente, parece ser contagiosa) pois bem, das duas, uma: ou ficam em casa (em segurança) ou são transferidos para outra escola, mais segura e com condições.

As cabeças já estão perdidas há muito!

Não são os pais que têm de arranjar soluções!

Ou também têm que providenciar o arranjo dos semáforos?
Porque não fazerem turnos entre todos para garantir a presença de um deles a fazer de “polícia sinaleiro” na passadeira?
Também poderiam os pais, começarem a tratar da limpeza da escola, não?
Poderiam também pagar os ordenados a professoras e auxiliares?
E porque não, pagar tudo o resto?
Não!
Não!
E NÃO!!!
Se a CMA tem as suas responsabilidades e competências, então que as cumpra, respeitando o que está na Lei!
Tal como os pais não solicitam à CMA que esta, através dos seus funcionários, se desloque a casa das crianças para tirá-las da cama, vesti-las, levarem-nas ao médico, garantir-lhes amor e carinho, TAMBÉM A CMA NÃO TEM QUE SOLICITAR QUAISQUER CONTRIBUTOS DOS PAIS, PARA RESOLVER SITUAÇÕES DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DA AUTARQUIA!

Pai da Joana e do Diogo (O melhor que tenho)

Lúcia Duarte disse...

Caro pai
Vamos lá por partes: o senhor está a disparar no alvo errado: eu defendo as crianças acima de tudo e acho que já perceberam isso mas acho que se os pais, os habitantes, os politicos, os não politicos, aliás, todos, pudermos ajudar na resolução do problema, tudo será bem mais fácil, não acha?
Quando fala em politicos e em tomar partido, pressuponho que não se esteja a referir a mim pois não sou politica (defendo causas independentemente de que cor venham). Faço-o por uma questão de moralidade e de dever civico.
Gostava que tudo se resolvesse "para ontem" mas não está nada na mão dos meus desejos.
Limitei-me a defender uma causa e ouvir ambas as partes. acho que esse era o meu dever perante a minha consciência.
Não tomo partido por ninguém mas (pode chamar-me ingénua, já estou habituada...) mas acreditei nas palavras de Paulo Inácio, talvez porque o disse em tom sentido e, porque também é pai e tem as filhas em escola pública.
E aí nem sou suspeita porque todos sabem que não faço parte da cor dele (aliás, felizmente, de nenhuma).
Quanto ao semáforos, então também tem de saber mais: eu tive o cuidado de tentar saber o que já foi feito e
(continua)

Lúcia Duarte disse...

A misericórdia fez o papel que lhe cabia: informar o presidente de junta.
Na minha frente foi perguntado como estava a situação. O presidente de junta também fez o que lhe competia: informou o engenheiro e explicou que era urgente por causa das crianças que lá atravessavam diariamente.
Eu também fiz o meu papel de cidadã: informei (ontem) por email, o vereador das obras.
Agora o estranho é que eu vou a todas as assembleias de freguesia (local onde os habitantes expressam as preocupações e pedem explicações e medidas) e nunca vi lá ninguém: nem pais , nem comissões, nem ninguém.
Desculpe a franqueza mas as pessoas nunca reclamam nos sitios certos.
Há uma reunião de câmara mensal onde os cidadãos também podem falar. Já lá foram?
Eu defendo as instituições e acho que há lugares para tudo. Não podemos é ficar comodamente em casa à espera de soluções. Claro que eles foram eleitos mas nós temos a obrigação de reclamar, fiscalizar e acompanhar o andamento das coisas nos locais certos.
Não pense que estou contra a causa porque defendo o nosso futuro e não me podem acusar do contrário, mas acho que estamos numa altura em que precisamos estar todos do mesmo lado para levarmos a causa a bom porto.
cumprimentos

burningalone disse...

Prezada Sr.ª Lúcia,

Em 1º lugar, não disparo para cores políticas, nem para si, nem para quaisquer outras pessoas, ou alvos.
Pensei que este blog (tal como todos os outros que existem por este mundo virtual) tinha como intuito ser visitado e obviamente, comentado pelos seus visitantes. Eu, como visitante casual, tomei a liberdade de expressar a minha opinião. Foi a mesma interpretada como sendo “disparos” (logo eu que repudio qualquer atitude bélica ou menos própria).

Lamento que tenha sido essa a sua interpretação.

burningalone disse...

(2)
Também eu defendo as crianças acima de tudo, até porque, como tão bem referiu, sou pai. Sou pai, e os meus filhos frequentam a escola de Aljubarrota. Compreenderá portanto, o meu interesse e empenho.
Há muito que deixei de acreditar em políticos e nas suas ideologias. Porque será?
Infelizmente, há muito que também deixei de acreditar na utópica “ajuda de todos”. Está, cada vez mais, enraizado aquele triste costume do “primeiro eu, depois eu, e só depois, vem os outros”.
Pois é, também acho que tudo seria mais fácil se todos zelassem pelo interesse de todos. Acontece que, infelizmente, cada um zela por si (e mesmos assim, muitos nem isso conseguem fazer).

Também pode ficar descansada, que não me refiro a ninguém e congratulo-me pelo facto de “a carapuça não lhe servir”, Como não tenho o prazer de conhecer a Sr.ª, não faço juízos de valor, nem tiro conclusões (precipitadas ou não) das pessoas ou daquilo que não conheço. Acredito que a Sr.ª gostasse de resolver tudo e mais alguma coisa, mas pode V. Ex.ª acreditar que não o quer mais que eu. E é justamente a minha consciência que dita os meus actos, pois é perante ela que tenho de prestar contas todos dias da minha vida.

burningalone disse...

(3)
Reitero o facto de que não conheço V. Ex.ª, pelo que seria de todo inoportuno chamar-lhe fosse o que fosse. É livre de acreditar, até no “pai natal” se assim o entender, nunca me verá tecer qualquer tipo de comentário sobre a sua ingenuidade.

Aproveito para agradeço as informações por si prestadas, acerca do semáforo e expresso o meu regozijo por saber que todos fizeram o que lhes competia, ou seja informar outrem. Temos aqui um bom exemplo de como, com a ajuda de todos, o problema foi resolvido. Exulto-me por saber que pelo menos essa situação ficou prontamente resolvida e que o semáforo já se encontra a funcionar.
Quer então dizer que a Sr.ª como cidadã, ( e é com certeza, um exemplo a seguir no que concerne a aspectos cívicos e morais. Muito bem! É sempre um prazer para mim, quando, no sinuoso caminho que percorro vida fora, me cruzo com pessoas de elevada têmpera e das quais posso fazer modelo de vida) dizia eu, que quer então dizer, a Sr.ª vai a todas as Assembleias de Freguesia e nunca vê lá ninguém? Será portanto, a única pessoa presente no local…

burningalone disse...

(4)
Será com certeza desculpada pela sua franqueza, até porque espero também eu, ser desculpado pela minha. Como já antes referi, não conheço a Sr.ª pelo que é legítimo que V.ª Ex.ª também não me conheça. Logo, não sabe quem sou, o que faço, o que fiz, se reclamo, onde reclamo, se já me desloquei a reuniões, assembleias, lanches, “pic-nic’s” ou jantares. Não sabe com quem falei, falo ou falarei. Se me manifesto, e manifestando-me, tão pouco sabe em que organismos ou instituições expressei, expresso ou expressarei as minhas queixas.

Por este motivo e por todos os outros, concordo com V. Ex.ª quando repele comodismos esperançosos por soluções fáceis, caídas do céu. E claro que partilho da sua opinião, quando diz que temos obrigação de reclamar, acompanhar e fiscalizar (e estou certo que a minha entidade patronal partilha da mesma opinião, pelo que passarei a faltar aos meus compromissos profissionais a fim de cumprir na íntegra todas as minhas obrigações e todos os meus deveres cívicos).

Não pense também que estou contra si ou contra as suas ideologias. Não tenho a intenção de acusa-la seja do que for (não me compete a mim fazê-lo), pelo que lhe peço encarecidamente para também não me acusar de passividade ou apatia.

Uma vez que aparentemente, estarmos de acordo, partilhando da mesma opinião no que toca à situação da escola, mais nada tenho a acrescentar. Até porque, muitas vezes (e concordará certamente comigo), quanto mais se fala, mais se erra…


Vou portanto retirar-me, garantindo-lhe que não mais voltarei ao seu digníssimo blog. Pois quero, a todo o preço, evitar interpretações erradas e ferimentos causados por quaisquer disparos (que teimo em afirmar, não ter feito).
Considere os cumprimentos devidamente retribuídos.

Lúcia Duarte disse...

caro pai
Apenas lhe quero dizer que é benvindo ao blog.
Disse o que pensava e isso poucos fazem. Obrigado por isso!
Por essa razão também me senti à vontade para lhe dizer o que penso e quando falo em não ver lá ninguém refiro-me ao geral.
Vejamos: estão lá 62 crianças, certo? Professores e infelizmente só uma funcionária. Quantos se dirigiram às assembleias de freguesia para darem conhecimento a este organismo (que é o orgão fiscalizador do executivo)?
Mas tem razão: normalmente só estamos 3 ou 4, salvo raras excepções, não aparece mais gente. As sessões são à noite.
Outra coisa: não falei em "disparar" contra partidos. Apenas estranhei porque achei (e se calhar erradamente) que eu estava a tomar partido de alguém o que não é verdade. Apenas tenho a sensação que não estamos todos juntos para tentar resolver.
Também detesto falsas promessas e acusei o vereador disso no meu texto. Recebi resposta dele onde apenas me dava conta do que vos contei e foi como resposta que lhe pedi para tentar resolver o problema dos semaforos (que não sei se estão a funcionar já ( o que duvido). Foi apenas mais uma voz a pedir soluções, nada mais!
Acredito que ele leia os vossos comentários (ou alguém por ele) pois se não tivesse seguido o link que lhe mandei não teria respondido.
Podem, portanto, mandar as vossas reivindicações para este blog pois como vê são sempre publicadas sem intervenção. Alguém as ha-de ler e quem sabe possamos contribuir para lhes chamar a atenção.
cumprimentos