Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Há gente que considera que fazer critica, apenas pela critica, é sinónimo de inteligência. São seres super- super-dotados que, usando postagens de 2007, julgam estar a fazer um brilharete.
De facto, os problemas existem mas, poderemos estar constantemente a cobrar a esta equipa autárquica (que tomou posse há tão pouco tempo) que resolva, de repente, todos os erros do passado?
O nosso papel, como cidadãos, é o de alertar e deixar seguir a governação tendo em conta as prioridades da altura em que estamos.
Alcobaça encontra-se numa situação critica: há que fazer omeletes sem ovos....
Preocupa-me o que se pode fazer e que não se faz por interesses alheios ao concelho mas... há que ter memória!
Há um tempo atrás, tive conhecimento que um dos proprietários de grande parte dos edifícios em ruínas da cidade de Alcobaça é alguém que clama o dever da câmara em intervir e ajudar na recuperação dos edifícios.
Por estranho que pareça, quem reclama esses deveres por parte da câmara nada tem feito para os recuperar ( e são propriedade sua) mas, diz-se católico, um benemérito para com instituições de solidariedade social, enfim.... um mártir, quase um auto-santo.
Isto parece estar a tornar-se um hábito: as pessoas usam o social e o religioso para taparem o que, de facto, é o seu dever.
Um Homem de valor não precisa de colocar outdoors dizendo ser benemérito e religioso. é-o quando não se servem disso para cobrar seja o que for. Não faz parte de um curriculum. Se fosse atitude desinteressada não seria usada para publicidade ou promoção.
Não vejo nenhum anónimo a propagar esta bondade toda, até muito pelo contrário. Talvez porque, no fundo, todos saibam que, para alguns, estas atitudes apenas servem para deduzir nos impostos e não para fazer o bem.
Eu também acho que os prédios têm de ser recuperados mas, vamos pedir à câmara que faça o que tem de fazer sem ter uma atitude arrogante e ofensiva.
Vamos, entre todos, propor soluções ao invés de criticas de gente mal-amada que não sabe apresentar propostas de solução.
Vamos esquecer o que foi, ou não, feito até aqui e vamos todos dar as mãos para que, começando do zero, possamos dar a volta a tantos problemas que o nosso concelho tem

3 comentários:

João Brás disse...

Realmente a situação está má, não só em Alcobaça mas sim por todo o concelho. Dou o exemplo do que conheço que é a Maiorga, esta bela e pequena freguesia que à vários anos se encontra num decadência que pode levar a que seja uma freguesia seja "despovoada" pelas faixas etárias mais novas, um localidade com tanto potencial está a ser deixada às moscas, não há inovação, não há investimentos, o que há e muito são promessas, pelas quais as pessoas se deixam levar...
Bom blog que aqui apresenta, continuação do óptimo trabalho.
_________________________________
Maiorga Hoje

Lúcia Duarte disse...

Obrigado caro João e benvindo.
Eu quando me refiro a Alcobaça faço-o em relação a todo o concelho e não só ao centro.
Se reparar bem, Aljubarrota está na mesma e aí, por culpa de proprietários que preferem deixar cair do que meter mãos à obra ou dar à exploração a quem queira fazer progredir a terra.

Eu tenho ido regularmente à Maiorga e tenho dado pelo estado de apatia da localidade.
Soube que foi feita uma belissima sala e que, segundo a informação que me foi dada, pertence ao centro paroquial e estranhei continuar a ver os velhotes na rua a conversar.
Não seria desejável usar essa sala para os entreter? Se calhar bastava uma tv, umas cadeiras, uma mesa e... um baralho de cartas.
Era uma forma de estarem a conversar, jogar ou ver tv mas abrigados. O que acha?

joel disse...

Cara Lucia Duarte,
Com a aprovação do PROT-OVT, a pouco e pouco, todas as freguesias do concelho irão ficar despovoadas.
Em contrapartida Alcobaça irá crescer, crescer, crescer até rebentar pelas custuras.
Daí que a partir de agora muito legitimamente se possa dizer ALCOBAÇA é uma Freguesia chamada de Alcobaça, tudo o resto é paisagem.
Cumprimentos
JOEL