O governo continua a considerar-nos estúpidos.
O tgv não serve para transportar mercadorias. Para servir os passageiros existe a linha do oeste, onde parece haver pouca vontade politica em investir.
Há muito tempo que tenho uma dúvida: quem ganha com esta obra megalómana, inútil e altamente prejudicial para o ambiente e para a população?
Os engenheiros que aprovam a obra terão conseguido uma licenciatura por fax? O que ganham com isto?
Iremos ter mais um mega processo daqui a 5 ou 6 anos?
Se o que é necessário é baixar os custos das empresas em transportes, então para que serve um tgv só para passageiros?
Francamente, isto só pode ter interesses políticos e monetários para alguns envolvidos.
Neste país não se previne, apenas se criam condições para mais futuros mega processos. E porquê? Porque os "granjolas" sabem bem que, dado o estado da justiça em Portugal, ficarão sempre impunes mas.... de bolsos cheios!
Pena é que, a maior parte dos deputados (que nos devem os votos) não olha para o caso como uma ameaça mas, apenas, como uma arma politica para ganhar votos.
Assim foi com alguns políticos no passado. Alguns que, infelizmente, hoje são assessores de presidentes de câmara e outros....
Todos sabem bem que nunca nenhum se preocupou realmente com os problemas que o tgv nos vai trazer. Apenas quiseram "galgar" usando a luta "anti tgv".
Gostem ou não, e já que todos sabem que sou politicamente incorrecta, que não devo favores a politico nenhum, posso dizer,frontalmente, que o único grupo que, no concelho de Alcobaça, defendeu sempre (e continua a defender) a causa anti-tgv,por terras de cister (e sem querer tirar qualquer proveito disso que não seja o bem-estar da população), foi (e é) a ATAC.
O senhor "tgv nunca" (que só era contra porque "não queria levar com a sogra na casa dele) fez o jogo perfeito para conseguir chegar onde chegou: assessor do presidente da câmara.
Quanto ao tgv? Nunca mais ninguém o ouviu falar nisso!
Típico de quem se serviu de uma causa colectiva para beneficio pessoal!
Mas a luta contra a bomba-tgv, que nos vai retirar qualidade de vida, tem de ser mais do que isto: há que estar informado e tomar todas as medidas para evitar esta catástrofe.
Se nada mais puderem fazer, tragam o Luís de Matos para fazer desaparecer esta merda de projecto que só serve os bolsos de políticos e aprendizes de feiticeiros
11 comentários:
Senhora D. Lúcia,
Acabo de visitar o seu Blog e tomei a liberdade de fazer alguns comentários.
A grande negociata vem sendo feita pela (Câmara Municipal de Alcobaça ao mais alto nível, Ministro Mário Lino , Secretário dos transportes e CCDR-LVT), digo vem, pois não sei se já terminou, O Sr. Presidente Dr. Gonçalves Sapinho, várias vezes interpelado na Assembleia Municipal, limitou-se unicamente a dizer que não tinha negociado nada sobre TGV. É no entanto minha convicção de que alguma coisa negociou e que teve a ver inicialmente com as compensações pela perda do NAL (Novo Aeroporto de Lisboa) na OTA, pois foi a partir desta altura que se começou a falar na revitalização e modernização da LINHA DO OESTE.
Com a passagem do NAL (Novo Aeroporto de Lisboa) para ALCOCHETE, A RAVE (Rede Ferroviária de Alta Velocidade) e a Secretária dos Transportes Engª. ANA VICTORINO), contra a opinião e saber de técnicos, economistas conceituados alguns inclusivamente Ex. MINISTROS e Engenheiros ligados à ferrovia , não param de nos querer impingir um TGV que ninguém para além das empresas de obras públicas pediu, recusando-se inclusivamente a fazer um estudo do traçado a ESTE da Serra dos Candeeiros, que havia sido suspenso pelo então Primeiro Ministro Dr. SANTANA LOPES.
Com o actual traçado do TGV, estão de acordo a Concelhia do PARTIDO SOCIALISTA, que o considerou de DESIGNIO NACIONAL, palavras proferidas em ASSEMBLEIA MUNICIPAL, pelo Srº. NUNO PEREIRA, à data Presidente da Concelhia e pelo seu camarada Srº. CÉSAR SANTOS, e nunca por ninguém desmentido.
Foi nessa altura que fomos trocados por um prato de lentilhas, a TROCO DE NADA, e para haver trocas é porque alguém nos preteriu, se calhar por um ou mais campos de golf, a ilusão de uma NOVA ALCOBAÇA, uma explosão de turismo nas zonas de praia (não sei quem o fez, ou para esta situação contribuiu) o que sei é passar a ter prejuízos evidentes.
A saber:
- vamos levar com o PROT-OVT, já aprovado e publicado em Diário da República (RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE MINISTROS Nº. 64-A/2009;
- passagem do TGV a OESTE da Serra dos candeeiros, desde que não inviabilize a ALEB (Área de Localização Empresarial da Benedita), a RAVE, já se mostrou disponível para que a linha de alta velocidade não inviabilize a ALEB, senão já tinha caído o Carmo e a Trindade. Mais ainda, para que a ALEB seja construída é fundamental os pareceres do Parque Natural de Serra de Aire e Candeeiros (esta entidade está de acordo uma vez que pretende que os limites do parque fiquem confinados ao corredor de passagem do TGV, para assim aliviar a pressão urbanística no lugar de Moleanos), ICN e revisão do PDM bem negociados em principio não é problema para a existência da ALEB;
- para calar alguns inconformados, com a passagem do TGV na Benedita e agradecer a RIO MAIOR, o seu empenhamento na causa, nada melhor que criar uma estação (APEADEIRO) que de resto vai ser de LUXO, para um TGV que não irá parar. Ou pára na estação de LEIRIA ou estação APEADEIRO de RIO MAIOR;
CONTINUAÇÃO
- mas como resolver o problema ,dos outros concelhos atravessados pelo TGV na Região, e, justificar o injustificável (APEADEIRO DE LUXO), para um TGV que não pára. Fácil cria-se a linha SETIL/ CALDAS DA RAINHA.
Depois do atrás exposto como é que me poderiam convencer que o Sr. Dr. Gonçalves Sapinho, de nada sabia.
Com menos dúvidas fiquei, que tudo está no bom caminho nas negociações, quero dizer que temos a cama feita, sem termos dado por ela, depois de ler o manifesto eleitoral do Sr. Dr. Paulo Inácio “NOVA DINAMICA”.
Em entrevista publicada neste manifesto eleitoral e inserida a pag. 4 e 5, lá vai dizendo que não é contra o TGV, é sim contra o TGV a oeste da Serra dos Candeeiros. Mais à frente quando lhe á perguntado:
Se o percurso avançar, fica frustrado?
Logo responde:
“Depende. Por principio, sou contra o previsto, mas há diferenças em relação ao plano inicial.
Graças à nossa contestação , estou convencido que garantimos salvaguardas ambientais e reforço das compensações por expropriação. Por outro lado, o Concelho pode receber contrapartidas que compensem os danos.”
Li e achei piada, e pensei para comigo “estamos entregues aos bichos”, no final nem a dignidade conseguimos salvar. O que é preciso é sacar, mentir, prejudicar desde que se suba na vida, nem que para isso se tenham de engolir os princípios.
Do TGVNUNCA, passamos a DEPENDE.
DOS PRINCÍPIOS passamos A DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AO PLANO INICIAL .
Perde-se a verticalidade, a dignidade, aceitam-se as lentilhas, e provavelmente ficaremos eternamente gratos por poder ver passar os comboios, com a consequente destruição dos habitats, quer fauna, flora e paisagísticos, bem como a eliminação de zonas populacionais consolidadas e destruição do tecido social.
GRAÇAS À NOSSA CONTESTAÇÃO.
Para além da manifestação organizada na Benedita, da petição e excursões 2 (Duas) à Assembleia da República, quem de facto fez alguma coisa contra o TGV, a OESTE DA SERRA DOS CANDEEIROS, foram os Srºs Deputados MARIA OFÉLIA MOLEIRO, CARLOS POÇO e FELICIANO BARREIRAS DUARTE, estes sim, levaram a petição a plenário da Assembleia da República, defenderam-na como era sua obrigação, enquanto Deputados pelo circulo de LEIRIA, mas não se ficaram por aqui, participaram das irregularidades contidas no documento alterado e substituído, a mando do VICE-PRESIDENTE da CCDR-C, que justificaram o parecer favorável da AGENCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE, ao Exmo. Sr. PROCURADOR GERAL DA
CONTINUAÇÃO
REPÚBLICA, Exmo. Sr. PROCURADOR DE JUSTIÇA e fizeram ainda várias perguntas aos Srºs. Ministros dos Transportes e do Ambiente.
Assim, não consigo ver a grandeza da contestação elaborada pelos Srºs. Dr. Paulo Inácio e restantes elementos que encabeçavam o movimento TGVNUNCA, que justifique a vossa candidatura à Câmara.
ESTOU CONVENCIDO QUE GARANTIMOS SALVAGUARDAS AMBIENTAIS
Como se garante a salvaguarda ambiental, se o busílis da questão, não está na BENEDITA nem em TURQUEL, mas sim no VALE DA RIBEIRA DO MOGO, LAGOA DO CÃO, COVÕES, que são zonas de REN (Reserva ecológica Nacional), por serem consideradas zonas de infiltração máxima e protecção à NASCENTE DE CHIQUEDA.
REFORÇO DAS COMPENSAÇÕES POR EXPROPRIAÇÃO
Mas quem quer ser expropriado, quem pediu os vossos bons ofícios nesse sentido, não acham que é pôr o carro à frente dos bois, ou isso terá alguma coisa a ver com o bom relacionamento que havia entre o Srº. Eng. CARLOS FERNANDES Administrador da RAVE e o Sr BRUNO LETRA, que perante tanta cordialidade, logo se prontificou a mandar às ortigas a lei das expropriações. A legislação vigente, considera que as indemnizações por expropriação terão que ser efectuadas pelo preço justo. Será que iremos ter dois critérios de indemnização para expropriação. Um que vai da BENEDITA até TURQUEL, e outro que vai de TURQUEL até final do concelho (filhos e enteados).
O CONCELHO PODE RECEBER CONTRAPARTIDAS QUE COMPENSEM OS DANOS
1 – Que parte do Concelho vai receber as contrapartidas (BENEDITA e TURQUEL)?
2 – Que contrapartidas vão receber aqueles que na verdade irão ser lesados.
(LAGOA DO CÃO, COVÕES, CASAL DO REI, CASAL D’ALÉM, ATAIJA DE BAIXO)
Toda a história está mal contada e deita um cheiro nauseabundo.
“Quem não se sente não é filho de boa gente”. Diz o povo.
Da PUEC das Redondas, com consideração
TIBURCIO
Cara Lúcia Duarte
As mentiras são tantas, que já não as conseguem esconder, vai-lhes saltando a língua para a verdade, e verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima.
Leiam com atenção postagem de Rogério Raimundo.
Cumprimentos
JOEL
9 de Dez de 2009
esqueci registar e tenho de perceber melhor este assunto na reunião d'hoje
O Presidente Paulo Inácio na reunião de câmara de 7.12.2009 disse que o IC9 o preocupa.
Que vai mobilizar os outros autarcas...
Que já está consagrado no último desenho que chegou à câmara a ligação à Rotunda da Assessor/VCI.
Que quer que Aljubarrota tb tenha saída porque tem de ter mais compensações por o TGV lá passar.
Tenho que verificar melhor este assunto...
Este dossier fundamental...
Publicada por Rogério Manuel Madeira Raimundo em 07:47
Etiquetas: Alta velocidade, IC9
Sr. Tiburcio, o seu comentário é um primor. O Sr. demonstra saber do que fala, é um comentário elucidativo e bem esclarecedor do estado a que chegámos.
É necessário que vão aparecendo a comentar, pessoas bem esclarecidas, que sem medo vão transmitindo a sua opinião desta e doutras problemáticas.
Obrigado pela sua ajuda na compreensão deste fenómeno contra -natura que é o TGV, em que alguns vão claudicando, porque outros valores mais altos se levantam (tachos políticos).
Parabéns pelo comentário!
JAlves
Caro Sr Tibúrcio
Fico grata pelo seu contributo para lançar o debate e voltar a acordar os que parecem estar conformados com este grave problema.
Claro que se tentou tapar o sol com a peneira fazendo parecer que o "grave" seria a passagem por Benedita e Turquel.
Aqui por Aljubarrota vamos destruir muito e as gerações vindouras vão sentir na pele o que estes senhores defendem hoje.
Do que pensa agora o presidente da câmara, sinceramente, aguardo por mais informação para me pronunciar.
Há, no entanto, uma situação que não podemos negar: o PS não esteve do lado do povo mas sim do lado dos interesses dos que estão no governo e dos que vão mamar à conta da desgraça dos outros.
Coloquem o tgv a referendo mas dando todas as informações ao povo.
São as discussões sobre os assuntos que trazem a verdade ao de cima e permitem uma luta mais justa.
Mais uma vez lhe agradeço por ter sido tão claro no seu comentário.
Continue connosco neste mini debate
cumprimentos
Olá Joel
Eu li a postagem do Rogério. Ele diz também que vai tentar perceber mais sobre o que Paulo Inácio quis dizer.
Vou ficar a aguardar para comentar
Abraço
Olá Jorge
Eu gostava muito de ter ainda mais gente a comentar este assunto tão importante para Aljubarrota, para os nossos filhos e para os nossos netos.
cumprimentos
Srª. D. Lúcia
Eu estou-me nas tintas, para o que o actual Srº. Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e seus acompanhantes, pensam hoje sobre o TGV. Interessa-me muito mais o que eles pensavam e como geriram o processo (dizendo que foram os únicos que se preocuparam com a passagem do TGV, o que não é verdade e dito de forma menos elegante É MENTIRA), antes das eleições.
A Srª. D. Lúcia, não leu com atenção o que eu escrevi. A dada altura citando o Srº. Dr. Paulo Inácio, na entrevista que deu e que está descrita a páginas 4 e 5 do manifesto eleitoral “NOVA DINÂMICA”, o Srº. Dr. Paulo Inácio põe a nu todo o seu pensamento sobre o TGV. Limito-me eu, assim, a transcrever as suas afirmações , e a tirar as ilações nelas contida.
A Srª. D. Lúcia, não precisa de aguardar por mais informações, basta ler o documento acima mencionado e fazer a análise crítica e interpretativa sobre o mesmo. Aguardar por mais informações, desculpe que lhe pergunte, não leve a mal. Para quê?
O que o actual Presidente da Câmara, pretendia dizer, está dito e escrito.
Com consideração
TIBURCIO
olá de novo sr Tibúrcio
eu li com atenção o que escreveu. Quanto ao caderno dea candidatura de Paulo Inácio, não recebi em casa mas, alertada por um amigo, tive o cuidado de o ir buscar à sede de candidatura dele.
A minha interpretação (e admito que possa ter interpretado mal, ainda não sei....) foi que, a não haver mais como lutar contra, e depois de gastos todos os meios de luta, teriam de ser arranjadas formas de minimizar o problema.
Repare que eu não disse que concordava com as atitudes e palavras do actual presidente. Apenas estou a dizer como interpretei o que foi dito.
Claro que me preocupa a forma como o processo se desenrolou na altura e nunca tive medo de falar contra sempre que achasse que o deveria fazer em prol do bem comum. Há coisas que me incomodaram na altura e que me continuam a incomodar mas tenho o péssimo hábito de gostar de ouvir as justificações das pessoas para, em determinada altura, tomarem algumas posições.
Eu tenho uma visão romantica da politica mas, provavelmente óu só eu a tê-la: as pessoas não devem ser reféns das directrizes dos partidos e devem defender as causas quando as consideram justas.
Eu tenho uma certa dificuldadae em separar o que conheço dos ideais do grupo de Paulo Inácio (ou pelo menos, de parte) e o que ele poderia, ou não, ter feito na altura.
Dou o beneficio da dúvida até que me seja provado que não o devo fazer, embora a minha opinião não tenha qualquer valor para ninguém.
Gostava de ver cumprida a promessa do "vamos até às últimas consequências" mas, dito por quem foi dito e tendo em conta o que já sabia das negociações entre as partes.... não acredito que seja feito seja o que for
Caro "Alberto Tiburcio",
Foi com prazer que li e reli o seu excelente comentário, reparei que para alem de enunciar todos os tópicos base da passagem do TGV tambem identifica os "cata ventos" com extrema precisão.
Bem haja e venham mais "Tiburcios"
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