Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

terça-feira, 25 de agosto de 2009

DIREITO À MINHA DEFESA PESSOAL (Paulo Bernardino, dr)

COMO SOU DEMOCRATA E ACHO QUE TODOS TÊM O DIREITO À SUA DEFESA, AQUI FICA O EMAIL DE PAULO BERNARDINO "AO MEU ATAQUE" (SEGUNDO ELE) DE DIA 9 (DEMOROU UM BOCADINHO PARA SABER O QUE RESPONDER:
"Exma. Senhora D. Lúcia Duarte,

Acerca das referências que me atribui no seu Blog pessoal de 09 de Agosto, acerca de Africanos de Angola, registo a deturpação que faz do meu pensamento. Por isso, vou tentar clarificar. A saber:
1. Desde muito novo, coopero estreitamente com pessoas e instituições Angolanas e de outros países de África, em pé de dignidade / igualdade com as europeias e, com particular afinidade por Angola, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe.
2. Entendo que a gravidade dos graves problemas de exclusão social em Angola «desaconselham determinantemente» que uma parte dos seus recursos financeiros sejam destinados para Obras de Charme e outras que não representem a vontade popular do povo de Alcobaça ou não sejam fruto de um Concurso de Ideias Internacional.
3. Em qualquer caso, é sempre altamente recomendável a intensificação de boas relações na cooperação internacional com o povo angolano e com os Povos da CPLP.
4. Relativamente à mensagem que teve a amabilidade de enviar, ontem, para várias pessoas, informo que a mesma está a ser estudada com serenidade e com responsabilidade por pessoas sérias e justas; porém por defesa e por honra pessoal e à da família paterna de minha mulher informarei mais tarde a, minha ponderada, decisão; convicto que a Senhora D. Lúcia Duarte desta vez foi veramente longe demais.

Muito Obrigado pela sua atenção e meu sincero Bem-Haja por tudo!...

Com os melhores cumprimentos.
Paulo Bernardino "
P.S. Aconselho a, em caso de dúvida, contactar o Senhor D. Francisco da Mata Mourisca [bispo emérito de Uige / Angola] sobre o trabalho realizado por mim em Angola. Telefone: 217 789 902
E AQUI FICA A MINHA RESPOSTA:

"Exmo. Sr. Dr. Paulo Bernardino
Começo por lhe dizer que não deturpei uma linha ou uma simples virgula do que o Sr. escreveu.
Coloquei as frases EXACTAMENTE como as tem num email que mandou para cerca de 700 jornalistas e mais algumas personalidades da vida civil e religiosa.
Refere que deturpei. Ora se não era isso que queria dizer então deveria ter escolhido melhor as palavras e os termos em que o disse.
Também lhe devo dizer que não foi ontem que mandei o email para os meus leitores do blogue. Foi exactamente no dia e hora em que terminei a postagem. Mais uma vez o sr tenta moldar a verdade para seu beneficio.
Também enviei para si o mesmo email exactamente para ter direito de resposta. Levou, portanto, 16 dias a reagir.
O facto é que o sr considera que os outros são sempre seres menores e só dá importância ao que dizem ou ao que escrevem quando vê que já se alastrou e, claro, isso vem estragar os seus planos de auto-promoção em Alcobaça.
Vem também, de forma subtil, ameaçar-me com o "estar a ser estudada com seriedade e responsabilidade por diversas pessoas". Estará a querer dizer que lá porque tem dinheiro e/ou conhecimentos vai arranjar uma forma de calar a minha boca? Olhe que só o facto de demorar 16 dias a reagir o deixou muito mal na fotografia e, como percebeu ,não sou mulher de ter medo de ameaças.
Quem parece que está a ir longe demais é o Sr. Dr. quando fala em nome de outras pessoas expressando ideias que não são as delas. Também está a ir longe demais quando num artigo coloca o seu curriculum ao invés do do candidato. Está decerto a ir longe demais quando está a tentar evidenciar-se num movimento no qual entrou de pára-quedas servindo-se do trabalho que os outros fizeram, não para si, mas para o Dr. Pedrosa.
O sr dr não entende que para o movimento é a imagem do Dr. Pedrosa que vale. São as obras dele que devem ser exploradas na comunicação social. É a obra dele que traz gente ao movimento. A sua, infelizmente, tem retirado apoios e votos.
Mas a este tipo de critica o Sr. Dr. considera-se surdo porque o seu ego lhe diz que é uma mais-valia.
A sua aparição em nº 2 teve uma leitura muito própria na população mas o Sr. Dr. não deve saber disso, pois não? O Sr. não pode andar no meio do povo a ouvir porque só sabe movimentar-se no meio de gente "importante".
O que não deixa de ser engraçado é que não desmente mais nada do que digo sobre si. E como diz o povo "quem cala consente".
Só mais duas coisinhas : é ao povo africano a quem compete saber se deve ou não investir fora de portas para criar riqueza para os seus países, não a si . A cada um de nós cabe o conselho mas a decisão deve ser dos próprios. O senhor não é detentor de toda a verdade do mundo, sabia?
Quanto à família paterna da sua esposa: porque é que o Sr. Dr. sente necessidade de se evidenciar com isso? Em que é que isso contribui para o desenvolvimento do concelho? E já agora, não acha que tenho razão porque tão alta linhagem deveria estar na homenagem "que o povo" e o pelouro da cultura fizeram a esta nossa amada figura da história. Será isto uma ofensa?
Vá lá Sr. Dr., quem "tem ido veramente longe demais" tem sido o senhor, ao tentar ofuscar a imagem do " nosso candidato e amigo Dr. Pedrosa" só para evidenciar a sua. Ponha a mão na consciência e veja o mal que está a fazer ao movimento.
Ficam ainda duas questões:
1 - o senhor "não me comeu por parva no dia 17"
2- Se o resultado nas eleições não for o esperado o único responsável será o senhor e não esqueça que teve a petulância de me dizer, por email, que o objectivo era meter um vereador. Não era! Quando o Sr. entrou e antes de estragar tudo, o objectivo era GANHAR A CÂMARA.
Claro que lhe dava jeito ser o nº 2 porque o Dr. Pedrosa sempre disse que se não ganhasse não iria como vereador. Saltava, então, o nº 2, ou seja, o Sr. Dr.. - vê como não consegue comer toda a gente por parva?

Ficamos com o dia 17 para discutir mas na presença do meu amigo Dr. Pedrosa

Cordialmente
Lúcia Duarte"

4 comentários:

Unknown disse...

Oh D. Lucia você não gosta mesmo nada do senhor. Para quem tá de fora fica claro que a sua animosidade é tão grande que chega a ser facciosa. Desculpe a franqueza mas será que a a srª pensa que o Pedrosa é acéfalo e nao tem capacidade para pensar? Sim, só pode ser isso porque senao veria como qualquer pessoa normal que se o Bernardino é o nº 2 é porque o Pedrosa quer. Sabe uma coisa? o maior cego é o que nao quer ver e a srª por qualquer razão quer mesmo continuar a ser cega em relaçao a várias pessoas.
Parece que adora brigar mas, ouça um conselho de quem nao a conhecendo acha que tem algo de bom, dê o salto em frente porque a vida deve ser vivida em harmonia. Deixe lá as igrejas e os seus adeptos trabalharem, a srª até já saiu do movimento. Já toda a gente percebeu que o que o Pedrosa criou não foi um movimento cívico, foi um grupo de descontentes que queriam ser candidatos à força á camara. E com tantos a quererem o mesmo só pode dar mal resultado. Não falo de si é claro que me parece bastante desinteressada pessoalmente... Viva minha senhora. As politiquices para os politiqueiros.

Lúcia Duarte disse...

Caro Soberbo
Não gosto nem deixo de gostar.Simplesmente ele não é a pessoa certa para ser vereador em Alcobaça.
Tudo o que lhe disse no email +e a mais pura das verdades. Ele fala em nome do candidato sem sequer dar conhecimento, coloca as ideias dele como sendo do Pedrosa, cria intrigas para afastar quem sempre defendeu o Pedrosa, inventa situações para se colocar no alto.
Não é faccioosismo é mesmo ter consciência que este homem vai ser um perigo para as minorias~.
Vê os adversários politicos como inimigos mas vai mantendo conversas com eles (claro, para o caso de perder, ele estará sempre bem com Deus e com o Diabo).
Claro que ele só é nº 2 porque o Pedrosa quer, ou porque há gente à volta dele que lhe faz lavagem ao cérebro.
Nesta altura, o Pedrosa só teria uma atitude acertada a tomar para conseguir voltar a ter os apoios que tinha antes deste cavalheiro entrar: pedir a sua substituição.
As pessoas acreditam nele e num projecto e este homem (o Bernardino) faz desacreditar muita gente.
Pena ele não ter concorrido à câmara em nº 1 pelo Partido da Terra. Não levantaria os pés do chão e nunca mais ninguém iria ouvir falar dele por cá.
Diga-me caro Soberbo, como irão ser tratados os evangelicos, adventistas, as testemunhas de Jeová, por exemplo, por um homem que só vê a igreja católica à frente?
Já leu alguma ideia dele quanto aos acessos para deficientes, sobre a crise na cerâmica, sobre os campos de golfe, sobre os espaços verdes que se pretendem derrubar, sobre a "transladação" do ginásio e das piscinas?
Sobre o mosteiro já leu o que pretende propor em parceria com o Igespar?
Acha facciosismo eu ver que este homem não tem ideias para o concelho e tem-nas para o próprio umbigo?
Acha normal ter o pelouro da comunicação social dentro do movimento e ser tão incompetente que ninguém recebeu convocatória?
Mudando de assunto, você diz que eu sou cega em relação a várias pessoa. Sendo que já me chamou a atenção para o Pedrosa, a quem mais se refere?
Quanto às brigas: eu só brigo contra o que acho injusto e mesmo assim depois de ouvir outras vozes que pensem como eu. Se não se brigar caimos no ridiculo de deixar que os outros pisem quem não lhes faz frente.
Sabe porque é que o concelho está estagnado há 8 anos? Porque ninguém brigou por ele. Sabe porque houve freeport, Bpn, Bpp, etc? Porque os que podiam brigar não o faziam. Eram poucos e acabavam engolidos prelo sistema que nós todos, permissiva e passivamente, deixámos que se fosse instalando no país com tentáculos que nem sabemos até onde já vão.
Eu moro cá e acho que devo levantar a voz contra o que está mal ou , como estou a fazer agora, de um modo preventivo para que quem não tem coragem para erguer a voz, pelo menos pense e reaja na altura do voto.
Eu espero sinceramente que o Pedrosa abra os olhos a tempo para bem de Alcobaça e peça substituição destas "viúvas negras" da politica.
Quanto ao meu desinteresse pessoal- não tenha a melhor dúvida!Move-me o colectivo porque, se Alcobaça estiver bem, indirectamente, também eu estarei!

Unknown disse...

Pois. Já não sei o que dizer mas uma coisa sei, eu nunca exporia uma carta privada sem consentimento de quem a escreveu. Sao maneiras de estar na vida diferentes e tambem nao perco tempo com quem nao presta. Voce diz muito aml mas só faz promoção ao senhor e como dizem os politicos, é preciso é que falem deles.
Mas bem voce saberá o que a move e aos outros que lem cabe fazerem o seu juizo. Como eu disse antes voce faz do Pedrosa mentecapto, do Bernardino todo poderoso e de si e dos que sairam os corridos. É o que fica da história para a maioria das pessoas para alem de que já se diz na rua que voce tem o rabo preso com a justiça. Será por isso que o Bernardino fez a ameaça na carta? O homem tambem pode saber demais, não sei. A vida é sua e você sabe melhor que eu o fazer. Também dizem que voce e o outro que saiu do movimento têm um blog vergonhoso e se for verdade esse blog é muito grave. Tudo isto são coisas que estes dias me foram dizendo, e pessoas amigas do Pedrosa. Ben faço eu que vivo para o meu trabalho e para a familia, essas guerras nao fazem o meu tipo.
Fique bem.

Lúcia Duarte disse...

caro soberbo
eu não tenho rabo preso com a justiça.rEcorro aos tribunais quando devo defender os meus direitos o que acho que a maioria faz.
O pedrosa não é mentecapto e eu lhe chamaria tal pois, como percebeu, eu gosto muito dele.
Quanto à carta: não é privada porque foi enviada para como cc para diversas pessoas por parte do bernardino, entre elas, por exemplo, para o padre cosme.
E para que se conste eu tenho este blog e um sobre os meus trabalhos. Nada mais!
Da vida do "outro que saiu do movimento" não sei rigorosamente nada.
Claro que agora há o contra-ataque mas eu só esperava que fosse de gente que fosse contra o pedrosa orque as pessoas que gostam dele sabem que o tenho defendido das mentiras, intrigas e manobras que têm feito contra ele.
Fique bem também e tenha um bom dia