Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ORA VAMOS À RESPOSTA A UM EMAIL ENGRAÇADO

Olá amigo "descontente"
Escreveu-me um email, que agradeço, porque me dá oportunidade de explicar umas coisitas:
Não nasci em Alcobaça, não senhor, mas... o senhor nasceu?
É que Alcobaça não tem maternidade!...A minha terra tem muitas!
Vim para cá e tenho defendido no que posso o que está bem (e veja a defesa que faço do meu belissimo presidente de junta) e tenho criticado o que acho incorrecto. Faço-o apresentando ideias e não faço critica pela critica.
Quando ao PSD - é verdade! Fui Psd desde o tempo do saudoso Sá Carneiro e orgulho-me disso!
Deixei de o ser quando, ao vir para Alcobaça, percebi que tudo tinha mudado: O presidente Sapinho tinha subvertido a palavra social-democracia e tinha afastado os ideais de Sá Carneiro do partido que eu defendia e por quem dei a cara.
Nele tive momentos muito bons, de grande camaradagem e perdi um amigo numa concentração.
No liceu, a minha voz ergueu-se muitas vezes na defesa dos interesses dos estudantes, em nome da social-democracia.
Após 12 anos a constatar que o PSD não era o mesmo, entrei para o PS a convite de uma senhora, para arrumar a casa. Cedo percebi que "era pior a emenda que o soneto" mas, encontrei lá gente com vontade de lutar por uma mudança em Alcobaça. Esses, os que tinham de verdade essa meta, continuam meus amigos e espero mantê-los por muito tempo.
Saí da comissão politica porque achei que os meus amigos tinham razão, o que ainda acho!
Não me identifico com este PS de tachos e manobras e ajudei a criar o MCIA.
Na altura tive muito orgulho nisso. Continuo a acreditar (pode chamar-me ingénua, o tempo o dirá...) que os meus amigos eram a força de esquerda que iria mudar Alcobaça.
Hoje, estranho a razão porque se meteram todos os que foram "despejados" dos outros partidos em lugares cimeiros de um movimento que se pretendia ser de gente de trabalho em prol de Alcobaça.
Se me enganei, peço desculpa, mas tenho o péssimo hábito de acreditar em ideais e em gente que os defenda.
Acho que deixei a minha posição bem explicada, ou não?
Mas se o caro alcobacense descontente (que se esconde sob anonimato) ainda tiver dúvidas, então, faça mais perguntas, eu respondo! Na minha vida sempre dei a cara pelo que de bom e de menos bom fiz.
Não sou perfeita e estou longe de o ser (sinceramente, também não queria porque perdia a pica de lutar para ser melhor!) mas há 2 defeitos que não tenho: não minto e não piso um amigo.
com consideração
Lúcia Duarte

13 comentários:

Unknown disse...

ah! Bem me parecia que voce não é de Alcobaça, só assim compreendemos a sua linguagem sobre o Pedrosa. A senhora tem muito que investigar se quiser saber porque razao os Bernardinos são tão queridos no movimento "cívico" que disso não tem nada.Prefiro dizer movimento oportunismo caseiro e saloio.

Lúcia Duarte disse...

Amigo soberbo
De facto não nasci cá. Conheço o Dr Pedrosa há uns 2 anos e meio, talvez 3.
Em todo esse tempo, sempre vi nele um homem sério e de bom trato. Se tenho um defeito a apontar será o de se deixar levar por alguns sem se aperceber que isso o está a prejudicar (e a prejudicar Alcobaça).
Quanto ao ter muito a investigar, fa-lo-ei com imenso prazer desde que me dê uma dica ou uma palavra-chave que me indique por onde começar.
Quanto ao oportunismo do movimento: isso é recente e foi isso que me fez afastar e desacreditar da politica e dos politicos. Quando o movimento foi iniciado garanto-lhe que disso não havia por lá, prova disso foi o nosso trabalho desinteressado.
Não me move, como nunca me moveu, um oportunismo caseiro e saloio (que raio estas palavras soam a António Delgado, porque será?)porque se me quiserem chamar saloia, estejam à vontade porque saloia é a gente tradicional da Malveira, Sintra, etc - gente que muito admiro.
Mas esta saloia até tem algumas ideias para dinamizar a cultura popular nesta terra de gente diplomada e não me interessa qual o partido que as ouve, desde que alguém as oiça e, se achar por bem, que as desenvolva.
Não preciso de me pôr em bicos dos pés porque não esperei que o dr Sapinho saisse para falar. Tenho-o feito desde sempre e por isso não me considero uma dessas ratazanas que sairam da toca quando viram que o veneno tinha desaparecido.
Por tudo isto, se quiser dar as tais dicas para eu investigar eu aqui estarei, desde já agradecendo o facto de me achar capaz de desvendar esses mistérios que parecem fechados num baú há muitos anos.
Cá estarei e conto consigo para me ajudar

O REBELDE disse...

sra lucia este tal soberbo sabe tudo mas ainda não falou de directas sobre os tais bernardinos
será que pertence a eles ou tá só mandar areia pro ar para tirar nabos da pucara, cuidado este tipo de pessoal falam falam mas nada dizem talvez ate queira saber se sabe demais...
boa tarde sra lucia

Unknown disse...

Oh srª Lucia eu não sou homem de me meter na politica. Só disse o que se fala do Pedrosa e onde há fumo há fogo. Como você tem ar de justiceira dei-lhe mais uma fonte de pesquisa porque em politicos este homem aqui não acredita. E como sei que desde que o Guerra perdeu as eleições o Pedrosa quer voltar à Câmara como candidato somei a do andar em nome da filha que terá sido oferta de um empreiteiro como vinha nos jornais e esta candidatura que voce diz ser independente, só não sei de quê, com pessoas que foram usadas pelo Pedrosa para recolher assinaturas e depois "descartadas" porque são incómodas ao mesmo tempo que esse tal Bernardino entra pela porta grande. A srª não sabe da velha amizade entre eles é o que parece e acredita num homem de poucas falas a ponto de o endeusar quando afinal se ele vos quisesse no movimento tinha os vossos lugares seguros. Parece mais do que óbvio que ele não vos queria lá mas voce é que sabe. Parece que não quer ver porque isso é admitir que foi enganada mas sabe uma coisa, gente enganada há muita porque são muitos os tachistas (para usar as suas expressões).
Eu sou um homem livre de politicas e assim quero continuar porque de falsos como os Pedrosas e companhia quero distancia, apesar de gostar muito que a terra onde nasci tivesse uma câmara decente o que parece que não vai acontecer.
Já agora não me chamo antónio delgado nem tenho o prazer de conhecer o sr a não ser pelos jornais e de conversas que tenho ouvido sobre ele o bloco de esuqerda e o movimento gay.
Já agora porque é que sendo voce iniciadora do movimento como refer, sendo mulher com gosto da politica o Pedrosa a deixou sair (ou quiz que voce saisse porque as pessoas que falam muito tornam-se incomodas e pouco desejadas). Há pessoas que como eu até gostavam de a ver nos primeiros lugares (é o que tenho ouvido).

Lúcia Duarte disse...

olá soberbo
Eu também já não acredito em politicos, nem dos que foram da minha geração e se quiseram por em biscos dos pés, nem nesta nova escola de onde sairam uns pupilos demasiado ambiciosos mas apenas para o seu próprio proveito.
Espero sinceramente que esteja enganado quanto ao Pedrosa porque seria a maior decepção que eu poderia ter.
A bem da verdade, e porque não gosto que as coisas fiquem mal esclarecidas, o grande responsável por o Pedrosa se candidatar foi Portugal da Silveira.
Achei que o deveria fazer também. Apoiei o que deveria ser apoiado, defendi-o nas situações em que ele deveria ser defendido (porque eu estava por dentro e sabia que tanto ele como o Portugal estavam a ser injustiçados)e quando me pediam a opinião eu dava.
Uma das primeiras coisas que disse ao Pedrosa é que não estava disponivel para qualquer cargo e isso não foi só de boca. Não quis, nem quero, que se pense que estou magoada por não estar em lista nenhuma - não! Porque eu nunca quis estar em nada.
Um dia apercebi-me que entrara alguém para o movimento que "controlava o candidato" - foi uma coisa quimica que não consigo explicar - o homem falava muito, fazia muito uso de uma serie de "canudos", gabava-se de ter grandes relacionamentos com a nobreza, com o Eanes, com o patriarca, etc, etc.
Na minha terra diz-se "está a pôr o penico a transbordar!".
E o Pedrosa anulava-se.
Pressenti que ia começar uma luta para colocar dissidentes do CDS no movimento. Não gostei e alertei.
Tive razão, mais uma vez!
Depois vieram os jogos de cintura em que este sr tanto estava do lado do candidato à assembleia (o que era para ser embora escolhido apenas pelo Pedrosa e sem opinião de ninguém)como dizia horrores dele. Jogada perfeita para ele sair! -ainda hoje não percebi a saida, nem em condições em que saiu mas tenho a certeza que foi um chuto do Bernardino (não é que eu não ache que ele deveria sair mas porque as coisas devem ser conversadas).
Eu não sai porque me "xutassem", sai porque estava a ver um movimento independente de esquerda a tornar-se num covil de gente oportunista, de direita, racista e fanático a nivel religioso.
Eu considero que todos temos direito a liberdade de escolha e quem quem nos governa (ou quem se propóe a isso) não pode ser tendencioso colocando em causa as minorias.
sai porque considero que o Pedrosa se fez de rodear de gente que não presta para dirigir o concelho, de gente que foi afastada de outros partidos e instituições por criarem conflitos e fazerem manobras. Saí por não quero estar ligada a um movimento de direita incapaz de defender o concelho. Tenho pena que o Pedrosa se deixe manipular e ainda não entendo como um homem de 67 anos se enrola neste tipo de situações e tenho pena de ver o meu amigo Portugal a continuar a ter duas palas nos olhos e a continuar a ser usado (não pelo Pedrosa mas pelo Bernardino).
Se me perguntar se me custa ver no que o movimento se transformou, ah, isso, custa e muito mas não estou arrependida. Sabe porquê? Porque felizmente todos perceberam que o fiz pensando no bem de Alcobaça e não no meu umbigo. E também acho que contribui para dar a conhecer "os ratos de esgoto" que só apareceram com o nariz empinado porque desapareceu o "papão Sapinho"

Unknown disse...

Srª Lucia, desculpe a minha sinceridade mas a senhora parece estar a querer disfarçar o que está a vista de qualquer cego. Já li o seu blog e por isso sei que nao é ingénua e concluo que está a querer defender um homem que nao presta para lider dum movimento e se não presta para isso como é que pensa que prestaria para governar uma câmara? Esse casal, o tal Portugal já perguntei a uns amigo e ninguem conhece, só sabem que é um homem alto e forte de cabelos brancos mas ninguém sabe o que faz nem donde é. Pode ser muito competente mas ninguem o conhece de lado nenhum. O Paulo Bernardino tem ligações fortes à igreja como a mulher do Pedrosa e outros amigos e por isso o Pedrosa se agarrou a ele porque este concelho é essencialmente muito religioso. Mais uma maneira de caçar de votos. Está a perceber como funciona o Pedrosa? Oh minha senhora eu conheço esse senhor que pouco fala à muitos anos, sei as sacanices que ele fez no ginasio e na fundação e a acreditar nos jornais da época como se banqueteou através de um empreiteiro.
Bem mas se a senhora e lá esses seus amigos querem fazer o papel de "ceguinhos" façam se isso os faz felizes.
Cá a este menino e a muitos que tambem deram a assinatura ele não engana. Desculpe lá mas estamos desertos de ver os rsultados das eleições e quanto mais palhaços melhor.
Olhe, soube hoje quem é o candidato a assembleia que está com o pedrosa. É o Vasco Gomes o único que parece ser uma pessoa de bem e não se estar a servir da politiquice. De certeza que não foi o Pedrosa que o foi buscar.
Continue lá na sua ilusao que um dia destes vai ver que eu tinha razao. Mas ainda gostava de saber quem é afinal esse tal Portugal e o que faz na vida. Acho estranho eu nao o conhecer.

Lúcia Duarte disse...

Ainda bem que ainda por aqui estou.
Eu não sou ingénua, se isso responde à sua pergunta.
Quanto ao candidato à assembleia, tenho-o por um homem de convicções fortes, trabalhador e simpático embora pouco tenha falado com ele. No entanto, continuo a apoiar a Isabel Granada porque já conheço o trabalho dela na assembleia.
Quanto ao Portugal é um bom homem, com um coração enorme e vê a amizade como algo de muito raro, portanto a preservar.
è lisboeta como eu e foi o braço direito de Mário Soares durante muitos anos. Socialista de alma, luta até ao fim pelas causas em que acredita.
Se fosse um homem que quisesse aproveitar-se teria tido, decerto, tudo ao seu alcance para ser um grande senhor dentro do PS. Nunca o quis! Também desta vez disse logo que não queria lugar nenhum.
Se não o conhece, garanto-lhe que é uma pessoa que vale a pena conhecer pelo carácter forte e sincero que tem.
Quanto ao resto, as coisas acabam por se saber. Eu quando vim para Alcobaça foi quando saiu Miguel Guerra da câmara por isso há muita coisa que me passa ao lado.
Talvez tenha razão em dizer que eu estou com dificuldade de ver. É normal, só estou fora do movimento há pouco tempo e ainda vejo tudo a quente

Unknown disse...

Boa noite Lucia, isto começa a ser uma grande trapalhada.Hoje encontrei um amigo meu de longa data e perguntei sobre esse tal Portugal.Disse que é um senhor de Turquel nada conhecido nem por profissão. Diz que é pai duma funcionaria da camara mas não sabe o nome dela e que há muitos anos foi motorista do Mario Soares por isso pensa é importante. Disse também que foi o principal responsavel pela traição do Pedrosa ao PS. Agora voce diz que ele foi braço direito do Soares. Juntando dois mais dois parece-me ser uma pessoa que ninguem conhece e sem nenhuma influencia politica e isso explica o que voce diz numa postagem, que o Pedrosa o pôs em suplente e na sua opiniao devia ser o nº 2. Acha que o Pedrosa valoriza a amizade ou a confiança? Engano seu mais uma vez. Era preciso que ele soubesse o que é isso e ele só quer chegar ao poleiro outra vez. Nesse campo está melhor o PSD porque afinal o Paulo Inacio foi buscar os amigos quando o que melhor estaria para ganhar votos era o Bonifácio.
Ah, hoje li a entrevista do Pedrosa no jornal local. É de gritos, o homem já se assume como derrotado e sempre vai dizendo que depois das eleições tem que fazer alianças com o vencedor. Vê o carácter do senhor? VIVA O TACHO

Lúcia Duarte disse...

Olá Soberbo, bom dia
Há aí uma trapalhada sim senhor. O Portugal nunca foi motorista de ninguém (embora isso não fosse desprezo e não fizesse da pessoa menos do que os outros). Pode, pontualmente tê-lo conduzido algumas vezes como qualquer um de nós já o fez a amigos.
O trabalho dele foi sempre de administrativo numa empresa conhecida de Lisboa e, mais tarde, em duas de Alcobaça. Hoje está reformado da sua profissão.
Também já houve quem dissesse que eu não tinha profissão nenhuma e o meu amigo não terá dúvidas que a tenho. Em meios mais pequenos quem não sabe inventa.
Eu explico porque é que acho que ele deveria ser o nº 2 (e garanto que ele não tem rigorosamente nada a ver com o que escrevi. è a minha convicção de que estaria bem entregue):
Ele tem sido (de há uns anos para cá) um fiel apoiante do Pedrosa. Tem perdido muitas horas a tratar de assuntos para o movimento; tem ideias para o concelho e defende uma politica de proximidade com a população; é um homem que sabe ouvir e usa o que ouviu para meditar.
Quando o tal Bernardino chegou ao movimento, viu-se logo que o homem queria brilhar mesmo que tivesse de pisar gente.Comigo começou mal porque começou por dizer mal de 1 amigo meu e de uma outra pessoa que eu respeito muito e isso fez-me tirar o retrato do homem.
Depois inventou coisas a meu respeito e não teve a seriedade de, vendo que estava enganado, me vir pedir desculpas- tipo, lança para o ar para ver se consegue com intrigas o que não estava a conseguir picando o Pedrosa.
Sendo o Portugal um homem de confiança e incapaz de trair ideais ou um amigo, parece evidente que eu, colocando os 2 numa balança) opte pelo Portugal.
Ele nunca quis ficar em lugar nenhum. A meta dele era ver Pedrosa como presidente e a câmara mais humanizada e a puxar gente para o concelho.
Quanto à entrevista do Pedrosa: prefiro nem comentar. Partilhamos muitas das ideias para o concelho e se eu lá estivesse, tê-lo-ia alertado para a postura "vamos ganhar". Paciência, o sonho de ver um concelho mais próspero vai ficando adiado.
Quanto ao PSD, não sei o que se passou por lá e também não é assunto que me preocupe. Conheço o Bonifácio de eventos em que nos cruzamos, tenho uma péssima imagem do que ele nos fez enquanto ATAC e mostrou não ser homem de palavra.
Gosto da equipa que rodeia Paulo Inácio e tenho muita fé na pessoa que ele escolheu para vereadora da cultura. É uma pessoa simples, vive no meio do povo e conhece os anseios da população. É nova e ainda não tem as manhas da politica de hoje.Pena estar lá o Herminio para estragar a foto mas enfim, o dr Sapinho tinha de lá deixar um rabinho.
De resto, rodeou-se de amigos? Fez muito bem. Se forem amigos sinceros ele não vai ter de temer que lhe montem nenhuma armadilha ficando liberto para tentar limpar a porcaria que foi feita nestes últimos 8 anos.
Agora, é deixar trabalhar quem ganhar e tentar ajudar fazer de Alcobaça a terra próspera de há uns anos. Não interessa a cor, interessa o trabalho que se possa desenvolver em prol de todos nós

Unknown disse...

Agora ainda fiquei mais baralhado porque fiquei sem perceber se voce quer a vitoria do Pedrosa ou do PSD. O Pedrosa percebo que depois o que ele lhe fez mesmo que indirectamente ou usando outros voce esteja desconfiada (e tem boas razoes para isso). Agora o Paulo Inácio? pobre homem que nem postura tem. Sabe que mais, o único em que vale a pena votar é no único que é virgem e aparentemente bem intencionado e discreto. Não conheço bem o senhor mas j+a foi meu advogado e posso dizer que é um homem sério, trabalhador e combativo com educação e sentido humano. Já adivinhou quem é? O tal que voce colocou aqui no blogue o cartaz (por sinal muito bem conseguido). Se não votar neste só a abstenção merece o voto cá deste menino.

Lúcia Duarte disse...

ò Soberbo, Não fique baralhado porque precisamos que as pessoas estejam lúcidas quando forem votar.
Como lhe disse, o Pedrosa a mim não fez nada. Fez más escolhas e isso vai refletir-se na votação. E era aquele movimento que eu queria ver ganhar e que tinha tudo para ganhar se não fosse a arrogância de uns, o tapar os olhos de olhos e a manipulação de terceiros.
Quanto ao Paulo Inácio, eu apenas lhe disse que ele fez bem em roder-se de gente de confiança para conseguir governar. Daqui a 4 anos, se estiver viva, farei o balanço da governação dele.
Quanto ao seu advogado,eu não tenho nada a dizer dele a nivel profissional porque não conheço o trabalho dele, e eu só falo do que conheço.
Em tempos pensei que ele tinha sido manipulado pela tal de Alzira para fazer o que fez ( a traição ao PS foi deles e não nossa)mas enganei-me. O homem cresceu que nem um pavão mostrando umas plumas que não tem. Não gostou quando no blog lhe chamei à atenção do carnaval e fantochada em que entrava agora porque, só agora se lembrou que Alcobaça existia para ir a tudo quanto eram eventos e festas, muitos deles nem sequer tinha sido convidado. Imagine que até deixou de me falar. Nem imagina como fiquei triste...
Se hipoteticamente, viesse a ser presidente, então viraria a cara de certeza. Mas depois teve o que merecia. Agora anda sózinho nos eventos e até ouve bocas da Alcina como aconteceu em Aljubarrota, onde ela lhe disse "venha connosco no cortejo que vai ganhar mais 10 votos". Isto dito de uma inculta para um candidato não lhe diz nada?
E à noite já aparece o rebanho sem o lider. Andavam O canha, o Jorge Agostinho (à volta das tascas, claro)e a mentora da desgraça do PS, Alzira HEnriques, a passear-se pela feita vestidos de gente, só para não se misturarem com a plebe.É isto que quer para o seu concelho?
Sempre esperei que o Zé Acácio, por quem eu tinha admiração decidisse sair para não queimar a imagem mas afinal não passa de um pau mandado que incha tanto que parece um peru no natal. Pena, porque segundo você diz, ele até será um bom profissional.
Agora aconselho apenas a anulação do voto a quem, tal como eu, queira ser coerente e pensar em todas as propostas. A propósito, conhece o projecto do PS? Eu não li nada em parte nenhuma e não admito, como cidadã, que se gastem balurdios em outdors sem uma ideia, apenas para dar a conhecer uma imagem.
Ser um desconhecido seria até bem explorado e um ponto a favor dele mas as gentes que o manipulam, tal como o Bernardino, querem é estrelato.
Como vê estou descontente e se não fosse a minha teimosia mudava de concelho mas isso era bom demais para estes politicos(?!)

Unknown disse...

É engraçado como se ouvem versões tao diferentes sobre a mesma coisa porque afinal eu que nunca falaei com a Drª Alzira sobre o assunto sei por pessoas minhas amigas que são do partido que a Drª Alzira desde há muitos anos apoiava o Pedrosa para candidato mas ele manipulado por algumas pessoas que estavam de fora convenceu-se do contrário e traiu, primeiro afastando-se dos que o apoiavam e depois demitindo-se do orgao do partido para se juntar a esse Bernardino e mais alguns. Ainda esta tarde me afiançaram que se o Pedrosa não se tivesse deixado levar na conversa era a cara dele que estava hoje nos paineis do partido socialista.
Bem mas eu não sou homem de me preocupar com as coisas dos partidos por isso e porque nunca acreditei no seu candidato acho que quem ficou a ganhar foi o partido xuxalista porque agora tem um candidato sério e trabalhador.
Desculpe a minha franqueza até porque sei que nao gosta da pessoa mas tenho que ser honesto e como conheço a Drª Alzira há anos, desde que as minhas filhas andavam na escola Frei Estevão Martins sei que a D. Lucia tem uma ideia muito errada dela. Essa é uma mulher que quando esta nas organizações é para servir e nunca ninguem a viu servir-se de nada nem de ninguem eu sou testemunha. Quanto à feira medieval não fui lá mas tenho pena porque todos os comentarios que ouço sao elogiosos. Para o ano vou lá.

Lúcia Duarte disse...

olhe amigo Soberbo
Eu até posso estar enganada sobre o Pedrosa. Isso lhe direi mais tarde quando terminarem as minhas investigações.
Quanto a essa sra Alzira digo-lhe que o caro amigo está mesmo muito enganado. E dessa peste eu livrei-me a tempo. Ela serve-se das pessoas sim, tentou comigo e não conseguiu. Com o Pedrosa fez jogo duplo e isso eu posso testemunhar porque ouvi. Namorava politicamente o Pedrosa mas preparava-se para dar o golpe com o namorado da época.
Mais, era o Pedrosa o candidato escolhido e ela mantinha conversações com o Rasquilho e com o Fadigas ao mesmo tempo.
Eu fui uma das pessoas que ela tentou manipular. Sorte eu não ser tão burra como pareço.
Mais sobre ela nem lhe conto. O tempo está a mostrar que tenho razão.
Quanto à medieval - não perca, cada vez se faz mais e melhor!