Sign by Dealighted - Black Friday Deals
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos
domingo, 31 de janeiro de 2010
A bem da transparência
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Ainda a semana do amigo
Parece que estamos em mudança
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
A iluminação de um monumento só por si, pode ser uma forma de atracção de turistas: muita criatividade da EDP seria de pressionar. Outros monumentos e sítios do nosso concelho justificam essa parceria com a EDP!
Sobre a hidroeléctrica da ex-Fiação e Tecidos concordo que ela funcione efectivamente a produzir energia eléctrica. Há empresas que estão esse Know how e temos de fazer um belo projecto para a sua envolvente à beira-rio. "
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Vale da ribeira do Mogo - uma das 6 belezas alcobacenses escolhidas
O Vale da Ribeira do Mogo
Mais uma das candidaturas de Alcobaça às 7 Maravilhas Naturais de Portugal
O Vale da Ribeira do Mogo afunilado e sinuoso revela a graça das formações calcárias e de uma natureza vegetal que com elas se consocia. Este vale aprazível relativamente intocado é visitável a partir das localidades de Chiqueda ou do Carvalhal de Aljubarrota.
As vertentes e o corpo do vale enfeitam-se de alguns carvalhos, zambujeiros, pinheiros mansos e silvestres. O medronheiro e o carrasco dominam nos altos e nas ribanceiras revelando a depreciação da antiga mata de carvalhos tão dizimada pelas artes e labores dos homens (derrotes para construções e lenhas, corte de matos para as terras e pastorícia, o que tanto facilitou e potenciou a erosão). Nas terras férteis do vale ou em socalcos rasgados e sustentados por muros de pedra insonsa o homem chanta oliveiras e semeia cereais e leguminosas.
A ocupação humana do vale conduz-nos à pré-história. Foi nesta área que Manuel Vieira Natividade, em finais do século XIX, realizou várias campanhas arqueológicas, nomeadamente nas três grutas das Calatras, levantando um espólio lítico e cerâmico significativo do período neolítico que se encontra até hoje à espera de conhecer a luz do dia.
Cister também se interessou por este espaço. Junto à nascente do Alcoa e em plena Granja de Chiqueda (baptizada significativamente de Jardim), os “monges agrónomos” edificaram um complexo industrial com moinho de rodízio de quatro pedras e um lagar de azeite com seis varas, três caldeiras e engenho hidráulico. Um pouco a montante, nas imediações do Poço Suão, foi levantado, na década de trinta do século XVIII, um grande forno de cal que custou ao Mosteiro mais de 80.000 réis, cuja cal parda era utilizada como argamassa para dar solidez às edificações monásticas. Realce-se ainda o reservatório conhecido por mãe-de-água que por um prodígio de engenharia hidráulica abastecia de água potável o Mosteiro.
A espiritualidade não está arredada deste espaço. O Poço Suão, boca de uma eventual teia de algares e sumidouros que troando jorra abruptamente água nos Invernos mais rigorosos alagando o vale, testemunha a oferta cíclica do ramo da espiga que bem pode ser interpretada como uma súplica aos elementos maternos (terra e água) para que assistam a frutificação.
Por toda esta sorte de enunciados o Vale da Ribeira do Mogo merece ser conhecido e protegido. Na esteira de Carlos Mendonça que tanto se tem batido para qualificar este vale e dotá-lo de um centro de interpretação podemos afirmar o seu espaço como uma maravilha.
António Valério Maduro
visão muito curtinha....
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Jero - alguém que faz o favor de ser meu amigo
uma anedota: Sócrates, Obama e o Papa
Num país que já se tornou numa anedota, porque não publicar uma que me deu um bocadinho de boa disposição?
José Sócrates, Obama e o Papa viajavam num avião, quando aparece, numa das asas, o Diabo com uma enorme serra e começa a cortar a asa da aeronave.
Quando viram o Diabo ficaram apavorados, ao que Sócrates se vira pro Obama:
- Obama, você que sabe falar e argumentar como ninguém, convença o Demo a parar com isso senão vamos cair e morrer todos!!!
Obama foi até lá, conversou...conversou... e nada do Demo parar....
Obama voltou e implorou ao Papa:
- Papa, só o senhor mesmo poderá nos salvar.... Ele não quer nem conversa...
vai derrubar o avião mesmo!!!
O Papa foi até ao Diabo, usou de toda sua persuasão, argumentou o que pôde....
e nada.... Desistiu, voltou e resumiu a conversa:
- Não sei o que fazer.... Estamos perdidos... Vamos rezar!!!
Foi quando Sócrates se levantou e disse:
- Deixem comigo... Sou a última chance, vou tentar.
E lá foi ele falar com o Diabo. Mal trocaram duas palavras e o Diabo parou de serrar a asa do avião. E sumiu...
Obama e o Papa perguntaram:
- O que você disse a ele?
- Companheiro! Se eu morrer, vou formar governo no Inferno!..
Imaginem se fossem no mesmo avião outros politiqueiros...e lá, nem há peixeiras a quem dar beijinhos...
Moral da história : Afinal a culpa desta "crise" é do Diabo!. hihihi!
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Assembleia de Freguesia de Prazeres
ontem, a Assembleia de Freguesia de Prazeres reuniu, extraordinariamente, a pedido do Presidente do executivo, José Lourenço, na sequência de uma promessa que fizera na sessão em que foi aprovado o orçamento para 2010: dar conhecimento aos deputados dos passos a tomar quanto à venda de um terreno sito em Moleanos.
Convém recordar que, uma vez aprovada a venda através do orçamento, já não teria sido necessário voltar a Assembleia para aprovação. Foi uma cortesia e uma demonstração de transparência por parte do presidente.
A partir de agora, segue-se a fase de envio de carta registada aos confinantes do terreno em questão, a quem vai ser dado o direito de preferência na compra, o que não invalida o regulamento aprovado em Assembleia, do qual constam (de entre outras cláusulas) que o valor base de venda é de 20 mil euros; as propostas terão de ser entregues em mão na sede da junta até às 17horas do dia 19 de Fevereiro ou, enviadas por carta e para serem aceites terão de conter o carimbo dos CTT até ao mesmo dia 19; que será vendida pelo melhor preço acima do base e que em caso de empate no preço mais alto, haverá uma licitação com lances a partir de 500€; O proponente que faça o lance mais elevado terá de entregar 30% do valor na altura da licitação e os restantes em escritura a realizar no prazo de 15 dias. Os deputados do Ps abstiveram-se quanto à venda mas aprovaram o regulamento. O edital e o regulamento serão afixados nos locais habitualmente destinados a esse efeito
pensando bem...lá vou tendo sonhos e.... cada vez mais estranhos!
(desculpem mais esta partilha de um sonho meu!)
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
incentivo para minimizar o desemprego?
Muita pressa de chegar ao topo
“[O PSD em Leiria] é um partido fechado, cheio dedivisões e de ajustes de contas, sem actividade nos seus órgãos distritais”
Carlos Bonifácio,
candidato à liderança da Distrital do PSD
Parece que, afinal, se o PSD está dividido, acabou por unir-se contra a candidatura dele à Distrital. Embora a comunicação social refira que Fernando Costa vencera por 58 contra 39 de Bonifácio, o facto é que parece que a distância foi maior.
Inteligência seria "ter deixado a poeira assentar". Muitos ainda não esqueceram as manobras que fez para ganhar a comissão politica ( e que perdeu) a vontade de ser candidato à câmara (e que não conseguiu) e as mentiras e posturas incorrectas que teve com população (muito em especial da zona de Aljubarrota).
Lamber botas não serve de nada e, com este resultado para a Distrital, Carlos Bonifácio fica, cada vez mais longe de conseguir "o brilho" politico a que aspirava.
Dou os parabéns à equipa vencedora, esperando "novos ventos e novas vontades" o que, tendo Gonçalves Sapinho na lista.... não me parece muito promissor!
domingo, 17 de janeiro de 2010
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE PRAZERES
sábado, 16 de janeiro de 2010
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
comentários ao rc desta semana. parte 2
comentários ao rc desta semana. parte 1
Maddie
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
um sonho estranho
sábado, 9 de janeiro de 2010
Ribeira do Vale do Mogo
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
apenas 1 passo....
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Paizinho evoluido é assim...
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Afinal... se não há nada de importante, porquê calar?
Juiz de Aveiro recua nos esclarecimentos sobre as escutas
por CARLOS RODRIGUES LIMA
Depois de ter manifestado disponibilidade para esclarecer o caso das escutas entre Armando Vara e José Sócrates, magistrado diz agora que não pode falar.
Depois dos "zigue-zagues" do Procurador-geral da República e do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, chegou a vez de o juiz de instrução do processo "Face Oculta", António Gomes, envolver-se em declarações contraditórias. No passado fim de semana, o magistrado manifestou publicamente vontade de esclarecer a questão das escutas entre Armando Vara e José Sócrates. Hoje, numa declaração enviada aos jornais, invoca o segredo de justiça para não prestar qualquer esclarecimento.
"As questões que existem quanto ao cumprimento da decisão do Exmo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça relativas à « destruição de escutas» são de ordem meramente processual, as quais não podem ser enunciadas publicamente, neste momento, por estarem a coberto do segredo de justiça". Foi esta a resposta enviada pelo juiz António Gomes ao Conselho Superior da Magistratura (CSM), depois de vários órgãos de comunicação social terem questionado o CSM acerca dos esclarecimentos públicos do juiz.
Recorde-se que, na semana passada, numa declaração enviada ao jornal SOL, António Gomes manifestou uma vontade completamente contrária à de hoje: "Qualquer esclarecimento público sobre este processo deverá ser solicitado ao Conselho Superior da Magistratura. Estou disponível para fornecer ao Conselho todas as informações necessárias ao esclarecimento completo e rigoroso da opinião pública", citou aquele semanário
Mas o que tenta esconder? Ainda não perceberam que este calar sobre determinados casos e determinadas pessoas aguça a nossa desconfiança em diversos sectores da sociedade, e, muito em particular, no que diz respeito aos políticos?
Claro que todos perguntamos: o que tem a politica de tão especial para haverem "tantos cães a um osso"?
Com estes silêncios...fica claro o que há de interessante na politica: o encher de bolsos com a certeza de que a justiça nunca lhes vai conseguir pegar em nada.
O melhor é deixarmos de ser padeiros, pedreiros, carpinteiros, secretárias, etc - vamos todos concorrer a cargos políticos e... que se lixem os que não forem eleitos - sempre vão trabalhando para nós. A justiça, quando é contra os pobres funciona rapidamente. Pelo contrários, contra ricos ou poderosos existe o segredo de justiça.
Tire-se a merda da dúvida em todos nós! Quer afecte ministros, presidentes de qualquer coisa ou o simples cidadão - a justiça tem de ser igual!
domingo, 3 de janeiro de 2010
Reino Solidário - Alcobaça
Para dar corpo a este projecto, o Município propõe várias acções que podem ser estendidas ao longo de todo o ano, das quais destacamos: “Reino Solidário” e o “Espectáculo de Solidariedade”. É objectivo do Município estabelecer e desenvolver uma relação de “Nós para Nós” com todas as entidades e comunidades locais, e para isso, consideramos a sua participação fundamental para a construção deste puzzle solidário.
Para dar visibilidade à campanha, o Município organiza, no dia 9 de Janeiro, um espectáculo de solidariedade, no jardim em frente ao Tribunal, onde serão apresentados os resultados da recolha, e estão previstas as actuações dos grupos: Coro de São Bernardo, Coro e Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Alcobaça, Grupo Suão e Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo. Poderá ainda assistir à exposição “Reis Magos”.
CAMPANHA DE RECOLHA
“Reino Solidário” é o nome da campanha de recolha de bens destinada à população mais carenciada. Assim, pode contribuir com: mobiliário, electrodomésticos, produtos de higiene e papelaria (cobertores, lençóis, colchões, equipamento de bebé, roupa de criança, fraldas, fogões, tachos e panelas). Toda a informação estará disponível nas Juntas de Freguesia do Concelho que são nesta campanha parceiras do Município.
Torne-se peça fundamental. Participe!
esta informação foi retirada de www.cm-alcobaca.pt