Recordo a célebre frase do Guterres : “façam as contas!”
Nesse sentido e não estando a defender o Dr. Sapinho, venho recordar-lhe o seguinte: os mandatos são de 4 anos. 3 Mandatos significam 12 anos ( a minha matemática está certa, não está?). As eleições foram em Outubro, certo? Depois há que tomar posse e, depois, há que conhecer os dossiers. Até aqui estou certa, não estou?
Então como é que, segundo o sr candidato, a promessa do Dr. Sapinho foi feita há 13 anos quando o sr foi convidado para fazer para da Associação da Lameira?
O sr tem o mesmo problema do Guterres, ou seja, não sabe fazer contas!
Também há outra coisa que parece esquecer: o projecto não é, nem nunca foi, para a associação da Lameira, mas sim, para a freguesia de Prazeres e a Lameira serve apenas de localização. Há uma grande diferença e o sr não pode, nem deve, induzir as pessoas em erro.
Na sua carta aberta tenta denegrir a imagem da junta e da câmara ao referir que foram dando desculpas sobre o assunto. Sabe bem, ou se não sabe deveria ter-se informado primeiro, o que se passou com os terrenos envolvidos. Pode ainda consultar o jornal “O Alcoa”, na sua edição de 27/08/09, na coluna de Aljubarrota. Tenho muito prazer em poder ajudar no seu conhecimento sobre a matéria.
O sr candidato refere ainda o centro de saúde de Alfeizerão. Estou certa que concordará comigo que essa obra é prioritária em comparação com o polidesportivo de Prazeres, estou certa? E também saberá que a construção desse centro de saúde era uma condição para a troca de terrenos. Ou não sabia? Ou dá jeito fingir que não sabe?
Continuo a recordar que tem todas as informações sobre o assunto no jornal Alcoa, no blog http://alcobacacomentaranossaterra.blogspot.com ou, na junta de freguesia de Prazeres ou no pelouro de obras da câmara municipal. É uma questão de se tentar informar melhor.
Também estranho que venha dizer que “foi por pressão sua que a questão foi desbloqueada”. Teve reuniões com o ministério da saúde sem o conhecimento dos presidentes de junta e de câmara? È bom que clarifique “quem e como o sr pressiona alguém”.
Devo recordá-lo que, há 4 anos atrás, quando das campanhas para a câmara e para a junta, o Sr. foi um apoiante de Sapinho e de José Lourenço e, durante as inaugurações de 2 salas (e já falamos nisso….) o Sr. não mostrou qualquer preocupação sobre o assunto estando apenas preocupado em pousar para a foto. Eu sei que as verdades doem mas têm de ser ditas.
Agora vamos à inauguração das tais salas, uma no andar térreo e outra no superior: Quem pagou os materiais? Foi a câmara, não foi? E quem foi pedir á câmara? Foi o actual presidente da junta, não foi? E as obras para que serviriam esses materiais, depois destes 4 anos, já foram aplicadas? A pavimentação foi feita? Quando? Onde?
Quantos eventos tiveram lugar nessas salas? Quando?
É de muito mau gosto vir, numa carta aberta, chamar incompetente a quem muito tem feito pela freguesia e, pior ainda. É fazer pedidos de material a essa pessoa para, depois, não serem usados nos fins a que se destinavam e permanecerem ao sol como se de uma escultura se tratasse.
De facto, tal como uma escultura, estes materiais marcam uma fase: a da inércia e da incompetência do presidente da colectividade, agora candidato à junta de freguesia com a bandeira do Ps.
Também é de mau gosto, e desculpe, mostra falta de formação pessoal e politica o facto de referir conversas telefónicas privadas e de querer, ainda que subtilmente, dizer que o presidente da junta “terá influenciado a C.M.A a cancelar a verba de 17 000,00€. A acusação é grave e espero que o possa provar.
Como cidadã quero ver isso provado!
Depois refere que as crianças e idosos da Lameira, Aljubarrota, Carvalhal, Chiqueda e arredores precisam de infra-estruturas. Esta população têm-nas e todas mandadas executar pelo actual elenco da junta e da câmara (até mesmo o alcatroamento da sua rua bem como o saneamento) e, não vai ser o polidesportivo que lhes vai trazer mais qualidade de vida.
Essa qualidade de vida, a nível desportivo, cultural e social deveria ser-lhes dada também (e em primeiro lugar pela proximidade e pelos estatutos) pela AR da Lameira. Essa é também uma missão das colectividades!
No demais, existe uma belíssima instituição em Aljubarrota que presta, com zelo, competência e abnegação serviços a crianças, doentes e idosos: a Misericórdia de Aljubarrota.
Mais uma vez se prova que o senhor é, á imagem dos demais candidatos pelo PS, demasiado lento a reagir (desculpe mas não sei exprimir isto de outra forma): levam 13 anos (nas suas contas) e 12 (nas minhas) e vazio de ideias, e só o faz agora para ter visibilidade.
Eu compreendo que, face à falta de ideias para a freguesia, sinta necessidade de se evidenciar denegrindo a imagem de quem trabalhou mas isso não é ser candidato – é ser um boneco nas mãos do PS. Politica deve ser um confronto de ideias em que a população tenha hipóteses de optar.
Também deveria abranger toda a freguesia e, na sua carta aberta, apenas está preocupado com a Lameira. Estará a tentar pedir a independência da Lameira da freguesia de Prazeres e do concelho de Alcobaça ou desconhece por completo a existência das outras localidades?
Remata a sua carta dizendo que “pode e sabe fazer melhor”, então porque é que a carta aberta não contém ideias nem propostas?
Isto até me faz recordar o IC9 que o governo da sua bandeira já veio lançar 2 vezes mas que eu ainda não consegui encontrar a localização no concelho. Bem…. Talvez daqui a 12 anos!....
Estará o Sr., que falsamente se diz independente (ninguém o é com o apoio logístico e financeiro de um partido numa campanha), à espera das directrizes do PS?
Elemento da população da freguesia de Prazeres (mas não da população da junta)
Lúcia Duarte
31/08/09