Teve lugar ontem, dia 7, mais uma sessão de conversas públicas promovida pela CDU, no salão nobre das juntas de Prazeres e S. Vicente de Aljubarrota.
Como não poderia deixar de ser, foram debatidas ideias desta força politica para o desenvolvimento da freguesia nos próximos 4 anos.
Para além da apresentação do candidato pela CDU a Prazeres, Palma Rodrigues, estiveram presentes, entre outros, o deputado municipal João Paulo Raimundo,o candidato à câmara Rogério Raimundo, a candidata à Assembleia Municipal Isabel Granada e a candidata ao pelouro da cultura Vanda Marques.
As conversas foram envolvendo a população presente. Problemas como a possivel passagem do TGV por terras de Aljubarrota (e o apoio dado à ATAC), a forma vergonhosa como o movimento tem sido tratado por este elenco camarário e pelo PSD na Assembleia Municipal, os perigos para o ambiente, para a história e para a sociedade civil em geral, foram temas dominantes.
Outro dos assuntos aflorados foi a defesa da identidade e da história de Aljubarrota ao serviço do desenvolvimento económico da região.
A proposta de um museu interactivo que recrie a história da Padeira e do Condestável, a criação de um concurso literário e de jogos florais foram a proposta para a dinamização da cultura no centro da freguesia.
Um cidadão recorda que Aljubarrota tem 3 heróis mortos na guerra de África a quem nunca se prestou a devida homenagem . Dois deles ainda nem se lembraram de os transladar para Portugal estando sepultados no cemitério de Bissau. (Portugal trata muito mal os seus heróis a quem lhes exigiu tudo - até a vida - e nem o respeito pela sua morte lhes concedeu!).
Mais uma das preocupações da CDU é a localização do Hospital. Hoje, Aljubarrota fica a 6 Kms do Hospital , se a localização do novo hospital for em Alfeizerão ficamos a perto de 30kms.
Para quê criar zonas de turismo e incentivar gente a vir para Aljubarrota se, depois lhes negamos uma assistência rápida em caso de necessidade. O que sobra para o centro de Alcobaça?
Aflorou-se a questão da água (uma das riquezas de Prazeres) e que serve 42.000 pessoas do nosso concelho. Rogério Raimundo lamentou não haver um estudo por parte da CMA sobre o verdadeiro potencial da nossa água.
A Ribeira do Vale do Mogo, toda a sua beleza natural por aproveitar, a lixeira que vai sendo permitida, por inécia, crescer naquele lugar, o perigo que o betão a ser usado para a passagem do TGV representa e a importância da preservação da fauna e da flora foram preocupações deste candidato e de toda a população presente.
Outro dos assuntos em destaque foi a necessidade de Aljubarrota reclamar melhores condições para as suas escolas e jardins de infância.
Dia 12, sábado, pelas 11h, A CDU irá visitar a empresa ARFAI/IGM, empresa cerâmica sediada na freguesia de Prazeres e um exemplo de boa gestão e empreendorismo.
Esta empresa, que conta com deficientes nos seus quadros e que recebeu louvor do presidente Cavaco Silva por tal acto de gestão de carácter humano e civico, trouxe mais de 1000 turistas a Aljubarrota durante este ano.
A Câmara do dr Sapinho nunca deu valor a estes empresários e até nem aceitou a sua contribuição na decoração de eventos, estranho não?
o que se encontra a itálico e a branco são afirmações minhas
Sem comentários:
Enviar um comentário