Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

sábado, 5 de setembro de 2009

VERDADEIRA ONDA LARANJA A APOIAR A "NOVA DINÂMICA"

Foi, de facto, uma belissima moldura humana a que ontem encheu o cineteatro de Alcobaça.
O espaço estava repleto de gente (só me lembro de ver tal aglomerado de gente na manifestação contra a passagem do tgv) que quis ouvir as propostas da equipa liderada por Paulo Inácio para dinamizar o concelho.
Foi-nos dado a conhecer todos os elementos que formam a equipa, bem como os independentes concorrentes às juntas e que são apoiados pelo PSD.
Começo por vos dar a conhecer os candidatos a presidentes de junta apresentados durante a passagem de video sobre os respectivas localidades de Alcobaça:
Vestiaria - António André
Bárrio - Orlando Pereira
S. Martinho - comandante Antunes Freire
Alfeizerão - Natividade Marques
Cela - Paulo Mateus
Maiorga - António Caetano
Pataias - Valter Ribeiro
Martingança - Fernando Escudeiro
Alpedriz - Isabel Moniz
Montes - òscar
Coz - Álvaro Santos
S. Vicente de Aljubarrota - Amilcar Raimundo
Prazeres de Aljubarrota - José Lourenço
Évora de Alcobaça - Joaquim Pego
Turquel - José Carlos Tereso
Benedita - Maria José Filipe
Vimeiro - Daniel Subtil
Alcobaça - Manuela Pombo
Foram também apresentados os mandatários da campanha:
Mandatário das candidaturas: Dr José Gonçalves Sapinho
Mandatária Digital: Dra Andreia Sousa (professora de matemática e informática)
Mandatários da Juventude: Dr Rodrigo Leão e Diana Freire
Intervenções:
Das palavras de Luis Castelhano, candidato à Assembleia Municipal de Alcobaça, sobressaem as que se referem à qualidade da equipa escolhida para este orgão, a sua força, conhecimento e vontade de trabalhar.
Segundo o candidato "Votar no PSD é votar na garantia da manutenção dos poderes autárquicos reforçados" e menciona a importância da manutenção dos presidentes de junta neste orgão autárquico.
José Luis Faustino, presidente da Jsd de Alcobaça, congratula-se pelo facto de, quer na lista para a câmara quer na da assembleia estarem representados todos os sectores e todas as gerações do nosso concelho.
Mostrou-se convicto que a clara aposta na juventude vai dar novo dinamismo ao concelho.
"juntos vamos criar uma nova dinâmica!", foram palavras suas.
Dr Gonçalves Sapinho, mandatário de campanha, Congratula-se pela inclusão de José Vinagre E Herminio na lista para a Câmara Municipal. Segundo o actual autarca, "Vinagre é um homem honesto, trabalhador e que não serve a 2 senhores" .
Quanto a Herminio, ou Miné como afectuosamente o tratou, "é um homem que começou comigo aos 27 anos de idade. Todos juntos ultrapassámos às dificuldades. Ele é um homem que, na câmara, toca todos os instrumentos. è um homem muitissimo preparado e vai ser um elemento de união entre todos!"
Ainda na sua intervenção, refere a Dra Mónica Batista, o Dr Bruno Letra e Fernanda Soares como uma aposta segura de que "isto vai a bom porto".
No que concerne à lista para a assembleia, Gonçalves Sapinho realça que "é gente preparada politicamente para o combate politico que vão ter pela frente".
Para o autarca, os presidentes de junta são os elementos da equipa que estão no terreno a combater, a trabalhar, a perceber o que é necessário para as populações.
Termina a sua intervenção afirmando que "as eleições não se ganham se não se trabalhar pois os votos não caem nas urnas. Referindo o conjunto de candidatos diz: "eles vão conseguir um trabalho notável para o PSD".

Teresa Morais, cabeça de lista à AR, num discurso demasiado longo que mais parecia um comicio para o lançamento da sua própria candidatura refere que "é imoral a discriminação que se faz por parte do poder central às autarquias que não sejam dirigidas por elementos da mesma cor politica e que isso faz com que se penalize, não o partido, mas toda uma população!"
Apresentação de propostas:
Muitas foram as propostas apresentadas por Paulo Inácio em relação a vários problemas no concelho.
Ressalvo algumas, muito em especial a aposta no turismo e na "utilização da prata da casa".
Paulo Inácio faz questão de referir que vem da sociedade civil o que lhe dá um conhecimento do sentir da população.
"Alcobacenses, sou um de vós!"
"Acredito que na politica ainda existe espaço para a honestidade" (referia-se obviamente à descrença do povo na politica e nos politicos).
Aposta nas freguesias e em medidas que as aproximem; na confirmação de Alcobaça como A CAPITAL DOS COUTOS, na mudança de mentalidades, no melhor aproveitamento dos quadros dos serviços camarários (de excelente qualidade) aproveitando-os ao máximo.
Aposta ainda no back office centralizado na Praça do Municipio com fragmentações nas freguesias ligadas por rede.
As novas tecnologias com a cãmara a dar exemplo é outra das ideias, a criação do cartão jovem e do apoio aos idosos e aos mais carentes, as rampas de acesso aos que têm dificuldades motoras, a requalificação da estrada 86, a reconquista da costa norte do concelho, a aposta no ecoturismo e no turismo rural.
Continua ainda o discurso falando na necessidade de requalificar a envolvente do Mosteiro de Coz e aposta no triangulo turistico Alcobaça - Coz - Aljubarrota como um forte potencial turistico (recorda a ligação religiosa e histórica das 4 freguesias).
Na saúde promete um novo centro para Vimeiro e Benedita.
A aposta forte para ligar as freguesias passa por um melhor aproveitamento da envolvente do mosteiro de Alcobaça e, muito em especial na cultura.
Segundo Paulo Inácio que aposta fortemente nos artistas (de todas as áreas) do nosso concelho: "OS NOSSOS SABEM FAZER CULTURA E NÓS QUEREMOS VER E OUVIR ESSA CULTURA"
Termina dizendo que "ALCOBAÇA É PARA SE VIVER!

2 comentários:

Unknown disse...

Bem d. Lucia, breve estaremos a ve-la inscrita no psd! As voltas que as pessoas dão são mesmo fantasticas.
Desculpe o desabafo mas ha coisas que é melhor nao querer entender.
Ah, já agora não estava lá o seu querido amigo benfeitor chamado Pedrosa?

Lúcia Duarte disse...

Soberbo
Conforme expliquei no inicio do texto, isto foi um trabalho que fui fazer para o jornal tal como irei fazer o do movimento, do ps , da cdu, ou do BE.
Era preciso lá estar para se fazer um trabalho decente.
Também estive na inauguração da sede de campanha da CDU porque também fui convidada e isso não me torna automaticamente filiada no partido.
E se fosse mais atento teria percebido que eu fui psd durante muitos anos e foram as atitudes e má gestão do dr Sapinho que me fizeram desacreditar na social-democracia. Não está nos meus planos filiar-me em mais partido nenhum até porque continuo filiada no ps (embora apenas porque a sede está sempre fechada e não consigo tratar de nada lá)mas o tempo o dirá. Pode aparecer alguém que devolva a social-democracia ao PSD em Alcobaça.
O facto de o trabalho ser publicado aqui na integra deve-se apenas ao facto de o Alcoa que é um jornal quinzenal já ter fechado a edição e só lá caber uma pequena nota de referência.
Como sou democrata coloquei aqui o trabalho, como coloquei uma entrevista que me foi enviada pelo MCIA (não sei se pelo porta-voz, até porque o movimento parece já ir no 3º porta-voz) e um comunicado à imprensa da CDU.
Acho que tenho tentado ajudar todos a esclarecer o povo alcobacense mas claro que posso fazer mais e melhor, basta que me cedam as informações (qualquer partido politico ou qualquer união de facto com a politica) e eu terei todo o gosto em o apresentar aqui para que todos tomem conhecimento.
Faça o favor de ser justo comigo, tenho tentado que tudo seja transparente, até mesmo o que queriam que eu calásse.
Quanto ao Pedrosa: eu sempre defendi que ele era um benfeitor mas "NUNCA FOI O MEU BENFEITOR". EU NUNCA LHE PEDI NADA E ELE NUNCA NADA ME DEU.
Acreditei que ele poderia ser útil a Alcobaça mas rodeado de quem está percebi que isso nunca iria acontecer.
Olhe soberbo, só mais uma coisinha: se eu quisesse estar na mó de cima teria continuado no Psd, dava graxa aos vereadores e ao presidente ao invés de os criticar, não acha?