Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

INAUGURAÇÃO DA CAPELA DA CUMEIRA

Após 11 anos de muito suor, perseverança, dedicação e fé, a Igreja de Nª Senhora de Fátima foi inaugurada na belíssima localidade de Cumeira, s. Vicente de Aljubarrota.

O edifício é lindíssimo. Idealizada com muito bom gosto, onde se mistura o funcional com a estética, esta igreja dá-nos uma sensação de bem-estar e de paz.

Os vitrais são de uma beleza tal que quase nos fazem sentir dentro dos episódios retratados. As imagens, os quadros, a luz… todo combinado com o lindíssimo mármore rosado, faz-nos sentir a Luz como se de um íman se tratasse.

Foi baptizada por D. António Marto, Bispo de Leiria, que nos brindou com palavras simpáticas de agradecimento e de Fé.

Na Eucaristia esteve também o nosso pároco Ramiro Portela, figura muito importante para a concretização desta obra.

O povo da Cumeira merece todos os elogios quer pelo esforço destes 11 anos, quer pela belíssima forma com que recebeu de braços abertos as populações de outras localidades das duas freguesias, que a eles se quiseram juntar num dia tão importante para católicos e não católicos.

Nada disto seria possível também se não fosse o contributo do presidente da junta de S. Vicente, Amílcar Raimundo, e da Câmara Municipal de Alcobaça., do benfeitor Eduardo Bértolo e de Amílcar Coelho.

Presentes na inauguração estiveram, entre outros o presidente da A.M. (Paulo Inácio), presidente da C.M.A. (Gonçalves Sapinho) e esposa, vereador Vinagre, presidente da junta de freguesia de Prazeres (José Lourenço). Evidentemente, o autarca anfitrião foi Amílcar Raimundo.

Seguiram-se os discursos. Amílcar diz que apoiou a obra como autarca e como cristão e pediu desculpa por “ter chateado tanto o presidente da câmara” para os ajudar nesta obra. Aproveitou para pedir o apoio da câmara para acabar a envolvente e para a inauguração do sino. Em tom de brincadeira disse: “Eu meu papel é pedir!” e termina saudando todas as comissões que tanto trabalharam para a concretização deste sonho do povo da Cumeira.

O presidente da câmara faz uma belíssima homenagem a D. António Marto, cumprimenta o padre Ramiro e saúda os vereadores da maioria e da oposição.

Em relação ao presidente da junta, G. Sapinho confirma “que ele é um chato!” e que não o larga enquanto não consegue obter o que, para ele, “é sempre prioritário” seja de que localidade for.

Deixa a garantia que o povo da Cumeira, anda neste mandato, irá receber a calçada para a envolvente, Quanto ao sino, e porque não sabe o preço dele, promete que a câmara irá ajudar a pagar. Promete levar estes 2 assuntos a reunião de câmara muito em breve.

D. António Marto dá os parabéns ao povo da Cumeira que “hoje se vê e revê nesta obra”. Depois de agradecer a todas as entidades envolvidas dá especial ênfase “aos Homens e Mulheres que permitiram que isto fosse possível”.

Sem comentários: