Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

sábado, 5 de setembro de 2009

EXCERTOS DE UM TEXTO SOBRE MOVIMENTOS DE INDEPENDENTES

Sou uma pessoa atenta ao que se escreve na comunicação social regional. Li um artigo escrito por Dulce Alves sobre os movimentos de independentes e não posso deixar de registar algumas frases que me parecem de suma importancia:

"Parece que o clima pré-eleitoral é fértil ao florescer de movimentos cívicos que surgem à toa, à procura de um protagonismo a construir à sombra de uma qualquer reivindicação"

É certo que se alguns destes movimentos nascem pela mão daqueles que (aversos ou não à militância partidária) pretendem colocar-se ao serviço do bem comum, outros surgem tão só para permitir que autarcas que entraram em cisão com o seu partido concorram em eleições autárquicas.

A sua génese pode ter estar impregnada de boas intenções, mas há quem a degenere e deles se sirva para colocar em marcha os seus (pouco nobres) interesses.

Há depois aqueles que, tendo em vista o bem comum, nascem para junto dos órgãos actuantes reivindicar determinadas medidas. Contudo, parece que o clima pré-eleitoral é fértil ao florescer de movimentos cívicos que surgem à toa, à procura de um protagonismo a construir à sombra de uma qualquer reivindicação. São grupos de interesse com intenções de duvidoso altruísmo e, algumas, a meu ver, bem disparatadas.

Apele-se ao bom senso. E, sobretudo, relembre-se que a cidadania é uma conquista demasiado nobre para ser usada ao desbarato. Os movimentos cívicos podem ser uma excelente plataforma para que o comum cidadão contribua para a melhoria da qualidade de vida da sua terra mas, tal como nalguns processos eleitorais, não se recorra a eles com a leviandade e a cobiça que inquinam a democracia

A Autora refere S. Martinho como exemplo do que escreve mas.... será só esta candidatura independente que espelha este tipo de pensamento?
Talvez na opinião da autora. No meu talvez o veja reflectido em mais!

2 comentários:

Unknown disse...

Ups. Esclareça-me cá uma coisa, voce não faz parte do grupo que criou o movimento cívico do Pedrosa? Afinal eu tinha razão, de cívico o movimento nao tem nada nem nunca teve. Era só para as eleições não era?

Lúcia Duarte disse...

Olá soberbo
Se ler bem vai ver que o texto não é meu. A autora chama-se Dulce Alves e o texto está publicado no jornal RC de quint-feira passada.
E não. O movimento foi criado para fazer um trabalho civico mesmo depois das eleições. Agora já não sei se ainda se pretende que continue ou não