Sign by Dealighted - Black Friday Deals

Aqui pretende-se dar a conhecer o que de bom (e de menos bom) temos em Alcobaça.este blog é apenas a sequência do antigo blog "comentar a nossa terra".
Surge na sequência de um ataque informático encomendado por "um amigo" que não gostou da apreciação que dele aqui se fazia.
Este blog é a imagem das minhas opiniões e, como tal, sou a única responsável pelo meu livre pensamento.
Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros, uma vez que não faço moderação dos mesmos

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Um teste auditivo

Alguém se lembra disto?






Não deixa saudades, pois não?

Então recordem esta:





oiçam com atenção a batida....

E desta, recordam?





Estão curiosos? Querem saber porque coloquei isto aqui?
Façam um pequeno exercicio e tentem misturar as três na vossa cabeça....
E agora?
Querem o resultado?

Vão ouvir o Hino do MCIA em http://wwwjosepedrosa.com e oiçam o hino de campanha.

Gostaram das semelhanças?

Nem Salazar mandaria fazer melhor!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Votações nas freguesias de Aljubarrota

Aljubarrota (Prazeres)
PS 39,59%-776 votos
PPD/PSD 23,21%-455 votos
B.E. 11,53%-226 votos
CDS-PP 9,13%-179 votos
PCP-PEV 7,09%-139 votos
PCTP/MRPP 1,53%-30 votos
MMS 0,31%-6 votos
MEP 0,26%-5 votos
PPM 0,26%-5 votos
PND 0,2%-4 votos
POUS 0,2%-4 votos
PPV 0,2% -4 votos
P.N.R. 0,15%-3 votos
MPT-P.H. 0,15%-3 votos
PTP 0,1%-2 votos
EM BRANCO 4.03%-79 votos
NULOS 2.04%-40 votos
Votantes58,91%
Votantes: 1.960
Inscritos: 3.327
Aljubarrota (S.Vicente)
PPD/PSD 49,96%-634 votos
PS 20,8%-264 votos
CDS-PP 11,82%-150 votos
B.E. 6,3%-80 votos
PCP-PEV 2,99%-38 votos
MEP 0,71%-9 votos
PCTP/MRPP 0,39%-5 votos
PPV 0,32%-4 votos
POUS 0,24%-3 votos
MPT-P.H. 0,24%-3 votos
PPM 0,24%-3 votos
MMS 0,16%-2 votos
P.N.R. 0,16%-2 votos
PTP 0,08%-1 votos
PND 0,08%-1 votos
EM BRANCO 2.92%-37 votos
NULOS 2.6%-33 votos
Votantes59,92%
Votantes: 1.269
Inscritos: 2.118

domingo, 27 de setembro de 2009

Comentário PESSOAL sobre o tema do comunicado à imprensa feito pelo PSD

Meus caros amigos
Já numa postagem anterior fiz alusão a estas palavras de José Acácio Barbosa (a quem já um dia chamei publicamente de "mentiroso").
Rogério Raimundo (CDU) também chamou a atenção para as declarações do candidato pelo PS na sua Super pen (http://www.uniralcobaca.blogspot.com/).
Agora, é a vez do candidato pelo PSD criticar o facto.
Há uns meses atrás, alguém me criticava por eu ter denunciado "as manobras" do Ps e do seu candidato.
Comecemos por aí:
José Acácio , levado em ombros por Alzira Henriques (e já estando a comissão politica conhecedora do facto de o actual presidente Sapinho não se recandidatar) insurge-se contra a candidatura de José Pedrosa à câmara em nome do Ps (o que não deixa de ser estranho porque afirmou ao Pedrosa que nunca seria candidato porque tinha um mestrado para tirar mas que, estava disponivel para ser sondado).
Quando ele se levantou para ser candidatável, pensei que o homem sério que me parecia ser José Acácio, só poderia estar a ser manipulado por Alzira Henriques. Enganei-me! Ele aproveitou-se da manipulação, deixando-se levar por esta, com vista a poder, finalmente, ter o nome conhecido na praça.
Até lá, embora conhecido por alguns como o advogado barateiro e amigo do povo, havia que dar enfâse ao seu nome.
Logicamente que sabia que não ia ganhar as eleições (e muito menos se o Pedrosa tivesse sabido escolher a equipa dele na sua candidatura como "independente"(?!)) mas, o nome dele seria conhecido e poderia angariar mais clientes. É a lei da sobrevivência!
Quando lhe chamei publicamente mentiroso, ele não desmentiu - sabia que, em consciência (se é que isso ainda existe na politica, em especial, no Ps de Alcobaça) não o poderia fazer, PORQUE EU ESTAVA A DIZER A VERDADE!
O Pedrosa e todos os que o acompanhavam foram vitimas deste tipo de jogadas e golpes destes falsos socialistas (verdadeiros xuxalistas).
Chegou a hora de ter de vos contar mais pormenores: O Ps de Alcobaça, cuja comissão politica é agora dirigida por Rui Alexandre (julgo Isqueiro) chegou ao ponto de utilizar a assinatura (falsa) de uma militante que não reside em Portugal há mais de 5 anos para forjar uma queixa contra o Pedrosa e contra o Portugal de Silveira, junto do conselho disciplinar da Federação.
É só mais uma vergonha (e julgo que um crime, se ainda vivermos num país democrático e em que a justiça exista) falsificar assinaturas em documentos oficiais (desde que entrem num orgão jurisdicional tornam-se oficiais) do partido apenas para "afastar os incómodos" que queriam o bem do partido nestas eleições.
Não sei se o candidato sabia disto mas, se não sabia deveria saber porque faz parte da mesma comissão politica e quero acreditar que não hajam segredos lá por dentro.
Por isso, mencionar a existência de uma sondagem quando não o pode provar e, pior, é vir depois (atenção que estamos a falar de um advogado) desculpar-se com o contacto diário com a população, é um crime menos grave do que o que foi cometido antes pelo seu staff.
recordo que o documento foi enviado para o conselho de jurisdição da federação do Ps ( a tal queixa com assinatura falsa) por um fax do vizinho de presidente do mesmo (do conselho) a pedido da esposa do actual presidente da concelhia.
A assinatura falsa seria (supostamente) a da tia do próprio presidente da concelhia de Alcobaça do PS .
Como podem ver, o Ps funciona assim (infelizmente): com manobras e com falsificações. Parece que tudo serve para ser eleito.
É uma vergonha o tipo de politica que se faz neste concelho. E se existir justiça, o Ministério Público tomará providências sobre estas actuações.
A lei não serve só para "lixar" os pobres, deve começar por cima para dar o exemplo mas.... será que existe ,mesmo justiça neste país? E será que é igual para todos?
E é neste candidato e nesta trupe que o rodeia que "devemos acreditar"?

COMUNICADO DE IMPRENSA PSD

O PSD de Alcobaça e a candidatura do Dr. Paulo Inácio à Câmara Municipal de Alcobaça, deliberaram comunicar o seguinte:

1- Desde o inicio da pré campanha eleitoral que o PSD de Alcobaça tem assistido, serenamente, a uma prática corrente de boatos públicos;

2- O PSD não pactua com essa forma de estar na vida política e pública, tem programa e ideias próprias para o concelho;

3- Outros na ausência dessas ideias insinuam factos que carecem obviamente de demonstração;

4- O candidato do Partido Socialista na sua apresentação pública, conforme veiculado pela comunicação social, insinuou que possui uma sondagem que dá um empate técnico entre a sua candidatura e a do PSD;

5- Tal insinuação continua a ser divulgada por alguma comunicação social;

6- O candidato do PS sabe que a divulgação de sondagens obedece a regras específicas e como jurista que é sabe que a insinuação tem relevância jurídica;

7- A candidatura do PSD desafia publicamente o candidato do PS a apresentar, de imediato, a aludida sondagem, bem como a ficha técnica da mesma, sob pena de vir a perder definitivamente a sua credibilidade política;

8- O PSD e o seu candidato Dr. Paulo Inácio aguardam a divulgação da aludida sondagem ou a retratação pública do candidato do PS;

9- Estranha o PSD e os seus candidatos que alguma imprensa local esteja a dar relevância às insinuações do candidato do PS e esqueça completamente as iniciativas sérias de divulgação de ideias programáticas para o concelho feitas pelas nossas candidaturas;

10- Na política os princípios são fundamentais, pelo que não pactuaremos com o baixar de nível da campanha eleitoral, nem com boatos.


Alcobaça, 23 de Setembro de 2009
Paulo Inácio



sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Esmiúçando Paulo Bernardino ( como ele assina:2.º da Lista à CMA, do Dr. José Pedrosa)

Frases que não podem passar em branco escritas pela caneta de quem se esconde atrás de uma candidatura para escrever o que pensa a nível pessoal:
" (...) Dizer DEUS hoje ou ser CRISTÃO na era Pós-Modernidade é proibido e é «politicamente incorrecto»: é um novo «pecado secular» e imposto por «uma certa minoria laica de 0,01%» e numa elite pseudo-intelectual, herdeira de algumas Inquisições da história dos Direitos, Liberdades e Garantias na história hodierna(...) (TF)"
Não é Pecado não senhor, pecado é usar camisinha, praticar aborto, ser homossexual ou morrer medicamente assistido - isso sim - É PECADO!
Viver à conta da Igreja e das esmolas dos pobres fiéis, isso também não é pecado.
Usar a Igreja para se promover politicamente - também não é pecado!
"(...)O facto de eu ser cristão não é sinónimo de ser membro de um movimento «minoritário e/ou particular» como este ou aquele movimento eclesial…, da «extrema direita católica»…, ou de tudo aquilo que permita enxovalhar a dignidade da pessoa e os valores que essa mesma defende, só porque é cristão e não abdica de o ser, por outros interesses alheios ao bem comum"
Por acaso eu ainda não me tinha apercebido que este senhor tinha sido enxovalhado. Ando pouco atenta!
Mas o que interessa é que, ao estar a sê-lo por alguém (e sinceramente, não sei por quem) será porque ele não pratica o catolicismo. Fala nele, em nome dele (como já é hábito, o homem fala sempre pela boca dos outros, mesmo sem os consultar) mas pratica exactamente o contrário - é oportunista, encosta-se a pessoas de bem para estrelar (o termo é mesmo este, não é erro ), não se vê a trabalhar em parte nenhuma , é vingativo e julga-se superior a tudo e a todos.
Isto é mesmo sobre a personalidade do próprio e não é por ele ser cristão porque cristão é o que ajuda o próximo, que trabalha para o bem da comunidade e que não vive à sombra de titulos dos outros .
"(...)O Presidente Doutor Mário Soares, um dia, afirmou «estes são os sinais e restos negativos da 1.ª República». (...)"
espero que esteja a falar de si!
"(...)Mais ainda, o Papa apontou «energeticamente» todos aqueles que se servem dos lugares públicos «para se enriquecerem à custa da miséria humana» e na «ausência real» do «pão dos pobres», mendigos de fome e com todas as chagas sociais de um tempo, em mutação, mas num devir sem espaço e sem tempo. (...)
Mau!....O Papa também lhe manda recados pessoais ou já previa que o senhor ia ser candidato?
(...)Ou seja há critérios, valores a respeitar e a promover por cada cristão, mesmo nos Jornais da Igreja, «pagos e mantidos» com o dinheiro das comunidades cristãs, mas controlados, indevidamente, por «pessoas impreparadas» que «não fazem parte integrante» das comunidades de base, porque usam esses meios [da Igreja] para atacar os mesmos cristãos e «defenderem interesses ocultos ao bem comum». (...)
Ora aqui vamos lá "esmiuçar": os jornais são mantidos por todos quantos os comprem, sejam católicos ou não.
Também são mantidos por todos quantos para ele trabalham "sem contrapartidas monetárias" e apenas por amor ao que fazem.
Onde anda o senhor quando há crises financeiras num jornal católico? Está lá a trabalhar? Só ser for de modo transparente...
Ainda não vi em nenhum jornal da Igreja ( e leio pelo menos 3) ninguém a usar esses meios (da Igreja) para "defenderem interesses ocultos ao bem comum".
Ou aliás, vi agora, na última edição de O Alcoa, um artigo seu de auto-promoção. Pagou a publicidade ou serviu-se dos que trabalham gratuitamente para o manter?
Agora já não incomoda estar a servir-se das comunidades cristãs porque é para seu beneficio (ou seja, para beneficio do que se julga mais católico do que os outros) ou também estará a defender interesses ocultos ao bem comum?

Isto só rindo!

Foi com muito prazer que voltei a ver (embora em foto e muito mal acompanhado) um militar que conheci quando ele chegou de Angola.
Na altura, era só mais um militar, como tantos outros anónimos, que tinham voltado ilesos da guerra.
Pessoa muito calada, com um falar arrastado mas com uma esposa muito simpática para os meninos e meninas do bairro.
Refiro-me ao Bairro da Madre de Deus onde Ramalho eanes era vizinho dos meus saudosos avós e onde, a simpática esposa nos ia servindo bolachas enquanto brincavamos no seu jardim.
Claro que eu não tinha necessidade de tirar fotos junto dele pois ele, era apenas mais um militar, com uma farda muito bem passada a ferro pela empregada.
Depois, ele torna-se presidente da Républica e claro, há logo um emplastro que faz questão de tirar uma foto junto dele para ...se tentar evidenciar e se tentar promover, não pelas actividades desenvolvidas na profissão ou em cidadania mas "pelas pessoas junto às quais pousou para a foto".
Mais uma vez é pura questão de oportunismo, como aliás, se tem pautado a vida de determinado personagem. Ou por tirar fotos junto de figuras (agora) públicas, da Igreja ou até.... do Banco Santander.
Para quando uma foto a jogar à bola com o Ronaldo ou, até mesmo a apertar a mão ao Pinto da Costa?
Não seria de admirar já que o personagem, numa determinada rádio se atira ao pessoal do Psd e depois, em eventos politicos lhes dá abraços apertadinhos...

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ONDE PÁRA O SOBERBO?

Ando curiosa, onde pára o grande defensor do Ps, que mora na Benedita e que diz ter 60 anos?
Não foi, de certeza, para a reforma porque o patrão-mor atrasou a idade para poder reformar-se!
Se calhar comprou um Magalhães e anda à nora para conseguir corrigir os erros de software...
Ou então anda por aí a ler mais jornais antigos para me ajudar a perceber os politicos de Alcobaça. Não se canse tanto porque ainda pode encontrar uma foto sua numa festa do PSD!

esmiúça o Jerónimo

TRETAS À....PS

” O candidato do PS deu a entender que existe uma sondagem que dá um empate com o PSD, para logo sublinhar que “não queremos empatar, queremos ganhar.”
(TF)
Mais uma sondagem fantasma? Feita por quem? Encomendada por quem?
Isto faz-me recordar Paulo Portas nos "esmiúça sulfrágio" - "há uma equipa de sondagens que pega no telefone e pergunta VAI VOTAR PS, NÃO VAI? NÃO ENTENDEU? VAI VOTAR PS, NÃO VAI?"
Se estão tão certos de estarem empatados com o Psd então porque não tornam pública a sondagem? Mas.... com todas as informações, inclusivé o registo legal da referida sondagem.
O Ps continua na mesma - TRETAS!
Provavelmente esta sondagem estará no disco rigido do tal computador Magalhães, que também é uma treta.
Como também é uma treta ter candidatos simultâneos a uma junta de freguesia e a uma vereação.
Como também é uma treta ter um candidato a uma junta que mente e omite (até sobre o lugar onde nasceu)

O MAGALHÃES FOI SUSPENSO

Esta noticia pode ser lida na página principal da Sapo:

"Um ano depois do Governo entregar nas escolas os primeiros Magalhães a TSF apurou que o programa está suspenso. Fonte do plano tecnológico da Educação adiantou mesmo não dispor de qualquer informação sobre a continuidade do projecto. Os pais dos alunos que entraram agora para o primeiro ciclo têm pedido explicações às escolas e o que lhes dizem é que ainda não há ordem do Ministério da Educação para que o Magalhães volte a ser distribuído. "

Então e agora as criancinhas vão ter de voltar ao método tradicional de aprendizagem? Não é justo! Este não traz jogos; os erros de português são facilmente apagados; o monitor já não fere a vista....

terça-feira, 22 de setembro de 2009

PROPOSTAS DA CDU(PARTE3)- ESPAÇO DA CDU

18. SANEAMENTO
No que toca ao saneamento, a CDU pretende:
· Novas soluções integradas, valorizando empresas de Alcobaça;
· “Arrumar” a construção de duas grandes ETAR’s para tratamento específico das suiniculturas (sucessivamente adiadas);
e· Procurar dotar todo o concelho de um serviço de saneamento básico eficaz e acessível.
19. CRIAR MAIS RECEITASD
e forma a conseguir maiores volumes de receitas, a CDU propõe:
· Utilizar a “prata da casa”;
· Pagamento “na hora” a fornecedores;
· Fomentar o investimento na região;
· Promover uma política transparente de colaboração, valorizando a criação de sinergias entre a economia privada, pública e não lucrativa!;
· Expandir a Economia Social Solidária e Cooperativa;
· Apoiar a inovação, a qualidade, a criatividade e a certificação;
e· Dinamizar as actividades de elevado valor acrescentado, geradoras de riqueza para o concelho e sua população.
20. GEMINAÇÕES A SÉRIO· ECOA (Embaixadores do concelho de Alcobaça);
· Processos de Geminação, colhendo ensinamentos, afirmando e disseminando a cultura e a identidade de Alcobaça;
e· Relações cooperantes com as cidades geminadas.
21. ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DE CISTER E A ROTA EUROPEIA
· Recuperar esta frente portuguesa de Cister e contribuir para a eficácia e eficiência da Associação;
· Definir objectivos e viabilizar a Rota Europeia;
· Envolver o tecido social e as Micro e Pequenas Empresas locais na busca de resultados para resolver problemas aproveitando oportunidades;
e· Fortalecer a interacção institucional e empresarial.
22. APOIO TRANSPARENTE AOS AUTARCAS DAS FREGUESIAS
. Criar Associações de Freguesias;
. Dignificar e promover o trabalho autárquico;
. Descentralizar competências e atribuições para as freguesias, no âmbito da lei e sempre que tal se manifeste mais adequado;
. Promover a descentralização de reuniões de Câmara para planificar, ver obra, avaliar, ouvir e conhecer, no terreno, necessidades e potencialidades, valorizando o trabalho dos autarcas das freguesias;
e Concretizar uma Agenda de reuniões temáticas.
23.ARQUIVO MUNICIPAL E HISTÓRICO
Criar um Museu Municipal em parceria com os actores locais;
Tentar recolher e organizar diferentes peças que fazem a História do Município e torná-lo acessível a todos os visitantes;
Envolver os produtores, culturais, sociais e económicos neste projecto, como uma prioridade;
e Promover a História de Alcobaça.
24. POLÍTICAS PARA TODOS
Definir, com os interessados mais directos, políticas que conduzam à eliminação progressiva de todas as barreiras arquitectónicas que facilitem a mobilidade e a autonomia de pessoas com deficiência motora, tornando-os autónomos e menos dependentes;
e Incluir social e profissionalmente as pessoas dependentes, valorizando as suas competências.
25. ENVOLVIMENTO E CUMPRIMENTO DO ESTATUTO DA OPOSIÇÃO
Respeitar, valorizar e envolver a oposição;
e Trabalhar em conjunto respeitando a diferença para obter respostas às diferentes necessidades.Com a CDU serão reconhecidos direitos e responsabilidades para todos os eleitos.
26. ATENDIMENTO AOS MUNÍCIPES E RELAÇÕES PÚBLICAS
Criar um eficaz Gabinete de Apoio ao Munícipe;
Tentar estabelecer protocolos para responder às diferentes necessidades logísticas do munícipe;
Estimular a participação da população para inventariar, propor e desenvolver; Melhorar a utilização das novas tecnologias nos serviços, alargar as ofertas on-line, implementar a intranet como medidas de eficiência na resposta;
e Criar pontos municipais de acesso electrónico para melhorar a aproximação da autarquia aos cidadãos mais distantes.
27. PARTICIPAÇÃO. ENVOLVIMENTO.
Conselhos Municipais activos, com a dinamização de espaços para participação;
Dar continuidade ao dinamismo e envolvência gerados com as “Conversas Públicas”, de modo a estar em contacto permanente com a população e os seus problemas, ouvindo-os e apresentando soluções;
Valorizar as propostas locais informais, para todos os pelouros;
Criar um Departamento de Apoio ao Associativismo e a Grupos de Voluntários; e Valorizar o papel das Associações no Apoio à inserção, ao desporto, à cultura e à ocupação dos tempos livres.
28. ECONOMIA. IDEIA.
Investir para o Desenvolvimento Económico Integrado Alcobacense;Ÿ CA (consumir em Alcobaça);
Praticar uma politica transparente de colaboração, valorizando a criação de sinergias entre a economia privada, publica e não lucrativa;
Promover os produtos agrícolas de Alcobaça e seus derivados;
e Rendibilizar a especificidade de Alcobaça.
29. REQUALIFICAÇÃO DOS CENTROS HISTÓRICOS
Das praças da cidade, vilas e aldeias. Da época medieval ao modernismo. Estilos História e histórias;
Investir na história e cultura de Alcobaça e suas freguesias legitimando um verdadeiro património a usufruir interna e externamente;
Procurar apoios para a requalificação da zona histórica da cidade e das freguesias; e
Privilegiar a oferta das Micro e PME’s locais para a requalificação, conservação e manutenção do património Alcobacense.

PROPOSTAS DA CDU (PARTE2)- ESPAÇO DA CDU

10. EVENTOS MUNICIPAIS
Veículo cultural de disseminação da Identidade de Alcobaça:
· Dia do Município;
· Feiras;
· Agenda de realização de Eventos Municipais com a colaboração das freguesias, do tecido empresarial, da juventude e de todos os Alcobacenses;
· Dias especiais, como o Dia de Talentos e dos Méritos;
· Celebrar com dignidade o Dia do Município e da Elevação a Cidade;· Condecorações a Instituições e personalidades que se destacaram ao longo do ano;
· Envolver nos eventos, as freguesias, as Instituições e as colectividades, fomentando a coesão municipal;
· Exposições da realidade de cada uma das Freguesias;
e· Dia do Município Geminado.Alcobaça com todos e para todos.
11. TURISMO
· Vamos promover a criação de um cluster para um novo modelo de turismo integrado, articulado com as restantes actividades económicas, e alternativo ao “modelo Sol e Praia”, implementando, por exemplo, o PPPP (Plano de Promoção do Pinhal e das Praias de Pataias);
· Fomentar o investimento em formação para empresários e trabalhadores;· Estimular a iniciativa empresarial, que dê oportunidades a ideias criativas e inovadoras, que estimulem e dinamizem a economia e mercado local e fixem a juventude;
· Lançar concursos “Quem passa por Alcobaça”, varanda/casa florida, gastronomia, tecidos de chita e atribuir prémios à realização de maior afirmação da Identidade Local;
e· Apoiar a restauração regional, com pratos típicos e originais, a doçaria conventual, A Marca Alcobaça.
12. AMOESTE (agora OesteCIM) E COOPERAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS VIZINHOS
· Vamos criar sinergias com os Municípios Vizinhos, valorizando os recursos específicos, interagindo e cooperando;
· Vamos desenvolver dinâmicas concretas em torno de problemáticas comuns como resíduos, orgânicos e domésticos, aproveitamento de águas residuais, apoio a energias alternativas;
e· Vamos negociar e renegociar protocolos com empresas maximizando retornos para o concelho.
13. INCENTIVOS E MOBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES· Fomentar o pleno emprego;
· Alargamento dos critérios de atribuição do apoio judiciário e gratuitidade do acesso dos trabalhadores à justiça laboral;
e· Valorizar a empregabilidade como estratégia de obtenção de emprego de qualidade:o Formação;
o Investimento em capital humano; eo Educação.
14. ÁGUA
Sendo a água essencial à vida, esta, tem de ser vista como um bem público precioso. A CDU, nesta matéria, pretende:
· Potenciar este elemento estratégico do concelho de Alcobaça, bem escasso e fundamental;
· Impedir a continuação dos focos de poluição;
· Tornar eficientes os serviços municipalizados, melhorar a rede de distribuição, corrigindo rupturas e fugas;
e· Valorizar as águas termais e divulgar os seus benefícios.
15. AMBIENTE· Valorizar as boas práticas de preservação ambiental e disseminar os seus resultados;
· Promover, em articulação com as escolas, a educação ambiental;
· Envolver o tecido empresarial na definição de programas e roteiros para produção e comercialização de produtos não poluentes;
· Acelerar a implementação da Carta Ambiental do concelho, com as linhas políticas da Agenda Local 21;
e· Dotar o concelho de uma cultura de desenvolvimento ambiental saudável.
16. NOVAS ENERGIAS E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
A produção de energias alternativas tais como, energia solar, eólica, marítima, biogás e biomassa, é essencial, pois diminui a dependência do nosso concelho em energias “poluentes”, ao mesmo tempo que preserva a Natureza. Para tal, pretendemos:
· Rendibilizar, reutilizar e recuperar recursos;
e· Estimular a utilização de energias alternativas nas empresas, nas instituições e nas habitações.
17. MAR E ZONAS RIBEIRINHAS
· Vamos divulgar as belezas naturais e criar roteiros turísticos, em parceria com os operadores locais, cuidando e regulando a sua utilização;
e· Vamos desenvolver parcerias, com os municípios vizinhos (Nazaré, Caldas da Rainha e Marinha Grande) em todas as vertentes de investigação do mar e da costa.18. SANEAMENTONo que toca ao saneamento, a CDU pretende:
· Novas soluções integradas, valorizando empresas de Alcobaça;
· “Arrumar” a construção de duas grandes ETAR’s para tratamento específico das suiniculturas (sucessivamente adiadas);
e· Procurar dotar todo o concelho de um serviço de saneamento básico eficaz e acessível.

Versão resumida do programa eleitoral CDU Alcobaça 2009 (parte1)- espaço da CDU

1. PLANEAMENTO ESTRATÉGICO
Na civilização moderna, um planeamento estratégico assume uma relevância de tal modo importante que todas as empresas, cidades e até mesmo países se vêm na obrigação de possuir um plano coerente e que vá ao encontro das necessidades.
Com base nisso, pretendemos criar um planeamento à medida do nosso concelho: PEDAL – Planeamento Estratégico de Desenvolvimento de Alcobaça.
Para que este planeamento não se fique apenas pelo papel, é necessário haver uma entidade que coordene todo o processo e que se torne responsável pela execução do mesmo, para tal, nascerá o GEMA – Gabinete Estratégico do Município de Alcobaça.
Vamos CONSTRUIR UM RUMO com os Alcobacenses, para os Alcobacenses. Para tal pretendemos:
· Apostar na diversidade do Concelho, na sua identidade e nos seus recursos;
· Dinamizar a actividade económica, geradora de emprego;
· Aproveitar sinergias para potenciar resultados;
· Planear, Organizar, Executar, Avaliar e Valorizar ideias e potencialidades;
· Dinamizar o Gabinete de Apoio ao Empresário (GAE);
· Rever o PDM (Plano Director Municipal);
· Reduzir a Derrama para as Micro, Pequenas e Médias Empresas;
· Animar o comércio local;
· Promover a Marca Alcobaça;
· Apoiar e promover a Agricultura, apostando nos recursos da terra, fruta e derivados, legumes, vinho e derivados;
e· Valorizar a Restauração, com a afirmação de uma Gastronomia local.
Pretendemos promover e apoiar o Marketing local, incrementando inovação e qualidade
.2. CULTURA
Terra permanente de Cultura. Terra d’Arte, d’Artistas, d'Artesãos, de Valores e Referenciais! Assim, queremos:
· Valorizar o Pelouro da Cultura como verdadeira frente estratégica capaz de contribuir para a Animação Territorial, para a afirmação do concelho como Centro Permanente de Eventos e Acontecimentos Culturais, ricos em diversidade, conteúdo e de acesso para todos;
· Ajudar a promover os Talentos Locais e o seu trabalho, dignificando e apoiando a obra das Colectividades do nosso concelho e de outras Associações;
e· Criar prémios que estimulem as diferentes artes e respectivos artistas. Através da Escola de Artes que queremos criar e apoiar, pretendemos impulsionar a aprendizagem de Ofícios que criem emprego de qualidade e respondam às necessidades do mercado local.
3. JUVENTUDE
Atrair e fixar jovens no nosso concelho, proporcionando-lhes empregos com direitos e com futuro. Para isso vamos:
· Criar um Conselho Local da JUVENTUDE, envolvendo representantes das Freguesias, das Escolas, das Associações Juvenis e de Estudantes, das Colectividades, dos Escuteiros e dos grupos informais de jovens;
· Motivar os Jovens para a acção cívica e para o exercício da cidadania;
· Apoiar as actividades de desporto, teatro, música, ambiente e artes plásticas como dinâmica de ocupação e formação dos Jovens. Promover, valorizar e divulgar os talentos de Jovens Alcobacenses;
e· Criar a rotina de atribuição de prémios a Jovens que se destacaram no ano.
4. HABITAÇÃO
Alcobaça, Terra onde Apetece Viver. Onde ambicionamos:
· Apoiar a habitação social, a custos controlados, em todas as freguesias, promovendo uma eficiente gestão social dos bairros;
· Dar ênfase especial à inserção social, sem discriminações e respeitando todas as raças e crenças;
· Criar incentivos, como a redução gradual do IMI, agilizar a burocracia nos licenciamentos e recuperar, requalificar e preservar o património existente, de modo a fixar a população;
e· Promover parcerias que permitam a pequenos proprietários, senhorios comprovadamente necessitados e inquilinos, manterem a qualidade das habitações e viabilizar o restauro, enaltecendo, dessa forma, o património arquitectónico.
5. EDUCAÇÃO
Disseminar as Escolas d’Amanhã, envolvendo, para isso, professores e educadores, mas também:· Apoiar e privilegiar a Escola Pública;
· Descentralizar competências, com recursos para as freguesias e, conjuntamente, recuperar o parque escolar do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico;
· Apostar na Educação como investimento em capital humano;
· Atrair para Alcobaça e/ou freguesias a disseminação dos diferentes níveis de ensino desde o Pré-escolar ao Profissional e Superior;
· Configurar uma rede de transportes escolares que permita e rentabilize a utilização de equipamentos cuja dispersão torna o acesso difícil a algumas localidades;
· Envolver as Associações Locais, vocacionadas para a área educativa, (IPSS’s, Colectividades, entre outras) na elaboração de programas interessantes de actividades extra-curriculares;
· Actualizar a Carta Educativa tornando-a numa ferramenta eficaz para a acção educativa;
· Interagir com os agentes locais, públicos e privados, para fortalecer um ensino profissional que satisfaça as expectativas dos alunos e vá ao encontro das necessidades do tecido empresarial local;
· Educar para a saúde, para a preservação do Ambiente, para uma alimentação saudável, para a segurança, para o civismo e para a cidadania;
· Trabalhar, pela vertente da Responsabilidade Social das Empresas, com as Micro e PME’s na oferta de estágios profissionais;
e· Incrementar as relações Escola - Mundo do Trabalho.
6. CONCELHO SAUDÁVEL
Na área da Saúde, a CDU pretende dar uma especial atenção à Saúde Preventiva e Mental. Para isso, vamos:
· Promover jornadas de educação para a prevenção e preservação da saúde;
· Potenciar os espaços verdes para um ambiente saudável;
· Rendibilizar os recursos locais (praias, zonas verdes, termas) facilitadores de reforço de um bem como a saúde;
· Colaborar na procura de respostas para doentes de risco e terminais;
· Sensibilizar as famílias para o valor de conhecimentos básicos de geriatria como medida de mais saúde na velhice;
· Saúde acessível para todos;
· Promover a dotação de equipamentos de saúde que respeitem os rácios de um País desenvolvido;
· Sim a um novo Hospital Bernardino de Oliveira na cidade de Alcobaça; e· Cooperar com a Misericórdia de Alcobaça no restauro e novas definições da sua propriedade.

7. DESPORTO·
Potenciar actividades saudáveis como: Alcobacíadas e Jogos Tradicionais, potenciadores de auto-estima;
· Elaborar um Plano de Incentivo ao Desporto;
· Configurar protocolos especiais com o desporto escolar e entidades locais, com apetência para o efeito (Clube de Ténis, Clube de Ciclismo, Clube de Natação e Juntas de Freguesias com equipamentos específicos);
· Promover os valores democráticos e de igualdade de oportunidades, na prática desportiva, nomeadamente entre os jovens, e contribuir para o melhorar do tecido social, para combater a exclusão e propiciar a partilha de valores e referenciais;
· Dinamizar a actividade desportiva como contributo para a saúde;
e· Criar o Conselho Local de Desporto com representantes dos Clubes e das Escolas para definir uma estratégia que planearia as grandes linhas de actuação e que definiria os critérios para contratos desportivos e de obras.

8. REDE SOCIAL E SOLIDARIEDADE ACTIVA
· Incrementar a formação de parcerias com vista à candidatura de apoios, no âmbito do QREN ou outros, para desenvolvimento do concelho;
· Incrementar as relações com os Órgãos do Poder Central, descentralizados, fomentando parcerias que promovam bem-estar, empregabilidade e combatam as situações de exclusão, a todos os níveis;
· Fortalecer o associativismo local facilitando o trabalho em Rede e em Cooperação. Dar mais força às IPSS’s e às Misericórdias que já estão a desenvolver boas respostas;
· Estimular a celebração de protocolos entre a Autarquia e as Organizações Associativas que promovam o apoio às camadas mais necessitadas;
· Apoiar a formação dos Dirigentes Associativos e do trabalho voluntário;
· Constituir uma rede, activa, de animadores sócio – culturais e de trabalho voluntário vocacionado para a solidariedade;
e· Incentivar a participação dos agentes locais na Rede Social.
9. ALCOBAÇA, CIDADE MUSEU E PATRIMÓNIO MUNDIAL
Sendo Alcobaça e, mais propriamente, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Património Mundial, é imperativo que não fosse esquecido. Assim, vamos:
· Dignificar a cidade museu e o seu património arquitectónico, cultural e artístico;
· Reforçar a simbologia do Castelo, da Abadia e dos Coutos, os artistas locais o seu trabalho e seu legado. O Armazém das Artes só por si merece um tratamento cooperante como estupenda Fundação.
· Valorizar o insigne Joaquim Vieira Natividade e tantos outros prestigiados alcobacenses;
· Revitalizar o Museu do Vinho, o Mosteiro de Cós, os Arcos de pedra nas passagens entre as Praças D. Afonso Henriques e a Praça de Republica, as esculturas nas paredes internas dos arcos e a fonte no café Celeiro dos Frades.
· Procurar intervenção adequada para:o Pelourinhos do Concelho;
o Igreja da Conceição;
o Elementos arquitectónicos de alto valor, como por exemplo os que se encontram “abandonados” há anos nos Jardim em frente ao Tribunal;
o Portais manuelinos das Igrejas da Vestiaria, Évora e Cela;
e o Fonte em Aljubarrota, na rua da escola primária e a Fonte da Praça da República.
· Procurar estabelecer protocolos para a realização de estágios cujo resultado passe pela recuperação do património.
Criar roteiros que divulguem a riqueza patrimonial de Alcobaça, reafirmem a Identidade dos Alcobacenses e dinamizem a economia local.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Onde está o meu amigo Pedrosa?

Há muito que não via o meu amigo Pedrosa.
Voltei a vê-lo mas estranhei-o muito. Embora continue aquele homem calado, simpático e cordial, tinha um ar apagado, um olhar triste e uma cara cansada, de quem está muito desgastado e apreensivo.
Não era isto que eu via nele!
Por um lado desgostou-me vê-lo assim, por outro, achei que ele estava a ser pressionado.
Ele é um bom homem mas que não soube escolher as companhias.
Quando eu era mais nova temia pelas companhias que pudessem "desencaminhar" o meu filho.
Agora que sou um bocadinho mais calejada pela vida, vejo que acabamos fruto da capacidade que temos de nos desviar do mal.
Já bem adulto, infelizmente, e pressionado ainda não sei porquê nem por quem, o meu amigo Pedrosa acabou mal rodeado e deixou-se levar.
A razão de tal inércia perante a desgraça que o acompanha está envolta em mistério. Quem conseguiu transformar um homem de esquerda num boneco na mão da direita e de alguns sujeitos afastados "por convite" de partidos de direita e centro direita, será apenas mais um enigma.
o que esconde por detrás de tanta apatia?
Voltar atrás numa decisão que pode ser prejudicial para o concelho mass seria um sinal de amor a esta terra, não seria uma vergonha (como o seu amor-próprio lhe possa estar a ditar, ou alguém....)
Seria, no meu modesto entender, uma prova de que é capaz de pensar sem ser induzido por gente fanática, frustrada e sem amor a esta terra.
Tenho pena que o meu amigo Pedrosa não seja capaz de dar um murro na mesa e mostrar que é ele o candidato, deixando-se manipular e apagar por algumas figuras sedentas de estrelato.
Olhe amigo Pedrosa, oiça um conselho de uma amiga, talvez das poucas que nunca lhe pediu nada em troca de uma amizade e da ilusão de ter um Homem sério a gerir os destinos de Alcobaça: Dê um murro na mesa! Acorde dessa apatia! Reaja! Mostre que quer o bem de Alcobaça e oiça o que se diz na rua (não o que os descamisados lhe dizem que se diz porque eles ...têm interesses pessoais).
Um dia, amigo Pedrosa, o senhor vai perceber quem, de facto, o via ser presidente e lutar por Alcobaça, quem lhe sabia dizer que estava errado porque não tinha de o endeusar para ter um tacho junto de si.
Olhe à sua volta e veja se, agora, tem amigos por perto ou, se no dia das eleições, e se tudo der para o torto (como parece tudo estar a indicar) os "abutres estarão do seu lado" ou fogem em debandada.
Olhe amigo, custa-me ter de lhe dizer isto mas .... quantos vão estar ao seu lado quando, até o Ps (que tanto o maltratou) lhe passar á frente?
Amigo: volte atrás! Não desista mas mude a equipa. faça subir outros (desculpe mas pelo menos o nº 2 e o nº 4) e mostre que é o Pedrosa que nós conhecemos quando o incentivámos a candidatar-se!

UMA QUESTÃO BEM LEVANTADA EM "OS MELROS"

Caros amigos
Passei por um blog chamado "os melros" (http://o-melro.blogspot.com/) e deparei-me com um artigo que acho que deve ser divulgado.
A dúvida deste blogger é, provavelmente, a dúvida de muitos que tinham uma determinada imagem do MCIA, personalizada totalmente homem de esquerda "Dr Pedrosa" e que hoje não entendem o que parece ser uma viragem no tipo de ideologia do movimento.
Tomei a liberdade de reproduzir aqui, na integra, o texto da autoria do Dr Felisberto Matos, no dia 19 de Setembro, no blog que acima referi.

"Sábado, 19 de Setembro de 2009

Rato por Lebre?
O Dr. Pedrosa tem o dever de esclarecer os eleitores .

Caro Dr. Pedrosa :
Tenho por si uma elevada estima e consideração,desde há muitos anos,não obstante pouco termos convivido. È certo que em eleições nunca lhe dei o meu voto, por as minhas simpatias partidárias ,conhecimento,confiança pessoal e mérito próprio ,sempre me terem levado a optar por outro candidato, de outro partido que não o seu.
E não será ainda desta vez que terá o meu voto,pelas mesmas razões.
Não obstante,contribui com a minha assinatura para que o senhor pudesse candidatar-se como independente. Fi-lo por uma questão de consciência cívica e por isso não tem que me agradecer,nem estou arrependido.Voltaria a fazer o mesmo e fá-lo-ei de futuro sempre que alguém mo solicite,independentemente da sua matiz política ou ideológica,desde que democrática.
Vem isto a propósito de o segundo da sua lista para a Câmara de Alcobaça ser o Dr. Paulo Bernardino. È pessoa que conheço mal e, por isso, nada pessoalmente me move contra ele.
Porém,o pouco que lhe conheço de intervenções públicas e escritos,leva-me a concluir que em termos de ideário político e outras mais ou menos
valias, nada tem a ver consigo,nem com o projecto inicial da sua candidatura.
Nada disto teria importância se não se tivesse dado o caso de o movimento que o senhor criou,o MCIA ter por finalidade práticamente ùnica ,permitir-lhe a si Dr. Pedrosa poder com os seus reconhecidos méritos,concorrer à Camara de Alcobaça. Não tenha dúvida,foi o seu nome,foi a sua pessoa ( nenhum outro nome foi indicado ou era conhecido) que motivou e possibilitou recolher as assinaturas necessárias à sua candidatura.
Deu-se também o caso de ,numa reunião( para eventual convergência) entre diversos possíveis e agora actuais candidatos, me ter respondido taxativamente ,que em caso de não ser eleito Presidente da Câmara,não assumiria ser simplesmente vereador.
Nessa hipótese,muito provável,já que as hipóteses de vir a ser Presidente são práticamente nenhumas( este é o meu prognóstico que
òbviamente vale o que vale),teriamos o Dr. Paulo Bernardino no seu lugar . O que, convirá,deixaria completamente frustrados ,por ludibriados ,muitos ou até grande parte dos seus prováveis eleitores.
E ,também,por último mas não menos importante,um dos objectivos(pelo menos inicial) que se propôs com a sua candidatura,que era derrotar ou contribuir para a derrota da candidatura do PSD,ficaria completamnte defraudado.
Para que os eleitores fiquem a saber,sem margem para dúvidas,quem irá exercer o cargo de vereador em caso de eleição,o Dr. Pedrosa ou o Dr. Paulo Bernardino, permita-me a ousadia de pensar que o senhor, como homem e político ,não deixará de prestar esse esclarecimento, públicamente, por todos os meios publicitários que use em campanha e em todas as oportunidades.

Com toda a consideração,
Felisberto Matos

10 RAZÕES PARA ODIAR E AMAR PORTUGAL

Recomendo a leitura deste livro da autoria de António Costa Santos e editado por "Guerra e paz"

Sinopse

Portugal é um país de contrastes. Em meia dúzia de quilómetros, passa do verdinho minhoto às securas alentejanas, do sufocante IC19 à estrada deserta para Rio d'Onor, da mais irritante funcionária de guichê à generosa velhinha, que não sabe o caminho para o Porto, mas chama a vizinhança toda aos gritos, só para ajudar o viajante.
É um ódio andarmos sempre a queixar-nos de tudo, como é um amor fazermos poemas e versos a torto e a direito. É um amor o cuidado que temos com as crianças uns dos outros, como é um ódio a culpa morrer sempre solteira, por mais conhecidos que sejam os responsáveis.
Neste livro, há 10 razões para amar Portugal: a tolerância, a delicadeza, o desenrascanço, a hospitalidade, e por aí fora. E há outras tantas para odiar o nosso jardim: os doutores da mula ruça, a falta de auto-estima nacional, a invejinha, os poderzinhos...
O leitor pode fazer a sua lista pessoal. Divirta-se, mas não se alargue: só vale 10 de cada.

Fotos da inauguração da capela da Cumeira de Baixo

Podem ver as fotos da inauguração da belissima capela da Cumeira de baixo em:

Alcobaça tem zonas muito lindas, não tem?


Esta é uma foto satélite que cobre uma belissima área de benedita


domingo, 20 de setembro de 2009

ADORO O MEU "SENHOR DOUTOR"

É um ser extremamente fiel. Foi registado com o nome de Socrates mas só se reconhece quando o chamam por "doutor".

Pediu-me o fax emprestado para tirar uma licenciatura em sociologia e eu...emprestei!

Não morde a mão que sempre o tem ajudado e não cospe no prato onde come. É bem educado, não acham?

Detecta à distância os falsos, os dissimulados e os que querem maltratar os que ele considera seus amigos.

Não é racista porque tem uma namorada preta (tem uma manchita branca no pescoço mas isso.... é só para disfarçar). Não rosna ao padre e até aceita as amêndoas que ele lhe dá na Páscoa.

Rosna a uma fulana que sabe que entrou numa lista de candidatura porque o pai precisa de uma cunha para ter uma licença de construção. (não gosta decerto de lambe-botas).

Criou um novo partido " O Caga Só na Terra" e não mija fora do penico dele ( só na terra do partido dele).

Não quer tacho porque tem medo de sair "queimado" como vai acontecer a alguns politicos de caca que por aí apareceram agora....

Não é independente porque depende do que lhe derem para comer e tem sede própria e não precisa de nenhuma colectividade para o promover.

Não gosta que lhe passem a mão pelo pêlo porque tem receio que lhe estejam a passar graxa.

Não gosta de coleira a não ser que seja TRANSPARENTE (detesta cores que o possam conotar com partidos politicos).

Não gosta de casamentos gay porque acha que cada cão tem direito a, pelo menos, uma cadela por semana.

É um defensor das novas tecnologias mas não aderiu ao Magalhães porque trazia um programa onde era obrigatório pintar o cabelo de cor-de-rosa e tinha de ter dinheiro para pagar o protocolo entre o governo e a operadora.


Este SENHOR DOUTOR é filho desta terra de paixão e acha que tem o direito e os canudos necessários para ser um bom candidato nas próximas eleições. E vocês, não acham?

DESAFIO AOS ELEITORES DAS 18 FREGUESIAS (por Rogério Raimundo)

Caras e caros alcobacenses
de todas as 18 FREGUESIAS,
do nosso querido concelho de Alcobaça,

Muitos de vós conhecem-me muito bem pelo que tenho desenvolvido nas colectividades (sou dirigente do Centro Cénico da Cela desde 1973 e da Nova União das Colectividades do Concelho de Alcobaça desde 1998), por ter sido professor de Matemática durante 30 anos lectivos, ou por ser vereador da Câmara Municipal há 12 anos… Por tudo isto, pela minha prática consequente, pela atitude que me caracteriza, sabem que serei um de vós no CONSTRUIR mais e melhor, no UNIR vontades à volta de PROJECTOS com sustentabilidade, que valorizem as pessoas pelo seu TRABALHO/emprego/salário, pelo seu SABER/criatividade, pelo AMOR/amizade…
Conheço bem todas as 18 freguesias e queremos UNIR TODO O CONCELHO DE ALCOBAÇA. Para cada uma delas temos ideias e projectos para concretizar. Em conjunto com todos os autarcas eleitos e também convosco directamente construiremos uma ESTRATÉGIA para crescermos em harmonia.
É preciso CORAGEM para MUDAR! O grande poeta popular PALMA RODRIGUES fez um SONETO por freguesia. É um aperitivo para termos momentos de poesia e SONHO em cada freguesia. Votem na CDU e verão o ritmo da MUDANÇA! É POSSÍVEL VENCER desde que os que me conhecem bem ajudem nesta campanha.
Temos uma NOVA FORMA DE GOVERNAR o município com os 7 Ovos de Colombo e temos as 29 frentes onde apresentamos uma ALTERNATIVA clara, onde somos a diferença para multiplicar as potencialidades das pessoas e do território de Alcobaça.
Podem interrogar-me numa próxima CONVERSA PÚBLICA que irei continuar a ter DESCENTRALIZADAMENTE, próximo de vossa casa, mas também podem consultar as nossas propostas através da Internet (se não souberem navegar podem pedir a uma amiga, ao filho ou ao neto…) no sítio: www.uniralcobaca.org.
Para mostrarmos mais uma diferença, em período de campanha eleitoral resolvi dedicar-vos estas palavras para vos DESAFIAR: escrevam-me até 11 de Outubro a dizerem, à vossa maneira, o que gostariam que acontecesse nos próximos 4 anos, em que eu serei o vosso PRESIDENTE da CÂMARA E DE TODOS OS ALCOBACENSES!
Terei as vossas missivas sempre em atenção! Um dia, numa qualquer hora dos próximos 4 anos, quando menos esperarem, estarei convosco para conversar sobre o conteúdo da vossa carta.
Podem fazê-lo para
rogeriommr@gmail.com
ou para Rogério Raimundo
sede da CDU- Beco do Grilo
2460-050 Alcobaça

Assim como esperam que os políticos façam mais e melhor, também espero de vós mais participação cívica no CONSTRUIR DO AMANHÃ!
Estarei sempre na luta pelas causas, resolvendo NECESSIDADES, onde TODOS nos possamos rever e UNIR, aplicando a INTELIGÊNCIA e a CRIATIVIDADE.
Aquel’ abRRAço
Rogério Raimundo

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

MAIS UM SONHO QUASE A CONCRETIZAR-SE

Aljubarrota tem a sorte de ter uma belissima instituição sempre atenta às necessidades da população: a nossa Misericórdia.
a cresce, o apoio às crianças da primária, o jardim infantil, o apoio domiciliário e o serviço de ambulâncias são serviços que a nossa Irmandade já dispõe.
Mas os Irmãos que que, ao longo dos anos, a têm vindo a dirigir, tinham o sonho de ter um lar para idosos.
É não só um sonho como uma necessidade e esta instituição, os seus dirigentes, os trabalhadores, os irmãos solidários, as juntas de freguesia de Prazeres e de S Vicente, a câmara municipal e o grande benemérito Luis da Graça, estão já de parabéns pelo projecto para a construção deste lar, que vai contar com 40 camas.
O projecto entrou já na câmara municipal e espera deferimento. Bom será se conseguir ser incluido no 4º quadro comunitário. Também se espera o apoio da Segurança Social.
Luis da Graça, como sempre, atento às necessidades dos mais desprotegidos já deu a sua palavra que iria ajudar com máquinas para preparar o terreno. Abençoado Homem que tanto tem dado a esta nossa instituição.
seja quais forem as iniciativas que venham a ser feitas pela Irmandade da Misericórdia de Aljubarrota com vista a angariar verbas para a construção deste projecto, poderão sempre contar com a divulgação neste blog e no jornal "O Alcoa".
Bem Hajam!

LINHAS PROGRAMÁTICAS DO PSD (PARTE 3)- ESPAÇO DO PSD

As referências anteriores são impulsionadoras de uma especial atenção e cuidado com a área cultural.

Se por um lado, é fundamental manter os usos, costumes e tradições, intrínsecos às populações, é por outro, extraordinariamente importante dar um cunho evolutivo, que possa cativar a formação de públicos e atrair pessoas ao concelho.

Nesta sequência, o Cister Música, para além de ter conseguido o seu espaço na cultura nacional, conquistou para Alcobaça novos públicos que não defraudaremos.

No âmbito da Feira de São Bernardo, envolveremos a cidade como um todo, diversificando espaços, em que o concelho se reveja. Tal como, reafirmaremos o sucesso dos Doces e Licores conventuais, e de outros eventos.

Reconhecendo o superior nível da docência pública, sendo um primado da Social-Democracia a igualdade de oportunidades e aproveitando a construção de centros escolares de grande qualidade, importaremos saberes que atenuem, nas novas gerações, desigualdades sociais, através de gestores do ensino privado de alto nível.

O refundamento do Colégio de Nossa Senhora da Conceição poderá proporcionar renovadas expectativas de concretização e ampliação do Ensino Superior em Alcobaça. A via profissionalizante deste é claramente um dos caminhos a trilhar. Nesta perspectiva, para além de outros, o IPL tem referências seguras com as necessidades económicas do nosso concelho. Também a EPADREC poderá e deverá caminhar no desiderato da atracção de saberes superiores prementes na sociedade alcobacense.

Conforme foi referido, muito para além da nossa real intenção para eliminar as barreiras arquitectónicas também o ensino especial está no centro das nossas preocupações. Com o extraordinário serviço prestado pelo CEERIA e, o excelente acompanhamento das técnicas de acção social do município, efectuaremos um estudo integral das necessidades de valências.

O incremento da acção social junto da terceira idade é na actualidade cada vez mais premente. As dificuldades por todos conhecidas obrigam à criação de equipas de apoio domiciliário de âmbito para lá do existente.

O aumento da esperança média de vida e a crescente incapacidade de prover às necessidades mais básicas, impõem às autarquias dar particular atenção à possibilidade de colmatar tais dificuldades.

Em virtude da inversão da pirâmide demográfica promoveremos a criação de novas instituições de solidariedade social e a ampliação das existentes, para dar resposta às necessidades futuras.

Os projectos das Universidades Sénior da Fundação Maria e Oliveira e da Benedita, são bons exemplos da melhoria da qualidade de vida que queremos estender aos nossos concidadãos.

Tomando em atenção a separação de poderes e a “César o que é de César”, na saúde, bem como em todas as áreas, iremos auxiliar o Estado nas suas atribuições e competências. A concretização do Centro de Saúde de S. Martinho do Porto, Vimeiro e a Unidade de Saúde Familiar Stª Maria na Benedita, contará com o nosso empenho. O Hospital Oeste Norte em Alfeizerão terá de ser uma realidade concomitante com um Hospital Bernardino Lopes de Oliveira de qualidade.

Alcobaça revê-se na sua tradição agrícola reconhecida nacional e internacionalmente. Num futuro próximo teremos que reconquistar o estatuto entretanto perdido. A recuperação da investigação, a denominação de origem e a demarcação de zonas, são algumas das vertentes que vamos aprofundar.

Apoiaremos a continuidade do trabalho meritório prestado pelas associações de agricultores e incentivaremos a protecção e preferência pelos produtos originários da agricultura local.

Nesta área, é da mais elementar justiça, realçar o papel histórico da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, revitalizada, em momento oportuno, pela CMA, que permitirá recuperar o seu estatuto e dimensão de outrora.

O dinamismo de Alcobaça e a sua reconhecida importância conferem-lhe um estatuto de inequívoca liderança e como consequência o dever estar na primeira linha das decisões Oestinas.

As organizações intermunicipais, constituem um incentivo deveras importante para a racionalização dos custos e optimização dos ganhos. Não tendo este desiderato atingido a sua plenitude, seremos contundentes na exigência de resultados.

Igualmente, o planeamento moderno só tem fundamento numa perspectiva regional, seja na óptica da economia, turismo, ordenamento do território, ambiente, e das novas tecnologias, entre outras.

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, uma peça arquitectónica da humanidade, representa para o país uma responsabilidade acrescida.

Desde logo, as suas pedras são testemunhos vivos da história de Portugal, que devem ser preservados, não só pela sua admirável beleza, mas como legado às gerações vindouras. É a sala de visitas de Alcobaça e por esse facto, todos os benefícios que aí possam ocorrer, ficarão aquém de um monumento com mais de oito séculos de história.

Certo do que acabo de dizer, tenho acompanhado de perto, de muito perto, o prestimoso trabalho empreendido pelo Sr. Presidente da Câmara, Dr. José Gonçalves Sapinho e das suas diligências junto do ministério da Cultura.

Sei, que esta pérola da arquitectura acolheu as primeiras escolas públicas e também os estudos gerais que deram origem à Universidade de Coimbra.

Desejo poder continuar tão gratificante trabalho, sendo certo que os interesses superiores determinam por ora alguma reserva, tudo faremos para que o seu futuro passe por uma ligação à cultura e educação, tal como aconteceu na sua génese.

A sua dimensão física suportará igualmente outras valências consonantes com a sua dignidade.

Cientes da importância vital para o nosso concelho, em todas as suas dimensões.

Intimamente ligado ao Mosteiro de Alcobaça, está o Mosteiro de Cós.

O acervo patrimonial de Alcobaça, tem uma riqueza histórica, cultural e etnográfica sem paralelo.

A solução definitiva museológica, a criação de espaços culturais, de arte e reflexão em Alcobaça e a afirmação da sua capitalidade Cisterciense, ditam o meu desejo profundo de construir de raiz, um Centro Histórico e Cultural de Cister.

Aproximando-nos da efeméride dos 650 anos da Coroação e do “Beija-mão”, com pompa e circunstância, e de forma decidida iremos evocá-la e celebrá-la.

Trata-se de uma oportunidade única de afirmação mundial de Alcobaça, como Terra de Paixão.

LINHAS PROGRAMÁTICAS DO PSD (PARTE 2)- ESPAÇO DO PSD

Nos transportes, ampliaremos a rede existente da cidade que deverá acompanhar o alargamento do perímetro urbano, que vamos concretizar, respeitando os limites das freguesias.

Após a louvável iniciativa do executivo na recuperação e reabilitação dos espaços públicos, é nossa intenção dar início a uma nova dinâmica de revitalização dos centros históricos. Neste sentido, combatermos a degradação e esvaziamento destes, quer na perspectiva habitacional, quer na comercial. Efectuaremos a sua reabilitação, recorrendo ao enquadramento jurídico vigente, através de Fundos Imobiliários, assim como, no âmbito do REHABITA, PROHABITA, e outros.

Para a recuperação dos citados centros, não podemos ignorar que a nossa História está viva e se respira em todas as freguesias, é preciso preservar essas páginas de inestimável valor, requalificando nesse contexto, entre outros, Aljubarrota, Cós, e a Cela.

Mas, não ficaremos por aqui. Vamos dinamizar, também, com uma gestão moderna os centros urbanos, dando especial destaque à eliminação das barreiras arquitectónicas, que impossibilitam a mobilidade dos cidadãos com necessidades especiais.

Neste contexto, tem toda a pertinência a execução da já estudada requalificação da vila Benedita, da Fonte da Senhora e da Avenida Rainha Santa Isabel na vila de Pataias.

Não desconhecemos as dificuldades de obtenção de crédito e a premência do crescimento demográfico de Alcobaça, por tal sorte, vamos promover a construção de habitação social e a custos controlados, com eventual incentivo à constituição de cooperativas de habitação económica, criando programas de habitação, bem como, medidas de discriminação positiva, conducentes à fixação das camadas mais jovens da população.

O planeamento urbanístico e o ordenamento do território numa sociedade moderna, são essenciais à melhoria da qualidade de vida do cidadão e ao respeito pelas condições ambientais, sendo assim, é forçoso proceder à adequada e urgente conclusão da revisão do PDM.

Fazendo jus à importância que o rio Alcôa teve na implantação da Ordem de Cister, por terras de Alcobaça, não devemos ignorar, na actualidade, o impacto deste, no interesse paisagístico e de lazer da cidade.

Vamos por essa razão, continuar a excelente intervenção iniciada pelo actual executivo.

Porém, interessa aproveitar os testemunhos existentes, açudes e represas e, criar outros novos, consolidando espelhos de água e áreas de lazer, desde a Nascente em Chiqueda, até à Fervença.

O potencial do rio Alcôa, na qualidade de vida e no turismo é inquestionável.

Esta área será sem dúvida uma das mais fortes apostas, atendendo à nossa posição geoestratégica – entre a serra e o mar. O seu crescimento tem uma relação directa e íntima com a qualidade vida que desejamos projectar para a cidade e vilas do Concelho.

A obtenção de maiores fluxos turísticos passa pela aplicação de modelos do marketing territorial e pelo incremento da sua promoção. É necessário saber “vender” as reais potencialidades de Alcobaça, sejam elas do foro cultural, desportivo, histórico, balnear e paisagístico. Temos exacta consciência da excelência do concelho em todas as suas dimensões, e como não ignoramos o fenómeno da globalização, é fundamental promover a área das relações internacionais, com inserção em redes europeias e mundiais que impulsionem a sua divulgação e notoriedade.

Paralelo ao nosso esforço, e exigindo a clarificação do nosso estatuto no âmbito da região de Turismo, reivindicaremos desta, a concretização das nossas expectativas.

A nova dinâmica, que queremos incrementar e o turismo de excelência, impõem a construção de um parque desportivo e lazer em São Martinho do Porto, bem como a elaboração de diversos roteiros turísticos, entre os quais e a título de exemplo, destacamos o “roteiro do Património Religioso Alcobaça – Cós – Aljubarrota”.

LINHAS PROGRAMÁTICAS DO PSD (PARTE 1)- ESPAÇO DO PSD

Internamente, é essencial promover a Optimização e Racionalização dos serviços, aproveitando na íntegra as competências internas.

Reconheço que a Câmara Municipal de Alcobaça possui nos seus quadros um saber local insubstituível, todavia é necessário estimulá-lo e responsabilizá-lo para obter mais e melhores resultados com menores custos.

Concomitantemente é fundamental reduzir a prestação de serviços externos da câmara ao mínimo, bem como, na contratualização externa necessária, respeitando os preceitos legais, será dada a preferência à economia local.

Não descurando a multiplicidade de problemas, dou particular realce a uma das componentes mais penosas para o município que são os custos energéticos. Nesta matéria, a Câmara Municipal de Alcobaça tem de dar o exemplo e tem de estar na vanguarda da eficiência energética.

Por outro lado efectuaremos um plano para captação de novas receitas sem agravamento do esforço financeiro de cada munícipe. Realizaremos um

Ao nível da economia, e para combate ao desemprego, é essencial a constituição de uma agência de desenvolvimento, com a finalidade exclusiva de atracção de investimento para o concelho de Alcobaça, com contactos permanentes com Associações Empresariais nacionais e internacionais.

Tal como, é imperativo o apoio e a colaboração com as Pequenas e Médias Empresas do nosso concelho, existentes e/ou a criar.

A implementação de centros incubadores de empresas será também uma alavanca importantíssima para a criação de emprego, imprescindível para o crescimento demográfico de Alcobaça.

Neste pressuposto importa, atempadamente, criar alternativas à zona industrial do Casal da Areia. Em consonância com a previsível construção do IC9, envidaremos todos os esforços no sentido de instalar uma nova bolsa industrial mais próxima da cidade de Alcobaça, essencial ao crescimento demográfico da cidade, que urge.

Ainda, na matéria do emprego, à que enaltecer a aposta feita na ALE da Benedita. Desde já, reafirmo o propósito de continuar este projecto, uma vez que representa uma oportunidade única para a efectivação de um salto empresarial geracional que se impõe, desenvolvendo também condições para uma evolução natural de transformação de sociedades familiares, em supra-familiares.

Noutra realidade, impõe-se a diversificação industrial de Pataias, tendo em consideração que esta está essencialmente centralizada nas áreas da indústria dos móveis, moldes e plásticos, importa reforçar a aposta bem trilhada pelo actual executivo no turismo.

Em Alfeizerão, com a construção da A8, surgiram novas oportunidades de emprego, quer na área da logística, quer na área de serviços. Assim sendo, estaremos atentos e não as descuraremos.

No que concerne ao primado da relação de uma Câmara ao serviço do cidadão, princípio fundamental da nossa campanha e projecto, proponho a constituição da Loja do Munícipe, que deverá ser um espaço distinto de atendimento único onde estarão representados todos os serviços camarários, com a forte possibilidade, com recurso aos meios informáticos ou outros, de subdelegações nas freguesias.

Tendo mais uma vez em atenção, a racionalização de custos e a resposta imediata às necessidades prementes dos cidadãos, efectuaremos protocolos descentralizadores com as Juntas de freguesia.

A disponibilidade de meios da Câmara Municipal ao serviço das juntas obedecerá a critérios de equidade, objectivos e precisos.

O investimento público nestas, para além de dar resposta às suas solicitações, procurará, complementarmente, criar oportunidades de obtenção de receitas próprias das juntas de freguesia.

No âmbito do associativismo e das colectividades, elemento diferenciador da sociedade portuguesa na Europa, decorrente do seu espírito comunitário agregador, reveste-se de primordial importância o seu funcionamento em rede.

Desta forma, combateremos o subaproveitamento das valências, através de protocolos de coordenação inter-colectividades, adesão ao cartão Jovem a criar, e da interacção com o sistema desportivo e educativo.

São também evidentes as falhas de comunicação e divulgação da acção meritória das associações e colectividades, como tal, implementaremos a “Semana do Associativismo e Colectividades”.

Na rede rodoviária, para lá da hercúlea sustentabilidade dos milhares de quilómetros das estradas municipais, reivindicaremos, decididamente, junto do poder central, a resolução da deficiente ligação rodoviária do maior eixo populacional do concelho (Alcobaça, Évora, Turquel e Benedita).

Impõe-se, por isso, a requalificação da estrada 8/6, ou, e na sequência da intervenção a efectuar no IC2, a construção de um novo traçado, entre esta e a Nova Alcobaça, determinante para a economia e coesão do nosso concelho.

Igualmente, é fundamental reclamar o acesso deste eixo à A8 em Alfeizerão.

No concerne ao TGV continuaremos atentos e determinados na defesa intransigente dos superiores interesses dos Alcobaça.

Importa, também, ouvir as justificações do poder central, sobre o facto de termos as portagens mais caras do país e sermos a única zona do Oeste sem isenção, tudo isto, com claros prejuízos e sem qualquer contrapartida.

levantamento dos vastos recursos naturais existentes no nosso Concelho.